PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 19 de maio de 2018

Licitação do VLT de Salvador é marcada para fim de maio

Transportes sobre trilhos  🚄

O procedimento será feito em São Paulo, na sede da bolsa B3, que é a fusão entre as empresas BM&FBovespa e Cetip, de acordo com a assessoria de comunicação da Casa Civil.Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o VLT vai substituir o Trem do Subúrbio, com cerca de 20 quilômetros de extensão e 22 estações.

Bahia Notícias
 ilustração/arquivo
Após adiamentos, o governador Rui Costa (PT) anunciou que o resultado da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será divulgado no dia 23 de maio. O procedimento será feito em São Paulo, na sede da bolsa B3, que é a fusão entre as empresas BM&FBovespa e Cetip, de acordo com a assessoria de comunicação da Casa Civil.
Depois disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) explica que as demais empresas concorrentes têm o prazo de cinco dias úteis para recorrer de todas as decisões feitas pela Comissão de Licitação. Os eventuais recursos serão comunicados às demais concorrentes para que elas possam impugná-los também no prazo de cinco dias. Todos esses processos deverão ser dirigidos à autoridade superior, que terá o mesmo prazo para reconsiderar sua decisão ou encaminhá-los à autoridade competente.
Além disso, a comissão deve analisar a qualificação e os documentos da empresa classificada em primeiro lugar para declará-la vencedora definitiva do certame. Passados cerca de 30 dias desse trâmite, ocorre a homologação da concorrência, onde a vencedora vai assinar o contrato via Parceria Público-Privada – a previsão é de que isso ocorra no início do mês de julho.
Na sequência, o governo dará início ao cronograma dos trabalhos preliminares, o que inclui desapropriações, interferências na poligonal onde será implantado o VLT, instalação do canteiro de obras e outros procedimentos. Assim, as obras devem ser iniciadas em outubro, cerca de 90 dias após a assinatura do contrato. Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o VLT vai substituir o Trem do Subúrbio, com cerca de 20 quilômetros de extensão e 22 estações ao longo do percurso Comércio – Ilha de São João, no município de Simões Filho.
Fonte - Abifer  18/05/2018

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Trecho da Avenida Paralela, sentido Centro, será parcialmente interditado nesta sexta-feira(18) e sábado(19) para remoção de passarela

Mobilidade  🚗🚌🚇

Para a remoção de passarela antiga na região da Estação Bairro da Paz de Metrô, será preciso interditar o trânsito parcialmente na avenida. Na sexta-feira (18), das 23h às 05h, a via marginal será parcialmente interditada para o trânsito de veículos ficando uma faixa liberada.

Da Redação
Divulgação/CCR
Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), a CCR Metrô Bahia irá realizar intervenção na Avenida Paralela, sentido Centro. Para a remoção de passarela antiga na região da Estação Bairro da Paz de Metrô, será preciso interditar o trânsito parcialmente na avenida. Na sexta-feira (18), das 23h às 05h, a via marginal será parcialmente interditada para o trânsito de veículos ficando uma faixa liberada. A via principal estará totalmente livre para tráfego durante o período. No sábado (19), das 23h às 05h, a via principal será interditada e o motorista poderá trafegar pela via marginal. A avenida será sinalizada e contará com agentes de trânsito para orientar os condutores. A nova passarela está prevista para ser entregue ainda neste primeiro semestre e vai contar com rampas, escadas rolantes inteligentes, piso tátil e câmeras de segurança.
Com informações da CCR Metrô Bahia  18/05/2018

Moro e Doria festejam em NYork, Paulo Preto desiste de delação e... o tríplex...

Ponto de Vista  🔍

Moro homenageado em Nova York. Segundo o Painel, da Folha, ao menos sete bancos patrocinaram a festa. Também a Petrobras. US$ 26 mil cada cota de patrocínio.João Doria, candidato ao governo pelo PSDB, discursou em homenagem a Moro. Que posou para fotos com Doria. Criticado Moro disse: "Isso é uma bobagem". Em Nova York, Moro palestrou em evento do Lide. Grupo fundado por Doria, que, prefeito, passou o controle acionário para os filhos. O Lide tem 1.700 empresas associadas. Associados pagam R$ 10 mil por ano. Sócio "Gold" paga 16 mil.

Bob Fernandes




imagem/YouTube

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Guia vai ajudar gestor na elaboração de projetos de mobilidade urbana

Mobilidade  🚌 🚄  🚇

O guia é resultado de uma parceria inédita do BNDES com o Ministério das Cidades e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).A ministra conselheira da Embaixada da Alemanha no Brasil, Annette Windmeisser, informou que na próxima semana, em São Paulo, o Itamaraty e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha organizarão seminário sobre mobilidade urbana. “As cidades precisam das vozes dos cidadãos e cidadãs”, disse.

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou hoje (16), no Rio de Janeiro, o Guia TPC: orientações para seleção da tecnologia e implementação de projetos de transporte público coletivo, que visa a ajudar gestores públicos na elaboração de projetos na área. O guia é resultado de uma parceria inédita do BNDES com o Ministério das Cidades e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).
Segundo o diretor de Governo e Infraestrutura do BNDES, Marcos Ferrari, o guia vai orientar os gestores públicos a identificar o tipo de transporte coletivo mais adequado para sua cidade e a elaboração dos projetos para financiamento.
“O guia veio dar um suporte às cidades para que possam elaborar seus termos de referência quando forem fazer uma contratação desse tipo de obra”, disse Ferrari.
Uma das metas do presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, é que a instituição tenha capacidade de estruturar projetos viáveis para serem apoiados pelo próprio banco ou outro agente financiador. Para isso, foi criada uma superintendência focada em projetos, que poderá contar com apoio do KFW.
O secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior, ressaltou que o guia vem preencher uma lacuna: uma vez que estados e municípios têm dificuldades na produção de bons projetos. Segundo ele, nos últimos dez anos, apenas 15% dos recursos destinados para financiamento de obras de mobilidade urbana foram aplicados. O principal motivo do baixo percentual é a falta de projetos estruturados.
Morais Junior lembrou que três anos depois da implantação do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, em 2012, menos de 10% das cidades cumpriram o cronograma e apresentaram planos. Os municípios alegam que não há disponibilidade financeira para alavancar esses planos.
O ministério prevê lançar até junho um sistema simplificado que vai permitir a cidades com até 100 mil habitantes elaborar os planos por meio da ferramenta e as cidades com mais de 100 mil habitantes terão financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Com essas medidas, a ideia é que até abril de 2019, fim do prazo, os municípios apresentem os planos.

Sustentabilidade
A ministra conselheira da Embaixada da Alemanha no Brasil, Annette Windmeisser, informou que na próxima semana, em São Paulo, o Itamaraty e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha organizarão seminário sobre mobilidade urbana. “As cidades precisam das vozes dos cidadãos e cidadãs”, disse.
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Renato da Gama Barandier Jr., destacou a importância da qualificação dos gestores para lidar com todos os meios de locomoção existentes nas cidades, desde o transporte coletivo aos aplicativos de transporte individual. “Sem bons projetos, não temos acesso aos recursos que vão implantar e oferecer transporte de qualidade para a nossa população”.
Fonte - Agência Brasil  16/05/2018

CBTU João Pessoa,prepara trem que fará as oito viagens da Locomotiva Forrozeira em Campina Grande

Turismo Ferroviário  🚄🚃🚃🚃

O passeio entre Campina Grande e Galante, tem um percurso de 22km e dura cerca de 1h20. As saídas acontecem nos fins de semana da Estação Velha, atual Museu do Algodão, sempre as 10h. Desde o embarque e durante toda viagem, os passageiros são embalados por muito forró e animação. Em cada vagão existe um trio de forró que revive os sucessos que animaram as festas juninas no Nordeste. 

CBTU
Divulgação/CBTU
A CBTU João Pessoa já está trabalhando na revisão da locomotiva e dos sete carros de passageiros que irão animar os passeios matutinos do maior São João do Mundo, na cidade de Campina Grande, a 120 km da Capital. Este ano serão oito viagens entre Campina e o distrito de Galante, sendo a primeira saída no dia 9 e a última 30 de junho. O valor do ingresso varia de entre R$ 110,00 a R$ 150,00. Pacotes e reservas já podem ser feitas através do site www. locomotivadoforro. com. br.
O passeio entre Campina Grande e Galante, tem um percurso de 22km e dura cerca de 1h20. As saídas acontecem nos fins de semana da Estação Velha, atual Museu do Algodão, sempre as 10h. Desde o embarque e durante toda viagem, os passageiros são embalados por muito forró e animação. Em cada vagão existe um trio de forró que revive os sucessos que animaram as festas juninas no Nordeste. O retorno de Galante acontece às 15h.
Este ano, o trem do Forró fará a sua 21ª Edição e já se consolidou como a melhor e mais tranquila atração do São João campinense. Em todas as viagens, há uma mistura de povos e é possível encontrar turistas de todas as partes do mundo, com a única missão: dançar e cantar o autêntico forró pé-de-serra. Além da festa sobre trilhos, os férreo-forrozeiros contam com uma estrutura que dispõe de bares, banheiros, equipe médica e segurança especializada. Em Galante os passageiros podem desfrutar da estrutura montada para receber os turistas, conhecer as belezas e a culinária local.
A Locomotiva Forrozeira sairá nos dias 09, 10, 16, 17, 22, 23, 24 e 30 de Junho. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 99922-0509 (whatspp).
Com informações da CBTU  16/05/2018

quarta-feira, 16 de maio de 2018

BRT,com viadutos e elevados para automóveis,para que servem?

Mobilidade 🚌 🚗🚗🚗🚗

Como acreditar em novas promessas de ônibus articulados com piso baixo, motorização traseira,climatizados com suspensão pneumática, para um BRT que gera sérias dúvidas quanto a demanda que comprove a sua real necessidade e nem sabemos se ele será realmente concluído?.... Não se resolve  problemas de "engarrafamentos" no trânsito ampliando o numero de viadutos  elevados e de faixas nas vias existentes de superfície, pois quanto mais novos  espaços forem criados, certamente muito mais carros virão e consequentemente mais engarrafamentos e mais problemas gerados no já caótico trânsito da cidade de Salvador.

Salvador Sobre Trilhos
ilustração
Elevados e viadutos com apenas 2 faixas para os ônibus e 4 faixas para o transporte individual,para quem servem realmente?.... para beneficiar a população que precisa e depende do transporte público? (40% da população de Salvador anda a pé,por incapacidade financeira de suportar o custo das tarifas do transporte ou até pela deficiência do mesmo,apenas 18% usam o transporte individual),ou para beneficiar indiretamente sobre a capa do BRT o transporte individual e a industria do concreto????....É preciso que a população da cidade fique mais atenta a esse debate,principalmente aqueles que,por engano ou falta de informação defendem esse "projeto" esdruxulo  e absurdamente caro,além dos prejuízos ambientais irreparáveis que ele causará.Enquanto isso a prefeitura da cidade ainda não conseguiu sequer cumprir os compromissos assumidos perante a população colocadas na controvertida licitação do transporte por ônibus de Salvador.Onde estão os prometidos e vociferados ônibus climatizados com suspensão pneumática,que foram veementemente prometidos pela Secretaria de Transportes durante a licitação?....Será que se perderam no caminho entre a fábrica e Salvador?.Como acreditar em novas promessas de ônibus articulados com piso baixo,motorização traseira,climatizados com suspensão pneumática para um BRT que gera serias dúvidas quanto a demanda que comprove a sua real necessidade e nem sabemos se ele será realmente concluído?.... Não se resolve  problemas de "engarrafamentos" no trânsito ampliando o numero de viadutos,elevados e de faixas nas vias de superfície,pois quanto mais novos  espaços forem criados,certamente muito mais carros virão e consequentemente mais engarrafamentos e mais problemas gerados no já caótico trânsito da cidade.A solução passa pela restrição inteligente ao uso do transporte individual e a oferta de um sistema de transporte público de qualidade,com frequência estável e definida,um sistema de transportes racional,confortável,com acessibilidade universal,e horários definidos e bem regulados.Uma alternativa para o BRT seria o sistema operacional BHLS já bastante utilizado em países da Europa,América,Ásia e também em algumas cidades brasileiras que já optaram por esse sistema em substituição ao BRT.

sistema BHLS/ilustração
O BHLS nada mais é do que um sistema de ônibus regular operado dentro do conceito troncal do BRT, mais usando a infraestrutura já existente(dispensando grandes obras de infraestrutura pesadas e caras),como faixas exclusivas ao lado direito da via,com fiscalização eletrônica "rígida",sistema semafórico inteligente para priorizar a passagem dos ônibus nos cruzamentos,adequação das baias nas paradas para ônibus articulados,uso de ônibus com "piso baixo" (melhora a acessibilidade,diminui o tempo de permanência nas paradas,diminuindo assim o tempo de viagem,o custo operacional e a poluição ambiental),suspensão pneumática,câmbio automático e motorização traseira ou central,ou ônibus elétricos a bateria que dispensa o uso de rede aérea e catenárias..Retirar dos carros uma das faixas da pista para dedica-la exclusivamente ao transporte público é uma maneira inteligente e mais adequada, já bastante usada, para restringir o uso do transporte individual nos grandes centros urbanos,diminuindo o espaço reservado para os carros,ou seja,á lógica é realmente criar dificuldades para o transporte individual e facilidades para  beneficiar o transporte público.O sistema BHLS (sigla em inglês para ônibus de serviço de alto nível),não deve inclusive ficar restrito apenas como uma alternativa de solução para este caso do BRT Lapa/Lip em Salvador,é também uma alternativa que pode ser utilizada como solução genérica para toda a cidade complementado como o sistema BRS (Bus Rapid Service) compondo uma rede integrada de transportes em conjunto com o Metrô,o VLT(subúrbio),ônibus metropolitanos,sistemas de transportes aquaviários,sub-sistemas alimentadores e complementares.A utilização da integração física e tarifária é a principal ferramenta e extremamente importante para a racionalização e o sucesso de toda a operação do sistema de transportes,ela deverá ter como principal fundamento um sistema de bilhete único, "por tempo de permanência no sistema", sem limite de viagens dentro do período de vigência,com bilhetes flexíveis com faixas de tempos e valores variados.Ser contra o BRT,na forma grosseira como esta sendo proposto,não significa uma rejeição ou discriminação a esse modelo de transportes,mais sim pelas trágicas e negativas consequências que ele trará e deixará como herança desastrosa para o futuro da cidade na forma como está sendo apresentado e proposto para a cidade,inclusive impedindo a  implantação de um novo sistema de transporte no local em função das necessidades que se apresentem no futuro,tornando inviável ou extremamente caro a sua implantação,em função da falta de um planejamento estratégico com visão para médio e longo prazo.
A melhoria do sistema de transporte público passa também por um novo modelo de composição tarifária,com subsídios que ajudariam a sua redução,tornando possível a inclusão de boa parte da população que ainda anda a pé,como instrumento de inclusão social,melhorando também a viabilidade econômica e financeira do sistema.Uma das soluções que poderia ser utilizada como fonte de financiamento da tarifa do transporte público,seria por exemplo a cobrança de uma taxa sobre as tarifas dos estacionamentos públicos e privados,destinando uma parte do pagamento dessas tarifas pagas pelos usuários do transporte individual para compor o custo da tarifa do transporte público beneficiando assim uma maior parcela da população da cidade,o transporte público sendo financiado pelo transporte individual,nada mais do que justo.
Salvador Sobre Trilhos

VEJA TAMBÉM - Porque ser contra o BRT de Salvador

Três cidades europeias vão à Justiça contra a "Licença para Poluir"

Meio ambiente  🚗🚗🚗🚗

O objetivo destas cidades é entrar com uma ação comum no Tribunal Geral da União Europeia pedindo a anulação do Regulamento n.º 2016/646 da Comissão Europeia, que determina as emissões máximas aceitáveis de NOx dos veículos com motor a diesel durante os testes de emissões reais de condução (RDE).Será essa a primeira vez que cidades serão ouvidas pela Justiça como “pessoas interessadas”, o que mostra o poder dos centros urbanos como defensores da saúde pública e da ação climática. Tribunal decide amanhã se acata ação de Paris, Bruxelas e Madri para anular regulamento da Comissão Europeia que permite a veículos a diesel excederem limites de emissões

Mobilize Brasil / Aviv Comunicação 
foto - ilustração/Twiter
O Tribunal Europeu de Justiça vai ouvir nesta quinta-feira (17) os argumentos para decidir se três cidades europeias - Paris, Bruxelas e Madri - podem desafiar a atual regulamentação de emissões de veículos a diesel estabelecida pela Comissão Europeia em 2016, em acordo com governos nacionais.
O objetivo destas cidades é entrar com uma ação comum no Tribunal Geral da União Europeia pedindo a anulação do Regulamento n.º 2016/646 da Comissão Europeia, que determina as emissões máximas aceitáveis de NOx dos veículos com motor a diesel durante os testes de emissões reais de condução (RDE).
Será essa a primeira vez que cidades serão ouvidas pela Justiça como “pessoas interessadas”, o que mostra o poder dos centros urbanos como defensores da saúde pública e da ação climática.

"Licença para poluir"
Advogados representando Paris, Bruxelas e Madri argumentarão que os novos limites de emissões são o que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chamou de “licença para poluir” e constituem uma regressão da atual lei ambiental europeia, pensada para proteger a saúde pública e melhorar a qualidade do ar.
O regulamento será descrito também como uma "traição ao Acordo de Paris" por sua incapacidade de favorecer a transição para veículos limpos, necessária para conter a mudança climática.
Se bem-sucedida, a ação traria de volta os regulamentos de 2007 que forçam o ajuste do limite máximo de NOx em 80 mg/km, com base em um novo teste na estrada.

Dieselgate
Segundo o Regulamento n.º 2016/646 da Comissão Europeia, introduzido na sequência do escândalo “Dieselgate” em setembro de 2017, para novos modelos e a partir de setembro de 2019 para veículos novos, as emissões de NOx podem legalmente exceder o limite de 80 mg/km em até 110%. A partir de janeiro de 2020 para novos modelos e a partir de janeiro de 2021 para veículos novos, as emissões de NOx ainda poderão legalmente exceder o limite de 80 mg/km em até 50%.
Em março de 2016, enquanto esse regulamento estava sendo debatido na Comissão Europeia, os prefeitos de 14 cidades da União Europeia pediram a seus governos que “priorizassem a saúde dos cidadãos em relação aos lobbies industriais”. Uma petição pública atraiu mais de 130 mil assinaturas. As cidades foram Amsterdã, Atenas, Barcelona, Bruxelas, Bucareste, Budapeste, Copenhague, Valetta, Lisboa, Madri, Milão, Nicósia, Oslo, Paris, Riga, Roterdã, Sofia, Estocolmo, Varsóvia e Viena.

Prefeitos reagem
"Os cidadãos de Paris e cidades em todo o mundo exigem ar limpo para respirar", disse Anne Hidalgo, prefeita de Paris e presidente da C40 (coalizão envolvendo quase 100 cidades do mundo contra a poluição). “Seria uma traição do povo da Europa que os fabricantes de automóveis e os lobbies industriais possam ditar as regras que regulam alguns dos seus produtos mais poluidores. Continuaremos a desenvolver medidas em Paris para garantir que nossos cidadãos possam respirar ar puro e meus colegas prefeitos das cidades do C40 farão o mesmo. Precisamos que a União Europeia nos apoie e não dê proteção regulamentar à poluição do ar. Tenho orgulho de estar ao lado dos prefeitos de Madri e Bruxelas em nome de milhões de pessoas em todas as grandes cidades da Europa para dizer que nossas vozes não podem mais ser silenciadas ”.
Já a prefeita de Madri, Manuela Carmena, declarou: “A ação conjunta dos prefeitos de Paris, Bruxelas e Madri revela o protagonismo das cidades como principais especialistas nos problemas dos cidadãos e, portanto, os principais defensores de suas causas (...). As cidades têm que ser um reduto de consciência. Há muito em jogo. É por isso que a coerência e a coragem são tão necessárias. Estamos falando da saúde e do futuro, não só das grandes cidades, mas do planeta. Espero que esta iniciativa seja a primeira de uma longa lista de ações do governo local, unidas para alcançar um mundo mais sustentável."
"O progresso nunca é feito a menos que os interesses investidos sejam questionados", disse Mark Watts, diretor executivo da C40 Cities. "Os prefeitos de Paris, Madri e Bruxelas estão desafiando os políticos europeus a colocar a saúde dos cidadãos à frente dos lucros das empresas automobilísticas. Ao mesmo tempo, eles estão usando seus próprios poderes para melhorar a qualidade do ar, desde o investimento em transporte público e ciclismo até a remoção do tráfego das áreas mais poluídas. Todo mundo que mora em uma cidade tem interesse no sucesso de suas ações, já que a poluição do ar causa mais de 460.000 mortes prematuras a cada ano somente na Europa."
Fonte - Mobilize Brasil  16/05/2018

Justiça notifica CBTU e tarifa do metrô de BH volta para R$ 1,80

Transportes sobre trilhos  🚇

A CBTU foi notificada da decisão judicial que suspende o aumento de 88,9% na tarifa do metrô, que foi de R$ 1,80 para R$ 3,40.A liminar foi concedida sexta-feira à noite pelo juiz Mauro Pena Rocha, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, e foi tomada numa ação popular proposta pelo deputado Fábio Ramalho (MDB/MG). 

Estado de Minas
foto - ilustração/arquivo
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH) em Belo Horizonte confirmou, na manhã desta segunda-feira, que foi notificada da decisão judicial que suspende o aumento de 88,9% na tarifa do metrô, que foi de R$ 1,80 para R$ 3,40. A partir de agora, a tarifa volta ao preço antigo. Todas as empresas conveniadas à CBTU já foram informadas sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
“A mudança tem aplicação imediata para a compra direta de bilhetes unitários do metrô, já para quem usa cartões eletrônicos (BHBUS e Ótimo), a alteração dependerá da atualização do sistema junto às operadoras que compõem o sistema de integração com o metrô de BH”, informou a companhia, por meio de nota.
A liminar foi concedida sexta-feira à noite pelo juiz Mauro Pena Rocha, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, e foi tomada numa ação popular proposta pelo deputado Fábio Ramalho (MDB/MG). No pedido, o autor da ação afirma que o aumento é ilegal e não observa a parte mais vulnerável da relação, o consumidor, que suportará o desembolso de quase o dobro do valor diário da passagem. O pedido aponta ainda ilegalidade no ato, uma vez que a “legislação de regência não autoriza o somatório de inflações reprimidas e o consequente repasse ao consumidor”. O texto da liminar prevê multa de R$ 250 mil por dia em caso de descumprimento.
Em sua fundamentação, o juiz Mauro Pena Rocha destacou o Código de Defesa do Consumidor, que prevê “a proteção contra práticas abusivas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”. “A moralidade administrativa é um dos princípios administrativos que devem ser observados pela Administração, e, numa primeira análise, repassar, de uma única vez, ao consumidor reajuste acumulado nos últimos 12 anos se mostra desarrazoado e não condizente com o princípio da moralidade administrativa.”
O deputado federal Weliton Prado (PROS) acompanha o caso do aumento em Brasília. Segundo ele, na semana passada, o PSOL protocolou na Câmara federal um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) contra os aumentos das passagens do metrô de BH e em outras capitais que têm o serviço ligado à CBTU, como Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. “Amanhã, vou pegar assinaturas para um pedido de urgência para que o PDC seja votado direto no plenário”, explica o deputado, detalhando que, caso ele seja aprovado, mesmo se a liminar cair, o reajuste não poderá ser retomado.
Fonte - Abifer  15/05/2018

terça-feira, 15 de maio de 2018

Trecho da passarela do Hospital Sarah sofrerá intervenção a partir das 18h desta quarta-feira, (16)

Mobilidade  👪 

Com a intervenção, parte da passarela sentido Centro será substituída por escada provisória, que completará o percurso feito pelos usuários que utilizam o equipamento. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contarão com uma van exclusiva destinada aos usuários que não podem utilizar a escada provisória para travessia da passarela

Da Redação
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia informa que a partir das 18h desta quarta-feira, (16), fará intervenção na passarela do Hospital Sarah, (Avenida Paralela), a fim de retirar trecho do equipamento provisório para concluir as obras da referida estrutura. Com a intervenção, parte da passarela sentido Centro será substituída por escada provisória, que completará o percurso feito pelos usuários que utilizam o equipamento. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contarão com uma van exclusiva destinada aos usuários que não podem utilizar a escada provisória para travessia da passarela. O veículo sinalizado estará disponível a cada 10 minutos nos pontos de ônibus localizados nas extremidades da passarela (sentido Centro e sentido Aeroporto), sempre nos horários de pico, das 07h às 10h; das 12h às 14h; e das 17h às 19h, durante 10 dias (prazo para conclusão do serviço e retirada da escada provisória) para levar os usuários ao lado oposto da avenida. Placas instaladas nos referidos pontos de ônibus informarão sobre o serviço e horários da van exclusiva para PCDs e pessoas com mobilidade reduzida.
Também a fim de garantir a segurança dos usuários, o trecho modificado receberá placas de sinalização e orientação quanto ao percurso a ser realizado. A nova passarela do Hospital Sarah está prevista para ser entregue até o final do mês de maio e vai contar com rampas, piso tátil e corrimões.

Serviço: Implantação de escada provisória para conclusão de obras da Passarela do Hospital Sarah
Data: 16/05/2018 – a partir das 18h
Trecho: Extremidade da passarela, sentido Centro

Acessibilidade: serviço exclusivo de van para PCDs e pessoas com mobilidade reduzida que não possam acessar a escada provisória a cada 10 minutos, das 07h às 10h, das 12h às 14h, e das 17h às 19h
Com informações da CCR Metrô Bahia  15/05/2018

Chega em Teresina(PI) o 1º VLT para modernização do sistema de transportes sobre trilhos

Transportes sobre trilhos  🚄

Primeiro VLT marca modernização do transporte ferroviário de Teresina. - Os VLTs estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). “Hoje o transporte metroviário começa a dar um grande salto de qualidade. A melhoria do metrô, somado a modernização de ruas, avenidas e pontes, feita também por meio da prefeitura, permite que os usuários do transporte público da capital tenham mais conforto e melhor custo benefício”, destacou o governador.

Da Redação
Divulgação/Gov.PI
O governador Wellington Dias visitou, nesta segunda-feira (14), o pátio de manobras da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, local onde se encontra o primeiro dos três Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs). O vagão chegou a Teresina neste fim de semana e já marca a modernização do transporte ferroviário da capital.
Os VLTs estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). “Hoje o transporte metroviário começa a dar um grande salto de qualidade. A melhoria do metrô, somado a modernização de ruas, avenidas e pontes, feita também por meio da prefeitura, permite que os usuários do transporte público da capital tenham mais conforto e melhor custo benefício”, destacou o governador.
Divulgação/Gov.PI
A previsão é de que, até junho, o primeiro VLT já esteja em funcionamento, com capacidade para transportar até 600 passageiros “Esse projeto de modernização revolucionará o transporte coletivo na nossa capital. Nos próximos meses, já sentiremos o efeito da melhoria da qualidade do transporte ferroviário e notaremos o bem-estar da população, que contará com um transporte econômico, confortável e seguro”, disse o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires.
Segundo o senador Ciro Nogueira, a aquisição dos VLTs é uma das maiores ações de mobilidade da história do Piauí. “Esta modernização é um caminho que não tem mais volta. Se não investirmos em transporte público de qualidade, com praticidade, segurança e comodidade, as cidades não vão mais comportar carros e nem pontes. Portanto, é necessário. O Estado merece os parabéns por essa iniciativa”, pontuou o parlamentar.
De acordo com o cronograma, até o mês de agosto o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros por viagem. Os veículos estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará.
Com informações do Governo do Piaui  15/05/2018

Não chores por mim, Argentina

Ponto de Vista  🔍

Todo o esforço político e diplomático para construção do Mercosul se converteu em importante passo para a superação desse tipo de rivalidade. Estão aí os grandes meios de comunicação a estimular competições que pululam no imaginário popular, como aquelas famosas entre Maradona e Pelé, Messi e Neymar, para ficar apenas em alguns exemplos.

Paulo Kliass* - Portogente
foto - ilustração
Toda riqueza que poderia ser proporcionada por uma vizinhança amistosa e um passado colonial com alguns traços comuns às vezes acaba sendo contaminada por algum tipo de disputa, baseada em chauvinismo infantil e sectário. Estão aí os grandes meios de comunicação a estimular competições que pululam no imaginário popular, como aquelas famosas entre Maradona e Pelé, Messi e Neymar, para ficar apenas em alguns exemplos.
Na verdade, todo o esforço político e diplomático para construção do Mercosul se converteu em importante passo para a superação desse tipo de rivalidade. Afinal, tal sentimento insuflado artificialmente em nada contribui para o fortalecimento de uma ação coordenada e unificada em torno do bloco comercial e posteriores avanços rumo a um aprofundamento da unificação econômica.
Mas o fato é que as histórias dos dois países mantêm uma dinâmica que oferece margem para comparações e até mesmo para tentativas - um tanto precipitadas, é forçoso reconhecer - de previsões. Há fenômenos como o surgimento de lideranças como Getúlio Vargas (1882-1954) e Juan Domingo Peron (1895-1974) e suas heranças transformadas em movimentos como o trabalhismo e o peronismo. Ambos os países passaram pelas tristes fases das ditaduras militares latino-americanas, com alguma defasagem entre o Brasil (1964-84) e a Argentina (1966-73 e 1976-83).
Os primeiros anos pós democratização nos dois vizinhos também foram marcados por tentativas de planos de estabilização econômica, inclusive apresentando reformas em seus respectivos padrões monetários. Assim foi com a introdução de novas moedas com o Plano Austral em 1985 na Argentina presidida por Raul Alfonsín e o Plano Cruzado no Brasil de José Sarney em 1986.

Décadas de alternância: lá e cá
O período posterior também foi marcado por algum tipo de sincronicidade. Menem é eleito presidente em 1989 e Collor toma posse no início de 1990. Ambos lançam mão de governos que falam em promover a estabilidade macroeconômica e restaurar a credibilidade da moeda. No Brasil é lançado o Plano Collor sob a responsabilidade de Zélia Cardoso, ao passo que a Argentina adota o Plano de Conversibilidade sob o comando de Domingo Cavallo. Ambos fracassam em suas intenções básicas.
Mais à frente, os dois países conhecem uma importante virada em suas respectivas histórias políticas. Em janeiro de 2003, Lula assume o Palácio do Planalto, com um projeto de governo que incluía uma política econômica voltado à inclusão e uma preocupação com a integração regional, tendo o Mercosul por alicerce. Pouco depois, em maio do mesmo ano, Nestor Kirchner assume a Casa Rosada e as políticas oficiais entre os 2 países parecem caminhar para uma significativa convergência. Além disso, o conjunto dos países da América do Sul parece ingressar em outro patamar de sua própria história, com a eleição de governos orientados para uma política inovadora na região
Mas como tudo tende a acabar em piada aqui nos nossos cantos tupiniquins, uma peça publicitária ficou muito famosa nesse período conturbado da década de 1980. Foi uma forma de retratar essa inquietante similaridade entre os processos políticos, econômicos e sociais no Brasil e na Argentina. Uma propaganda de uma marca de vodka brasileira cunhou a expressão “efeito orloff”. A analogia tinha por base a fala de um dos personagens, que dizia “eu sou você amanhã”. Pronto! Estava montada a explicação meio simplista e determinista para esse intrigante vai-e-vem de processos entre os dois países.

Macri e Temer: a barbárie comum
Um dos capítulos mais recentes dessa epopeia deu-se com a eleição de Maurício Macri nas eleições presidenciais em novembro de 2015. Os grandes meios de comunicação e as elites financeiras pelo mundo afora se regozijavam pela derrota de doze anos de kirchnerismo. Por esse mesma época têm início as articulações golpistas para promover o impedimento inconstitucional de Dilma Roussef, processo esse que seria definitivamente chancelado pelo Senado em agosto de 2016. A mesma imprensa e o mesmo financismo não escondiam a satisfação de ter logrado por fim a um ciclo de catorze anos de governo do PT no poder.
Nos dois episódios o mantra do livre mercado voltou a circular com toda a desenvoltura nos editoriais dos jornais, revistas e canais de televisão. A narrativa que passou a ser construída se referia à necessidade de superar as tentativas de projetos envolvendo algum grau de heterodoxia e desenvolvimentismo nas duas margens do Rio Uruguai. A palavra de ordem do comando financista era colocar um fim a esse período, que acusavam de se caracterizar por populismo e irresponsabilidade. A solução passava por trocar o comando da economia por pessoas “técnicas e competentes”, que não aceitassem se subordinar a interesses políticos. Assim, o Brasil passou a ter dois autênticos representantes do sistema financeiro no núcleo econômico do governo. A Argentina resolveu restaurar seus vínculos de credibilidade com o mercado financeiro e promoveu um acordo de aproximação c om o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Os resultados dessa empreitada de retorno ao liberalismo mais atroz estão aí para quem quiser ver. O Brasil deu sequência à estratégia do austericídio e estamos mergulhados na maior recessão de nossa história. A duplinha dinâmica Meirelles & Goldfajn ofereceu ao país um desemprego de 14 milhões de desempregados, o desmonte das políticas públicas e o recorde de falências de empresas. A presença da competência no Ministério da Fazenda e no Banco Central provocou a maior queda do PIB jamais registrada em 2 anos seguidos: mais de 7% de retrocesso durante 2015 e 2016.
E agora a gestão supostamente “competente e profissional” da economia argentina também começa a apresentar sua fatura real. A primeira mudança já havia sido anunciada no final de 2016. Na passagem do ano, veio a demissão do Ministro da Economia, Prat-Gay, oficialmente por não apresentar os resultados esperados por Macri. A área econômica foi dividida em 2 ministérios e Fazenda ficou com Nicolás Dujovne. Mas desde então a política econômica não havia conseguido retomar o crescimento da atividade. O discurso da austeridade não oferecia os instrumentos para recuperar o protagonismo do Estado nessa direção.
Como “los hermanos” enfrentam uma crise mais aguda do que a nossa e não possuem os meios de evitar a contaminação da economia local frente aos ataques especulativos do financismo internacional, o quadro da economia argentina ficou ainda mais tenso ao longo dos últimos dias. O aberturismo e a liberalização irresponsáveis levados a cabo pelo governo Macri deixou o país ainda mais refém dos ataques especulativos dos recursos estrangeiros. E nesse caso, mais uma vez, ficou provado que a dinâmica do capital não se realiza apenas com base em simpatias ou sentimentos por governos, por maiores que sejam os gestos de servilismo dos mesmos. O mais impressionante é que a própria diretora do FMI, Christine Lagarde, saiu-se em imensos elogios ao ajuste liberal conservador da equipe de Macri ainda no mês de março passado, pouco antes dessa reviravolta patrocinada pela especula ção.

Ataque especulativo: o mercado não perdoa
Tendo em vista a incapacidade de Dujovne em cumprir a agenda que o próprio liberalismo de Macri havia acertado com o establishment econômico-financeiro, as chantagens do financismo em promover uma revoada de capitais para fora da Argentina levou o governo a promover uma maxi desvalorização de quase 40% na taxa de câmbio. Essa medida continua sendo considerada insuficiente pela voracidade especulativa, que exige ainda doses mais pesadas contra o peso e a favor do dólar. O jogo é muito pesado! O estoque da dívida externa brasileira é de US$ 40 bilhões, ao passo que o endividamento argentino em moeda estrangeira superou a marca dos US$ 200 bi. O Brasil mantém suas reservas internacionais em US$ 380 bi, ao passo que a Argentina mantém o nível de US$ 56 bi nesse turbilhão em que se encontra.
Como o colchão de liquidez das instituições oficiais argentinas é menos importante que o nosso, a submissão aos interesses do sistema financeiro internacional é mais flagrante. A situação atual é bastante delicada e as perspectivas de superação da crise sem assegurar algum grau de defesa da soberania nacional tornam-se quase uma impossibilidade. Mas essa é uma tarefa que se contradiz totalmente com uma agenda liberal e pró mercado, como aquela que pretendia, demagogicamente, romper com o passado desenvolvimentista da era Kirchner.
Enfim, mais uma vez o efeito Orloff se apresenta para os analistas. Os sinais são variados. A superação de modelos heterodoxos nos dois países. A adoção de agendas e governos pró mercado e de raízes liberais ao extremo no Brasil e na Argentina. E, na sequência, a falência escancarada das equipes econômicas “profissionais e não submetidas à lógica da política” em dar conta da crise. Ao contrário, em ambos os casos assistiu-se a um aprofundamento da recessão e da instabilidade.
Se a lógica do “eu sou você amanhã” realmente fizer algum sentido, cartas podem ser enviadas à redação apresentando palpites e sugestões para o quadro futuro com a realização de eleições presidenciais no Brasil em 2018 e na Argentina em 2019.
*Paulo Kliass é doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do governo federal
Fonte - Portogente  15/05/2018

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Linha C do metrô de Roma e conectada as outras linhas da rede

Transportes sobre trilhos  🚇

A primeira fase da Linha C entre o Monte Compatri-Pantano e o Parco di Centocelle foi inaugurada em 2014, levando-a ao alinhamento da superfície de uma antiga rota de bonde interurbano. A seção de túneis entre Parco di Centocelle e Lodi foi comissionada no ano seguinte.

Metro Report
foto - ilustração
A linha C do metrô Roma foi conectada a rede existente de metrô da cidade em 12 de maio com a abertura da extensão da estação de Lodi para San Giovanni, onde feita a conexão com a Linha A.
A primeira fase da Linha C entre o Monte Compatri-Pantano e o Parco di Centocelle foi inaugurada em 2014, levando-a ao alinhamento da superfície de uma antiga rota de bonde interurbano. A seção de túneis entre Parco di Centocelle e Lodi foi comissionada no ano seguinte. A última extensão e composta por uma linha de 19,1 km com 22 estações. Os serviços são operados com uma frota de 30 trens de seis carros fornecidos pela AnsaldoBreda.
Uma extensão adicional de San Giovanni para o Coliseu, com uma estação intermediária, está atualmente em construção.
Fonte - Metro Report Internacional  14/05/2018

Audiência Pública sobre nova Rodoviária de Salvador acontece nesta terça-feira

Infraestrutura  🚌

Nesta terça-feira (15), acontece a audiência pública para a concessão do equipamento. Será das 10 às 12h, no auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), localizada na 4ª Avenida, nº. 435, térreo , no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
A população vai poder opinar sobre o processo de construção, pelo Governo do Estado, do novo Terminal Rodoviário de Salvador, que será instalado às margens do viaduto de Águas Claras, próximo à BR-324. Nesta terça-feira (15), acontece a audiência pública para a concessão do equipamento. Será das 10 às 12h, no auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), localizada na 4ª Avenida, nº. 435, térreo , no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os interessados em participar da apresentação prévia do edital e entregar propostas e contribuições podem se inscrever previamente pelo e-mail consultapublica@agerba.ba.gov.br, ou comparecer a audiência no horário marcado. Empresas que desejem concorrer à licitação, que será lançada em breve, também podem participar.
Por meio da Agerba, vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estafo (Seinfra), Governo da Bahia vai abrir a concessão para construção e exploração da nova rodoviária, que receberá investimentos de aproximadamente R$ 120 milhões.
Após o início de sua operação comercial, estima-se a movimentação de 39 mil passageiros por dia. Para facilitar o deslocamento dos usuários, por meio de diversos modais de transporte, o novo terminal será integrado ao tramo 3 da Linha 1 do metrô, na estação Águas Claras. Mais informações estão disponíveis no site da Agerba.
Com informações da Secom BA  14/05/2018

Voo espetacular da Embraer

Transporte aéreo

Com traços de um helicóptero e movido a energia elétrica, a visão do projeto é o novo paradigma de mobilidade urbana em curso. Sob a ótica energética, acrescenta aplicação à experiência da volta ao mundo em um avião movido à eletricidade, gerada por bateria solar.

Portogente

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), ainda brasileira, fez um novo voo espetacular. Anunciou um projeto nos Estados Unidos, no dia 8 de maio último, de um veículo voador elétrico para transporte urbano, denominado eVTOL. O projeto está sendo desenvolvido para a Uber. O prazo de implantação previsto é 2020.
Com traços de um helicóptero e movido a energia elétrica, a visão do projeto é o novo paradigma de mobilidade urbana em curso. Sob a ótica energética, acrescenta aplicação à experiência da volta ao mundo em um avião movido à eletricidade, gerada por bateria solar.
A mudança de combustível por eletricidade se constitui um avanço na tecnologia verde, quando realizada na navegação aérea. Com certeza novos projetos surgirão.
Além do sucesso tecnológico, eVTOL se junta a outros projetos que confirmam o êxito da Embraer. Quem conhece Ozires Silva, idealizador da companhia nacional, sabe que o orgulho que sente da sua obra é também um desafio para fazer muito mais ainda. Por isso, sempre irradiando tanto entusiasmo.
Fonte - Portogente  14/05/2018

domingo, 13 de maio de 2018

Primeiro navio hidrofólio de nova geração russo termina testes na Crimeia

Transporte hidroviário  🚢

O navio de passageiros hidrofólio Kometa 120M passou os testes de navegação no mar Negro. Segundo o consórcio Kalashnikov, proprietário da empresa de construção naval Vympel, a fase de testes mostrou que tudo correu como estava previsto, e em breve pode começar a produção em série destes navios.

Sputnik
imagem/YouTube
O design desses navios aproveita as leis da hidrodinâmica para se elevar acima da água através de "asas" submersas. A diminuição da resistência à água contra a fuselagem permite à embarcação atingir velocidades superiores aos navios convencionais.
O primeiro Kometa 120M foi lançado à água em outubro de 2017 e passou o mês de abril junto ao litoral da península da Crimeia. Durante os ensaios, todos os sistemas e equipamentos a bordo funcionaram com normalidade e confirmaram suas caraterísticas, informou o comunicado do Kalashnikov.
O último teste do navio será avaliar o seu desempenho em alto mar com ondas de 2,5 metros de altura, o limite estabelecido para o deslocamento em modo de hidrofólio.
Depois disso, o Kometa receberá o acabamento final e será entregue à empresa operadora de viagens Yalta-Sevastopol, na costa da Crimeia. Outros cinco navios já estão em produção. Conforme está planejado, o lote será composto por 20 embarcações no total.
Os navios Kometa 120M são projetados para transporte de passageiros nas zonas marítimas costeiras.
Eles são capazes de acomodar até 120 passageiros e podem alcançar a velocidade de 65 quilômetros por hora. Para tornar as viagens mais confortáveis, o interior do navio tem ar condicionado e a própria embarcação está equipada com sistemas automáticos de redução de oscilações e sobrecargas.
A indústria naval russa voltou a produzir navios hidrofólios, popularizados na época soviética, e admirados por sua velocidade e design emblemático.
Fonte  - Sputnik   13/05/2018