PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 1 de abril de 2017

Obras da linha 2 do metrô de Salvador avançam com quarto tramo do viaduto de Alphaville

Transportes sobre trilhos  🚇

A linha 2 do metrô já inclui as estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária. Até maio deste ano, ele vai ampliar a oferta com a entrega das estações Pernambués, Imbui, Cab e Pituaçu.

Da Redação
Divulgação/Gov.Estado BA
O quarto tramo das obras do viaduto de retorno de Alphaville, sobre a Avenida Paralela, no sentido centro, foi lançado na madrugada deste sábado (1º). A intervenção faz parte da linha 2 do Metrô de Salvador. O lançamento do último tramo está previsto para o próximo dia 5.
A linha 2 do metrô já inclui as estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária. Até maio deste ano, ele vai ampliar a oferta com a entrega das estações Pernambués, Imbui, Cab e Pituaçu. No último dia 24, o governador Rui Costa visitou as obras da linha 2 e afirmou que a capital baiana terá "a melhor mobilidade urbana do país, após a conclusão dessas obras. O prazo do metrô está antecipado e nós vamos continuar com esse ritmo".
Com informações da Secom Ba. 01/04/2017


Divulgação/Gov.Estado BA

Metrô de Catania na Itália chega a Nesima

Transportes sobre trilhos  🚇

Esta é a segunda extensão desde que a linha de metrô começou a operar em 1999. Em 20 de dezembro foi aberta uma extensão de 1,9 km  na outra extremidade da linha de Galatea a Stesicoro.

Da Redação
foto - ilustração
Foi aberta em 31 de março,uma extensão do metrô de Catania na Itália, de Borgo para Nesima com dois dias de viagens livres.O novo trecho com 3 km tem quatro estações.
Esta é a segunda extensão desde que a linha de metrô começou a operar em 1999. Em 20 de dezembro foi aberta uma extensão de 1,9 km  na outra extremidade da linha de Galatea a Stesicoro.
Uma outra extensão com duas estações,de Nesima para Monte Po,teve a sua construção iniciada em 2015.Esta é a próxima fase da rota planeada para Misterbianco,que deve ser inaugurada até 2023. O metrô também deverá ser estendido na outra extremidade do aeroporto Fontanarossa até a mesma data.
A linha de metrô de Catânia devido ao seu reduzido percurso,horário de funcionamento e não atingir locais mais adensados,contornando o centro da cidade,ainda opera com um baixo numero de passageiros transportados.
Com informações do Metrô Report  31/03/2017

sexta-feira, 31 de março de 2017

Manifestações contra reforma da Previdência de Temer paralisam o Brasil

Política 👀

Protestos contra a reforma da Previdência e a terceirização aconteceram em 17 estados nesta sexta-feira (31). Principais cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife tiveram as vias fechadas.

Sputnik
© REUTERS/ Nacho Doce
As manifestações também fazem uma convocatória para uma greve geral no país em resistência às medidas do governo de Michel Temer.
​Segundo os movimentos organizadores do ato no Rio de Janeiro, "a construção de uma greve geral nacional tem sido o tema de unidade entre os movimentos social e sindical que compõem as frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Esquerda Socialista, diante das medidas tomadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB)".
​"Soma-se a isso o apoio de uma maioria de parlamentares na Câmara e no Senado que defende a aprovação de projetos que retiram direitos da classe trabalhadora. É por isso que no dia 31 de março ocorrerão atos em todo Brasil contra a terceirização e o desmonte da Previdência e pelo Fora Temer", diz a convocação do ato no Rio na página do Facebook.
Os protestos acontecem no mesmo dia em que uma pesquisa do Ibope mostrou mais uma queda significativa na popularidade de Michel Temer.
Fonte - Sputnik  31/03/2017

CBTU amplia o numero de viagens dos trens Metropolitanos em Natal (RN)

Transportes sobre trilhos  🚄

CBTU em Natal (RN),implementa novos horários de viagens para o município de Extremóz, a partir desta terça-feira, 04/04, novas viagens em sua grade horária ligando a capital ao município.

CBTU
Adicionar legenda
Em mais uma ação em prol da expansão e melhoria do transporte público sobre trilhos no Rio Grande do Norte, a Superintendência de Trens Urbanos de Natal implementa a partir desta terça-feira, 04/04, novas viagens em sua grade horária ligando a capital ao município de Extremoz.
Há pouco mais de um ano, outras duas viagens foram adicionadas à Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim), as quais também contemplaram o município de Extremoz, permitindo que a população tivesse mais opções de mobilidade entre os três municípios.
De acordo com Leonardo Diniz, Superintendente da CBTU, a inclusão de novas viagens à grade horária e o estímulo ao crescimento do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da Grande Natal são metas permanentes de sua gestão. “A medida em que novos investimentos forem liberados, novas ações serão anunciadas e executadas pela Companhia”, complementou o superintendente.

Confira abaixo os novos horários:
• Pela manhã, de segunda à sábado, os usuários contarão com uma nova viagem partindo às 5h30 da Estação Extremoz, com chegada prevista às 6h20 na Estação Natal, no bairro da Ribeira.
• No final da tarde, de segunda à sexta, seguirá mais uma viagem partindo da estação Natal às 17h05, com previsão de chegada na Estação Extremoz às 17h55.
Com informações da CBTU  31/03/2017

Teoria da Terra Plana

Ponto de Vista  🔍

O Sol e a Lua são apenas discos luminosos que giram sobre o plano terrestre e os planetas não existem. São apenas estrelas firmadas em uma abóboda. E a NASA esconde tudo simulando viagens espaciais e fotos da curvatura terrestre. Acredite, essa teoria que cada vez mais ocupa espaço na Internet com textos e vídeos com um crescente número de seguidores. Mas teoria da Terra Plana não é nova na era moderna. 

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Portogente
foto/montagem - ilustração
A Terra é um disco plano e cercada por um muro de gelo que chamamos de Antártida. O Sol e a Lua são apenas discos luminosos que giram sobre o plano terrestre e os planetas não existem. São apenas estrelas firmadas em uma abóboda. E a NASA esconde tudo simulando viagens espaciais e fotos da curvatura terrestre. Acredite, essa teoria que cada vez mais ocupa espaço na Internet com textos e vídeos com um crescente número de seguidores. Mas teoria da Terra Plana não é nova na era moderna. É recorrente na História em momentos de crise política e econômica, como hoje. Por exemplo, teorias da Terra Oca e Plana foram adotadas pelo Nazismo para se opor à “ciência materialista” e injetar magia e misticismo na Política por meio de sociedades secretas como a Vril e Tule, antes da Segunda Guerra. A Ciência transforma-se em fundamentalismo religioso, expressão da polarização e intolerância política do momento. Mas os terraplanistas acertam em um ponto: toda cartografia é uma representação político-imaginária.
“Boa noite, senhoras e senhores... essa noite terei o privilégio de fazer uma estonteante revelação que mudará a maneira de compreender a natureza do Universo desde Newton e Einstein, uma descoberta que mudará radicalmente a percepção do tempo e do espaço, a verdade escondida por muito tempo pelo establishment da indústria militar e espacial: a Terra é... PLANA!”.
Essa era a abertura dos shows em 1984 do músico e produtor musical Thomas Dolby promovendo seu segundo álbum The Flat Earth. Com o seu “nerd sinthpop”, bem sucedido depois do sucesso de “She Blind Me With Science” do álbum anterior, Dolby abria os shows com essa parodia que procurava ridicularizar o criacionismo e as pseudociências.
Eram os anos 1980, tempos do triunfo do neoliberalismo da era Reagan-Thatcher. Época da retomada econômica dos EUA e da Inglaterra com as medidas neoliberais e da financeirização cujo maior ícone foram os jovens yuppies e o maquiavélico Gordon Geko no filme Wall Street. Tudo ia muito bem num confiante capitalismo que acreditava que a História tinha acabado na Razão. Restava parodiar no liquidificador da cultura pop tudo aquilo que era obscuro e anti-científico.
Mas tudo mudou: a guerra anti-terror e o derretimento dos blocos econômicos como a Zona do Euro trouxeram insegurança social, desemprego, crashs financeiros e a catástrofe humanitária dos refugiados.
Resultado: a ascensão da extrema-direita anti-imigração e anti-integração, fundamentalismo religiosos e o crescimento de uma percepção conspiratória de uma suposta ordem “politicamente correta”, uma bizarra conspiração gay-feminista-sionista-comunista que exigiria uma imediata intervenção militar ou mesmo a ação de milícias de “cidadãos de bem” armados.

Pensamento crítico cede ao ressentimento
Como nos ensina a História, nesses momentos o anti-intelectualismo, o irracionalismo e os fundamentalismos ganham força. Por trás de tudo isso, a desconfiança de que por muito tempo contaram somente mentiras para nós. O pensamento crítico cede lugar à fé cega e ao ressentimento.
A bizarra teoria da Terra Plana é um desses ao mesmo tempo curiosos e preocupantes fenômenos antropológicos. A paródia trash dos anos 1980 de Thomas Dolby foi substituída atualmente por um crescente números de adeptos fieis de uma visão do mundo que humanidade acreditou por muitos séculos. Até chegarem os filósofos e matemáticos gregos como Aristóteles e Eratóstones onde, através da lógica e trigonometria rudimentar, abriram o caminho para a comprovação da esfericidade terrestre.
Hoje, terraplanistas comprovam suas teorias da forma mais empírica possível: um homem que supostamente conseguir provar que a terra é plana com uma régua (sem comentários...); alguém que subiu num balão e, a 34 km de altura, não viu a curvatura terrestre (altitude insuficiente num planeta que possui 400.000 km de circunferência); os mapas de navegação são planos e não esféricos (o que ignora um simples princípio semiótico: o mapa nunca será o próprio território, é apenas uma representação) etc.
E a NASA é a agência que lidera a conspiração, divulgando fotos montadas sobre a curvatura do planeta e, principalmente, mantendo a farsa de que o homem pousou na Lua – na verdade, Lua e Sol são pequenos discos que giram sobre a superfície plana da Terra.

A recorrência da Terra Plana
A Terra Plana é uma recorrência histórica. Quando em 1925, na Alemanha e na Áustria, os carteiros entregaram uma carta a todos os cientistas e intelectuais avisando de que Hitler não só “limparia a política”, mas expulsaria a “falsa ciência” (e que eles deveriam escolher entre “estar conosco ou contra nós), surgiu o movimento de reação à “ciência sionista”, “burguesa” ou “materialista”. Uma nova Astronomia, Cosmologia e Física que demonstravam que a terra era oca (e que nós habitamos o interior iluminado por um “Sol interno”) e de que era plana, contida por uma abóboda da qual jamais sairíamos.
Os alemães seriam descendentes da raça-mãe da Atlântida e que recuperariam essa ascendência superiora através de uma guerra contra a conspiração das teorias científicas das raças inferiores – e os alemães recuperariam os antigos poderes que os homens somente atribuíam aos deuses.
Teorias pseudocientíficas e antigas concepções místicas alimentaram o nazismo em um momento de polarização política e catástrofe econômica com a hiperinflação e desemprego pós-guerra. Em momentos como esse, sempre o intelectualismo surge de forma franca. E na época, sociedades secretas como a Vril, A Loja Luminosa e a Tule se transformaram em seitas que misturavam Teosofia, magia neopagã com uma solenidade oriental e terminologia hindu – um vasto movimento de renascimento do mágico no interior da própria Política - leia PAUWELS, Louis e .BERGIER, Jacques. O Despertar dos Mágicos, Difel, 1990 e AMBELAIN, Eobert. Os Arcanos Negros do Histerismo, José Olympio, 1995.
*Wilson Roberto Vieira Ferreira é mestre em Comunicação Contemporânea e jornalista.
Fonte - Portogente  31/03/2017

Setor público registra maior déficit da história para meses de fevereiro

Economia  $

União, estados, municípios e estatais fecharam o mês passado com resultado negativo de R$ 23,468 bilhões. O montante é o déficit mais alto registrado para o mês desde o início da série histórica, em 2001.

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
Depois de registrar superávit primário recorde em janeiro, o setor público consolidado inverteu a tendência e teve o maior déficit da história para meses de fevereiro. União, estados, municípios e estatais fecharam o mês passado com resultado negativo de R$ 23,468 bilhões. O montante é o déficit mais alto registrado para o mês desde o início da série histórica, em 2001.
Os números foram divulgados na tarde de hoje (31) pelo Banco Central. Nos dois primeiros meses do ano, no entanto, o setor público acumula superávit de R$ 13,244 bilhões, montante quase três vezes maior que o resultado negativo de R$ 4,873 bilhão obtido no mesmo período de 2016.
O déficit primário é o resultado negativo nas contas do setor público desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. Pela contabilidade do Banco Central, em fevereiro, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) registrou déficit primário de R$ 28,769 bilhões. O valor difere do déficit de R$ 26,263 bilhões divulgado ontem (30) pelo Tesouro Nacional porque o Banco Central usa uma metodologia diferente de apuração.
Os governos estaduais apresentaram resultado positivo em fevereiro, com superávit primário de R$ 4,061 bilhões; e os municipais, superávit de R$ 1,195 bilhão. As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras, registraram superávit de R$ 46 milhões no mês passado.

Saiba Mais
Governo Central registra déficit de R$ 26 bilhões em fevereiro
De acordo com o Banco Central, os resultados estão dentro das expectativas para este ano. No mês passado, a autoridade monetária havia adiantado que o resultado positivo de janeiro não se repetiria em fevereiro. A meta do governo para este ano é déficit primário de R$ 143,1 bilhões para todo o setor público. Desse total, a União deve registrar déficit de R$ 139 bilhões, as empresas estatais, de R$ 3 bilhões e estados e municípios, de R$ 1,1 bilhão.

Juros e dívidas

Os gastos com juros nominais ficaram em R$ 30,776 bilhões em fevereiro. O déficit nominal – soma do déficit primário e dos pagamentos com juros – atingiu R$ 54,244 bilhões no mês passado. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), o resultado primário equivaleu a 2,34% do PIB; as despesas com juros, a 6,16%; e o déficit nominal, a 8,49% nos 12 meses terminados em fevereiro.
A dívida líquida do setor público – balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais – somou R$ 2,988 trilhões em fevereiro, o que corresponde a 47,4% do PIB, com alta de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior.
A dívida bruta, que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais, chegou a R$ 4,450 trilhões ou 70,6% do PIB, alta de 0,6 ponto percentual em relação a janeiro.
Fonte - Agência Brasil  31/03/2017

Pregopontocom Por Trás da Câmera estrèa na terça (04)

Entrevista  🎥

No primeiro programa Pregopontocom Por Trás da Câmera entrevistamos o Presidente da CTB Sr.Eduardo Copello que fala sobre o Metrô de Salvador,o novo VLT da orla Ferroviária de Salvador,Mobilidade Urbana e investimentos em infraestrutura  viária na cidade.






quinta-feira, 30 de março de 2017

Estado investe em vias estruturantes para melhorar mobilidade de Salvador

Mobilidade  🚌 🚇

Além de destravar a construção do metrô, a administração estadual investe em vias estruturantes, permitindo ao soteropolitano se locomover com mais facilidade na capital.O trânsito livre é a nova realidade para quem passa pela Avenida Pinto de Aguiar. Ampliada e requalificada, a via é opção para fugir dos congestionamentos.

Da Redação
Av. Orlando Gomes/foto - Elói Corrêa/GOVBA
Depois de entregar obras como a Via Expressa, Estrada do Curralinho e Complexo Viário Imbuí-Narandiba, o Governo do Estado continua a garantir que Salvador tenha melhorias na mobilidade urbana. Além de destravar a construção do metrô, a administração estadual investe em vias estruturantes, permitindo ao soteropolitano se locomover com mais facilidade na capital.
O trânsito livre é a nova realidade para quem passa pela Avenida Pinto de Aguiar. Ampliada e requalificada, a via é opção para fugir dos congestionamentos. “Nunca vi esta avenida engarrafada. Ela é larga e eu escolho ir para a faculdade por ela justamente por isso. Poderia ir pela Avenida Jorge Amado, que é menor, mas gasto menos tempo por aqui”, explica a universitária Maria de Fátima Dórea.
A Pinto de Aguiar compõe a chamada Linha Azul, um corredor transversal que vai cortar a Avenida Paralela por túneis, ligando o bairro de Patamares ao Lobato. O trajeto passa pela Avenida Gal Costa recuperada, onde é construído o terminal de integração ônibus-metrô de Pituaçu. Os 12 quilômetros de pista vão aproximar a Orla do Subúrbio Ferroviário.
“O trajeto ligará dois pontos distantes, que a população vai poder percorrer em menos tempo. O percurso é direto, sem precisar dar uma volta na cidade toda“, afirma o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva.

Linha Vermelha
Com os mesmos 12 quilômetros, outro corredor transversal corta a cidade, partindo da Avenida Orlando Gomes, entregue pelo Governo do Estado após obras de pavimentação e ampliação de vias, instalação de nova iluminação e itens de acessibilidade, além de paisagismo. Conhecida como Linha Vermelha, a via liga a Orla de Piatã à BR-324, na altura do bairro de Águas Claras, incluindo os nove quilômetros da Avenida 29 de março, ainda em obras.
Executado pela Conder, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de dois quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O conjunto ainda possui alças de acesso à BR-324, totalizando 4,2 quilômetros de novas vias, além de uma faixa seletiva apta a operar um sistema de ônibus rápidos. Outras intervenções, como ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo completam a obra.
“A mobilidade aqui melhorou muito. Antes, a gente praticamente não tinha nem passeio. Hoje a calçada está larga e a gente pode evitar de ir para pista, não correndo riscos sem necessidade”, comenta o vigilante Alexandro Silva, morador da região.

Mais mobilidade
Nas obras complementares ligadas ao metrô, elevados garantem retornos com mais conforto e segurança, na altura do Ferreira Costa, Alphaville e Stella Maris. Já para bairros como Canabrava e Nova Brasília, o trânsito vai melhorar com a ligação da Rua Artêmio Valente com a Paralela, conhecida como Via Barradão.
A nova via está com obras 76% concluídas e deve ser entregue no início do segundo semestre deste ano. Quando pronta, a avenida vai desafogar o trânsito de cinco bairros da capital, principalmente em dias de jogos no Estádio Manoel Barradas.
Com informações da Secom Ba.  30/03/2017

Waldir Damous discursa em defesa do Almirante Othon

Política  💡

O Dep.Waldir Damous,na última quarta-feira (29) discursou na Câmara em defesa do Almirante Othon.Damous chamou a atenção para o fato de que, se o Almirante pretendesse enriquecer de maneira ilícita, poderia ter ganhado muito mais dinheiro vendendo segredos de Estado do Brasil. O deputado ressaltou que os RS$3 milhões recebida pelo Almirante da empreiteira não se destinavam a seu uso pessoal, mas para um projeto revolucionário de geração de energia que o cientista estava desenvolvendo,um hidro-turbo-gerador capaz de produzir energia a partir de uma queda d’água de apenas 1,2m de altura, que traria benefícios para milhares de famílias brasileiras com energia muito barata.





foto - ilustração



Eduardo Cunha é condenado a 15 anos de prisão por corrupção, lavagem e evasão de divisa

Política  👀

 Além da reclusão de 15 anos, foi fixada uma multa de mais de R$ 250 mil a ser paga pelo ex-deputado.Os 15 anos e 4 meses a que o ex-presidente da Câmara foi condenado correspondem a 6 anos por corrupção passiva, 5 anos e 10 meses por lavagem de dinheiro e 3 anos e 6 meses por evasão de divisas.

Daniel Isaia
Correspondente da Agência Brasil

foto - ilustração
O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou hoje (30) o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Além da reclusão, foi fixada uma multa de mais de R$ 250 mil a ser paga pelo ex-deputado.
A sentença foi publicada no final da manhã, no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná (JFPR). Por ser uma condenação de primeira instância, Cunha poderá recorrer a um tribunal superior. No entanto, Moro determinou no despacho que, mesmo em uma eventual fase recursal, o ex-deputado responda sob regime de prisão cautelar.
Os 15 anos e 4 meses a que o ex-presidente da Câmara foi condenado correspondem a 6 anos por corrupção passiva, 5 anos e 10 meses por lavagem de dinheiro e 3 anos e 6 meses por evasão de divisas.
Além disso, o magistrado estipulou uma multa para cada um dos crimes que chega a 384 dias/multa, sendo que cada dia/multa é equivalente a um salário mínimo na época em que os crimes foram cometidos.
Moro também determinou que Cunha seja impedido de assumir função pública e cargo de diretor, membro de conselho ou de gerência das pessoas jurídicas pelo dobro do tempo da pena de reclusão, ou seja, por 30 anos e 8 meses. Eduardo Cunha está preso em Curitiba desde outubro de 2016.

O processo
A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) havia acusado Cunha de receber mais de 1,3 milhão de francos suíços em propina para exploração da Petrobras no campo de petróleo no Benin, na África. O contrato custou, segundo a acusação, um prejuízo de US$ 77,5 milhões para a estatal.
Os procuradores também apontaram que o ex-presidente da Câmara teria bancado a nomeação e manutenção de Jorge Luiz Zelada na Diretoria Internacional da Petrobras, que seria responsável por angariar vantagens indevidas a serem distribuídas a agentes políticos. Zelada já foi condenado no âmbito da operação Lava Jato e confessou recebimento de propinas no período em que ocupou o cargo.
As contas bancárias não declaradas de Cunha no exterior também foram alvo de denúncia. Para o MPF, elas são evidências dos crimes de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.
Na sentença, Moro considerou que as provas oferecidas pelos procuradores foram suficientes para caracterizar um crime de corrupção passiva, três crimes de lavagem de dinheiro e dois crimes de evasão fraudulenta de divisas por parte do ex-deputado.
“A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio”, afirmou o juiz no despacho.
Fonte - Agência  Brasil  30/03/2017

Trensurb realiza venda de duas mil unidades do novo bilhete unitário nos três primeiros dias de testes

Transportes sobre trilhos  🚄

Projeto-piloto, em testes na Estação Mercado até 7 de abril, conta com impressão de bilhetes com QR codes e possibilidade de pagamento com cartões de crédito ou débito.

Trensurb
foto -  Artur Colombo/Trensurb
Nos três primeiros dias de testes, foram comercializadas 2.048 unidades do novo bilhete unitário da Trensurb. O projeto-piloto conta com a impressão de bilhetes de papel com QR codes e possibilidade de pagamento com cartões de crédito ou débito. Os testes tiveram início no dia 24 e seguem até 7 de abril, nos dias úteis, das 10h às 16h, somente na Estação Mercado do metrô. No local, está disponível uma máquina de autoatendimento para a venda dos novos bilhetes, aceitando pagamento apenas com cartão de crédito ou débito. Uma bilheteria exclusiva na estação, devidamente identificada, também faz a venda dos bilhetes unitários com pagamento somente em dinheiro. Após adquirir seu bilhete, no qual estará impresso um QR code, o usuário deverá aproximá-lo do leitor na catraca exclusiva – adaptada para a leitura somente desse tipo de bilhete – para ter o acesso liberado. Nos três primeiros dias, sete pessoas fizeram compra do bilhete com cartão de crédito e 18 com cartão de débito.
O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Euclides Reis, avalia que o resultado dos testes até agora tem sido positivo. Ele ressalta que, como se trata de um período de testes, é normal que algumas coisas funcionem bem e outras tenham que ser melhoradas. “A avaliação até agora é positiva e claro que algumas coisas precisam ser adaptadas para nosso sistema, como é o caso de qualquer tecnologia, mas esse é também o objetivo do teste: avaliar a viabilidade da modernização do sistema”, afirma. O superintendente destaca que esse projeto-piloto “é só exemplo de uma tecnologia que podemos adotar e esse exemplo tem sido positivo, mas temos intenção de trabalhar a questão de modernização da bilhetagem em vários aspectos”. “Estamos caminhando para o futuro: inovação tecnológica para a modernização desse sistema [de bilhetagem], como o que já é feito em outros locais que são referência de sistemas de metrô”, declara Reis. O gestor lembra que, no momento da adoção de uma solução definitiva, será necessário um período de adaptação, que envolve também uma mudança de cultura, tanto da empresa como dos próprios usuários.
A bilhetagem via QR code, ou código QR (sigla do inglês quick response – resposta rápida), é uma solução inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais. A possibilidade de pagamento da passagem com cartões de crédito ou débito em terminais de autoatendimento é mais uma facilidade oferecida aos usuários. Os testes são desenvolvidos sem custos para a Trensurb, com o apoio técnico do TEU Bilhete Metropolitano. A 4all, startup gaúcha, apoia o projeto e trabalha em um aplicativo integrado para smartphones.
Fonte - Trensurb  29/23/2017

quarta-feira, 29 de março de 2017

Contenção de encostas beneficia mais de duas mil famílias em Salvador

Desenvolvimento Urbano  🏠

No total, são 104 encostas contempladas em Salvador, 98 delas localizadas em áreas de risco alto ou muito alto e outras nove nas consideradas emergências. Edileuza Silva aguarda com ansiedade a finalização da obra na Rua São José, onde nasceu, no bairro da Liberdade.

Da redação
foto -  Pedro Moraes/GOVBA
No período em que a as chuvas se intensificam no litoral baiano, entre os meses de março e junho, quem mora em áreas de risco de desabamentos e deslizamentos de terras vive a constante preocupação de perder a vida, imóveis e outros bens em decorrência de deslizamentos de terras. Para garantir a segurança dessas pessoas, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 200 milhões na construção de contenções de encostas em Salvador.
No total, são 104 encostas contempladas em Salvador, 98 delas localizadas em áreas de risco alto ou muito alto e outras nove nas consideradas emergências. Edileuza Silva aguarda com ansiedade a finalização da obra na Rua São José, onde nasceu, no bairro da Liberdade. Em 2015, quatro pessoas morreram, vítimas de deslizamento de terra. A obra, a maior do programa, tem investimento de R$ 20 milhões e irá beneficiar 1,9 mil pessoas.

foto - Pedro Moraes/GOVBA
Sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o programa Execução de Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto é realizado pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal. Das 104 áreas de encostas a serem recuperadas, 27 já foram concluídas, beneficiando 2.064 famílias. As outras 77 obras estão em fase de execução ou em processo de iniciação.
De acordo com o diretor de Habitação e Urbanização da Conder, Deusdete Fagundes, além das obras de contenção, o programa estadual contempla ainda outras melhorias. “Existe uma preocupação muito grande do Governo de fazer obras complementares. Esses serviços vão desde acessibilidade até estruturas de segurança como escadarias, corrimãos, caminhos de concreto, drenagem e áreas de convivência, como parques infantis. O objetivo é que essas obras tenham uma referência ainda maior dentro das comunidades”.
Com informações da Secom Ba.  28/03/2017

Greenpeace faz ato na Praia de Copacabana em defesa de corais da Amazônia

Meio Ambiente  🐟

Parte da campanha Defenda os Corais da Amazônia, a ação tem como objetivo celebrar a descoberta dos corais próximos à foz do Rio Amazonas e alertar para a importância de sua preservação.Duas empresas estrangeiras planejam perfurar a região em busca de petróleo a partir deste ano.Cerca de 80 comunidades poderiam ser prejudicadas. Esse tipo de trabalho de perfuração causa costumeiramente graves problemas, pois ocorrem vazamentos de petróleo que acabam comprometendo a vida dos corais.

Felippe Flehr - Agência Brasil
Divulgação/Greenpeace
A organização não governamental ambientalista Greenpeace realizou hoje (29) na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, uma intervenção especial com o artista norte-americano John Quigley. Parte da campanha Defenda os Corais da Amazônia, a ação tem como objetivo celebrar a descoberta dos corais próximos à foz do Rio Amazonas e alertar para a importância de sua preservação.
Duas empresas estrangeiras planejam perfurar a região em busca de petróleo a partir deste ano. O Greenpeace reuniu cerca de mil pessoas para compor um desenho de um peixe borboleta, espécie encontrada na região, e uma mensagem (Defenda os Corais da Amazônia), formada por tecido e pelo público.
O especialista em energia e porta voz da ONG, Thiago Almeida, comemorou o forte engajamento na manifestação e disse que campanhas como essa servem para conscientizar toda a população sobre a importância de respeitar o ecossistema. Almeida disse ainda que a perfuração daquela região pode prejudicar grande número de comunidades da área.
"Cerca de 80 comunidades poderiam ser prejudicadas. Esse tipo de trabalho de perfuração causa costumeiramente graves problemas, pois ocorrem vazamentos de petróleo que acabam comprometendo a vida dos corais. São cerca de 28 quilômetros de corais localizados a aproximadamente 100 quilômetros do Amapá. Em caso de algum acidente, até mesmo moradores desse estado podem ser afetados", explicou.
Thiago informou que as duas empresas, uma francesa e outra inglesa, já foram alertadas sobre os riscos que a atividade pode trazer. "Mandamos uma carta e apenas uma delas nos respondeu, alegando que somente pequena parte da área será perfurada. Não creio nisso. É preciso muito cuidado com esse tipo de trabalho. O melhor é que não fosse feito. Por exemplo, em 95 perfurações para busca de petróleo na bacia da Foz do Amazonas, ocorreram vazamentos em 27. Não podemos arriscar".

Aquecimento Global
Ontem (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou seis resoluções que enfraquecem a política de seu antecessor, Barack Obama, para combater o aquecimento global. O especialista do Greenpeace em mudanças climáticas, Pedro Telles, comentou que essa não será uma luta tão fácil. "Ele [Trump] não é dono do mundo. É claro que essas assinaturas preocupam, mas países como a China e a Alemanha, só para ficar em dois exemplos, são contra isso e vão lutar para combater o aquecimento global. Que esse triste fenômeno existe é um fato, embora ele insista em negar. Enfim, temos muito pela frente. Essa decisão dele não muda nada de imediato", comentou.
Fonte - Agência Brasil  29/03/2017

Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta quarta (29) na travessia Salvador/Itaparica

Travessia marítima  🚢

O sistema opera com movimento tranquilo nos dois sentidos da travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica com quatro embarcações em serviço,e partidas com intervalos de hora em hora.

Da Redação
foto - ilustração/ITS
Segundo a ITS administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, quatro embarcações estão em serviço nesta manhã de quarta-feira (29),na travessia entre Salvador e a ilha de itaparica.Os ferries Anna Nery, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo,operam com saídas nos horários programados,de hora em hora, e a embarcação Juracy Magalhães Jr. encontra-se de prondidão na reserva podendo entrar em serviço caso necessário. Neste momento, o movimento de passageiros e veículos está tranquilo nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho.
O sistema opera também com o serviço de Hora Marcada,os viajantes,condutores de veículos,que optarem pelo serviço,deverão consultar antecipadamente o site da ITS-portalsits.internacionaltravessias.-,para verificarem a disponibilidade de vagas para embarque,e efetuarem o pagamento dos bilhetes com cartões de crédito ou débito.
A ITS disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Com informações da ITS  29/03/2017

Fortaleza de Morro de São Paulo entra em fase final de recuperação

Turismo  🏰

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, o monumento datado do século 17 requer um cuidadoso plano de uso, que inclui a instalação de uma exposição permanente com objetos encontrados durante o restauro - balas de canhões, artefatos arqueológicos e cinco canhões, que ajudam a contar a história do local.

Da Redação
foto - Tatiana Azeviche
Localizado na zona turística Costa do Dendê, no baixo sul baiano, o município de Cairu vai oferecer aos moradores e visitantes, em breve, um atrativo histórico-cultural totalmente revitalizado, além do reconhecido turismo de sol e praia. Isto porque as obras de restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo estão em fase final de execução.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, o monumento datado do século 17 requer um cuidadoso plano de uso, que inclui a instalação de uma exposição permanente com objetos encontrados durante o restauro - balas de canhões, artefatos arqueológicos e cinco canhões, que ajudam a contar a história do local.
Também está prevista a instalação de um museu, anfiteatro, área para eventos e uma cafeteria. Serão feitas visitas guiadas por jovens da comunidade, selecionados e preparados para trabalhar no receptivo aos turistas. “Estamos alinhados com nossos parceiros neste trabalho de valorização de um equipamento de relevante interesse turístico, histórico, arqueológico e arquitetônico”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.

foto - Tatiana Azeviche
O restauro tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que investe R $ 8,5 milhões na recuperação da edificação. As obras foram divididas em duas etapas. A primeira, emergencial e já pronta, foi a recuperação estrutural da muralha. A segunda, em fase de conclusão, contempla a restauração do Portaló, do Corpo da Guarda, do Forte da Ponta e do caminho ao longo da muralha.
Atualmente, a Setur detém a cessão de uso do equipamento militar e histórico, concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao Governo da Bahia. O projeto museológico é preparado pelos institutos do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides).
O Ides é parceiro da Setur para a realização das obras e gestão do equipamento, a exemplo da Prefeitura de Cairu. As obras de requalificação são autorizadas e acompanhadas pela SPU e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto de restauração e readequação está baseado nas premissas do valor e significado histórico e cultural do monumento, integrando o conjunto arquitetônico à dinâmica turístico e cultural da região.
Com informações da Secom Ba.  29/03/2017

Procon/MA orienta sobre obrigatoriedade de bicicletário

Mobilidade  🚲

A destinação de estacionamento para bicicletas é obrigatória em instituições de ensino, estabelecimentos comerciais, bancários, hospitalares, aeroportos, rodoviárias e portos. A área destinada deve representar 3% de vagas destinadas aos automóveis.

Da redação
foto/Divulgação
A bicicleta tem se popularizado e se tornado uma alternativa para quem quer levar uma vida mais saudável, além de ser uma opção de transporte menos poluente. O que muitos adeptos desse meio não sabem, e o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) orienta, é que os estabelecimentos devem disponibilizar bicicletários em seus estacionamentos, segundo a Lei Estadual nº 10.196/2015.
A destinação de estacionamento para bicicletas é obrigatória em instituições de ensino, estabelecimentos comerciais, bancários, hospitalares, aeroportos, rodoviárias e portos. A área destinada deve representar 3% de vagas destinadas aos automóveis.
Ainda de acordo com a Lei, que está em vigor desde o dia 8 de janeiro de 2015, os bicicletários deverão ser franqueados a todos os clientes e usuários do estabelecimento, sem qualquer distinção.
O presidente do Procon, Duarte Júnior, alerta os consumidores sobre a exigência do seu direito. “Iremos fiscalizar os estabelecimentos e cobrar a disponibilização de bicicletários. É importante que o consumidor denuncie em nossos canais caso esse direito não seja respeitado”, afirma.
Em caso de descumprimento da lei, o estabelecimento será notificado para adotar as providências cabíveis, no prazo de setenta e duas horas sob pena de multa.
Com informações do Procom Maranhão 28/03/2017

Todos políticos e partidos receberam Caixa 2, diz Odebrecht. Qual a novidade?

Ponto de Vista  🔍

Corrupção na política e partidos: para desgosto de quem sabe pouco e supõe saber tudo, ou dos que sabem quase tudo e fingem não saber de nada, repetimos aqui, há anos: A corrupção político-partidária-empresarial é "Sistêmica", geral. Empreiteiros não registravam propinas apenas do Petrolão nos seus computadores e documentos.
.
Bob Fernandes




YouTube

terça-feira, 28 de março de 2017

Mestre urbanista - Paulo Ormindo

Urbanismo  🏠

A trajetória de Paulo Ormindo David de Azevedo, ao longo dos seus 80 anos, completados no último dia 14, foi sempre povoada por figuras históricas – é um dos oito filhos do médico e antropólogo baiano Thales de Azevedo (1904-1995), intelectual reconhecido nacionalmente.

Luana Ribeiro - A Tarde
Entre outros projetos, Paulo Ormindo é
responsável pelo restauro do Mercado Modelo
A Tarde
Um dos grandes nomes da arquitetura e do urbanismo no Brasil, o baiano Paulo Ormindo de Azevedo comemora a chegada dos 80 anos estreando como ficcionista com o livro de crônicas e contos A memória das pedras
A trajetória de Paulo Ormindo David de Azevedo, ao longo dos seus 80 anos, completados no último dia 14, foi sempre povoada por figuras históricas – é um dos oito filhos do médico e antropólogo baiano Thales de Azevedo (1904-1995), intelectual reconhecido nacionalmente. Amigo e conviva desde o ginásio, no Colégio Antônio Vieira, Edivaldo Boaventura resume: “Ele teve uma universidade em casa. Seu pai estava sempre recebendo professores estrangeiros”, lembra o professor e escritor, um dos organizadores e orador da homenagem feita ao arquiteto promovida no último dia 16, na Academia de Letras da Bahia.
Os dois voltaram a ser colegas na ALB – Edivaldo ocupa a cadeira 39 e Paulo Ormindo, a de número 2, cujo patrono é o poeta barroco Gregório de Mattos. No Palacete Góes Calmon, que sedia a academia, o carrossel gira e Ormindo vai sucedendo aos personagens célebres, ele mesmo tendo sido consagrado “imortal” em 1981. Uma de suas principais contribuições é o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, elaborado entre 1975 e 2002 e editado em sete volumes. O trabalho é pioneiro e cataloga exemplares do patrimônio edificado do estado, entre prédios e monumentos civis, militares e religiosos.
“Trata-se de obra seminal de referência, coordenando uma competente equipe que não apenas cadastrou os imóveis, mas também realizou uma necessária pesquisa documental”, aponta o arquiteto e professor Pasqualino Magnavita, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) – quando começou a lecionar na instituição, Ormindo encerrava a graduação. Magnavita ressalta que o tema, tão caro à Bahia, requer sensibilidade. “A primeira exigência de um arquiteto na área de conservação e restauro, que lida com o Patrimônio Histórico e Cultural, relaciona-se com a adoção do novo paradigma ético-estético, e isso, no sentido de assumir uma atitude política e crítica (não partidária), visando à emancipação do controle social existente, pois vivemos numa sociedade de extremo controle”.
Edivaldo Boaventura também destaca o Inventário em meio à extensa carreira do amigo. “Quase todos os monumentos conhecidos da Bahia estão lá; de Salvador, do Recôncavo, do litoral, do litoral sul, do Vale do São Franciscano. De todos esses lugares, ele levantou a arquitetura erudita e popular”, afirma, atribuindo a solidez do trabalho realizado por Ormindo à base acadêmica do arquiteto, na qual constam, além da sólida formação realizada no Brasil, especialização e doutorado em Milão e Roma.

Modernidade
Entre outros diversos trabalhos na área, é dele o projeto de restauração do Mercado Modelo, após o terceiro incêndio pelo qual o prédio passou, em 1984. “Ali, ele cria as condições da modernidade e de contemporaneidade. Porque restauração não significa simplesmente refazer. E há, além do mais, a própria modificação da função, pois aquele era um edifício público, uma alfândega. Considero o Mercado Modelo um dos grandes projetos do Paulo”, avalia o arquiteto Itamar Batista, que também foi professor da Faculdade de Arquitetura da Ufba.
Ormindo ainda responde pelo projeto de ampliação do tradicional Centro Cultural Dannemann, localizado na cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, e foi consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação e de Ciência e Cultura, pela Unesco, na área de restauração e preservação do patrimônio, com trabalhos na América do Sul, Caribe e países da África lusófona, como Cabo Verde.
Dois dias após o aniversário de 80 anos, ele lançou um livro de contos, A memória das pedras, primeira incursão oficial ao universo literário. “Para melhor merecer essa academia, tive a petulância de debutar com um livro de contos”, afirmou. Não que já não fosse experimentado nas letras. Além das publicações científicas, assinou diversos artigos como articulista em A TARDE , assim como seu pai, que escreveu para o periódico por mais de 60 anos.
“Sonhar é um traço vigoroso da personalidade do meu pai”, diz o filho, Luciano. Em seu discurso na ALB, ele lembrou histórias de infância, e uma delas chama a atenção para a obstinação do arquiteto. Brincando com as netas, Ormindo resolveu exercitar a persona de aviador – fez inúmeras tentativas de pipa-caixa, nenhuma funcionou. O almoço de domingo acabou e todos foram embora. Passavam das 23 horas, quando ele apareceu na casa de Luciano, com o que mais parecia, em suas palavras, “um 14-Bis”. E como tal, na frente das netas recém-despertadas, levantou voo e pousou perfeitamente, após um rodopio.
Fonte - A Tarde  28/03/2017

SBB receberá 14 EMUs Flirt para a Rede RER Vaud - Suiça

Transportes sobre trilhos  🚅

As unidades elétricas deverão ser entregues até 2020,terão 75 m de comprimento com 324 assentos e terão oito portas de duas folhas por lado para facilitar o embarque e desembarque mais rápido.

Da Redação
Railway Gazette
A Ferrovias Federais Suíças assinou em 24 de março,um contrato de 125 milhões de francos com a Stadler Rail para o fornecimento de 14 unidades elétricas Flirt de quatro carros para uso na rede RER Vaud, localizada em Lausanne.
As unidades elétricas deverão ser entregues até 2020,terão 75 m de comprimento com 324 assentos e terão oito portas de duas folhas por lado para facilitar o embarque e desembarque mais rápido.
Os serviços de RER Vaud são operados atualmente com 23 composições Flirt e 13  Domino,unidades elétricas. As novas unidades permitirão que a SBB opere serviços mais longos e mais frequentes, para atender o crescente demanda de passageiros em virtude do crescimento demográfico e econômico do cantão.
Com informações da Railway Gazette  28/03/2017

Festival Caymmi leva a nova música da Bahia ao Passeio Público

Cultura  🎼

Gratuito e aberto ao público, o festival ocupará praças e espaços públicos de diversos bairros de Salvador em quatro finais de semana, até o fim de maio, com intensa programação. Além de show protagonizado por novos artistas baianos – concorrentes ao Prêmio Caymmi de Música – e com participação de nomes nacionais, o evento vai destacar a multiplicidade dos movimentos urbanos da cidade, valorizando o consumo consciente, a sustentabilidade e o pensamento colaborativo.

Da Redação
Foto -  Carlos Lopes/Jefferson Vieira
O Passeio Público vai receber a nova música da Bahia durante o Festival Caymmi de Música, que começa nos próximos dias 8 e 9. Gratuito e aberto ao público, o festival ocupará praças e espaços públicos de diversos bairros de Salvador em quatro finais de semana, até o fim de maio, com intensa programação. Além de show protagonizado por novos artistas baianos – concorrentes ao Prêmio Caymmi de Música – e com participação de nomes nacionais, o evento vai destacar a multiplicidade dos movimentos urbanos da cidade, valorizando o consumo consciente, a sustentabilidade e o pensamento colaborativo.
O festival ainda inclui atividades de bem-estar, oficinas artísticas, feira de trocas, vivências, gastronomia e mostras de coletivos criativos já atuantes nos bairros e no entorno dos locais que receberão o evento. Tendo a música como fio condutor dessa movimentação, a estreia - no dia 8 - reunirá em um espetáculo musical, sob direção artística de Márcio Meirelles, os artistas Flávia Wenceslau, Junior Maceió, Irmão Carlos e Quabales, todos concorrentes na categoria ‘Show’ ao Prêmio Caymmi de Música. A participação especial fica por conta da cantora paulistana Anelis Assumpção.
No dia 9, sobem ao palco Sarau do Poeta, Luedji Luna, Forró da Gota e Renata Bastos. O cantor Curumin é a participação confirmada da tarde. Além dos concorrentes da categoria ‘Show’, as produções dos concorrentes às categorias ‘Videoclipe’, também serão apresentadas. Ao todo, 80 videoclipes serão incluídos na programação e veiculados ao público. As atividades da programação têm início às 8h e os shows acontecem às 16h.
“A proposta dos festivais é reverberar esta nova música da Bahia por toda cidade, de forma gratuita e agregadora. Como um movimento cultural, juntamos também outras linguagens artísticas, expandindo ainda mais as ondas sonoras do projeto”, explica a diretora geral do festival, Elaine Hazin. Ela salienta que a participação do show concorrente nas edições do Festival Caymmi não significa a seleção ou indicação do inscrito como finalista ou vencedor do prêmio nesta categoria. A curadoria é assinada pela Comissão Julgadora do Prêmio, que à medida que assiste aos shows concorrentes define uma grade artística para os eventos.

Fazcultura
O evento tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura). Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura (Secult), Alexandre Simões, a iniciativa, que contemplará outros bairros de Salvador, oferece ao público a oportunidade de conhecer o que de melhor se produz hoje na música baiana.
“O público terá uma atividade de lazer de qualidade, gratuita, com várias atrações, podendo participar diretamente, interagir e, principalmente, se divertir à vontade. O Fazcultura cumpre seu objetivo promovendo e circulando a cultura e dando espaço para renovação dos talentos da cena local”, afirma Simões. Mais informações estão disponíveis no site do Prêmio Caymmi de Música.
Com informações da Secom Ba.  28/03/2017

Metrofor (CE) inicia treinamento de novos profissionais nesta quinta-feira

Transportes sobre trilhos  🚄

O treinamento terá duração de aproximadamente um mês, com conteúdo prático e teórico, em aulas ministradas no período de 8h às 17h.Serão aprovados aqueles que obtiverem os melhores resultados nesta última etapa da seleção. O treinamento terá duração de aproximadamente um mês, com conteúdo prático e teórico, em aulas ministradas no período de 8h às 17h.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
A seleção pública temporária para o preenchimento de 148 vagas em funções operacionais do Metrô de Fortaleza entra em sua fase final, na qual os selecionados nas etapas precedentes participam de treinamento ministrado pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Serão aprovados aqueles que obtiverem os melhores resultados nesta última etapa da seleção. O treinamento terá duração de aproximadamente um mês, com conteúdo prático e teórico, em aulas ministradas no período de 8h às 17h.
Até o dia 28 de abril, serão repassados conteúdos como segurança e circulação dos trens, sistemas de sinalização, processo de licenciamento de trens, abordagem e controle de circulação, atendimento ao público, ética profissional, primeiros socorros e brigada de incêndio, apresentação dos Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) e Trens de Unidade Elétrica (TUEs) utilizados nas linhas metroviárias, além de outros conteúdos necessários para o bom desempenho das funções.
Serão contratados novos profissionais em seis categorias: Auxiliar Operacional Manobrador, Assistente Operacional Agente de Estação, Assistente Operacional Administrativo, Assistente Condutor, Assistente Controlador de Movimento e Técnico em Segurança do Trabalho. Eles chegarão ao Metrô de Fortaleza em um momento de importantes melhorias no sistema e atuarão na Linha Sul e no VLT Parangaba-Mucuripe.
Atualmente, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza passa por investimentos que resultarão em melhores serviços prestados à população. Além da contratação de novos profissionais, os investimentos compreendem a implantação de sistemas eletrônicos que automatizarão seu funcionamento e permitirão - ao final da implantação - a redução do intervalo entre os trens e uma nova ampliação do horário de funcionamento.
No ano passado, a Linha Sul concluiu a implantação do sistema de telecomunicações e recebeu os equipamentos do sistema de bilhetagem eletrônica. De janeiro a dezembro, houve um aumento de 17% no número de usuários. No começo de 2017, a linha teve ampliação no seu horário de funcionamento, iniciando a operação mais cedo - a partir das 5h30. Já o VLT Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de operação experimental e prepara-se para começar a receber passageiros gratuitamente, em operação assistida, ainda no primeiro semestre de 2017, no trecho 2 do projeto, entre as estações Borges de Melo e Parangaba.
Com informações da Metrofor  28/03/2017

Trens colidem em Natal durante manobra

Transportes sobre trilhos  🚃

A CBTU informou que, em razão do acidente, as últimas quatros viagens desta segunda-feira, sendo duas linhas Norte e duas linhas Sul, foram canceladas.Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ninguém ficou ferido, já que a colisão aconteceu em baixa velocidade e apenas os condutores estavam dentro dos veículos.

Blog Ponto de Vista
Blog Ponto de Vista
Na tarde dessa segunda-feira (27), duas composições do VLT se chocaram durante uma manobra no pátio da estação da Ribeira, em Natal. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ninguém ficou ferido, já que a colisão aconteceu em baixa velocidade e apenas os condutores estavam dentro dos veículos.
A CBTU informou que, em razão do acidente, as últimas quatros viagens desta segunda-feira, sendo duas linhas Norte e duas linhas Sul, foram canceladas. Após a colisão, a CBTU disse que o serviço irá funcionar normalmente nesta terça-feira (28). Segundo a Companhia, caso não foi grave e ninguém ficou ferido.
Apenas a viagem das 5h50, que partiu da Estação Nova Natal com destino a Ribeira, não aconteceu.
O acidente aconteceu durante uma manobra no pátio da estação da Ribeira.
Fonte - Blog Ponto de Vista  28/0317/20

*Segundo informações da CBTU,os trens voltaram a circular nesta terça-feira, 28,nos ramais Norte(Natal/Ceará-Mirim) e Sul(Natal/Parnamirim) do sistema.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Kuala Lampur receberá mais 27 composições Innovia Metrô 300 da Bombardier

Transportes sobre trilhos  🚇

A entrega dos trens Drive Less (sem condutor) com quatro carros e capacidade para até 786 passageiros cada,deverá ser concluída em 2022, e aumentara a capacidade de atendimento da demanda para  30 mil.passags/h.sentido

Da Redação
Foto - Bombardier
A Bombardier  fornecerá 27 novos trens da série Innovia Metro 300,juntamente com seu parceiro local Hartasumaparaa, para a Linha de Trens Leves Light Rail (LRT) da Kelana Jaya em Kuala Lumpur na Malásia.O Anuncio foi feito nesta terça,27/03/2017
O contrato com Prasarana Malaysia Berhad,o maior operador de serviços de transporte público na Malásia,é avaliado em aproximadamente € 359 milhões.
A entrega dos trens Drive Less (sem condutor) com quatro carros e capacidade para até 786 passageiros cada,deverá ser concluída em 2022, e aumentara a capacidade de atendimento da demanda para  30 mil.passags/h.sentido
A montagem final dos trens será concluída na fábrica Westport do consórcio da Bombardier com a Hartasuma.
A linha já opera com 14 composições,Innovia Metro 300,fornecidas pela Bombardier resultado de um contrato concedido em março de 2013.
Pregopontocom  27/03/2017

Fogueira social

Ponto de Vista  🔍

Os trabalhadores foram derrotados porque, se mantida a letra do aprovado, perderão salário, terão jornadas aumentadas, duração e validade de contratos diminuídas e sofrerão mais acidentes de trabalho sem que vejam aumentar em um só homem ou em uma só mulher o número de empregos.

João Guilherme Vargas Netto - Portogente
foto - ilustração
A maioria, não tão expressiva, dos deputados federais impôs na noite de quarta-feira passada uma derrota fragorosa aos trabalhadores, à sociedade e a si própria. Acaudilhados pela presidência da casa esses deputados aprovaram a terceirização irrestrita nas relações do trabalho e agiram como macacos em loja de louça.
Os trabalhadores foram derrotados porque, se mantida a letra do aprovado, perderão salário, terão jornadas aumentadas, duração e validade de contratos diminuídas e sofrerão mais acidentes de trabalho sem que vejam aumentar em um só homem ou em uma só mulher o número de empregos. Sua representação sindical ficará anarquizada e isto, mesmo no coração do sistema produtivo.
A sociedade foi derrotada porque o trambolho aprovado (cuja origem remonta aos anos FHC e a preocupações rurais) é um retrocesso histórico, é regressivo em sua essência e cria a mais completa insegurança social e jurídica; reinstala-se nas mentes do povo “o pavor nacional do dia de amanhã”, até mesmo na mente dos gestores dos cofres públicos e da classe média.
E foi uma derrota para os próprios deputados que votaram “sim” e que pretendem garantir seus cargos e carreiras nas eleições de 2018 (já assombrados por listas de denúncia, corrupção, escassez de financiamento e descrédito geral) porque seus nomes serão martelados como traidores em milhões de cartazes e panfletos que já começaram, aqui em São Paulo, a ser divulgados pelo sindicato dos metalúrgicos. Se há milhões de desempregados a eles se somarão os traíras.
Embora derrotado, o movimento sindical demonstrou sua relevância e agiu, de modo unitário, para barrar o desvario e continua agindo para impedir a consumação da catástrofe. Fortalecido pelas manifestações do dia 15 de março e reagrupado pretende atacar em várias frentes de luta, todas tendo como base a mobilização de milhões de trabalhadores.
Não se pode descartar a realização de uma greve geral de resistência, embora esta – assim como um gol em uma partida de futebol – não possa ser prevista com certeza para tal ou qual momento da luta com grande antecipação.
A derrota infligida a tantos pela maioria, não tão expressiva dos deputados federais, jogou lenha na fogueira social.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  27/03/2017

TSE pode julgar na semana que vem cassação da chapa Dilma-Temer

Política  👀

A última etapa do processo foi concluída nesta tarde pelo relator, que enviou aos demais integrantes do colegiado o relatório final. No relatório, que é mantido em sigilo pelo relator, há uma síntese sobre a fase de coleta de provas, entre elas os depoimentos de delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht, que citaram supostos pagamentos irregulares para a campanha presidencial.

André Richter
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin liberou hoje (27) para julgamento a ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que disputou as eleições presidenciasis de 2014. Com a decisão, a ação poderá ser julgada a partir da semana que vem, mas caberá ao presidente do tribunal, Gilmar Mendes, marcar a data. Herman é o relator do processo.
A última etapa do processo foi concluída nesta tarde pelo relator, que enviou aos demais integrantes do colegiado o relatório final. Ao concluir o processo, Herman pediu a Gilmar Mendes que inclua o processo imediatamente na pauta, conforme prevê a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/1990).
No relatório, que é mantido em sigilo pelo relator, há uma síntese sobre a fase de coleta de provas, entre elas os depoimentos de delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht, que citaram supostos pagamentos irregulares para a campanha presidencial. O voto de Herman Benjamin será conhecido somente no dia do julgamento.
Apesar do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a ação prosseguiu porque os dois integrantes da chapa podem ficar inelegíveis por oito anos se o TSE entender pela cassação do resultado da eleição de 2014.

Composição do TSE
O TSE é formado por sete ministros, dois oriundos do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Luiz Fux; dois do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia Filho; e dois da advocacia, Luciana Lóssio e Henrique Neves.
Nos próximos dois meses, Neves e a ministra Luciana vão encerrar seus mandatos no TSE e serão substituídos. O STF já indicou para ocupar a vaga de Henrique Neves o nome de três advogados. Fazem parte da lista tríplice elaborada pelo STF os advogados Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira, que já atuam como substitutos no TSE, e Sérgio Silveira Banhos. Gonzaga foi o mais votado da lista, com oito votos. Caberá ao presidente Michel Temer fazer a indicação.

Processo
Em dezembro de 2014, as contas da campanha da então presidenta Dilma Rousseff e de seu companheiro de chapa, Michel Temer, foram aprovadas com ressalvas, por unanimidade, no TSE. No entanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação, por entender que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma, que teria recebido recursos do esquema de corrupção investigado na Lava Jato. Segundo entendimento do TSE, a prestação contábil da presidenta e do vice-presidente é julgada em conjunto.
A campanha de Dilma Rousseff nega qualquer irregularidade e sustenta que todo o processo de contratação das empresas e de distribuição dos produtos foi documentado e monitorado. No início do mês, a defesa do presidente Michel Temer sustentou no TSE que a campanha eleitoral do PMDB não tem relação com os pagamentos suspeitos. De acordo com os advogados, não se tem conhecimento de qualquer irregularidade no pagamento dos serviços.
Fonte - Agência Brasil  27/03/2017

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat nessa segunda (27)

Travessia marítima  🚢

Agora a tarde o sistema mantem em operação as embarcações  Anna Nery, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo,com saídas nos horários regulares com intervalos de hora em hora. O fluxo é moderado somente para veículos em Bom Despacho, em São Joaquim o movimento segue tranquilo para passageiros e veículos.

Da Redação
foto - ilustração
O sistema Ferry-Boat, operou com movimento tranquilo nos dois terminais,São Joaquim e Bom Despacho na manhã desta segunda-feira (27).Quatro embarcações estiveram em serviço na travssia marítima entre Salvador e Itaparica,- Zumbi dos Palmares, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo-, com saídas em intervalos programados de hora em hora. A embarcação Anna Nery esteve em stand by,(reserva) para integrar a operação caso fosse necessário.
Agora a tarde o sistema mantem em operação as embarcações  Anna Nery, Agenor Gordilho, Pinheiro e Ivete Sangalo,com saídas nos horários regulares com intervalos de hora em hora. Neste momento, o fluxo é moderado somente para veículos em Bom Despacho, em São Joaquim o movimento segue tranquilo para passageiros e veículos.
Informações sobre o serviço de Hora Marcada pelo site da ITS,portalsits.internacionaltravessias.-
Contatos pelo Tel - 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS  27/03/2017

VLT do Rio tem 5 mil pessoas multadas por não pagarem passagem

Notícias  🚄

A verificação do pagamento da passagem é feita por fiscais da concessionária do VLT, que atuam ao lado de guardas municipais, os responsáveis por aplicar as sanções. Dados da prefeitura mostram que, desde o início da fiscalização, foram aplicadas em média 25 multas por dia. Das 1.475 guias emitidas, no valor de R$ 170 cada, 935 foram pagas, o que gerou um montante de R$ 158.950 para o Tesouro Municipal.

Extra - RF
foto - ilustração/arquivo
A advogada mineira Pâmella Alqualo decidiu, na semana passada, ir com o marido à Zona Portuária para visitar o AquaRio de VLT. Mas o que seria um passeio divertido virou dor de cabeça. Ao não conseguir usar um RioCard, ela pediu ajuda a uma fiscal, que, em vez de orientá-la, chamou um guarda municipal. Pâmella acabou se tornando uma das 5.085 pessoas multadas desde setembro do ano passado por viajar sem pagar passagem.
"Como tinha acabado de usar o cartão para pagar duas passagens no metrô, imaginei que poderia fazer o mesmo no VLT. Abordei a fiscal para pedir uma informação e fui tratada como desonesta, como se estivesse me recusando a pagar R$ 3,80. Achei um absurdo" reclamou Pâmella.
A verificação do pagamento da passagem é feita por fiscais da concessionária do VLT, que atuam ao lado de guardas municipais, os responsáveis por aplicar as sanções. Dados da prefeitura mostram que, desde o início da fiscalização, foram aplicadas em média 25 multas por dia. Das 1.475 guias emitidas, no valor de R$ 170 cada, 935 foram pagas, o que gerou um montante de R$ 158.950 para o Tesouro Municipal. Do total de autuados, 660 recorreram, mas, até agora, nenhum recurso foi deferido. Ao ser multado, é responsabilidade do passageiro emitir a guia de pagamento pela internet.
Um dos recursos foi apresentado pela designer baiana Ana Paula Esteves, que veio passar o carnaval no Rio. Ela viveu situação semelhante à de Pâmella. Ao não conseguir pagar duas passagens com um único cartão e pedir ajuda, foi multada.
 A guarda já veio pedindo meu CPF, pensei que fosse apenas para fazer um cadastro e me dar informação. Mas ela me entregou uma multa de R$ 170 e ignorou quando pedi que deixasse a gente descer para comprar outro cartão. Fiz o recurso porque achei um abuso, uma forma de usurpar a gente.
Já o técnico em eletrônica gaúcho Juliano Mattos fez tudo certo: comprou dois cartões, para ele e a mulher, e colocou crédito para ir e voltar do Centro ao AquaRio. Na volta, ao fazer uma baldeação obrigatória na Parada dos Navios, foi abordado por um fiscal e multado por um guarda municipal.
"Não sei se, ao passar o cartão na baldeação, fomos cobrados indevidamente. O fato é que eu tinha o comprovante da compra dos nossos bilhetes de ida e volta, com o horário que os adquirimos, e mostrei ao guarda. Ele sabia que não tínhamos feito nada de errado" criticou Juliano.
O diretor de operações do VLT, Paulo Ferreira, alegou que, em pesquisa do Ibope com 600 usuários, o VLT obteve 88% de satisfação. Segundo ele, o que pode ser julgado como uma atitude radical é, na verdade, uma regra que deve ser cumprida.
 Quando você transporta 35 mil passageiros por dia não tem como identificar quem está bem-intencionado e quem não está.
Fonte - Revista Ferroviária  27/03/2017

domingo, 26 de março de 2017

Evento SSA Mapping mobiliza Centro Histórico de Salvador

Arte & Cultura  🎥

A realização do festival é resultado de uma parceria entre as produtoras Baluart e Ilimitado, com o objetivo de movimentar a cena das artes visuais na capital baiana, promovendo aproximação e troca entre artistas e criando diálogo entre artes, intervenção urbana e história. A curadoria é da artista visual paraense Roberta Carvalho.

Da Redação
Secom Ba.
Centenas de pessoas, entre baianos e turistas visitantes do Centro Histórico de Salvador, espaço de tradição cultural da cidade, se reuniram noite de sábado (25), na Praça Municipal, para assistir gratuitamente ao primeiro festival de vídeos realizado pelo evento SSA Mapping, que teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazultura, e da Oi.
Além de trabalhos de artistas visuais do Brasil e do exterior, a programação constou de uma Mostra Aberta, com obras criadas a partir da paisagem e da história do Centro Antigo e do seu entorno, o Rolé Histórico e foi encerrado com o show de ÀTTØØXXÁ e OZ, dupla que bebeu das referências eletrônicas e do pagodão feito nas ruas da Bahia para criar uma seleção de sons suingados presentes no disco BLVCKBVN..
A realização do festival é resultado de uma parceria entre as produtoras Baluart e Ilimitado, com o objetivo de movimentar a cena das artes visuais na capital baiana, promovendo aproximação e troca entre artistas e criando diálogo entre artes, intervenção urbana e história. A curadoria é da artista visual paraense Roberta Carvalho.
O video Mapping (ou projeção mapeada) é uma das mais novas linguagens da arte contemporânea e tem se inserido em um número crescente de eventos ao redor do mundo. Com essa técnica, ainda pouco difundida na Bahia, os artistas realizam projeções em superfícies não-lineares para criar uma espécie de ilusão de ótica, reconstruindo os espaços com formas e movimentos, luzes e cores.
"O Fazcultura segue se renovando na perspectiva de se conectar com as várias linguagens culturais no nosso estado. Na Europa, por exemplo, o Festival Vídeo Mapping já está consagrado há mais de 20 anos. Mais uma vez, o Estado, por meio do Fazcultura traz uma atração dessa qualidade mostrando que o programa abarca, patrocina e faz acontecer para levar ao público e dinamizar a cena cultural que está recheada de projetos que têm atraído o público com sucesso absoluto", disse o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Alexandre Simões.

Secom Ba.
Além de Roberta, artistas visuais da Colômbia (Optika VJ), de Santa Catarina (VJ Vigas) e da Bahia (VJ Gabiru) levaram seus trabalhos para a “tela de projeção” – a fachada do Palácio Rio Branco. Para criar as obras, os artistas contaram com a consultoria de conteúdo do historiador Daniel Rebouças, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Também esteve presente no evento, Optika VJ, nome artístico da colombiana Laura Ramirez, artista que já participou de festivais em Roma, Paris e São Paulo e Nova Zelândia, o catarinense Leandro Mendes (VJ VIGAS), que foi campeão de torneios de VJs na Polônia, Cidade do México, Roma, Cidade do Cabo e Istambu e o DJ, VJ, fotógrafo, videomaker, cenógrafo e pioneiro de video mapping na Bahia, DIÁLOGOS – Além da Mostra Principal, o SSA Mapping promove iniciativas que visam estimular a criação artística e a difusão da história do Centro Antigo da capital baiana. Trata-se da Mostra Aberta e do Rolé Histórico.

Fazcultura
Parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz), o Fazcultura é um mecanismo que integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural, por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Com informações da Secom Ba.