PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sobre a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Baía de Guanabara   A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais:
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
Os preparativos para a Conferência
A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões doComitê Preparatório (conhecidas como “PrepComs”). O Comitê vem realizando sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações.
Além das “PrepComs”, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.
O processo preparatório é conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferência conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se reúne com regularidade em Nova York e decide sobre questões relativas à organização do evento. Fazem parte da Mesa Diretora representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidência do Embaixador Kim Sook, da Coréia do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de país-sede da Conferência, também está representado na Mesa Diretora.
Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para enviar ao Secretariado da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual será negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.
Fonte - http://www.rio20.gov.br/  13/06/2012


Nosso comentário.
A palavra chave hoje em todo o mundo é "sustentabilidade" todos falam,comentam, discutem, fazem projetos,mais poucos são os que se preocupam em por em pratica os seus longos e pragmáticos discursos sobre o tema,principalmente em se tratando dos países mais desenvolvidos que são os que mais consomem reservas naturais,estragam o clima,o meio ambiente,os eco sistemas,e que mais causam prejuízos ecológicos ao nosso planeta.Enquanto isso na sua luta incessante pela sobrevivência a "Natureza" já da sinais de desgastes e a eles replica com rebeldia.Não se trata de uma vingança mais sim uma reação natural e uma luta diária na tentativa de obter de volta tudo que andam lhe tirando,de maneira inconsequente,para manter o seu equilíbrio e a sua sobrevivência pois dela dependemos todos nós,sem nenhuma exceção,tanto os que lhe agridem quanto os que a defendem.Será essa conferência,apenas mais uma entre tantas outras já realizadas?...irá realmente ajudar a repensar a nossa maneira de agir e de tratamos a tão já desgastada e "maltratada Natureza" ?...principalmente no instante em que aqui no nosso país  se discute ardorosamente a aprovação do "novo código florestal" imposto praticamente pela força do poder econômico,ao qual somente o lucro importa independente do alto custo que isso possa representar para o meio ambiente e todos nós, ligado aos setores do agro negocio,dos grandes latifúndios,da exploração da madeira,e de outros recursos naturais,com forte representação política no nosso Congresso Nacional ...Por enquanto nessa árdua batalha o Meio Ambiente a Natureza e o principal tema dessa conferencia que hora se realiza no Rio," A Sustentabilidade"juntamente com todos os seus defensores estão em nítida desvantagem.Como poderemos então cobrar de outros a lição que ainda não aprendemos a fazer em casa?... Tomara que durante esse curto periodo em que a Conferência Rio + 20 se realiza em uma das mais belas cidades do Brasil, também chamada de Cidade Maravilhosa e sob as bençãos do Cristo Redentor,haja tempo, estimulo e boa vontade de TODOS que dela participam para  que se faça a mais profunda e sábia reflexão sobre como devemos tratar e conviver com a nossa grande MÃE...A NATUREZA. Pregopontocom