PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 17 de novembro de 2012

Austeridade sozinha não ajudará Europa, diz Dilma

iG São Paulo | 17/11/2012

Em discurso na abertura da XXII Cúpula Ibero-americana, em Cádiz, a presidenta Dilma Rousseff alertou que as políticas de austeridade na Europa não estão funcionando
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AFP
Dilma Rousseff critíca políticas de austeridade na Europa em discurso na 22ª Cúpula Ibero-americana
Em seu discurso na sessão de abertura da 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Ibero-Americana, que ocorre em Cádiz, na Espanha, a presidenta Dilma Rousseff voltou a defender o modelo brasileiro de investimento público e abertura de mercados como antídoto contra a crise econômica mundial.
Portugal e Espanha estão entre os países da Europa que mais têm sofrido com os efeitos da crise no continente. A presidenta criticou o modelo de austeridade fiscal proposto por alguns países da União Europeia que penaliza a população e não apresenta os resultados esperados. "O Brasil defende que uma consolidação fiscal exagerada e simultânea na Europa não é a melhor resposta à crise mundial e pode até levar a um agravamento da recessão", disse Dilma.
“Temos assistido, nos últimos anos, aos enormes sacrifícios por parte das populações dos países que estão mergulhados na crise: reduções de salários, desemprego, perda de benefícios. As políticas exclusivas, que só enfatizam a austeridade, vêm mostrando seus limites em virtude do baixo crescimento. E, apesar do austero corte de gastos, assistimos ao crescimento dos déficits fiscais e não a sua redução. Os dados e as previsões para 2012 e 2013 mostram a elevação dos déficits e a redução dos PIBs [Produto Interno Bruto]”, disse.
Para a presidenta, a simples demonstração de rigor nos gastos públicos não é suficiente para garantir a confiança no mercado internacional. “Confiança não se constrói apenas com sacrifícios. É preciso que a estratégia adotada mostre resultados concretos para as pessoas, apresente um horizonte de esperança e não apenas a perspectiva de mais anos de sofrimento”, destacou.
Portugal e Espanha têm sofrido, não apenas com as pressões do resto da Europa pelo rigor fiscal, mas também com uma série de manifestações de trabalhadores contra as medidas adotadas em busca desta austeridade. Por causa dos cortes de salários e direitos sociais, os dois países têm enfrentado greves e confrontos entre trabalhadores e policiais.
Dilma cobrou que os países superavitários façam a sua parte para que se normalize a atividade econômica sadia entre os países abrindo mercados e estimulando as importações em seus territórios. Segundo a presidenta, os governos devem estimular o aumentar os investimentos e do consumo tendo como objetivo a retomada do crescimento da economia mundial.
Ela também apresentou dados sobre a economia brasileira para demonstrar que o modelo adotado pelo Brasil apostou na inclusão econômica e na garantia de direitos sociais para conseguir um desenvolvimento sustentado ao longo dos últimos anos. Dilma lembrou que os países da América Latina passaram 20 anos adotando o modelo de austeridade proposto agora a Portugal e à Espanha.
“Quando nos reunimos em Guadalajara [México], duas décadas atrás, a América Latina ainda vivia as consequências de sua “crise da dívida”. Os governantes de então, aconselhados pelo Fundo Monetário Internacional [FMI], acreditavam, erradamente, que apenas com drásticos e fortes ajustes fiscais poderíamos superar com rapidez as gravíssimas dificuldades econômicas e sociais nas quais estávamos mergulhados. Levamos assim duas décadas de ajuste fiscal rigoroso, tentando digerir a crise da dívida soberana e a crise bancária que nos afetava e, por isso, nesse período, o Brasil estagnou, deixou de crescer e tornou-se um exemplo de desigualdade social”, destacou.
Veja também:  Espanha quer aliança com América Latina para enfrentar crise -  Portugal e Espanha buscam novas relações com a América Latina
* Com Agência Brasil e Agência Estado
Fonte - iG São Paulo 17/11/2012

Dep Uczai lança livro sobre ferrovias


DEPUTADO PEDRO UCZAI LANÇA LIVRO SOBRE
FERROVIAS NESTA QUARTA-FEIRA


Deputado Pedro Uczai lança livro sobre ferrovias nesta quarta-feira. O livro é uma sistematização de idéias originadas a partir de aprofundamentos e debates realizados pela Frente Parlamentar das Ferrovias. Na próxima quarta-feira (21 de novembro de 2012), o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC), lança o livro “Ferrovias e Desenvolvimento – Esse é o caminho” em Brasília.
O livro é uma sistematização de ideias originadas a partir de aprofundamentos e debates realizados pela Frente Parlamentar das Ferrovias e traz uma série de artigos que apresentam uma perspectiva sobre os benefícios e resultados que um projeto estratégico de malha ferroviária, aliando aos demais modais de transporte, pode representar para o desenvolvimento do Brasil.
Para o Deputado Uczai, o livro apresenta uma amplitude de opiniões enriquecendo o debate sobre a importância das ferrovias. “A proposta da produção de novos conhecimentos sobre esse setor contempla uma das linhas centrais da organização deste livro que traz um pouco da história das ferrovias, mas também projeta perspectivas de futuro e reflexões sobre o modelo nos aspectos da construção, da operação, da política tarifária, na relação entre o público e o privado, transporte de carga, transportes de passageiros, média e alta velocidade e outros temas que abrangem os mais diversos posicionamentos.”

O livro tem a participação de outros 23 autores:
Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul, Raul Carrion;
Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate;
Ferroviário, Jerônimo Miranda Netto;
Ferroviário, Paulino Rodrigues de Moura;
Ferroviário e vereador em Bauru (SP), Roque José Ferreira;
Economista, Francisco Augusto Oliveira;
Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Daniel Lena Souto;
Advogado, Diovani Batista Gonçalves;
Administrador de Empresas, Paulo Roberto Franco;
Senador pelo Estado de Goiás, Wilder Morais;
Economista, Roberta Zanenga de Godoy Marchesi;
Sérgio Guedelha Coutinho;
Ferroviário, Carlos Eduardo do Nascimento;
Senador da República pelo Estado de Rondônia, Valdir Raupp;
Professor, Dr. Nilson Tadeu Ramos Nunes;
Professor, Dr. Ronaldo Guimarães Gouvêa;
Coordenador da Comissão Pró-Ferrovias do Vale do Itajaí (SC), Eldon Egon Jung;
Presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça;
Arquiteta e Urbanista, Angelina Wittmann;
Mestre em Geografia, Ana Júlian Faccio;
Mestre em Economia Política, Evaristo Almeida;
Produtor Rural e Advogado, Gilberto Munhoz de Macedo;
Economista, Paulo Borges Campos Júnior.
Fonte: Assessoria de Imprensa - deputado federal Pedro Uczai

Fonte - Do blog Ferrovia Intermodal via e-mail 16/11/2012 


Licitação do novo metrô depende de assinatura de João

Levi Vasconcelos* - Tempo Presente

Eduardo Martins- Ag A Tarde
Está tudo pronto para o governo baiano realizar a licitação do novo metrô de Salvador. Só falta o prefeito João Henrique assinar o termo de convênio, que permitirá o uso do solo, como no canteiro central da Paralela.
O governo pediu, João respondeu:
- Vou consultar o prefeito eleito.
Duas observações:
1 - Ao enviar o pacote de sete projetos para a Câmara, João não consultou ninguém.
2 - Ele não perdoa Wagner, a quem atribui a culpa por não ter inaugurado o trecho do metrô entre a Lapa e a Rótula do Abacaxi, o que liga o quase nada a coisa alguma, e tudo fez para o novo metrô também não andar.
Em suma, retalia o governo enquanto a cidade travou e, agora, a 45 dias do final do governo, apresenta um pacote de projetos como se fosse a salvação da lavoura.
Na transição - É bem provável que ACM Neto só vá se inteirar da real situação da Prefeitura de Salvador depois que assumir. Integrantes da equipe de transição, no lado dele, queixam-se de que nem todas as informações requeridas são passadas. Melhor: estão sonegando informações.
(Novo metrô será construído no canteiro central da Av. Paralela)

Fonte - A Tarde  16/11/2012  ( Tempo Presente)

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bonde do Porto do Rio não terá cobrador nem catraca

 O Dia - 15/11/2012

Foto - Pregopontocom VLT de Lyon
O Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), que vai circular na cidade a partir de 2014, terá modelo europeu de cobrança de passagem.
Assim como acontece em países como Inglaterra, Alemanha e Suíça, o passageiro terá livre acesso ao transporte, porque não haverá cobrador ou catracas nos pontos de embarque e desembarque, nem nos trens. O usuário terá a responsabilidade de comprar o cartão em máquinas de venda e validá-lo dentro do vagão.
E a empresa que vencer a licitação para operar o sistema ainda vai definir se fiscais vão dar "incertas" nos passageiros ou se ficarão fixos nos trens para controlar quem comprou a passagem. O edital da concorrência pública deve ser publicado ainda este mês.
A aquisição do cartão poderá ser feita em todos os postos de venda do Bilhete Único, nas paradas do VLT, que terão máquinas de venda, ou ainda nos guichês das quatro estações do novo sistema, localizadas na Praça 15, Rodoviária, Central e Aeroporto Santos Dumont.
O assessor especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, disse que há uma aposta na mudança de comportamento das pessoas.
“Sem ironia. Estamos fazendo essa aposta. Isso significa uma mudança cultural. A concessionária é que vai oferecer o modelo de fiscalização. Se vai colocar um fiscal em cada trem, se fará isso aleatoriamente ou se adotará detector de trambique, não sei”, disse.
Em Berlim, capital alemã, se o passageiro não comprar o tíquete ou circular no trem sem validá-lo e for flagrado, tem que desembolsar o equivalente a cerca de R$ 120 em multa.
No Rio, no entanto, o valor ainda não foi definido e, segundo Silva, qualquer punição esbarrará na lei. Aqui, a empresa administradora do sistema só terá o poder de retirar o usuário ‘caloteiro’ do vagão.
“Quem pune é o Estado, a prefeitura, não a empresa. É preciso decidir como isso será feito no Rio”, disse Silva.
Tarifa estimada em até R$ 4,40 com integração intermunicipal
A tarifa do VLT não foi estipulada, mas calcula-se que, com Bilhete Único, deverá custar entre R$ 3 e R$ 4,40. O cartão de integração intermunicipal terá que ser usado no prazo de duas horas. A distância média entre as paradas será de 400 metros.
Cada vagão comportará até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera vai variar de 5 a 15 minutos. Serão comprados 32 bondinhos elétricos, que vão percorrer 30 km.
No edital de licitação do VLT , está prevista a integração tarifária com os sistemas de transporte das barcas, SuperVia, metrô, ônibus municipal e metropolitano. Os trens terão acessibilidade e ar-condicionado em todos os vagões.
A previsão é de que primeira etapa de instalação seja concluída em 2014, com duas linhas em funcionamento: Vila de Mídia-Cinelândia via Praça Mauá e Central-Praça Mauá via Túnel da Providência. As outras quatro entrarão em operação até 2016.
Quem ganhar a licitação terá que adquirir os bondinhos e o trilhos. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões federais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e o restante viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).
Túnel do VLT será entregue mês que vem
No mês que vem, a expectativa é de que o túnel do VLT ao pé do Morro da Providência, do lado da Cidade do Samba, seja entregue. Cerca de 86% da obra de reforma já foram concluídos.
Por muitos anos, o local serviu de lixão para os moradores da região. Tanto que foi preciso fazer uma limpeza antes de os operários começarem a trabalhar. O túnel era usado pela rede ferroviária e foi desativado nos anos 80. A passagem será para VLT, mas terá uma faixa dedicada a pedestres. As duas primeiras linhas do bondinho vão passar por ali.
Fonte - Revista Ferroviária  15/11/2012

Comentário Pregopontocom :
Iniciativas louváveis como essa precisam começar a serem implantadas em todo o pais.Não se muda os "hábitos culturais" de um povo se a ele não for ofertado a chance de tomar conhecimento e de poder iniciar e participar de um novo processo.O comodismo da desculpa  usada rotineiramente de que ainda não "estamos preparados para isso" só posterga a possibilidade dessa mudança e a necessária evolução dos hábitos culturais do nosso povo no seu cotidiano,que o tornarão cada vez mais próximos da cidadania plena.Para isso é preciso ariscar apresentar e investir em novos hábitos e procedimentos que permitam essa evolução de maneira natural com a perfeita assimilação e sintonia da nossa população a esses novos costumes que só serão benéficos para todos.Nos países da Europa,na França por exemplo,onde esse sistema já existe a muito tempo,a fiscalização é rigorosa bem como  as penalidades impostas aos infratores,incluindo pesadas multas cobradas no ato da infração.Lá não existem cobradores de passagens em nenhum transporte público,todos os sistemas de VLTs,Ônibus,Trolebus ( exceto trens e o metrô cujo registro do bilhete é feito nas cancelas de entrada) dispõem de diversas maquinas colocadas dentro dos veículos para que os usuários registrem os seu bilhetes avulsos,por hora,ou cartões mensais.Precisamos investir e começar essa mudança, já era tempo.........

"Uma grande Nação se constrói com Educação e Cidadania."

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Renovação da King´s Cross

Estação de trens


Fonte - São Paulo Trem Jeito 15/11/2012

QUEM ME ESTUPROU....

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Hoje fui estuprada. Subiram em cima de mim, invadiram meu corpo e eu não pude fazer nada. Você não vai querer saber dos detalhes. Eu não quero lembrar dos detalhes. Ele parecia estar gostando e foi até o fim. Não precisou apontar uma arma para a minha cabeça. Eu já estava apavorada. Não precisou me esfolar ou esmurrar. A violência me atingiu por dentro.
A calcinha, em frangalhos no chão, só não ficou mais arrasada do que eu. Depois que ele terminou e foi embora, fiquei alguns minutos com a cara no chão, tentando me lembrar do rosto do agressor. Eu não sei o seu nome, não sei o que faz da vida. Mas eu sei quem me estuprou.
Quem me estuprou foi a pessoa que disse que quando uma mulher diz “não”, na verdade, está querendo dizer “sim”. Não porque esse sujeito, só por dizer isso, seja um estuprador em potencial. Não. Mas porque é esse tipo de pessoa que valida e reforça a ação do cara que abusou do meu corpo.
Então, quem me estuprou também foi o cara que assoviou para mim na rua. Aquele, que mesmo não me conhecendo, achava que tinha o direito de invadir o meu espaço. Quem me estuprou foi quem achou que, se eu estava sozinha na rua, na balada ou em qualquer outro lugar do planeta, é porque eu estava à disposição.
Quem me estuprou foram aqueles que passaram a acreditar que toda mulher, no fundo no fundo, alimenta a fantasia de ser estuprada. Foram aqueles que aprenderam com os filmes pornô que o sexo dá mais tesão quando é degradante pra mulher. Quando ela está claramente sofrendo e sendo humilhada. Quando é feito à força.
Quem me estuprou foi o cara que disse que alguns estupradores merecem um abraço. Foi o comediante que fez graça com mulheres sendo assediadas no transporte público. Foi todo mundo que riu dessa piada. Foi todo mundo que defendeu o direito de fazer piadas sobre esse momento de puro horror.
Quem me estuprou foram as propagandas que disseram que é ok uma mulher ser agarrada e ter a roupa arrancada sem o consentimento dela. Quem me estuprou foram as propagandas que repetidas vezes insinuaram que mulher é mercadoria. Que pode ser consumida e abusada. Que existe somente para satisfazer o apetite sexual do público-alvo.
Quem me estuprou foi o padre que disse que, se isso aconteceu, foi porque eu consenti. Foi também o padre que disse que um estuprador até pode ser perdoado, mas uma mulher que aborta não. Quem me estuprou foi a igreja, que durante séculos se empenhou a me reduzir, a me submeter, a me calar.
Quem me estuprou foram aquelas pessoas que, mesmo depois do ocorrido, insistem que a culpada sou eu. Que eu pedi para isso acontecer. Que eu estava querendo. Que minha roupa era curta demais. Que eu bebi demais. Que eu sou uma vadia.
Ainda sou capaz de sentir o cheiro nauseante do meu agressor. Está por toda parte. E então eu percebo que, mesmo se esse cara não existisse, mesmo se ele nunca tivesse cruzado o meu caminho, eu não estaria a salvo de ter sido destroçada e de ter tido a vagina arrebentada. Porque não foi só aquele cara que me estuprou. Foi uma cultura inteira.
Esse texto é fictício. Eu não fui estuprada hoje. Mas certamente outras mulheres foram. Aline Valek -
No Ornitorrinco

Fonte - Com Texto Livre 15/11/2012 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Trens Regionais – uma necessidade que se impõe”

Foto Pregopontocom
O “Trens Regionais – uma necessidade que se impõe” irá reunir entidades governamentais, dirigentes e representantes do setor ferroviário para discutir a atual situação do setor e os projetos em andamento e em estudos.
O evento contará com a presença de Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes; Ivo Borges de Lima, diretor geral da ANTT; Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa Brasileira de Logística (EPL); Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes; Jorge Luiz Macedo Bastos, diretor da ANTT; Adrian Machado Batista, diretor de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Silvestre Ribeiro, diretor de Planejamento e Projetos da CPTM; João Gouveia Ferrão Neto, da ANPTrilhos, entre outros.
O encontro acontecerá no dia 21 de novembro, em Brasília, no auditório da ANTT (Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8).

Para mais informações e inscrições, clique no link abaixo:www.antt.gov.br/index.php/content/view/18453.html .
Fonte - Revista Ferroviária 14/11/2012

NOTA PÚBLICA - Entidades e Movimentos Sociais repudiam ações lesivas do Executivo Municipal de Salvador


                                                NOTA PÚBLICA :

As entidades signatárias deste documento, ao tempo em que acusam os graves problemas resultantes da falta de um planejamento urbano participativo e sistêmico em Salvador e RMS, denunciam a precipitação, a leviandade e o açodamento lesivo ao interesse público manifestos pelo executivo municipal ao encaminhar à Câmara de Vereadores um conjunto de mensagens com propostas que afetam toda a legislação urbanística soteropolitana, sem atender aos requisitos legais para tanto. Propostas desse teor não podem ser apreciadas em tempo exíguo, sem detido exame e sem discussão com a sociedade.

Pretender sua tramitação acelerada, querer forçá-la, é atitude inaceitável ética e legalmente. A complexidade técnica dos temas abordados e o alcance das medidas implicadas requerem estudo e reflexão por parte dos edis. Além disso, é imperativo o acatamento às normas que impõem consulta pública e apreciação da matéria pelo Conselho da Cidade – até hoje sequer instalado – pois a este indispensável Conselho cabe discutir o assunto e deliberar a respeito. Não é admissível que a Prefeitura Municipal de Salvador desconsidere a exigência constitucional de participação democrática dos cidadãos na gestão pública e desacate a Lei Federal 10.257, atropelando a cidadania.

Convém lembrar ainda que muitas das propostas encaminhadas extemporânea e precipitadamente pelo prefeito aos senhores edis contêm matérias que se acham sub judice, entre eles : o Aeroclube ( 021/2012) sob inqueritos e Ações civeis e criminais do MP/BA e MPF ; a Louos ( 022/2012) sob Adin proposta pelo MP/BA em curso no TJ/BA ; a Política de Meio Ambiente ( 020/2012) que teve Acordo judicial descumprido por parte da prefeitura perante a 4ª Vara da Justiça federal em Ação proposta conjuntamente pelo MP/BA e MPF; e demais.

Ignorar a Justiça e fazer pouco dos questionamentos do Ministério Público, desconsiderando suas colocações, é um proceder lamentável, que mostra falta de respeito pela democracia e pelo Estado de Direito. Não há como justificar a exigência de apressada consideração de um pacote normativo cuja leitura criteriosa não admite ligeireza, quando a Câmara dos Vereadores ainda deve à sociedade baiana a apreciação, com a necessária transparência, das contas do prefeito, enfaticamente rejeitadas pelo TCM. Causa espécie, também, verificar que as propostas do chefe do executivo municipal incluem pesada renúncia fiscal, com imposição de perdas significativas a uma cidade pobre, comprometendo a prestação de serviços públicos,já precária,de modo que ameaça deteriorar mais ainda a qualidade de vida da população. Já é tempo, também, de que se abandone a tática mesquinha de encaminhar projetos e mensagens sobre temas polêmicos em tempo de feriados, de modo a precipitar-lhes a apreciação pela Câmara e fugir do debate público. As entidades que subscrevem o presente documento repudiam essa atitude antidemocrática e se comprometem a combater por todos os meios legais esse novo atentado contra Salvador.


ENTIDADES : Movimento Vozes de Salvador, Fórum a Cidade é Nossa , Movimento Desocupa , FABS , Instituto Hermes , CREA , Instituto Búzios. Subescrevem - Movimento Salvador Sobre Trilhos e Pregopontocom - 14/11/2012
https://www.facebook.com/groups/movimentodesocupa


terça-feira, 13 de novembro de 2012

SALVADOR ... ALGUÉM PRECISA POR UM FREIO NISSO

Contrato de concessão do "Aeroclube " é prorrogado por mais 30 anos SEM PAGAR aluguéis atrasados !!! - com mais de 250 Ações de cobranças de dívidas

Réu: Consorcio Parques Urbanos - Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano 

Consulta de Processos do 1ºGrau
Resultados 1 a 25 de 260
Salvador
http://esaj.tjba.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NMPARTE&tipoNuProcesso=UNIFICADO&dePesquisa=consorcio+parques&vlCaptcha=vxray&pbEnviar=Pesquisar


0387045-34.2012.8.05.0001
Procedimento Ordinário / DIREITO CIVIL
Réu: Consorcio Parques Urbanos
Recebido em: 02/10/2012 - 15ª Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais

0384220-20.2012.8.05.0001
Procedimento Ordinário / Indenização por Dano Material
Réu: Consorcio Parques Urbanos
Recebido em: 24/09/2012 - 16ª Vara dos Feitos de Rel de Cons Civ e Comerciais

0070028-63.2009.8.05.0001
Execução Fiscal / DIREITO TRIBUTÁRIO
Executado: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 26/05/2009 - 2ª Vara da Fazenda Pública

0762214-51.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 09/08/2012 - 9ª Vara da Fazenda Pública

0762212-81.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 09/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0762185-98.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 09/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0762157-33.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 09/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0761748-57.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 2ª Vara da Fazenda Pública

0761747-72.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 9ª Vara da Fazenda Pública

0761746-87.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 3ª Vara da Fazenda Pública

0761745-05.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0761744-20.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 10ª Vara da Fazenda Pública

0761743-35.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 4ª Vara da Fazenda Pública

0761742-50.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 2ª Vara da Fazenda Pública

0761741-65.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 9ª Vara da Fazenda Pública

0761740-80.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 3ª Vara da Fazenda Pública

0761739-95.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 4ª Vara da Fazenda Pública

0761738-13.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 10ª Vara da Fazenda Pública

0761737-28.2012.8.050001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0761736-43.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 2ª Vara da Fazenda Pública

0761735-58.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 9ª Vara da Fazenda Pública

0761734-73.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 3ª Vara da Fazenda Pública

0761733-88.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 1ª Vara da Fazenda Pública

0761732-06.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 10ª Vara da Fazenda Pública

0761731-21.2012.8.05.0001
Execução Fiscal / IPTU/ Imposto Predial e Territorial Urbano
Execdo.: Consórcio Parques Urbanos
Recebido em: 08/08/2012 - 2ª Vara da Fazenda Pública

Mensagem do Prefeito a CMS
MENSAGEM Nº 21/12
Salvador,      de novembro de 2012
Senhor Presidente,
Encaminho a essa Augusta Casa o anexo Projeto de Lei, visando à
autorização da prorrogação do prazo do contrato de concessão, firmado com o Consórcio
Parques Urbanos, previsto no art. da Lei 7.014/2006, para revitalização do AEROCLUBE.
Como é do conhecimento de V. Exa. e dos demais Vereadores, o
empreendimento denominado AEROCLUBE, desde sua implantação, passou por
inúmeras discussões nessa Casa Legislativa e no Ministério Público Estadual, sendo
alvo, inclusive, de Ações na Justiça Estadual e na Justiça Federal.
Ultrapassadas as questões suscitadas na Justiça, que liberou a continuidade
das obras do AEROCLUBE, prevaleceram as teses defendidas pelo Município de
Salvador, no sentido de que não havia ilegalidade na Lei 7.014/2006.
Nesse diapasão, entendo necessário retomar o Projeto de Revitalização
daquele espaço, que considero de vital importância para o desenvolvimento da Cidade de
Salvador, com ganhos econômicos e sociais.
Sucede, todavia, que a paralisação das obras de revitalização do citado
empreendimento, por longo período, por determinação judicial, acabou por desequilibrar
econômica e financeiramente o contrato de concessão.
Nesse sentido, o Concessionário formulou pedido de reconhecimento do
desequilíbrio econômico e financeiro do contrato, com prorrogação do prazo da
concessão, de modo a possibilitar a revitalização do empreendimento.
A Procuradoria Geral do Município, examinando o pedido do Concessionário,
opinou no sentido da existência de desequilíbrio econômico e financeiro do contrato de
concessão, em razão de atos causados pelo Poder Público, consoante cópia anexa do
Parecer exarado pela PGMS às fls.136/160.
O mesmo entendimento da Procuradoria Geral teve o Jurista Jair Santana,
conforme Parecer anexado aos autos (fls. 128/133).
A Procuradoria Geral, todavia, em seu Parecer, estabeleceu condições a
serem cumpridas pelo Concessionário, bem como sugeriu a realização de estudos
técnicos da FMLF, para identificar e quantificar o desequilíbrio econômico e financeiro
suportado pelo Concessionário.
A FMLF, através de empresa especializada e idônea, por ela contratada,
elaborou Estudos e Relatório, que seguem anexos a esta Mensagem, que confirmam o
Desequilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão e quantificam o valor
devido ao concessionário (fls. 166/210).
Por outro lado, no Relatório da FMLF (fls. 214/219), ficou evidenciado,
inclusive, o prazo que seria necessário para a recomposição do desequilíbrio econômico
e financeiro do contrato pelo Concessionário.
Afirma o Presidente da FMLF que o prazo de prorrogação necessário à
recomposição do desequilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão seria
superior a 30 anos, mas o Concessionário aceita o prazo de 30 anos, "( * )" nele incluídos os 10
anos já previstos na Lei 7.014/2006. Enfim, na verdade, se está concedendo a
prorrogação de 20 anos, pois o tempo adicional (10 anos) estava assegurado, com
autorização dessa Câmara.
Informa, ainda, o Presidente da FMLF que o Concessionário, além da
construção de Passarela ligando o Bairro da Boca do Rio ao AEROCLUBE e da
construção, conservação e manutenção de um Parque Público no local, anteriormente
previsto, fará vultosos investimentos, que reverterão em aumento de empregos diretos e
indiretos na Cidade de Salvador, bem como em incremento na arrecadação municipal,
inclusive com o pagamento de 10% de toda receita auferida pelo empreendimento, como
disposto na  Lei 7.014/2006.
Ademais, pelos cálculos da FMLF, através da empresa DELLOITE (fls.
163/164), haverá uma redução em torno de 36% no crédito reconhecido como devido ao
Concessionário, o que representa vantagem para o Erário Municipal, atendendo-se,
desse modo, ao que preceitua a Lei Orgânica Municipal.
Saliento, nessa oportunidade, que a prorrogação do prazo não envolve
desembolso financeiro, nem dispensa de preço público ou tributos municipais, por parte
do Município de Salvador e, se autorizada, valerá como quitação de todo e qualquer
direito do Concessionário, decorrente do Contrato de Concessão.
Registro, neste ato, que a não prorrogação do prazo do contrato de
concessão poderá onerar, ainda mais, o Erário Municipal, conforme salientado pela
Procuradoria Geral em seu despacho de fls. 211/212 e fls. 221/224, uma vez que o
Concessionário poderá pleitear, com êxito, na Justiça Estadual, a reparação integral do
valor reconhecido como desequilíbrio econômico e financeiro, ficando, ainda, a cidade
sem um espaço de lazer e de entretenimento tão importante para a coletividade.
Ressalto, também, que, ao final do término do prazo de prorrogação, o imóvel
onde o empreendimento está localizado retornará à posse e propriedade do Município de
Salvador, com todas as benfeitorias e acessões nele construídas.
Para finalizar, esclareço que havendo autorização da Câmara de Vereadores
para a prorrogação do prazo da concessão deverão ser obedecidas as condições
contidas no Parecer da PGMS, as quais constarão do Termo Aditivo a ser firmado, tais
como: 1 – a renúncia pelo Concessionário, de quaisquer outras compensações, inclusive
a não incidência de juros sobre as parcelas pleiteadas; 2  – a alteração contratual não
envolverá desembolso financeiro pelo Município de Salvador, aceitando o Concessionário
a prorrogação do prazo como quitação de quaisquer direitos que lhe forem reconhecidos,
provenientes do Contrato de Concessão; 3 – obrigação do Concessionário em apresentar
as Certidões de regularidade perante o INSS e o FGTS, assim como as Certidões de
regularidade fiscal e tributária junto à União, Estado e Município de Salvador; 4  –
obrigação do Concessionário de fornecer o comprovante de Renovação da Garantia
prevista na Cláusula Sétima do Contrato de Concessão; 5 – publicação do Termo Aditivo
no Diário Oficial do Município, como condição de eficácia do ato administrativo. Tudo
isso, sem falar da obrigação já estabelecida de construir uma Passarela ligando o Bairro
da Boca do Rio ao AEROCLUBE e a construção, manutenção e conservação de Parque
Público no local.
Com essas razões,  submeto a V.Exa. o incluso Projeto de Lei para debate,
apreciação e aprovação, certo de que a Revitalização do AEROCLUBE representa ganho
econômico e social para a Cidade de Salvador.
Aproveito o ensejo para cumprimentar V.Exa. e, por seu intermédio, seus
ilustres Pares, lídimos representantes do povo soteropolitano.
JOÃO HENRIQUE
Prefeito

PROJETO DE LEI Nº /2012
Altera a redação do artigo 4º da Lei nº 7.014/2006, prorroga o prazo do Contrato de
Concessão firmado com o Consórcio Parques Urbanos e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA
BAHIA,
Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei
Art. 1º - O artigo 4º da Lei nº 7.014/2006 passa a vigorar com a seguinte
redação:
“Art. 4º - O contrato de concessão firmado entre o Município de Salvador e o
Consórcio Parques Urbanos fica prorrogado por 30 anos, contados a partir de
2026.
Parágrafo único. No prazo de prorrogação do contrato, de que trata o “caput”
do artigo, já se encontram incluídos os 10 (dez) anos previstos no § 1º, da Lei
nº 7.014/2006, em sua redação originária.”
Art. 2º - A prorrogação do prazo não envolverá, em hipótese alguma,
desembolso financeiro, nem dispensa de preço público e tributos municipais, por parte do
Município de Salvador, valendo como quitação de todo e qualquer direito, decorrente do
crédito líquido reconhecido pela FMLF ao Consórcio Parques Urbanos como desequilíbrio
econômico e financeiro do contrato.
Art. 3º - O Concessionário, do valor do seu crédito líquido reconhecido pela
FMLF, a título de desequilíbrio econômico e financeiro do contrato, concede abatimento
da ordem de 36% (trinta e seis por cento), além das obrigações constantes dos itens I e
II, do art. 4º desta Lei, para atender ao requisito de vantagem ao Erário previsto na Lei
Orgânica do Município.
Art. 4º - Fica a Fundação Mário Leal Ferreira – FMLF autorizada a elaborar e
firmar, com assessoramento da Procuradoria Geral do Município, Termo Aditivo ao
Contrato de Concessão, do qual deverão constar, obrigatoriamente, dentre outras
cláusulas, as seguintes obrigações, a serem cumpridas pelo Concessionário, às suas
expensas:
I. Construção, manutenção e conservação de Parque Público no local;
II. Construção de Passarela, ligando o AEROCLUBE ao Bairro da Boca do
Rio;
III. Apresentação de Projetos aprovados pela SUCOM e SMA, e, se
necessário, de outros órgãos Municipais, Estadual e Federal;
IV. Apresentação de Certidões Negativas de FGTS e da PREVIDÊNCIA
SOCIAL;
V. Apresentação de Certidões Negativas de Débitos Federais, Estaduais e
Municipais.
Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, em     de novembro
de 2012.

JOÃO HENRIQUE
Prefeito

OBS - Na mensagem original enviada a CMS (http://www.cms.ba.gov.br/upload/MENSAGEM_21-12_2012111217311579968.pdf ) não consta a data do dia em que a mesma foi publicada, por esse motivo o local (da data do dia) está em branco
"( * )" Quanta bondade
Enviado por Rogério Horlle via e-mail  - Pesquisa complementar Pregopontocom 13/11/2012


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A MASCARA CAIU... SEN.COLLOR DENUNCIA O PGR




Discurso proferido pelo Senador Fernando Collor no dia 12 de novembro de 2012 no Plenário do Senado Federal.

Imagens: TV Senado.

Rejeitadas por UNANIMIDADE as contas do prefeito de Salvador ( JH ) pela Comissão de Finanças da CMS


Crédito: Rodrigo Soares
A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador aprovou por sete  otos a zero o parecer do relator Sandoval Guimarães, acompanhando o parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM), que rejeitou as contas da gestão de João Henrique, de 2009. A votação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12.
Agora, o próximo passo da Comissão é publicar a decisão desta segunda no Diário Oficial do Município para que a votação no plenário da Câmara dos Vereadores de Salvador seja agilizada. O vereador Alfredo Mangueira, que informou que pediria vista do relatório - o que causaria atraso na votação - desistiu depois da apresentação do relatório, nesta manhã, por considerar o documento suficiente para acompanhar o parecer do TCM.
As contas referentes ao exercício de 2010 também estão nos planos da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização para que também sejam levadas a plenário. Caso a Câmara acompanhe a decisão do parecer do TCM, em qualquer das contas, o prefeito João Henrique pode ficar inelegível pelos próximos oito anos.
As contas de 2009 estavam sub judice, porque o prefeito entrou na justiça com liminar, solicitando tempo para apresentar documentação.
Integram a Comissão, além de Sandoval Guimarães, presidente do colegiado, os vereadores Olívia Santana (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Paulo Câmara (PSDB), Orlando Palhinha (PP), Heber Santana (PSC) e e Alfredo Mangueira (PMDB).
* Com informações de Rita Conrado
Fonte  - A Tarde 12/11/2012

Metrô X BRT: uma polêmica sem sentido algum...

Por que não VLT?
Por Ailton Brasiliense Pires

Vez ou outra, alguém, mal formado e/ou mal informado, se não mal intencionado, retoma esta frase: o metrô é caro, por que não o BRT?  " E mais,completam suas teses afirmando que o BRT é mais barato.O BRT tem vantagens competitivas,que não precisam de falsas afirmações para se estabelecer como uma forma inteligente, integrada e econômica de transporte público. "
Precisamos compreender melhor quando fazemos nossas escolhas. Sempre aparecem aqueles que, tomando Bogotá como referência, ou Curitiba, afirmam que estas duas cidades devem ser exemplo de nossos planos. Mais ainda que nossas cidades deveriam utilizar apenas aquelas duas como referência.
Curitiba, sabiamente, em 1960, com apenas 300 mil habitantes, optou por associar o planejamento de transportes ao planejamento urbano, coisa que muitas cidades do mundo também fizeram durante as primeiras décadas do século XX. Com isso, permitiu-se que a cidade se desenvolvesse distribuindo moradias, comércio, indústrias e serviços ao longo dos corredores de ônibus, estimulando uma melhor distribuição do espaço, do fator de renovação e de um custo menor da viagem coletiva. Isto permitiu uma qualidade de vida apreciada.
Mas, outros críticos dirão que o sistema de Curitiba se exauriu. Nada mais natural. O projeto de 1960 permitiu que a cidade crescesse de 300 mil a 1,5 milhão de habitantes sem mudar seu paradigma. Como todo projeto tem seus limites, passado o limite, o projeto precisa ser revisto. Agora e, somente agora, estão pensando em uma alternativa. Sábios curitibanos.
Da mesma forma Bogotá, com um modelo espanhol de urbanização, com vias largas e planejadas, puderam implantar, com conhecimento brasileiro, seus corredores de transporte. Estes também já atingiram seus limites e a qualidade dos serviços, agora, começa a ser questionada.
Estes dois exemplos bastam para responder à pergunta do por que investir em metrô. Porque naquelas cidades planejadas, como Curitiba, o crescimento se deu em torno de eixos de transporte estruturadores que, com o tempo, tiveram tal adensamento que a demanda pode exigir outra tecnologia. Por outro lado, nas cidades não planejadas, a grande maioria, há uma tendência ao espraiamento da mancha urbana, com redução de densidade demográfica, criando situações de grandes congestionamentos de veículos e grandes volumes de passageiros do transporte coletivo com origem e destino situados nas pontas dos eixos de transporte. Nestes casos, com a demanda ultrapassando determinados valores de passageiro hora/sentido, já se torna inevitável a construção de BRTs para demandas médias e linhas de metrô para altas demandas.
Consideremos o centro de algumas cidades com mais de um milhão de habitantes, construídas segundo interesses privados, com o olho apenas no lucro imediato e total ausência do poder público. Elas exigem que entre 7 e 9h e entre 17 e 19h a maioria dos trabalhadores entrem /saiam dos seus postos de trabalho. Como transportar 30, 40, 50 ou 60 mil pessoas por qualquer modo que não seja de metrô? O Metrô ocupa, quando construído em nível, por exemplo, apenas 11 m para a circulação de trens oferecendo até 60 mil lugares por hora/sentido. Se tentássemos transportá-los por ônibus, ou de maneira mais insensata, por automóvel, precisaríamos destruir a cidade para tal.
Assim, o metrô é caro, comparado com o quê? Ele é a única forma de acessarmos determinadas áreas preservando a economia, a história, o patrimônio público e a inteligência. Da mesma forma, temos de considerar em nossas análises que num plano urbano deve-se perguntar em que cidade queremos viver, de que modo e a que custo, entre outras questões e, assim, revermos nossa forma de deslocamento da maneira mais adequada à rede de transportes, de trilhos e pneus, para atingirmos estes objetivos.
Outras Palavras – 08/11/2012
Fonte - São Paulo Trem Jeito 11/11/2012

ACM Neto não será um bom prefeito

Política


Por Cynara Menezes, 
Blog Socialista Morena
Três letras em política me causam calafrios: ACM e DEM, por exemplo. Jamais votaria no neto de ACM para nada, mas ele foi eleito prefeito de Salvador, a capital da minha terra natal. Desejo sinceramente que faça um bom trabalho, não por ele, mas pelos que vivem lá. Infelizmente, não acredito que fará.
Mais uma vez, Salvador tem um prefeito eleito com um voto não de esperança num futuro melhor, mas contra o prefeito atual. Foi assim inúmeras vezes desde que, em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura, políticos profissionais ditos “progressistas” não permitiram que Gilberto Gil se lançasse à prefeitura. Gil teria sido o primeiro negro eleito prefeito de Salvador, que até hoje não houve. Um marco, tenho certeza, sobretudo para a auto-estima dos negros soteropolitanos. A cidade só deu errado a partir dali.
Depois do não-Gil, veio o radialista Fernando José (já falecido), que se tornaria rapidamente o prefeito pior avaliado do Brasil. Lídice da Mata foi eleita em seguida contra Fernando José e, com o velho ACM fazendo-lhe oposição junto ao governo federal de então, não teve melhor destino. Antonio Imbassahi, aliado de ACM, foi eleito contra Lídice. E João Henrique ganhou contra Imbassaí. Agora, ACM Neto se elegeu contra João Henrique e o PT.
Há quanto tempo os soteropolitanos não votam porque acreditam de fato em alguém? Não sei. Estive em Salvador no final de semana da eleição. Enfurecidos com o tratamento dado pelo governo estadual (petista) aos professores e policiais grevistas, até na minha família pela primeira vez teve gente que votou no neto de ACM. Incrível como o governador Jaques Wagner, sendo um ex-sindicalista, pôde ser tão inábil: a greve dos professores durou 115 dias!
Não encontrei ninguém que dissesse: “Estou votando em fulano porque é o melhor para o Salvador”. E sim: “Voto em Neto porque não suporto Pellegrino” (o candidato do PT). Ou: “Voto em Pellegrino porque não suporto Neto”. É compreensível, mas triste, entregar o destino de uma cidade a alguém motivado pela rejeição a um ou outro candidato.
Mas ACM Neto não vai ser um bom prefeito para os soteropolitanos porque, como todos os demais, não vai mexer no que realmente importa. Sim, fará uma cidade empesteada pelo lixo, sujeira e descaso parecer “bonita” para os turistas. O Pelourinho, a reforma fake que seu avô fez no Centro Histórico, vai voltar a ficar “limpinho” e policiado, que é o que interessa a quem apenas passa pela capital baiana. Quem vive lá, porém, não vai sentir diferença alguma.
ACM Neto vai melhorar a vida dos habitantes dos bairros da periferia, onde os turistas não vão? Massaranduba, Narandiba, Sussuarana, Mussurunga, já ouviu falar? O lixo vai sair de lá também? Vai melhorar as escolas municipais? Vai colocar centros de cultura e lazer nestes bairros? Vai melhorar o transporte público nestas áreas? E os viciados em crack do centro histórico, o que vai fazer com eles? Vai tentar resolver ou agir à maneira do DEM, simplesmente “limpando” a área? Vai acabar com os “cordeiros”, jovens negros e pobres, escravizados pela indústria dos blocos de carnaval? Duvido –e gostaria de estar errada.
Até mesmo para os turistas tenho dúvidas que ACM Neto irá governar bem. Existe uma pendenga judicial em torno dos quiosques da orla marítima de Salvador, que foram retirados há mais de dois anos para serem substituídos e, até agora, nada. Como não há estrutura alguma para atender os banhistas e é proibido usar fogões na areia, quem vai à praia é teletransportado à África mais sofrida: negros com alimentos na cabeça passam a todo momento apregoando seus produtos. ACM Neto vai conseguir resolver essa pendenga e, mais do que isso, ceder os quiosques a quem já está trabalhando na praia dessa maneira?
Isso se ele não largar a prefeitura para se candidatar a governador, daqui a dois anos. Já prometeu que não, mas quem duvida? Essa é uma aposta que gostaria de perder. Salvador, no entanto, me parece uma cidade complexa demais para as soluções simplistas de um político do DEM, identificado com a desigualdade social desde a origem –e até mesmo responsável por ela, no caso de um ACM. Desafortunadamente, ainda não apareceu o político ideal para governar a capital da Bahia, em quem as pessoas votassem a favor, não contra.
Em minha opinião, o problema é que não basta alegria para ser prefeito da Cidade da Bahia. Parodiando Vinicius, seria preciso um bocado de tristeza para governar Salvador. Governar Salvador não é piada, quem governa assim não é de nada, governar Salvador é uma forma de oração. Ou devia ser.
Fonte - Blog do Miro 11/11/2012