quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Estado reforma prédio que recebeu D. Pedro II em Salvador

Patrimônio Histórico  🏠

O imóvel de 157 anos é tombado desde 2002 como Bem Cultural da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O asilo recebeu a visita de D. Pedro II, na década da inauguração, e ganhou o nome em homenagem à filha do imperador, a princesa Isabel.

Da Redação
foto - Geraldo Moniz
Um dos melhores exemplos de arquitetura civil do século 19, na Bahia, pelo tamanho e qualidade, o edifício do Lar Franciscano Asilo Santa Isabel, no bairro da Saúde, em Salvador, inaugurado no 2º Império brasileiro, em 1860, passa por reformas, com obras sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O imóvel de 157 anos é tombado desde 2002 como Bem Cultural da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O asilo recebeu a visita de D. Pedro II, na década da inauguração, e ganhou o nome em homenagem à filha do imperador, a princesa Isabel.
“O edifício tem escala monumental em estilo neoclássico, com planta do tenente coronel João Bloem, do Corpo de Engenheiros Militares do Império, fachada principal, escadaria e jardins escalonados voltados para a Baixa dos Sapateiros, formando um cenário de magnitude para quem está no Pelourinho”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.
Segundo ele, o asilo possui formato de eixo, de grande rigor formal, com 75 quartos voltados para o exterior e o pátio interno, fora outros cômodos, seis grandes salões e mais de 100 janelas. “A construção do prédio é em alvenaria de tijolo, a escadaria de mármore italiano e o piso do saguão em lioz colorido”.

foto - Geraldo Moniz
Praça Ary Barroso
No local, abaixo da escadaria, está sendo construída a Praça Ary Barroso, mais um espaço de lazer para o Centro Histórico de Salvador, com área de 470 metros quadrados e acesso pela Baixa dos Sapateiros. “Estamos verificando a possibilidade de implantar uma iluminação especial após o término das obras”, informa o diretor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador, da Conder, Maurício Mathias. Ele enfatiza que a reforma integra o trabalho de conservação e manutenção que o órgão realiza na área.
O investimento é de R$ 500 mil para a reforma da fachada, área externa e pintura, com recursos do Tesouro Estadual. O prédio é coberto por quatro lances de telhado de uma só água, que convergem para o pátio onde se encontra uma cisterna. Em 1886, Lopes Rodrigues desenha nova fachada para o edifício e, em 1914, Rossi Batista levanta um frontão com o brasão da Ordem. A construção da escadaria se dá entre 1901 e 1907.
O presidente da Ordem 3ª do São Francisco, proprietária do asilo, Jaime Baleeiro, comemora as obras. “A última reforma aconteceu há mais de 30 anos”. A ideia da Conder é instalar linha contínua de aparelhos na moldura superior da fachada, criando um banho de luz de cima para baixo, valorizando sua arquitetura e minimizando a entrada de luz na área interna. Mais informações sobre a intervenção no imóvel estão disponíveis no site Centro Antigo.
Com informações da Secom Ba.  18/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito