PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 12 de agosto de 2017

Ativistas criam movimento e pedem a volta do VLT de Campinas - SP

Transportes sobre trilhos  🚄

Chega de ônibus em Campinas !! O que a cidade precisa é de VLT e Monotrilhos. - Grupo de ativistas em Mobilidade pedem a volta do VLT na cidade paulista de Campinas, desativado a alguns anos atrás. O grupo criou um abaixo assinado no site "changr.org" para coletar assinaturas em favor do movimento em defesa da mobilidade sustentável. - Segue o texto do abaixo assinado.

Change.org
São Paulo Trem Jeito
Não podemos mais aceitar perder horas no trânsito. Uma das mais respeitadas Universidades do país fica em Campinas e precisamos dela para um estudo sério e eficiente para melhorar de forma sustentável a mobilidade da região.
Sabe -se que a população da Região Metropolitana de Campinas sofre com o transporte coletivo. E o transporte é uma necessidade e um direito básico. Devido ao sistema pouco inteligente de conexão, a população desperdiça horas para transpor alguns quilômetros . O tempo gasto e a poluição emitida com o trânsito lento é desnecessário se o transporte coletivo for pensado PARA a população e não para os donos de empresas de ônibus.
A população das cidades vizinhas que trabalha e/ou estuda em Campinas (como Monte Mor, Hortolândia, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Jaguariúna, Paulínia e outras) sofre mais ainda, pois as tarifas são altíssimas frente ao serviço prestado. O tempo que se gasta dentro do ônibus é desnecessário e afeta a qualidade de vida da maioria dos habitantes da região, além de ser um incentivo para o uso de carros. Estamos em um momento que se deve otimizar os recursos e pensar no meio ambiente e na qualidade de vida de todos.
Queremos a volta do VLT ligando diversos bairros da cidade, além de se transformar num modal para outros tipos de transporte. Precisamos de mais ciclovias, não só nas avenidas principais, mas também nos bairros. Queremos um estudo acerca da viabilidade de um metrô ou mesmo um bonde elétrico, e, principalmente, que este atenda ao Aeroporto Internacional de Viracopos, a Rodoviária, o Hospital da Unicamp e os grandes terminais de ônibus da cidade (como o Campo Grande, o Barão Geraldo, o Terminal Central). Exigimos o retorno da linha férrea já existente para passageiros, além de sua extensão para outros bairros e cidades.
Chega de sustentar lobby de donos de empresas de ônibus. Já passou da hora de Campinas ter VLTs e Monotrilhos. O prefeito vem divulgando obras milionárias para o BRT, que é o transporte de ônibus um pouco mais modernizado, ou seja, milhões de Reais para não mudar em nada a situação do transporte da cidade a longo prazo. Não dá mais para aceitar que uma cidade tão bonita, finalista do prêmio de Melhores Cidades do Brasil, fique à míngua de uma malha de transporte antiquada, insustentável e caótica.
Fonte - Change.org  12/08/2017

2 comentários:

  1. hoje é dia 25 de março de 2021. Achei essa reportagem de 2017 e fiquei pensando e pensando, nada aconteceu? Os ativistas não tocaram o projeto para frente por qual motivo?

    ResponderExcluir
  2. Talvez por não conseguirem consolidar o movimento, faltou empolgação, empenho, organização, quem sabe?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito