quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Meu nome é CAMARAJIPE....o rio pede socorro

Meio Ambiente  😢

Muitos o chamam de "Camurujipe", outros o tratam como esgoto, muitos não conhecem a sua história, outros não cuidam dele e o tratam com desprezo, emporcalham, sujam, poluem as suas águas, agem com se ele não fosse parte dessa cidade, ignoram que ele aqui chegou muito antes mesmo dela existir, desconhecem que muitos já beberam e banharam-se em suas águas, águas que também amenizam o clima, esquecem que bem tratado, limpo, bem cuidado, embeleza e harmoniza a cidade,....o seu nome é CAMARAJIPE.....RIO CAMARAJIPE

Por A.Luis
Rio Camarajipe - Av.ACM Salvador Ba/Pregopontocom
Camarajipe,o seu nome vem de "Camará", uma planta existente em suas margens (Lantana Camará), arbusto abundantes nas imediações do rio.Nasce no bairro de Boa Vista de São Caetano e deságua na Praia do Chega Nego,entre o Jardim de Alah e o Jardim dos Namorados,tem 14 quilômetros de extensão é o maior rio de Salvador e compõe a maior bacia hidrográfica da cidade.O seu leito chega a atingir 20 metros de largura ao passar pela Av.ACM,região do outrora Iguatemi.
O trecho do leito original do Rio Camarajipe a partir da região do Iguatemi,conhecido como leito sul,segue para o Rio Vermelho recebendo vários afluentes até se encontrar com o rio Lucaia,que corre pela Av. Vasco da Gama,seguindo juntos até a praia da Mariquita.O segundo curso,a partir do desvio na região do Iguatemi, é o resultado de uma intervenção humana em função dos constantes alagamentos que ocorriam nas áreas mais baixas no bairro do Rio Vermelho,onde Rio Camarajipe originalmente desembocava na praia da Mariquita.Na década de 70 (1970),para resolver esse problema o DNOS (Departamento Nacional de Obras de Saneamento) desviou o curso do Rio,no trecho do Iguatemi (trecho localizado em baixo do atual viaduto Raul Seixas),para o leito do rio Pernambués,mudando o seu curso,beirando a Av. Magalhães Neto e o Parque Costa Azul,e a sua foz para o local atual, na praia do Chega Nego junto ao Jardim de Alah.
O Rio Camarajipe durante a sua trajetória carrega com ele o rio das Tripas (Rotula do Abacaxi),e o rio Campinas (Bonoco).
Salvador já bebeu e também já se banhou em suas águas,assim também como do rio Pituaçu,o rio nasceu rio,limpo,puro,mais ao longo do tempo foi severamente castigado e maltratado,e até o seu verdadeiro nome lembrado por poucos,foi também detratado,erroneamente chamado Camurujpe.(Camurujipe é uma empresa de ônibus).Suas águas tornaram-se turvas,sujas fétidas,o rio totalmente poluído tornou-se um ser morto vivo ao longo do seu curso,e aqueles que o aniquilaram e o detratam,insistentemente tripudiam da sua existência como se o Rio fosse um invasor perverso,nocivo e incomodo que apenas atrapalha a vida da cidade.
Talvez por ignorância confundam o verdadeiro significado de "acidente geográfico",ligando a algo ruim e indesejável.
Enquanto lá fora os rios urbanos estão sendo recuperados,tratados,urbanizados e devolvidos "vivos" para as cidades e seus habitantes,seguindo a tendência de um novo conceito urbano mundial,aqui simplesmente são poluídos,aniquilados,quando não tamponados,são reduzidos a condição de esgotos urbanos a céu aberto.
Porque todo esse desprezo,e abandono com uma fonte de algo tão precioso,que carece de presença e abundância em outras bandas no país?,principalmente na castigada e tórrida região do Nordeste onde a seca com severidade maltrata os seus habitantes,enquanto aqui nos damos ao luxo de sujar,poluir e jogar fora a água que o Rio tanto insiste em nos ofertar de graça,ainda que duramente maltratado e vilipendiado.
Por ainda não aprender a lidar com eles,por ainda não entender a verdadeira importância e o significado dos rios urbanos para a nossa cidade,para o nosso clima,para a nossa qualidade de vida,pagamos um preço caro,e a cada dia que passa aprofundamos mais ainda a nossa divida para com eles,enquanto forem desqualificados e tratados como meros fétidos e desprezíveis esgotos.
O Rio CAMARAJIPE pede SOCORRO,ainda que poluído,sujo,maltratado e desprezado,continua Rio,vertendo água,correndo e indo de encontro ao mar,levando para ele o resultado caudaloso da estupidez "humana",da insensatez,da falta de cuidado,de respeito,de bom senso,que arrasta pelo caminho durante a sua trajetória.O Rio entristecido,"presentea o mar" com o resultado do total desprezo ao meio ambiente e a inercia daqueles que convenientemente lhe viram as costas,pelo simples fato de ser mais fácil por mero comodismo,trata-lo apenas como fétido e despresível esgoto.
CAMARAJIPE,o nome do Rio é....CAMARAJIPE
Pregopontocom 23/02/2017

O homem polui o rio....o rio polui o mar....o mar polui o homem.....o homem polui o rio....

Galeria de fotos - Rio Camarajipe/Salvador Ba.

Rio Camarajipe - Av.ACM
Rio Camarajipe Av.ACM

Rio Camarajipe/Av.ACM
Rio Camarajipe/Av.ACM
















Rio Camarajipe - Av.ACM/Iguateni
Rio Camarajipe - Av.ACM/Iguatemi

Rio Camarajipe - Costa Azul
Rio Camarajipe - Costa Azul
















Rios urbanos despoluídos e urbanizados 

  Rio Cheonggyecheon-Seul/Web

Rio Sena - Paris/Pregopontocom
Rio Rhône - Lyon França/Pregopontocom











VEJA TAMBÉM - Os rios de Salvador não nasceram esgotos

3 comentários:

  1. Olá camaradas, quero falar com o autor da matéria para uma pequena conversa sobre o rio Camarajipe. Vocês tem um endereço de email para enivar cópia a vcs de mensagem que enviei a outros autores que tem matéria e ou projeto envolvendo o rio ? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, VC pode entrar na nossa pagina no FaceBook "Pregopontocom" ou Salvador Sôbre Trilhos (Sobre com acento mesmo) e estaremos a sua disposição para conversas ou troca de informações. Recolocaremos nesta data em nossa pagina "Pregopontocom" a matéria em questão. Agradecemos a sua participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pelo retorno. Não uso frequentemente o FB, mas farei a busca para entrarmos em contato. Lá deixarei email e whats, os quais mais uso. Por força da criação de um podcast e reativação de um blog, passarei a usá-los também. Até mais. Saúde e sorte.

      Excluir

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito