PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Estado e município dialogam sobre ações para viabilizar implantação do VLT, em Goiânia (GO)

Diário da Manhã


Após aprovação dos termos finais do edital de licitação pela Câmara Deliberativa, documento passa por avaliação do Tribunal de Contas para posterior publicação. Percurso terá 13 quilômetros.
Reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, ocorrida na tarde de segunda-feira, resultou na aprovação unânime dos termos finais do edital que possibilitará a construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na capital. O prefeito Paulo Garcia acompanhou a discussão do projeto, junto ao governador Marconi Perillo, e informou que a administração municipal participa do processo de implantação do VLT com recursos do PAC da Mobilidade. "Foram-nos destinados R$ 430 milhões e o município de Goiânia destinou 50% desse recurso ao Estado para que desenvolvesse o projeto inicial do VLT", disse o prefeito.
Segundo Paulo Garcia, o que era de responsabilidade da prefeitura foi realizado da forma mais rápida possível, e a próxima participação do Executivo municipal será na homologação do edital de licitação. "Fizemos a reunião, aprovamos essa modalidade inédita para nós. É uma experiência nova - da concessão patrocinada - e agora cabe ao governo do Estado a execução e o desenvolvimento do projeto", ressaltou Garcia.
Para iniciar a efetiva construção do VLT, o edital do projeto passará ainda pela avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que posteriormente possa ocorrer a publicação e consequente seleção da empresa responsável pela obra. De acordo com o secretário estadual das Cidades e de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Silvio Sousa, estima-se que a conclusão do VLT ocorrerá em dois anos, a partir do início das obras.
O secretário informou ainda dados sobre a tecnologia que será utilizada na construção do VLT, que diminuirá os transtornos causados na cidade. "A obra vai ser implantada a partir das pontas e a partir do meio encontrando com as pontas, em quatro frentes de trabalho. Serão 200 metros a cada 15 dias, liberando o tráfego para veículos e pessoas onde o trilho já esteja implantado". Para Silvio Sousa, o modelo usado resultará em uma redução dos impactos causados no comércio, na vida das pessoas e no trânsito de veículos.

VLT
O Veículo Leve Sobre Trilhos unirá o Terminal Padre Pelágio e o Terminal Novo Mundo, fazendo a ligação leste-oeste de Goiânia, em um percurso de 13 quilômetros de extensão. Haverá 12 estações, com distância de 850 metros entre uma e outra, e cinco terminais.
Os trens serão de modelo francês, com motores individuais por roda, ocasionando a diminuição do consumo de energia. Serão 13 composições, com dois carros, e cada uma delas terá capacidade para 750 passageiros.
Na região do VLT, serão construídas ainda inserções urbanas de alto impacto, como calçadões, ciclovias, equipamentos urbanos de última geração, piso tátil - que tem função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, atendendo as normas internacionais de mobilidade e acessibilidade.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 15/02/2013

Comentário Pregopontocom :
ESSE DEVE SER UM EXEMPLO A SER RIGOROSAMENTE SEGUIDO AQUI EM SALVADOR PELA PREFEITURA LOCAL,QUE FAZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO E CAMINHA  NO SENTIDO INVERSO BUSCANDO SEMPRE DE TODAS AS MANEIRAS DIFICULTAR E ATRASAR  AS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DO NOSSO METRÔ. - AINDA NÃO DESISTIRAM DA INFELIZ IDEIA DO ATRASO QUE ANDA SOBRE PNEUS CHAMADO " BRT". "SALVADOR TEM OU NÃO TEM UMA CAVEIRA DE BURRO???"

QUEM ESTÁ TRAVANDO O METRÔ DE SALVADOR???...


Quando dissemos aqui em postagens anteriores que "Salvador é uma cidade que anda para trás" e que  "Salvador tem uma caveira de burro" enterrada não estávamos exagerando.Será uma conspiração ou será má vontade mesmo???? o que leva a essa eterna lenga lenga que sempre retarda o inicio definitivo das obras do nosso sistema metroviário metropolitano.Será que os pneus ainda estão cantando??????será que os BRTeiros de plantão ainda não desistiram da ideia de arruinar de uma vez por todas a nossa cidade???? Ao que se sabe da parte do governo do Estado e da prefeitura de Lauro de Freitas tudo já está pronto e resolvido,apenas a prefeitura de Salvador é que nem ata nem desata.O atual Prefeito,ávido por uns caraminguás do governo para o seu carnaval, disse que após mesmo (o carnaval) assinaria o termo de transferência da CTS juntamente com o tramo já existente do Metrô para o Governo do Estado para que então se desse inicio ao processo de licitação das obras do sistema, com a conclusão da Linha 01 (Lapa/Pirajá), a construção da linha 2 ( SSA/L.de Freitas), e a escolha do  futuro operador de todo o sistema, mais  ao que parece existe uma uma " pedra " no meio do caminho, UMA AUDITORIA. na CTS ( Veja aqui)   contratada pelo governo do estado para fazer uma  varredura administradora, financeira e contábil na empresa municipal e determinar o seu valor de mercado para que então possa assumi-la definitivamente. Ora,mais será que existe algum receio por parte do atual prefeito por supostas  mazelas do seu antecessor que possam vir a tona???.. se existirem devem ser apuradas,e se identificadas que se puna exemplarmente os culpados,e dai qual é o problema????..ou será um suposto ensaio de panos quentes?????...Enquanto isso a novela do Metrô se arrasta e a sua construção vai se protelando de maneira tal que chega a se ter a impressão de ser algo supostamente proposital  com intenções duvidosas.Mais a quem na verdade interessa toda essa demora??? toda esse atraso???quem sairá lucrando com isso???? o povo e a cidade?!!! certamente estes não serão.... SALVADOR QUER O METRÔ E JÁ....
Pregopontocom 16/02/2013

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Oi é multada em R$ 34 milhões por descumprir metas de qualidade

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Foto - ilustração
Brasília - A empresa de telefonia Oi terá que pagar uma multa de R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia móvel. A pena foi publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, e a empresa não tem mais como recorrer da decisão dentro da Anatel, mas pode buscar a Justiça.
O superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos, explicou à Agência Brasil que a multa é referente ao descumprimento de todos os 12 indicadores de qualidade previstos no antigo Plano Geral de Metas de Qualidade. Entre os itens estão taxas de reclamação, chamadas completadas, queda de ligação, pedidos de informação, atendimento ao usuário e de recuperação de falhas. Também foi descumprido o índice que trata da taxa de reclamação de cobertura e de congestionamento de canal de voz.
Segundo Ramos, a Anatel verificou o descumprimento dos indicadores durante todo o ano de 2009, e a multa foi aplicada em 2010. A Oi recorreu em 2011, mas o Conselho Diretor da agência negou o recurso, e a empresa entrou com pedido de reconsideração, que já foi julgado pela agência. “Essa multa já é transitada em todas as áreas administrativas, e não tem mais revisão na Anatel, por isso foi publicada hoje”, disse o superintendente.
A multa foi aplicada pela Anatel para as prestadoras TNL PCS e Brasil Telecom Celular, ambas do grupo Oi. A Oi informou, por meio da assessoria de imprensa, que está analisando o teor da decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá recorrer.
Fonte - Agência  Brasil 15/02/2013

Sobe para 950 número de feridos com queda de meteorito na Rússia

Heloisa Cristaldo*
Repórter da Agência Brasil
Foto - ilustração

Brasília – O número de feridos devido à queda de um meteorito na região dos Montes Urais, Centro-Oeste da Rússia, aumentou para 950 pessoas, sendo que 112 foram internadas, informou a agência de notícias Lusa. A maioria dos hospitalizados (cerca de 80) é formada por crianças.
Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoro passou a se desintegrar e, ao longo de vários quilômetros, foi possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixavam um rastro de fumaça no céu russo.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou ao Ministério para Situações de Emergência que adote todas as medidas para prestar assistência aos atingidos pela queda do meteorito.
O Ministério do Interior russo anunciou ter localizado três locais onde caíram fragmentos do meteorito. Segundo as autoridades locais, 300 edifícios públicos e escolas ficaram com os vidros quebrados devido à onda de choque provocada pelo impacto. O número de casas atingidas ainda está sendo calculado.
Segundo informações da agência de notícias BBC, o presidente Vladimir Putin agradeceu a Deus por fragmentos grandes não terem caído em áreas muito povoadas. Um fragmento grande do meteoro caiu em um lago perto de Chebarkul, cidade na região de Chelyabinsk, localizada a cerca de 1.500 quilômetros a leste de Moscou. Chelyabinsk é o coração industrial da Rússia e abriga muitas fábricas, usinas nucleares e depósitos de resíduos nucleares.
A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora.
* Com informações da BBC Brasil e da Agência Lusa
Fonte - Agência Brasil   15/02/2013

Cidade mineira tem uma bicicleta para cada habitante



A cidade de Governador Valadares é dominada pelas bicicletas. Elas são mais práticas, produzem uma boa economia e ainda servem como uma boa fonte de exercícios. Conheça a cidade dominada pelas bicicletas.
R7.com 15/02/2013

Porque é tão gostoso andar de bicicleta em Amsterdam



Em Amsterdam, as bicicletas já fazem parte do cenário, onde as terras são planas. Já existem cerca de 700 mil ciclistas na cidade, 90% da população. Para trabalhar, passear ou se divertir, as bicicletas são quase obrigatórias na vida de um autêntico holandês.
R7.com - 15/02/2013

Saiba quais são as três melhores cidades do mundo para quem gosta de pedalar



A bicicleta traz diversos benefícios ao corpo e ao meio ambiente. Mas para pedalar nas grandes cidades é preciso mais do que planejamento urbano. Um site dinamarquês mostra quais são as três melhores cidades do mundo para pedalar. Foram avaliadas 13 categorias diferentes. Entre elas: planejamento urbano, infraestrutura e trânsito.
R7.com 15/02/2013    

CHUVAS em São Paulo destroem a sede do São Paulo Futebol Clube



As fortes chuvas que atingiram SP na tarde desta quinta-feira (14) deixaram vários estragos. O clube do SPFC que fica na região do bairro do Morumbi ficou completamente alagado. Veja!
R7.com  - 15/02/2013

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Renan Calheiros manda recado para os donos de mídia

Bob Fernandes



Publicado em 13/02/2013
Corre na internet uma petição para que Renan Calheiros renuncie à presidência do Senado. Mais de 1 milhão e 360 mil internautas já teriam assinado a petição. Nenhuma consequência legal decorre desse abaixo assinado. O valor desse movimento é político.
.Política foi importantíssima mensagem enviada por Renan Calheiros às vésperas do carnaval. Renan embutiu sua mensagem, quase sem ser notada, em meio a um artigo publicado na página 3 da Folha de S.Paulo..
Renan escreveu: "Passo relevante é a defesa do nosso modelo democrático, a fim de impedir a ameaça à liberdade de expressão, como vem ocorrendo em alguns países. O chamado inverno andino não ultrapassará nossas fronteiras"..
Renan pregou ainda: "Temos que nos inspirar, sim, nas brisas de uma primavera democrática e criar uma barreira contra os calafrios provocados pelo inverno andino"..
Por fim, Renan prometeu "criar uma trincheira sólida, se preciso legal, a fim de barrar a passagem desses ares gélidos e soturnos. Em governos democráticos, não deve haver nenhuma pretensão de se imiscuir no conteúdo dos jornais, nem na atividade dos jornalistas"..
O que Renan quis dizer com sua metáfora andina? Renan mandou uma proposta para a indústria de Mídia do Brasil. Em resumo, o que ele disse sem dizê-lo foi: não mexam comigo que eu não deixarei que mexam com vocês..
Quando fala em "inverno andino", Renan busca assustar com o Equador de Correa e a Venezuela de Hugo Chávez. Numa licença geográfica, enfia no Andes a Argentina de Cristina Kirchner e sua Lei de Meios de Comunicação..
Fatos. Certamente há no Brasil quem sonhe com censurar a imprensa. Como há quem queira, como se faz no mundo civilizado, ter leis que, na prática, impeçam monopólios na indústria da comunicação. Isso é capitalismo. É zelar pela livre concorrência, regular o mercado. Como se faz com pasta de dente, cerveja, sabão em pó....
No Brasil há também quem sequer aceite esse debate. Basta uma menção ao assunto e lá vem a ameaça: "É censura". Só para lembrar: os EUA, com o seu FCC, regulam as dimensões e regras da sua Indústria de Comunicação..
A Inglaterra também. Com seu OFCOM, obrigou Murdoch, barão da mídia, a abrir mão da SKY. Murdoch tinha 40% e queria comprar os outros 60%. Como seu jornal News Of the World grampeou o herdeiro do trono, e muitos outros, Murdoch perdeu a SKY. E teve que fechar o jornal.
França, Portugal...países democráticos tem órgãos que cuidam da regulação na indústria de comunicação. São os fatos. E isso nada tem a ver com censura. Como é fato que, acuado, Renan Calheiros enviou sua proposta andina. Que significa...trégua. E não tocar em nada..
O Brasil precisa e merece debater esse tema, Comunicação. Com transparência e sem falseamentos. Com espírito democrático. Sem ameaças de quem quer que seja.

Invenção que pode ser atribuída a um brasileiro, rádio se integra às novas tecnologias

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Foto ilustração -  radiotaruma
Brasília - Atribuída comumente ao italiano Guglielmo Marconi, a paternidade do rádio - cujo dia mundial é comemorado hoje (13) - é motivo de polêmica. A exemplo do que ocorreu com outras grandes invenções, ela foi fruto de uma sucessão de descobertas e tentativas, que, na época, nem sempre alcançaram a devida repercussão. Esse foi o caso do padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928), um pioneiro que o Brasil hoje começa a reconhecer e que antecedeu em dois anos à experimentação de Marconi, datada de 1895.
Alguns anos antes, em 1873, o físico britânico James Maxwell havia constatado a existência de ondas eletromagnéticas que se propagavam pelo espaço. Em 1887, o físico alemão Heinrich Hertz, a partir da hipótese de Maxwell, conseguiu fazer a transmissão e a recepção de ondas eletromagnéticas, ainda que com equipamentos colocados a poucos metros de distância um do outro.
De acordo com o jornalista e escritor Hamilton Almeida, autor de quatro livros sobre o tema, há indícios de que Landell de Moura fez suas experiências pioneiras de transmissão da voz humana de 1893 a 1894, em São Paulo, cobrindo uma distância de 8 quilômetros. “Tais experiências aconteceram entre dois locais altos da cidade, a Avenida Paulista e o pátio do Colégio Santana, ainda existente”, diz Hamilton Almeida. “O fato é que Landell inventou o rádio porque transmitiu a voz – se dizia radiotelefonia, na época – enquanto Marconi inventou a telegrafia sem fio [radiotelegrafia] e não o rádio como o conhecemos”, explica.
O padre Landell de Moura também aperfeiçoou a já existente invenção do telégrafo sem fio, conforme atesta patente obtida nos Estados Unidos, em 1904. Hamilton Almeida destaca a preocupação de Landell de patentear seus inventos. “Ele também obteve nos EUA uma patente intitulada wireless telephon, que se refere à transmissão de mensagens sem fio através de um feixe luminoso, o mesmo princípio das fibras ópticas, desenvolvidas a partir dos anos 1980, e no Brasil, em 1901, conseguiu a patente que pode ser considerada a certidão de nascimento do rádio no mundo”, relata.
Para o radialista Cristiano Menezes, gerente-geral das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro, “Landell era um sacerdote, uma pessoa recatada, e talvez por isto foi posto de escanteio, à margem desse processo, enquanto o Marconi, um europeu, um acadêmico, conseguiu repercussão para o seu invento e ficou na história como o criador do rádio”, disse. Juntamente com o veterano radioator e apresentador Gerdal dos Santos e o jornalista Luis Augusto Gollo, Cristiano Menezes participou do programa especial sobre o Dia Mundial do Rádio que as emissoras da EBC veicularam nesta quarta-feira (13).
Já como meio de comunicação, e não mais apenas como invento, o rádio chega ao Brasil em 1922, pelas mãos do cientista e educador Edgard Roquette Pinto. Ele faz a primeira transmissão no dia 7 de setembro daquele ano, durante a inauguração da exposição internacional comemorativa do Centenário da Independência. Menos de um ano depois, em 20 de abril de 1923, entrava no ar a primeira emissora, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC, uma das emissoras da EBC.
Mais de um século após sua invenção, o rádio demonstra uma imensa capacidade de renovação e adaptação às novas tecnologias, como destaca a professora Sonia Virginia Moreira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), autora de livros sobre a história do veículo. Para ela, o rádio é sempre aberto, democrático e sensível a todas as transformações.
“É um meio que consegue se adaptar a situações muito distintas. Quando surgiu a televisão, o rádio viveu seu maior momento de crise, mas conseguiu se superar em pouco tempo, renovando sua linguagem, como meio de comunicação prestador de serviços e canal de entreternimento. Mais recentemente, o rádio integrado à internet vem comprovar essa maleabilidade do meio”, diz a professora.
Para Cristiano Menezes, o rádio digital é o futuro, em matéria de tecnologia, mas a linguagem característica do veículo se manterá, por mais que surjam diferentes plataformas. “Há um novo ouvinte, que já procura o novo rádio, pela internet, os vários meios de comunicação hoje se complementam, há toda uma convergência de mídias, a digitalização já se anuncia, é o futuro, mas o veículo será sempre rádio”.
Fonte - Agência Brasil  13/02/2013

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ACIDENTE EM COSTA DO SAUÍPE - estrutura desaba durante a montágem

Acidente em Costa do Sauípe deixou 50 feridos; um deles em estado grave

Foto: Reprodução
Por Juliana Almirante
O número de feridos da queda de uma lona no Complexo da Costa do Sauípe é próximo de 50, de acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Apenas uma vítima encontra-se em estado gravíssimo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-BA) fará o deslocamento do ferido do local. Até agora, segundo a Sesab, o Hospital Geral de Camaçari (HGC) já recebeu três pacientes. Ainda não foi informado onde estão internados os outros feridos.


Número de vítimas de acidente em Costa do Sauípe pode passar de 300
Por Cláudia Cardozo
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que já foram enviadas viaturas da central estadual de regulação e ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas para prestar atendimento às vítimas do acidente que aconteceu no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe na manhã desta quarta-feira (13). De acordo com o titular de Saúde, Jorge Solla, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-BA) já foi acionado. O Hospital Geral de Camaçari (HGC) já recebeu três pacientes. Algumas informações, ainda não confirmadas da Vitalmed, apontam que dois pacientes foram transferidos para Salvador e ainda há dois feridos presos nas ferragens. Especula-se que pode haver mais de 300 vítimas, sem determinar se foram ou não fatais. A empresa responsável pela produção do evento é a produtora paulista TV1. Em nota, o banco Bradesco, que promovia a festa, lamentou profundamente o acidente e afirmou que toma providências para atender às vítimas.
Fonte - Bahia Noticias  13/02/2013

Audiência da TV Globo em QUEDA

Audiência da TV Globo está definhando

Por Altamiro Borges
A jornalista Keila Jimenez, da coluna “Outro Canal” da Folha, publicou hoje mais uma notícia que confirma a queda de audiência da TV Globo. A emissora perdeu 20% do seu público matinal em dois anos. O artigo deveria ser analisado com cuidado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da presidenta Dilma, que continua garantindo milionários anúncios publicitários oficiais para a famiglia Marinho com base na chamada “mídia técnica”. A audiência definha, mas o governo ajuda a manter o faturamento das Organizações Globo.
Segundo Keila Jimenez, “em 2010, a média de audiência anual da TV Globo das 7h ao meio-dia foi de 8,2 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP. Em 2011, esse número caiu para 7,6 pontos. Em 2012, veio o tão esperado ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Mas a grande aposta da emissora não estancou a queda de ibope pela manhã. A atração registrou menos audiência que os desenhos que a antecediam na faixa, e a Globo encerrou o ano com média de 6,6 pontos”.
Ainda segundo a jornalista, diante da persistente queda da audiência, a direção da Rede Globo pretende fazer novas mudanças na sua programação matinal – já que as implantadas em 2012 “não surtiram o efeito desejado. Pelo contrário, fizeram a rede perder público no horário”. Um em cada cinco telespectadores abandonou a programação matinal do canal. A nova reforma, porém, também pode dar zebra. Há uma acelerada queda de audiência da TV aberta no país, decorrente da sua péssima qualidade, do crescimento da tevê por assinatura e da chamada revolução da internet.
Outras emissoras também sentem os efeitos desta nova realidade, mas de forma menos dolorosa. Em 2010, por exemplo, a TV Record registrou uma média de 5,6 pontos no Ibope na faixa da manhã; em 2012, ela baixou para 5,4; já o SBT caiu de 4,5 para 4,3% pontos de média. Os telespectadores, principalmente os mais jovens, estão fugindo das telinhas. Segundo recente estudo do Ibope, o número de televisores ligados aos domingos na Grande São Paulo despencou de 46,3%, em 2002, para 41,5%, no ano passado.
No caso da TV Globo, a situação é ainda mais dramática. Ela perdeu quase metade da sua audiência aos domingos. “Em 2002, a média diária (das 7h à meia-noite) dos domingos na Globo foi de 20,3 pontos. Em 2011, esse índice caiu para 14,6 pontos. Em 2012, foi para 12,9 pontos”, relata Keila Jimenez em outra reportagem. Para o desespero da famiglia Marinho, a rival TV Record até que se saiu melhor. Em 2002, ela marcou 4,3 pontos aos domingos; subiu para 8,9 em 2009; e ficou em 7,3 pontos no ano passado.
Fonte - Blog do Miro 12/02/2013


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Metrô de Recife...modelo operacional compromete o desempenho do sistema

Plataforma da estação Central do Recife se transforma em "formigueiro humano" antes esmo da chegada do trem

Sufoco da manhã se repete à noite
"Avalanche" de usuários toma conta da composição em poucos segundos

Trem dá partida da estação Recife, no Centro da cidade, já abarrotado de passageiros
Na volta para casa, o sufoco enfrentado pelos passageiros no início da manhã se repete à noite, principalmente a partir das 18h, horário do rush. Na estação Recife, a de maior movimentação da rede metroviária, o fluxo é intenso. A plataforma se transforma num verdadeiro formigueiro humano. Pela escada rolante e elevadores, passageiros descem para a plataforma de embarque e vão se aglomerando. A organização da entrada nos vagões é feita pelos próprios passageiros no famoso “se amontoa aí e te vira nos 30”. O trem chega, para e abre as portas. Uma “avalanche” de passageiros toma conta da composição em questão de segundos. Idosos, gestantes e deficientes ficam para trás. Os poucos seguranças presentes apenas observam. O trem dá partida da estação Central com praticamente sua capacidade limite de passageiros. Em Joana Bezerra, mais gente, mais perrengue, somado ao desconforto, o estresse diário e o cansaço adquirido pelo passageiro durante mais um dia de trabalho. Mesmo sendo difícil, é preciso ter muita paciência para encarar a viagem de volta. “O povo fica na porta. É uma dificuldade entrar porque as pessoas ficam na frente da gente. Não vou sentada, aguento, não”, conta a estudante de Serviço Social, Andreza Juliana, 24 anos, que utiliza o metrô nos dois horários de maior movimentação. “Além do estresse, você tem que conviver com o mau-cheiro, calor e a enorme quantidade de pessoas. Tem muita gente para pouco metrô”.
Sem alternativa para chegar à faculdade, a não ser via metrô, a estudante conta como seria se dependesse apenas do ônibus para se dirigir ao campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde estuda. “Não sei qual é o pior. Se tiver a alternativa ‘nenhuma das respostas’, eu escolho essa. Nem metrô e nem o ônibus ainda são meios de transporte adequados. Aumenta o valor da passagem, mas o usuário continua com o serviço precário”, critica Andreza.
Porém, há muita gente que não abre mão de utilizar o metrô, mesmo em horários de pico. “Sempre que eu venho à cidade deixo o carro em casa e uso o metrô. Gasto meia hora certinho do Recife à Camaragibe. Se fosse de ônibus, é uma hora e pouca, aproximadamente. Vê a diferença? O problema é quando o ar-condicionado não está funcionando”, explica o aposentado Fernando Carneiro da Silva, de 66 anos.
As constantes falhas no sistema de refrigeração das composições foi bastante citada pelos passageiros nas diversas viagens realizadas pela reportagem do FolhaPE. “Aqui no metrô tem o geladinho e a sauna; você escolhe. Às vezes está quebrado, mas por que não conserta? Se está entrando dinheiro, tem condições de consertar, sim. Não consertam porque não querem”, alega José Ferreira de Araújo, 67 anos.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem pode operar com até 25% da capacidade do ar-condicionado. A empresa acredita não ser prioritária a retirada de uma composição por conta desta falha. “É difícil tirar um trem de circulação por causa de uma falha no ar-condicionado. É um transtorno grande”, explica o assessor de Manutenção, Adilson Bezerra.
Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, a arrecadação da CBTU só consegue custear 35% da operação do metrô do Recife, porcentagem irrisória e deficitária visto a complexidade do sistema. O restante do valor seria repassado pelo Governo Federal. As composições que hoje circulam na capital pernambucana foram fabricadas em meados da década de 80. Todas elas foram modernizadas, com aporte de investimento de R$ 74 milhões. A reforma dos trens foi concluída no dia 27 de dezembro de 2010.



Fonte - FolhaPE 12/02/2013

Nota  Pregopontocom - O Metrô de Recife  possui quatro linhas implantadas nos corredores centro e sul da RMR - (as Linhas Centro e Sul, eletrificadas, com padrão de trem metropolitano e as Linhas Diesel-Sul e Diesel-Oeste, com tração a diesel com características de trem de subúrbio) e opera com  trens compostos de 04 carros cada uma.( Questiona-se o uso já de trens com 06 carros e o aumento do numero das composições para atender a atual demanda ) O Gov. Federal (CBTU/Metrorec) está adquirindo 15 novos trens fabricados pela CAF que entrarão em operação a partir de fevereiro desse ano.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Estacionamento a R$ 10 na orla é motivo de queixa

Raíza Tourinho

Fernando Amorim | Ag. A TARDE
Cobrança espanta a clientela, segundo comerciantes

Nem os 37° C registrados em alguns termômetros da cidade neste domingo, 10, foram suficientes para encher as praias distantes do circuito Barra-Ondina. O esvaziamento na orla fora do chamado Circuito Dodô é atribuído por muitos a um outro motivo além da precária infraestrutura: desde o início do Carnaval, estacionar entre o Jardim de Alah e Itapuã está mais caro: R$ 10, pelo período de até 12 h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), a portaria que estabelece a cobrança foi publicada em caráter emergencial devido ao alto fluxo de turistas na cidade. O valor será cobrado exclusivamente durante o período da festa. Em seguida, um estudo deverá reordenar a implantação das zonas de estacionamento em toda a cidade.
Há comerciantes que reclamaram do valor da cobrança, que estaria afastando os clientes. "O movimento caiu completamente. Ninguém para mais aqui", diz o vendedor de cocos Charlan Almeida. Além desta cobrança temporária, a ausência de estrutura adequada nas praias é outro motivo de queixa. São bem poucos os sanitários químicos na orla e os (também poucos) banheiros fixos embaixo dos mirantes estão degradados. "Que imundície!", espantou-se a turista Leonora Oliveira, 45 anos, ao tentar entrar no único sanitário encontrado aberto, no mirante da Praia do Corsário.
Sem água, deteriorado e exalando forte mau cheiro, foi logo recusado pela dona de casa. "Não tem condições", afirmou. O sanitário feminino a que A TARDE teve acesso foi fechado devido à intensa sujeira no interior, segundo usuários. Uma banhista teve que pedir aos salva-vidas para utilizar o banheiro exclusivo deles (e por eles lavado momentos antes).
"Antigamente tinha quem limpasse", disse um salva-vidas. Ele e seus colegas reclamam da precária estrutura dos mirantes: as escadas estão enferrujadas e com degraus faltando. Eles temem pela falta de segurança em geral: "Temos que ficar aqui embaixo ou, quando está muito cheio, na beira da praia. Sem o mirante, a visibilidade é bem reduzida", afirma Carlos dos Santos.
Os piores - Na profissão há 32 anos, diz só ter visto os mirantes serem pintados. "Todos estão no mesmo estilo. Mas os de Jaguaribe e Jardim de Alah são os piores".
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, os sanitários foram desativados para reforma e vândalos os teriam arrombado para fazer suas necessidades fisiológicas no chão.
Fonte - A Tarde 10/02/2013

ABDIAS "O CABUCÃO"...é pra morrer de rir

ABDIAS O CABUCÃO - VOU CAGAR NAS CALÇAS (OFICIAL CLIP)



Sensacional CLIP do humorista amazonense ABDIAS "O CABUCÃO", uma super produção de paródia da música de maior sucesso do momento em todo o mundo. Curta, compartilhe, faça o que você quiser mas principalmente ria muito!!!! Hehehehehe é showwwwwwwwwww........ - PRODUÇÃO: STUDIO 301 E BIZZ PUBLICIDADE.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CARROS...NÃO HÁ MAIS ESPAÇOS

Falta de vagas atrapalha motoristas das grandes cidades brasileiras



Esta cada vez mais difícil encontrar uma vaga para parar o carro nas grades cidades. Os problemas são muitos: falta de espaço, desrespeito à lei, flanelinhas...uma verdadeira missão impossível, como mostram os repórteres do Domingo Espetacular por todo o Brasil.
R7.com 10/02/2013

Preservação Ferroviária no Brasil ( 2010 )




O curta-metragem "Preservação Ferroviária no Brasil" (editado em 2010) foi um ensaio para um projeto de maior envergadura, ligado a ferrovias. As imagens deste vídeo foram captadas no antigo sistema VHS, entre 1989 e 1990, com o intuito, à época, de se criar um registro histórico para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF. Isso não foi levado em frente e, a partir dessas cenas com mais de 20 anos - jamais utilizadas - e de um roteiro escrito há uma década, recuperou-se parte da memória dos trabalhos pioneiros de preservação ferroviária no Brasil.