segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Contenção de encostas garante segurança para 380 famílias em Salvador

Infraestrutura

A inauguração foi realizada pelo governador Rui Costa, que, acompanhado de moradores e autoridades, visitou os locais beneficiados pelas intervenções e conversou com a comunidade. O governador ainda mencionou a realização de outras melhorias para o bairro.

Da Redação
foto - Secom Ba.
As obras de contenção de encostas entregues pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (15) já garantem segurança e tranquilidade para 380 famílias que antes viviam em áreas com risco de deslizamento de terras no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A inauguração foi realizada pelo governador Rui Costa, que, acompanhado de moradores e autoridades, visitou os locais beneficiados pelas intervenções e conversou com a comunidade.
Na ocasião, Rui falou sobre a importância dessas intervenções para a vida das famílias beneficiadas. "Nosso compromisso maior é com a preservação da vida dessas pessoas, que guardam em seus imóveis as economias de uma vida inteira. Mais que um valor monetário, essas casas têm um significado emocional por representar tudo o que essas famílias conseguiram construir durante anos. Por isso não podemos esquecer de que a vida de todas essas pessoas é aqui, com seus parentes, amigos e vizinhos, que moram sob o mesmo teto ou no mesmo bairro. Queremos preservar a memória e a herança desses baianos”.
O governador ainda mencionou a realização de outras melhorias para o bairro. "Aqui a drenagem é uma dificuldade porque antigamente essa localidade foi nascente de rios. Já pedi à [Companhia de Desenvolvimento Urbano] Conder que faça um projeto de macrodrenagem e vamos 'correr atrás ' do dinheiro para executar a obra e melhorar ainda mais a vida de quem mora no bairro”.

Segurança e paz
As melhorias foram realizadas nas ruas do Ouro e Marechal Deodoro e contaram com um investimento de R$ 3 milhões. A aposentada Eliete dos Santos, de 72 anos, foi uma das beneficiadas com a obra. Moradora de Pau da Lima há quase 50 anos, ela criou os seis filhos na casa que tinha, aos fundos, um barranco com muita vegetação, e lembra até hoje de tudo que já perdeu por causa das chuvas. "A água já ficou na altura da cintura dentro de casa, invadindo os quartos. Perdi tudo. Móveis, roupas, estragou tudo. Fora as noites de sono que perdia por causa da falta de paz". Hoje ela tem motivos para comemorar. A contenção protege a casa dela de um possível deslizamento de terra. "Eu só tenho que agradecer. Valorizou minha casa e eu não tenho mais medo de morrer com desabamento", disse.
Para o presidente da associação de moradores do bairro, Welington Nascimento, as obras valorizam, sobretudo, a vida. "Quando visitamos estes lugares, conversamos com os moradores, com o pessoal da Conder, e sentíamos medo. Havia um temor pela vida dessas pessoas porque as casas poderiam cair a qualquer momento. E hoje vemos que esse tipo de obra, de melhoria nas comunidades, traz mais do que valorização das ruas, traz segurança para a vida, a integridade física dos moradores de Pau da Lima”.
As intervenções entregues nesta segunda-feira fazem parte do Programa de Contenção de Encostas de Salvador, que vai recuperar na cidade 106 localidades consideradas de risco alto e muito alto de desabamento e deslizamentos de terra. Essa inauguração já é a 16ª feita pelo Governo do Estado.
Com informações da Secom Ba.  15/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito