PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 29 de outubro de 2016

Ondas invadem Orla do Rio e causam destruição

Meio ambiente

As Ondas atingiram os quiosques e ainda destruíram as proteções laterais e o piso de madeira do Mirante do Leblon, no início da Avenida Niemeyer, que está interditado.Alguns prédios da Orla também tiveram transtornos provocados pela água do mar e areia, comprometendo portões e garagens, que ficaram alagadas.

Sputnik
Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Orla do Rio foi atingida por uma forte ressaca e o mar invadiu o calção da praia do Leblon, na Zona Sul, interditando o tráfego de veículos nas vias próximas ao calçadão. As Ondas atingiram os quiosques e ainda destruíram as proteções laterais e o piso de madeira do Mirante do Leblon, no início da Avenida Niemeyer, que está interditado.
Alguns prédios da Orla também tiveram transtornos provocados pela água do mar e areia, comprometendo portões e garagens, que ficaram alagadas.
A forte ressaca já estava prevista pelo Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil. Segundo o alerta, a previsão era de que a partir das 22h de sexta (28) até às 10h de segunda-feira (31), o litoral do Rio até a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos apresentaria ondas de até 4 metros.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio também informou que a Ciclovia Tim Maia está interditada, no trecho entre São Conrado, na Zona Sul e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste desde às 22h30 de sexta-feira (28). A medida de segurança faz parte do protocolo adotado pela Prefeitura após o acidente em abril deste ano, quando parte da ciclovia despencou devido a ressaca, causando a morte de duas pessoas.
O Centro de Operações da prefeitura do Rio recomenda que, durante o período da ressaca, a população evite o banho de mar nas áreas onde as ondas estejam muito fortes, bem como a prática de esportes no mar.
A Prefeitura também orienta que a população evita ficar em mirantes na orla e em locais próximos ao mar, além de trafegar de bicicleta pela Orla, caso as ondas voltem a atingir a ciclovia. O alerta é estendido ainda para que os pescadores não naveguem durante o período de ressaca.
Equipes da Comlurb, com cerca de 200 garis, atuam no Leblon e no início da Barra e do Pontal, no Recreio na limpeza e retirada do grande acúmulo de areia levada pela ressaca, que se deslocou para as pistas da Orla nesses bairros.
Fonte - Sputnik  29/10/2016

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Antártida terá maior reserva de conservação marinha do planeta

Internacional

A maior área de proteção marinha do mundo, localizada no Mar de Ross, vai limitar ou proibir totalmente algumas atividades para atender a conservação específica, a proteção do habitat, o monitoramento de ecossistemas e o manejo de pesca. Em 72% da área de proteção haverá uma zona de proibição total de pesca, enquanto outras áreas vão permitir a captura de alguns peixes para investigação científica.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Arquivo/Ana Nascimento/Agência Brasil
A partir de dezembro de 2017, uma área de 1,55 milhão de quilômetros quadrados na Antártida terá proteção especial para a conservação da vida marinha. A decisão foi tomada, em uma reunião na Austrália, pelos países que integram a Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártida, da qual o Brasil faz parte. Todos os países-membros da comissão concordaram com a proposta, feita pelos Estados Unidos e pela Nova Zelândia.
A maior área de proteção marinha do mundo, localizada no Mar de Ross, vai limitar ou proibir totalmente algumas atividades para atender a conservação específica, a proteção do habitat, o monitoramento de ecossistemas e o manejo de pesca. Em 72% da área de proteção haverá uma zona de proibição total de pesca, enquanto outras áreas vão permitir a captura de alguns peixes para investigação científica.
O secretário-executivo da comissão, Andrew Wright, lembrou que a decisão levou vários anos para ser tomada. “Alguns detalhes sobre a área de proteção ainda estão sendo finalizados, mas não há dúvidas sobre o estabelecimento da zona protegida e estamos incrivelmente orgulhosos de ter chegado a este ponto", disse Wright.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse, em nota, que a aprovação da proposta foi um progresso extraordinário e que não aconteceu por acaso, mas “graças a muitos anos de persistentes estudos, intensas negociações e diplomacia baseada em princípios. Aconteceu porque nossas nações entenderem a responsabilidades que partilhamos para proteger esse lugar único para as futuras gerações”, disse.
A Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártida foi estabelecida por um acordo internacional em 1982, com o objetivo de promover a conservação da vida marinha no continente. Além da União Europeia, 24 países fazem parte da comissão: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, República da Coreia, Namíbia, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai.
Fonte - Agência Brasil  28102016

Governador da Bahia anuncia elaboração de projeto para teleféricos em Salvador

Mobilidade

Anunciado em Paris pelo governador da Bahia,Rui Costa, a captação de 470 mil euros para o estudo e elaboração de projeto para instalação de teleféricos ligando alguns bairros de Salvador às estações de metrô.O recurso será financiado pelo Fundo de Estudos e Ajuda ao Setor Privado (FASEP), um instrumento financeiro do governo francês de ajuda a projetos

Da Redação
foto - Secom
O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira, em Paris, a captação de 470 mil euros para o estudo e elaboração de projeto para instalação de teleféricos ligando alguns bairros de Salvador às estações de metrô. A decisão saiu após encontro do governador com os dirigentes do Egis Group, grupo internacional de consultoria, engenharia, estruturação de projetos e serviços de operação. "Continuo trabalhando para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana de Salvador e toda a região metropolitana”, disse Rui.
O recurso será financiado pelo Fundo de Estudos e Ajuda ao Setor Privado (FASEP), um instrumento financeiro do governo francês de ajuda a projetos. As quatro linhas de teleféricos estarão nas estações de metrô Bom Juá, Retiro, Bonocô e outra ligará Detran a Pernambués. A previsão é que os estudos sejam iniciados já em novembro.

Outros projetos
Ainda durante o encontro, Rui Costa apresentou aos membros do Egis Group os projetos da nova rodoviária de Salvador, do Centro de Convenções e do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que atraiu a atenção dos empresários. Após a reunião, o diretor comercial do Egis Group, Bruno Lapeyrie, convidou Rui para conhecer o VLT construído pela empresa em Paris.
Na primeira etapa de implantação em Salvador, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o bairro do Comércio. A segunda etapa de implantação desse sistema se estenderá à Região Metropolitana de Salvador
Com informações da Sedur Ba.  28/10/2016


VEJA TAMBÉM

Desemprego sobe

Economia

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).A população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas

Portogente
foto-ilustração/arquivo
A taxa de desocupação cresceu 0,5 ponto percentual ao passar de 11,3% para 11,8%, entre o trimestre encerrado em junho (abril, maio e junho) e o encerrado em setembro (julho, agosto e setembro) deste ano. Com o resultado, a população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do trimestre encerrado em setembro indicam, em contrapartida, uma ligeira melhora no salário real pago ao trabalhador, embora ele ainda esteja abaixo do valor pago em igual trimestre de 2015.
O Brasil precisa voltar aos trilhos do desenvolvimento, isso só se faz com a correção de atos dos três poderes constituídos, e com a responsabillidade da imprensa brasileira. Jogaram o País numa rota perigosa, agora está difícil sair dela.
Fonte - Portogente 28/10/2016

Circulação de trens em São Paulo teve ao menos 1 falha por dia em 2016

Transportes sobre trilhos

A linha mais afetada foi a 7-Rubi (93), seguida da 11-Coral (42) e da 9-Esmeralda (26). A linha 8-Diamante foi a que concentrou menos ocorrências (19).A principal mudança no serviço é a circulação com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Só neste ano foram 208 casos notificados pelo perfil da CPTM no Twitter. Em outras 18 situações, a circulação dos trens chegou a ser interrompida em trechos ou linhas inteiras.

Metro Jornal - RF
foto-ilustração/arquivo
O passageiro que precisa dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para se deslocar diariamente enfrentou neste ano ao menos uma falha na circulação por dia, provocando atrasos ou mesmo suspensão do serviço por um período – em diferentes linhas.
Levantamento do Metro Jornal considerou somente dias úteis e mostrou 227 alterações no serviço em 207 dias – entre o início do ano e ontem. As paradas por obras nos fins de semana avisadas com antecedência não foram consideradas, porque deram chance ao usuário de se programar.
A linha mais afetada foi a 7-Rubi (93), seguida da 11-Coral (42) e da 9-Esmeralda (26). A linha 8-Diamante foi a que concentrou menos ocorrências (19).
A principal mudança no serviço é a circulação com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Só neste ano foram 208 casos notificados pelo perfil da CPTM no Twitter. Em outras 18 situações, a circulação dos trens chegou a ser interrompida em trechos ou linhas inteiras.
O principal motivo de alteração do sistema são as obras de manutenção, que afetaram 85 vezes a circulação dos trens – nem sempre avisadas aos usuários com antecedência. Depois, vêm ocorrências técnicas, que se referem a falhas de trens, nas vias ou na sinalização, com 45 casos.
Também entre os mais comuns estão os problemas técnicos no sistema de energia – foram 29 casos registrados. Interferências causadas pelo clima, como chuvas e alagamentos, ocorreram 19 vezes. Pessoas na via alteraram a circulação de trens 10 vezes neste ano.

Companhia só conta quando trem para
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afirmou que foram registradas apenas 24 ocorrências notáveis – caracterizadas pela interrupção da circulação dos trens em algum trecho da linha – causadas por agentes externos (como alagamentos) e falhas internas. Sobre a mudança de circulação causada por trabalhos de manutenção, a companhia disse que avisa com antecedência todas as obras que serão realizadas nas linhas.
Fonte - Revista Ferroviária  28/10/2016  

Em resposta a BRT lotado, Bogotá deve investir em Metrô elevado

Mobilidade/Bogotá

Peñalosa de volta a prefeitura deu declarações que “antes era feio, agora é a melhor escolha” sobre a futura rede do transporte sobre tilhos elevados na capital da Colômbia. A fala foi em resposta a uma série de questionamentos de internautas que desenterraram publicações do prefeito, que no passado critica linhas de Metrô em elevado.

Renato Lobo - ViaTrolebus

Projeto do Metrô de Bogotá prevê estações anexas as paradas do Transmilênio, sistema de BRT – Bus Rapid Transit da cidade.
O Metrô de Bogota é alvo de discussões e estudos desde 1950, no momento em que o então prefeito Fernando Mazuera teve a mesma “brilhante” ideia de remover o sistema de bonde, assim como ocorreu em outras cidades, inclusive em São Paulo, e que poderia hoje servir para uma rede de VLTs.
Tempos depois, na década de 90, o ex e atual prefeito Enrique Peñalosa decidiu por construir corredores de ônibus do tipo BRT, como solução mais rápida e barata. Mas a solução era paliativa, e o sistema de ônibus já se encontra em vias de saturação.

Então em 2009, o consórcio espanhol Sener-TMB desenvolveu o primeiro projeto, mas o processo de licitação e construção descarrilou devido a casos de corrupção.
Peñalosa de volta a prefeitura deu declarações que “antes era feio, agora é a melhor escolha” sobre a futura rede do transporte sobre tilhos elevados na capital da Colômbia. A fala foi em resposta a uma série de questionamentos de internautas que desenterraram publicações do prefeito, que no passado critica linhas de Metrô em elevado.
Estima-se que as obras sejam iniciadas em maio de 2018, e os primeiros trens estejam em operação em meados de 2022, em uma linha de 30 km de extensão e 15 estações. O sistema será operada pela empresa estatal Metro de Bogotá SA (BEM SA), e servirá como eixo principal. Já o BRT continuará com sua importância, com estações mais próximas uma das outras, e servirá como alimentador da linha metroviária.
Fonte - ViaTrolebus 27/10/2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Trecho de obras da Linha Azul está em estágio avançado

Infraestrutura viária

Corredor de tráfego de aproximadamente 12 km, a Linha Azul foi projetada com o intuito de permitir a ligação direta entre a Orla Marítima (Patamares) e o Subúrbio Ferroviário (Lobato), criando um novo vetor de desenvolvimento, além de viabilizar a integração com o sistema metroviário na linha 2, em fase de implantação na Avenida Paralela.

Da Redação
foto -  Lucas Pondé/Ascom Conder
Após a conclusão da primeira etapa da Linha Azul, com a entrega da Avenida Pinto de Aguiar duplicada, mais um trecho das obras realizadas pelo Governo do Estado está em estágio avançado de execução: a interligação com a avenida Gal Costa, que será possível após a construção de quatro túneis (dois túneis duplos) e vias de superfície que permitirão o deslocamento mais rápido entre as duas regiões da cidade.
Nesta quarta-feira (26), foi finalizado o trabalho de perfuração de um destes túneis, localizado ao lado do Estádio de Pituaçu, na área do antigo ginásio da Universidade Católica do Salvador. De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Sérgio Silva, enquanto prosseguem os serviços de perfuração dos outros três túneis - dois deles passam sob a Avenida Paralela -, “já foram iniciados os trabalhos de pavimentação das vias que complementam o novo sistema viário no local”.
Com extensão de 110 metros e três faixas de trânsito, sendo uma delas exclusiva para o transporte coletivo, o túnel, identificado tecnicamente como 4A, é o segundo da Linha Azul com os serviços de perfuração concluídos. Em julho deste ano foi finalizado o mesmo trabalho em um dos dois túneis que integram a Ligação Lobato-Pirajá, na outra extremidade da Linha Azul.

Linha Azul
Corredor de tráfego de aproximadamente 12 km, a Linha Azul foi projetada com o intuito de permitir a ligação direta entre a Orla Marítima (Patamares) e o Subúrbio Ferroviário (Lobato), criando um novo vetor de desenvolvimento, além de viabilizar a integração com o sistema metroviário na linha 2, em fase de implantação na Avenida Paralela.
Além da execução dos serviços de implantação dos seis túneis (quatro que fazem parte da interligação Pinto de Aguiar-Gal Costa e dois da Ligação Lobato-Pirajá), a Linha Azul contará ainda com nove viadutos, ciclovia, sinalização viária, horizontal e vertical, semáforos, urbanização, paisagismo e iluminação pública. O investimento total previsto é da ordem de R$ 647 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, com contrapartida estadual.
Com informações da Secom  Ba.  27/10/2016

Petrobras não está quebrada e tem futuro brilhante

Entrevista

Fernando Siqueira,vice-presidente da Aepet,fala das ótimas perspectivas de produção petrolífera no Brasil e questiona os argumentos que sugerem a quebra da Petrobras.Além de dizer a quem interessa tirar a exclusividade da Petrobras da exploração do pré-sal, ele comenta o panorama mundial e afirma que Brasil, Venezuela, Irã e os Brics (bloco econômico que reúne Brasil, Rússica, Índica, China e África do Sul) são alvo da mesma estratégia geopolítica dos países desenvolvidos que não possuem reservas de combustível fóssil.

Escrito por Solange Santana - Portogente
Foto - ilustração/arquivo
A defesa do monopólio estatal do petróleo, da Petrobras e de seu corpo técnico são os principais objetivos da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet). Seu vice-presidente, Fernando Siqueira, fala das ótimas perspectivas de produção petrolífera no Brasil e questiona os argumentos que sugerem a quebra da Petrobras. Além de dizer a quem interessa tirar a exclusividade da Petrobras da exploração do pré-sal, ele comenta o panorama mundial e afirma que Brasil, Venezuela, Irã e os Brics (bloco econômico que reúne Brasil, Rússica, Índica, China e África do Sul) são alvo da mesma estratégia geopolítica dos países desenvolvidos que não possuem reservas de combustível fóssil.

Portogente - A Petrobras está quebrada? A situação da empresa é tão caótica em relação às grandes petrolíferas estrangeiras?

Fernando Siqueira - A Petrobras não está quebrada. Ela teve, em 2015, um lucro bruto de R$ 98,5 bilhões e um lucro líquido de R$ 14 bilhões. Mas por exigência da auditora americana PWC (raposa no galinheiro), ela desvalorizou seus ativos em R$ 49 bilhões, gerando um falso rombo de R$ 35 bilhões. As justificativas dessa baixa contábil são as perdas com a queda do preço do petróleo, mas a Exxon/Mobil, por exemplo, não fez nada disso. A Shell tem uma dívida igual à da Petrobrás, mas tem reservas cinco vezes menores. A Petrobrás já descobriu 50 bilhões de barris nos campos de Tupi, Iara, Búzios, Carcará e outros. A Shell tem reservas de cerca de 10 bilhões de barri, apenas. A Petrobrás está melhor do que todas as empresas do cartel. Tem mais reservas e melhor tecnologia do que elas.

Portogente - Quais as perspectivas do Brasil na produção de petróleo?
Fernando Siqueira - São as melhores. O instituto de Geologia da Uerj prevê que a reserva do pré-sal pode se situar entre 178 e 280 bilhões de barris (segunda ou terceira do mundo). A Petrobras já descobriu cerca de 50 bilhões de barris dessas reservas; produz cerca de 1,5 milhão de barris equivalentes por dia (óleo + gás) no pré-sal. Em 2015, ela ganhou, pela terceira vez - fato inédito entre as petroleiras mundiais - o prêmio máximo da indústria do petróleo pelo seu domínio da tecnologia em águas ultra profundas, aplicada no pré-sal; o custo total de produção no pré-sal, incluindo impostos royalties, amortizações e outros, caiu de US$ 40 por barril, em 2013, para US$ 20 em maio de 2016. No mesmo período, o custo de extração (considerando a infraestrutura toda montada e abstraindo dos custos externos), caiu para US$ 7,50 por barril. Ambos os custos continuam caindo em face do conhecimento técnico da Petrobras e da produtividade do pré-sal.

Portogente - Há semelhanças entre o Brasil e a Venezuela na geopolítica mundial do petróleo?
Fernando Siqueira - Podemos dizer que há muitas. A Venezuela tem a maior reserva do planeta e fica fora da zona conflituosa do Oriente Médio; o Brasil tem a segunda ou terceira reserva do mundo e fica também na América Latina.
Os países desenvolvidos têm uma brutal insegurança energética devido à alta dependência do petróleo e por não possuírem reservas. Querem as nossas, pagando barato.
Na década de 1990, os EUA, junto com a Arábia Saudita, derrubaram o preço do petróleo para US$ 13 dólares e desmontaram a União Soviética, cuja renda tem 50% de sua origem no petróleo e estava dominando a Europa, dependente do seu petróleo e gás. Agora estão repetindo essa estratégia, pois os BRICS, que têm na Rússia o principal suporte tecnológico, são uma ameaça à hegemonia americana: criaram um banco de desenvolvimento com um fundo de US$ 100 bilhões e pretendem criar uma moeda alternativa ao dólar. Mortal para os EUA. Sadham foi assassinado por isto. A Arábia Saudita, aliada aos EUA, não reduziu sua produção conforme solicitado pelos parceiros da OPEP. Em vez disso, aumentou-a em 1 milhão de barris por dia e fez com que o petróleo caísse de US$ 115 para US$ 45 por barril. Com isto, Rússia, Venezuela e Irã se enfraqueceram economicamente. Além disto, o pré-sal deixou de ser o grande trunfo que o Brasil tem para deixar de ser o eterno país do futuro, segundo uma campanha insidiosa da mídia, que faz o jogo do mercado e engana os brasileiros. E minou economia da Petrobras que está sendo desmantelada pelo senhor Pedro Parente através da venda de ativos estratégicos.
Intensa campanha foi deflagrada para mudar o marco regulatório que resgatava o interesse do País em detrimento da lei de concessão que dá todo o petróleo para quem produz, gerando "o pior contrato de concessão do planeta". Aproveitaram as denúncias da lava-jato e passaram a defender a privatização "para eliminar a corrupção do petrolão. Irônico, porque as empresas capazes de produzir o pré-sal são as empresas do cartel internacional, que são as mais corruptas e mais corruptoras do mundo: derrubam, matam ou prendem lideranças que nacionalizaram petróleo: Mohamed Mossadeg, no Irã, Enrico Mattei, na Itália; e Jaime Roldós (Equador), são exemplos antigos. Sadham Hussein e Muamar Kadafi são exemplos recentes dessa ação predatória. Conforme mostrou o Widileaks, eles atuam dentro do Congresso.
Portanto, Brasil, Venezuela, Irã, Rússia (e os BRICS) são alvo da mesma estratégia geopolítica dos países hegemônicos petróleo- dependentes. Derrubaram Dilma Rousseff não pelos seus grandes erros, mas pelos seus acertos em defesa do Brasil. Estão sabotando o Maduro o tempo todo.

Portogente - A Petrobrás não tem condições técnicas e econômicas de explorar o pré-sal?
Fernando Siqueira - Falácia gigantesca. A Petrobras tem mais condição do que qualquer outra empresa do setor para produzir o pré-sal, tecnologicamente falando. Economicamente também a empresa tem condições excepcionais, pois tem reservas, já descobertas, de cerca de 50 bilhões de barris. A US$ 50 por barril são US$ 2,5 trilhões. O custo total de produção, como já dito, é de US$ 20 por barril. Por outro lado, a dívida líquida da empresa é da ordem de US$ 90 bilhões, irrisória diante do grande patrimônio da Companhia. Vale lembrar que a Shell perfurou o campo de Libra até 3990m e o devolveu à ANP como subcomercial. A Petrobras perfurou Libra e achou o maior campo do mundo. Se não fosse a Petrobras, Libra e o pré-sal não teriam sido descobertos.

Portogente - Por que o governo Temer e seus aliados no Congresso defendem a entrega das nossas reservas na camada pré-sal?
Fernando Siqueira - O golpe dado no País, reconhecido até pelo Papa Francisco, foi para colocar no Governo os vendilhões da Pátria. A maioria deles envolvidos e citados na Lava-jato. O programa do PMDB "A Ponte para o futuro(...dos EUA)" prevê isto. O Serra, segundo o Wikileaks, prometeu à Chevron que, se eleito presidente, derrubaria a Lei de Partilha. Eleito senador fez o projeto PLS 131, ou 4567 na Câmara, que tira a Petrobras do Pré-sal; Temer colocou na Petrobras o Pedro Parente, que no período 1999 a 2003, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, participou de um trabalho de desmonte da Companhia para desnacionalizar, chegando a mudar o nome para Petrobrax. Agora está retomando esse projeto, vendendo os ativos mais estratégicos para consumar o trabalho. Vendeu a malha de gasodutos do Sudeste (60% do transporte de gás do país), um monopólio natural, para grupo estrangeiro, Brokfield, formado por fundos especuladores (abutres?) internacionais. A Petrobras será refém deles.

Portogente - A quem interessa que seja sancionado o Projeto de Lei 4567/16, de autoria do então senador José Serra (PSDB), que desobriga a Petrobras de ser a operadora na exploração do pré-sal, no regime de partilha?
Fernando Siqueira - Como mencionado acima, aos países hegemônicos que precisam de petróleo, mormente os EUA, que tem uma reserva de 40 bilhões de barris, incluindo o Shale gás, e consomem cerca de 10 bilhões por ano. E as suas empresas (Anglo-americanas) que formam o cartel internacional do petróleo. Elas já dominaram 90% das reservas mundiais e, hoje, dominam menos de 5%. Precisam de reservas para sobreviver.
Desobrigada, a Petrobras nem participará dos leilões, pois o Sr. Parente vendeu um dos melhores campos do pré-sal, o Carcará, já descoberto, com três poços perfurados e comprovado, o que a Petrobras irá fazer nos novos leilões? Nada. O pré-sal, portanto, irá ficar livre para as empresas internacionais mais corruptas do planeta. Elas terão imensos lucros com o pré-sal. Todos os países que entregaram o seu petróleo para elas estão na miséria – Ângola, Gabão, Nigéria e outros.

Portogente - O que o senhor acha de uma Petrobras 100% estatal?
Fernando Siqueira - Acho que não é bom. Apenas o Governo deve deter a maioria das ações com direito a voto. A Noruega, que era o segundo país mais pobre da Europa, descobriu o petróleo no Mar do Norte, criou a Statoil, que tem ações no mercado, mas o governo tem maioria, ela trabalhou bem e a Noruega passou a ser o país mais desenvolvido do mundo, o melhor IDH dos últimos cinco anos. Ser 100% estatal gera muita interferência (espúria) dos políticos e do governo. Nossos governantes estão longe de ter credibilidade para isto. Aliás, estive estudando a forma de governo do Brasil. E concluí: não é democracia, pois vivemos as ditaduras da mídia, dos políticos corruptos e da morosidade do Judiciário. Pesquisando no Wikipedia acabei achando o verdadeiro regime político: Plutocleptocracia: Governo de corruptos sustentado pelos ricos do "Mercado". Segundo o americano John Perkins, (ver no Youtube) o mercado é a corporatocracia americana, ou seja, o complexo financeiro/petroleiro/armamentista/CIA. Eles, coordenados pelo CFR - Conselho de Relações Internacionais, estabelecem a (Des)ordem mundial. A favor deles, claro. Por isto é preciso criar a “Jet Wash” – lava-jato internacional para inibir as compras de líderes nacionais.
Fonte - Portogente  27/10/2016

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Alstom fornecerá 30 trens para o Metrô de Lyon

Transportes sobre trilhos

O material rodante foi encomendado como parte do programa para 2020,Futuro Metro do SYTRAL, que visa aumentar a capacidade das linhas de metro A, B e D da cidade.Espera-se que as primeiras quatro composições devam entrar em operação em 2019 na Linha B.

Da Redação
Railway Gazette
A administradora de transporte Lyon SYTRAL assinou com Alstom um contrato de 140 milhões € para fornecer 30 trens para o metrô Lyon. O contrato anunciado em 26 de Outubro inclui até opções para  mais 18 trens.
O material rodante foi encomendado como parte do programa para 2020,Futuro Metro do SYTRAL, que visa aumentar a capacidade das linhas de metro A, B e D da cidade.Espera-se que as primeiras quatro composições devam entrar em operação em 2019 na Linha B.Cada composição com pneus terá 36 m de comprimento com capacidade para 325 passageiros, a 4 / m 2 .
O sistema de travagem será totalmente elétrico,em vez de eletro/mecânico. Alstom espera com isso reduzir substancialmente os custos,aumentando a quantidade de energia regenerada enquanto também reduz os requisitos de manutenção.
Todas as plantas da Alstom situadas em Valenciennes, Saint-Ouen, Ornans, Le Creusot,Tarbes e Villeurbanne estarão envolvidos no fornecimento dos trens.
Com informações da Railway Gazette  26/10/2016

Europa planeja mobilidade do futuro. Sem combustíveis fósseis

Sustentabilidade

O Partido Verde alemão defende que já a partir de 2030 os veículos a gasolina e diesel sejam proibidos no país.Moção a esse respeito será apresentada na convenção partidária de novembro.Recentemente o Bundesrat (conselho federal, espécie de segunda câmara do Legislativo alemão) aprovou um documento suprapartidário, em que os parlamentares solicitam à Comissão Europeia que verifique a possibilidade de fomentar a mobilidade livre de emissões de gases-estufa, a partir de 2030. 

Deutsche Welle
credito/reprodução
Com a liderança da Alemanha, a Europa vive hoje um forte movimento político para banir os veículos a gasolina e diesel em favor dos elétricos e híbridos. O Partido Verde alemão defende que já a partir de 2030 os veículos a gasolina e diesel sejam proibidos no país. Moção a esse respeito será apresentada na convenção partidária de novembro.
Recentemente o Bundesrat (conselho federal, espécie de segunda câmara do Legislativo alemão) aprovou um documento suprapartidário, em que os parlamentares solicitam à Comissão Europeia que verifique a possibilidade de fomentar a mobilidade livre de emissões de gases-estufa, a partir de 2030. Tudo por meio de impostos e taxas.
Nos EUA também se discute o banimento dos motores a combustão, mas até o momento o debate não ganhou grande amplitude pública. No país de tradição liberal e altamente dependente dos automóveis, os políticos tendem a evitar exigências impopulares desse tipo.
Tradicionalmente, a técnica diesel - especialmente crítica, do ponto de vista ambiental - só tem papel secundário nos EUA. Tal situação deverá se manter, após o escândalo de emissões da Volkswagen e com o endurecimento dos regulamentos referentes ao óxido nítrico.

China: combate ao smog
No maior mercado automobilístico do mundo, não há uma proibição direta dos motores a combustão, mas o governo da China vem empregando meios políticos para que os carros a gasolina desapareçam gradativamente das metrópoles.
Na capital Pequim, por exemplo, em que há mais de 6 milhões de automóveis, as licenças para novos veículos só são concedidas por sorteio, com uma probabilidade de 5% de se obter uma delas. Quem compra um carro elétrico, por outro lado, fica liberado desse procedimento, além de se beneficiar de substanciais subsídios estatais.
A China tem pressa em livrar suas metrópoles dos gases de escapamento, em parte responsáveis pelo crônico smog ("névoa enfumaçada" decorrente da poluição, formada por óxidos nítricos e sulfúricos, ozônio e micropartículas, entre outros componentes). Calcula-se que até 2020 serão vendidos 5 milhões de carros elétricos no país.

Japão: menor consumo de gasolina com híbridos
No Japão, há tempos o óleo diesel é desprezado, na condição de combustível altamente poluidor. Numa medida pioneira, já na virada do século 20 para o 21, Tóquio baniu todos os utilitários "sujos" a diesel: só aqueles conformes com normas de emissão estritas podem trafegar na capital.
O país insular, pobre de matérias-primas e dependente de importações de petróleo, vem empregando combustíveis alternativos há bastante tempo. Em 1995 a Toyota já colocava no mercado o primeiro automóvel híbrido produzido em massa: duas décadas mais tarde há 8 milhões deles nas ruas japonesas. A empresa estima que isso equivalha a uma economia de 22 bilhões de litros de gasolina.

Noruega: até 2025, só não poluentes
Na Europa, a Noruega tem papel pioneiro no combate aos gases causadores do efeito estufa. A partir de 2025, só deverão ser concedidas novas licenças para automóveis não emissores dos agentes poluentes.
No entanto, corre séria controvérsia sobre como alcançar esse objetivo: em vez de se proibirem os veículos movidos a diesel e gasolina, a ideia é desencorajar o uso de motores a combustão. Como primeiro passo, em outubro de 2016 o governo anunciou um aumento de até 0,04 euro por litro nos impostos sobre óleo mineral e combustíveis. Críticos duvidam que a medida baste para impulsionar a revolução verde no país escandinavo.

Reino Unido: longe de ideal
A mídia britânica acompanha com um misto de admiração e espanto incrédulo os avanços noruegueses e alemães no campo da mobilidade sem emissões poluentes. Pelo menos em Londres, é intenso o debate sobre a poluição atmosférica crescente.
Em meados de 2016, o prefeito londrino, Sadiq Khan, anunciou a introdução de um pedágio de emissões para os automóveis mais antigos, no centro da metrópole. O Institute for Public Policy Research reivindicou até mesmo a proibição radical de veículos a diesel na capital inglesa.

França: Paris sem carros antigos
Também da capital francesa deverão ser gradualmente banidos os automóveis mais antigos, mas a discussão ainda não alcançou nível nacional. Desde 2015 a França vem adotando medidas para neutralizar as vantagens fiscais para os veículos a diesel.
A ministra da Energia e Meio Ambiente, Ségolène Royal, anunciou que, a partir de 2017, os descontos de impostos para esses automóveis nas frotas das empresas serão estendidas aos movidos a gasolina, que não teriam motivo para ser colocados em desvantagem.

Itália: carros elétricos em discussão
Na Itália não há, no momento, nenhum debate mais amplo sobre o eventual banimento dos carros a gasolina e diesel. A discussão se concentra, principalmente, em como tornar os elétricos mais atraentes e em reduzir o total de veículos em circulação nas metrópoles.

Holanda: fim da gasolina e diesel
Segundo moção aprovada pelo Parlamento holandês no início de 2016, dentro de dez anos só se concederiam novas licenças a veículos movidos a eletricidade, com uma redução paralela dos a gasolina e diesel, em estágios consecutivos. No entanto o governo considera essa sugestão pouco realista, estabelecendo, em vez disso, um prazo até 2035.
Fonte - Mobilize  26/10/2016

Concha Acústica recebe o concerto Pérolas Mistas em novembro

Arte&Cultura

Com influências que passam por importantes músicas da década de 1970, o concerto é composto pelos solistas Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Elen Oléria e Larissa Luz, regidos pelo Maestro Angelo Rafael e um trio de alabês. O concerto Pérolas Mistas 2016 tem patrocínio Governo do Estado, por meio do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura (Secult).

Da Redação
foto - ilustração/Manu Dias Gov.Ba
Nos dias 5 e 6 de novembro, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) receberá o concerto Pérolas Mistas, a partir das 19h. O projeto traz a música de matriz africana representada pelos blocos afros e afoxés, que fortalecem e mostram a relevância da música ancestral da Bahia, unida à clássica execução da Orquestra de Câmara de Salvador. Com influências que passam por importantes músicas da década de 1970, o concerto é composto pelos solistas Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Elen Oléria e Larissa Luz, regidos pelo Maestro Angelo Rafael e um trio de alabês. O concerto Pérolas Mistas 2016 tem patrocínio Governo do Estado, por meio do Fazcultura, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura (Secult).
Além da música como elemento central, o concerto procura primar por elementos cenográficos, iluminação e figurinos apropriados à estética que traduz as origens da narrativa musical. A performance e movimentação dos artistas em cena, expressa por movimentos presentes nas tradicionais danças afros, é um verdadeiro espetáculo de rara beleza, revelando aspectos genuínos da cultura afro-brasileira.
Com conceito geral de Carlinhos Brown, roteiro artístico do mesmo em parceria com Elisio Lopes Junior, o concerto teve sua primeira edição com a apresentação e regência do maestro Ângelo Rafael. A proposta do espetáculo, segundo o maestro, é fazer uma viagem pela música afro-baiana definindo como ‘Um caleidoscópio musical’. Para o maestro, o concerto é uma grande homenagem à música ancestral. A execução das canções tocadas em terreiros que integram o imaginário da cultura baiana de raiz é uma grande oportunidade de contribuir com a cultura afro-brasileira e sua perpetuação entre as mais diversas gerações.

Fazcultura
Parceria entre a Secult e a Sefaz, o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Com informações da Secom Ba.  26/102016

Movimento Passe Livre protesta em SP por transporte público gratuito

Transportes

O ato foi convocado pelas redes sociais e os manifestantes se concentraram por volta das 17h no Theatro Municipal, no centro da capital paulista, de onde seguiram até a Câmara Municipal da cidade.O Movimento Passe Livre argumenta que o transporte público “é um direito de todas e todos e não pode ser só um privilégio dos que podem pagar”.

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
Um protesto realizado hoje (26) pelo Movimento Passe Livre pediu a gratuidade no transporte público coletivo em São Paulo. O ato foi convocado pelas redes sociais e os manifestantes se concentraram por volta das 17h no Theatro Municipal, no centro da capital paulista, de onde seguiram até a Câmara Municipal da cidade.
A Polícia Militar acompanhou o percurso do trajeto, que ocorreu de forma pacífica até a chegada à Câmara.
O Movimento Passe Livre argumenta que o transporte público “é um direito de todas e todos e não pode ser só um privilégio dos que podem pagar”.
“A cada novo aumento, mais gente não pode circular pela cidade, o que impede que as pessoas tenham acesso a outros direitos, como saúde, educação, lazer etc”, disse o movimento na convocação do protesto.
Na frente da Câmara Municipal, os manifestantes fizeram discursos pedindo o fim da cobrança de tarifa no transporte público e incendiaram catracas feitas com papelão sob gritos de “Queima Catraca” e “Não tem tarifa”. Uma imensa faixa com a frase “Por uma Vida sem Catracas” foi estendida no chão. Nas paredes próximas ao prédio, foram projetadas mensagens contra a cobrança de passagens no transporte público.
Fonte - Agência Brasil  26/10/2016

O rotundo: basta!

Ponto de Vista

A recessão, com seus efeitos maléficos, castiga e impõe dificuldades inauditas às campanhas salariais. O desemprego amedronta e o patronato se aproveita disso para negociar sob condições draconianas, quando o faz.Tem crescido o número de acordos em que não se consegue repor a inflação e alguns dirigentes, desatentos às aflições de sua base, aceitam sem constrangimento reajustes sem ganho real.

Por João Guilherme Vargas Netto - Portogente
João Guilerme Vargas Netto/Portogente
Estamos vivendo uma fase difícil para os trabalhadores e para o movimento sindical, acossados entre a recessão e os ataques a seus direitos.
A recessão, com seus efeitos maléficos, castiga e impõe dificuldades inauditas às campanhas salariais. O desemprego amedronta e o patronato se aproveita disso para negociar sob condições draconianas, quando o faz.
Tem crescido o número de acordos em que não se consegue repor a inflação e alguns dirigentes, desatentos às aflições de sua base, aceitam sem constrangimento reajustes sem ganho real.

Arrocho é o nome da conjuntura econômica.
Como se não bastasse, crescem os ataques judiciais e políticos aos direitos e conquistas, como se houvesse uma conspiração do mal contra os trabalhadores.
Executivo, Legislativo e Judiciário se esmeram em desfechar golpes poderosos, todos eles concertados em uma única direção e com um só propósito: espoliar os trabalhadores de seus direitos e pressioná-los para aceitar passivamente este estado de coisas.
Com muita dificuldade as direções sindicais responsáveis têm persistido na busca da unidade de ação para a resistência, enfrentando o voluntarismo inconsequente de alguns e a capitulação envergonhada (ou despudorada) de outros. Várias mobilizações estão sendo programadas, mas o ritmo frenético de suas convocatórias (encavalando umas contra as outras), mesmo que dê a impressão de ativismo, não consegue sensibilizar a base e demonstrar força para eventuais negociações.
Como acontece com os rabos dos cavalos é necessário crescer para baixo, para a base dos trabalhadores. Essa estratégia, onde se conjugam a unidade de ação, os esforços mobilizatórios de categorias específicas, as campanhas salariais, a resistência às agressões judiciais e políticas e a busca de alternativas à recessão, somente será vitoriosa se e quando o conjunto dos trabalhadores gritar o seu rotundo: basta!
*João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  26/10/2016

Acesso para a Paralela é interditado para remoção de passarela do Salvador Shopping

Trânsito

O acesso a Av. Paralela será interditado para remoção de peça da antiga passarela do Salvador Shopping,no sentido da Av. Tancredo Neves/Av.Paralela, nas madrugadas dos dias (26) e 27, sempre entre 00h e 05h

Da Redação
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia e o Consórcio Mobilidade Bahia informam que, para remoção de peça da antiga passarela do Salvador Shopping, realizarão a interdição de um trecho da Av. Tancredo Neves, no sentido Paralela, nas madrugadas dos dias (26) e 27, sempre entre 00h e 05h. O bloqueio será colocado pouco antes do Makro, o que provocará o desvio dos veículos para a Rua Marcos Freire, de onde poderão seguir pela Avenida Tancredo Neves até alcançar a Paralela (nas proximidades do Salvador Shopping).
Com informações da CCR Metrô Bahia  25/10/2016

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Restauração florestal oferece importante contribuição para a regeneração da natureza

Meio ambiente

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) acredita que uma das soluções está na restauração florestal, mas para seu sucesso, é necessário contribuir para o retorno da biodiversidade as áreas restauradas, para a qualidade do solo e para o manejo sustentável das propriedades – desde que aprovado pelo Código Florestal na região onde a atividade acontecerá.

Revista Amazônia
RA
O Brasil tem até 2030 para restaurar 12 milhões de hectares de florestas para cumprir parte da meta assumida no Acordo de Paris, durante a COP21, de reduzir 43% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) nos próximos 14 anos. A Fundação Espaço ECO® (FEE®) acredita que uma das soluções está na restauração florestal, mas para seu sucesso, é necessário contribuir para o retorno da biodiversidade as áreas restauradas, para a qualidade do solo e para o manejo sustentável das propriedades – desde que aprovado pelo Código Florestal na região onde a atividade acontecerá.
Embora as árvores sejam o elemento que define a fisionomia de uma floresta, outras formas de vida como ervas, cipós e epífitas, fazem parte deste ecossistema tão complexo. Plantar árvores é o primeiro passo para se restabelecer a estrutura de uma floresta. “Se não houver regeneração natural de árvores e destas outras formas de vida na área restaurada, o restabelecimento das interações entre fauna e flora e até mesmo a perpetuação a longo prazo deste ambiente pode ficar comprometida. Com o passar dos anos e à medida que a influência humana aumentou, algumas áreas perderam seu potencial de regeneração. Precisamos mudar o cenário e contribuir ainda mais para a conservação das florestas”, afirma Tiago Egydio, consultor em Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO® (FEE®).
Na prática, o sucesso das ações de restauração está associado ao aproveitamento do potencial de auto regeneração de onde se pretende restaurar. É preciso realizar um diagnóstico para conhecer este potencial e somente após esta avaliação deve ser decidida qual metodologia é a mais adequada para restaurar determinada área. Escolher a metodologia de restauração correta é importante, pois, esta visa romper as barreiras que impedem a recuperação da área.
Em áreas onde o potencial de auto recuperação é baixo, se faz necessário introduzir, por meio do plantio de mudas ou sementes, as espécies pretendidas para colonizar o espaço. Onde este potencial é alto, as metodologias de restauração devem priorizar a regeneração já existente no local e em práticas como a condução da regeneração, que visa estimular o desenvolvimento dos indivíduos regenerantes já existentes, como por exemplo, pela adubação e coroamento. Outra possibilidade é pela nucleação, que visa proteger e isolar uma área específica, fazendo o controle dos fatores que impedem a sua regeneração, introduzindo elementos, como sementes, poleiros e até refúgios para animais, que atraem outras espécies que dispersam sementes de outras localidades, criando condições para que novas populações regenerem na área.
“Por isso é fundamental que o responsável pelo projeto tenha conhecimento sobre estas técnicas. Hoje o plantio de mudas é a mais difundida por conta da quantidade de viveiros existentes e pela maior demanda de restauração estar em localidades com baixo potencial de regeneração. Contudo, esta prática necessita de intenso acompanhamento e existe um custo relativamente elevado”, informa Tiago Egydio.
Um exemplo de iniciativa de restauração que apresentou retorno de biodiversidade em uma Área de Preservação Permanente (APP) restaurada é o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®. Três propriedades rurais localizadas nos municípios de Araraquara, Bebedouro e Nuporanga (SP), que contaram com apoio da iniciativa registraram 52 espécies de abelhas e 178 espécies de pássaros. O número de espécies registradas é bastante significativo para áreas restauradas, considerando-se que existem cerca de 750 espécies de abelhas e 792 de aves registradas em todo o estado de São Paulo.
“Nos próximos anos o Brasil terá um enorme desafio, mas temos diversas possibilidades e conhecimento para isso. Basta ter o cuidado necessário sobre os participantes em cada projeto e interesse pela qualidade destes projetos de restauração. Estamos falando de algo para toda a sociedade”, conclui o consultor em Conservação Ambiental da FEE®, Tiago Egydio.

Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.
Fonte - Revista Amazônia  25/10/2016

O dia que Cunha salvou a Pátria

Ponto de Vista

O quórum estava obtido e o Governo ia passar o rodo e a PL 4567/2016 seria aprovada.Eis que,de repente,ocorreu o milagre:chegou a notícia de que Eduardo Cunha havia sido preso e isto provocou uma revoada de mais de 150 parlamentares do plenário! Todos atrás dos seus advogados para saber o que fazer e,assim o quórum foi derrubado e a votação não ocorreu.Cunha salvou a Pátria ainda que sem querer.

Por Fernando Siqueira - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Nos dia 18 e 19 deste, estávamos em Brasília tentando minimizar os malefícios do Projeto de Lei do Senador José Serra que tira a Petrobrás do pré-sal. Ele foi aprovado no Senado e está na Câmara sob o número PL 4567/2016, em final de aprovação, ou seja, foi aprovado o projeto, mas estão faltando algumas emendas apresentadas por deputados. Por exemplo, as emendas 1, 3 e 4. Elas estabelecem que áreas estratégicas continuem sob operação pela Petrobrás. As emendas 1 e 3 definem que áreas estratégicas são as que tem reservas acima de 500 milhões de barris e constatamos que elas não teriam chance de aprovação. A emenda 4 prevê que áreas estratégicas seriam as que têm reservas superiores a 1 bilhão de barris. Esta emenda, apresentada pelo deputado Arnaldo Jordy, do PPS – base do Governo – apresentou uma boa chance de ser aprovada.
Assim, passamos a trabalhar na base governista para angariar o apoio à sua aprovação, com boa receptividade. Conversamos com o Deputado Jordy porque fomos informados que uma equipe da Petrobrás o procurara (sob ordens do Parente, “não podemos provar, mas temos convicção”) para dizer que a emenda dele era tecnicamente falha. Informamos a ele que a emenda era boa, que não tinha falha técnica e que a Associação dos Engenheiros da Petrobrás a apoiava. Ele nos pediu uma nota técnica que afirmasse isto e imediatamente preparamos, tendo ele divulgado para a imprensa, além de nos pedir que contactasse nossos aliados para apoiar a emendas. Falamos com a FUP e esclarecemos que a emenda tinha duas vantagens importantes: 1) faria o projeto voltar para o Senado; 2) faria com que a ANP avaliasse as áreas antes de fazer leilões. Falamos também com os demais aliados da oposição, que ficaram convencidos – “é para atenuar o dano”, resumiu o Chico Alencar.
Mais tarde fomos à liderança do Governo para buscar convencê-los de que a emenda iria tirar do Governo a pecha de entreguista deslavado e responsável por um dos maiores danos à Soberania Nacional. O Chefe de Gabinete nos disse: “acho até que vocês estão certos, mas chegaram tarde. Acabei de enviar um email-circular convocando todos os membros da base para votar e derrubar a emenda. Ordens do Governo”.
Saímos correndo para a liderança da minoria para deslanchar um plano de obstrução e tentar evitar a votação. Enquanto conversávamos, ele verificava o quórum. De repente, disse: “Ferrou, o quórum está obtido e o Governo vai passar o rodo. Vamos tentar obstruir, mas não vai ser fácil”. Ficamos um pouco chateados, mas procuramos levantar o moral, dizendo: aceitar a derrota faz parte do jogo, mas desistir nunca!
Eis que, de repente, ocorreu o milagre: chegou a notícia de que Eduardo Cunha havia sido preso e isto provocou uma revoada de mais de 150 parlamentares do plenário! Todos atrás dos seus advogados para saber o que fazer e, assim o quórum foi derrubado e a votação não ocorreu. Cunha salvou a Pátria, involuntariamente, claro.
No Japão, o presidente, Temerariamente, antecipou sua volta ao Brasil.
*Fernando Siqueira é vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet)
Fonte - Portogente  25/10/2016

Retorno na BR-324 será interditado a partir desta quinta-feira(27)

Infraestrutura

Retorno na BR-324 será interditado a partir desta quinta-feira (27)  em decorrência das obras de implantação do viaduto de interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a rodovia federal.

Da Redação
foto - divulgação
A CONDER,Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia,e a Via Bahia, concessionária que administra a Rodovia Engº Vasco Filho (BR-324), informam aos usuários que o retorno do Km-523 (sentido Feira de Santana) será interditado a partir desta quinta-feira (27), em decorrência das obras de implantação do viaduto de interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a rodovia federal.
O usuário terá como opção o retorno próximo ao acesso ao distrito de Humildes.
Com informações da Secom Ba.  25/10/2016

Multas ficam mais caras a partir da semana que vem

Trânsito

Conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os valores das sanções não eram alterados desde que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entrou em vigor. “Quando os condutores optam por cometer uma infração, eles têm que ser penalizados e isso tem que ter significado. 

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias
foto - ilustração/arquivo
As multas de trânsito ficarão mais caras. O reajuste, de aproximadamente 60%, está previsto na Lei 13.281, publicada em maio de 2016, e passa a valer no dia 1º de novembro. Ss novos valores são os seguintes:
- Leves: passarão de R$ 53,20 para R$ 88,38 (3 pontos);
- Médias: passarão de R$ 85,13 para R$ 130,16 (4 pontos);
- Graves: passarão de R$ 127,69 para R$ 195,23 (5 pontos);
- Gravíssimas: passarão de R$ 191,54 para R$ 293,47 (7 pontos).

Conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os valores das sanções não eram alterados desde que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entrou em vigor. “Quando os condutores optam por cometer uma infração, eles têm que ser penalizados e isso tem que ter significado. Com o passar do tempo, o valor da multa foi perdendo significância quando o condutor o recebia. Ainda que tenha a pontuação – se passar de 20 pontos, se perde o direito de conduzir –, muitos se sentem realmente pressionados quando veem o valor mais elevado”, explica o coordenador de Educação do Denatran, Francisco Garonce.
Além disso, a lei alterou algumas infrações de trânsito, elevando a gravidade da punição. Veja algumas das mudanças:

Celular ao volante: infração gravíssima
Quem falar ao celular ou manusear o equipamento enquanto estiver dirigindo cometerá infração gravíssima, que tem multa de R$ 293,47 e soma 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Até então era infração média, já que era uma prática enquadrada como “dirigir com apenas uma das mãos”.
“O objetivo do legislador ao colocar isso de forma clara é que temos constatado que tem crescido muito o número de acidentes em virtude de as pessoas estarem distraídas manipulando os celulares. São acidentes que poderiam ter sido facilmente evitados”, explica Garonce. “As pessoas precisam se conscientizar de que aquela olhadinha para o celular te tira alguns segundos que podem ser a diferença entre você poder evitar um atropelamento, evitar uma colisão, ou não, porque seus olhos estavam para dentro do carro naquele momento”, reforça.

Estacionamento irregular em vagas reservadas: infração gravíssima
Quem estacionar irregularmente em vagas destinadas a pessoas com deficiência e a idosos também cometerá infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. O veículo também será removido do local. O coordenador de Educação do Denatran esclarece: “para estacionar nessas vagas, o condutor precisa ter uma credencial que o autorize, concedida pelos órgãos de trânsito. Não basta que o indivíduo seja idoso ou uma pessoa com deficiência. A credencial tem que estar no carro e visível ao agente de trânsito”. Até então, essa infração era considerada média.

Excesso de peso: valores determinados
As mudanças também tratam do excesso de carga. Até então, o Código de Trânsito estabelecia um adicional à multa, conforme o peso excedente, em Ufir (Unidade Fiscal de Referência).
Com as alterações, os valores passam a ser especificados em reais, o que facilita o entendimento. Então, o infrator deverá pagar R$ 130,16, por estar cometendo uma infração média, mais a sanção equivalente ao peso da carga excedente:
- R$ 5,32 até 600 kg;
- R$ 10,64 de 601 kg a 800 kg;
- R$ 21,28 de 201 kg a 1.000 kg;
- R$ 31,92 de 1.001 kg a 3.000 kg;
- R$ 42,56 de 3.001 kg a 5.000 kg;
- R$ 53,20 acima de 5.001 kg.

Beber e dirigir: multa pode chegar a quase R$ 6 mil
Com a mudança dos valores das multas, quem beber e dirigir e for flagrado em teste do bafômetro ou se negar a fazer exames para verificar o consumo de álcool e drogas pagará, no mínimo, R$ 2.934,70 (dez vezes mais que o valor da infração gravíssima). Mas se o motorista for reincidente nesse tipo de infração, a sanção dobra, e chega a R$ 5.869,40.
Além disso, o condutor fica com o direito de dirigir suspenso por 12 meses e deverá fazer curso de reciclagem.

Suspensão do direito de dirigir
O novo texto ampliou, ainda, os prazos mínimos de suspensão do direito de dirigir. Por exemplo: o motorista que somar 20 pontos da CNH no período de um ano, ficará de seis meses a um ano sem poder conduzir um veículo; se houver reincidência no período de 12 meses, perderá esse direito por, no mínimo, oito meses e, no máximo, dois anos. Antes, os tempos mínimos eram de um mês; para reincidentes, de seis meses.
Para as infrações que preveem, como punição, a suspensão do direito de dirigir, o prazo será de seis meses a um ano. Se houver reincidência em 12 meses, a suspensão vigorará de oito meses a um ano e meio.
Motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que trabalham com transporte poderão optar por participar de um curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de um ano, atingirem 14 pontos.
Os artigos que tratam desses temas ainda precisarão ser regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Reajustes e publicidade
Outra novidade diz respeito à possibilidade de correção nos valores das multas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), até o limite da variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, no exercício anterior. Mas os novos valores deverão ser divulgados pelo Contran com, no mínimo, 90 dias de antecedência da aplicação.
O texto prevê, também, que o órgão responsável deverá publicar, na internet, a arrecadação anual com multas e a destinação dos recursos.
Fonte - Agência CNT de Notícias 25/10/2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Governador da Bahia viaja à França em busca de investimentos para o Estado

Economia

O governador da Bahia,Rui Costa,chegará à capital francesa na quarta-feira (26) quando se reunirá com empresários do chocolate da Bahia e do exterior para discutir ações voltadas para o setor. Ainda neste mesmo dia, Rui Costa estará na Embaixada do Brasil para participar do evento Divulgação Bahia Destino – Rota do Cacau.

Da Redação
foto- Pedro Moraes/GOVBA
Buscando atrair novos projetos e investimentos para o Estado, o governador Rui Costa viaja nesta semana para a França, onde vai se reunir com empresários da indústria do chocolate e da área do turismo. Um dos compromissos de Rui será uma visita ao Salon du Chocolat Paris, principal evento mundial do setor, que vai reunir 500 expositores da França e de outros países.
O governador chegará à capital francesa na quarta-feira (26) quando se reunirá com empresários do chocolate da Bahia e do exterior para discutir ações voltadas para o setor. Ainda neste mesmo dia, Rui Costa estará na Embaixada do Brasil para participar do evento Divulgação Bahia Destino – Rota do Cacau.
Na quinta-feira (27), o governador se encontra com dirigentes da Egis Group, um grupo internacional de consultoria, engenharia, estruturação de projetos e serviços de operação. Na pauta, está a viabilidade técnico-econômico e ambiental de linhas de teleféricos que funcionarão como ligação entre as estações de Metrô de Salvador e bairros situados nas suas proximidades.
Fazem parte da comitiva do governador o secretário de Turismo, José Alves, o diretor de Promoção Nacional e Internacional da Bahiatursa, Celso Cotrim, e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro.

Salão do Chocolate
O Salon du Chocolat Paris está na programação de sexta-feira (28), último dia da agenda do governador na França. O Salon du Chocolat está na sua 22ª edição e será realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em uma área de 20 mil metros quadrados do centro de exposições de Porte de Varsailles. Entre os expositores franceses e estrangeiros estão chocolatiers, chefes pasticeiros e países produtores de cacau, junto com os maiores cozinheiros, confeiteiros, designers e especialistas.
Rui participa do evento a convite dos expositores brasileiros. Trata-se de uma oportunidade para que a Bahia, principal referência para a produção de cacau do Brasil, possa apresentar todo seu potencial para fabricação de produtos da cadeia do chocolate e outros derivados da planta. Em 2012, Salvador sediou uma edição do evento que é promovido em diferentes países e continentes.
O Salon du Chocolat Paris é o mais importante entre as demais edições do evento realizadas em outros países, pela tradição francesa em relação à fabricação e consumo de chocolate e por ter sido o local inicial de criação do salão. O evento procura estabelecer a ligação entre as diferentes partes que compõem a cadeia produtiva do cacau ao chocolate.

foto -  Pedro Moraes/GOVBA
Revitalização do cacau

Depois de anos de crise e incertezas, a cultura do cacau na Bahia vem encontrando novos caminhos, com destaque para o cultivo orgânico e a produção de chocolates finos. A recuperação do setor é resultado de anos de trabalho dos produtores que contaram com apoio do Governo do Estado, através de ações como a busca por mudas mais resistentes a pragas, desenvolvidas pelo Instituto Biofábrica, gerido pelo Estado e instalado na região sul.
Atualmente, a Bahia é o mais importante produtor nacional de cacau, com grande potencial para exportação. O estado vive momento de retomada da produção e investe cada vez mais em qualidade das amêndoas, matéria-prima que tem atraído chocolateiros da Europa. No segundo semestre de 2015, a Bahia quebrou jejum de 20 anos sem exportar, com envio de 6,4 mil toneladas de amêndoas de cacau, avaliadas em R$ 19,4 milhões, para a Europa, o que deu novo ânimo aos cacauicultores do estado. O Brasil possui 490 mil hectares cultivados com cacaueiros em diferentes regiões, e três principais zonas distintas de produção dos biomas Amazônia e Mata Atlântica, sendo um deles o sul da Bahia.
A Bahia, além de ser o maior produtor nacional, dispõe de condições para o fornecimento de cacau de alta qualidade, inclusive para o mercado voltado a produção de chocolates gourmet. A região produtora, Ilhéus e Itabuna, possui três empresas: Olam, Cargill e Barry Callebault, com capacidade de 250.000 toneladas, produzindo Liquor, Torta e Manteiga, operando em sua plenitude. Já existem mais de 40 empresas produtoras de chocolate que dão ênfase a um mercado de chocolate com maior teor de cacau, segmento que vem crescendo gradativamente.
O Brasil já vende cacau fino para Europa, Estados Unidos, Japão e no mercado interno. Fazendeiros chegam a vender 97% da sua produção como cacau fino a preços especiais. Destaca-se também que indústrias de chocolates renomadas no Brasil e do Japão lançaram marcas de chocolates exclusivas com cacau brasileiro. No caso do Japão, que prioriza o apelo ambiental, uma grande empresa lançou uma linha de chocolate exclusiva com o cacau do Brasil, chamada “ecochoco”.
No mercado brasileiro, indústrias que importavam “cacau de origem” para confecção de chocolates finos, criaram uma linha de produção exclusiva com cacau brasileiro, chamada “chocolate pratigi” e “chocolate serra do conduru”. Na Europa, o cacau brasileiro já entrou na linha de produção de empresas renomadas.

Rota turística do cacau
No sul do estado, principalmente em Ilhéus, estão concentradas as maiores plantações de cacau do país. Muitas das grandes fazendas permitem visitas guiadas, nas quais todo o ciclo do fruto é apresentado ao turista. Conhecido como Rota do Cacau, o tour mostra todo o processo de plantação, coleta e transformação do fruto. No final, é claro, o turista pode degustar os mais variados alimentos derivados do cacau, desde sucos até chocolates caseiros.
Cidades históricas, como Ilhéus, pontuam este roteiro e oferecem, além de ótimos serviços, atrativos que contam a saga da capitania, do cacau, da religiosidade popular, de seu rico folclore e os recantos descritos pelo seu mais ilustre escritor, Jorge Amado, criador de Gabriela.
Com informações da Secom Ba. 24/10/2016

Obras do BRT Transbrasil no Rio estão paralisadas

Transportes

A Secretaria Municipal de Obras afirma que já advertiu o consórcio construtor para retomar as obras. Já o consórcio diz que só deve voltar aos trabalhos após a prefeitura regularizar o reajuste dos contratos.

Renato Lobo - ViaTrolebus 
ViaTrolebus - BRT
As obras do BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, estão paradas. Uma pausa nas construções havia sido feita por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, porém o processo era esperado para ser retomado em setembro.
O corredor exclusivo de ônibus deve correr pela Avenida Brasil, ligando a região de Deodoro até o aeroporto Santos Dumont, com 32 km de extensão e transportar um milhão de passageiros por dia, com 450 veículos articulados. Estão previstos 28 paradas e quatro terminais.
A Secretaria Municipal de Obras afirma que já advertiu o consórcio construtor para retomar as obras. Já o consórcio diz que só deve voltar aos trabalhos após a prefeitura regularizar o reajuste dos contratos.
Algumas construturas chegaram alegar à Associação das Empresas Engenharia do Rio de Janeiro, que a ordem para suspender as obras partiu da prefeitura após o resultado do primeiro turno das eleições. A administração municipal nega. A mesma associação diz que existem atrasos em pagamentos.
Fonte - ViaTrolebus  24/10/2016

Funcionários da Ufba protestam contra PEC-241 em Ondina

Política

O ato é uma adesão a um movimento nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela o investimento em educação e em saúde por 20 anos.

A Tarde
A Tarde
Servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) protestam nesta segunda-feira, 24, em frente ao campus de Ondina, em Salvador. A manifestação impede a entrada de alunos na instituição.
O ato é uma adesão a um movimento nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela o investimento em educação e em saúde por 20 anos.
Os trabalhadores estão em greve por tempo indeterminado. Além deles, um grupo de estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também protestaram na manhã desta segunda contra a PEC 241.
Eles bloquearam a BR-101, que corta a Bahia, com objetos queimados e exibindo faixas contra a proposta, que é analisada no Congresso. A PEC 241 deve ser votada em segundo turno nesta semana na Câmara dos Deputados.
Fonte - A Tarde  24/10/2016

domingo, 23 de outubro de 2016

CRRC está desenvolvendo na China o trem de levitação magnética mais rápido do mundo

Transportes sobre trilhos

Ainda não foram confirmados os prazos desta grande obra tecnológica que está a cargo da CRRC,a empresa estatal chinesa e líder na produção de material ferroviário.No entanto, sabe-se que será criado uma linha com (mínimo) 5 km para testar este comboio.

Engenharia é
Divulgação
Uma empresa chinesa está desenvolvendo um trem de levitação magnética que permitirá atingir uma velocidade de 600 km/h, o que seria mais rápido do que qualquer outro trem.
Um trem de levitação magnética circula sobre uma linha elevada no chão e é propulsionado através de forças repulsivas e atrativas do magnetismo.
Ainda não foram confirmados os prazos desta grande obra tecnológica que está a cargo da CRRC, a empresa estatal chinesa e líder na produção de material ferroviário. No entanto, sabe-se que será criado uma linha com (mínimo) 5 km para testar este comboio.
Nos planos da companhia estão também a pesquisa e o desenvolvimento de trens de alta velocidade de circulação transfronteiriça, que podem atingir 400 quilômetros por hora.
Desde 2016 que, a China é o país com a maior rede ferroviária de alta velocidade do Mundo com mais de 20 mil km de linhas e, o seu 1º comboio Maglev atingiu 100 km/h na cidade de Changsha.
Fonte - Revista Amazônia  23/10/2016

Protesto pede fim da violência contra as mulheres na Avenida Paulista

Direitos Humanos

Com faixas e palavras de ordem, as manifestantes chamaram atenção dos frequentadores da avenida, fechada para carros aos domingos, para o alto número de feminicídios no país.A manifestação foi organizada em solidariedade a mobilização feita na Argentina após o assassinato de Lucia Perez, de 16 anos, em Mar del Plata.

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil
A violência contras mulheres foi alvo de um protesto na tarde de hoje (23) na capital paulista. As militantes se reuniram no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, região central da capital, e seguiram em passeata pela Rua Augusta até a Praça Roosevelt. Com faixas e palavras de ordem, as manifestantes chamaram atenção dos frequentadores da avenida, fechada para carros aos domingos, para o alto número de feminicídios no país.
“Não são crimes passionais. Não são homicídios apenas. São assassinatos que as vítimas sofrem por serem mulheres”, disse a coordenadora de juventude da União Brasileira de Mulheres, Maria das Neves, para explicar a diferença entre um feminicídio e um homicídio comum.
Para combater os assassinatos de mulheres, Maria das Neves defende a divulgação da lei que qualifica o feminicídio como crime hediondo e delegacias da mulher que funcionem 24h. A ativista disse que o Brasil é um dos países com maior número de homicídios praticados especificamente contra mulheres.
Lúcia Perez
A manifestação foi organizada em solidariedade a mobilização feita na Argentina após o assassinato de Lucia Perez, de 16 anos, em Mar del Plata. No dia 8 de outubro, ela foi estuprada, torturada e morta. Os criminosos lavaram o corpo da vítima, a vestiram e tentaram simular uma overdose ao levá-la a um hospital.
Na última quarta-feira (19), na Argentina, milhares de mulheres pararam suas atividades durante uma hora (das 13h às 14h) em uma greve simbólica contra o feminicidio e a violência de gênero e a discriminação contra a mulher no trabalho. No final da tarde, uma multidão, a grande maioria vestida de preto, reuniu-se em frente ao Obelisco – cartão-postal de Buenos Aires - e seguiram em passeata, sob chuva intensa, até a Praça de Maio, em frente ao palácio presidencial.
Apesar do caso ter acontecido no país vizinho, a estudante Manuela Pires, de 14 anos, diz que esse tipo de violência é também recorrente no Brasil. “Eu acho que o perigo e todas essas coisas que a gente está vendo na Argentina, são coisas que acontecem todos os dias na nossa rua, do lado de casa”, disse a jovem, que foi ao ato com as companheiras de um coletivo feminista formado na escola onde estuda.
“A gente está aqui com uma geração de mulheres que está lutando muito para mudar isso, para fazer com que a gente consiga andar por aí de cabeça erguida. Consiga não se intimidar e ter uma irmandade entre todas as mulheres para que todo mundo tenha voz”, disse.

Ranking do feminicídio
Segundo levantamento feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking global de homicídios de mulheres entre os 83 países elencados. Fica atrás de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.
A estimativa feita pelo mapa, com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, alerta para o fato de que a violência doméstica e familiar é a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil. A cada sete homicídios de mulheres, quatro foram praticados por pessoas que tinham relações íntimas de afeto com a vítima.
Conflito
Antes da passeata, as mulheres que participavam do ato trocaram provocações com manifestantes que protestavam em frente ao Masp pedindo a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante alguns minutos, os grupos gritaram palavras de ordem um contra o outro. Policiais militares chegaram a se posicionar entre os dois protestos, mas não houve confusão.
Os manifestantes inflaram dois bonecos gigantes retratando Lula e o presidente do Senado, Renan Calheiros, em roupas de presidiários. Com bandeiras do Brasil e cartazes, os participantes do ato faziam ainda menções de apoio à Operação Lava Jato e ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações em primeira instância. O protesto permaneceu em frente ao Masp.
Fonte - Agência Brasil  23/10/2016