PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 20 de abril de 2013

Greenpeace promove ato em defesa do Ártico


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Foto - ilustração
Rio de Janeiro - A organização não governamental Greenpeace promoveu nesta manhã (20), na Praia de Botafogo, na zona sul do Rio, um ato em defesa do Ártico, criando com os próprios corpos as palavras “I love Arctic”, que em português significa “Eu amo o Ártico”.
A ação foi feita simultaneamente em outras 280 cidades, de 36 países, para chamar a atenção da sociedade civil e fazer pressão para que os países integrantes da Organização da Nações Unidas (ONU) implementem medidas de proteção do Ártico, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.
A ONG defende a criação de um santuário mundial na área em torno do Polo Norte e a proibição da exploração de petróleo em alto mar e da pesca predatória na região. Segundo o Greenpeace, a exploração de petróleo no Ártico torna a operação altamente arriscada, devido ao frio intenso
Fonte - Agência Brasil 20/04/2013

METRÔ DE SALVADOR agora sai......

Metrô de Salvador

Tudo pronto para a assinatura do termo de transferência do Metrô e CTS da Prefeitura de Salvador para o Governo da Bahia.A documentação que estava sendo analisada conjuntamente pelas procuradorias do município e do estado já esta liberada com todas as pendências devidamente resolvidas.A documentação já se encontra em posse do gov. do estado. A solenidade do ato formal das assinaturas do documento pelos Prefeitos de Salvador, L.de Freitas e pelo Governador do Estado, será realizado nesta segunda feira (22/04)  na governadoria no CAB. Esperamos assim que definitivamente o metrô de Salvador possa se concretizar,com inicio das obras a partir da licitação que deverá ser efetuada para a conclusão das obras da linha 01 ( Lapa/Pirajá) e a construção da linha 02  (metropolitana SSA/L.de Freitas) em regime de PPP. Com a conclusão da obra estimada para 36 meses e a   entrada total em operação do sistema composto pelas duas linhas, a cidade e a sua população poderão  enfim dispor de um serviço de transporte de qualidade,com rapidez,conforto,segurança e integração com melhorias significativas na qualidade de vida e da mobilidade em Salvador.Um transporte público de qualidade e eficiente sem duvida irá contribuir positivamente na melhoria nos diversos aspectos urbanos da cidade,no transito com menos veículos circulando,espaços livres para pessoas com humanização e convivência compartilhada,diminuição da poluição ambiental e visual na cidade entre outros benefícios.Em fim que seja vindo o tão esperado metrô de Salvador.
Pregopontocom
Com informações de Edinillsom Pereira.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bilhete único mensal é implantado em em SP

Já é possível ter um único cartão de transporte para usar o mês todo, sob uma única taxa, em São Paulo. O bilhete único mensal custa R$ 140 (R$70 para estudantes) e já permite cadastro de interessados.
Foto: reprodução/Catraca Livre
O modelo, que tem cara de Europa, é da SPTrans e teve seu valor definido com base em duas viagens diárias, por 22 dias úteis no mês. O número de viagens é ilimitado e a economia pode chegar até R$ 40, segundo o Diário de São Paulo.
A emissão do bilhete único mensal é gratuita e, para tal, é preciso somente informar dados pessoais e fornecer uma imagem 3×4 já digitalizada.
O cartão possui um chip para permitir que o usuário o recarregue por meio de pagamento online ou débito em conta corrente.
A ideia do prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, é expandir a ideia para versões semanal e diária.
Fonte - Do Blog movimentoconviva 19/04/2013

CAMPO GRANDE será fechado durante as madrugadas

Da Redação

Eduardo Martins | Ag. A TARDE
Praça será vigiada pela Guarda Municipal durante madrugada e será proibida a prática de skate

Por causa do crime ocorrido no último sábado, 13, quando morreu um estudante da Universidade Federal da Bahia, a prefeitura decidiu fechar os portões da Praça do Campo Grande "a noite, já a partir desta sexta-feira, 19. O largo não poderá mais ser utilizado entre às 22h e 6h do dia seguinte.
A ação será coordenada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com outros órgãos públicos. O titular da Semps, Maurício Trindade, afirmou que equipes da Guarda Municipal ficarão de plantão durante a noite, acompanhadas de cães adestrados, para impedir a invasão da praça.
Também será proibida a circulação de skatistas no local, pois, segundo a prefeitura, a prática do esporte tem destruído os monumentos franceses localizados no Largo. Segundo Trindade, também será proibido som em volume alto, em cumprimento à Lei Municipal nº 5.354/98 que estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis das 22 às 7h.
"Atendendo solicitação dos moradores do Campo Grande e entorno, faremos contato com os estabelecimentos comerciais e templos religiosos da área, pedindo que evitem ultrapassar o limite de emissão sonora permitido por lei, especialmente após as 22h", afirmou Trindade.
Fonte - A Tarde 19/04/2013

Comentário Pregopontocom :
Pelo andar da carruagem a serem resolvidas dessa maneira as questões relativas a segurança,em breve teremos um toque de recolher em toda a cidade.

A SECA - provoca racionamento de água na Bahia em 96 municípios

Racionamento de água na Bahia atinge 96 municípios


Da Agência Brasil
Foto ilustração - expressopb
Brasília – Já são 96 os municípios que adotaram com o racionamento de água no estado em decorrência da seca. Esperadas para o fim de março, as chuvas ainda não chegaram à maior parte dos municípios baianos, de acordo com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).
Segundo a Embasa, em todo o estado ocorre redução do nível de água em reservatórios. O lago formado pela Barragem da Tapera, encontra-se com 16% da sua capacidade total. A redução provocará nos próximos três meses um corte de 50% no abastecimento de água proveniente do reservatório.
No distrito de Cações, no município de Jaguaripe, o fornecimento de água se dará de forma alternada: Cações e Barreiras recebem água em um dia e Mutá e Pirajuia no outro. A Embasa manterá um esquema de distribuição de água por meio de carros-pipa para hospitais, escolas e creches de toda a região afetada pela seca em casos de emergência.
Segundo o gerente do escritório da Embasa em Itaparica, Ariosvaldo Gama, a distribuição de água tratada nesse regime é a única forma de garantir a continuidade do serviço até que volte a chover na região. "A população deve fazer o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas, áreas externas, entre outros espaços", disse.
Fonte - Agência Brasil  19/04/2013

Ministro da Justiça nega que governo use força policial contra comunidades indígenas

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil


Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou enfaticamente que o governo federal tenha infringido qualquer direito indígena ou que atue com parcialidade em relação aos conflitos entre índios e produtores rurais ou grandes empreendimentos. As críticas vêm sendo feitas por lideranças indígenas mundurukus e organizações indigenistas como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pela presença de policiais da Força Nacional com técnicos responsáveis por conduzir as pesquisas de viabilidade do Complexo Hidrelétrico Tapajós.
“Não posso aceitar, em momento algum, opiniões de que o governo [federal] tenha tido qualquer descompromisso com os direitos dos povos indígenas consagrados na Constituição. Não posso aceitar de forma nenhuma acusações de que exista uma situação de parcialidade na condução desse processo [de busca de soluções para os conflitos indígenas]”, disse o ministro hoje (19).
Para o ministro, a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) de determinar a suspensão temporária dos estudos de identificação do potencial hídrico do Rio Tapajós para a eventual construção de usinas hidrelétricas, bem como de todas as demais ações relacionadas ao empreendimento, é resultado de uma “confusão” que ele está certo de que será esclarecida nas instâncias superiores da Justiça.
A suspensão foi determinada nessa terça-feira (16), pelo desembargador João Batista Moreira, do TRF1, que acatou pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA). Além de apontar a necessidade de que os povos indígenas fossem consultados antes de qualquer estudo relacionado ao empreendimento, os procuradores da República apontavam o risco de um confronto entre policiais designados para garantir a segurança dos técnicos e cientistas responsáveis pelo estudo e manifestantes contrários à construção do Complexo Hidrelétrico Tapajós, sobretudo os índios da etnia Munduruku.
Em fevereiro, líderes da etnia visitaram a Agência Brasil e disseram que não aceitam o empreendimento e que iriam se unir a outros segmentos, como populações ribeirinhas e organizações não governamentais (ONGs), para inviabilizar as obras.
Para o ministro, as críticas são fruto “da má compreensão do que efetivamente está acontecendo”. Segundo Cardozo, a presença dos militares quer exclusivamente garantir os estudos e não afeta as áreas indígenas. “Há inclusive uma decisão judicial de que esses estudos têm que ser feitos para analisar a viabilidade da obra, com respeito ao meio ambiente e a tudo mais. A presença da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal é apenas para garantir os estudos e a tranquilidade do local. Não se trata de atingir direitos de povos indígenas em hipótese nenhuma”.

Cardozo destacou o empenho do governo federal em reconhecer e garantir o cumprimento dos direitos indígenas estabelecidos na Constituição Federal e garantiu que caso algum policial federal ou da Força Nacional cometa qualquer ato de abuso de poder será julgado e responsabilizado. “Tenham certeza de que, havendo provas, o ministro da Justiça será implacável na aplicação de punições. Implacável. Por outro lado, é também sabido que, por vezes, organizações criminosas querem se valer da boa-fé dos povos indígenas para desmatar, fazer garimpo ilegal. Isso nós também não iremos aceitar. Os povos indígenas têm que ser tratados com dignidade e não serem utilizados por organizações criminosas”.
Cardozo citou o processo de retirada dos não índios da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. O processo foi concluído em janeiro deste ano. “Fomos ao limite da possibilidade de negociação para que pudéssemos entregá-la ao povo indígena. Tivemos que usar a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e o apoio das Forças Armadas para que pudéssemos vencer as resistências e para que a área pudesse ser entregue aos povos indígenas. Cumprimos nosso dever”.
Fonte - Agência Brasil  19/04/2013

MADURO é empossado presidente da Venezuela

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Foto ilustração - portalmidia
Bogotá - Nicolás Maduro tomou posse como presidente da Venezuela, para o período de 2013-2019, na tarde de hoje (19) na Assembleia Nacional do país. Ele recebeu a faixa presidencial e o colar que era usado por Hugo Chávez das mãos do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e de Maria Gabriela Chávez, filha do presidente morto.
"Nicolás Maduro, hoje 19 de abril, na presença e memória de nosso libertador Simón Bolívar e do comandante Hugo Chávez e na presença de presidentes e chefes de Estado e de Governo, e do povo, jura cumprir esta Constituição e as leis da República em função de dar a maior soma de felicidade possível ao povo e de seguir construindo o socialismo e seguir o legado de Hugo Chávez?", pergunto Cabello para Maduro na cerimônia de juramento.
"Juro diante da Constituição aprovada pelo povo em 1999, por Deus, por Cristo e pelo povo, pela memória eterna do Comandante Supremo que cumprirei e farei cumprir esta Constituição em tudo o que é inerente ao cargo para construir uma pátria de felicidade independente e socialista para todos e todas", declarou Maduro.
Um incidente interrompeu a cerimônia, quando um jovem invadiu a plataforma, onde estava o presidente empossado, e chegou a tocar em Maduro, gritando: "Nicolás, me chamo Yonder, me ajuda por favor!". A transmissão foi suspensa e o rapaz retirado do local. "Tivemos uma falha de segurança, eu podia ter levado um tiro, vamos ver o que esse rapaz precisa", disse Maduro.
O presidente iniciou o discurso como presidente empossado, agradecendo as delegações de 61 países presentes no evento (antes a Telesur, canal de TV estatal, havia informado 47 delegações). Maduro pediu paz e tolerância diante dos recentes conflitos ocorridos no país por causa do resultado da eleição, em que venceu por pequena margem de votos. "Reconhecemos e respeitamos os milhões de eleitores votantes da oposição, nós os amamos, mas pedimos que não assumam tanta intolerância e ódio", disse.
Após a cerimonia de posse, Nicolás Maduro participará do tradicional desfile militar de 19 de abril, que comemora o início do processo de independência do país, ocorrido em 1810.
Na próxima semana, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciará quando será iniciada a auditoria nas urnas eletrônicas que ainda não foram verificadas. Segundo o conselho faltam 46% do total das urnas. Maduro foi eleito com uma pequena vantagem sobre o opositor Henrique Capriles e a oposição não aceitou reconhecer o resultado sem a verificação dos votos.
Fonte - Agência Brasil  19/04/2013

DISCOS VOADORES - Ministério da Defesa e ufólogos trocam informações

Ministério da Defesa e ufólogos abrem canal para troca de informações sobre óvnis

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Foto ilustração - blogbrasil
Brasília – Motivado pelo grande número de pedidos sobre arquivos envolvendo óvnis –objetos voadores não identificados - apresentados com base na Lei de Acesso à Informação, o Ministério da Defesa abriu ontem (18) o primeiro canal de comunicação com estudiosos sobre o assunto, chamados ufólogos, em reunião ocorrida na capital federal.
“Foi uma reunião super-histórica e inédita, não só no Brasil como em todo o mundo. Nunca um Ministério da Defesa recebeu ufólogos para debater o tema”, disse à Agência Brasil o editor da revista UFO, Ademar José Gevaerd.
Segundo o coronel da Aeronáutica Alexandre Emílio Spengler, responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa, o tema é, disparado, o mais buscado entre os cidadãos que fazem uso da Lei de Acesso à Informação para pedidos dirigidos à área militar, o que acabou dando mais relevância à abertura de diálogo entre governo e estudiosos.
“Até o momento foram 107 pedidos. Só para a Força Aérea foram feitas 65 solicitações. Em segundo lugar, com apenas 27 pedidos, estão as informações sobre remuneração de militares”, informou à Agência Brasil o coronel.
Os ufólogos ficaram otimistas com a recepção. “As autoridades deixaram claro que o ministro [da Defesa] Celso Amorim respeita a ufologia e o trabalho dos ufólogos, e que vão levar adiante a ideia de estabelecer, com a Comissão Brasileira de Ufólogos, um canal de comunicação para alcançarmos, sem obstáculos ou desvios, as três Forças Armadas, sempre que precisarmos de informações sobre o assunto”, disse Gevaerd.
Os entendimentos iniciados com o governo brasileiro serão divulgados mundialmente pelos estudiosos brasileiros. “Isso será informado a ufólogos de todo o mundo na semana que vem, quando participaremos do Congresso Mundial de Ufologia em Washington. Sem dúvidas, todos os holofotes estarão sobre o Brasil”, acrescentou.
De acordo com o Ministério da Defesa, dos 107 pedidos de informação relacionados a óvnis, 26 foram deferidos e resultaram na entrega de algum tipo de documento ao solicitante. Os demais foram negados.
“Todos os [pedidos] negados, até o momento, foram por não termos a informação ou por ela ainda estar sob sigilo”, explicou Spengler. Segundo ele, há a possibilidade de o sigilo estar justificado pelo fato de envolver “assuntos relacionados à segurança nacional”. Alguns deles, classificados como secretos ou ultrassecretos.
O Comando da Aeronáutica já entregou os documentos não classificados relativos a óvnis ao Arquivo Nacional, por determinação de uma portaria. Há, segundo a Defesa, alguns documentos do Exército que não foram entregues porque foram extraviados.
“O Exército já admitiu que parte dos documentos pode ter sido destruída, o que de fato era permitido por um decreto de 1977 [Decreto 79.099], que permitia a destruição de documentos sigilosos, bem como de eventuais termos pedindo a destruição”, informou Spengler. Segundo ele, não há estimativas sobre o número de documentos destruídos sob respaldo do decreto.
Entre os documentos mais solicitados pelos ufólogos, mas ainda sem resposta, está o da Operação Prato, ocorrida no município de Colares (PA), na década de 70, em que militares da Aeronáutica fizeram uma operação tendo por base relatos de cidadão da região sobre avistamentos de objetos luminosos. Segundo os ufólogos, durante o episódio, médicos atenderam diversas vítimas de queimaduras causadas pelos óvnis.
A expectativa é que, a partir do próximo 1º de junho e no máximo até a mesma data do ano que vem, após seguir os trâmites legais, as autoridades comecem a divulgar informações sobre casos como este.
Em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, o secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério, Ari Matos, disse que as informações que ainda não se tornaram públicas são exceções, e que a regra geral é "disponibilizar todos os documentos". Segundo ele, alguns casos ainda têm que obedecer ao prazo legal, "mas isso é uma questão que em breve será solucionada".
Fonte - Agência Brasil  19/04/2013

DEPUTADOS correram quando um pequeno grupo indígena entrou no plenário

Por que correram, deputados?


Elaine Tavares -  Brasil de Fato

A cena protagonizada pelos deputados seria risível se não representasse claramente o que pensam dos índios. Os engravatados correram, desesperados, quando viram um pequeno grupo de indígenas avançando em danças rituais pelo meio do plenário. Para eles, aqueles homens e mulheres nada mais são do que selvagens, perigosos e ameaçadores. Não conseguem os ver como cidadãos brasileiros, iguais a eles em direitos e deveres. Os deputados correram por que? De medo? E por que teriam medo? Porque sabem muito bem o que fazem e como tratam os povos indígenas nesse país
As comunidades indígenas do Brasil estão em processo de crescimento. Desde 1991 , segundo mostraram os dados do IBGE, o aumento da população foi de 205%. Hoje, o Brasil já contabiliza 896,9 mil índios de 305 etnias, e em quase todos os municípios (80%) tem alguma pessoa auto declarada indígena. Até mesmo alguns grupos já considerados extintos, como os Charrua, se levantam, se juntam, retomam suas raízes, formam associações e lutam por território. Isso significa que a luta que vem incendiando a América Latina desde o início dos anos 90 já chegou por aqui.
Não é sem razão que causou tanto estupor a declaração dos Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de resistir até o último homem caso forem retirados de suas terras. É que as comunidades já estão fartas de conversinhas e promessas governamentais. Querem ver seus direitos garantidos agora e estão dispostos a lutar. Isso também coloca todo mundo em polvorosa, porque, de certa forma, quando os índios estão quietinhos nas aldeias, são muito bem vistos. Mas, bastou levantar o tacape para que os racistas e reacionários de plantão já se alvorocem. É o que acontece hoje em Santa Catarina, quando é chegada a hora da desintrusão da terra indígena do Morro dos Cavalos. Aceitos por vários anos, vivendo em condições precárias em poucos hectares, agora que tiveram as terras definitivamente demarcadas e lutam pela desocupação do território, provocam o ódio de comunidades pacatas e cheias de "gente de bem".
Também é o que se vê na luta contra Belo Monte e as demais hidrelétricas que poderão destruir boa parte da vida no Xingu. As revoltas das comunidades indígenas e ribeirinhas incitam os velhos ódios e não faltam as vozes a clamar contra o que chamam de "obstáculos ao progresso". Já as fazendas de gado e de monocultura que destroem pouco a pouco a Amazônia são vistas como "desenvolvimento". Da mesma forma foram julgados como baderneiros e oportunistas os indígenas que ocuparam e resistiram na Aldeia Maracanã por sete longos anos, querendo unicamente preservar um espaço histórico. Foram retirados à força, como se fossem bandidos.
Agora, os ataques vem do governo e do Congresso Nacional, no qual tramita uma proposta de mudança na Constituição, a PEC 215. Essa proposta tem por objetivo transferir para o Congresso Nacional a competência de aprovar a demarcação das terras indígenas, criação de unidades de conservação e titulação de terras quilombolas, que até então é de responsabilidade do poder executivo, por meio da Funai, do Ibama e da FCP, respectivamente. A aprovação da PEC põe em risco as terras indígenas já demarcadas e inviabiliza toda e qualquer possível demarcação futura.
Além disso também está em vigor a portaria 303, da AGU, que define que qualquer terra já demarcada pode ser revista e tirada das comunidades, basta que dentro delas haja algo que seja do interesse dessa gente sempre pronta a sugar as riquezas do país (minérios, petróleo, rios). Ou seja, é a forma moderna de dominação dos mesmos velhos opressores. Se antes eram os arcabuzes, agora é a lei. E o que é mais espantoso, uma lei que viola a Carta Magna.
Por isso é que os indígenas brasileiros organizados decidiram fazer uma ação em Brasília, junto aos deputados. Sabem que não dá para confiar numa casa cujos habitantes foram eleitos por grupos econômicos que sistematicamente vêm rapinando as riquezas da nação e, portanto, não hesitarão passar por cima de comunidades inteiras se isso for necessários aos seus interesses. E tanto isso é verdade que ontem (dia16.04) eles estavam lá, tentando conversar, tentando entrar na casa que dizem, é do povo. Mas, estavam impedidos. Só que decidiram não aceitar uma imposição sem sentido. Se a casa é do povo, entrariam. E foi o que fizeram. Forçaram a porta e adentraram ao plenário, onde os engravatados os ignoravam.
A cena protagonizada pelos deputados seria risível se não representasse claramente o que pensam dos índios. Os engravatados correram, desesperados, quando viram um pequeno grupo de indígenas avançando em danças rituais pelo meio do plenário. Para eles, aqueles homens e mulheres nada mais são do que selvagens, perigosos e ameaçadores. Não conseguem os ver como cidadãos brasileiros, iguais a eles em direitos e deveres. Os deputados correram por que? De medo? E por que teriam medo? Porque sabem muito bem o que fazem e como tratam os povos indígenas nesse país.
A vergonhosa correria rendeu frutos aos indígenas. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), acabou propondo uma saída honrosa. A casa suspenderia a criação da comissão especial que iria apreciar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e criaria um grupo paritário para discutir os temas de interesse dos povos indígenas. Os índios reunidos no Salão Verde conversaram e deliberaram aceitando a proposta .
Agora é vigiar porque esse não vai ser um debate fácil. Tanto o governo como os grupos de poder que financiam a maioria dos deputados querem poder dispor das terras indígenas que estão cheias de riqueza. Mas, o fato é que a ação do "abril indígena" conseguiu pelo menos colocar em pauta um tema que já vem caminhando desde anos e não recebe a devida atenção nem pela mídia nem pelos deputados. Foi uma vitória, parcial e temporária, mas ainda assim uma vitória. O que prova por a + b que só a ação direta e organizada faz a vida das gentes avançar. E, para aqueles que estão aí, na luta sempre, a cena do apavoramento dos deputados deixa muito claro que eles sim, têm medo, embora não tenham prurido de destruir sistematicamente o modo de vida dos povos indígenas. A lição do abril indígena é singela: é preciso fazer com essa gente que não leva em conta os desejos das maiorias voltem a ter medo delas. A luta de classes avança por aqui também...Elaine Tavares
Fonte - Com Texto Livre 18/04/2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Temporal provoca alagamentos e destruição em Salvador

Foto: Reginaldo Ipê
Ressaca quebra parte de praça na Pituba

Tiago Nunes - TB
A forte ressaca levou parte da Praça Wilson Lins, na Pituba. O mar pôs abaixo boa extensão da ciclovia, bem como danificou uma quadra esportiva, além de arrastar bancos de cimento


A forte ressaca que atingiu as praias de Salvador na madrugada dessa quarta-feira (17/4) provocou estragos em parte da orla marítima da cidade. A força das ondas destruiu todo o entorno da Praça Wilson Lins (antigo Clube Português), no bairro Pituba. Todo o perímetro segue desprotegido oferecendo risco iminente à população, pois, a qualquer momento, demais porções do equipamento podem ruir.
A água invadiu a orla e a mureta não resistiu às ondas de mais de dois metros de altura. Toneladas de concreto foram reviradas com o avanço do mar. O local - que é destinado à pratica esportiva e lazer - teve parte de uma ciclovia, reservada às crianças, destruída pelas correntes da maré.
A força das águas também provocou rachaduras em uma quadra. Ao menos três coqueiros correm risco de cair. “Os coqueiros estão prestes a cair. As raízes já estão expostas. As árvores já estão em declive”, disse o repórter fotográfico Reginaldo Ipê, que registrou o ocorrido. A curta faixa de areia foi tomada pela maré causando dificuldades para as pessoas caminharem pela parte da praia. Toneladas de pedras e concretos dos bancos da praça foram parar na praia.
Sem proteção natural, a terra segue deslizando. Até as 19h, a área afetada pela ressaca não havia sido interditada. A equipe de reportagem da Tribuna tentou entrar em contato com a prefeitura para obter informações sobre plano emergencial de contenção, mas não teve sucesso. Pedestres e frequentadores da praça estão preocupados. Segundo eles, caso haja nova ressaca, há o risco de metade do local ser destruído.

Alagamentos
A chuva que caiu em algumas áreas de Salvador no final da manhã dessa quarta-feira (17/4) causou transtornos no trânsito, segundo a Transalvador. A Avenida Paralela ficou engarrafada nos dois sentidos, principalmente na região do bairro Imbuí, por causa dos pontos de alagamentos na via. Ainda de acordo com o órgão, a Rua Pedro Ribeiro, no Jardim de Alah, também ficou alagada e teve o tráfego de veículos afetado. Por volta das 14h, a situação permanecia complicada nestes locais, segundo a Transalvador.

A Defesa Civil registrou até as 14h15, 13 ocorrências, sendo três alagamentos de áreas, um alagamento de imóvel, duas ameaças de desabamento, três ameaças de deslizamento, dois deslizamentos de terra e duas orientações técnicas. A Codesal atende a população pelo 199. Numa invasão que fica nos fundos do bairro Doron, os moradores da localidade sofreram com o alagamento, pois as casas foram construídas ao lado de uma lagoa que tem na região, e que sempre transborda quando chove mais forte.
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, o índice pluviométrico que caiu nesta quarta-feira, de 0,4 mm, é considerado baixo. Sendo que esse registro foi feito na região do bairro de Ondina, onde não choveu muito. Nas outras áreas, onde a chuva caiu mais forte, o Inmet não tem registro. Ainda segundo a meteorologista, o motivo dessa forte chuva em alguns lugares da cidade seria uma passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia. A previsão é que Salvador continue com chuvas isoladas até domingo (21). Ainda segundo Valéria, o período chuvoso no estado vai de abril até junho.
A previsão é de que a chuva continue durante hoje na capital baiana. Mas não há previsão de temporais, embora possa ocorrer maior precipitação em pontos isolados, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, a chuva fraca continuará a atingir até a noite desta quinta-feira, que tem previsão de temperatura máxima de 31°C, segundo a empresa Climatempo. A mínima será de 24°C.
Fonte - Tribuna da Bahia 18/04/2013

Brasil tem três computadores para cada cinco habitantes, diz pesquisa da FGV


Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A quantidade de computadores em uso no Brasil, somados os corporativos e os domésticos, chega a 118 milhões, aponta pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada hoje (18). Isso significa que existem, no país, três computadores para cada cinco habitantes.
O estudo mostrou também que o número de computadores dobrou no período de quatro anos. Para este ano, a FGV estima que serão comercializados 22,6 milhões de unidades, o que equivale a uma unidade por segundo.
A projeção para daqui três anos é que o país tenha um computador por habitante, com 200 milhões de unidades. Esse crescimento será puxado, explica o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa, pelo aumento previsto nas vendas de tablets, também classificado como computador pela pesquisa.
O levantamento, que é feito há 24 anos e divulgado anualmente, consultou 5 mil grandes e médias empresas com 2,2 mil respostas válidas.
Fonte - Agência Brasil  18/04/2013

Unasul - Reunião vai discutir tensão depois de eleições na Venezuela

Reunião da Unasul vai discutir tensão depois de eleições na Venezuela

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A tensão na Venezuela, em decorrência das eleições presidenciais ocorridas no domingo (14), é o tema principal de uma reunião de urgência convocada para hoje (18) pelos líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Lima, no Peru. A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença. Depois, ela segue para Caracas, capital venezuelana, para a cerimônia de posse do presidente eleito Nicolás Maduro. No total, oito pessoas morreram e 70 ficaram feridas nos confrontos depois do pleito.
A reunião ocorre em Lima porque o presidente do Peru, Ollanda Humala, comanda temporariamente a Unasul. Integram a Unasul os seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai (suspenso do bloco), Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. O Panamá e o México são países observadores do grupo.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Congresso peruano, Víctor Andrés García Belaunde, disse que o desafio da reunião é “convencer” as partes em conflito na Venezuela a buscar um “diálogo franco e sincero para salvar a democracia e assegurar a governabilidade”.
O parlamentar se refere a Maduro e ao grupo de oposição, liderado por Henrique Capriles, derrotado nas eleições, pois nos últimos dias os incidentes envolvendo aliados de ambos os lados se agravaram gerando momentos de tensão e violência na Venezuela.
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, disse que as discussões de hoje terão uma “agenda aberta” sobre a situação na Venezuela. O chanceler lembrou que os países da América do Sul e o México reconheceram os resultados das eleições na Venezuela.
“Parece-nos importante analisar juntos a situação, assim teremos avaliados também situações passadas e montamos uma agenda aberta para ter oportunidade de ter um diálogo conjunto”, ressaltou. “Evidentemente há uma situação difícil e nós queremos ajudar no que for possível”, disse o chanceler.
*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.
Fonte - Agência Brasil  18/04/2013

Trilhos vão tirar 540 carretas de Santos

O Estado de São Paulo
Foto - ilustração
 A liberação de seis quilômetros (km) de ferrovias duplicadas entre Perequê e Cubatão, na Baixada Santista, será capaz de retirar 540 carretas por dia da margem direita do Porto de Santos até junho. O trecho entrou em operação dia 8 de abril e, por enquanto, elevou de sete para oito trens (com 80 vagões cada) rumo aos terminais. A expectativa é que nas próximas, o número suba para 9 e, em junho, 10 trens - acréscimo de 19,2 mil toneladas movimentadas pelos trilhos.
Segundo o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, a liberação do trecho estava prevista para junho, mas foi antecipada para amenizar os problemas verificados na chegada ao Porto de Santos. Com a safra recorde de milho e soja e, agora, o início do escoamento do açúcar, a situação tende a piorar - como se verificou na quarta-feirs no congestionamento na rodovia Anchieta, que dá ao porto. "No curto prazo, a solução é adotar medidas mais operacionais."
Para o início da operação dos 6 quilômetros de ferrovia, as concessionárias MRS e ALL tiveram de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Hoje o trecho, duplicado pela ALL em parceria com a Rumo Logística, está dentro da faixa de domínio da MRS. É ela quem determina os padrões de operação e controles operacionais de tráfego.
O secretário dos Transportes reconhece que para ter mais ganhos toda a linha férrea até o bairro do Valongo, em Santos, precisa ser duplicada. Por meio de nota, a ALL afirmou que esse trecho está em fase de implementação do sistema de sinalização eletrônica e precisa de autorização da MRS para começar a operar.
Quando a obra estiver concluída, a capacidade poderá saltar para até 20 trens por dia, diz Masella. Isso significaria mais que duplicar a capacidade movimentada hoje nesse trecho - ou 2.300 caminhões a menos nas estradas. A medida seria bem-vinda uma vez que a participação do transporte sobre trilhos recuou de 2011 para 2012, de 21% para 20%, em Santos.
Em paralelo à liberação do trecho entre Perequê e Cubatão, o Ministério dos Transportes espera que outras medidas com implementação rápida sejam definidas na próxima semana.
Masella diz que, na segunda-feira, 22, o ministério, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) se reúnem para traçar algumas ações de melhorias na operação em Santos.
Uma delas será criar um sistema que organize a fila de trens e caminhões na margem direita, em Santos, para evitar congestionamentos - a exemplo dos ocorridos na margem esquerda, no Guarujá. "O caminhão não pode parar em cima da linha férrea e trancar a passagem do trem. Só na margem direita há 20 cruzamentos em nível, passíveis de tal situação."
Outra medida que será discutida será o aumento da capacidade de descarga dos terminais de grãos. Alguns equipamentos estão obsoletos e precisam ser modernizados para dar mais agilidade à descarga dos produtos. Nesse caso, porém, a solução depende da Medida Provisória 595 (dos portos).
Fonte - Revista Ferroviária  18/04/2013

Cuiabá - carros do VLT devem começar a chegar em Maio

Carros do VLT de Cuiabá devem começar a chegar em maio

 G1 MT
Foto - ilustração
Os primeiros carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal de transporte em via de ser instalado entre Cuiabá e Várzea Grande, devem chegar a Mato Grosso a partir do mês de maio. Atualmente em fabricação na Espanha, os carros devem ser remetidos ao Brasil de navio e têm prazo de 90 dias para chegar.
A informação é da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), que convocou a imprensa nesta quarta-feira (17) para apresentar o primeiro parecer a respeito do que observou, com sua equipe técnica, nas linhas de produção espanholas. Outros componentes do sistema estão sendo produzidos em países como Alemanha, Polônia e Canadá.
Ao todo, a fabricante CAF está produzindo 40 veículos, cada um composto por sete módulos. Em cada módulo, podem se acomodar cerca de 400 passageiros. Em diversas cidades da Espanha, a CAF está produzido os truques, as caixas (cabines) e o acabamento dos veículos. Enquanto isso, a empresa Hispacold, em Sevilha, produz o sistema de refrigeração de ar.
Conforme apontou o representante local da CAF, Jesús Escudero, o contrato firmado com o governo do estado para a fabricação do VLT de Cuiabá e Várzea Grande é a maior responsabilidade já assumida pela empresa, que geralmente recebe “encomendas” com prazos mais amplos. “A CAF está fazendo um esforço fora do normal”, resumiu o espanhol.
De acordo com o engenheiro civil Felipe Nascimento Fernandes, que visitou as linhas de montagem na Espanha em nome da Secopa, por enquanto o andamento dos trabalhos está de acordo com as exigências da secretaria para com os fabricantes.
Ele chegou a acompanhar testes de operação dos veículos e solicitou alterações no sistema de refrigeração de ar. Isso porque os testes estavam sendo feitos com aparelhos voltados para um calor não tão intenso quanto o que se vive na capital mato-grossense.
A requisição forçou os fabricantes a projetarem o mais potente sistema de ar-condicionado já produzido por eles, segundo o engenheiro, que presenciou simulações de falhas de compressores em ambientes climatizados em até 48 graus Celsius.
Segundo o titular da Secopa, Maurício Guimarães, dentro dos próximos 60 dias a pasta se pronunciará a respeito do modelo de operação, tarifas e concessão da exploração do VLT em seus 22,6 quilômetros e 33 estações previstas entre Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte - Revista Ferroviária  17/04/2013


Alemanha está de olho em matérias-primas da América do Sul

Nada mais natural, portanto, que tanto política como economicamente o interesse por parcerias na região seja, também, cada vez maior
Por Redação, com DW, Berlim
Nada mais natural, portanto, que tanto política como economicamente o interesse por parcerias na região seja, também, cada vez maior.Antes negligenciado, subcontinente é cada vez mais importante para o fornecimento de matérias-primas para a indústria alemã. Mas a concorrência é forte: EUA, Canadá e principalmente China. Cobre e lítio do Chile, minério de ferro do Brasil, ouro do Peru: cada vez mais a indústria alemã se volta para a América do Sul em busca de matérias-primas. Nada mais natural, portanto, que tanto política como economicamente o interesse por parcerias na região seja, também, cada vez maior.
A ofensiva alemã começou no início deste ano, com a visita da chanceler federal Angela Merkel ao Chile. Ela participou da reunião de cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), em Santiago.
Até então, Merkel tinha demonstrado pouco interesse pela América Latina. Desde a posse, em 2005, ela havia visitado o subcontinente apenas uma vez. Três meses após a cúpula em Santiago, o segundo encontro já está na agenda: nesta quarta-feira, a líder alemã recebe o presidente do Equador, Rafael Correa, em Berlim.
Destino de investimentos
Chile e Brasil estão entre os oito maiores produtores de minérios do planeta. Juntamente com Canadá, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, China e Rússia, são responsáveis por 50% da produção mundial de matéria-prima.
“Além do Chile e do Brasil, o Peru é muito atraente, pois é um país estável com um grande potencial de recursos”, diz Peter Buchholz, chefe da Agência Alemã de Recursos Naturais (Dera, da sigla em alemão). Justamente por causa da alta concentração de algumas matérias-primas em poucos países, a estabilidade política é um fator crucial nesse mercado.
O interesse pela região parece estar apenas começando. Além de cobre, lítio e ferro, o subcontinente também tem imensas reservas de zinco, chumbo e metais usados na produção de aço, como manganês, cromo, níquel e molibdênio.
Conforme a Dera, a América Latina concentra 25% do investimento mundial para a descoberta de novos depósitos de materiais brutos. Só a América do Norte recebe mais investimentos: 26% do total. “Para toda a África flui apenas 15% do investimento mundial do setor. Esses números acentuam a grande importância da América Latina para a mineração e exploração”, diz Buchholz.
Em novembro de 2012, uma pesquisa realizada pela Confederação da Indústria Alemã (BDI, da sigla em alemão) mostrou que Brasil, China e Estados Unidos são os três maiores fornecedores de matéria-prima para a indústria do país europeu. Chile e México estão entre os dez primeiros.
Dependência alemã
Ainda assim, a Alemanha precisa avançar na corrida por recursos naturais. “A Alemanha é dependente dos mercados internacionais de matérias-primas”, explicou Buchholz.
Os maiores concorrentes são Canadá, Austrália, Estados Unidos e especialmente a China. Os asiáticos se tornaram o principal parceiro comercial de Brasil, Equador e Chile, com fortes investimentos em mineração. A maioria das empresas alemãs de mineração, ao contrário, encerrou as atividades nos anos 1990, devido à queda nos preços no setor. Desde 2003, elas tentam recuperar o terreno perdido.
Como consequência dessa situação, as empresas alemãs precisam se abastecer no mercado de commodities e estão sujeitas às flutuações de preços. De acordo com o Instituto Federal de Geociências, os gastos externos da Alemanha com matérias-primas subiram 25% em 2011, apesar de o volume de importação ter sido praticamente o mesmo.
Segundo a pesquisa da BDI, 61% das empresas esperam mais apoio político na questão. Pesos-pesados, como ThyssenKrupp, Bayer, Bosch, Volkswagen e BMW, formaram uma aliança para tratar do assunto, cujos primeiros resultados já são visíveis: desde o começo do ano, o governo alemão está concedendo mais garantias de empréstimo para projetos no setor. Além disso, as chamadas parcerias com países ricos em recursos naturais devem ajudar as empresas alemãs a encontrar potenciais parceiros comerciais nesses países.
Riscos para o meio ambiente
ONGs veem a corrida pelos recursos naturais com ceticismo. “O resultado é sempre a contaminação de rios e lençóis d’água e a poluição do ar”, critica Pirmin Spiegel, diretor da organização católica Misereor, que recentemente divulgou o estudo Do minério ao automóvel, feito em parceria com a organização não governamental Brot für die Welt, ligada à igreja evangélica alemã. O estudo analisa a cadeia produtiva do setor de matérias-primas.
Diante de denúncias de violações dos direitos humanos e das más condições de trabalho, os autores defendem um maior controle sobre as empresas. “O governo alemão e a União Europeia devem obrigar as empresas a divulgar seu gastos com matérias-primas e a origem destas”, diz Cornelia Füllkrug-Weitzel, presidente da Brot für die Welt.
Segundo ela, a defesa dos direitos humanos e a proteção ambiental são diretrizes essenciais para a sustentabilidade no setor de matérias-primas. Essas diretrizes, afirmou a diretora da Brot für die Welt, deveriam orientar a Alemanha na sua busca por parcerias em outros países.
Fonte -  Correio do Brasil  17/04/2013

Governo vai analisar inclusão de linhas mineiras de trens para passageiros‏

Ferrovias

Estado de Minas

O Ministério dos Transportes deve analisar a inclusão de três linhas mineiras no programa de trens de
passageiros, além das três em estudo pelo governo de Minas. Prefeituras do interior do estado fizeram solicitação ao governo federal para que sejam feitos estudos de viabilidade econômica para os trechos que ligam Montes Claros a Janaúba e Januária, no Norte; Uberlândia, Uberaba, Araguari, no Triângulo, e Araxá, no Alto Paranaíba; e Lavras e Varginha, no Sul. Caso os pedidos sejam acatados, as linhas se somam a 14 consideradas prioritárias pela União em todo o país e que totalizam quase 2 mil quilômetros.
Atualmente, no que tange ao projeto de trens de passageiros do Plano de Revitalização das Ferrovias, seis trechos estão com estudos em andamento. As linhas estão localizadas no Rio Grande do Sul (2), Paraná (1), Bahia (1), Piauí (1) e Maranhão (1). Em relação a dois deles, o Ministério dos Transportes já abriu consulta pública sobre os estudos: Caixas do Sul a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Paraná. Os processos ficarão abertos até o dia 30, com objetivo de colher subsídios para reforçar os estudos elaborados durante a década de 1990. Em maio deve ser realizada audiência pública em Brasília para que moradores e governos opinem sobre os projetos. “A ideia é que técnicos da área deem contribuição para que caso necessário sejam feitas correções”, afirma o coordenador do programa de trens de passageiros do Ministério dos Transportes, Euler Costa Sampaio.
Sobre as linhas mineiras, ele explica que foram feitos contatos e as prefeituras primeiro precisam preencher formulários com informações sobre o trecho para que os técnicos do ministério verifiquem a necessidade do trecho. Os dados extrapolam o nível de interesse. Aprovados, em parceria com instituições de ensino (a Universidade Federal de Minas Gerais é uma das parceiras) são feitos estudos para mostrar origem e destino; nível de demanda e a caracterização da malha. No caso da linha do Triângulo, alguns dados já foram levantados e falta agendamento de reunião para discutir possível participação da Universidade Federal de Uberlândia no processo. “A julgar pelo porte das cidades, tem sua atração”, avalia o coordenador do programa, que lembra que os projetos são para unir cidades com distância entre 100 e 200 quilômetros.
Estudos
No entanto, ainda não há definição sobre como os projetos podem sair do papel. “Os estudos permitirão uma tomada de decisão”, afirma Sampaio. São duas as possibilidades: concessão e inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira tem sido a mais discutida. Mas a segunda também pode ser adotada em alguns casos. Em relação à linha Londrina-Maringá, por exemplo, é estudada inclusão no PAC das Cidades Médias.
Das três linhas em estudo pelo governo de Minas – BH-Sete Lagoas-Divinópolis, Belvedere (BH)-Brumadinho e BH-Conselheiro Lafaiete –, as duas primeiras estão com estudos quase concluídos. A previsão era de que fossem entregues em fevereiro, mas o prazo foi estendido para junho. A expectativa é de que o governo publique ainda este ano edital para PPP de ambos. Em relação ao terceiro, a Secretaria Estadual de Gestão Metropolitana está fazendo o estudo em parceria com a UFMG, pois nenhuma empresa se mostrou interessada.
Fonte -  CFVV Sul de Minas  16/04/2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ciência sem Fronteiras terá bolsa para desenvolvimento de projetos de pesquisa

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) terá uma nova modalidade, a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior. Diferentemente das demais bolsas oferecidas pelo programa, ela não será destinada à formação acadêmica, mas a especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação por meio de estágios e cursos que devem durar de um a 12 meses. O programa foi anunciado hoje (17) pelo governo.
O edital ainda está sendo preparado. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, a seleção será semelhante ao dos estudantes para o CsF, mas ao invés de apresentados pelos estudantes, os projetos serão enviados pelas empresas e instituições de pesquisa interessadas. O pesquisador será selecionado pela própria instituição para o curso e continuará recebendo o salário. De acordo com Oliva, ele deve ganhar também uma bolsa-estudo.
"O candidato deve manter o vínculo empregatício. Além do salário, deve receber uma bolsa para complementar o que ganha e ter condições de viver no exterior", diz Oliva. "São pessoas que já trabalham no setor e que podem beneficiar a empresa ou o instituto. Não está indo para fazer uma graduação, está saindo do Brasil com um foco específico que pode ser um sistema de automação, um sistema de controle, algo para melhorar a qualidade da produção".
A nova modalidade terá duas categorias, Júnior e Sênior. De acordo com o nível do bolsista, os valores recebidos também devem ser diferentes. As áreas beneficiadas serão as mesmas do CsF: ciências exatas - matemática, química e biologia-; engenharias; áreas tecnológicas e da saúde. Oliva acredita que as maiores adesões serão de micro, pequenas e médias empresas, pelo caráter de investimento em inovação característico dessas instituições.
Para o presidente, a modalidade servirá de impulso para que o país cresça em setores que estão começando a deslanchar economicamente e tecnologicamente como a nanotecnologia - utilizada para criar novos materiais, produtos e processos por meio da manipulação de átomos e moléculas. Segundo o presidente, é preciso ser competitivo em áreas estratégicas.
"Temos que aproveitar as oportunidades que estão abertas. Se, em dez anos, não conseguirmos entrar nesse 'trem', não conseguiremos mais. Por exemplo, o Brasil perdeu o 'trem' dos semicondutores. É possível que tenha uma indústria de nicho, mas dificilmente será um grande produtor", diz.
Fonte - Agência Brasil  17/04/2013

João Henrique tem contas de 2010 rejeitadas pela Câmara

Biaggio Talento

Marco Aurélio Martins | Agência A TARDE
O resultado confirma inelegibilidade do ex-prefeito por oito anos

O ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PP) perdeu mais uma. A Câmara de Vereadores confirmou, na tarde dessa quarta-feira, 17, o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCU) que rejeitou suas contas do período de 2010.
Por pouco Carneiro não escapa: 18 vereadores votaram pela aprovação do parecer do TCM contra 25 vereadores que votaram contra. Pela lei é preciso dois terços dos votos (no caso da Câmara de Salvador, 29 votos) para derrubar o parecer do Tribunal de Contas. O resultado confirma inelegibilidade do ex-prefeito por oito anos. Ele também teve as contas de 2009 rejeitadas pela Câmara, em votação realizada no final do ano passado.
O TCM apontou várias irregularidades na gestão do ex-prefeito que não teriam sido corrigidas ao longo dos anos. Entre elas está o excesso de contratações de terceirizados, dispensas de licitação em diversos contratos e descumprimento de índices constitucionais do orçamento com as áreas de Saúde (15%) e da Educação (25%).
Um dos que se manifestaram publicamente pela rejeição, o vereador Waldir Pires (PT), ex-governador baiano e ex-ministro da Defesa, justificou que o relatório do TCM reflete "uma situação de grave descontrole administrativo-financeiro, de ocorrência de sérias irregularidades englobando montante significativo de recursos públicos e até o descumprimento de lei, específicas que estabelecem as despesas mínimas em educação e saúde".
Os advogados do ex-prefeito acreditam que podem derrubar a inelegibilidade provando que não teria havido "dolo" nas irregularidades apontadas pelo TCM. Para isso, será preciso esperar a próxima eleição, em 2014. Caso Carneiro resolva se candidatar, o Ministério Público deve requerer sua inelegibilidade com base na Lei da Ficha limpa. Caberá à Justiça Eleitoral decidir.
Fonte A Tarde 17/04/2013

Linha 4-Amarela instala sistema inédito de localização

Via Quatro
Os usuários da estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do metrô contam, a partir deste mês, com uma ferramenta inédita de localização de rotas e endereços. O sistema ODIN - Olhar Digital Informações - possibilita ao usuário obter orientação sobre deslocamentos dentro do sistema de transporte metropolitano da cidade e em toda a Grande São Paulo.
A primeira rede de informações com tecnologia digital e interativa, desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, está operando em caráter experimental na estação Faria Lima. De acordo com as previsões do Grupo, as demais estações da Linha 4-Amarela devem receber os equipamentos até o final deste ano.
O objetivo é colocar à disposição do cliente tecnologia que o ajude a decidir seu roteiro de viagem ao longo do sistema metroferroviário e também fora dele. “A grande novidade é a interatividade. A nova ferramenta é revolucionária, pois é a única capaz de particularizar a dúvida do usuário, com orientação precisa para seus deslocamentos”, explica Donato Ponzio, responsável pela área comercial da Via Quatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.
Por meio de grandes monitores instalados em totem digital com telas sensíveis ao toque, o usuário escolhe a estação de destino e o sistema traça a rota mais curta, informando o número de transferências na rede metroferroviária e o tempo estimado do percurso.
A ferramenta também oferece possibilidade de localização de endereços na Grande São Paulo. O passageiro digita o destino e o mecanismo mostra o endereço escolhido, com todas as sugestões de trajeto. Se, por exemplo, o usuário quiser chegar a Santo André, a um órgão público ou a um estabelecimento comercial, o sistema vai indicar o caminho. A partir dessas informações, os usuários podem escolher o meio de deslocamento mais adequado - metrô, ônibus ou a pé.
Como todos os mapas dos arredores das estações foram digitalizados, é possível arrastá-los em qualquer direção e ampliá-los para melhor visualização do destino escolhido. Em todas as buscas, também é possível visualizar o local procurado por meio de imagens das ruas e avenidas.
O banco de dados é atualizado permanentemente por meio da internet, usando uma linguagem baseada em protocolos abertos e softwares livres. Por enquanto, a consulta pode ser feita em português e inglês, mas está prevista a inclusão de outras opções de idiomas na pesquisa.
O ODIN é resultado de um projeto que levou quase três anos para ser concluído. Toda a tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, bem como todos os componentes que formam os totens foram adaptados para o uso do público da Linha 4-Amarela.
Fonte - ABIFER  16/04/2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Governador Jaques Wagner assina ordem de serviço para construção do sistema de viadutos do Imbui e Narandiba





Numa solenidade realizada hoje as 9:00 hs no canteiro central da  Av. Jorge Amado no Imbui,o Gov. do Estado da Bahia Jaques Wagner assinou a ordem de serviço autorizando a construção do sistema de viadutos que irão ligar  os bairros do Imbui e de Narandiba nos dois sentidos a Av. Paralela..O evento contou  também com as
presenças do Sec. Rui Costa,do Presidente da Conder,do prefeito ACM Neto,vários vereadores,deputados,diversas autoridades,além da imprensa  e da sociedade civil. O Gov. Wagner falou sobre a importância da obra e o seu impacto positivo na mobilidade de Salvador especialmente nesse setor da Av. Paralela um dois mais congestionados da referida via.O prazo dado pelo governo para a conclusão da obra é de 10 messes ou no máximo 12.Na sua fala o prefeito da cidade agradeceu ao governador pela realização da obra que deverá  beneficiar o transito naquela região.Sobre a questão do metrô o Governador  informou que o assunto já está resolvido e  logo após o seu regresso dos EUA, provavelmente na próxima 2ª feira  para onde seguirá esta semana onde deverá

receber um premio de uma organização internacional relativo ao desempenho do Hospital do Subúrbio,a questão será finalizada e logo em seguida será feita a licitação para a obra do sistema metroviário de Salvador pondo um ponto um final a anos de espera.Aproveitando  a oportunidade ao final do evento conversamos com o Sec. Rui Costa e o Sr. Eduardo Copello da Sedur sobre questões de Mobilidade onde apresentamos algumas sugestões constantes da nossa pagina MOBILIDADE URBANA soluções viáveis em Salvador.
Pregopontocom - A.Luis

Observadores russos avaliam eleições na Venezuela

Comissão da Rússia afirmou que tudo correu conforme a legislação do país

Em entrevista exclusiva para o programa Voz da Rússia, o secretário da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Evgueny Konkin, comentou o processo de votação das eleições presidências da Venezuela, durante a missão de autoridades russas como observadores internacionais.

Voz da Rússia – Como o senhor avalia as eleições realizadas na Venezuela?

Evgueny Konkin – A nossa observação durante a realização das eleições, junto aos observadores internacionais, constatou que o processo eleitoral transcorreu exatamente de acordo com a ordem prevista pela legislação venezuelana. Nós estivemos no estado de Carabobo, no Centro Administrativo de Valencia, visitamos seis centros eleitorais e, aproximadamente, 60 locais de votação. Quanto ao processo eleitoral, ocorreu tudo de acordo com o previsto pela legislação da Venezuela. Apenas em dois locais vimos filas na porta dos locais de votação, portanto as eleições transcorreram tranquilamente, não observamos nenhuma perturbação. A maioria dos cidadãos conhecia o processo de votação. Eles apareciam nas suas respectivas zonas eleitorais, mostravam seu cartão de eleitor, depois faziam a identificação digital e votavam no complexo de votação eletrônica. De noite, comparecemos à seção eleitoral, já em Caracas, onde já estava ocorrendo a conclusão da votação. Neste centro de votação no qual nos encontrávamos, não houve qualquer prorrogação do prazo para o fim da votação, ao contrário do que era constantemente declarado pelo candidato da oposição. Em seguida, após o fim da votação, houve a entrega dos dados para a impressão dos votos, que foram depositados nas caixas e feita a contagem. Portanto, perto de 19h30, os assim chamados participantes da votação já tinham terminado o seu trabalho por completo.

VR – Então, pela sua experiência, não houve nenhuma violação que poderia justificar uma revisão dos resultados?

EK – Nós não observamos, mas o que nós vimos na televisão em um dos canais que transmitiu o processo e o que foi relatado pelo Presidente da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Vladimir Churov, aquele que faz alarde sobre as infrações normalmente é o mesmo que as comete. Houve um caso no qual uma pessoa que, de forma bem expressiva, começou a acusar de alguma coisa a pessoa que estava atrás da parede onde ocorria a votação, portanto, superficialmente, foi assim que pareceu.
Fonte - Diário da Russia  16/04/2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Porto Alegre - Proposta para metrô sai nesta segunda

Proposta para metrô de Porto Alegre sai nesta segunda

Jornal do Comércio

A prefeitura de Porto Alegre anuncia, na manhã desta segunda-feira, a proposta escolhida para o metrô da Capital. Dois consórcios que manifestaram interesse foram habilitados e entregaram seus estudos em 7 de fevereiro. Desde então, um grupo de oito técnicos das secretarias da Fazenda, Gestão, Procuradoria-Geral do Município e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passaram a se reunir diariamente no Escritório do MetroPoa, na avenida Padre Cacique, para analisar centenas de páginas de documentos e definir o melhor projeto.
O consórcio Odebrecht Transportes Participações Ltda e a empresa Bustren P. M. seguiram as diretrizes estabelecidas pela administração municipal para a implantação de um trem subterrâneo para transportar passageiros ao longo de 14,88 quilômetros, entre a Fiergs e a Rua da Praia, na Esquina Democrática. Agora, será conhecido o modelo mais adequado na visão da prefeitura.
Depois do resultado que será divulgado hoje, os próximos passos são a realização de uma audiência pública e o lançamento do edital para construir a obra, orçada em R$ 2,4 bilhões. Os trabalhos devem iniciar no começo de 2014. O prefeito José Fortunati (PDT) ressalva que o Executivo municipal não precisa, necessariamente, seguir toda a proposta, isto é, pode fazer adequações que julgar necessárias.
A Parceria Público Privada (PPP) estabelece que, além de executar a empreitada, o consórcio vencedor também terá a responsabilidade de administrar o metrô pelos próximos 25 a 30 anos, como informa o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt (PDT). “Isso faz parte da PPP. Por isso se pediu um consórcio com capacidade construtiva e ,depois, capacidade de gestão, para um período de 25 ou 30 anos. Isso está dentro do cálculo de viabilidade econômica”, explica Urbano.
A equação começa com aportes públicos. O governo federal entrará com R$ 1 bilhão do orçamento geral da União, o governo do Estado aplicará outros R$ 300 milhões e a prefeitura mais R$ 600 milhões. Além disso, estão previstas isenções fiscais de R$ 265 milhões, entre ICMS e ISSQN.
Ainda entra no cálculo os R$ 323 milhões restantes para concluir a obra, que virão da empresa. Também se projeta a receita que entrará com a operação - 312 mil passageiros ao dia, pagando uma passagem equivalente a dos ônibus (hoje em R$ 2,85), o tempo de exploração e o custo do projeto. A prefeitura deixou em aberto ao parceiro privado, por exemplo, o número de estações.
A ideia original eram 13 paradas, mas pode entrar uma 14ª estação na avenida D. Pedro II, se for viável economicamente. “Nós temos um plano original, que vinha da Fiergs, com 13 estações até o Centro. Agora, evidentemente, isso vai ser adequado conforme a localização da demanda, para mais ou menos estações. Até porque temos um limitador de valores”, observa Urbano. Entre os requisitos técnicos, foram considerados a tecnologia do trem, que deve ser leve e veloz, confortável, com capacidade para 1.080 passageiros, e o modelo das estações.
Vinda da presidente a Porto Alegre acelerou processo
A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Porto Alegre acelerou o processo de divulgação da vencedora entre as propostas para o projeto do metrô. “Eu fico muito feliz, prefeito, quando o senhor fala que, aqui, nós estamos mudando as condições de mobilidade da cidade do meu neto. Mas tenho muito interesse no metrô. Nós temos grandes problemas de trafegabilidade, as pessoas ficam muito tempo dentro dos ônibus, indo para o trabalho. Temos de fazer metrô porque é a única forma racional de transporte coletivo de massa que está à altura do nosso País”, discursou Dilma na sexta-feira, durante formatura de 2,3 mil alunos do Pronatec.
Até então, a informação oficial da prefeitura era de que não havia data para divulgar qual era a proposta vencedora. O prazo original de 7 de abril havia sido descartado pela complexidade da análise. Trabalhava-se com o final do primeiro semestre.
Apesar disso, a entrevista coletiva do prefeito José Fortunati (PDT) no Tá na Mesa da Federasul, em 27 de março, dava sinais de que a escolha técnica já havia sido feita. Ou seja, o empecilho para o processo deveria ser outro.
Parece que o momento adequado dependia de algum ajuste com o governo federal, já que, no mesmo dia em que a presidente teve agenda na Capital, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que divulgaria os resultados.
Corredores de ônibus da Farrapos e Assis Brasil deverão ser extintos
A proposta para a linha 1 do metrô de Porto Alegre, entre a Fiergs, na Assis Brasil, e a Rua da Praia, na Esquina Democrática, dialoga com outros modais de transporte coletivo, especialmente o de ônibus. Por isso, não estão previstos BRTs nas avenidas Assis Brasil e Farrapos, por onde deve passar o metrô. Os corredores de ônibus dessas vias serão extintos após a implantação do trem subterrâneo para passageiros.
Um dos itens previstos na proposta de manifestação de interesse é a recuperação paisagística dessas áreas, que não terão mais as estações na superfície. Permanecerão apenas linhas específicas dos bairros. Esse processo deve ocorrer, também, na próxima década, na área da linha 2 do metrô.
Fonte - Revista Ferroviária  15/04/2013

Monotrilho de SP para julho

1º carro do monotrilho da Linha 15-Prata de SP
Em produção na fábrica da Bombardier em Hortolândia (SP), o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo já está com sete carros na linha de produção. O primeiro carro já está em fase de acabamento e deve ser apresentado no dia 13 de maio.
O primeiro trem, com sete carros e 86 metros de comprimento, deverá ficar pronto em julho e no mesmo mês será levado de caminhão para o pátio Oratório do metrô, onde passará por testes dinâmicos. Os dois primeiros carros da linha foram fabricados pela Bombardier em Kingston, no Canadá, e estão sendo testados em um circuito de via.
Antes de sair da fábrica no interior de São Paulo, o monotrilho passará por uma série de testes estáticos, que avaliarão se todos os componentes do trem estão funcionando perfeitamente. Só depois disso, o trem é liberado para seguir para a linha. A meta da Bombardier é entregar cinco trens até dezembro deste ano.
Para a Bombardier, o maior desafio foi produzir um trem leve e com grande capacidade de passageiros. O monotrilho da Linha 15-Prata pesará 105 toneladas, aproximadamente 15 toneladas por carro, enquanto que cada um dos seis carros do metrô pesa cerca de 30 toneladas. Segundo a empresa canadense, os trens do monotrilho terão a mesma capacidade de transporte de passageiros que o metrô convencional, só que com a metade do peso, o que acaba consumindo menos energia.
A fábrica de Hortolândia conta com 250 pessoas trabalhando na montagem dos trens. Ao todo, a Bombardier tem 400 funcionários no Brasil. Segundo a empresa, o projeto do monotrilho de São Paulo está empregando cerca de mil pessoas.
Depois de todos os trens prontos e em operação, o monotrilho da Linha 15, que é a extensão da Linha 2-Verde, terá capacidade de transportar mil passageiros por trem. Por dia, alinha deve transportar cerca de 500 mil passageiros, segundo projeções do Metrô - 48 mil por hora, em cada sentido. Ao todo, a linha terá 54 trens, cada um com sete carros.
Segundo a Bombardier, esse será o monotrilho de maior capacidade de transporte de passageiros do mundo. Antes do projeto brasileiro, o monotrilho com maior capacidade de transporte de passageiros fabricado pela Bombardier foi o de Las Vegas (EUA), que transporta cerca de 10 mil passageiros por hora em cada sentido.
Na última quinta-feira (11/04), o secretário dos Transportes de São Bernardo do Campo (SP), Oscar José Gameiro Silveira Campos, visitou a fábrica da Bombardier em Hortolândia. A cidade da Grande São Paulo será destino final da Linha 18-Bronze do Metrô de São Paulo, que sairá do Tamanduateí (Linha-2 Verde) e irá até o Paço Municipal. Segundo a fabricante, outras cidades brasileiras também mostraram interesse pelo monotrilho de São Paulo, como Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Fonte - Revista Ferroviária  15/04/2013

Obras do VLT em Santos podem começar em até 30 dias

 A Tribuna

O consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda, poderá ser homologado e assinará contrato com o Governo do Estado para iniciar os trabalhos em até 30 dias. A empresa foi anunciada, nesta sexta-feira, como vencedora da licitação para as obras de implantação da primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
“É o tempo necessário para tomar as providências, mobilizar gente e maquinário para o canteiro de obras”, frisa o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. O consórcio vitorioso apresentou o menor preço entre os cinco participantes da concorrência pública: R$ 313,5 milhões.
Este era o quesito necessário para ter o direito a executar a fase que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. São 9,5 quilômetros de extensão. Com exceção dos veículos (trens) e da parte de sinalização e energia, que já foram comprados, o consórcio terá a obrigação de implantar todos os detalhes previstos no projeto.
“Via permanente, rede aérea, o alargamento do túnel, as nove pontes de transposição. Fará toda a infraestrutura necessária para o VLT, incluindo as edificações, obras de arte, a demolição do Viaduto Emmerich, a construção do novo viaduto e as estações”, explica o diretor-presidente da EMTU.
Outra etapa
Ainda existe a segunda etapa da obra, da Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, que será alvo de uma outra licitação. O trecho de sete quilômetros, passando pelo Porto, está em fase de licenciamento ambiental. “A nossa estimativa é que até maio se publique o edital desse segundo trecho, estimado em R$ 250 milhões”, diz o representante da EMTU.
Fonte - Revista Ferroviária  13/04/2013

Dois mortos e 23 feridos na Maratona de Boston

Dois mortos e 23 feridos na Maratona de Boston, informa polícia

Da Agência Brasil*

Brasília - Pelo menos duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas nas duas explosões ocorridas no final da Maratona de Boston, informou a polícia da cidade do Nordeste dos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, entre as vítimas não há brasileiros. De acordo com o site da Associação Atlética de Boston, 131 brasileiros se inscreveram para participar da maratona.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado e ordenou a "resposta necessária" ao incidente no popular evento desportivo da cidade no Estado de Massachusetts.
As autoridades ainda não se pronunciaram sobre a origem das explosões, descritas pela rede de televisão CNN como um incidente "aparentemente de explosões a bomba".
Ainda segundo a CNN, foi elevado o nível de segurança nas cidades de Nova York e na capital, Washington.
As imagens das televisões direto do local mostram cenas de pânico, com os destroços cobrindo as ruas e feridos sendo levados em macas. Testemunhas oculares informaram à CNN que as duas explosões ocorreram em sequência, uma a seguir da outra e com poucos segundos de diferença, e não simultaneamente.
Segundo o jornal Boston Globe, as explosões ocorreram às 15 horas (horário local), dia de feriado estadual. A Maratona de Boston é um dos principais eventos desportivos norte-americanos, com cerca de 27 mil corredores e milhares de espetadores.
Relatos indicam que as explosões ocorreram cerca de três horas após os vencedores da prova terem cruzado a linha de chegada. Imagens gravadas de um helicóptero exibiram grandes manchas de sangue no asfalto na popular região de compras e turismo conhecida como Back Bay.
Informações apontam que a primeira explosão pode ter ocorrido no lado norte da Rua Boylston, antes da ponte que marca a linha de chegada. Outra forte explosão foi ouvida poucos segundos depois.
Os corredores que ainda não tinham completado a maratona foram desviados para longe do local da fumaça das explosões, e as ruas ao redor foram isoladas. A unidade da Cruz Vermelha para o leste do Estado de Massachusetts montou um centro de resposta a desastres no local.
Fonte - Agência Brasil    15/04/2013

Nicolás Maduro vence eleição na Venezuela

Leandra Felipe
Enviada especial da Agência Brasil/EBC
Nicolás Maduro

Caracas - Herdeiro político de Hugo Chávez e atual presidente interino do país, Nicolás Maduro, foi eleito presidente da Venezuela, anunciou a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena. Maduro conquistou 50,66% dos votos, superando os 49,07% do oposicionista Henrique Capriles. Maduro irá suceder Hugo Chávez, morto em março após lutar contra um câncer.
De acordo com a presidenta, não há como o resultado mudar. Até o momento, 99,12% das urnas foram apuradas. "O CNE, quando dá um resultado eleitoral, é porque é irreversível", disse. Segundo o conselho, 78,71% dos eleitores votaram neste domingo (14). O resultado foi divulgado às 23h16 (horário de Caracas).
Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro de Relações Exteriores do governo de Chávez, e se manteve na função até 2013, quando foi designado vice-presidente do país.
Assumiu interinamente a Presidência da República, quando Chávez teve de se afastar de suas funções de presidente para tratar o câncer. Foi escolhido, pelo próprio Chávez, para ser seu sucessor. Maduro continuou como presidente do país após a morte de Chávez e durante o período eleitoral. Sua estratégia de campanha buscou vinculá-lo fortemente à imagem de líder venezuelano.
Tibisay Lucena apelou para que os candidatos peçam a seus seguidores que recebam o resultado das urnas com tranquilidade, ressaltando que o processo de votação foi tranquilo, pacífico e que os venezuelanos definiram os rumos do país "em paz e por meio dos votos".
Fonte - Agência Brasil 15/04/2013

domingo, 14 de abril de 2013

Detrans deverão avisar aos motoristas sobre o vencimento das CNH ( Documento de habilitação)

Comissão da Câmara aprova projeto que obriga Detrans a avisar vencimento da carteira de motorista


Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dois projetos de lei que beneficiam os motoristas serão analisados nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. Um deles obriga os órgãos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (Detrans) a comunicar com 90 dias de antecedência o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O texto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, em caráter conclusivo, estabelece ainda que os órgãos devem informar a quantidade de infrações e data de vencimento dos pontos anotados na carteira, nos casos de infrações cometidas no ano anterior.
O relator da proposta, deputado José Stédile (PSB-RS), disse que em alguns casos os motoristas se esquecem de observar a validade da carteira e acabam sendo punidos com multa, apreensão do documento e do veículo, que só poderá ser retirado por condutor habilitado.
O outro projeto obriga os órgãos de trânsito a fornecer aos usuários o número do protocolo de atendimento feito por centrais telefônicas, internet ou presencial, bem como solicitações verbais. O texto também determina que a resposta deverá ser dada até 48 horas após a solicitação do consumidor. Para o relator do projeto na Comissão de Defesa do Consumidor, onde o texto foi aprovado em caráter conclusivo, deputado Severino Ninho (PSB-PE), a medida irá facilitar a vida dos usuários dos serviços.
“A presente proposição cria duas obrigações para os órgãos ou entidades executivos de trânsito: fornecimento de número de protocolo e resposta ou prestação do serviço solicitado em até 48 horas, os quais, se espera, irão melhorar em sobremaneira o serviço em questão. Desse modo, consolidar-se-ia o direito do consumidor supracitado”, argumenta o relator.
Se os projetos forem aprovados pela CCJ, eles serão encaminhados diretamente para apreciação do Senado, sem serem votados pelo plenário da Câmara.
Fonte - Agência Brasil  14/04/2013

Venezuela vai às urnas para escolher presidente

Leandra Felipe
Enviada especial da Agência Brasil/EBC

Caracas - Após uma campanha marcada por tensões e troca de acusações entre a oposição e o governo da venezuelana, o país vai às urnas hoje (14) para escolher o futuro presidente do país. O eleito substituirá o presidente Hugo Chávez, morto no último mês de março, após dois anos de luta contra um câncer. Ao todo, 18.903.143 eleitores estão habilitados a votar em 39.322 mesas de votação, em 13.810 centros de votação (sessões eleitorais).
Sete candidatos foram inscritos para disputar o pleito no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mas a disputa está polarizada entre o candidato governista e presidente interino Nicolás Maduro, e o oposicionista Henrique Capriles. No sábado (13), os principais candidatos pediram a participação dos venezuelanos, no processo que é facultativo.
“É importante que todos votem, independentemente da fila. O voto é secreto e ninguém vai saber em quem cada eleitor votou”, disse o oposicionista Henrique Capriles, durante entrevista coletiva.
Do mesmo modo, o candidato e presidente em exercício Nicolás Maduro disse que espera que as eleições sejam concluídas em paz. Durante uma reunião com observadores eleitorais, Maduro convocou a população a votar. “Cremos que vamos romper o recorde de participação do ano passado, em que mais de 82% dos eleitores foram às urnas”, avaliou.
Pelas redes sociais e nas ruas, os comandos de campanha organizam caravanas para levar eleitores às sessões eleitorais. Após uma campanha-relâmpago, de dez dias, as pesquisas eleitorais mostram Nicolás Maduro à frente de Capriles nas intenções de voto, mas a vantagem do candidato da situação sobre o oposicionista diminuiu após este período.
Na noite de sábado (13), os dois principais candidatos convocaram coletivas e chamaram a população a votar e pediram paz no processo eleitoral. As eleições são acompanhadas por observadores internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Mercosul, por observadores independentes convidados pela oposição e pela missão observadora eleitoral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro de Relações Exteriores do governo de Hugo Chávez, e se manteve na função até 2013, quando foi designado vice-presidente do país. Substituiu Hugo Chávez, interinamente na Presidência da República, enquanto o presidente morto lutava contra o câncer e o apontado como sucessor político de Chávez.
Depois da morte de Chávez, foi designado presidente durante o período eleitoral. Analistas o apontam também como homem de confiança dos irmãos Castro. Maduro fez Estudos Políticos em Cuba. Sua estratégia de campanha buscou vinculá-lo fortemente à imagem do presidente Chávez.
O principal opositor, Henrique Capriles, 41 anos, é advogado e governador do estado de Miranda, um dos principais da Venezuela. Foi prefeito de Baruta, entre 2000 e 2008, e eleito governador de Miranda, entre 2008 e 2012, depois foi reeleito para até 2017. No ano passado, deixou o cargo de governador para concorrer à eleição presidencial, quando recebeu 44,55% dos votos, contra, 54,84% que deram a vitória a Hugo Chávez. Capriles representa a coalizão oposicionista da Mesa da Unidade Democrática (MUD). Na campanha, o opositor prometeu manter os programas sociais e "modernizar o país".
Fonte - Agência Brasil  14/04/2013

Mobilidade: Transporte urbano eficiente em megacidades

O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Soluções de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trânsito e a expansão das redes de metrôs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas áreas centrais das cidades.

Metrô de SP
Mobilidade urbana: O sistema de metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente.
Muitas megacidades da América Latina já alcançaram o desenvolvimento sustentável com sistemas amplos de transporte urbano e com soluções de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas não tiveram muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do automóvel. Esse esforço é necessário para transformar a cultura extremamente arraigada na região de uso de transporte individual. As considerações de custo tiveram influência nas redes públicas de transporte da região. Um exemplo notável é o de Curitiba – uma cidade verde e um modelo mundial em transporte sustentável: Ela lançou seus primeiros sistemas de trânsito rápido de ônibus, e agora a maioria das cidades já tem ou está criando sistemas assim.
Mas os ônibus simplesmente não são suficientes para atender à necessidade crescente de mobilidade nas metrópoles brasileiras. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os ônibus ainda são muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema é que a sua capacidade é muito baixa para atender a uma população em crescimento – e eles aumentam as emissões de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos para melhorar essa situação já foram tomados: em São Paulo, por exemplo, alguns ônibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros são veículos híbridos movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.
O metrô como uma solução
São Paulo está dando um passo além. Apesar de os ônibus ainda serem o principal meio de transporte nessa megacidade, transportando oito milhões de pessoas todos os dias, o metrô tem um papel fundamental no transporte de quatro milhões de passageiros por dia, dos quais 500 mil usam a linha 4-amarela. Essa linha é a extensão mais recente e mais inovadora da rede metroviária de São Paulo. Com quase 13 km de extensão, a linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. A Siemens teve uma participação fundamental no processo de mobilidade, fornecendo acionadores e tecnologias de controle, um sistema de gestão de energia e as comunicações de toda a linha, circulação de ar e infraestrutura de segurança. A Siemens também está ajudando a modernizar a rede de metrô já existente em São Paulo para melhorar a mobilidade urbana.
A megacidade do Rio de Janeiro também está investindo em metrôs. Agora a população pode ir da lendária praia de Ipanema de modo conveniente pelos trens urbanos em vez de ônibus quentes e sufocantes. Uma extensão da linha 1 foi concluída em dezembro de 2009. As estações são até mesmo equipadas com bicicletários monitorados por vídeo. A Siemens forneceu componentes de mobilidade importantes para a nova seção, inclusive a iluminação, sistema de vigilância, fornecimento de energia de emergência, sala de comando e infraestrutura de comunicações.
Linha 4 Amarela SP
A linha 4 - amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. Essa linha transporta 500.000 passageiros por dia.
Gestão de trânsito para a megacidade
O volume de trânsito nas ruas continua a aumentar a um ritmo mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam problemas de mobilidade cada vez maiores nas megacidades. A implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano pode trazer muitos benefícios e contribuir para um desenvolvimento sustentável. O sistema de controle de tecnologia avançada da Siemens, o PC SCOOT, que está gerenciando os fluxos de trânsito em grandes partes de São Paulo, está facilitando o trabalho das autoridades locais. O respectivo software, que também é da Siemens, está ajudando a garantir que as 450 interseções atualmente controladas pelo PC SCOOT continuem a ser gerenciadas com eficiência no futuro.
Visão para mobilidade elétrica
A mobilidade elétrica terá um papel cada vez mais importante nos conceitos de trânsito com eficiência energética para o desenvolvimento sustentável de megacidades e pode ser combinada com a smart grid. Os carros elétricos e veículos híbridos oferecem uma forma de mobilidade que preserva recursos e não prejudica o ambiente, especialmente no que se refere ao transporte privado.
Fonte - www.siemens.com.br

Salvador já tem em média um carro por família

Maria Garcia e Raíza Tourinho

Margarida Neide | Ag. A TARDE
Transporte público ruim faz soteropolitano optar pelo carro

Se todos os veículos registrados na capital baiana fossem distribuídos igualitariamente entre a população, cada família (considerando-se uma média de cinco pessoas) teria um veículo.
Isto é o que revela o cruzamento dos dados da frota dos automóveis de passeio de Salvador com o número de habitantes estimados no último censo (2010).
Segundo os indicadores mais recentes do Detran-BA, em fevereiro havia aproximadamente 580 mil veículos de passeio registrados na capital baiana.
Considerando que a população soteropolitana já beira os 2,7 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já existe um carro registrado para cada 4,68 pessoas.

Boom automotivo
O crescimento dos veículos registrados na cidade é expressivo: em 2010, a taxa era de 5,39 habitantes para cada carro. Um ano depois, a taxa cairia para 5,03. Quanto menor o resultado, maior é o número de carros em relação à população.
De acordo com a engenheira de tráfego Cristina Aragón, a taxa de motorização não é tão alta quando comparada a outros centros urbanos. "Salvador ainda é uma cidade pobre. A taxa pode até ser alta, mas há cidades de médio porte que conseguem ter índices piores", explica.
A taxa da cidade de São Paulo, por exemplo, é de 2,11. Ou seja, há um veículo de passeio para cada duas pessoas, o dobro quando comparado à capital baiana.

Esposa influenciou
Há cinco meses, o consultor técnico Danilo Araújo entrou nas estatísticas do Detran pela primeira vez. Segundo ele, a esposa foi a principal motivação para que adicionasse mais um veículo de passeio às vias soteropolitanas.
"Ela que insistiu. Eu trabalho perto e preferia não enfrentar esse trânsito todo. Pegar ônibus é complicado, mas como são só cinco quilômetros (entre a casa e o trabalho), vou até andando", conta.
Ele reconhece, no entanto, que o automóvel é a alternativa mais viável na cidade: "É uma necessidade". Danilo não é o único a optar pelo carro como solução de transporte.
Somente em janeiro deste ano, 1.668 motoristas fizeram o mesmo. Nos últimos quatro anos, a média foi de 30 mil novos veículos registrados no sistema do Detran a cada ano. Isso representou, entre 2012 e 2013, um crescimento de 5% na frota.
Contudo, o número de veículos que circulam efetivamente na cidade pode ser bem maior. Incluindo outras categorias de automóveis, como ônibus e caminhões, a frota atual gira em torno de 830 mil veículos. Além disso, ficam fora desta conta todos aqueles com placas de outros locais, em circulação na capital baiana.
Apesar do aparente impacto que o crescimento da frota tem no trânsito de uma cidade, especialistas alertam que os dados não devem ser avaliados como uma relação direta. A questão está na forma como é gerida a mobilidade urbana. No caso da capital baiana, os especialistas afirmam que há uma valorização do uso individual de transporte, em detrimento de coletivos.

Espaço limitado
"Em Salvador, o carro é um objeto de desejo. Muitas famílias têm como prioridade comprar automóveis. Contudo, a cidade tem limite de espaço, principalmente por ser litorânea. A capital chegará a um limite em um certo momento", diz a pesquisadora do Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (Cetrama/Ufba), Denise Araújo.
Em horários de pico, com os imensos engarrafamentos, é muito fácil verificar a gravidade da situação. Segundo a Transalvador, na Avenida Paralela transita uma média de 20 mil carros por hora nesses momentos. "O que estamos vivendo é a realidade de uma opção equivocada", diz Cristina Aragón.

Solução
Para evitar que a quantidade de veículos não interfira diretamente no trânsito da cidade, o ideal é desestimular o uso do transporte individual, segundo as pesquisadoras. E a solução poderia vir, por exemplo, no investimento em melhoria do transporte público e na diversificação dos modais.
Agora de carro, Danilo concorda: "O ideal para mim é que se aposte em ciclovias. Eu até já tentei ir de bicicleta para o trabalho. Mas é impraticável", afirma.
"A população soteropolitana precisa se sentir atraída pelo transporte coletivo. (grifo nosso)Nós temos coletivos sem segurança, sem cumprimento de horários e com itinerários longos. É um conjunto de fatores que dificulta a migração do motorista de carro para o transporte coletivo", explica Denise Araújo.
A pesquisadora aponta que, em levantamento de mobilidade urbana atualizado em 1998 já havia indicativos da necessidade de maior investimento no transporte público. Uma das alternativas seria o metrô, há 13 anos em construção em Salvador. "O metrô é uma tecnologia correta. No entanto, em Salvador, teve vários erros no planejamento e construção", observou.
Fonte - A Tarde 14/04/2013