sábado, 5 de maio de 2018

Sumob realiza oficina sobre a tarifa de integração entre metrô e ônibus em Salvador

Mobilidade Urbana  🚌<> 🚇

O objetivo do encontro, organizado pela Superintendência de Mobilidade da Sedur (Sumob), foi validar os cenários elaborados a partir dos estudos em curso, para análise da tarifa de remuneração da integração praticada entre o Sistema Metroviário de Salvador/Lauro de Freitas (SMSL) e o Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Salvador (STCO).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A tarifa de integração dos ônibus urbanos com o sistema metroviário de Salvador foi o tema central da oficina realizada no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na última quinta-feira (03).
O objetivo do encontro, organizado pela Superintendência de Mobilidade da Sedur (Sumob), foi validar os cenários elaborados a partir dos estudos em curso, para análise da tarifa de remuneração da integração praticada entre o Sistema Metroviário de Salvador/Lauro de Freitas (SMSL) e o Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Salvador (STCO).
Em razão do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) Nº 16/2017, firmado entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Salvador, três empresas especializadas foram contratadas para a elaboração dos estudos que deverão analisar os custos dos sistemas e efetuar simulações dos cenários de redes de transportes integradas. Os estudos visam ainda calcular insumos de oferta e demanda e a partir disso estabelecer balizadores para verificar a tarifa de remuneração praticada entre os os dois sistemas de transporte.
Além da Sumob, que é responsável por acompanhar os estudos, representantes da Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), da agência reguladora de transportes estadual, Agerba, e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), acompanharam a oficina. Membros das empresas do sistema de transporte “Integra”, da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) e do MP-BA também participaram do encontro.
Fonte - Sedur BA  05/05/2018

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Bicicletas poderão ser levadas no Metrô de Salvador a partir desse sábado(05)

Transportes sobre trilhos   🚲 <> 🚇

As viagens serão permitidas em dias e horários específicos e vai incentivar a intermodalidade.A partir do próximo dia 5, a turma do pedal vai poder viajar no metrô com a sua bicicleta do Centro ao Aeroporto ou até Pirajá, fazendo o trajeto das duas linhas, que contabilizam 33 quilômetros de extensão. A campanha Vá de Bike no Metrô, promovida pela CCR Metrô Bahia, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta integrada ao metrô. 

Da Redação
Divulgação/CCR
A integração física e tarifária entre os modais do transporte público tem sido fundamental para promover a mobilidade urbana em Salvador. A bicicleta vem ganhando cada vez mais adeptos e se transformando em um meio de transporte eficiente por contribuir para a fluidez no trânsito nos grandes centros urbanos, além de ajudar no csábadosombate ao sedentarismo e à poluição. Para os amantes do ciclismo, a ‘magrela’ é a parceira inseparável e agrega conceitos, traduzindo em um estilo de vida saudável e sustentável.
A partir do próximo dia 5, a turma do pedal vai poder viajar no metrô com a sua bicicleta do Centro ao Aeroporto ou até Pirajá, fazendo o trajeto das duas linhas, que contabilizam 33 quilômetros de extensão. A campanha Vá de Bike no Metrô, promovida pela CCR Metrô Bahia, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta integrada ao metrô. Atualmente, apenas as bikes dobráveis dentro de capa própria podem ser transportadas e o usuário também pode utilizar os bicicletários já em operação. Outros bicicletários estão em fase de implantação nas estações para facilitar o ir e vir dos usuários. Os ciclistas também ganharão 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, prevista para ser entregue ainda neste primeiro semestre. Também faz parte do contrato de concessão do sistema, a implantação de uma pista de caminhada junto à ciclovia.
De acordo com o gestor de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade, a campanha é um passo muito importante para viabilizar a integração física e promover a mobilidade urbana em Salvador e segue os moldes de sistema metroviários em todo o mundo. “A permissão de bicicletas para viagem no metrô é mais um incentivo à intermodalidade e uma tendência em todo o mundo que favorece, sobretudo, o indivíduo e o meio ambiente”, destaca.
A permissão do embarque de bicicletas nos trens será liberada aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. Para acessar o sistema com a bike, o usuário precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deverá ser feito, exclusivamente, pela última porta do último carro, sempre dando prioridade aos usuários, e só serão permitidas duas bikes por trem.
Boas práticas de cidadania e segurança são importantes para o transporte com segurança de todos os usuários, por isso, é proibido pedalar nos acessos e áreas internas das estações, trens e terminais, e utilizar os elevadores para o transporte de bicicletas. Nas escadas fixas, a bicicleta deve ser carregada e, por medida de segurança, o usuário que empurra a bicicleta deve aguardar a liberação da escada que estiver sendo utilizada por outros usuários. Nas escadas rolantes, o transporte de bicicletas será permitido somente no sentido de subida. Na plataforma, deve-se respeitar o limite da faixa amarela.
A atenção dos usuários para evitar intercorrências na operação é imprescindível, por isso é importante ter cuidado para que a bicicleta não impeça o fechamento das portas, não obstrua a entrada e saída de outros passageiros, não fique jogada no chão, encostada nas paredes ou colocada sobre os bancos. Para garantir o conforto e segurança dos usuários e da operação, os colaboradores do sistema também podem impedir o acesso de ciclistas em situações de grande fluxo nas estações e trens, e em casos considerados necessários.
Com informações da CCR Metrô Bahia  04/05/2018

Apresentação de propostas de estudos para PPP para linhas de Metrô e VLT no Ceará será no dia 18 de maio

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

O edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), com todos as regras de participação, já está disponível no site do Metrofor (www. metrofor.ce. gov.br). Através da PMI, empresas selecionadas poderão realizar estudos que servirão de base para a construção do modelo da futura PPP.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos recebe no dia 18 de maio as propostas de estudos para a futura Parceria Público Privada de parte das linhas do Sistema Metroviário do Ceará. Serão objeto da PPP as linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs de Cariri e Sobral. O edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), com todos as regras de participação, já está disponível no site do Metrofor (www. metrofor.ce. gov.br). Através da PMI, empresas selecionadas poderão realizar estudos que servirão de base para a construção do modelo da futura PPP.
A apresentação de propostas será de 8h às 13h, na sede da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, no bairro Moura Brasil. Às 15h será feita a abertura dos envelopes, marcando o início da análise interna das propostas. O edital está disponível nos idiomas inglês e português.
A Parceria Público Privada - que será realizada após a PMI - tem objetivo de conceder a ente privado o direito de operação e exploração de parte das linhas metroviárias do Ceará, tendo como contrapartida a obrigatoriedade de prestar serviços de alta qualidade para os cidadãos e seguir uma agenda de manutenção nas linhas, a longo prazo, sob fiscalização do Governo do Ceará.
A Linha Sul possui 24,1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). O VLT Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação, e um trecho de 5 km e 4 estações já está em Operação Assistida, transportando passageiros gratuitamente. No total, esta linha terá 13,4 Km de extensão e 10 estações. No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.​
Fonte - Metrofor  04/05/2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Metrô de Salvador amplia horário de funcionamento da Estação Pituaçu para jogo do Bahia nesta quinta-feira

Transportes sobre trilhos  🚇

O horário de funcionamento da Estação Pituaçu de Metrô será ampliado para 0h30, e garantir a volta para casa dos torcedores do jogo entre Bahia e Botafogo – PB.As demais estações funcionarão com horário estendido apenas para desembarque.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta quinta-feira, 3, a CCR Metrô Bahia vai ampliar o horário de funcionamento da Estação Pituaçu de Metrô para 0h30, e garantir a volta para casa dos torcedores do jogo entre Bahia e Botafogo – PB, que embarcarem nessa estação. Nas demais estações das Linhas 1 e 2, o horário estendido será apenas para desembarque dos usuários. O Terminal de Ônibus Pituaçu vai operar normalmente (até 01h). A partida está marcada para 21h45 (horário de Brasília), no estádio de Pituaçu.
A concessionária reforçará a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) na estação e contará com o apoio da Polícia Militar, que vai reforçar ainda o policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema. Também será feito o monitoramento eletrônico por meio de cerca de 1.900 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, no Centro de Controle Operacional (CCO) e nas Salas de Supervisão Operacional (SSOs) da concessionária.
Com informações da CCR Metrô Bahia  03/05/2018

Alstom é selecionada para fornecer trens de metrô para Grand Paris Express

Transportes sobre trilhos  🚇

O contrato prevê o projeto, fabricação e comissionamento de até 133 trens de seis(06) carros para a Linha 15 e até 50 trens de três(03) carros para as linhas 16 e 17. A licitação também permite a compra de trens para monitoramento de infra-estrutura com três(03) vagões.

Keith Barrow - IRJ
foto - ilustração/Pregopontocom
O comitê de licitação da Société du Grand Paris (SGP) e o comitê de coordenação da Mobilidade SGP-Ile-de-France aprovaram a escolha da Alstom como licitante vencedor de um contrato para fornecer cerca de 1000 carros sem condutor (Driverless) para a rede de metrô Grand Paris Express.
O contrato prevê o projeto, fabricação e comissionamento de até 133 trens de seis(06) carros para a Linha 15 e até 50 trens de três(03) carros para as linhas 16 e 17. A licitação também permite a compra de trens para monitoramento de infra-estrutura com três(03) vagões.
Cada carro terá 2,8 m de largura e 18 m de comprimento, com três conjuntos de portas de passageiros em cada lado e passagens (Gangway) de largura total entre os veículos.
Os trens de 1,5kV dc terão uma velocidade máxima de 110km/h com dois veículos motorizados nos trens de três carros e quatro nas composições de seis carros.
O contrato deve ser finalizado no verão.
Fonte - International Railway Journal  03/05/2018

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,opera com seis(06) embarcações no retorno do feriado nesta quarta(02)

Travessia marítima  🚢

Seis embarcações previstas para o período seguem à disposição da operação nesta quarta (02), e realizam as viagens conforme a demanda.Nesse momento, as saídas ocorrem de hora em hora.O funcionamento hoje será até 23h30.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O movimento de veículos e passageiros é tranquilo na manhã dessa quarta (02),no retorno do feriado, nos terminais de Bom Despacho e São Joaquim,segundo informações da ITS empresa que administra e opera o sistema Ferry-Boat,que realiza a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica. As seis embarcações previstas para o período seguem à disposição da operação, e realizam as viagens conforme a demanda.Nesse momento, as saídas ocorrem de hora em hora, com os ferries, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Juracy Magalhães Jr. e Ivete Sangalo. As embarcações Rio Paraguaçu e Anna Nery estão de reserva para viagens extras,caso seja necessário. O funcionamento hoje será até 23h30.
A ITS recomenda que os usuários do sistema que irão fazer a travessia cheguem aos terminais de embarque com alguma antecedência antes do horário pretendido para fazerem a viagem,em razão da capacidade de atendimento das embarcações.
Mais informações pelo Tel 0800 028 2723 ou pelo e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  02/05/2018

Trem turístico ‘Rio-Minas’ vai passar por seis cidades da Zona da Mata

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

De acordo com o responsável pelo projeto, o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, este será o trem turístico com maior trajeto no Brasil e o primeiro a ligar dois estados.Os trilhos por onde os trens vão passar foram usados para o transporte de carga, principalmente de café, no início do século XX. Os turistas poderão ver e fotografar belas paisagens durante o caminho, com ruas, montanhas e outros atrativos.

G1
foto -  ONG Amigos do Trem/Divulgação
Com previsão para inauguração no segundo semestre de 2018, o trem turístico que vai ligar os estados de Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ) passará por seis cidades da Zona da Mata.
O trem vai iniciar a viagem em Cataguases e depois seguirá por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador e Além Paraíba. O destino final será a cidade de Três Rios, já no estado fluminense.
De acordo com o responsável pelo projeto, o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, este será o trem turístico com maior trajeto no Brasil e o primeiro a ligar dois estados.
O presidente da ONG revelou ao G1 que serão duas locomotivas, com 15 vagões em cada, o que vai proporcionar uma capacidade total para o transporte de 860 passageiros. Ele explicou que uma delas vai sair de Cataguases e a outra de Três Rios. Elas vão se encontrar na estação de Além Paraíba.
Os trilhos por onde os trens vão passar foram usados para o transporte de carga, principalmente de café, no início do século XX. Os turistas poderão ver e fotografar belas paisagens durante o caminho, com ruas, montanhas e outros atrativos.
O trem também vai parar nas cidades que fazem parte do trajeto para apresentação dos elementos culturais e históricos de cada um dos locais. A previsão inicial é que os passeios sejam realizados nos finais de semana e feriados. Os preços e horários, no entanto, ainda não foram confirmados.
De acordo com Paulo Henrique do Nascimento, desde que a linha foi desativada para o transporte de carga, em 2015, a ONG vem trabalhando com o objetivo de viabilizar o trem turístico no trecho.
“Fomos trabalhando em parceria com as prefeituras dos municípios, com a iniciativa privada e órgãos de regulamentação de trânsito para fazer com que o projeto possa funcionar, o que será de grande importância para o turismo da região”, explicou.
Atualmente, o trem está funcionando em sistema de testes e aguardando que sejam feitas as revisões de todos os equipamentos e da ferrovia para que ele possa funcionar oficialmente. A liberação depende de aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte - Abifer  02/05/2018

terça-feira, 1 de maio de 2018

1º de maio em Curitiba: sindicalistas se unem no primeiro Dia do Trabalhador sem Lula

Dia do Trabalhador  👷

Neste Dia do Trabalhador, sete centrais sindicais se reúnem em Curitiba em ato político para pedir a liberdade do ex-presidente Lula e protestar contra as reformas trabalhistas.- Três fatos unificam as sete maiores centrais sindicais do Brasil neste 1º de Maio: a crise econômica, política e social que tomou conta do país desde o golpe de Estado; a prisão do ex-presidente Lula, em mais uma tentativa de o tornar inelegível e impedir sua vitória nas urnas nas eleições deste ano; e a violência, estimulada pelas crises econômica e política", escreveu Freitas em artigo divulgado pelo sindicato.

Sputnik
fotospublicas.com
O ato está agendado para acontecer no centro de Curitiba, na praça Santos Andrade, e reunirá a CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central, CSB (Central dos Sindicatos do Brasil) e a Intersindical.
Lideranças do PT, como Fernando Haddad e Jaques Wagner, possíveis candidatos à presidência pelo partido, no caso do Lula não conseguir concorrer as eleições, também devem estar presentes. Além disso, os sindicatos prometem abrir o palanque para outros candidatos de esquerda. Manuela D'Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL) confirmaram a presença.
"É o maior ato desde a criação da CUT", disse Vagner Freitas, presidente nacional Central Única dos Trabalhadores aos jornalistas.
"Três fatos unificam as sete maiores centrais sindicais do Brasil neste 1º de Maio: a crise econômica, política e social que tomou conta do país desde o golpe de Estado; a prisão do ex-presidente Lula, em mais uma tentativa de o tornar inelegível e impedir sua vitória nas urnas nas eleições deste ano; e a violência, estimulada pelas crises econômica e política", escreveu Freitas em artigo divulgado pelo sindicato.
O cientista político Pedro Curado, professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID-UFRJ), em conversa com Sputnik Brasil, concordou com avaliação do sindicalista.
Segundo ele, uma forte oposição ao projeto político petista se articulou há alguns anos e atua nesse sentido desde o impedimento da presidenta Dilma Rousseff.
"Existe um interesse de instrumentalizar a justiça para tirar o PT do poder. E o meio para chegar nisso é a través do suposto combate à corrupção. Como exemplo, não existe até hoje explicação para o fato da justiça não ter investigado o período da presidência do FHC, sendo que os principais delatores que deram origem à Lava Jato trabalhavam na política ainda no período anterior ao governo do PT", disse o interlocutor da Sputnik.
"É de extrema irresponsabilidade retirar da corrida eleitoral o candidato que está na liderança com um argumento tão frágil e um julgamento tão controverso, feito em tempo recorde. Isso faz crer que a prisão do Lula tenha uma relação direta com impeachment da Dilma e que a Lava Jato tem o interesse de tirar o PT do poder. O efeito de instabilidade política que essa tática pode provocar é difícil de calcular".

São Bernardo sem Lula
Além da instabilidade política, os sindicatos, e principalmente a CUT, devem trazer esse ano um forte componente emocional para os discursos.
Segundo o João Cayres, Secretário Geral da CUT/SP, muitos companheiros do ex-presidente se reunirão neste sábado para a missa na Igreja Matriz de São Bernardo de Campo. Ali, todos os anos, é realizada a "tradicional" missa no Dia do Trabalhador.
"Essa será a primeira missa do Dia do Trabalhador sem Lula em muitos anos", lamentou o sindicalista, que planeja se juntar ao acampamento de defesa ao ex-presidente em Curitiba assim que puder.
"Todo ano ele [Lula] participa, como um bom católico", disse João Cayres.
"No acampamento de apoio ao Lula tem muita gente, tanto o pessoal dos movimentos sociais, quanto o do movimento sindical. Na CUT nós estamos revesando. Toda semana alguém vai", explicou Cayres.
Neste primeiro dia de maio o acampamento deve crescer ainda mais.
E se depender das centrais sindicais, esse Dia do Trabalhador também será dia de #LulaLivre.
Fonte - Sputnik  01/05/2018

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Salvar a Unasul

Politica/Internacional  👀

O insucesso da diplomacia do governo Temer tem se refletido como um retrocesso na geopolítica regional, sob múltiplas análises. E no posicionamento ante questões de países vizinhos, como a Venezuela, não atuou no sentido de potencializar as decisões nacionais e promover a geopolítica brasileira.

Portogente
fotos - ilustração
Preservar a União de Nações Sul-Americanas (Unsaul), hoje ameaçada de extinção, parece ser uma necessidade estratégica na formação de um bloco de cooperação e a consolidação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina (CAN), como mercados comuns.
Ainda que possa parecer irrelevante, a aproximação linguística do português e o espanhol latino-americano facilita de uma forma ímpar, no mundo, o contato entre países de um bloco político-econômico regional. E por conta da própria participação numérica, 50% do território, o Brasil tem um papel fundamental na superação da crise que acomete essa organização de interesse regional.
Abrangendo um mercado de quase 500 milhões de habitantes, a Unasul é um fator indubitável de aproximação política, comercial e monetária. No âmbito mundial, a existência e crescimento desse grupo também promove a competitividade do grupo globalmente.
O insucesso da diplomacia do governo Temer tem se refletido como um retrocesso na geopolítica regional, sob múltiplas análises. E no posicionamento ante questões de países vizinhos, como a Venezuela, não atuou no sentido de potencializar as decisões nacionais e promover a geopolítica brasileira.
Há que se concordar com o Prof da FGV, Matias Spektor, na sua coluna da Folha, que sem a Unasul, o ambiente regional seria mais precário do que hoje. E, na ótica diplomática, a estratégia para preservá-la chama-se multilateralismo.
Fonte - Portogente  30/04/2018

Brasileiros com voo cancelado passam noite no Aeroporto de Lisboa

Internacional

O voo sairia de Lisboa às 23h20 de ontem e chegaria a Guarulhos por volta das 05h20 de hoje (30). Há a expectativa de que os passageiros sejam recolocados no voo TP 2553, que sai de Lisboa na tarde de hoje, às 12h (horário de Brasília).Alguns vídeos e relatos de passageiros indignados se espalharam pelas redes sociais na manhã de hoje, após terem passado a noite no aeroporto. 

Por Marieta Cazarré
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Mais de uma centena de passageiros, a maioria brasileiros, reclamam estar desde ontem (29) no Aeroporto de Lisboa, após terem voo cancelado. O voo 087 da empresa TAP, com destino a Guarulhos, São Paulo, foi cancelado por motivos de ordem técnica, segundo informação divulgada no Twitter da empresa hoje.
O voo sairia de Lisboa às 23h20 de ontem e chegaria a Guarulhos por volta das 05h20 de hoje (30). Há a expectativa de que os passageiros sejam recolocados no voo TP 2553, que sai de Lisboa na tarde de hoje, às 12h (horário de Brasília).
Alguns vídeos e relatos de passageiros indignados se espalharam pelas redes sociais na manhã de hoje, após terem passado a noite no aeroporto. Adriano Souza, um dos passageiros em questão, escreveu no Facebook que a empresa não ofereceu nenhuma solução para amenizar o incômodo dos passageiros.
"Simplesmente uma vergonha o que estão fazendo com os clientes. O voo TP0087 de 29/04/18 foi cancelado e já passam das 3h da manhã. Não nos direcionam a hotéis. Não remarcam nossas passagens. Não têm solução alguma. A atendente disse para procurarmos hotéis ou dormiremos no aeroporto. Entre as pessoas que estão no local há vários idosos com, mais de 80 anos e crianças.Pessoas com mobilidade reduzida. Não nos deixaram filmar o que falavam, sob ameaça de chamar a polícia. Nossas malas estão retidas (de um voo inteiro de um A320-200). Uma vergonha", escreveu Adriano.
Passageiros reclamaram que, além de não terem sido encaminhados para hotéis e submetidos a dormir no aeroporto, foi dado apenas um pequeno sanduíche para passar a noite. Outra reclamação é que a empresa não forneceu informações para os passageiros.
Segundo informações do site da ANA (Aeroportos de Portugal), os passageiros que tiveram seu voo cancelado, e que não tenham sido informados nos 14 dias anteriores à viagem, têm direito a uma indenização financeira. "De igual forma, tem direito a ser indenizado caso não tenha sido reencaminhado dentro de um horário próximo do originalmente previsto, ou se a transportadora aérea não conseguir provar que o cancelamento foi motivado por circunstâncias extraordinárias".
As aeronaves A320-200 têm capacidade para transportar 174 passageiros, segundo informações do site da TAP Portugal.
Fonte - Agência Brasil  30/04/2018

domingo, 29 de abril de 2018

A Saga do BRT - Ato de Cidadania 2

Cidadania  👪 👫

A sociedade civil esteve presente mais uma vez no canteiro Central da Av. Juraci Magalhães Jr. para realizar um ato em defesa do meio ambiente,da preservação do canteiro central da Avenida e do córrego local, contra a construção do sistema de BRT Lapa/Lip em Salvador que irá degradar o ambiente urbano na referida avenida com a construção de elevados e viadutos,inclusive com faixas  dedicadas para carros,além de estações elevadas para os ônibus e o tamponamento do braço remanescente do Rio Camarajipe.




foto - Pregopontocom


foto - Pregopontocom
foto - Pregopontocom