PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 13 de abril de 2013

Venezuela prende mercenários

Foto: Governo da Venezuela captura paramilitares colombianos com uniformes do Exército da Venezuela. Eles cruzaram a fronteira dos dois países para promoverem assassinatos e desestabilizarem as eleições do próximo domingo
Foto ilustração - PCB
Por Leonardo Severo, do ComunicaSul, no blog Escrevinhador:
O Comando Regional (Core) 4 da Guarda Nacional da Venezuela, localizado na região ocidental do Estado de Lara, capturou na última quinta-feira (11 de abril), paramilitares colombianos com armas e explosivos. A captura ocorre às vésperas das eleições presidenciais que ocorrerão no próximo domingo (14).
Além dos terroristas colombianos, foram presos mercenários salvadorenhos, ambos com estreitos e reconhecidos vínculos com a política de desestabilização promovida pela CIA contra a revolução bolivariana. Também foram detidas cerca de 30 pessoas acusadas de sabotar as redes de transmissão de energia.
Setores do governo temem que a oposição - se for derrotada mais uma vez - abandone o caminho institucional, partindo para a desestabilização armada – com apoio de fora do país. Seria algo parecido com o que já ocorreu na Líbia e acontece agora na Síria. Só que bem na fronteira com o Brasil.
“Temos capturado vários militares colombianos com uniformes da Venezuela. Estamos desmontando um plano de violência da direita”, denunciou o presidente em exercício e candidato chavista, Nicolás Maduro. Conforme o presidente, após uma investigação exaustiva, foram vasculhadas várias casas e encontrados explosivos e armas.
Parte dos armamentos foi encontrada após inspeção no galpão da empresa Cargas da Venezuela, responsável por trazer ao país mercadoria procedente dos Estados Unidos. Somente neste galpão foram apreendidos 48 carregadores para pistolas Glock com capacidade para 32 cartuchos calibre 9 milímetros, um carregador tipo circular, chamado Caracol (calibre 9 mm) – com capacidade para 100 cartuchos, assim como um carregador circular para fuzis.
Material de guerra
“Este material de guerra e carregadores de Glock são utilizados por bandos que se dedicam ao terrorismo. Há evidências de uma relação direta com pessoas desestabilizadoras treinadas em El Salvador”, declarou o chefe da Gore 4, Octavio Chacon.
O ministro do Interior, Néstor Reverol, informou que o governo também “detectou” o ingresso de dois grupos de mercenários “vindos de El Salvador” e que a Venezuela fechará o cerco aos criminosos.
Após denúncia do governo venezuelano, o presidente de El Salvador, Maurício Funes, acionou uma ampla “investigação policial”, já que os mercenários salvadorenhos foram financiados pela CIA para tentar matar no ano 2000 o presidente cubano Fidel Castro, assim como tiveram envolvimento em atentados com bombas em hotéis da Ilha Caribenha.
As ações afetaram seriamente a economia cubana ao comprometer essa importante fonte de renda do país. Vale lembrar que o terrorista salvadorenho Francisco Abarca – procurado pela Interpol após ter colocado uma bomba na discoteca de um hotel de Havana – foi preso em julho de 2010 na Venezuela.
Para o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, que está acompanhando o processo eleitoral venezuelano, a tentativa frustrada de apelar à violência demonstra até onde chega o ódio da reação aos avanços da revolução bolivariana: “Isso é revelador de como, na América Latina, a banda pobre da direita não mede consequências e usa todos os métodos possíveis para manter seus privilégios de classe. Basta lembrar o que fizeram em Honduras e, mais recentemente, no Paraguai, onde produziram um conflito que não houve, mas assassinatos planejados”, denunciou Stédile.
Mídia privada esconde
O fato ganhou conotação de denúncia nos jornais públicos venezuelanos, “Correio del Orinoco” e “Ciudad Caracas”, enquanto os grandes conglomerados de comunicação da direita tentaram dar uma conotação de crime comum, abrindo destaque para críticas às “provocações” da Coreia do Norte.
Como já alertava o presidente Hugo Chávez em relação à política belicista do império estadunidense, é importante continuar reforçando a capacidade de reação dos nossos países e povos. “O império não respeita os débeis. Os povos decididos a ser livres precisam estar bem armados”, sublinhou Chávez, frisando que os norte-coreanos precisam ter capacidade de reação, até para persuadirem os que já fizeram uso do seu poder atômico contra civis e para não virarem um novo Iraque ou uma nova Líbia.
* O ComunicaSul é um coletivo de jornalistas brasileiros, especializado em coberturas especiais na América Latina; gera conteúdo exclusivo para a blogosfera, furando a hegemonia da velha mídia (no Brasil, por exemplo,jornais deram pouco ou nenhum destaque à prisão dos paramilitares estrangeiros na Venezuela).
Fonte - Blog do Miro  13/04/2013


Motoristas de transporte coletivo do Rio poderão ser capacitados em cidadania e relações pessoais

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Motoristas de ônibus, táxis e vans da capital fluminense vão poder passar por uma capacitação nas áreas de cidadania e de relações pessoais. Hoje (12), a Secretaria Estadual de Trabalho firmou convênio com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O convênio é assinado uma semana após a queda de um ônibus de um viaduto na Avenida Brasil, após uma briga entre o motorista e um passageiro, causando a morte de sete pessoas, e o um assalto seguido de estupro de um casal de turistas dentro de uma van de transporte alternativo da cidade.
Inicialmente, serão 500 vagas para motoristas de transporte coletivo e mais 1.400, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para as diversas áreas do setor. Os cursos vão abordar temas como cidadania, autocontrole e qualidade no atendimento ao passageiro.
Segundo a secretária de Trabalho, Claise Maria, o curso de aperfeiçoamento para os motoristas vai melhorar a relação com os passageiros. “O nosso compromisso é valorizar o trabalhador, seja, o motorista de van ou de ônibus. O curso irá aprimorar as relações interpessoal com os passageiros”, disse. Os motoristas poderão se cadastrar nas 62 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) noRio de Janeiro. As inscrições serão encaminhadas para o Sest/Senat.
De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes, o Rio tem cerca de 30 mil rodoviários, para uma frota de 9 mil ônibus.
Fonte - Agência Brasil 12/04/2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Primeiro aeromóvel chega a Porto Alegre neste sábado

Veículo que ligará o aeroporto Salgado Filho ao Trensurb, na Capital, custou R$ 34 milhões 

Jornal do Comércio - Porto Alegre/RS
O primeiro veículo do aeromóvel, que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a estação da Trensurb, chegará por volta de 8h deste sábado, em Porto Alegre. O equipamento será içado por
Foto - Ilustração
guindastes para ficar posicionado na estação localizado na área da Trensurb. A operação comercial só deve ocorrer no segundo semestre. A composição para 150 passageiros começou a ser transferida da fábrica Ttrans, no município fluminense de Três Rios, na segunda-feira. Nesta quinta-feira, o caminhão especial com extensão de 26 metros pernoitou (14 metros é o comprimento do vagão) em Joinville, em Santa Catarina.
O caminhão traz o equipamento devidamente embalado por uma lona plástica azul para evitar danos à estrutura em fibra de vidro, escondendo o design e pintura em branco, vermelho e azul (da companhia de trens urbanos). O caminhão viaja a uma média de até 60 quilômetros por hora, seguindo regras de transporte do tipo de veículo. A medida atende legislação para carretas com o porte e tamanho que está sendo usada, proibidas de rodar à noite. O gerente de logística da Pacheco Logística, Newvani Cirolini Corrêa, descreve que a expectativa da chegada eleva o nível de cuidado da equipe. “Se der algum problema, a responsabilidade é nossa com repercussão enorme”, justificou.
O aeromóvel movido por propulsão a ar é inédito no Brasil. Até hoje apenas Jacarta, na Indonésia, instalou o equipamento, patenteado pela metalúrgica Coester, com sede em São Leopoldo. A unidade na Capital custou R$ 34 milhões. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, avisou que o veículo permanecerá protegido pela lona até começarem testes dos sistemas automáticos embarcados no equipamento. Antes de descobrir a atração, será feita revisão para garantir que as especificações cumpram o contrato. “Ele não sai andando como um carro”, justificou Kasper. O segundo vagão, para 300 passageiros, chegará entre maio e junho. Os dois custaram R$ 2,8 milhões.
Fonte - ANP Trilhos  12/04/2013

Trem bala deve operar até 2020, diz governo

Por PANROTAS
O trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas deve entrar em operação até 2020.
Foto ilustração - R7.com
A afirmação é do diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, na audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
A EPL foi criada no ano passado a tempo da reapresentação do projeto do trem de alta velocidade, após uma frustrada tentativa de leilão em 2011.
Bernardo Figueiredo explica que atualmente o projeto está na fase de licitação de serviços.
Cerca de 70% do custo da obra virá de investimento público. Da parcela de 30% restantes, a EPL, que é estatal, vai entrar com 45%, e o grupo que vencer a licitação completa os 55% restantes.
Atualmente o cronograma da licitação do TAV está na fase de esclarecimentos ao edital, publicado em dezembro do ano passado.
A entrega das propostas está marcada para 13 de agosto, e o leilão ocorre seis dias depois.
A homologação do concessionário vencedor está prevista para 19 de setembro e a assinatura do contrato em 27 de fevereiro do ano que vem.
Fonte - ANP Trilhos 11/04/2013

FORTALEZA - A Mobilidade que "ANDA"

Fortaleza atualiza índices de execução das obras de mobilidade

Pimenta quer que Helena Chagas explique critérios de verbas para a mídia

Sul 21

Foto: Flickr do deputado Paulo Pimenta
Na quarta-feira (10), o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou junto ao Gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados requerimento para que a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explique aos parlamentares petistas os critérios utilizados para o direcionamento da mídia publicitária do Governo Federal. No documento, Pimenta solicita a realização de um seminário, em data a ser definida, sobre a democratização dos meio de comunicação no Brasil e que, além da ministra Helena Chagas, também sejam convidados representantes de blogueiros; das rádios comunitárias; e representante das mídias regionais do Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
“Quero levar para dentro da bancada do PT este debate. Já estamos há mais de 10 anos com Governos populares neste País, com o Presidente Lula e agora com a Presidenta Dilma, mas em praticamente nada se alterou a concentração das verbas publicitárias do Governo Federal para os grandes meios de comunicação, em detrimento de uma política de afirmação de uma mídia regional e de formas alternativas de informação” criticou Pimenta.
Outra discussão que o deputado tem levantado é o processo de judicialização, orquestrado pelos grandes grupos de comunicação com apoio do judiciário contra jornalistas independentes e profissionais com atuação em mídias alternativas, como sites e blogs. O episódio mais recente desse processo de judicialização foi contra o site viomundo.com.br, do jornalista Luiz Carlos Azenha, condenado a pagar R$ 30 mil ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel.
Fonte - Cascavilha 11/04/2013

Feliciano está doente da cabeça e da alma - Bob Fernandes

Bob Fernandes/ Feliciano está doente da cabeça e da alma





Recordemos a espantosa coleção de estultices do deputado e pastor Marco Feliciano. Para alguns uma frase dele pode soar espertinha, engraçadinha, mas o conjunto da obra revela seu caráter. Agora ele calunia, mente sobre Caetano Veloso, agride e despreza outra religião, o candomblé.
Mente e calunia o pastor ao dizer que Caetano submetia músicas à aprovação de Menininha do "Patuá", não do Gantois. O erro é proposital. Ignorante, desrespeitoso, situa a Ialorixá num tempo em que ela já estava morta, há 12 anos.
Feliciano diz que Deus matou John Lennon: "Eu queria estar lá no dia que descobriram o corpo dele. Ia tirar o pano de cima e dizer 'Me perdoe John, mas esse primeiro tiro é em nome do Pai, esse é em nome do Filho e esse em nome do Espírito Santo'".
Qual Deus, qual religião prega assassinato como faz esse pastor? A não ser quem tenha sérios desvios, que religião debocharia da morte de 5 jovens, como fez Feliciano com o grupo Mamonas Assassinas?
Disse ele sobre a banda que morreu num acidente aéreo: "Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aqueles que tentaram colocar palavras torpes na boca das nossas crianças". O que pode existir de mais torpe do que essas palavras de Feliciano?
Talvez, mais torpe seja dizer que assistia a própria mãe "arrancar fetos de dentro das mulheres". A mãe de Feliciano desmente, mas, verdade ou mentira, a frase revela o que é a cabeça do filho. Há quem veja nisso só um jeito "ixpérto" de chamar a atenção. Esperteza à parte, a escolha da frase já escancara a profundidade da doença na alma e na cabeça de Feliciano.
O deputado diz que descendentes de africanos são amaldiçoados, que sentimentos homoafetivos são "uma podridão", e que direitos para as mulheres podem levar à "predominância homossexual". Diz também que antes dele Satanás ocupava a comissão de direitos humanos.
Com ares e fama de quem é "ixpérto", mas parecido mesmo é com um beócio, Feliciano segue em frente. Mesmo acusado de estelionato, desfila nesse tempo de lassidão e mediocridade. Até que alguém, quem sabe um dos seus pares, dele se aproxime.
Alguém verdadeiramente religioso, próximo da divindade. Alguém que, com compaixão, chegue para Feliciano e diga a verdade:"Amigo, você não é "ixpérto". Você está é doente, tem uma doença na cabeça e na alma, procure ajuda, Feliciano, vá se tratar".
Bob Fernandes - 10/04/2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estação Mussurunga - Podridão dos banheiros é sentida já na entrada

Podridão dos banheiros da Estação Mussurunga é sentida já na entrada

Foto: Francisco Galvão
Situação da Estação Mussurunga é sentida nos banheiros

Kelly Cerqueira - TB
Da entrada da Estação Mussurunga é possível perceber qual o principal problema enfrentado por motoristas, cobradores, usuários e funcionários que trabalham no local. O mau cheiro proveniente do abandono dos banheiros da estação, uma das mais movimentadas da cidade, pode ser percebido a metros de distância.
A falta de estrutura, manutenção e material, unida a má conservação e a ação de vândalos são os principais responsáveis pela situação dos banheiros públicos do local, que segundo os usuários do terminal são impossíveis de ser frequentados.
Embora seja apontada pela população como uma das estações rodoviárias mais organizadas, a Estação Mussurunga enfrenta este e outros problemas, segundo relatou um dos encarregados pela administração do local, que preferiu não se identificar. “Nós temos algumas pendências, alguns reparos que precisam ser feitos não só nos banheiros, mas em outras estruturas da estação”.
Segundo ele, um relatório sobre as necessidades mais urgentes da estação foi feito e enviado a superintendência da Transalvador, órgão responsável pela administração do local. “A comunicação foi feita desde o início da gestão, justamente para deixar os novos administradores a par do que está acontecendo. Agora é esperar as providências”, continuou.
Mesmo com outras limitações como apontou o encarregado, a falta de higiene nos banheiros é o problema que mais incomoda os usuários da estação. De acordo com o vendedor ambulante Antonio Gilson de Jesus Anunciação, que há quatro anos trabalha no local em uma banca de doces em frente aos banheiros, não há profissionais pontuais designados para a realização da limpeza das unidades masculina e feminina. “Às vezes aparece uma pessoa, limpa e vai embora. Demora semanas para aparecer outra pessoa e limpar de novo, chega a dar bicho”, relatou o trabalhador. Ele também aponta a falta de materiais básicos para higiene como papel e sabão nas unidades masculina e feminina.
A equipe da Tribuna esteve na estação na manhã desta quarta-feira, 10, presenciando a limpeza de um dos banheiros por uma pessoa que se identificou como funcionária terceirizada da Monkal, empresa contratada pela prefeitura para a realização de serviços gerais na Estação Mussurunga.
Segundo a servente, que preferiu não se identificar, a falta de materiais de limpeza dificulta a higienização dos banheiros. “Estou há pouco tempo aqui e desde então nunca chegou material. Este sabão que estou usando hoje foi comprado graças a uma vaquinha feita pelo próprio pessoal aqui da estação, passageiro e motorista, se não seria impossível”, afirmou. Ainda segundo ela, a empresa diz que a situação é resultado do atraso do pagamento das faturas por parte da prefeitura. “Nosso 13º, salário de fevereiro, março, também estão todos em atraso”, pontuou a auxiliar de limpeza.
Se no banheiro masculino a ferrugem e a sujeira tomam conta dos cômodos, vasos sanitários e pias, na unidade feminina três compartimentos estão sem funcionar e outros três não possuem portas, restando poucas unidades para o uso da população.
Além da precariedade do local, usuários também denunciam a utilização do local como ponto de sexo entre alguns casais. “Ouvimos muitas histórias de gente que transa lá dentro, fica se masturbando na frente de quem entra, sem o menos respeito”, afirmou a usuária da estação Cremilda Lima Godoy.
O gerente de Equipamentos Urbanos, setor da Transalvador responsável pela manutenção das estações de ônibus, Mauricio Lima, informou que os banheiros públicos da Estação Mussurunga passarão por reforma. “Assim como aconteceu com as unidades da Estação Pirajá, vamos revitalizar toda a estrutura”, afirmou o gerente.
Embora não haja prazo para a entrega, ele garantiu que as obras devem começar dentro de um mês. Sobre a inadimplência junto às empresas terceirizadas, Lima disse que o problema está sendo resolvido e dentro de poucos dias a situação já deve estar regularizada. “Acredito que ainda esta semana a rotina dos trabalhadores terceirizados volte a ficar normal, com a realização da limpeza diária em todas as estações”, concluiu.
Fonte -  Tribuna da Bahia 11/04/2013

Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.
Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.
A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições em que o estudante que cursou o ensino médio em escola pública e que faz parte de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa pode se inscrever para requerer isenção na inscrição para o vestibular. A UFG oferece um número determinado de vagas para conceder a isenção. A taxa de inscrição do vestibular é R$ 130,00. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios.
Fonte - Agência Brasil  11/04/2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Russian Railways compra 350 locomotivas elétricas

 Railway Technology
Foto: Divulgação/ Siemens

O presidente e CEO da Siemens, Peter Löscher; o presidente da RZD, Vladimir Yakunin; e o presidente do grupo Sinara, Dmitry Pumpyansky, no momento da...

A Russian Railways (RZD) assinou um memorando de entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) com a Ural Locomotives, uma joint venture entre a Siemens e a Sinara, para o fornecimento de 350 locomotivas elétricas de quatro eixos.
As locomotivas serão desenvolvidas e construídas pela Ural Locomotives em sua fábrica de Ecaterimburgo, na Rússia. Após a entrega completa prevista para 2020, os trens elétricos CA e CC de sessão única serão usados no atendimento da demanda.
A Ural Locomotives também será responsável pela conservação e manutenção completa das locomotivas, com um contrato separado que deve ser assinado em 2014.
O Ministro do Transporte russo, Maxim Sokolov, disse: "O acordo não só resolve as tarefas envolvidas na renovação tecnológica da produção industrial do país, mas também, em especial, na melhoria do desempenho do material circulante e, portanto, na redução do custo das empresas de produção com o transporte de seus produtos".
As três empresas também concordaram em localizar 80% da produção dos trens Desiro RUS na Rússia até o fim de 2017. As empresas compilaram uma lista de unidades básicas e componentes para o trem que devem ser fabricados no país.
O negócio acompanha uma carta de intenções de € 2,5 bilhões, assinada em novembro de 2012 entre a RZD e a Ural Locomotives para a entrega de 675 locomotivas tipo 2ES10.
As locomotivas 2ES10 também serão desenvolvidas e fabricadas pela Ural Locomotives em sua fábrica de Ecaterimburgo.
Fonte - Revista Ferroviária 10/04/2013

Sustentabilidade em transportes é debatida em evento

Página Sustentável

O evento apresentará as melhores práticas de construção e operação de obras para transportes alinhadas à sustentabilidade, além de ressaltar as novidades do setor infraestrutura.
No primeiro dia da Conferência, Janice Cabus, gerente executiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará uma palestra sobre os aspectos da gestão ambiental em infraestruturas de transporte terrestre sob concessão. O licenciamento ambiental será abordado pela coordenadora de portos, aeroportos e hidrovias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Mariana Graciosa Pereira.
O Ministério dos Transportes direcionará o debate para a infraestrutura de transportes conciliada à conservação ambiental e o BNDES ressaltará os aspectos ambientais necessários para a obtenção de financiamento de infraestrutura no Brasil.
Quatro sessões simultâneas estão disponíveis no segundo dia do evento: portos, ferrovias, rodovias, transportes urbanos e aeroportos. Os participantes poderão escolher as sessões de maior interesse e conferir casos práticos de empresas como Samarco, Porto de Santos, Ferrous, Brasil Terminal Portuário, Infraero, Metrofor, Valec, Ecorodovias, Arteris, Metro de São Paulo, entre outras.
O InfraSustentável 2013 é uma realização da Página Sustentável com o apoio da ABCR, ABIFER, ANTF, ANPTrilhos, ABTP, Guia Maritimo e Revista Ferroviária. Associados das instituições apoiadoras têm desconto especial.
Confira o programa completo no site www.paginasustentavel.com.br
Fonte - Revista Ferroviária 10/04/2013

Bombardier - testa monotrilho de SP

Monotrilho no circuito de provas da Bombardier, em Kingston, Canadá
A Bombardier está testando os dois primeiros carros do monotrilho da Linha 15-Prata de São Paulo em Kingston, no Canadá. Os carros estão sendo testados em um circuito de provas avançado, que vai permitir simular e representar todas as situações de operação a que os trens vão estar sujeitos na linha.

Ao todo, a linha terá 54 trens, cada um com sete carros. Em Hortolândia, a equipe da Bombardier está com o quinto carro na linha de produção. O primeiro carro já está em fase final de acabamento.

Os trens terão 86 metros de comprimento e capacidade para transportar 1.000 passageiros cada um. O sistema terá capacidade para 40 mil passageiros por hora e por sentido, com um intervalo entre trens de 90 segundos.

A Linha 15-Prata terá 24,3 quilômetros, ligando a Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O trecho é uma extensão da Linha 2-Verde. O primeiro trecho da Linha 15, de Vila Prudente a Oratório, com extensão de 2,9 km, deve entrar em operação a partir de dezembro de 2013.
Fonte - Revista Ferroviária  10/04/2013

Tumulto leva Feliciano a transferir reunião da Comissão de Direitos Humanos para o plenário da CCJ

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As manifestações contra e a favor do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), levaram o deputado a transferir a reunião aberta em que são apreciados requerimentos e projetos de lei para o plenário da Comissão de Constituição e Justiça, onde os trabalhos estão sendo realizados a portas fechadas. A reunião transcorre neste momento em clima de normalidade, com a presença apenas de deputados, jornalistas e assessores parlamentares.
Do lado de fora, simpatizantes de Feliciano defendem a permanência dele na presidência do colegiado, enquanto representantes de movimentos contra a homofobia e o racismo pedem que o deputado renuncie ao cargo. O parlamentar é acusado de fazer declarações de cunho homofóbico e racista e da prática de estelionato.
Seguranças da Câmara dos Deputados montaram esquema especial de isolamento para evitar que os manifestantes cheguem até a porta do plenário da CCJ.
Por causa desse tipo de manifestação, na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos aprovou requerimento para restringir o acesso às reuniões do colegiado a deputados, assessores, convidados e à imprensa. Ontem (9), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), revogou o requerimento. Por isso, a reunião de hoje começou com acesso livre de manifestantes, como havia anunciado o presidente da CDHM. Marco Feliciano tinha ressaltado, porém, que restringiria o acesso de pessoas, caso considerasse necessário para o bom andamento dos trabalhos.
Fonte - Agência Brasil  10/04/2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

METRÔ DE SALVADOR... A NOVELA CONTINUA

Av.Paralela - passarela do Cab hoje as 19:00 hs Pregopontocom
Por A.Luis / Edinillson Pereira
Após o  anúncio da transferência do metrô e dos trens de Salvador da prefeitura para a administração estadual, a mesma ainda não foi concretizada.Tudo porque a reunião marcada para a tarde desta terça-feira 09/04, entre o prefeito ACM Neto e o governador Jaques Wagner no CAB na governadoria, foi cancelada sob a alegação da falta dos pareceres  das procuradorias municipal e estadual. Várias autoridades estavam presentes no evento, entre elas O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA)  acompanhado de mais 03 promotores públicos, o prefeito de Lauro de Freitas, Marcos Paiva, vários vereadores e deputados,representantes de movimentos sociais entre eles o Salvador Sobre Trilhos,vários veículos de imprensa  e representantes da sociedade civil.Todos os presentes que aguardavam o inicio da solenidade foram tomados de "surpresa" com o cancelamento do evento sem aviso prévio.A assessoria de comunicação do governo divulgou uma nota onde informou que o encontro foi adiado em virtude da complexidade e extensão do documento. Ainda não foi agendada uma nova reunião para a assinatura do programa de viabilização do metrô quando a transferência do mesmo para o Estado deverá ser oficializada.
Pregopontocom 

Bahia sofre a pior seca em 80 anos

Valéria Ibalo
Foto ilustração - bahiatododia
TB
O governo do Estado anunciou que os efeitos da estiagem tendem a piorar agora no mês de abril, quando historicamente começa a temporada sem chuvas no interior. De acordo com os números divulgados, mais de 500 mil cabeças de gado já morreram no semiárido baiano por causa da seca, e, nos laticínios, a quebra foi em torno de 70%.
O presidente da Associação Baiana dos Expositores (Abexpo), Jaime Fernandes, comentou a situação durante o III Congresso Internacional da Produção Pecuária - CIPP, que termina hoje (9), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. “Precisamos entender que a seca é um fenômeno regular para o Nordeste brasileiro, assim como o inverno o é para a Ásia, Estados Unidos ou Europa. Temos de conviver com ela, prover água, investindo em infraestrutura, e comida, mesmo que chova. Só assim poderemos atravessar este período”, disse.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, a situação de produtores, veterinários e zootecnistas no estado é preocupante. “A seca desemprega. Temos relatos de diversas propriedades demitindo mão de obra em todos os níveis, inclusive veterinários e zootecnistas, que hoje passam por uma situação preocupante. É um flagelo social”, disse a presidente do Conselho, que elogiou a iniciativa da Abexpo em promover o Congresso neste momento de crise.
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, apresentou as ações emergenciais e estruturantes que estão sendo implantadas através do governo do Estado, em parceria com a Presidência da República, Conab, agentes de crédito e outros. Dentre eles, a captação de 80 mil toneladas de milho para a Bahia, “por ordem expressa da presidente” via navegação cabotagem. O milho será disponibilizado pelo valor subsidiado “de balcão”, e poderá ser vendido num limite de seis mil toneladas por produtor. “Ao lado disso, vamos trabalhar para a produção de forrageiras nos perímetros irrigados, para a complementação da ração animal”, disse.
Salles traçou um panorama completo da seca no estado. “Não há agricultor vivo nesta terra que já tenha visto uma seca maior que esta. Mais de 500 mil animais já morreram e tudo o que estamos conquistando agora ainda é pouco”, afirmou o secretário. “Há regiões onde não chove há três anos. Os mananciais superficiais e subterrâneos chegaram ao limite. Poços que geravam 10 mil litros por hora, hoje dão três mil, em regiões como Presidente Dutra, onde se irriga a pinha. Infelizmente, estamos tendo de escolher entre irrigar e ter água para o consumo humano”, lamentou o secretário.
O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, em seu pronunciamento apresentou as etapas da reforma da legislação ambiental na Bahia, que possibilitou desburocratizar sensivelmente o processo de certificação, aumentando a qualidade da gestão ambiental no estado.
“No estado da Bahia, a regularização da atividade agrosilvopastoril está abarcada no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais-Cefir. Todo produtor rural pode entrar no sistema, desenhar a poligonal de sua propriedade, localizar as reservas, APPs, reminiscentes de florestas nativas, etc. Se não houver passivo ambiental formal, ou alguma coisa irregular a respeito de localização, ele recebe o certificado de regularidade. É muito simples, mas, nem por isso, menos rigoroso. Estamos com parcerias sendo desenvolvidas com prefeituras e associações como a Abaf e a Aiba”, disse Spengler.
“Estar em dia com a legislação ambiental permite ao produtor pegar até 15% acima do teto do crédito de algumas linhas de financiamento. É fundamental que se acesse o cadastro.Todos os produtores rurais terão no máximo dois anos para se cadastrar. Depois disso, se assim não acontecer, o acesso ao crédito será dificultado, e, depois de cinco anos, não será mais possível. Toda pessoa que fizer o cadastro estará isenta de multas sobre passivos e terá cinco anos para se adequar. Hoje, há em torno de 1,5 milhão de hectares já regularizados no Cefir.
Região do sisal
Os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Cesar Lisboa (Relações Institucionais) se reuniram nessa segunda-feira (8/4) no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com representantes de movimentos sociais e de entidades do território do sisal. Eles trataram sobre a seca na região.
Pautado na carta de solicitação apresentada, o secretário Rui Costa, que coordena as ações de convivência com a seca na Bahia, informou que o pedido de melhoria de distribuição de água conta com medidas que estão em andamento. Rui Costa deu como exemplo o programa Mais Água, cujos convênios com entidades do território do Sisal somam investimentos de R$ 15 milhões.
“Os recursos foram repassados. É necessária a celeridade na execução. Porque, para solicitarmos mais recursos, temos que executar o que já foi liberado”, disse Rui. O secretário informou ainda que o governo estadual apoiará as entidades com capacitação de mão de obra e com a disponibilização de carro-pipa para viabilizar as construções de cisternas de consumo humano e de produção.
Ficou acordado que as entidades vão preparar um cronograma semanal de execução, informando ao Estado as comunidades onde as cisternas serão instaladas. Assim, eles vão contar com o fornecimento de água para as obras. Sobre a perfuração de poços, a orientação do governo foi a identificação, numa única lista, dos poços a serem perfurados no território.
A perfuração de poços é de responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que tem o compromisso de ativar todos os poços que têm vazão e água de qualidade.
Os números já captados e executados na região também foram apresentados no encontro. Mais de R$ 90 milhões estão aplicados em obras em andamento e a iniciar. Foram construídos no território 146 sistemas de abastecimento para consumo humano, nove estão em andamento e outros 21 serão iniciados.
De acordo com Rui Costa, o Sisal conta com obras estruturantes, a exemplo do programa Águas do Sertão e da ampliação do Sistema de Abastecimento de Serrinha, que beneficiará municípios de Barrocas, Teofilândia e outros cinco municípios vizinhos. A disponibilização de milho para alimentação animal, o fornecimento de crédito emergencial e o Bolsa Estiagem também foram pautados na audiência.
Estiveram presentes representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BA), da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia (Fatres) do Movimento de Organização Comunitária (Moc) e dos sindicatos rurais dos municípios de Valente e Santa Luz.
Fonte - Tribuna da Bahia  09/04/2013

Juiz determina gratuidade de passagem de ônibus a policiais

Marco Aurélio Martins | Agência A TARDE
Conforme o juiz, benefício aos policiais é essencial ao exercício da atividade

O Juiz Benedito dos Anjos, da 5ª Vara da Fazenda, determinou, em caráter liminar, a suspensão da cobrança de passagem de ônibus para policiais civis e militares em Salvador. O documento expedido pelo magistrado, que considera a suspensão da gratuidade ilegal e abusiva, foi entregue na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Públicos (Setps), nesta segunda-feira, 8.
O Setps poderá pagar multa diária de R$ 10 mil caso não cumpra as determinações. O sindicato também não poderá se recusar a conceder ou renovar novos cartões que garantam o passe livre aos policiais até que a causa seja julgada.
A gratuidade da passagem de ônibus municipal foi concedida aos policiais - que estejam realizando atividades inerentes ao cargo - há mais de 15 anos. Conforme o juiz, o benefício aos policiais é essencial ao exercício da atividade que desenvolvem e, segundo ele, o Setps dificultar a concessão da gratuidade. O Setps, que não se pronunciou, informou que analisa a decisão.
Fonte - A Tarde  08/04/2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"A questão do metrô começa a andar nos trilhos", diz Wagner

clique para baixar o Edital

Deve ser assinado até esta terça-feira, 9, o acordo que vai transferir a responsabilidade sobre o metrô e o trem do Subúrbio da prefeitura de Salvador para o governo do estado. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner na manhã desta segunda-feira, 8, em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record Bahia.
Wagner ressaltou que, apesar do acordo - firmado em reunião com o prefeito ACM Neto na última sexta-feira, 5 -, a prefeitura permanece com a responsabilidade de solucionar os problemas relacionados ao trânsito da capital baiana. Também está incluída a manutenção das estações da Lapa e Pirajá.
"Além do metrô, o governo está investindo em obras na região da Avenida Paralela, como a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa e o complexo viário do Imbuí, para os motoristas entrarem e saírem no bairro sem precisarem fazer o retorno, que congestiona o tráfego",
afirmou o governador. A obra do Imbuí será entregue no prazo de um ano, de acordo com Wagner, que também anunciou a conclusão da Via Expressa e do Terminal Turístico no Porto de Salvador, marcada para o mês de agosto.
Fonte - A Tarde 08/04/2013


Ciclofaixas de lazer ajudam a popularizar bicicleta como meio de transporte em São Paulo

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A cidade de São Paulo tem 119,7 quilômetros (k) de ciclofaixas de lazer. Nos domingos e feriados nacionais parte das vias dedicadas aos carros recebe uma sinalização específica na faixa mais à esquerda para permitir o tráfego de bicicletas das 7h às 16h. Em um dos circuitos é possível pedalar desde o Parque Ibirapuera até o centro da capital, passando pela Avenida Paulista. São 41 k em um percurso que permite chegar a pontos turísticos como o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e o Mosteiro de São Bento. Existe ainda uma ciclofaixa definitiva de 3,3 k, em Moema, zona sul paulistana, que funciona durante 24 horas, todos os dias da semana.
Foto - ilustração
As ciclofaixas incentivam o uso da bicicleta, aumentando a popularidade do veículo que aos poucos está sendo incorporado à matriz de transportes da cidade. “Ela [a ciclofaixa] tem um apelo para as pessoas adquirirem a cultura da bicicleta e começarem a usar durante a semana, como meio de transporte. Mas, obviamente, não é uma estrutura para a mobilidade”, explica João Paulo Amaral, um dos fundadores do Bike Anjo, coletivo de ciclistas experientes que apoia iniciantes para que andem com mais segurança nas ruas da cidade.
Amaral acredita que para melhorar a mobilidade na capital paulista todo o modelo atual de expansão e uso da cidade precisa ser repensado. “Não só para a questão da bicicleta, mas para o uso da cidade pelas pessoas, envolvendo também pedestres, as pessoas que estão usando transporte público e outros meios de transporte. Assim, a gente começa a desmitificar o uso do espaço urbano, das ruas”, destaca.
Ainda existe, na opinião do ativista, um desequilíbrio nos investimentos do Poder Público, que prioriza o uso do carro em detrimento de outras formas de transporte. “A questão é que a gente tem que começar a ver o desequilíbrio de investimentos da prefeitura. Por um lado, ela vai fazer algumas ações pontuais para transporte público e pedestres, mas por outro, continua criando vias, para a circulação de mais carros”, critica.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) diz que está estudando por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diversas alternativas para promover a bicicleta como meio de transporte e lazer na cidade. De acordo com a secretaria, a meta da prefeitura é expandir em 150 quilômetros a malha cicloviária existente.
Além das ciclofaixas, fazem parte dos 241,4 k da malha cicloviária paulistana, 60,4 k de ciclovias, que são vias específicas, apartadas do tráfego de automóveis, para trânsito de bicicletas. Também estão incluídos nesse número 58 k de ciclorrotas, vias de velocidade reduzida (30 quilômetros por hora) e com pequeno tráfego de automóveis por onde as bicicletas circulam à beira do meio fio. Contam ainda com placas e pintura no chão para alertar os motoristas.
Fonte - Agência Brasil   07/04/2013

Povoado com 400 moradores teve de ser realocado por causa da erosão marinha

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O povoado de Cabeço, localizado em ilha na Foz do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe, experimentou os efeitos mais devastadores da erosão marinha. Em poucos anos, o mar invadiu casas e construções da comunidade pesqueira, que tinha 400 moradores.
Foto - ilustração
A completa evacuação do povoado foi concluída há 14 anos, como conta o ex-morador Everaldo Barreto, de 65 anos, que morou por mais de 40 anos na comunidade.
“A perda da vila teve efeito psicológico forte nos moradores, com a erosão tomando conta, aquele sofrimento. A erosão começou a acontecer aos poucos. Depois de um ano e meio, dois anos, ela começou a agir com mais intensidade. Hoje o mar demolia duas moradias. Amanhã eram três, quatro, cinco. E, dentro de poucos dias, o povoado foi todo embora”, disse.
Segundo ele, muitos moradores, em grande parte pescadores, foram realocados em um assentamento, chamado de Samarém, cinco quilômetros rio adentro. Isso também prejudicou economicamente a comunidade, acostumada a pescar na área do Cabeço.
O processo de avanço do mar sobre a vila é atribuído às represas construídas no Rio São Francisco, como a Usina Hidrelétrica do Xingó, que reduziram a vazão do Velho Chico e abriram espaço para o mar. A antiga vila foi completamente destruída. Seu símbolo é um velho farol do século 19, que ficava em terra e hoje está a dezenas de metros da costa.
Alguns moradores, como Everaldo Barreto reconstruíram casas mais para o interior da ilha onde ficava o povoado do Cabeço. “Às vezes eu vou para lá. Gosto daquela praia”, lembra o vereador aposentado do município de Brejo Grande, onde ficava a comunidade.

Veja também
Erosão marinha deixou 18 municípios em situação de emergência nos últimos três anos

Fonte - Agência Brasil  07/04/2013

Brasília implementa ciclofaixas do lazer nos fins de semana e feriados

Da Agência Brasil

Brasília – A ciclofaixa do lazer em Brasília, que está em fase de teste desde dezembro no Eixo Monumental, agora é definitiva. Ela estará aberta para ciclistas aos domingos e feriados nacionais. A expectativa do Departamento Nacional de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) é de que “tudo esteja funcionando até o início de agosto”.
Foto - ilustração
A faixa exclusiva começa na Catedral Rainha da Paz e vai até o Congresso Nacional. Está sinalizada com pintura vermelha no chão e placas. Depois de concluída no Eixo Monumental, será implantada na W3, totalizando 38,5 quilômetros de extensão.
Segundo a assessora especial do Detran, Adriana Souza, o DF tem mais de 227 mil bicicletas. Para ela, para que as ciclovias sejam frequentemente utilizadas, vai ser necessário um amplo trabalho de divulgação. “Espera-se que a população venha a aderir. É uma questão de lazer, mobilidade limpa e saúde”.
Adriana explica que nos dias de funcionamento da ciclofaixa alguns retornos do Eixo Monumental, a serem definidos pela engenharia do Detran, serão fechados. Nas vias W3 Norte e Sul, quando a ciclofaixa estiver implantada, “todos os retornos que não forem semaforizados também serão fechados”.
Para quem não possui bicicleta, serão disponibilizadas bicicletas gratuitamente em alguns pontos das ciclofaixas. De acordo com o presidente do Instituto Pedala Brasília, Ronaldo Alves, o processo de fornecimento das bicicletas vai demorar um pouco para acontecer.
“A logística de colocar bicicletas para aluguel ou compartilhamento depende um pouco mais de investimento, porque tem o risco de segurança, tem o sistema de controle, de rastreamento de veículos que forem retirados do local. Por enquanto, as próprias pessoas emprestarão suas bicicletas”.
Ronaldo Alves ressalta que a demarcação de ciclofaixas é uma estratégia de estímulo, adotada por algumas cidades brasileiras para fazer com que as pessoas que não tem o hábito de usar bicicleta passem a utilizar. “A intenção é motivar as pessoas a deixarem seus carros em casa no final de semana, para pedalar".
Para a secretária de Comunicação da organização não governamental Rodas da Paz, Ana Júlia Pinheiro, “a proposta das ciclofaixas deve ser parte de um investimento na presença da bicicleta como veículo no Distrito Federal”. Ela esclarece ainda que “quando o governo faz um convite destes,'venha pedalar!', deve estar preparado para atender a demanda que ele gera.”
Fonte - Agência Brasil  07/04/2013 

Mapa de ciclovias de BSB - mobilize

domingo, 7 de abril de 2013

Trens de São Paulo ( CPTM ) voltam a operar após principio de incêndio no CCO

Todas as linhas de trem de São Paulo já voltaram a operar

Bruno Bocchini
Foto - ilustração
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo voltaram a operar. Até o fim da tarde, apenas as linhas 11 e 12 continuavam paradas, mas o funcionamento já foi restabelecido. O problema ocorreu por causa de um princípio de incêndio no Centro de Controle de Operações da CPTM, na Estação Brás.

Com a ausência dos trens, os passageiros foram obrigados a optar pelo metrô ou pelo ônibus. No entanto, nem todos tinham bilhetes apropriados, o que causou filas enormes nos guichês.
Fonte - Agência Brasil  06/04/2013

Ligações de telefone fixo para celular ficam mais baratas...

Ligações de fixo para celular ficam mais baratas a partir de hoje

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Começa a valer hoje (6) a redução de 8,77% nas tarifas das ligações feitas de telefones fixos para celulares. Os novos valores, determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), serão aplicados pelas concessionárias de telefonia fixa Oi (na área da antiga Brasil Telecom), Telefônica (São Paulo), CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel.
Para a concessionária Telemar Norte Leste, haverá redução de 18,6%, porque, no ano passado, a diminuição tarifária não foi aplicada pela Anatel para essa operadora por causa de determinações judiciais. As demais empresas aplicaram uma redução de 10,7% no ano passado.
A CTBC Telecom é a concessionária local que atende os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. A Sercomtel atende os municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná, e a Embratel é a concessionária de longa distância nacional.
Fonte - Agência Brasil  06/04/2013