PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 10 de junho de 2017

Governo do Estado (BA) dialoga sobre macrodrenagem do Rio Jaguaribe na orla de Salvador

Meio Ambiente  🌊

O encontro, na sexta-feira (9), foi intermediado pelo secretário Geraldo Reis, titular da Sema, que dará continuidade ao diálogo com os representantes da Associação dos Moradores de Jaguaribe (AMA Jaguaribe), o Grupo Ambientalista da Bahia, SOS Vale Encantado, Instituto de Arquitetos do Brasil - Bahia e Conselho de Entidades Socioambientais da Bahia. No próximo dia 20, será realizada uma nova reunião com o grupo, que conta com a colaboração dos engenheiros e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lafayette Luz e Severino Agra

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Em reunião com a participação das secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e Casa Civil, representantes dos movimentos em defesa do Rio Jaguaribe conheceram o projeto de macrodrenagem do rio, que foi apresentado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e pelos integrantes do Consórcio Desenvolvimento Urbano de Jaguaribe. Eles esclareceram que não haverá tamponamento do rio e, em grande parte do trecho da orla, será preservada a vegetação característica das margens.
O encontro, na sexta-feira (9), foi intermediado pelo secretário Geraldo Reis, titular da Sema, que dará continuidade ao diálogo com os representantes da Associação dos Moradores de Jaguaribe (AMA Jaguaribe), o Grupo Ambientalista da Bahia, SOS Vale Encantado, Instituto de Arquitetos do Brasil - Bahia e Conselho de Entidades Socioambientais da Bahia. No próximo dia 20, será realizada uma nova reunião com o grupo, que conta com a colaboração dos engenheiros e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Lafayette Luz e Severino Agra. Também participou do encontro, o deputado Afonso Florence.
O projeto apresentado tem o objetivo de reduzir os impactos das cheias e transbordamento dos rios Jaguaribe e Mangabeira e deve beneficiar os bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz. Conforme apresentou o coordenador do consórcio, Edu José Franco, não haverá tamponamento do rio.
As intervenções também preservam a vegetação das margens no trecho da orla e o leito permanece sem revestimento em grande parte do trecho mais largo do rio, porém com faixa de concreto nas laterais, mostrando uma “franja” aparente acima da linha da água, o que tem como propósito garantir o escoamento e evitar o assoreamento das bordas. As intervenções mais estruturais de canalização e urbanização das margens acontecem nos trechos a montante, onde a largura não permite a mesma solução. O projeto também prevê bacias de contenção.
Os representantes da sociedade civil irão analisar o projeto e apresentar críticas e sugestões no próximo encontro. O secretário Bruno Dauster, da Casa Civil, e o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Santos, sinalizaram com a abertura para incorporar ajustes ao projeto, contudo, dentro dos limites técnicos e administrativos viáveis.
Com informações da Secom Ba.  10/06/2017

COMENTÁRIO Pregopontocom

Esperamos de tudo isso resulte em uma solução que favoreça o único Rio Urbano da cidade que ainda resiste em sobreviver,ainda que degradado maltratado,mais que teima em ser uma rara e bela paisagem na orla de Salvador.A defesa da preservação e da  sobrevivência do Rio Jaguaripe no seu aspecto natural com sua vegetação e a fauna que ainda lhe resta na orla de Salvador é mais do que justa,o rio merece tudo isso e muito mais.Salve o Rio Jaguaribe.


foto - ilustração/Pregopontocom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito