quinta-feira, 8 de junho de 2017

Osba prepara concerto do Dia dos Namorados com ensaio aberto

Cultura   🎻

Os ensaios, sempre às 10h, no Teatro Castro Alves (TCA), são abertos ao público até esta sexta-feira (9). Com poemas sinfônicos dos compositores Wagner e Arnold Schöenberg, além de um clássico de Gonzagão, a Osba aposta num clima romântico para o concerto Enamorados, que será realizado na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória.

Da Redenção
foto -  Elói Corrêa/GOVBA
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) segue em fase de preparação para fazer bonito no Dia dos Namorados. Os ensaios, sempre às 10h, no Teatro Castro Alves (TCA), são abertos ao público até esta sexta-feira (9). Com poemas sinfônicos dos compositores Wagner e Arnold Schöenberg, além de um clássico de Gonzagão, a Osba aposta num clima romântico para o concerto Enamorados, que será realizado na próxima segunda-feira (12), às 19h, no Goethe-Institut Salvador/ICBA, no Corredor da Vitória.
“Este será um belíssimo concerto. A peça é muito complexa, principalmente, para os instrumentos de cordas. Por isso, optamos por fazer ensaios em dois momentos: separados por instrumentos, e o ensaio coletivo. O público está convidado”, afirma o regente da Osba, maestro Carlos Prazeres.
A servidora pública estadual, Jamile Fontenelle Bastos, aproveitou o período das férias para acompanhar os ensaios da orquestra de cordas. O som de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos encantaram a visitante, admiradora da música clássica. “Acho a Osba maravilhosa. A música relaxa, faz viajar. Muitas vezes me pego resgatando momentos marcantes da minha vida. Hoje em dia a música clássica está mais acessível e acho que a população deveria aproveitar mais. Hoje eu não poderia deixar de vir”, afirma Jamile.

Repertório
O concerto conta com a participação especial do violinista Alexandre Casado, que atuará como Spalla convidado, além da violoncelista Suzana Kato. O repertório reserva ao público dois poemas sinfônicos. O primeiro deles do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883), ícone do Romantismo, o público confere o “Idílio de Sigfried (WWV 103) – para Orquestra de Câmara”, composto em 1870 por ocasião dos 33 anos de Cosima Wagner (1837-1930), esposa do compositor, e para comemorar o nascimento do último filho do casal: Siegfried Wagner (1869-1930).
O segundo poema sinfônico apresentado é “Noite Transfigurada Op. 4”, do compositor austríaco Arnold Schöenberg (1874-1951), conhecido por criar o Dodecafonismo, estilo que revolucionou as formas de composição no século XX, A obra é baseada no poema homônimo do escritor alemão Richard Dehmel (1863-1920) que nas suas estrofes apresenta o diálogo de dois amantes, durante uma caminhada à luz da lua. Por fim, para contemplar suas raízes brasileiras e já em clima de ensaio para o seu São João Sinfônico, a OSBA apresenta o “Xote das Meninas”, composição do mestre Luiz Gonzaga em parceria com Zé Dantas, para fazer o público acompanhar a Orquestra cantando o inconfundível refrão “Ela só quer, só pensa em namorar”.
Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e as vendas acontecem somente no dia do espetáculo, a partir das 18h, na própria bilheteria do ICBA.
Com informações da Secom Ba.   08/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito