PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 18 de junho de 2016

TV Brasil é a emissora que mais exibe filmes nacionais,diz Ancine

#DeVozAoBrasil

Ao todo, de acordo com o levantamento, a TV Brasil veiculou 120 títulos nacionais, enquanto a Globo reproduziu 87 e a TV Cultura, 55. O SBT não veiculou nenhum longa nacional durante todo o ano passado. Já Band e Record, respectivamente, veicularam um e três filmes brasileiros.

Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil

imagem/Ag.Brasil
O monitoramento anual da grade de programação da TV aberta do país, feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostra que em 2015 a TV Brasil foi a emissora que exibiu o maior número de longas-metragens nacionais, seguida da Rede Globo e da TV Cultura.
Ao todo, de acordo com o levantamento, a TV Brasil veiculou 120 títulos nacionais, enquanto a Globo reproduziu 87 e a TV Cultura, 55. O SBT não veiculou nenhum longa nacional durante todo o ano passado. Já Band e Record, respectivamente, veicularam um e três filmes brasileiros.
O Informe de Acompanhamento do Mercado da TV Aberta, divulgado ontem (17), verificou a veiculação de 2.082 longas-metragens na grade de programação da TV aberta em 2015. Desse total, foram 384 exibições de 262 obras brasileiras e 1.698 veiculações de filmes estrangeiras. O número corresponde a 18,4% e 81,6% de participação, respectivamente. O SBT veiculou 177 filmes estrangeiros. A CNT, a TV Gazeta e a Rede TV! não veicularam longas-metragens de qualquer origem durante o ano passado.
A pesquisa dividiu a programação das emissoras em cinco categorias: entretenimento, informação, educação, publicidade e outros.
Por outro lado, o monitoramento msotra que o conteúdo veiculado na TV aberta, como um todo, é de origem majoritariamente brasileiro, com 83,3% do total da programação. De 2014 a 2015, o levantamento registrou crescimento da ocupação da grade com programação nacional na TV Brasil (11%), além de ligeiro crescimento na CNT (2,1%), na Record (1,7%) e na Rede TV! (0,7%).
O Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta fez o monitoramento da programação das redes de televisão Band, CNT, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta. Os dados compilados referem-se a conteúdos veiculados na cidade de São Paulo, onde está sediada a maior parte das emissoras que comandam a rede no país.

Educação
Em relação à veiculação de conteúdos educativos, a TV Brasil também se destaca na pesquisa. A categoria ocupa 10,8% na grade de programação. Em seguida aparece a TV Cultura, com 9,6%. As emissoras de TV aberta, no geral, destinaram apenas 2,8% da grade de programação para conteúdo educativo. Por outro lado, o entretenimento, como tradicionalmente a pesquisa mostra, ocupou o maior tempo da programação, com quase 50% de tudo que foi veiculado nas TVs abertas.
“No que tange especificamente à educação, categoria a que menos se atribuiu destinação de tempo na programação, observa-se que esteve totalmente ausente nas grades da Record e do SBT, e foi inferior a 1% a veiculação desse conteúdo na Band, na CNT e na Rede TV!. Apresenta-se no patamar de 1,5% a participação da categoria na TV Gazeta, e como 2,3% na veiculação do conteúdo na Globo”, informa a pesquisa.
A categorias outros – que inclui, especialmente, o conteúdo religioso (21,4%), informação (20,6%), e publicidade (5,9%) completam os segmentos de conteúdos exibidos da TV aberta.

Religião
O monitoramento feito pela Ancine mostra ainda que houve ampliação significativa da veiculação do conteúdo religioso na grade de programação da TV aberta. O conteúdo atingiu 21,1% da programação total. “Integrante da categoria outros e líder histórico de ocupação da grade, o gênero ultrapassa a marca de um quinto do tempo total de veiculação de programas pelas emissoras em 2015”, diz a pesquisa.
Logo após aparecem os telejornais, integrantes da categoria informação, com 14,6% de ocupação na grade de programação, seguidos das séries (11,6%), classificadas de entretenimento. Juntos, os gêneros religioso e telejornal ocupam 35,7% do tempo, ou seja, mais de um terço de ocupação da grade, entre 31 itens considerados na classificação da programação.
O levantamento mostra que houve “taxa de crescimento vertiginoso” de 89,85% da veiculação de conteúdo religioso na grade de programação da CNT.
Fonte - Agência Brasil  18/06/2016

Governo interino do Brasil desiste de aceitar migrantes sírios

Política

O governo interino brasileiro tomou a decisão de suspender as negociações com União Europeia sobre recepção de refugiados sírios.Ao contrário do governo anterior, que tinha uma atitude favorável a receber os refugiados, o governo atual não expressa entusiasmo em relação a esta ideia

Sputnik
Sputnik
Segundo uma fonte do BBC Brasil, as negociações foram suspendidas por iniciativa do ministro da Justiça atual, Alexandre de Moraes. Ao contrário do governo anterior, que tinha uma atitude favorável a receber os refugiados, o governo atual não expressa entusiasmo em relação a esta ideia, afirmando que é necessário introduzir certas restrições na recepção de estrangeiros para o país nos interesses da segurança fronteiriça. O objetivo principal é reforçar a segurança no país parando a entrada de armas e drogas.
Sob o governo precedente, o Brasil visava obter finanças para aceitar mais de 100 mil refugiados da Síria. Entretanto, as partes ainda não determinaram o volume de recursos financeiros que devem ser prestados ao Brasil para compensar seus gastos com acolhimento de refugiados. Também não foi decidido que campo de refugiados "forneceria" imigrantes.
Além disso, a ideia de acordo com a União Europeia não foi recebida de forma positiva pelo Itamaraty, que considera que o Brasil não deve ajudar a UE na aceitação de refugiados porque a própria União tem de ser mais generosa com as pessoas desalojadas pela guerra na Síria.
O governo de Dilma Rousseff afirmou repetidamente que o Brasil estava prestes a acolher refugiados em seu território. O governo mesmo introduziu um visto especial que facilitaria o ingresso de refugiados para o Brasil. Segundo a BBC Brasil, a União Europeia está frustrada com a decisão brasileira.
Fonte - Sputnik  18/06/2016

Skoda fecha 1º contrato para fornecer VLTs a Alemanha

Transportes sobre trilhos

A Škoda irá fornecer  a Chemnitzer Verkehrs-Aktiengesellschaft,bondes elétricos de aço inoxidável bidirecionais ForCity clássico,entre meados de 2018 e 2019.Cada bonde terá 33 m de comprimento,2,65 m de largura com cinco seções e três truques de tração.Esta é a primeira encomenda de VLT (bondes elétricos) da Škoda feita pela Alemanha

Da Redação
foto - Railway Gazette
A Chemnitzer Verkehrs-Aktiengesellschaft assinou em 14 de Junho um contrato de 35 milhões de € com a Škoda Transportes  para o fornecimento de 14 VLTs (Bondes elétricos) com piso baixo.Esta é a primeira encomenda de VLTs da Škoda feita pela Alemanha.
A Škoda irá fornecer bondes de aço inoxidável bidirecionais ForCity clássico,entre meados de 2018 e 2019.Cada bonde terá 33 m de comprimento,2,65 m de largura com cinco seções e três truques de tração.Terão capacidade para 192 passageiros,incluindo 64 assentos e quatro espaços para cadeiras de rodas.Ainda serão instalados ar condicionado e wi-fi.Os bondes tem uma previsão de vida útil de 32 anos,e a CVAG prevê que cada um irá percorrer cerca de 2 milhões km durante este tempo.
A licitação foi feita em 2015 para compra de novos bondes que deverão substituir as 10 unidades de piso alto,modelo Tatra T3D-M da CVAG adquiridos em 1988 e modernizado em 1990. Eles representam cerca de um terço da frota de 34 bondes em operação em Chemnitz, mas precisam ser substituídos,devido a falta de peças originais de reposição.A CVAG também quer melhorar a acessibilidade em toda a sua frota.
Metade do custo do contrato será pago com recursos federais alocados para o Estado da Saxônia.Além da substituição dos 10 bondes Tatra,serão necessários quatro veículos extras para a abertura da Rota 3,a Reichenhainer Straße,que está em construção.
Com informações da Railway Gazette  17/06/2016

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Obra do metrô irá retirar parte da passarela do Detran segunda à noite.

Informativo/Transito

Como rota alternativa para chegar à Rótula do Abacaxi, BR-324 ou Av. Bonocô, os motoristas deverão seguir pela via marginal da Av. ACM, sentido Shopping Bela Vista. Os pedestres terão novo acesso à passarela que estará liberado a partir de segunda-feira (20).

Da Redação
transito modificado
A CCR Metrô Bahia informa que interditará trecho da Av. ACM, sentido Rótula do Abacaxi, próximo à futura Estação Detran do metrô, para a retirada de parte da passarela do local. A intervenção ocorrerá a partir das 23h de segunda-feira (20) até as 5h de terça-feira (21).
Como rota alternativa para chegar à Rótula do Abacaxi, BR-324 ou Av. Bonocô, os motoristas deverão seguir pela via marginal da Av. ACM, sentido Shopping Bela Vista. Os pedestres terão novo acesso à passarela que estará liberado a partir de segunda-feira (20).
Para fazer o transporte da estrutura retirada do local será necessário interditar o tráfego por 30 minutos, obrigando os motoristas a aguardar a liberação da via. No local, haverá intensa sinalização de orientação aos motoristas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia pelo telefone 0800 071 8020.
Com informações da CCR Metrô Bahia  17/06/2016

Rio decreta estado de calamidade pública devido à crise financeira

Política

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (17). No texto, o governador diz que o decreto visa a garantir o cumprimento das obrigações estaduais com a realização dos Jogos Olímpicos, que terão início em agosto.

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil*

imagem - Ag.Brasil
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública por causa da crise financeira. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (17). No texto, o governador diz que o decreto visa a garantir o cumprimento das obrigações estaduais com a realização dos Jogos Olímpicos, que terão início em agosto.
Nos primeiros oito parágrafos do decreto, são detalhados os motivos que levaram à decretação do estado de calamidade, incluindo a crise econômica que atinge o estado, a queda na arrecadação com o ICMS e os royalties do petróleo, a dificuldade do estado em honrar os compromissos para a realização dos Jogos, dificuldades na prestação de serviços essenciais, como nas áreas de segurança pública, saúde, educação e mobilidade.
Em um trecho é citada a proximidade do evento esportivo e a chegada das primeiras delegações à cidade como justificativa para a adoção da medida.
“Considerando que já nesse mês de junho as delegações estrangeiras começam a chegar na cidade do Rio de Janeiro, a fim de permitir a aclimatação dos atletas para a competição que se inicia no dia 5 de agosto do corrente ano; considerando, por fim, que os eventos possuem importância e repercussão mundial, onde qualquer desestabilização institucional implicará um risco à imagem do país de dificílima recuperação.”
O documento diz ainda, no Artigo 1º, que o estado de calamidade pública ocorre "em razão da grave crise financeira no Estado do Rio de Janeiro, que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016". O texto diz também que "ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais, com vistas à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016" e "as autoridades competentes editarão os atos normativos necessários à regulamentação do estado de calamidade pública para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”.
Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto informou que não irá se manifestar sobre o decreto do Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira (20), está prevista reunião do presidente interino Michel Temer com governadores para discutir crise nos estados. O governador do Rio de Janeiro irá participar do encontro.
* Colaborou Ivan Richard, de Brasília
Fonte - Agência Brasil  17/06/2016

Navio-plataforma Cidade de Caraguatatuba chega ao pré-sal

Pré-Sal

O início da operação do sistema de produção conectado ao navio-plataforma está programado para agosto.O FPSO Cidade de Caraguatatuba estava no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde foi concluída a integração da unidade.

Fatos e Dados

Já está no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos, o FPSO Cidade de Caraguatatuba. O início da operação do sistema de produção conectado ao navio-plataforma está programado para agosto.
O FPSO Cidade de Caraguatatuba estava no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde foi concluída a integração da unidade. O casco foi construído no estaleiro MES (Mitsui Engineering & Shipbuilding), em Chiba, no Japão, e a integração dos módulos na Ásia foi realizada no estaleiro Keppel, em Cingapura.
O campo de Lapa está localizado a aproximadamente 270 km da costa do estado de São Paulo, a uma profundidade média de 2.140 metros. O consórcio que detém a concessão do campo, no bloco BM-S-9, é operado por nós (45%), em parceria com a BG E&P Brasil – companhia subsidiária da Royal Dutch Shell plc (30%) – e a Repsol Sinopec Brasil (25%).

FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo. São navios-plataforma com capacidade para separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga para, então, transferi-lo para navios petroleiros, responsáveis pelo transporte do petróleo até o litoral.



Dados do FPSO Cidade de Caraguatatuba:

· Processamento de petróleo: 100 mil barris/dia;

· Tratamento e compressão de gás: 5 milhões m³/dia;

· Tratamento de água de injeção: 120 mil barris/dia;

· Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;

· Comprimento total: 337,4 metros;

· Boca (largura): 60 metros;

· Pontal (altura): 28,8 metros.
Fonte - Fatos e Dados  17/06/2016

Mais 999 moradias são entregues em Salvador

 Habitação

Os residenciais Ceasa I e II, localizados na Estrada do Bom Sucesso (CIA-Aeroporto), receberam investimento total de R$ 53 milhões e vão beneficiar cerca quatro mil pessoas. Os imóveis são destinados a famílias enquadradas na faixa 1 do programa, a de menor poder aquisitivo.“Esse programa já beneficiou 12 milhões de brasileiros que não teriam condições de comprar sua casa se não fosse pelo Minha Casa Minha Vida.

Da Redação
foto - Manu Dias/Gvo.Ba
Mais 999 unidades habitacionais construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida foram entregues pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (17), em Salvador. Os residenciais Ceasa I e II, localizados na Estrada do Bom Sucesso (CIA-Aeroporto), receberam investimento total de R$ 53 milhões e vão beneficiar cerca quatro mil pessoas. Os imóveis são destinados a famílias enquadradas na faixa 1 do programa, a de menor poder aquisitivo.
Os novos proprietários foram parabenizados pelo governador. “Esse programa já beneficiou 12 milhões de brasileiros que não teriam condições de comprar sua casa se não fosse pelo Minha Casa Minha Vida. Eu acredito que esse programa não é apenas habitacional, mas social, porque cada um aqui vai pagar apenas uma parte da casa. O restante quem paga é o governo federal, com o imposto que o povo brasileiro paga.”, destacou Rui.
São baianos como Maria Ednalva nos Santos, que possui deficiência nos braços. Com cinco filhos, ela comemora a mudança para a casa própria, um sonho que só pôde realizar através do Minha Casa Minha Vida. "Depois que me separei, fui morar de favor no fundo da casa de minha mãe, com meus cinco filhos. Tenho 15 netos e alguns moram comigo também. Hoje é a realização de um sonho. Eu chorei até no dia da vistoria na porta de minha casa. Estou tão alegre que não sei nem como descrever".
Mais de 301 mil habitações foram contratadas na Bahia, somadas as três faixas do Minha Casa, Minha Vida, sendo 67% delas voltadas para famílias de baixa renda. Somente em Salvador foram 17.863 unidades contratadas. Dessas, mais de 12,5 mil já foram entregues e cerca de 4,3 mil estão em execução.
Com informações da Secom Ba. 17/06/2016 

Cidades cada vez mais inteligentes

Ponto de Vista

Em busca do status de Smart City, cidades de todas as regiões do planeta irão investir entre US$ 930 bilhões e US$ 1,7 trilhões ao ano até 2025. Porém, mais do que investimentos, a cidade para ser inteligente, necessita de iniciativas inteligentes do poder executivo e legislativo.

Carlos Sandrini - Portogente
foto - ilustração/arqivo
Nas cidades inteligentes, o cidadão e os serviços essenciais estão conectados, utilizam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, se deslocam com facilidade e usufruem de serviços públicos de qualidade. Além disso, a cidade inteligente cria laços culturais que une seus habitantes, propicia desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida.
Em busca do status de Smart City, cidades de todas as regiões do planeta irão investir entre US$ 930 bilhões e US$ 1,7 trilhões ao ano até 2025. Porém, mais do que investimentos, a cidade para ser inteligente, necessita de iniciativas inteligentes do poder executivo e legislativo.
A iniciativa privada tem se reunido em fóruns mundiais, como o SmartCity Business America, para apontar soluções e oportunidades de negócios no mercado das Smart Cities. Entre as adaptações, que seguem o desejo da população, estão a adoção de conceitos e tecnologias sustentáveis; inclusão urbana, ao contrário do isolamento das periferias; educação agregadora para evitar a radicalização; foco total na educação presencial e inclusiva até os 18 anos; e planejamento urbano que contemple os espaços para ensino e educação, que hoje não é apenas uma questão acadêmica.
Com essas novas características, as cidades inteligentes terão um aumento da oferta de emprego nos setores públicos, de hospitalidade e, principalmente, da economia criativa, área que tem crescido exponencialmente, tendo como processo principal o ato criativo e resultando, entre outros, na transformação da cultura local em riqueza econômica.
Essa evolução social e cultural promete gerar novo desejos, fazendo com que a cidade seja utilizada cada vez mais por prazer e promovendo ideais como inclusão, aproximação, conectividade, relacionamento e compartilhamento. O conceito aborda, também, a verticalização das cidades, com práticas sustentáveis e encurtando distâncias com soluções inteligentes de transporte, com o carro deixando de ser sonho de consumo; e uma transformação legislativa, que deverá possibilitar e encurtar caminhos para o desejo da maioria.
As novas tecnologias vão permitir, ainda, que as pessoas possam trabalhar em casa, além de não precisarem se deslocar para adquirir o básico ou resolverem problemas burocráticos. Não tem mais lógica as pessoas se dividirem diariamente entre dois ambientes (residencial e comercial). Assim como não existe lógica no horário comercial padrão. Por qual motivo a maioria das pessoas é obrigada a se deslocar nos mesmos horários? Veremos, em breve, o fim dos prédios comerciais como conhecemos. Já os prédios residenciais ganharão novos conceitos e funcionalidades.
Fica claro que os próximos anos serão de transformações intensas nos grandes centros urbanos. O conceito das Smart Cities tem ganhado força em todos os continentes e, em breve, seus benefícios estarão presente em nossas vidas. Em um ambiente cada vez mais degradado e com dicotomias religiosas e políticas, as cidades inteligentes, apostando na inclusão, em soluções compartilhadas e em serviços públicos eficazes, podem representar a oportunidade de viver numa sociedade ideal.
*Carlos Sandrini é arquiteto e urbanista, fundador e presidente do Centro Europeu
Fonte - Portogente  17/06/2016

VLT - Fortaleza X Cuiabá

Ponto de Vista

Desde maio de 2014 a obra do VLT de Fortaleza estava paralisada.Deveria ter sido entregue a tempo, para a Copa do Mundo,mas houve quebra de contrato com o consórcio CPE-VLT,o motivo apresentado foi o descumprimento dos prazos.Após nova licitação as obras foram retomadas. Atualmente,o empreendimento está com mais de 60% de execução e, quando concluído, terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. 

Vicente Vuolo
foto - ilustração
Depois do Rio de Janeiro inaugurar o VLT, mais uma grande cidade brasileira aderiu definitivamente ao Veículo Leve sobre Trilhos. Fortaleza, conhecida internacionalmente pelas belíssimas praias, agora irá desfrutar de um transporte de primeiríssima qualidade, ecologicamente correto, seguro e confortável.
Desde maio de 2014 a obra estava paralisada. Deveria ter sido entregue a tempo, naquele ano, para a Copa do Mundo. Mas, houve quebra de contrato com o consórcio CPE-VLT. O motivo apresentado foi o descumprimento dos prazos. Houve nova licitação. E as obras foram retomadas. Atualmente, o empreendimento está com mais de 60% de execução e, quando concluído, terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Dessa extensão, serão 12,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O Ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90 mil passageiros por dia. Em setembro, o VLT começa a operar.
Fortaleza tem história que gosta de preservar, onde se mescla o antigo e o moderno. O Teatro José de Alencar, com mais de 100 anos, é um ícone arquitetônico. O moderníssimo Beach Park é uma opção para os que gostam de muita adrenalina. Fortaleza está mais próxima da Europa e Estados Unidos e, por isso, possui diversos voos regulares para lá. Existe uma presença forte de europeus. Afinal, a sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonemborch, que deu origem ao município, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654. O lema de Fortaleza – presente em seu brasão – é a palavra em latim “Fortitudine”, que, em português significa “força, valor, coragem”.
Dados de 2013 nos mostram que entre os países que mais enviam turistas ao Ceará, está em primeiro lugar a Itália (5.397 turistas), em segundo Portugal (3.722 turistas) e os Estados Unidos (1.137). França e Filipinas, com 1.069 e 1.066 turistas, respectivamente, completam a lista.
Acredito que a presença dos italianos tem muito a ver com o trabalho empreendedor de um padre nascido naquele país em 1932, o padre Luiz Rebuffini. Ele chegou em Fortaleza em 1960 e logo começou a edificar uma obra incrível. Dedicou-se às crianças órfãs e filhas de famílias enfraquecidas. Criou o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, que iniciou suas atividades em 1972, como internato. Depois a Casa da Criança Governador Virgílio Távora, Lar Nazaré, essa para meninas em situação de vulnerabilidade, e a Escola Agrícola Padre Lino Gottard.
Esse italiano que virou cearense, da Congregação da Sagrada Família de Nazaré, sempre esteve com seu pensamento ligado à juventude e ao desenvolvimento. Sua proposta de educação sempre foi para criar oportunidades para os jovens. Milhares passaram por suas escolas e superaram as situações de miséria e de desagregação familiar.
Creio que o Ceará reforçou nele seu lado empreendedor. O povo cearense é um povo empreendedor, com forte tino para o comércio. Por isso, o turismo e o setor de serviços crescem vencendo várias crises nacionais. O padre Luiz Rebuffini, já nos finais dos anos 1980 dizia que o turismo seria a nova grande onda de desenvolvimento do Ceará, e que os jovens teriam grande oportunidades de emprego nas atividades ligadas a essa indústria não poluente.
Fortaleza cresceu e se diversificou, é a quinta capital em população. Os desafios para uma cidade que ultrapassou 2 milhões e meio de habitantes são enormes, e por isso, a opção pelo VLT é uma referência que devemos observar com atenção. Lá, a cidade está optando pelos trilhos.
Enquanto isso, em Cuiabá, o cenário do VLT é outro. Abandono e paralisia total. Políticos e governo do Estado não se entendem. Disputas político-eleitoral parecem ditar o rumo de uma obra que não deveria ter dono, a não ser a própria população.
Esta é a hora onde todos os segmentos da sociedade deveriam estar unidos em torno de uma causa. Executivo, Legislativo (estadual e municipal), setor produtivo, entidades lojistas se mobilizando para o término da obra e para que os serviços que venham a ser prestados sejam de qualidade, sem desvios ou corrupção e sem cabides de emprego.
VICENTE VUOLO É ECONOMISTA, CIENTISTA POLÍTICO E ANALISTA LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL.
E-mail: vicente.vuolo10@gmail.com
Vicente Vuolo  17/06/2016

Locomotiva do Forró na Paraiba faz mais duas viagens neste fim de semana

Trem do Forro

Embalados no ritmo no forró, xote, baião e xaxado os forrozeiros se divertem, dançam e apreciam a paisagem da serra da Borborema e as plantações nos sítios e fazendas cortadas pelos trilhos. O trem com seu tradicional apito alerta aos nativos a passagem do comboio e é saudado pelos moradores dos lugarejos

CBTU
CBTU
A Locomotiva do Forró (atual denominação do trem do forró) faz mais duas viagens, neste fim de semana, entre a cidade de Campina Grande e Galante, no interior da Paraíba, a 120km da capital. Os trens sairão neste sábado, 18 e domingo, 19, sempre às 10h, da Estação Velha, atual Museu do Algodão. Após o sucesso dos primeiros passeios, a organização espera trem cheio até o final da programação, que acontecerá no dia 26 de junho. As camisas ingressos continuam a venda na AutoCar Turismo, em Campina Grande.
Embalados no ritmo no forró, xote, baião e xaxado os forrozeiros se divertem, dançam e apreciam a paisagem da serra da Borborema e as plantações nos sítios e fazendas cortadas pelos trilhos. O trem com seu tradicional apito alerta aos nativos a passagem do comboio e é saudado pelos moradores dos lugarejos.

CBTU
 A viagem dura cerca de 1h30, num percurso de 23 km que geralmente é acompanhado por motociclistas que aproveitam a novidade para fazer trilhas.
O trem da CBTU em João Pessoa que faz as viagens da Locomotiva do Forró foi totalmente preparado para atender às exigências dos passageiros. Alguns bancos foram retirados para possibilitar espaço para dança e para a colocação de sanitários químicos, bares e área dos sanfoneiros. A composição, composta por uma locomotiva e sete carros de passageiros, foi minuciosamente revisada para garantir segurança e agilidade durante as viagens.
Além dos turistas, a Locomotiva do Forró também atrai quem vive em Campina Grande. Mesmo acostumados a dançar forró o ano inteiro, os moradores não perdem a oportunidade de, no mês junho, aproveitar toda a alegria do trem, que faz todo mundo soltar os quadris e arrastar o pé no sacolejo dos carros da composição.

Serviço:

Locomotiva do Forró
Quando: dias 18, 19, 24, 25 e 26 de junho, às 10h, da Estação Velha.
Quanto: R$ 120 (cento e vinte reais)
Onde comprar: AutoCar Turismo, rua Severino Cruz, às margens do Açude Velho, no Centro de Campina Grande.
Informações: (83) 3058-5022.

Fonte - CBTU  17/06/2016

SuperVia entrega 100º trem chinês e estação modernizada

Transportes sobre trilhos

O trem tem ar condicionado, passagem entre os carros, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiros e um sistema de comunicação interativa entre o trem e o Centro de Controle Operacional (CCO). Os 100 trens chineses têm capacidade para transportar, juntos, aproximadamente 120 mil passageiros, o que representa nas contas da empresa até 24 mil carros a menos nas ruas.

Revista Ferroviária
Plataformas da Central do Brasil com os novos trens.
Créditos - Divulgação
A concessionária fluminense SuperVia colocou ontem (16/06), em operação assistida, o 100º trem chinês, adquirido pelo Governo do Estado. Segundo a empresa, a composição irá circular em horário de menor movimento, e, posteriormente, será inserida à grade regular do sistema ferroviário.
O trem tem ar condicionado, passagem entre os carros, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiros e um sistema de comunicação interativa entre o trem e o Centro de Controle Operacional (CCO). Os 100 trens chineses têm capacidade para transportar, juntos, aproximadamente 120 mil passageiros, o que representa nas contas da empresa até 24 mil carros a menos nas ruas.
A SuperVia entregou também na data de ontem a estação Magalhães Bastos, que foi totalmente revitalizada. Esta estação é considerada pela empresa uma das seis estratégicas para os jogos Rio 2016. As obras de melhorias foram iniciadas em setembro de 2015, e contemplam ampliação do mezanino, reforma da fachada, nivelamento e cobertura de plataformas, e revitalização da iluminação. A estação agora conta com dois elevadores que ligam o mezanino às plataformas e com piso tátil, atendendo padrões internacionais de acessibilidade. A SuperVia instalou também uma rampa para novo acesso dos passageiros pela Estrada São Pedro de Alcântara. Em fevereiro deste ano, a empresa finalizou a modernização da estação Ricardo de Albuquerque, e as outras quatro estações serão entregues até as Olimpíadas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro e Vila Militar.
A expectativa da SuperVia é ter 2 milhões de acessos durante o período das Olimpíadas (03 a 21 de agosto) e 1 milhão e 300 mil durante os Jogos Paralímpicos (07 a 18 de setembro).
Fonte - Revista Ferroviária  17/06/2016

Barbosa: proposta de Temer para limitar gastos confirma inocência de Dilma

Política

Para Barbosa, proposta de Temer para limitar gastos confirma inocência de Dilma.O ex-ministro da Fazenda afirmou hoje (17) na Comissão Processante do Impeachment no Senado,que os decretos de crédito suplementar editados pela presidenta afastada Dilma Rousseff entre junho e agosto do ano passado não prejudicaram o cumprimento da meta fiscal aprovada pelo Congresso, no início de 2015.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil

imagem/Ag.Brasil
Em testemunho dado na manhã de hoje (17) na Comissão Processante do Impeachment no Senado, o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa afirmou que os decretos de crédito suplementar editados pela presidenta afastada Dilma Rousseff entre junho e agosto do ano passado não prejudicaram o cumprimento da meta fiscal aprovada pelo Congresso, no início de 2015.
Uma das principais acusações contra Dilma é a de que ela assinou decretos que autorizavam gastos ainda não aprovados pelos parlamentares, como determina a Lei Orçamentária.
A defesa alega que os decretos estipularam somente dotações orçamentárias e não autorizavam um empenho ou gasto financeiro, portanto não afetando o cumprimento da meta fiscal aprovada em janeiro de 2015. Para Barbosa, os decretos de contingenciamento de gastos editados por Dilma garantiram a observância da meta.
“Por se tratar de um crédito suplementar que não tem impacto sobre a meta – seja a meta vigente, seja a meta proposta –, não foi considerada a meta de resultado primário; foi considerado um crédito suplementar para dar mais liberdade para a alocação de um valor já disponibilizado, lembrando que, naquela época, esse decreto foi editado após um aumento do contingenciamento”, disse Barbosa.
Segundo Barbosa, o propósito seria apenas dar mais flexibilidade na utilização dos recursos disponíveis já aprovados. “Não houve aumento em despesa financeira total ou de empenho total até mudança da meta”, afirmou.
Para corroborar seu argumento, Barbosa mencionou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para limitar o aumento de gastos anual da União encaminhada pelo presidente da República interino, Michel Temer, nesta semana ao Congresso.
“Como é conhecido, a proposta de controle encaminhada nesta semana ao Congresso pelo vice-presidente em exercício Michel Temer elegeu, para seu limite de gastos, o gasto financeiro. Não foi nem o empenho, nem a dotação. Foi o gasto financeiro. Acho que isso, mais do que qualquer coisa, atesta a boa fé dos atos praticados pela Presidência da República”, disse Barbosa.
Fonte - Agência Brasil  17/06/2016

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Governador Rui Costa participa da entrega do Título de Cidadã Baiana a Dilma

Política

Conduzida duas vezes à Presidência da República por meio de voto direto, Dilma Rousseff foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do Poder Executivo brasileiro. Em discurso, ela agradeceu a Rui e ao ex-governador Jaques Wagner, também presente no evento, pela parceria do governo estadual em projetos e ações importantes para os baianos.

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.Ba
Milhares de pessoas compareceram à Assembleia legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), na tarde desta quinta-feira (16), para prestigiar a entrega do Título de Cidadã Baiana à presidente eleita Dilma Rousseff. A honraria é concedida a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Diversas autoridades, entre elas, o governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, participaram da cerimônia. Em decorrência da limitação de espaço no plenário, muita gente, boa parte de movimentos sociais, se acomodou do lado de fora da Alba.
Conduzida duas vezes à Presidência da República por meio de voto direto, Dilma Rousseff foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do Poder Executivo brasileiro. Em discurso, ela agradeceu a Rui e ao ex-governador Jaques Wagner, também presente no evento, pela parceria do governo estadual em projetos e ações importantes para os baianos.

foto - Manu Dias/Gov.Ba
Dilma também destacou a execução de programas federais no estado como o os programas Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), além de obras na capital como a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. "Para mim, é um grande orgulho [receber o Título de Cidadã Baiana]. Vir à Bahia é algo que sempre me alegra muito. Sempre levo daqui uma imensa energia positiva, imensa força de vida".
A presidente ressaltou ainda a importância econômica, social e cultural da Bahia. "Minha vinda aqui hoje é para reafirmar meu compromisso com a Bahia, com o Nordeste e com a transformação do Brasil. Superar as desigualdades regionais é tão importante quanto superar as desigualdades sociais".
Nascida em Minas Gerais, a presidente já ocupou cargos públicos no Rio Grande do Sul e também nas duas gestões do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, chegando desempenhar a função de ministra chefe da Casa Civil, pasta onde foi responsável pela coordenação de programas como o MCMV.
Ao se pronunciar na área externa da Alba, ao lado da presidente, o governador Rui Costa enfatizou a “emoção especial” de receber Dilma na Bahia “e acompanhar este reconhecimento das baianas e baianos por tudo o que a senhora fez pela Bahia e pelo Nordeste". Durante a o evento, Dilma recebeu outras homenagens, como uma maquete que simbolizou a entrega de 1,3 milhão de cisternas no sertão baiano e apresentações musicais como a da cantora Juliana Ribeiro, que interpretou ‘Bahia com H’.
Com informações da Secom Ba.  16/06/2016

Representantes do metrô de Medellín visitam conexão metrô-aeroporto da Trensurb

Transportes sobre trilhos

Nesta sexta-feira (17) a comitiva se reúne com diretores e gestores da Trensurb e visitam a linha do Aeromóvel que interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Trensurb
foto - ilustração/Arquivo
Uma comitiva do Metrô de Medellín, Colômbia, está no Rio Grande do Sul para conhecer a tecnologia do aeromóvel desde ontem, quarta-feira (15). Nesta sexta-feira (17) eles se reúnem com diretores e gestores da Trensurb e visitam a linha que interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O roteiro ainda inclui visita à  Marcopolo e encontros com a Prefeitura de Canoas, cidade em que está sendo construída outra linha deste modal.

Conexão metrô-aeroporto
O projeto foi desenvolvido no Brasil, usando tecnologia 100% nacional e movimentou uma cadeia produtiva que envolveu mais de 50 empresas e mil profissionais. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.
Projetado pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Sustentabilidade e economia são marcas do aeromóvel. O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Já as estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno, evitam a poluição visual.
Fonte - ANPTrilhos  16/06/2016

Petróleo de boa qualidade é encontrado em novo poço no pré-sal

Pré-Sal 

A descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API) em reservatórios com excelente produtividade,além disso,foi encontrada a coluna de óleo (net pay) com 410 metros de espessura, a maior já descoberta em Libra. Anteriormente, a maior era a de 301 metros, anunciada em março deste ano.

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do sétimo poço do bloco no pré-sal da Bacia de Santos, na parte noroeste do bloco, a 180 km da costa do Rio de Janeiro, e confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API) em reservatórios com excelente produtividade.
Além disso, foi encontrada a coluna de óleo (net pay) com 410 metros de espessura, a maior já descoberta em Libra. Anteriormente, a maior era a de 301 metros, anunciada em março deste ano. O consórcio é formado por Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), tendo como gestora do contrato de partilha da produção a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA).
A companhia informou ainda que a perfuração faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, aprovado pela ANP em 26 de fevereiro de 2016. “Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços em Libra (seis pelo Consórcio e um pela Petrobras) e o oitavo (3-RJS-743A), também na área noroeste do bloco, está em perfuração. A área de Libra foi a primeira concessão sob o regime de partilha da produção”, revelou a Petrobras.
Fonte - Agência Brasil 15/06/2016

Travessia Salvador/Mar Grande ainda continua parada

Travessia Marítima

Por causa do mar agitado,ventos e das condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos os Santos, a travessia marítima Salvador/Mar Grande está sem funcionar desde terça-feira (14). Além dos ventos, são registradas ondas que chegam a 3 metros na baía, o que inviabiliza uma operação segura das embarcações.

Tribuna da Bahia
foto - ilustração/arquivo
Por causa do mar agitado e ventos de até 50 km por hora na Baía de Todos os Santos, a travessia marítima Salvador-Mar Grande seguirá parada nesta quinta-feira (16).
O sistema está sem funcionar desde terça-feira (14) por causa das condições desfavoráveis de navegação. Além dos ventos, são registradas ondas que chegam a 3 metros na baía, o que inviabiliza uma operação segura das embarcações.
A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que não existe nenhuma previsão para o sistema voltar a funcionar hoje.Também seguem sem funcionar as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, enquanto a linha marítima ligando Salvador ao Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica.
Os catamarãs que seguem para Morro de São Paulo zarpam do Terminal Náutico da Bahia com destino a Itaparica, de onde os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença, e de lá atravessam para Morro. Com conexão, a viagem dura em média uma hora a mais, chegando a 3h20. Os horários para o Morro saindo de Salvador são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30.
Fonte - Tribuna da Bahia  16/06/2016

Trem 'virtual' treina funcionários da linha 4 Amarela em São Paulo

Transportes sobre trilhos

Desenvolvido para linhas com sistema “driverless” (sem condutor), como a Linha 4, o equipamento espanhol ajuda na reciclagem dos colaboradores da concessionária.As equipes de manutenção, seguranças e estrategistas serão submetidas ao treinamento duas vezes por ano.

Diário de São Paulo - RF
foto - ilustração/Arquivo
Conduzir um trem parece uma tarefa fácil. E realmente é. Basta treinamento. Um simulador de trem, inédito no mundo, começou a funcionar em São Paulo há um mês para melhorar o desempenho dos funcionários quando precisam consertar falhas do sistema automático da Linha 4-Amarela do Metrô, administrada pela concessionária ViaQuatro.
O Diário teve acesso com exclusividade ao novo sistema na segunda-feira (13) e também “conduziu” alguns trens virtualmente.
A vantagem para os passageiros é ficar menos tempo parado no trem ou nas plataformas em caso de panes. Isso porque o simulador permite um treinamento mais realista aos agentes, que serão capazes de resolver problemas rapidamente.
Desenvolvido para linhas com sistema “driverless” (sem condutor), como a Linha 4, o equipamento espanhol ajuda na reciclagem dos colaboradores da concessionária.
As equipes de manutenção, seguranças e estrategistas serão submetidas ao treinamento duas vezes por ano.

Como funciona

O centro de treinamento fica no pátio da empresa, na Vila Sônia, na Zona Oeste da capital. O simulador reproduz o ambiente da cabine do condutor. O sistema é automático, mas os funcionários precisam do treinamento manual para agir rápido em caso de falha no sistema.
Os trilhos são originais, filmados por engenheiros, para dar mais realismo. A mesa de operação é repleta de botões, como a cabine de verdade.
Na simulação, o condutor aprende a sair com o trem, ganhar velocidade, chegar à próxima estação, alinhar os vagões às portas automáticas das plataformas e, finalmente, parar. Apesar de a velocidade máxima nos trilhos ser de 80 km/h, o simulador permite “viajar” somente até 30 km/h.

Até para abrir as portas é preciso prática e muita atenção.
Embora seja praticamente impossível a entrada de uma pessoa na via, por causa da barreira de vidro nas plataformas, a reportagem se “distraiu” e “atropelou” um homem nos trilhos.
Claro, tudo de mentira. Era apenas um teste. “Como nosso sistema é automatizado, há poucas falhas na operação e são raras as ocasiões em que o trem precisa ser operado manualmente. O simulador permite treinamento permanente mantendo os colaboradores aptos à atuação imediata em diferentes situações”, explicou o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Aparelho evita gasto com operação à noite
Antes do simulador de trem, o treinamento dos funcionários era feito nos próprios trilhos, de madrugada, entre 0h30 e 3h30.
Isso demandava mais custo, segundo a concessionária ViaQuatro, com despesas como horas extras e energia elétrica.
Com a implantação do simulador, o treinamento agora pode ser feito em qualquer horário, sem interferência na operação normal dos trens ou na manutenção preventiva da Linha 4-Amarela, que continua sendo realizada na madrugada.
Além do aspecto de segurança e da produtividade, outra vantagem do ambiente virtual é a eliminação do desgaste da composição e dos trilhos, que ocorriam quando o treinamento era realizado em campo.
As equipes treinarão, dentre outras situações, a operação manual do trem em casos de oscilação no fornecimento de energia elétrica. O objetivo é sempre restabelecer em menor tempo possível a prestação de serviço normal para o usuário. O processo de reciclagem no simulador acontece de seis em seis meses.
O tempo dispensado para o treinamento de funcionários iniciantes caiu pela metade. Antes, para aprender o conceito básico de tirar o trem da plataforma, por exemplo, demorava um mês. Agora, as aulas levam cerca de duas semanas.
Fonte - Revista Ferroviária  15/06/2016

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Agência Francesa de Desenvolvimento aprofunda discussões sobre o VLT de Salvador

Transportes sobre trilhos

A missão francesa em Salvador teve início ano passado, quando conheceram o projeto do sistema de transporte que vai substituir os trens do Subúrbio.A missão francesa em Salvador teve início ano passado, quando conheceram o projeto do sistema de transporte que vai substituir os trens do Subúrbio. “O VLT é um projeto estratégico para o Governo do Estado e a AFD é um parceiro importante pela sua expertise e o trabalho desenvolvido em vários países.

Da Redação
foto - aquivo/Secom
Na última esta terça-feira (14), uma comitiva da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), braço do governo francês voltado para a cooperação financeira com o setor público de outros países, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, para tratar de novos detalhes sobre uma possível parceria para viabilizar o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da capital baiana. O edital de licitação encontra-se em fase final de conclusão e deve ser lançado até julho, com previsão de início das obras em até 90 dias após a assinatura.
Além do secretário, a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, e o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, também participaram do encontro. “O VLT é um projeto estratégico para o Governo do Estado e a AFD é um parceiro importante pela sua expertise e o trabalho desenvolvido em vários países. Portanto, é de nosso total interesse oficializar essa cooperação”, afirmou Carlos Martins.
A missão francesa em Salvador teve início ano passado, quando conheceram o projeto do sistema de transporte que vai substituir os trens do Subúrbio. Desde então, foram feitos alguns estudos técnicos e apresentados detalhes da segunda etapa do VLT, cujo projeto original foi repensado com a possibilidade de estender o trajeto para viabilizar uma ligação direta com o metrô através de um novo trecho, ainda a ser definido - entre o Comércio e a Lapa ou Santa Luzia até o Retiro. O objetivo é de tornar o modal ainda mais eficiente e integrado à política estadual de mobilidade.
A comitiva francesa reforçou interesse em firmar parceria com o Governo do Estado, ainda mais motivados com o potencial de integração em rede do VLT, que também fará conexão com o BRT e, futuramente, tem perspectiva de ser estendido e integrado à Região Metropolitana. “Nós também gostamos de inovação, portanto, não encaramos isso como um risco. Queremos encontrar a melhor solução para os melhores projetos”, afirmou o gerente de Projetos de Transporte Urbano da AFD, Arnaud Dauphin.

PPP

Governo e Agência ainda precisam definir qual o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) a ser adotado e o tipo de financiamento. “Todas as PPPs do Estado tiveram elementos de inovação e foram pioneiras no país. Um bom exemplo é a que viabilizou o Hospital do Subúrbio, além da própria PPP do metrô”, destacou Carlos Martins.
A estimativa da Sedur é de que, num prazo máximo de 60 dias, sejam concluídos todos os estudos de demandas e projetos, bem como de viabilidade sócio-econômica e ambiental.

AFD
A Agência atua no Brasil desde 2007, com empréstimos a estados e municípios para projetos e programas de infraestrutura e mobilidade. Reconhecida internacionalmente, a AFD atua nos quatro continentes por meio de uma rede de 70 escritórios de representação e dedica, por ano, mais de seis bilhões de euros em financiamento de projetos sustentáveis.
Com informações da Secom Ba. 15/06/2016

Energia solar e eólica - Custos médios podem cair 59% até 2025

Sustentabilidade

Queda dramática nos preços da energia elétrica gerada por solar e eólica deve continuar graças a novos fatores de redução de custo.O relatório estima que, até 2025, os custos médios de energia elétrica poderiam diminuir 59% para a energia solar fotovoltaica (PV), 35% para a energia eólica offshore e 26% para a energia eólica terrestre em comparação com 2015. 

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Os custos médios da eletricidade gerada por tecnologias solar e eólica poderiam diminuir entre 26% e 59% em 2025, de acordo com um relatório divulgado hoje pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA). O relatório Energia para Mudar: Potencial de Redução de Custo em Solar e Eólica para 2025 considera que com políticas e quadros regulatórios adequados, as tecnologias solar e eólica podem ter seus custos reduzidos até 2025 e até além dessa data.
O relatório estima que, até 2025, os custos médios de energia elétrica poderiam diminuir 59% para a energia solar fotovoltaica (PV), 35% para a energia eólica offshore e 26% para a energia eólica terrestre em comparação com 2015. Os preços da eletricidade para energia solar concentrada também poderiam diminuir até 43%, dependendo da tecnologia utilizada. Em 2025, o custo médio mundial de eletricidade a partir de energia solar fotovoltaica e eólica terrestre será de cerca de 5 a 6 centavos de dólar por quilowatt-hora.
“Nós já vimos reduções de custos dramáticas na energia solar e eólica nos últimos anos e este relatório mostra que os preços vão continuar a cair graças a diferentes fatores de tecnologia e de mercado”, explica o Diretor-Geral da IRENA, Adnan Z. Amin. “Dado que a energia solar e eólica já são a fonte mais barata dentro nova capacidade de geração que foi adicionada em muitos mercados em todo o mundo, esta nova redução de custos amplia essa tendência e fortalece a atratividade econômica da mudança de combustíveis fósseis para energias renováveis.”
Desde 2009, os preços dos módulos fotovoltaicos solares e das turbinas eólicas caíram cerca de 80% e 30% a 40%, respectivamente. Com cada duplicação da capacidade instalada acumulada, os preços dos módulos solares fotovoltaicos caem 20% e os custos da energia elétrica a partir de parques eólicos cai 12% devido às economias de escala e melhorias nas tecnologias. É importante que os decisores políticos tenham em mente que as reduções de custos para 2025 vão depender cada vez mais do equilíbrio de custos do sistema (por exemplo, inversores, sistemas de montagem, obras civis, etc.), inovações tecnológicas, custos operacionais e de manutenção e da qualidade da gestão de projetos. O foco em muitos países deve, portanto, mudar para favorecer regulamentações e políticas que possam reduzir custos nestas áreas.
“Historicamente, o custo tem sido citado como uma das principais barreiras para a mudança das fontes de energia fóssil para fontes de energia renováveis, mas a narrativa agora mudou”, disse Amin. “Para continuar a conduzir a transição energética, devemos agora mudar o foco das políticas para áreas de apoio que irão resultar em cortes ainda mais profundos nos custos e, desta forma, maximizar a oportunidade econômica que temos à mão.”
Energia para Mudar é a primeira de uma série de publicações focadas em energia solar que a IRENA vai lançar nos próximos meses. Os futuros relatórios incluem Deixe a Luz Entrar: Como a Energia Solar Fotovoltaica Vai Revolucionar os Sistemas Elétricos – que fornece uma visão abrangente de energia solar fotovoltaica em todo o mundo e suas perspectivas para o futuro – e um relatório sobre a gestão de fim de vida para os painéis solares fotovoltaicos. Ambos serão lançados na Intersolar Europe, que acontecerá em Munique entre os dias 21 e 24 de junho.
Fonte - Revista Amazônia  15/06/2016

Travessia Marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat terá esquema especial durante São João

Travessia Marítima

Durante o feriadão de São João, o sistema Ferry-Boat (Salvador/Itaparica) estará operando com sete (07) embarcações.Para o período, mais de 9 mil vagas foram disponibilizadas no serviço Hora Marcada além dos horários regulares.Viagens extras e durante 24 horas irão ocorrer em datas específicas.

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
Para a travessia Salvador/Itaparica, via Sistema Ferry-Boat, durante o feriadão de São João, segunda maior festa popular da Bahia, a Internacional Travessias Salvador, administradora do serviço, informa que a operação contará com sete embarcações, além de uma oitava em stand by para auxílio nos momentos de manutenção obrigatória: Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Maria Bethânia, Agenor Gordilho, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Pinheiro. O número de ferries em trânsito a cada momento depende da demanda e da programação de manutenção preventiva obrigatória.
A operação especial montada para este período terá início em 21/06 e segue até a 27/06, com saídas nos horários regulares (de hora em hora), além de viagens extras sempre que a demanda aumentar. Além disso, o sistema vai estar operando durante 24 HORAS de 21 (terça) até 23 (quinta; até 23h30), para saídas a partir do terminal São Joaquim; e novamente de 26 (domingo) para 27 (segunda) a partir do terminal Bom Despacho. A expectativa é que sejam transportados aproximadamente 80 mil passageiros e 20 mil veículos, considerando o movimento de saída e retorno do feriado nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Para o período, com o grande volume de pessoas saindo da capital para curtir a festa no interior, o sistema Ferry-Boat torna-se uma alternativa interessante para quem não quer pegar a estrada, encurtando o tempo de viagem nas rodovias. Caso o movimento seja acima do previsto, a administradora está preparada para realizar viagens extras, atendendo a todos.

MAIS DE 9 MIL VAGAS HORA MARCADA
Usuários condutores de veículos que queiram programar a viagem com antecedência, podem agendá-la através do serviço Hora Marcada. A empresa disponibilizou 9.190 vagas para o serviço. Destas, 620 são extras, distribuídos nas madrugadas de 22, 23 e 27 de junho entre os dois terminais – sempre à 1h, 2h, 3h e 4h. Com venda exclusiva pela internet, o usuário deve acessar o site -portalsits.internacionaltravessias- para verificar a disponibilidade atual.Mais informações através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, em funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h 
Contatos -  Tel 071 3032-0475  -  lecac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da Internacional Travessias Salvador  15/06/2016

Mau tempo interrope travessia marítima Salvador/Mar Grande pelo segundo dia

Travessia Marítima

Segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), responsável pelo translado, a chuva que cai sobre a cidade deixa o mar agitado, com ventos fortes e ondas de até 3 metros, impossibilitando as operações com segurança.

A Tarde
Luciano da Matta - Ag. A TARDE
A travessia marítima Salvador-Mar Grande continua suspensa nesta quarta-feira, 15, devido às condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos-os-Santos. O serviço está suspenso desde terça, 14.
Segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), responsável pelo translado, a chuva que cai sobre a cidade deixa o mar agitado, com ventos fortes e ondas de até 3 metros, impossibilitando as operações com segurança.
Ainda conforme a Astramab, a travessia Salvador-Morro de São Paulo segue operando com conexão na Ilha de Itaparica, por força das condições impróprias de navegação no percurso entre a capital baiana e a Ilha de Tinharé.
Com isso, os catamarãs irão sair normalmente do Terminal Náutico, no Comércio, com destino ao Terminal Bom Despacho. De lá, os passageiros irão seguir de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e depois de lancha pequena para Morro.
Fonte - A Tarde 15/06/2016

Salvador registra a menor temperatura do ano com 20,2 graus na madrugada

Clima/Tempo

O registro foi feito pela unidade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade.“Para o comum em Salvador, é uma temperatura mais agradável, na madrugada, a menor deste ano. Claro que não podemos chamar de frio, porque acima de 20 graus não se considera frio, mas o soteropolitano, que tem três estações do ano com temperaturas mais elevadas, já se sente um pouco essa mudança”, disse a meteorologista Cláudia Valéria.

Sayonara Moreno
Correspondente da Agência Brasil

foto - ilustração
Com a leve queda nas temperaturas da capital baiana, os soteropolitanos tiraram os casacos do armário. Salvador registrou, na madrugada de hoje (15), a menor temperatura do ano, 20,2 graus Celsius (ºC). O registro foi feito pela unidade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade.“Para o comum em Salvador, é uma temperatura mais agradável, na madrugada, a menor deste ano. Claro que não podemos chamar de frio, porque acima de 20 graus não se considera frio, mas o soteropolitano, que tem três estações do ano com temperaturas mais elevadas, já se sente um pouco essa mudança”, disse a meteorologista Cláudia Valéria.
Para os próximos dias, a previsão é que o tempo continue ameno e chuvoso, na capital da Bahia e na faixa litorânea, sem modificações. De acordo com o Inmet, os termômetros vão marcar entre 22ºC e 27ºC, diferentemente de algumas cidades do interior, onde as temperaturas devem baixar mais.
Com a proximidade do período das festas juninas, sobretudo o São João, a meteorologista afirmou que as temperaturas tendem a cair principalmente no Recôncavo Baiano, na Chapada Diamantina e na Região Sudoeste, próximo a Vitória da Conquista, onde as temperaturas têm chegado a 13ºC.
Em todo o estado, as temperaturas devem variar entre 14°C e 34ºC, acompanhadas de chuva em grande parte dos municípios.
Fonte - Agência  Brasil  15/06/2016

Temer é apontado em propina na delação premiada

Política

Segundo Sergio Machado em seu acordo de delação premiada,Michel Temer, aceitou repasse de propina no valor de R$1,5 milhões de reais para a campanha de Gabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo em 2012.Além de Temer, Machado listou os nomes de outros 20 políticos que teriam recebido propinas no esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás.

Política
Sputnik
O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em seu acordo de delação premiada, apontou que o presidente interino, Michel Temer, aceitou repasse de propina no valor de R$1,5 milhões de reais para a campanha de Gabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo em 2012.
Além de Temer, Machado listou os nomes de outros 20 políticos que teriam recebido propinas no esquema de corrupção na subsidiária da Petrobrás.
Segundo ex-presidente da Transpetro, todos os políticos citados tinham conhecimento do esquema de corrupção na estatal e que nenhuma das doações solicitadas era lícita.
“Embora a palavra propina não fosse dita, esses políticos sabiam, ao procurarem o depoente, que não obteriam dele doação com recursos do próprio, enquanto pessoa física, nem da Transpetro, e sim de empresas que tinham relacionamento contratual com a Transpetro”, afirmou Machado.
Acompanhe abaixo o trecho do documento do depoimento da delação premiada, que vem sendo divulgado à imprensa em partes, que cita Michel Temer e outros 20 políticos no esquema de recebimento de propina.
"QUE os políticos responsáveis pela nomeação do depoente para a Transpetro foram Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, José Sarney e Edison Lobão; QUE estes políticos receberam propina repassada pelo depoente tanto por meio de doações oficiais quanto por meio de dinheiro em espécie; QUE além destes políticos o depoente também repassou propina, via doação oficial, para os seguintes: Cândido Vaccarezza, Jandira Feghali, Luis Sérgio, Edson Santos, Francisco Dornelles, Henrique Eduardo Alves, Ideli Salvatti; Jorge Bittar, Garibaldi Alves, Valter Alves, José Agripino Maia, Felipe Maia, Sergio Guerra, Heráclito Fortes, Valdir Raupp; que Michel Temer pediu ao depoente que obtivesse doações oficiais para Gabriel Chalita, então candidato a prefeito de São Paulo". (Isadora Peron, Gustavo Aguiar, Julia Affonso, Mateus Coutinho, Fausto Macedo e Ricardo Brandt).
Fonte - Sputnik  15/06/2016

terça-feira, 14 de junho de 2016

Inaugurado novo CCO (Centro de Controle Operacional) do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos

O CCO (Centro de Controle Operacional)da CCR,por meio de 800 câmeras distribuídas por todo o sistema metroviário,garante o acompanhamento em tempo real de cada detalhe do que está acontecendo nos trilhos,nas oito estações,e em breve também dentro dos trens.

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.Ba
Tecnologia a serviço da mobilidade, segurança e conforto dos soteropolitanos, o Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia, empresa que opera o equipamento através de uma parceria público-privada com o Governo do Estado, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (14), com a presença do governador Rui Costa. Por meio de 800 câmeras distribuídas por todo o sistema metroviário, o centro garante o acompanhamento em tempo real de cada detalhe do que está acontecendo nos trilhos, nas oito estações e, em breve, também dentro dos trens.
Segundo o governador, o vídeo monitoramento abrange ainda as passarelas de acesso às estações, em vários pontos, garantindo mais segurança para a população. “Nós vamos compartilhar essas imagens com o Centro de Comando da Secretaria de Segurança Pública, que vamos inaugurar no próximo mês e reunirá informações e imagens de todo o estado. Estamos fazendo a mesma parceria com as concessionárias das BRs 324 e 116 e do Litoral Norte. Com isso, possibilitamos mais rapidez nas ações e reações das polícias Civil e Militar, dando maior segurança à população”, destacou.

foto - Manu Dias/Gov.Ba
Para acompanhar o que é captado pelas câmeras, 40 funcionários monitoram 44 telas LCD de 55 polegadas, controladas por um gerenciador de imagens com 44 saídas gráficas. O sistema é informatizado, com circuito fechado de TV, concebido para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo capaz de gravar, exibir, recuperar e processar as imagens.
De acordo com o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, em dois anos de operação, o metrô já realizou 16 milhões de embarques. “Temos 300 agentes de segurança e nenhum incidente de segurança pública foi registrado. Esse centro de controle é capaz, com essa equipe, de operacionalizar tudo isso de forma automática, segura e pontual. O metrô é de fato seguro, limpo e confortável”, afirma.

Linha 2 e integração
Durante a inauguração do centro de controle, Rui também avaliou de forma positiva a operação do metrô. “As obras da Linha 2 estão a todo vapor e dentro do calendário. Nas últimas negociações da integração, nós mostramos para os empresários que quanto mais rápido ela for concluída, maior será o ganho para todos, inclusive para o sistema de transporte. No último domingo [12], aumentamos a integração, a próxima [a ser integrada] será a Estação da Lapa, com mais de 100 linhas".
De acordo com o governador, Salvador terá a melhor mobilidade do País, com veículos sobre trilhos, ônibus e novas vias. “Nós inauguramos agora a Orlando Gomes, que se integrará à 29 de Março. O próximo passo será a inauguração do trecho da 29 de Março que dá acesso à BR-324, no mês de setembro. Na Gal Costa, estamos construindo um túnel sob a Avenida Paralela, onde a CCR vai construir a estação de transbordo de Pituaçu. A estação de Mussurunga vai ser reconstruída, facilitando o transporte para quem mora no miolo da cidade, reduzindo o tempo de viagem e criando novos roteiros de linhas de ônibus para deixar os passageiros nessas estações”.
O prazo para inauguração da Linha 2 do Metrô, segundo Rui, está mantido para 2017. “Nós chegaremos lá com a plena integração dos ônibus com o metrô e já queremos ter em andamento a construção o VLT, que vai sair de Paripe para Calçada e com uma extensão para a Lapa”. O governador acrescentou que o VLT poderá ser estendido para a região metropolitana. “A nossa meta é integrar os municípios de Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila e Camaçari por ligação ferroviária. Isso significa um transporte mais barato, rápido, confortável e seguro. Independente de estar chovendo, a população vai chegar na hora ao seu compromisso”.

Visão geral
Às oito estações da Linha 1 que já estão em funcionamento vão se somar as 12 estações da Linha 2 que estão sendo construídas, além de outras três que terão as obras iniciadas. "Serão 41 quilômetros de linhas e uma frota de 40 trens. Hoje operamos com intervalos de seis minutos no horário de pico, o que nos dá uma capacidade de 200 mil passageiros por dia. Cada trem tem capacidade para mil passageiros. Nossa expectativa é reduzir esse prazo em três minutos, ou seja, teremos um trem a cada três minutos no horário de pico”, acrescenta Luis Valença.
Com informações da Secom Ba. 14/06/2016 

2016 deve ter maior crescimento da malha metroferroviária em duas décadas

Transportes sobre trilhos

No ano passado, a rede de transporte ferroviário de passageiros cresceu apenas 10,4 quilômetros, três vezes menos que em 2014. O resultado contabiliza as obras da Linha 1 do Metrô de Salvador (BA) e o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista (SP), linhas que estão em operação comercial desde janeiro deste ano. Com isso, o Brasil consolida 1.012 quilômetros em trilhos urbanos.

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias 

foto - ilustração/Secom
O ano de 2016 deve fechar com uma das maiores expansões do transporte de passageiros sobre trilhos dos últimos 20 anos, com incremento de 50,2 quilômetros aos 1.012 quilômetros de trilhos urbanos existentes. O resultado depende do início das operações de quatro novos sistemas, marcado para este ano: da Linha 4 do Metrô da cidade do Rio de Janeiro, a primeira etapa do VLT da zona portuária e central, também na cidade do Rio, a extensão do VLT da Baixada Santista (SP) e a primeira fase da Linha 2 do Metrô de Salvador (BA). Os dados são da ANPTrilhos e integram o Balanço do Setor Metroferroviário 2015/2016, divulgado nessa segunda-feira (13).
Por outro lado, os impactos da atual crise política e econômica, que desacelerou a execução de obras e projetos em infraestrutura, devem ter reflexos negativos para o setor ao longo dos próximos anos. De acordo com a ANPTrilhos, entre os projetos considerados mais importantes pela entidade para atender à demanda e garantir melhoria no serviço de transporte nas grandes cidades, três estão paralisados e um foi suspenso (a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo).
Para a entidade, neste momento de ajuste fiscal e de redução de orçamentos, deve ser dada prioridade aos projetos e obras já em andamento, a fim de garantir os benefícios dos sistemas para as cidades e passageiros. “Não existe projeto e obra em transporte sobre trilhos que não seja estratégico e fundamental para a região onde ele está sendo implantado”, destaca o documento divulgado pela associação.
A ANPTrilhos salienta a importância de PPPs (Parcerias Público-Privadas) para a execução de projetos de mobilidade urbana sobre trilhos: “essa tendência, independente do momento econômico que vivemos, firma-se como uma excelente opção para desonerar os cofres públicos e acelerar a implantação dos projetos. Os parceiros privados têm condições de investir e estão mostrando o seu interesse em participar da implementação de projetos”.

Resultados de 2015
No ano passado, a rede de transporte ferroviário de passageiros cresceu apenas 10,4 quilômetros, três vezes menos que em 2014. O resultado contabiliza as obras da Linha 1 do Metrô de Salvador (BA) e o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista (SP), linhas que estão em operação comercial desde janeiro deste ano. Com isso, o Brasil consolida 1.012 quilômetros em trilhos urbanos.
Aproximadamente 2,9 bilhões de viagens individuais foram realizadas por metrôs ou trens em 2015. O número representou crescimento de 1,7% frente a 2014, segundo o balanço. Na média, foram transportados 9,9 milhões de passageiros por dia.

Geração de empregos no setor
Enquanto o Brasil registrou crescimento de 8,5% na taxa média de desemprego em 2015, segundo dados do IBGE, o setor de transporte de passageiros sobre trilhos aumentou as contratações.
O número de vagas nas empresas expandiu 6%. Com isso, o setor fechou o ano com 41,1 mil trabalhadores.
A projeção é que o crescimento deve se manter nos próximos anos. Estima-se que, até o final de 2020, o setor contabilize 60 mil empregados.

Perfil dos passageiros
Um dado inédito no balanço da ANPTrilhos aponta que as mulheres predominam entre os passageiros dos sistemas de metrô. Já os homens são a maioria nos trens metropolitanos. A maior parte dos usuários está concentrada na faixa de até 34 anos e o trabalho é o principal motivo do uso do sistema, razão pela qual a maioria dos passageiros é frequente, ou seja, utiliza os trens e metrôs, no mínimo, três vezes por semana.
“Estes dados mostram a importância do sistema como estruturador dos grandes fluxos urbanos, tendo na sua alta capacidade, rapidez, regularidade e segurança os grandes benefícios para os usuários”, destaca o documento divulgado pela associação.
Fonte - Agência CNT de Notícias 14/06/2016

Trem falha em SP e passageiros caminham sobre trilhos

Transportes sobre trilhos

Uma composição, que viajava no sentido Francisco Morato-Luz, no centro, travou antes de chegar à estação Jaraguá, na zona oeste. Os passageiros precisaram desembarcar e caminhar sobre os trilhos.

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O trem da linha 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), apresentou falha às 7h de hoje (14). Uma composição, que viajava no sentido Francisco Morato-Luz, no centro, travou antes de chegar à estação Jaraguá, na zona oeste. Os passageiros precisaram desembarcar e caminhar sobre os trilhos.
Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, os usuários foram levados a uma outra composição e o problema foi resolvido. Porém, os trens continuavam, às 9h, trafegando em velocidade reduzida. As causas da falha no sistema serão investigadas.
Fonte - Agência Brasil  14/06/2016

Requalificação da Baixa dos Sapateiros fortalece comércio tradicional

Salvador

A Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador é o lugar por onde, há décadas, passam diariamente milhares de pessoas e onde outras milhares ganham a vida trabalhando no comércio.Imortalizada na música de Ary Barroso é muito mais que poesia.

Da Redação
foto - Gov.Ba
Imortalizada na música de Ary Barroso, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, é muito mais que poesia. Antes disso, é o lugar por onde, há décadas, passam diariamente milhares de pessoas e onde outras milhares ganham a vida trabalhando no comércio. E agora, passando por obras de revitalização, a região recebe uma homenagem à altura.
“Para mim, a Baixa dos Sapateiros é tudo, é a minha vida”, afirma o comerciante José Pedro Ferreira, que comemora as mudanças proporcionadas pelo Projeto de Requalificação Urbana da Baixa dos Sapateiros, realizado pelo Governo do Estado. “Sempre tinha buraco e as pessoas caíam. Com essa intervenção agora, ficou excelente, maravilhoso”.
O abandono era sentido, mas ficou apenas na memória do vendedor Lázaro Nogueira. “As pessoas não estavam mais circulando aqui, estavam indo para os bairros. E a revitalização feita na Baixa dos Sapateiros melhorou bastante o passeio. As pessoas estão circulando mais. A obra está legal. É uma iniciativa muito boa”.
foto - Gov.Ba
Para o ambulante Paulo de Jesus, poder andar nos passeios da região é uma segurança. “Ficou livre, tem espaço, melhor do que era antigamente. No tumulto, as pessoas não podiam andar, iam para o meio da rua. Agora não, andam normal”, afirma o ambulante em vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom).
E tem gente que faz parte da história da região, como o comerciante Carlos Antônio Dantas. “Adoro a Baixa dos Sapateiros. Estou aqui nesses 30 e poucos anos, muito feliz, satisfeito, [e] agora mais do que nunca. Sem dúvida nenhuma, é uma obra muito significativa para todos nós. Hoje as pessoas vêm aqui com muito prazer, com muita alegria. O lugar ficou muito gostoso”.
Com informações da Secom Ba.  14/06/2016