quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Expansão ferroviária chinesa mostra eficiência do Estado como motor do desenvolvimento

Transportes sobre trilhos  🚅

A China investiu 801 bilhões de yuans (cerca de 123 bilhões de dólares) em projetos ferroviários e pôs em operação 3,03 mil quilômetros de novas vias ferroviárias em 2017, superando suas metas anuais de investimento de 800 bilhões de yuans e 2,1 mil quilômetros de novas ferrovias, de acordo com a Corporação de Ferrovias da China.

Carta Maior
foto - ilustração/arquivo
A China cumpriu suas metas anuais de aumento do investimento ferroviário em 2017 uma vez que as autoridades continuaram promovendo a construção de vias ferroviárias.
A China investiu 801 bilhões de yuans (cerca de 123 bilhões de dólares) em projetos ferroviários e pôs em operação 3,03 mil quilômetros de novas vias ferroviárias em 2017, superando suas metas anuais de investimento de 800 bilhões de yuans e 2,1 mil quilômetros de novas ferrovias, de acordo com a Corporação de Ferrovias da China.
Até o fim de 2017, a quilometragem total de vias ferroviárias em operação da China chegou a 127 mil quilômetros. As ferrovias de alta velocidade chegaram a 25 mil quilômetros, em comparação com os 22 mil quilômetros no fim de 2016.
O crescimento dos projetos de construção ferroviária teve lugar em um momento em que o país está sofrendo a constante desaceleração do crescimento do investimento em ativos fixos.
Nos primeiros 11 meses de 2017, o investimento em ativos fixos cresceu 7,2% anualmente, menos que o 8,3% registrado no mesmo período de 2016.
A China investirá com firmeza em desenvolvimento do transporte este ano, o mesmo nível que em 2017, disse o ministro de Transporte Li Xiaopeng no fim de dezembro, ao se referir à principal meta de transporte para 2018.
Nos próximos três anos, o transporte terá um maior papel para erradicar a pobreza e obter um desenvolvimento mais ecológico e seguro, de acordo com Li.

Trens de alta velocidade em 2025
As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil quilômetros até 2025, ante os 25 mil no final de 2017, disse o operador ferroviário.
As ferrovias do tipo em operação no país respondiam por 66,3% do total mundial no final de 2017, disse Lu Dongfu, gerente-geral da China Railway Corporation.
O operador pretende construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3,5 mil dos quais serão de alta velocidade.
A rede ferroviária do país atingirá 175 mil quilômetros até 2025, comparadas com 127 mil no final do ano passado.
Em 2017, um total de 3,04 bilhões de viagens de passageiros foi feito de trem, aumento de 9,6% em termos anuais. Mais de 56% das viagens foram feitas nas ferrovias de alta velocidade.
Cerca de 70% das passagens são vendidas online e mais de 70% dos negócios de cargas são realizados online.
A velocidade mais alta dos trens-bala aumentou para 350 km/h, quando os trens-bala Fuxing (“rejuvenescimento”) começaram operação entre Beijing e Shanghai em 21 de setembro de 2017.
O Fuxing representa uma melhora significativa dos trens-bala anteriores conhecidos como Hexie (“harmonia”). Completamente projetado e fabricado na China, o Fuxing tem mais espaço e é mais eficiente em energia, com uma vida útil mais longa e uma confiabilidade melhor.
No ano passado, 3,6 mil viagens de trens de carga foram feitas entre a China e as cidades europeias, ultrapassando os seis anos anteriores juntos, disse Lu.
Fonte - Revista Ferroviária  03/01/2018

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