PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 15 de abril de 2017

A Política,e o Dinheiro,no banco dos réus... E o Eleitor? E o Fascismo?

Ponto de Vista  🔍

Presidentes do Senado e Câmara investigados. Assim como um terço do Senado, 40 deputados federais e, ainda no Supremo, três governadores.Outros nove governadores encaminhados ao STJ. Temer não será investigado, nessa, porque citações não se referem ao mandato atual. Será no TSE.

Bob Fernabdes




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sexta-feira, 14 de abril de 2017

Governo do Rio estuda recolocar bondes históricos nos trilhos novamente

Transportes sobre trilhos  🚃

A frota antiga foi desativada, mesmo com a retomada do transporte, no ano passado, após acidente em 2011.Apesar de estacionados como sucata, ainda há uma última esperança de ver os bondes históricos circularem novamente, pois o governo estuda retomar a operação.

Jonathan Ferreira - O Dia
foto - ilustração
Rio - Pelo menos cinco bondes de Santa Teresa, que eram símbolos da boemia carioca, estão inutilizados e expostos ao tempo no pátio da antiga Estação Ferroviária da Leopoldina. A frota antiga foi desativada, mesmo com a retomada do transporte, no ano passado, após acidente em 2011.
Apesar de estacionados como sucata, ainda há uma última esperança de ver os bondes históricos circularem novamente, pois o governo estuda retomar a operação.
Para o professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Hostílio Ratton Neto, a renovação da frota é um processo normal, mas os bondes antigos deveriam estar armazenados em locais seguros.
“Os veículos mais antigos demandam custo muito alto de manutenção e de operação. Por isso, é natural que haja renovação da. Mas enquanto o governo não decide qual será o fim dos bondes, eles devem ficar armazenados em local seguro”, explicou.
A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) está elaborando um estudo, com previsão de conclusão em três meses, sobre o retorno dos bondes antigos na operação de Santa Teresa. Serão avaliadas as questões de adaptabilidade ao sistema e custos para adequação e inclusão de novas funcionalidades. Atualmente, o bondinho circula entre os largos da Carioca e Guimarães.
Fonte - O Dia  14/04/2017

Deus e a diversidade

Ponto de Vista  👫

Os mesmos que não consideram pecado ou crime a homofobia, e não mexem um dedo para combater a servidão da mulher como corpo-objeto abusado e explorado por homens de todas as épocas.No Brasil colonial os pregadores exaltavam Jesus Crucificado para que escravos se submetessem resignadamente à chibata dos senhores. 

Frei Betto* - Portogente
foto - ilustração
Diego Neria Lejárraga, 48, é espanhol. Nasceu mulher. Mas desde criança se sentia homem. Aos 40 anos se submeteu a cirurgias para redesignar sua sexualidade. Virou homem. O padre de sua cidade, Plasencia, acusou-o de “filha do diabo”.
Diego escreveu ao papa Francisco antes do Natal de 2014. Indagou qual o seu lugar na “casa de Deus”. Francisco telefonou duas vezes para ele. Convidou-o a Roma, a 24 de janeiro. Diego, em companhia de sua noiva, foi recebido na casa Santa Marta, onde reside o papa. Francisco demonstrou que a Igreja Católica está aberta à diversidade sexual. Ao sair do encontro, Diego disse sentir uma imensa paz.
O papa abraça a ousadia de Jesus, que defendeu a mulher adúltera do ataque dos fariseus; acolheu Madalena, que portava “sete demônios”, como discípula e primeira testemunha de sua ressurreição; e elogiou a veracidade de samaritana, que estava no sexto marido, e fez dela a primeira apóstola.
O amor e, com ele, a compaixão e a misericórdia, deve soterrar preconceitos e discriminações.
“Quem sou eu para julgar os gays?”, expressou Francisco em julho de 2013, ao deixar a Jornada Mundial da Juventude, no Rio. “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”
O papa está à frente da Igreja Católica no duplo sentido – como seu chefe e por sua atitude profeticamente evangélica. Em outubro de 2014, durante o sínodo dos bispos sobre a família, em Roma, cardeais rejeitaram a proposta de maior aceitação, na Igreja, de casais homossexuais. Francisco, que prefere a democracia a se impor como soberano absoluto (aliás, ele é o único do Ocidente), não contrariou os cardeais. Preferiu levantar uma pergunta que encurralou os prelados homofóbicos: casais homossexuais têm filhos. “Vamos deixar essas crianças fora da catequese?”
Na Parada Gay de São Paulo a atriz transexual Viviany Beledoni se apresentou seminua pregada à cruz. Muitos cristãos a acusaram de “blasfêmia”. Os mesmos que não consideram pecado ou crime a homofobia, e não mexem um dedo para combater a servidão da mulher como corpo-objeto abusado e explorado por homens de todas as épocas.
No Brasil colonial os pregadores exaltavam Jesus Crucificado para que escravos se submetessem resignadamente à chibata dos senhores. Quando uma transexual utiliza a cruz como símbolo dos sofrimentos de LGBTodos, os fariseus de hoje jogam pedras na Geni... Como se a cultura machista decorresse da vontade de Deus. Isso, sim, é tomar o seu Santo Nome em vão. E querer reduzir a moralidade social à questão sexual, como enfatiza a teóloga Ivone Gebara.
Quando a violência à diversidade de gêneros se reveste de roupagem religiosa, acende o alarme de que se choca o ovo da serpente. O nazismo resultou também da perversa ideologia religiosa que acusa os judeus de “assassinos de Cristo”.
Matar é pecado mortal. Matar em nome de Deus é ainda mais grave. E não se mata apenas pela eliminação física. A morte simbólica usar as armas do preconceito e da discriminação para demonizar também os gays criados à imagem e semelhança de Deus – que não é homem nem mulher – e por ele são amados como filhos e filhas diletos.
*Frei Betto é escritor e religioso dominicano brasileiro.
Fonte - Portogente  14/04/2017

Voos charters trazem uruguaios para a Semana Santa na Bahia

Turismo  ✈

Para o secretário do Turismo do Estado, José Alves, a captação de voos é reflexo da política de promoção e atração de turistas para o estado. “Estamos em diálogo permanente com as companhias aéreas para trazer voos. Também divulgamos os atrativos turísticos da Bahia em eventos dentro e fora do Brasil, no intuito de ampliar o fluxo turístico”, disse.

Da Redação
foto -  Tatiana Azeviche/Setur
Cerca de 900 turistas uruguaios passam a Semana Santa na Bahia. Vindos de Montevidéu em voos charters da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, os visitantes intensificam o fluxo turístico no estado no feriadão. Dos oito voos charters internacionais que chegaram do Uruguai à capital baiana no último fim de semana, quatro foram realizados pela companhia.
Para o secretário do Turismo do Estado, José Alves, a captação de voos é reflexo da política de promoção e atração de turistas para o estado. “Estamos em diálogo permanente com as companhias aéreas para trazer voos. Também divulgamos os atrativos turísticos da Bahia em eventos dentro e fora do Brasil, no intuito de ampliar o fluxo turístico”, disse.
De acordo com a coordenadora da Câmara de Turismo da Fecomércio, empresária Avani Duran, o setor privado atuou junto ao Governo do Estado na divulgação da Bahia no Uruguai, no fim do ano passado. “Junto com a Setur e a Bahiatursa, visitamos e oferecemos treinamento aos operadores de turismo de Montevidéu. A vinda dos 900 uruguaios é fruto desse trabalho desenvolvido também junto à Gol”, afirma.
Os voos charters são frequências não regulares oferecidas pelas companhias aéreas a partir da identificação de uma demanda específica para uma cidade. Eles podem ser fretados por grupos ou abertos para livre comercialização.
Com informações da Secom Ba  13/04/2017

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Movimento do Ferry-Boat nesta quinta (13) na travessia Salvador/Itaparica

Travessia marítima   🚢

Agora a tarde o sistema Ferry-Boat,está operando com seis (06) embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho, com saídas com intervalos de 30 minutos

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, operou durante a manhã de quinta-feira (13),com cinco (05) embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho, com saídas de hora em hora. Além dos embarques nos horários convencionais, viagens ocorreram viagens extras de acordo com o aumento da demanda.O fluxo de veículos foi moderado no terminal São Joaquim e tranquilo para passageiros e veículos em Bom Despacho.
Agora a tarde o sistema Ferry-Boat,está operando com seis (06) embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho, com saídas com intervalos de 30 minutos. Neste momento, o fluxo de veículos está moderado no terminal São Joaquim e tranquilo para passageiros e veículos em Bom Despacho.

Hora Marcada
Para verificar a disponibilidade de vagas para embarque no serviço de Hora Marcada,exclusivo para condutores de veículos,o usuário deverá acessar o site portalsits.internacionaltravessias.e fazer o pagamento do serviço com cartões de débito ou crédito.

Informações
O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Contatos pelo Tel 071 3032-0475 e pelo  cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS  13/04/2017

Petrobras contra o Brasil?

Economia  👷

A Petrobras não quer mais contratar empresas e trabalhadores brasileiros, mesmo contrariando regras e contratos vigentes e legítimos. A petroleira chega ao cúmulo do absurdo ao afirmar que a obrigação de cumprimento do conteúdo local não é dela, mas, sim, das empresas que ela contrata.

Portogente
foto - ilustração
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, recorreu, na última semana, contra decisão que autorizou o prosseguimento do processo licitatório para o Campo de Libra e indeferiu o pedido de tutela de urgência para a suspensão do certame licitatório para o Campo de Sépia. A entidade entende que os magistrados foram induzidos a erro ao não garantir a suspensão de licitações ilegais, enquanto os pedidos de waiver apresentados pela Petrobras estão sendo analisados pela agência reguladora (ANP).
A decisão referente ao Campo de Libra permite a realização da licitação, mas impede a assinatura de qualquer contrato pela petroleira – o que demonstra a necessidade de resguardar o evidente interesse público envolvido. Tal decisão se baseou fundamentalmente no inédito pedido da ANP de acesso ao resultado de uma nova licitação realizada pela Petrobras. A licitação sem a cotação de fornecedores brasileiros e sem o conteúdo local, como pretende a Petrobras e suas sócias, é ilegal e inadequada, critica Rocha.

“A Petrobras não quer mais contratar empresas e trabalhadores brasileiros, mesmo contrariando regras e contratos vigentes e legítimos. A petroleira chega ao cúmulo do absurdo ao afirmar que a obrigação de cumprimento do conteúdo local não é dela, mas, sim, das empresas que ela contrata. Ora, os contratos assinados pela petroleira com a União são claros: cabe a ela, enquanto operadora do Campo, garantir a inclusão de fornecedores brasileiros entre as empresas convidadas a apresentar proposta e incluir os índices de conteúdo local contratados nos seus editais de contratação de bens e serviços”, lamenta o presidente do Sinaval.
Fonte - Portogente  13/04/2017

Aula pública da Orquestra Museofônica celebra o Dia do Indígena na Estação Pirajá de Metrô

Arte&Cultura  🎶

A Orquestra Museofônica, considerada como um verdadeiro museu cênico, foi criada em 2012 e surgiu a partir da ideia da museóloga Ana Liberato em criar uma orquestra com os colaboradores dos museus sob a direção da Diretoria de Museus (DIMUS/IPAC), objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais, suas possibilidades, musicalidades, histórico, restauração e a possível recriação destes, em princípio, com a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’, em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho).

CCR
Divulgação/CCR
Quem utiliza o metrô de Salvador vai vivenciar uma nova experiência na Estação Pirajá na próxima terça (18/04). Às 17h, a Orquestra Museofônica – que utiliza os instrumentos musicais tradicionais da etnomusicóloga Emília Biancardi - vai realizar uma aula pública para comemorar o Dia do Indígena (19/04). A atividade, intitulada de ‘Tributo ao indígena Brasileiro: Máscaras que Tocam’, é uma homenagem da CCR Metrô Bahia em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
A Orquestra Museofônica, considerada como um verdadeiro museu cênico, foi criada em 2012 e surgiu a partir da ideia da museóloga Ana Liberato em criar uma orquestra com os colaboradores dos museus sob a direção da Diretoria de Museus (DIMUS/IPAC), objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais, suas possibilidades, musicalidades, histórico, restauração e a possível recriação destes, em princípio, com a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’, em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho).
“Neste mês de abril, a CCR Metrô Bahia firmou uma parceria com o IPAC para homenagear os indígenas pela sua data comemorativa, e vamos dar uma aula pública para todos que queiram aprender um pouco sobre esta rica cultura”, pontua Emilia. “As pessoas vão poder participar e, além de aprender a tocar os instrumentos, vão poder dançar e cantar junto com os museólogos que são integrantes da orquestra”, completa.
A apresentação “Tributo ao Indígena Brasileiro: Máscaras que Tocam” conta com alguns desses instrumentos, dentre eles os Chocalhos Maracás (instrumento de grande importância utilizado nos rituais da plantação e da pajelança de vários povos indígenas), as Buzinas (que servem basicamente para a comunicação) e também as Máscaras que tocam (utilizadas em cerimoniais e representam personagens da mitologia indígena). O Chocalho, o Batedor e o Peitoral são outros instrumentos que também se destacam.
Fátima Soledade, responsável pelo Núcleo de Articulação da DIMUS, ressalta a importância da parceria das instituições. “Além desta atividade, outras iniciativas foram realizadas, como Oficina de Turbantes no Novembro Negro, Oficinas de Máscaras do Carnaval de Maragogipe e, a mais recente, mostra itinerante ‘Salvador 468 anos: Uma Viagem no Tempo’. Todas foram realizadas nas estações do Metrô, promovendo mais participação da população em atividades culturais”, relata.
A comemoração do Dia do Indígena integra o calendário de eventos nas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que tem o objetivo de ampliar a aproximação entre a CCR Metrô Bahia e os usuários desse sistema de transporte, promovendo momentos de lazer e bem-estar. “A concessionária apoia parcerias como essa com o IPAC para que os usuários do metrô e o público em geral possam conhecer de perto a diversidade cultural. Projetos educativos e culturais, como a apresentação da Orquestra Museofônica, são apoiados pela CCR Metrô Bahia porque, ao contribuirmos para o desenvolvimento sociocultural, econômico e sustentável das regiões onde atuamos, também incentivamos o exercício da cidadania, possibilitado aos soteropolitanos o contato com a diversidade cultural brasileira”, afirma o gestor de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.

Serviço: ‘Tributo ao indígena Brasileiro: Máscaras que Tocam’ - Aula pública da Orquestra Museofônica

Quando: 18/04 (terça-feira)
Hora: 17h
Onde: Estação Pirajá de Metrô
Atividade gratuita

Coleção de instrumentos musicais tradicionais Emília Biancardi 
Emília Biancardi é etnomusicóloga, professora, compositora, pesquisadora da música folclórica brasileira e especialista nas manifestações tradicionais da Bahia. Criou em 1962 o ‘Grupo Viva Bahia’ (o primeiro e mais importante grupo parafolclórico do Brasil) e com ele levou para os palcos do mundo a materialização de sua incansável pesquisa sobre o repertório musical tradicional indígena e afrobaiano.
Nas viagens pelo mundo acompanhando o grupo, adquiriu instrumentos em países da Europa, África, Américas e do Oriente, e o seu interesse pelos instrumentos fez surgir a “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”, doada ao Governo do Estado em 13 de junho de 2011, e atualmente exposta no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, nº 45, Pelourinho) vinculado a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – DIMUS/IPAC.
A coleção é composta por mais de 1000 instrumentos, com destaque para as relíquias musicais de povos indígenas brasileiros, a exemplo dos Camaiurás e Kalapalos do Xingu e Carajás da Ilha do Bananal no estado de Tocantins, além de instrumentos representativos da Diáspora Africana e de povos da Ásia, América e Europa, e ainda outros criados ou recriados pela própria Emília Biancardi.
Com informações da CCR Metrô Bahia  13/04/2017

EUA buscam criar na América Latina situação militar igual à do Oriente Médio'

Política/Internacional  👀

Os Estados Unidos estão preparando condições para os próximos anos, para criar uma situação muito semelhante à do Oriente Médio na América Latina que justifique sua intervenção direta nos assuntos de outros países", explicou o especialista.

Sputnik
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Estados Unidos e seus aliados estão preparando o terreno na América Latina pra uma intervenção a longo prazo, disse à Sputnik o especialista em relações internacionais, Ghazi Nassendini, presidente do Centro de Análise e Estudos Global AZ.
"Os Estados Unidos estão preparando condições para os próximos anos, para criar uma situação muito semelhante à do Oriente Médio na América Latina que justifique sua intervenção direta nos assuntos de outros países", explicou o especialista.
Os EUA podem defender de forma mais "simples" sua intervenção militar e política, assim como "estabelecer regimes neocoloniais obedientes às políticas norte-americanas", caso declarem a existência de ameaça à sua segurança, indicou Nassendini.
Antes de avaliar se a América Latina poderia ser uma zona de trânsito para grupos terroristas como o Daesh — proibido na Rússia, o analista acredita ser preciso observar a proliferação da doutrina e da formação destes grupos.
"Agora nós temos que fixar e advertir a nível mundial de onde chega o pensamento salafista-wahhabita, porque é dali que vão surgindo estes grupos terroristas que se preparam para algo no futuro", explicou.
Segundo Nassendini, a criação destes grupos foi útil para que Washington pudesse derrubar os governos aliados da União Soviética na década de 80, como é o caso do Afeganistão e Paquistão.
"E como isso funcionou para os Estados Unidos e para seus aliados no Golfo Pérsico, eles optaram por esta política em vários lugares", comentou.
Atualmente, a existência do Daesh serviu para levar as tropas dos EUA para a Síria, apesar de não terem uma relação "muito amistosa" com o governo do presidente Bashar Assad, considerou o analista.
"De nenhuma forma, o governo sírio permitiria aos EUA que tivessem bases militares, aéreas, marítimas, de veículos blindados, em seu território, porém, aproveitando-se da situação dos terroristas — enviados, financiados e treinados pelo Ocidente, EUA concederam para si próprios o direito de intervir na Síria militarmente", afirmou.
Neste sentido, o analista adverte para todos os países da América Latina sobre a presença de escolas e fundações que difundem e formam cidadãos nas crenças do Daesh.
"Realmente os países devem prevenir isto e, para fazê-lo, devem contar com políticas estratégicas, realmente sujeitas ao direito internacional, aos direitos humanos, e ter uma supervisão muito aguda sobre o pensamento propagados nestes colégios, nestas escolas", indicou.
Embora Nassendini diga que não pode afirmar que não haja grupos jihadistas na Venezuela e em outros países da região, ele alertou sobre as condições para a propagação destas crenças.
"Não posso dizer que existam jihadistas que sejam elementos já formados, já treinados, com objetivos, com base, com plataforma; isso não posso dizer, mas existem condições que criam os jihadistas, e isso é muito pior", assinalou.
Em relação a isso, recordou que os Estados Unidos estão trabalhando a longo prazo e que os governos da região, "sejam de esquerda ou de direita", carecem de "maturidade política e governabilidade necessária" para prevenir esta situação, já que estas condições os convertem em uma presa fácil para uma intervenção estrangeira.
Alguns dias atrás, tanto o direto adjunto do Departamento de Novos Desafios e Ameaças do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Dmitry Feoktistov, como o chefe do Comando do Sul dos EUA, almirante Kurt Tidd, fizeram referência à possibilidade de que, no futuro, integrantes do Daesh possam utilizar países da América Latina e do Caribe como territórios de trânsito.
Fonte - Sputnik  13/04/2017

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Túneis da Linha Azul de Salvador são destaque em Seminário Internacional em São Paulo

Infraestrutura  viária  🚗

Promovido pelo Comitê Brasileiro de Túneis da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o evento reuniu especialistas do setor e contou com a apresentação de um artigo do engenheiro e coordenador técnico da Diretoria de Obras Estruturantes da Conder, Fabrício Galvão, responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras subterrâneas da Linha Azul.

Da Redação
foto - ilustração
As obras de implantação dos túneis da Linha Azul, corredor viário estruturante do Governo do Estado que ligará Patamares ao Lobato, foram destaque no Seminário Internacional Latino Americano de Túneis, realizado no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo na última semana, durante o 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas.
Promovido pelo Comitê Brasileiro de Túneis da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o evento reuniu especialistas do setor e contou com a apresentação de um artigo do engenheiro e coordenador técnico da Diretoria de Obras Estruturantes da Conder, Fabrício Galvão, responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras subterrâneas da Linha Azul.
“Apresentamos as soluções que foram adotadas para a construção dos túneis sob a Paralela, que interligam as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa e estão entre os mais desafiadores já feitos no Brasil. São técnicas inovadoras de tratamento e reforço do solo que foram utilizadas com sucesso em uma das vias mais movimentadas da cidade, sem que em nenhum momento fosse necessário interrupção do trânsito”.
Com informações da Secom Ba.  12/04/2017

Impactos do PL 4.302

Ponto de Vista  🔍

As razões para preocupação não são poucas, como muitos já disseram inclusive nesta coluna. Além de não se ter resolvido antigos problemas, foram criados novos.Na questão do contrato temporário, o trabalhador já não tinha direito à multa de 40% sobre o FGTS e aviso prévio, quando da rescisão do contrato, e a outras garantias da CLT, como, por exemplo, regulamentação da jornada noturna, adicional de insalubridade, de periculosidade, proteção à mulher e ao menor etc.

Clemente Ganz Lúcio* - Portogente
foto - ilustração
A sanção presidencial, em 31/03, ao PL 4.302/1998, que trata de trabalho temporário e da terceirização, foi recebida com inquietação por boa parte da sociedade, principalmente pelo movimento sindical. As razões para preocupação não são poucas, como muitos já disseram inclusive nesta coluna. Além de não se ter resolvido antigos problemas, foram criados novos.
Na questão do contrato temporário, o trabalhador já não tinha direito à multa de 40% sobre o FGTS e aviso prévio, quando da rescisão do contrato, e a outras garantias da CLT, como, por exemplo, regulamentação da jornada noturna, adicional de insalubridade, de periculosidade, proteção à mulher e ao menor etc. A nova lei amplia o escopo e o prazo desse vínculo precário, além de reduzir direitos trabalhistas, anteriormente presentes na Lei 6.019 (que tratava desse tema), entre elas, horas extras remuneradas a 20%; descanso semanal remunerado, indenização por demissão sem justa causa e adicional noturno.
É claro que existem situações que demandam esse tipo de contratação, mas, justamente pelas condições excepcionais, a remuneração por hora trabalhada deveria ser maior, assim como outras garantias, devido ao caráter eventual do contrato. Mudanças legais que ampliam o uso dessa forma de contratação, para além de situações extraordinárias, podem resultar em abusos na utilização dessa modalidade pelas empresas, com aumento da precarização das condições de vida e de trabalho.
Já em relação à terceirização, o texto sancionado é genérico e omisso em vários aspectos das relações de trabalho. Essas omissões poderão causar aumento da insegurança laboral e jurídica para trabalhadores e empresas, motivando aumento de ações trabalhistas na Justiça. Também há muita fragilidade sobre garantia dos direitos e proteção dos trabalhadores terceirizados, o que amplia riscos da precarização das condições de trabalho e da rotatividade.
Ao permitir a quarteirização e a subcontratação, inclusive por PJs, a lei abre a possibilidade para extensa fragmentação dos processos produtivos, o que dificultará a fiscalização, pelos órgãos governamentais, do cumprimento de obrigações fiscais e previdenciárias pelas diversas prestadoras de serviços. Isso pode comprometer o almejado equilíbrio financeiro das contas públicas e da Previdência, já seriamente prejudicado pela queda drástica da arrecadação provocada pela recessão que o País enfrenta.
A aprovação dessa regulamentação da terceirização, combinada com outras medidas propostas pelas reformas previdenciária e trabalhista, vão alterar a estrutura do mercado de trabalho e afetar, para pior, as condições de vida dos trabalhadores brasileiros. Potencializará a heterogeneidade, a rotatividade e as desigualdades já existentes no mercado de trabalho, aprofundando problemas históricos do País.
Na contramão do que espera o governo, não há comprovação de que algum país tenha conseguido gerar empregos com flexibilização ou redução da proteção trabalhista, como mostra estudo recentemente divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Resumindo, a nova lei em nada contribui para estabelecer relações de trabalho equilibradas nem para melhorar o ambiente econômico.
O Dieese aborda os principais problemas que trabalhadores e também empresas terão que encarar com essa lei em uma nota técnica em elaboração e em breve disponível no site da entidade.
*Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
Fonte - Portogente  12/04/2017

VLT de Sobral inaugura bilhetagem eletrônica e oferta descontos em passagens a partir da próxima segunda-feira

Transportes sobre trilhos  🚄

Os usuários receberão cartões eletrônicos recarregáveis, e assim poderão adquirir várias passagens em uma mesma compra, evitando a necessidade de passar na bilhetaria cada vez que precisar usar o VLT.Junto com essa comodidade, serão ofertados descontos nas passagens. 

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
Após ampliar o serviço ofertado à população, o VLT de Sobral inaugura no próximo dia 17 o serviço de bilhetagem eletrônica, que virá acompanhado de descontos nas compras de passagens. Os usuários receberão cartões eletrônicos recarregáveis, e assim poderão adquirir várias passagens em uma mesma compra, evitando a necessidade de passar na bilhetaria cada vez que precisar usar o VLT.
Junto com essa comodidade, serão ofertados descontos nas passagens. Os pacotes anunciados anteriormente sofreram melhorias, e os descontos que passam a valer a partir de 17 de abril serão maiores. Quem comprar 25 passagens, por exemplo, receberá um desconto de 33%. Anteriormente, o maior desconto seria de 29%. Veja abaixo os descontos que serão aplicados:

2 passagens: R$ 5,00
Valor unitário sai por R$ 2,50 – desconto de 16%
12 passagens: R$ 27,00
Valor unitário sai por R$ 2,25 – desconto de 25%
25 passagens: R$ 50
Valor unitário sai por R$ 2,00 – desconto de 33%

Para o público em geral, serão ofertados cartões em quatro modalidades: unitário, múltiplo, estudante e idoso. Para usufruir dos descontos, os usuários terão que adquirir o cartão múltiplo, que poderá ser recarregado com várias passagens e ficará de posse do passageiro.
O cartão unitário será usado para quem compra apenas uma passagem. Ele será recolhido pela catraca eletrônica, no momento do embarque. Já o cartão de estudante garantirá o direito dos discentes. Por fim, o cartão de idoso será concedido a pessoas com mais de 65 anos, mediante comprovação. Para estudantes e idosos será necessário cadastramento, sendo o cartão identificado com os dados de seu proprietário. No caso dos cartões múltiplos, o cadastramento será opcional, e servirá para resguardar a proteção dos créditos inserido em caso de perda ou roubo.

Operação comercial
Desde o dia 28 de dezembro do ano passado, o VLT de Sobral funciona em horário comercial, atendendo integralmente às demandas da população, no período de 5h às 23h, totalizando quase 18 horas de operação, diariamente. A ampliação foi possível através da seleção pública temporária que contratou novos profissionais para a área operacional.
Fonte - Metrofor  11/04/2017

FANTASMAS E FANTASIAS

Ponto de Vista  🔍

Moro diz que investigar vazamentos é "caçar fantasmas"- O juiz Moro deu entrevista à BBC/ Brasil, em Washington. Entre outros temas, tratou da investigação "dos vazamentos de informações" e do "jornalismo".Vazamentos de informação podem levar à anulação parcial, ou mesmo total, do que foi vazado.Moro reconhece: houve vazamento de delações de executivos da Odebrecht; há vazamentos na Lava Jato. Mas Moro alega: "Muitas vezes se tenta (investigar), mas é quase como se fosse uma caça a fantasmas".

Bob Fernades



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terça-feira, 11 de abril de 2017

Mobilizações definem o futuro

Ponto de Vista  🔍

Este processo social de resistência vai se avolumando com as diferentes iniciativas de esquenta apontando para o êxito da jornada.Com o acúmulo das iniciativas a verdadeira definição do protesto vai se afirmando paulatinamente; as consciências vão se esclarecendo, as possibilidades vão se concretizando e as estruturas se organizam.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Três semanas antes do 28 de abril os esforços prioritários do movimento sindical e dos movimentos sociais são a preparação da greve, garantindo as maiores mobilizações populares contra as “deformas”.
Este processo social de resistência vai se avolumando com as diferentes iniciativas de esquenta apontando para o êxito da jornada.
Dois processos simultâneos dão conta, sob dois aspectos, dessa evolução.
O primeiro deles é o desenvolvimento semântico do nome que se dá ao 28 de abril. Coexistem as expressões “greve geral”, “greve nacional”, “greve”, “greve com manifestações”, “paralisações” e “dia nacional de mobilizações”. Com o acúmulo das iniciativas a verdadeira definição do protesto vai se afirmando paulatinamente; as consciências vão se esclarecendo, as possibilidades vão se concretizando e as estruturas se organizam. O nome virá como consequência.
Outro aspecto, importantíssimo para a definição do que deve ser garantido, é a forma dos protestos do dia 28. Se a greve geral for efetiva – principalmente nas fábricas e locais de trabalho e nos transportes públicos – podemos ter como modelo a data histórica da greve do 21 de julho de 1983 quando, nas palavras de Joaquim dos Santos Andrade, os operários de São Paulo transformaram a quinta-feira de trabalho em um domingo sereno, tal o efeito das paralisações. Em paralelo podem coexistir no dia 28 em diferentes cidades as greves localizadas e manifestações maciças ou passeatas nos logradouros tradicionais. As direções devem extrair as lições da recente greve dos trabalhadores argentinos, apesar do quase bloqueio midiático sobre ela.
De qualquer maneira, desde que se mantenha o empenho unitário mobilizatório, o nome será consagrado pela jornada e seu formato será definido – na semana que precede o protesto – pelas direções sindicais e sociais unidas.
Um dos efeitos já atestados do impulso para o dia 28 é a dança de posições e de recuos do governo sobre suas “deformas”, em especial a “deforma previdenciária”. Os deputados, alvoroçados, começam a sentir a pressão de seus nomes e retratos sendo divulgados aos milhares. Imaginem só o pandemônio que se instalará com o êxito da jornada de 28 de abril, que gritará, a plenos pulmões, “nenhum direito a menos”.
*João Guilherme Vargas Netto, consultor político
Fonte - Portogente   11/04/2017

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,vai operar com seis embarcações durante o período da Semana Santa

Travessia marítima  🚢

Nos dias em que se espera um maior fluxo de veículos e passageiros, o sistema Ferry-Boat vai operar 24 horas: de 13 para 14 de abril, a partir do terminal São Joaquim para Bom Despacho; e novamente, de 16 para 17 de abril, a partir do terminal Bom Despacho para São Joaquim. De 13 a 17 de abril, a expectativa é de que circulem entre os dois terminais mais de 108.700 pessoas e mais de 18 mil veículos – volume equivalente ao transportando no mesmo feriado ano passado.

Da Redação  
foto - ilustração
Neste feriado de Semana Santa, a ITS, administradora e operadora do Sistema Ferry-Boat, contará com seis embarcações para as travessias entre Salvadore a Ilha de Itaparica,de 13 a 17 de abril. As  embarcações, Agenor Gordilho, ​Anna Nery, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Pinheiro e Zumbi dos Palmares irão atender a demanda, com viagens nos horários regulares, e saídas extras em momentos específicos (quando o movimento nos terminais aumentar, sempre respeitando a escala obrigatória de manutenção das embarcações).
Nos dias em que se espera um maior fluxo de veículos e passageiros, o sistema Ferry-Boat vai operar 24 horas: de 13 para 14 de abril, a do terminal São Joaquim para Bom Despacho; e novamente, de 16 para 17 de abril, a partir do terminal Bom Despacho para São Joaquim. De 13 a 17 de ab partirril, a expectativa é de que circulem entre os dois terminais mais de 108.700 pessoas e mais de 18 mil veículos – volume equivalente ao transportando no mesmo feriado ano passado.
Hora Marcada – Para este período, foram disponibilizadas 6.030 vagas para o serviço Hora Marcada (somando vagas dos horários regulares e extras). Como a venda deste serviço é feita exclusivamente pela internet, o total disponível oscila bastante, portanto, é importante checar a disponibilidade através do site portalsits.internacionaltravessias., através do qual é feita a compra por meio dos cartões de crédito e débito. Um dos motivos para essa oscilação é que a passagem adquirida pode ser reagendada, por exemplo, voltando a ficar disponível no sistema.
Programação Cultural – Nos dias 12 e 13 de abril, acontecerá a Feirinha Vila Criativa, evento dedicado à exposição e comercialização de produtos de artesanato e gastronomia, na baia de veículos do Terminal São Joaquim e poderá ser aproveitada pelos clientes que aguardam embarque sentido Salvador/Ilha. A Feirinha Vila Criativa é iniciativa da SR Produções Artísticas, em parceria com a Devoção do Senhor do Bonfim, Basílica Santuário Senhor do Bonfim e Projeto Bom Samaritano, projetos localizados no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa. Na quarta, o evento inicia às 14h e segue até 21h; e na quinta-feira, das 8h às 21h.
Mais informações pelos contatos - Tel  71 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS  11/04/2017

Greve de ferroviários da CPTM afeta 800 mil pessoas em São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚄

De acordo com levantamento da companhia, a greve afeta 360 mil pessoas que usam diariamente a Linha 10-Turquesa, que está fora de serviço, e 440 mil que dependem da Linha 7 – Rubi, cuja operação ocorre em velocidade reduzida.

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A greve dos funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prejudica hoje (11) cerca de 800 mil passageiros. Em assembleia marcada para às 15h, os funcionários vão definir se continuam, ou não, com a paralisação.
De acordo com levantamento da companhia, a greve afeta 360 mil pessoas que usam diariamente a Linha 10-Turquesa, que está fora de serviço, e 440 mil que dependem da Linha 7 – Rubi, cuja operação ocorre em velocidade reduzida.
A Estação Prefeito Celso Daniel, na cidade de Santo André, era uma das mais tumultuadas no início da manhã. Os passageiros que precisavam embarcar para São Paulo reclamaram da falta de informações.
“Estou esperando algum funcionário passar uma previsão para a gente, porque cheguei aqui e está tudo fechado; não tem uma pessoa para informar. Vou esperar mais um pouco e ir embora”, disse a administradora Vanessa Ferreira De Souza, de 28 anos. Vanessa precisava ir até a região da Avenida Paulista, na capital, para trabalhar e espera não sofrer desconto no salário. “Eles não devem descontar, a greve não é culpa minha”.
Eliane Maria dos Santos, de 31 anos, optou pelo Uber para ir até a região central de São Paulo. “Eu tenho um pequeno comércio e preciso fazer compras nas lojas de roupas do Brás, porque acho mais rápido e cômodo pegar o trem. Não estava sabendo da greve”, disse ela.

Reivindicações
A categoria decidiu pela greve em assembleia na noite de ontem (10). Os trabalhadores reivindicam o pagamento do Programa de Participação de Resultados (PPR) de 2016. De acordo com o Sindicato dos Ferroviários, os valores deveriam ter sido pagos em parcela única no dia 31 de março.
A CPTM considerou irresponsável a greve de seus funcionários. “O pagamento da segunda parcela (50%) do PPR 2016 aos empregados será efetuado no dia 16/06/2017, com valor corrigido pelo índice acumulado nos meses de abril e maio deste ano, evitando qualquer prejuízo financeiro aos seus colaboradores”, informa a nota. Segundo a companhia, os empregados deverão manter 75% da operação nos horários de pico e de 60% nos demais horários.
Fonte - Agência  Brasil 11/04/2017

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Trechos das avenidas Paralela e Tancredo Neves são interditados para implantação de passarela

Mobilidade  🚇

A CCR Metrô Bahia e o Consórcio Mobilidade Bahia informam que realizarão alterações no trânsito das avenidas Paralela e Tancredo Neves, para instalação de peças das passarelas de acesso às estações Imbuí e Pernambués, e colocação da cobertura da passarela próxima à Advocacia Geral da União.

Da Redação
divulgação/CCR
A execução dos serviços exige a interdição de trechos e/ou faixas de vias da região, entre os dias 10 e 14 de abril (segunda e sexta-feira), conforme o detalhado abaixo.

Entre 23h de segunda-feira (10) e 5h de terça-feira (11):
Entorno da Paralela - um bloqueio fechará a faixa mais à direita da Av. Edgard Santos (via ao lado da Danton/Peugeot), próximo ao ponto de cruzamento com a Paralela, ao longo de aproximadamente 85 metros.
Av. Tancredo Neves - um bloqueio será colocado na altura da Tend Tudo, fechando o acesso à marginal da Av. Tancredo Neves que passa em frente ao Makro. Uma barreira de 125 metros será colocada na via principal, na altura da Estação Pernambués, bloqueando a faixa mais à direita. Entre 2h e 3h da madrugada de sexta-feira, a movimentação de uma grande estrutura exigirá o fechamento total da via principal nessa região por cerca de 20 minutos. Durante esse intervalo, os motoristas que estejam indo para a Av. Paralela precisam pegar a Rua Marcos Freire e seguir pela Av. Tancredo Neves no sentido do Hospital Sarah Kubitschek para chegar à Paralela.

Entre 23h de terça-feira (11) e 5h de quarta-feira (12):
Paralela - um bloqueio será colocado pouco antes do acesso ao 6º Batalhão do Exército (no sentido Aeroporto), desviando o tráfego para a via marginal da avenida. Os motoristas poderão retornar à pista principal na altura do Viaduto de Narandiba. Durante esse período, não será possível utilizar o viaduto do Imbuí para retorno no sentido Centro/Aeroporto. Os motoristas podem fazer o retorno no viaduto da Av. Luís Eduardo Magalhães. Outro bloqueio fechará uma faixa da Av. Edgard Santos (que cruza com a Paralela ao lado da Danton/Peugeot) ao longo de aproximadamente 85 metros.
Av. Tancredo Neves - um bloqueio será colocado no acesso ao mergulho da LIP, com fechamento total da via. Para alcançar as imediações da Estação Rodoviária, os motoristas que estiverem na Av. Tancredo Neves precisarão pegar a Av. Paralela no sentido Aeroporto, acessar o viaduto da Av. Luís Eduardo Magalhães e retornar à Paralela, no sentido Centro. Uma barreira de 150 metros será colocada na via principal da Av.Tancredo Neves (sentido Centro), na altura da Estação Pernambués, bloqueando a faixa mais à esquerda. Entre 2h e 3h da madrugada, a movimentação de uma grande estrutura exigirá o fechamento total das vias da região por cerca de 20 minutos, com colocação de bloqueio na pista principal da Av. Paralela (sentido Centro), pouco depois do viaduto da Av. Luís Eduardo Magalhães. Para os motoristas que estiverem seguindo pela Paralela na direção Centro, o caminho alternativo é acessar a Rua Thomaz Gonzaga até a região do Shopping Bela Vista, como indicado no mapa abaixo (clique para visualizar melhor).
Entre 23h de quarta-feira (12) e 5h de quinta-feira (13): um bloqueio fechará as duas faixas mais à esquerda da via principal da Av. Paralela (sentido Aeroporto), na altura da futura Estação Imbuí do metrô, ao longo de aproximadamente 160 metros. Outro bloqueio será colocado logo depois do Viaduto de Narandiba, desviando o tráfego para a via marginal da avenida. Os motoristas poderão retornar à pista principal na altura do acesso para o Saboeiro.
Entre 23h de quinta-feira (13) e 5h de sexta-feira (14): um bloqueio fechará parcialmente a via marginal da Av. Paralela (sentido Aeroporto), pouco antes do viaduto de Narandiba, mantendo livre a faixa mais à direita. Entre 2h e 3h da madrugada, a movimentação de uma grande estrutura exigirá o fechamento total da via marginal nessa região por cerca de 20 minutos.
Com informações da CCR Metrô Bahia  10/04/2017

divulgação/CCR

Secretário Fernando Torres (SEDUR-BA) recebe Presidente da ANPTrilhos Joubert Flores.

Transportes sobre trilhos  🚇

Joubert Flores foi acompanhado do Presidente da CTB Eduardo Copello, na pauta, o encontro da ANPTrilhos que irá acontecer em Salvador no mês de julho

Da Redação
foto -  Marco Leão Ascom Sedur
Nesta segunda-feira, 10, o Secretário Fernando Torres (SEDUR) recebeu em seu Gabinete Presidente da Associação Nacional dos Transportes de Passageiros sobre Trilhos Joubert Flores que veio acompanhado do Presidente da CTB Eduardo Copello, na pauta, o encontro da ANPTrilhos que irá acontecer em Salvador no mês de julho e a impressão que Flores ficou depois de ver a expansão que o Metrô obteve nos últimos meses, o VLT também foi citado.
“Estamos sempre de portas abertas para que encontro como esses aconteçam em nosso Estado” frisou Torres.
Com informações da Sedur Ba.  10/04/2017

Desfile no Palácio da Aclamação reúne trabalhos de 180 mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Desenvolvimento Social   👩

O convênio, com duração de um ano, assegurou um investimento de mais de R$ 300 mil para a realização dos cursos. É um projeto de capacitação e qualificação profissional que desempenha também um papel de prevenção social em áreas de vulnerabilidade, e incentiva o empreendedorismo e o empoderamento, além de fortalecer nossas tradições culturais de raiz africana”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Da Redação
foto - ilustração/Ipac
Fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Sociedade Beneficente 25 de Junho, o Motimba Mameto promove educação profissional de moda, com rendas, bordados e indumentárias afro, para 180 mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta quarta-feira (12), a segunda turma do curso – a primeira formou-se em novembro – promoverá um desfile comemorativo, às 17h, no Palácio da Aclamação (Campo Grande).
“É um projeto de capacitação e qualificação profissional que desempenha também um papel de prevenção social em áreas de vulnerabilidade, e incentiva o empreendedorismo e o empoderamento, além de fortalecer nossas tradições culturais de raiz africana”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. O evento também conta com exposição e comercialização das peças produzidas em sala de aula, incluindo itens de cama, mesa e banho.
O convênio, com duração de um ano, assegurou um investimento de mais de R$ 300 mil para a realização dos cursos que, além da formação técnica em corte e costura, contou com aulas teóricas, promovidas na própria sede da Sociedade Beneficente, em Plataforma. Entre os temas abordados, noções de empreendedorismo, matemática básica e relacionamento com o cliente.
Com informações da Secom Ba.  10/04/2017

Movimento tranquilo no sistema Ferry-Boat nesta segunda (10)

Travessia marítima 🚢

Nesta segunda (10) estão em operação as quatro embarcações, Zumbi dos Palmares, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas com horários programados de hora em hora.O sistema registra um movimento tranquilo nos dois terminais de embarques.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A I T S, administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, informa que nesta manhã de segunda-feira (10), estão em operação as quatro embarcações, Zumbi dos Palmares, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas com horários programados de hora em hora.As embarcações Juracy Magalhães Jr. e Anna Nery estão na reserva,em stand by, podendo integrar a operação,caso seja necessário necessário.Durante a manhã, o fluxo de passageiros e veículos no sistema é tranquilo nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho.
Mais informações através dos contatos,Tel 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS  10/04/2017

domingo, 9 de abril de 2017

Projeto de lei prevê gratuidade para todos no VLT do Rio

Transportes sobre trilhos  🚄

Proposta de bancar o sistema com publicidade é aprovada em primeira discussão na Câmara. O texto defende que a gratuidade seria possível assegurando à concessionária a exploração de publicidade em todo o trajeto cortado pelo sistema.

Gustavo Ribeiro - O Dia
foto - ilustração/arquivo
Rio - A passagem de R$ 3,80 do VLT pode deixar de ser cobrada para todos os usuários. A medida é prevista em um projeto de lei aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal. O texto defende que a gratuidade seria possível assegurando à concessionária a exploração de publicidade em todo o trajeto cortado pelo sistema.
Dos 38 vereadores presentes, no dia 28, 37 votaram a favor e uma contra — Luciana Novaes (PT). A proposta voltará ao plenário para segunda discussão, em data não definida, e poderá receber emendas antes de ser apreciada em definitivo.
De autoria do vereador Thiago K. Ribeiro (PMDB), o PL 2009/2016 permite que a concessionária explore a propaganda nas paradas, estações e nas áreas internas e externas das composições. Determina ainda que ficaria proibida qualquer publicidade concorrente nas ruas por onde passam os bondes. Assim, seria garantida, em toda essa área do Centro, exposição exclusiva das empresas que fecharem contrato para anunciar no VLT.
O PL diz que os recursos oriundos dos contratos de publicidade “serão utilizados exclusivamente para subsidiar a manutenção, conservação, expansão do serviço do VLT, e para assegurar a gratuidade no transporte a todos os usuários”.
“Hoje já é explorada a publicidade no VLT, mas não existe nenhuma proibição no caminho. Como, por exemplo, um banco vai anunciar se há várias propagandas de outros bancos no trajeto? Passando a ser ele o único explorador da publicidade na região, esse contrato passa a ter valor agregado elevado para custear a operação”, explica o autor.
Os contratos vigentes de propaganda no trajeto seriam respeitados, mas não seriam renovados. “Conversei com diversos técnicos da prefeitura na gestão passada e eles acreditam que o valor de custeio do VLT seria superado desde que haja essa proibição”, acrescenta Ribeiro. Ele ainda vai conversar com o novo governo.
A vereadora Luciana Novaes (PT) justificou seu voto: “O vereador deveria, primeiro, fazer um PL propondo tornar o transporte gratuito para, depois, sugerir uma alternativa de se conseguir subsídios para que permanecesse gratuito. Do jeito que o projeto está estruturado, a exploração por publicidade não trará benefício ao cidadão, somente à concessionária que terá mais uma fonte de renda fora os R$ 3,80 já cobrados.”
Thiago K. Ribeiro, no entanto, diz que “não há qualquer intenção em dar mais dinheiro aos empresários e, sim, garantir o transporte gratuito a cariocas e turistas”.

Modelo do mundo para o Rio
Engenheira de Transportes da Coppe/UFRJ, Eva Vilder avalia que o projeto é viável se as empresas que firmarem parceria com o VLT suprirem os custos operacionais. “Alguém tem que pagar o serviço. Se não for o usuário, deve ser a iniciativa privada ou o governo”. Vilder cita cidades onde VLTs com embarque gratuito são realidade, como Denver, no Colorado, e South Lake City, no Utah (EUA). “Em South Lake City, alguém está bancando o custo em troca de propaganda. Em Denver é o próprio governo que custeia.”
A especialista acredita que o fim da cobrança tarifária eliminaria os possíveis prejuízos da prefeitura com calotes, já que o contrato de concessão prevê divisão do prejuízo entre o município e a concessionária caso o índice de passageiros que viajam sem pagar ultrapasse 10% do total transportado. A Guarda Municipal aplicou 5.353 multas por não pagamento da tarifa desde setembro.
A Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município ainda não revela se está tendo prejuízo com calotes e não quis comentar o projeto. Segundo o órgão, são transportados de 30 mil a 35 mil passageiros por dia e não havia estudo de demanda para a fase atual do sistema, mas há previsão de chegar à capacidade de 300 mil na operação plena. Procurada, a concessionária do VLT Carioca também não se manifestou.
Fonte - O Dia  09/04/2017

Aeronaves híbidras e elétricas

Tecnologia  ✈

Esses aviões, que terão de 10 a 50 lugares, estão programados para lançamento no início da década de 2020, em voos regionais. O objetivo é baixar custos e outros fatores para democratizar o acesso a viagens rápidas e acessíveis em distâncias de 700 milhas (1.126km) no lançamento, para mais de 1.000 milhas (1.609km) até 2030.

Editor Portogente
Portogente
Zunum, uma startup respaldada pela Boeing e pela JetBlue, anunciou no dia 5 de abril último que está desenvolvendo aeronaves híbridas e elétricas com o apoio da célula de inovação HorizonX da Boeing e da JetBlue Technology Ventures. Esses aviões, que terão de 10 a 50 lugares, estão programados para lançamento no início da década de 2020, em voos regionais. O objetivo é baixar custos e outros fatores para democratizar o acesso a viagens rápidas e acessíveis em distâncias de 700 milhas (1.126km) no lançamento, para mais de 1.000 milhas (1.609km) até 2030.
Entre as muitas vantagens que os aviões híbridos oferecerão, de acordo com Zunum, são as seguintes: diminuir em 40% o tempo de viagem de porta em porta em corredores ocupados e reduzir em 80% o tempo de viagem em corredores menos traficados; reduzir drasticamente os custos operacionais, permitindo que os preços dos bilhetes fiquem 40-80% abaixo das tarifas atuais; reduzir as emissões em 80%, caindo para zero ao longo do tempo à medida que as densidades das baterias melhoram; reduzir o ruído em 75%, permitindo o acesso em todos os horários a aeroportos menores.
Zunum está desenvolvendo tecnologias para criar uma rede aérea elétrica regional que oferecerá uma alternativa acessível a estradas e trens de alta velocidade. Ele operará tanto como um serviço ponto-a-ponto e como um alimentador para aeroportos de hub.
Para desenvolver esse projeto, a empresa tem uma parceria de longo prazo com o Centro de Otimização de Energia de Sistemas Eletro-Térmicos, um centro de pesquisa patrocinado pela NSF na Universidade de Illinoise e também trabalha com uma rede de colaboradores entre as principais universidades e laboratórios governamentais. Esse cenário de popularizar a viagem aérea promove maior mobilidade e novos desafios na gestão dos já congestionados aeroportos, para fazer um mundo mais ágil.
Fonte - Portogente  08/04/2017