PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 3 de setembro de 2016

VLT do Rio multará passageiros que não pagarem tarifa a partir de segunda (05)

Transportes sobre trilhos

A fiscalização será feita por guardas municipais, que aplicarão a multa. Os agentes da concessionária confirmarão a infração por equipamentos de conferência. Os usuários flagrados serão notificados e autuados, com comprovante entregue na hora.

Gustavo Ribeiro - O Dia
foto - ilustração/arquivo
Começa na segunda-feira a aplicação de multa aos passageiros que não efetuarem o pagamento de tarifa no VLT. Os valores da penalidade, prevista em lei municipal, são de R$ 170 e de R$ 225, em caso de reincidência.
A fiscalização será feita por guardas municipais, que aplicarão a multa. Os agentes da concessionária confirmarão a infração por equipamentos de conferência. Os usuários flagrados serão notificados e autuados, com comprovante entregue na hora.
O governo estadual suspendeu o cadastramento de idosos maiores de 65 anos e de crianças de até 5 anos no Bilhete Único Intermunicipal. A Secretaria de Transportes informou que o objetivo da medida é conter custos de R$ 7,5 milhões ao ano, já que esses públicos têm direito à gratuidade nos transportes, que será mantida.
Segundo a secretaria, a suspensão também visa a impedir o uso indevido do benefício. A base atual de cadastros será reavaliada e os benefícios já existentes serão cancelados em data a ser divulgada na próxima semana. A medida foi decretada na última quinta-feira.
Fonte - O Dia  03/09/2016

Táxi sem motorista

Ponto de Vista

Parece não restar dúvida que em breve os veículos auto-dirigíveis vão invadir ruas e as estradas do Planeta.Enquanto taxistas em várias partes do mundo lutam - alguns extrapolando as regras civilizacionais - contra a atividade do Uber,no transporte de passageiros na cidade por carros particulares,o automóvel robô penetra nesse secular mercado de trabalho de tantas histórias

Portogente
Portogente
Está anunciado táxi sem motorista nas cidades. Uma startup sediada em Massachusetts, Cambridge, NuTonomy está lançando um serviço de passeio de autocondução em Singapura. Um movimento que destaca a tendência de grandes empreendedores investindo nos veículos autônomos.
Enquanto taxistas em várias partes do mundo lutam - alguns extrapolando as regras civilizacionais - contra a atividade do Uber, no transporte de passageiros na cidade por carros particulares, o automóvel robô penetra nesse secular mercado de trabalho de tantas histórias. São famosos pelos filmes os tradicionais e peculiares táxis de Londres e os táxis amarelos de Nova Iorque.
Parece não restar dúvida que em breve os veículos auto-dirigíveis vão invadir ruas e as estradas do Planeta.
A corrida para oferecer veículos de autocondução está disputada em várias partes do mundo. Marcas famosas de automóveis, como Ford, BMW e Volvo aceleram suas produções para colocar seus veículos autônomos no mercado.
Se é maravilhoso o avanço tecnológico de colocar um veículo comandado por meio de um aplicativo, também assusta a ameaça de desemprego causada por táxis robôs. Uma realidade que nos faz refletir o livro "Eu, robô", de Isac Asimov, na qual a inteligência humana domina a humanidade.
Fonte - Portogente  03/09/2016

Manifestantes protestam contra Temer em Salvador e pedem eleições gerais

Política

O ato desta sexta-feira foi organizado por coletivos populares, movimentos negros, feministas e estudantes universitários e secundaristas,esta é a segunda manifestação após a cassação de Dilma Rousseff e a posse de Temer na Presidência da República, na última quarta-feira (31)

Sayonara Moreno
Correspondente da Agência Brasil

Sayonara Moreno/Ag.Brasil
Manifestantes saíram hoje (2 às ruas de Salvador para protestar contra o governo do presidente Michel Temer e pedir novas eleições gerais. Esta é a segunda manifestação, após a cassação de Dilma Rousseff e a posse de Temer na Presidência da República, na última quarta-feira (31).
O ato desta sexta-feira foi organizado por coletivos populares, movimentos negros, feministas e estudantes universitários e secundaristas, entre eles, o estudante Denilson Santos, da União Juventude Socialista (UJS).
“A gente vai resistir e ocupar até a saída dele [Temer], porque toda juventude não reconhece esse governo como legítimo. Além disso, criticamos a proposta da escola sem partido, uma mascaração, que consideramos uma lei da mordaça, porque querem coibir os estudantes, caçar os grêmios estudantis, os DA's [Diretórios Acadêmicos] e DCE's [Diretórios Centrais de Estudantes]”, afirmou o estudante do ensino médio da Escola do Subúrbio, em Salvador.
Além de faixas e cartazes com a frase "Fora Temer", o grupo acrescentou o pedido de novas eleições à pauta de reivindicações e cantou palavras de ordem como “Não é carnaval, é Salvador caindo na real” e “o Brasil vai parar”. A Polícia Militar da Bahia acompanhou toda a manifestação e disse que cerca de 300 pessoas participaram do ato.
Renata Malé faz parte do coletivo Mais, que defende alternativa independente. Segu ndo ela, que é feminista, o governo de Temer representa perdas nos direitos da mulheres, além de outras minorias.
“Não é só porque Temer é homem, mas também porque tem uma equipe de ministros altamente machista. Ele colocou na Secretaria de Mulheres uma mulher que é contra o aborto e contra uma série de pautas feministas. A gente acha que derrubar Temer é lutar pela vida das mulheres, porque elas vêm morrendo e vão morrer ainda mais. Achamos que tem de ter eleição geral. Tem que derrubar Temer e ter eleição geral”, acrescentou.
A concentração ocorreu em frente a um shopping da cidade, passando pela Avenida Tancredo Neves até a Avenida Luís Viana, conhecida como Avenida Paralela. Durante o percurso, que ocupou todas as faixas das vias, diversos pontos da cidade tiveram congestionamento.
Fonte - Agência Brasil  02/09/2016

Queimadas sobem e batem recorde no Brasil

Meio Ambiente

O dado foi anunciado em tom de alerta. “Ainda estamos no começo da temporada de queimadas. O que aconteceu até agora talvez 15% ou 20% de tudo o que ainda vai acontecer”, disse o pesquisador Alberto Setzer, coordenador do monitoramento de queimadas do Inpe.

Revista Amazônia
Mapa de Risco de Fogo gerado em 18/08/2016
fotos - Inpe, MODIS/RapidResponse
 NASA GSFC
Antes mesmo do auge da temporada seca no País, o foco de incêndios em todo o território desde o começo do ano, foi maior que no mesmo período do ano passado. Com mais de 67 mil focos de queimadas e incêndios florestais no país até o último 17 de agosto e alerta que o tempo quente e seco pode agravar a situação, caso as ações de fiscalização não sejam intensificadas, é a maior taxa desde o início da série histórica em 1998, segundo levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O dado foi anunciado em tom de alerta. “Ainda estamos no começo da temporada de queimadas. O que aconteceu até agora talvez 15% ou 20% de tudo o que ainda vai acontecer”, disse o pesquisador Alberto Setzer, coordenador do monitoramento de queimadas do Inpe.
Há cerca de um mês, a NASA já tinha divulgado uma previsão de que, por causa de condições climáticas adversas, a Amazônia poderá ter neste ano a pior temporada de queimadas do registro histórico. A análise é que se trata de um reflexo do intenso El Niño que atinge o planeta desde o ano passado, levando a um ressecamento do solo na região, que deve chegar ao auge agora com o início da temporada seca.
Os números do Inpe confirmam que, de fato, alguns Estados da Amazônia já tiveram nos primeiros meses do ano mais focos de incêndios que os registrados desde 1998. O Mato Grosso, por exemplo, teve recorde de focos nos meses de fevereiro, março e abril, mas teve alguma redução em maio e junho. O Pará bateu recordes em fevereiro, abril, maio, junho e julho.
“As queimadas não são um fenômeno natural, elas não ocorreriam naturalmente, ao menos não nessa quantidade, talvez 0,5% disso, nem isso. Por trás tem sempre a ação humana, de propósito ou sem querer. Aí que está a chave do problema. Se a população seguir a legislação e as autoridades controlarem, impedirem, não vai acontecer nada. Mas as condições climáticas na Amazônia de fato criam condições favoráveis para o fogo.”
O problema, no entanto, vai além do El Niño, porque esta ocorre no País inteiro e não são todas as regiões que estão sendo afetadas pelo fenômeno, pondera o pesquisador.
“Por algum motivo, as pessoas estão botando muito mais fogo neste ano”, diz.
Ele aponta que unidades de conservação também estão sendo afetadas. Só no dia desse comunicado, havia 172 áreas protegidas com algum problema de fogo, ou no interior da unidade ou na borda. “O Parque Nacional do Araguaia estava queimando há semanas, com vários incêndios gigantes. O Parque Indígena do Xingu, com focos há vários dias”, afirmou.
De acordo com o Inpe, a temporada de queimadas no Brasil ainda está no início, com pico previsto para setembro. Portanto, a recomendação é que a população não coloque fogo na vegetação nesta época do ano, pois a ação humana, somada ao tempo quente e seco, ainda é uma das principais causas dos incêndios florestais.

Queimadas/Causas/Origens
Cerca de 40% dos incêndios ocorridos no Brasil têm origem em queimadas malfeitas, ou seja, que não conseguiram ser controladas e consumiram área de vegetação não prevista.
Tradicionalmente o inverno é uma das épocas do ano com maiores índices de incêndios no País. O ar seco estimula a proliferação do fogo e prejudica ainda mais a situação de áreas verdes que já sofrem com as queimadas na lavoura e o fogo criminoso, que facilita o desmatamento.
O Código Florestal Brasileiro permite a chamada queima controlada apenas em duas situações: na agricultura de subsistência, exercida por populações tradicionais e indígenas, e também na prevenção e combate aos incêndios.
Neste último, o fogo é usado para combater o próprio fogo: equipes especializadas ateiam fogo em áreas próximas a incêndios e, em seguida, o apagam. As faixas de vegetação queimada bloqueiam a expansão de incêndios na medida que não há mais o que ser consumido pelas chamas nos lugares previamente queimados.
Já a queima controlada em áreas agropastoris ou florestais só pode ser realizada em locais onde há justificativa para o uso do fogo. Para isso, é necessária aprovação prévia do órgão estadual responsável pelas questões ambientais.
A queimada ainda é permitida em atividades de pesquisa científica vinculada a projetos aprovados pelos órgãos competentes e realizada por instituição de pesquisa reconhecida.

Na Amazônia
Aproximadamente, 30% das queimadas no Brasil, ocorrem na Amazônia, principalmente na parte sul e sudeste da região. Elas têm impacto mais severo na seca, notadamente quando a temperatura está acima da média e há redução de chuvas – na Amazônia a estação seca, começa em julho e vai até outubro.
O problema maior é que o processo de corte e queima ainda é a forma tradicional de abertura de novas áreas para trabalhar a terra, na Amazônia. Neste 2016, até 17/08, as queimadas na Amazônia, correspondiam a 53,7%, em relação ao Brasil.

No Mundo
NASA diz que julho foi o mês mais quente dos últimos 136 anos. “Não foi por uma margem larga, mas julho de 2016 foi o mês mais quente desde que os registros começaram a ser feitos em 1880”, disse Gavin Schmidt, diretor do Goddard Institute for Space Studies (Giss), da Nasa. “Parece quase uma certeza que 2016 também será o ano mais quente da história”, afirmou o diretor em comunicado divulgado pela agência espacial.
De acordo com a Nasa, o registro da temperatura global moderna começa por volta de 1880 porque as observações anteriores não cobriam suficientemente o planeta Terra.
A análise feita mensalmente pela equipe do Giss é realizada a partir de dados adquiridos por cerca de 6.300 estações meteorológicas em todo o mundo, instrumentos navais e bóias de medição da temperatura da superfície do mar e estações de pesquisa da Antártida.
Fonte - Revista Amazônia  02/09/2016

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dois dias após impeachment,União aprova lei que muda crime de responsabilidade

Política

Dois dias após queda de Dilma, Michel Temer torna legal 'pedaladas'.A alteração foi publicada, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia, já que o presidente Michel Temer está em viagem oficial na China. Na prática, a Lei 13.332 estipula que as novas regras de orçamento sejam alteradas sem a aprovação do Congresso Nacional.

Gabriela Matos e
Thiago Antunes - O Dia

reprodução/Web
Após dois dias do impeachment d
a ex-presidente Dilma Rousseff, o governo federal se beneficiou de uma lei que muda a definição de crime de responsabilidade. A alteração foi publicada, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia, já que o presidente Michel Temer está em viagem oficial na China. Na prática, a Lei 13.332 estipula que as novas regras de orçamento sejam alteradas sem a aprovação do Congresso Nacional.
Dilma foi afastada definitivamente do cargo, na última quarta-feira, acusada de cometer crime de responsabilidade fiscal. A abertura de créditos suplementares, que a derrubou, foi autorizada à época pelo Congresso. Este recurso já tinha sido utilizado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta de mudança já havia sido feita durante o governo Dilma, no início do ano.
Atualmente, o remanejamento entre subtítulos é restrito a 10% do valor da despesa cancelada, de acordo com a lei orçamentária (Lei 13.266/2016). O governo alega que a mudança torna a gestão orçamentária mais flexível, podendo priorizar com recursos ações mais adiantadas. Poderá haver, inclusive, o remanejamento de despesas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – trecho que havia sido excluído na apreciação do projeto na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Outra mudança na lei orçamentária aprovada é a possibilidade de o governo cancelar recursos incluídos por emendas coletivas do Congresso Nacional, exceto as de execução obrigatória previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e direcionar os recursos para outras áreas de seu interesse.

Cargos
Na CMO, o projeto foi aprovado na forma de substitutivo do deputado Covatti Filho (PP-RS), em junho. O relatório acolhido na comissão também modifica a lei orçamentária para ampliar o número de cargos e funções comissionadas que poderão ser providos este ano pela Justiça Eleitoral. A Lei 13.150/2015 criou 6.412 cargos e funções nos tribunais regionais eleitorais do País. O PLN 3 viabiliza a contratação de metade (3.206) este ano. O orçamento em vigor só traz autorização para provimento de 161 cargos.
Fonte - O Dia  02/09/2016

Marcha Federal contra governo de Macri toma conta das ruas de Buenos Aires

Internacional

Dezenas de milhares de pessoas chegam ao centro de Buenos Aires acompanhando a Marcha Federal, organizada pela Confederação de Trabalhadores da Argentina, que desde 31 de Agosto percorre várias partes do país, informou um dos seus organizadores à agência Sputnik.

Sputnik
Sputnik
"Buenos Aires esta tomada por fileiras que estão entrando por lugares diferentes para chegar ao ponto de concentração", disse o secretário-geral da Confederação, Pablo Micheli.
Segundo ele, cerca de 100 mil pessoas se reunirão na histórica Plaza de Mayo, em frente à sede do governo, para participar da cerimônia de encerramento da campanha de rejeição às políticas de ajuste do presidente Mauricio Macri. A mobilização contou com a participação de organizações sociais e de direitos humanos, além de partidos políticos. "Esta mobilização não vai cair bem para Macri, porque ele vai perceber que os trabalhadores não querem empregos precários ou cortes salariais, nem a remoção de condições de trabalho favoráveis", acrescentou o secretário-geral.
Fonte - Sputnik  02/09/2016

Justiça suspende multa por farol desligado nas rodovias do país

Trânsito

A sentença é provisória e determina que a punição só pode ser aplicada quando as estradas tiverem sido sinalizadas. A decisão começa a valer quando a União for notificada – não existe um prazo exato para que isso aconteça.

Mariana Czerwonka - Portal do Trânsito
foto - ilustração/aequivo
A Justiça Federal em Brasília suspendeu, nesta sexta-feira (2), a cobrança de multa para motoristas que andarem nas rodovias de todo o país com farol desligado. A sentença é provisória e determina que a punição só pode ser aplicada quando as estradas tiverem sido sinalizadas. A decisão começa a valer quando a União for notificada – não existe um prazo exato para que isso aconteça.
A sentença não altera as multas que já foram aplicadas até o momento. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que não tinha sido notificado da mudança. Um possível recurso só será analisado quando o órgão tiver acesso à decisão.
A lei federal entrou em vigor em 8 de julho e determina que o farol baixo seja usado em todas as rodovias, mesmo durante o dia. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13. Em novembro, o valor deve subir para para R$ 130,16.

Sinalização
A sinalização de rodovias é uma reivindicação de especialistas em segurança no trânsito. Todos são unânimes em dizer que o uso do farol baixo durante o dia aumenta a segurança nas estradas, mas reclamam da falta de orientação ao motorista. “Na maioria das rodovias brasileiras não há nenhuma placa Educativa que oriente o condutor, isso precisa ser revisto”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.
Para a especialista,porém, não há dúvidas da eficácia da lei. “Em países norte-americanos e europeus, a adoção desta prática já salvou muitas vidas. Muitos acidentes ocorrem por falta de visibilidade a longa e média distâncias, o que justifica o uso do farol baixo durante o dia. Porém, não concordo com a forma como a lei está sendo aplicada, deveria haver uma campanha na mídia para orientar o usuário das rodovias”, diz.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de três quilômetros por quem trafega no sentido contrário da rodovia.
“Mesmo sem a multa, é importante que as pessoas continuem utilizando o farol baixo ligado durante o dia, não pela multa, mas pela segurança de trânsito”, finaliza.
Fonte - Portal do Trânsito  02/09/2016

Segunda etapa da Linha Vermelha será ponto de integração de transporte em Salvador

Infraestrutura Urbana

Na região também será construída a nova Estação Rodoviária de Salvador e uma estação de metrô, a partir da expansão da Linha 1, além do terminal de integração metropolitano e urbano.A licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras foi lançada no dia 13 de agosto.  

Da Redação
imagem - YouTube
A segunda etapa da Linha Vermelha (BR-Águas Claras), a ser inaugurada pelo governador Rui Costa neste domingo (4), às 9h, será ponto de integração de diferentes modais de transporte da capital baiana. Na região também será construída a nova Estação Rodoviária de Salvador e uma estação de metrô, a partir da expansão da Linha 1, além do terminal de integração metropolitano e urbano.
“Portanto, irá gerar uma maior valorização de Águas Claras, Cajazeiras e adjacências, tanto imobiliária quanto econômica, propiciando o surgimento de novos empreendimentos e, consequentemente, gerando mais emprego e renda para a população", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.
A licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras foi lançada no dia 13 de agosto. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.
O governo estadual desenvolveu estudos para integrar o Tramo 3 aos novos projetos de transporte público na capital, como os sistemas BRT das Avenidas 29 de Março e Gal Costa e o VLT da região do Subúrbio Ferroviário, bem como a futura Rodoviária de Salvador.
Com informações da Secom Ba. 02/09/2016

Vasta programação irá celebrar os 404 anos de São Luís (MA)

Cultura

Em alusão à data comemorativa ao anivesário da cidade de São Luis,o Governo do Maranhão preparou uma ampla programação a ser realizada durante o mês de setembro em vários pontos da cidade. A festa será realizada nas praças Nauro Machado (Centro Histórico), Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta D’Areia

Da Redação
foto - Handson Chagas/Secap MA
O mês de setembro terá uma vasta programação, com várias atrações culturais para celebrar os 404 anos de fundação da cidade de São Luís, comemorado no dia 8 de setembro. Em alusão à data, o Governo do Maranhão preparou uma ampla programação a ser realizada durante o mês de setembro em vários pontos da cidade. A festa será realizada nas praças Nauro Machado (Centro Histórico), Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta D’Areia, e o público já pode contar com espetáculos teatrais, shows musicais, espetáculos circenses, roda de capoeira e apresentação de grupos folclóricos.
Ao anunciar a comemoração, o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino falou da importância do evento. “Este é um momento de alegria para a cidade e toda a comunidade, preparamos uma programação com o que há de melhor na cena cultural maranhense para que toda a população possa festejar os 404 anos de São Luís”, comentou.
A programação começa no dia 7 de setembro, com o espetáculo teatral “Pão com Ovo – A vingança de Zé Maria”, na Praça Nauro Machado, com entrada franca, a partir das 19h. A comédia é sucesso de público há cinco anos em São Luís e já conquistou as plateias do Maranhão e de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte. Desde o ano passado o grupo vem se apresentando em diversas cidades do interior do Maranhão no projeto ‘Caravana Pão com Ovo’, que conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Festival internacional do folclore
Ainda na Praça Nauro Machado, as comemorações pelo aniversário da cidade continuarão no período de 9 a 11 com a realização do 2º Festival Internacional do Folclore, com muitos shows, bumba meu boi, tambor de crioula e outros grupos folclóricos, oficinas de intercâmbio e workshops gratuitos. Participarão do festival, grupos culturais internacionais da Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai, além de representantes dos estados do Ceará e Pará. As atrações culturais serão realizadas das 19h30 às 23h30.
O festival aguarda a chegada de aproximadamente 200 pessoas de outros países entre os quais uma delegação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que vem conhecer o folclore maranhense e ver a possibilidade de inserir os grupos locais no roteiro internacional de grandes eventos folclóricos do mundo.
Serão realizadas ainda atividades culturais diversas na, Praça da Lagoa da Jansen e no Espigão costeiro da Ponta D’Areia.
Com informações do Governo de Maranhão  02/09/2016

Prefeitura de São Paulo vai lançar sistema público de carros compartilhados

Mobilidade

A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, durante a abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos.O edital para o sistema de carros compartilhados devera ser publicado na cidade,ainda antes das eleições municipais segundo anúncio feito pelo secretário.

Da redação
imagem/YouTube
O site Motorpress divulgou a informação de que a Prefeitura de São Paulo vai implantar um programa municipal de compartilhamento de carros nos moldes do Autolib,que funciona desde 2011 em Paris.A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, durante a abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, ontem (1º) na capital paulista.Segundo o secretário,o decreto que criará o programa deve ser publicado nos próximos dias,antes das eleições municipais. Tatto comentou que os veículos utilizados não serão exclusivamente elétricos e híbridos,como os de Paris,(Autolib)nem de uma marca específica.Disse que esses modelos ainda enfrentam dificuldades para a recarga de bateria em São Paulo.

Car-sharing - Carros compartilhados
Car Sharing (carros compartilhados) é um serviço já existente em mais de mil cidades do mundo. Esse tipo de compartilhamento permite o aluguel de carros por períodos curtos de tempo,geralmente por hora.O compartilhamento de carros oferece vantagens sobre o sistema de aluguel,por possuir estações espalhadas pelas áreas centrais e pelos bairros das cidades,assim como às estações de bicicletas públicas ou compartilhadas,tornando-se uma forma mais acessível para os seus usuários nos deslocamentos nas cidades como um modo de transporte alternativo ponto a ponto.

Autilib - Paris
A cidade de Paris capital da França, uma das pioneiras a criar o aluguel de bicicletas,o"Velib" (A 1ª foi Lyon -Vélo'v) em estações espalhadas em vários pontos pela cidade,criou em 2011 de maneira ecologicamente correta,mais uma facilidade para a Mobilidade Urbana dos seus cidadãos,o novo sistema de aluguel de "carros elétricos" batizado de "Autolib", semelhante ao sistema das bicicletas.O inédito sistema contou inicialmente com 300 unidades e 250 estações espalhadas pela cidade dos quais 180 localizados dentro de Paris e o restante em localidades aos arredores da cidade com previsão para atingir uma meta de 3000 veículos e 1200 estações.O veículos elétricos tem autonomia de 250 km e o sistema passou por um período de testes de 2 meses até entrar em operação definitiva em 05/11/2011.
Com informações do Mobilize Brasil 02/09/2016

Com presenças da Sedur e CTB, ANPTrilhos faz assembleia em Salvador

Transportes sobre trilhos

O encontro foi na sede da CCR Metrô Bahia, no Complexo de Pirajá. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, participou do evento. Martins saudou os presentes e deu boas vindas a todos, lembrando das contribuições de diversas empresas administradoras de transportes sobre trilhos para o metrô de Salvador.

Da Redação
foto - Daniele Rodrigues
Membros da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) se reuniram, nesta quinta-feira (01), em Salvador, para a 1ª Assembleia Geral Ordinária do grupo em 2016, e também a 5ª reunião do Conselho Diretor da associação, que conta com representantes de todo o país. O encontro foi na sede da CCR Metrô Bahia, no Complexo de Pirajá. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, participou do evento. Martins saudou os presentes e deu boas vindas a todos, lembrando das contribuições de diversas empresas administradoras de transportes sobre trilhos para o metrô de Salvador.
“Gostaria de saudar os presentes e destacar o apoio da ANPTrilhos no empreendimento do metrô de Salvador. Essa é uma obra que representa muito para nós, baianos. É um orgulho para nós, e cada um dos senhores, aqui presentes, puderam contribuir com isso. E esperamos poder contar em outros momentos”, destacou o secretário. Martins ainda ressaltou que, de aprendiz, o metrô de Salvador passou a ser modelo. “Hoje, vocês verão, na visita, que temos feito um grande trabalho e com a PPP (parceria Público-Privada) do metrô, somos referência para todo o país”.
Também presente ao evento, Eduardo Copello, presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB) - filiada à ANPTrilhos – seguiu a linha de Martins e destacou que o “DNA do metrô de Salvador é composto pelo de vários metrôs do Brasil”. Na reunião, a ANPTrilhos lançou a 2ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos, que terá duração de três meses e será dividida em três temas que abordarão a integração dos modos de transporte, segurança, rapidez, uso consciente dos sistemas, sustentabilidade e qualidade de vida.
O encontro teve a coordenação do presidente da ANPTrilhos e diretor de Relações Institucionais do Metrô-Rio, Joubert Flores, e da superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi. O presidente do Grupo CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, também participou do encontro, que ainda teve a presença do ex-presidente da administradora do metrô de Salvador, e atual presidente da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, Harald Zwetkoff, além de representantes de outras empresas operadoras de transportes sobre trilhos no país. A programação do dia ainda contou com uma visita do grupo à estação Campo da Pólvora, da Linha 1 do metrô, e às obras estação Imbuí, que faz parte da Linha 2.
Com informações da Sedur Ba.  01/09/2016

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Saiba como se deslocar no novo Sistema Viário BR-Águas Claras em Salvador

Mobilidade

Será inaugurado pelo Governo do Estado às 9h deste domingo (4), o novo sistema viário BR- Águas Claras, que vai desafogar o trânsito da região.Seis novas rotas de tráfego estarão disponíveis para os motoristas que trafegam pelo local a partir de quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil.A data de liberação foi definida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos para o trânsito,em um dia de pouca circulação de veículos.Orientadores de trânsito vão atuar na região a partir da liberação das vias.

As seis rotas possíveis estão descritas e detalhadas no vídeo abaixo.




Foto - Lucas Pondé/Ascom Conder

Brasileiros criam painéis solares de lixo eletrônico

Energia Solar

Esses projeto reduzirá consideravelmente os custos dos coletores, aumentando o acesso a este tipo de energia a todo tipo de população.Segundo Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna, o projeto PRÓPOLIS prevê um forte impacto nas comunidades onde irá atuar, uma vez que oportunizará a pró-atividade dos moradores através de ações de qualificação profissional, geração de emprego e renda

Revista Amazônia
RA
Para reduzir o volume de plástico de aparelhos eletroeletrônicos e baratear o custo de painéis solares, a Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a Una, Uni-BH, UFMG e CDI, lançam o Própolis – Projeto Polímeros para a Inclusão Social. Esses projeto reduzirá consideravelmente os custos dos coletores, aumentando o acesso a este tipo de energia a todo tipo de população.
Segundo Solange Bottaro, vice-presidente da Ramacrisna, o projeto PRÓPOLIS prevê um forte impacto nas comunidades onde irá atuar, uma vez que oportunizará a pró-atividade dos moradores através de ações de qualificação profissional, geração de emprego e renda, micro empreendedorismo, desenvolvimento de lideranças comunitárias e conscientização ambiental.
O público-alvo são jovens sem experiência no mercado de trabalho que serão qualificados para atuar na confecção dos painéis solares, desde a coleta e separação dos resíduos eletroeletrônicos até a etapa final de fabricação. Essa sequência inclui o processo na preparação desse material, transformando-o em matéria-prima que, após composição adequada, extrusão e montagem produzirá o aquecedor final.
Os coletores existentes hoje no mercado são produzido com cobre, o que encarece o preço final do produto. Através de pesquisas do Laboratório de Polímeros da UFMG, sob a coordenação da professora Maria Elisa Scarpelli, foram realizados diversos estudos para chegar à tecnologia ideal para o reaproveitamento dos resíduos plásticos.
Segundo Roberto Freitas, membro da equipe que participa do projeto e coordenador do grupo de Polímeros da UFMG, a maior importância da iniciativa é o fato dela conseguir aliar a questão ambiental, com a reciclagem dos polímeros, à questão econômica e social. “O objetivo final é que os participantes se apropriem da tecnologia, e passem a replicá-la, garantindo um processo autossustentável.”
Fonte - Revista Amazônia  01/09/2016

ANPTrilhos lança nova campanha de valorização do transporte urbano sobre trilhos

Transportes sobre trilhos

A campanha terá duração de três meses e será dividida em três temas que abordarão a integração dos modos de transporte, segurança, rapidez, uso consciente dos sistemas, sustentabilidade e qualidade de vida. A divulgação do projeto será feita pela ANPTrilhos e seus associados nos sites corporativos, redes sociais, trens e estações.

ANPTrilhos
ANPTrilhos
Os operadores de sistemas metroferroviários, através da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançam nesta 5ª feira (01/09) a 2ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos. O objetivo do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância do transporte sobre trilhos na mobilidade urbana, na qualidade de vida da população e na qualidade ambiental das cidades.
A campanha terá duração de três meses e será dividida em três temas que abordarão a integração dos modos de transporte, segurança, rapidez, uso consciente dos sistemas, sustentabilidade e qualidade de vida. A divulgação do projeto será feita pela ANPTrilhos e seus associados nos sites corporativos, redes sociais, trens e estações.
“O objetivo da nossa campanha é mostrar para a população e para os governantes os benefícios econômicos, sociais e ambientais do transporte de passageiros sobre trilhos. Rápido, eficiente, seguro e sem emissões de poluentes, o transporte sobre trilhos permite que o cidadão chegue mais rápido ao seu destino, proporcionando mais tempo para o lazer e a família”, explica Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.
A ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. Na visão da Associação, a mobilidade urbana deve ser adequada à realidade e às necessidades de cada uma das cidades brasileiras.
Com informações da ANPTrilhos  01/09/2016

Vídeo da campanha

Defesa de Dilma pede anulação do impeachment no Supremo Tribunal Federal

Política

O mandado de segurança foi protocolado às 9h14 desta quinta-feira (1°) e foi distribuído por sorteio para a relatoria do ministro Teori Zavascki. Na peça, Cardozo ressalta que não questiona o mérito da decisão dos senadores, mas sim a constitucionalidade do processo e erros em sua condução. São dois os argumentos principais.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O advogado da ex-presidenta Dilma Rousseff no processo de impeachment, José Eduardo Cardozo, deu entrada na manhã de hoje (1º) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede uma liminar para anular a sessão do Senado que aprovou o impedimento de Dilma. A defesa também pede que seja realizado um novo julgamento.
Dilma foi destituída do cargo ontem (31) pelos senadores por 61 votos a 20, sob a acusação de que cometeu crime de responsabilidade fiscal ao emitir três decretos de crédito suplementar sem a autorização do Congresso e também pelas chamadas pedaladas fiscais, atrasos no pagamentos a bancos públicos no âmbito do Plano Safra.
O mandado de segurança foi protocolado às 9h14 desta quinta-feira (1°) e foi distribuído por sorteio para a relatoria do ministro Teori Zavascki. Na peça, Cardozo ressalta que não questiona o mérito da decisão dos senadores, mas sim a constitucionalidade do processo e erros em sua condução. São dois os argumentos principais.
O primeiro argumento põe em dúvida a adequação dos artigos 10 e 11 da Lei de Impeachment (1079/1950) à Constituição de 1988. Neles são descritos os crimes de responsabilidade que podem levar ao impedimento, mas eles possuem uma redação mais ampla do que o atual texto constitucional. Cardozo pede que os ministros declarem os artigos inconstitucionais, o que retiraria a base legal para incriminar Dilma e exigiria novo julgamento.
O segundo argumento alega que o relator do processo no Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), incluiu em sua acusação contra Dilma um decreto a mais do que os que constavam no relatório aprovado na Câmara dos Deputados. Isso teria alterado a acusação em uma etapa do processo em que não é mais possível fazer alterações, prejudicando a defesa.
“Não houve mera alteração na classificação jurídica dos fatos: houve verdadeira alteração dos fatos”, escreve Cardozo.

Novos recursos
A defesa de Dilma afirma que entrará com ao menos mais um recurso no Supremo no qual fará uma argumentação mais ampla, alegando falta de justa causa para o impeachment.
O STF já negou recursos anteriores que pediam a nulidade do processo devido a erros procedimentais. Questionado ontem (31) o que lhe daria esperanças de que os ministros da Corte poderiam agora proferir decisão favorável a Dilma, Cardozo respondeu: “o senso de justiça e a noção de que não vamos jogar a toalha antes da hora”.
O ministro Teori Zavascki não tem prazo para tomar uma decisão sobre o mandado de segurança.
Fonte - Agência Brasil  01/09/2016

AL do Ceará autoriza contratação de profissionais para VLT Parangaba-Mucuripe

Transportes sobre trilhos

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira (31),projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a contratação dos profissionais.Serão 148 contratados, que além de iniciar a operação do VLT, também reforçarão a operação da Linha Sul, que atualmente funcional de 7h às 19h. 

Metrofor
foto - ilustração
Com obras avançadas e previsão de funcionar em operação assistida até o final do ano, o VLT Parangaba-Mucuripe terá seus profissionais de operação contratados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que também será responsável pelo transporte de passageiros na nova infraestrutura ferroviária da Capital. Nesta quarta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a contratação dos profissionais.
Serão 148 contratados, que além de iniciar a operação do VLT, também reforçarão a operação da Linha Sul, que atualmente funcional de 7h às 19h. As contratações representam um dos itens necessários para a ampliação do horário de funcionamento da linha que o liga o Centro de Fortaleza ao município de Pacatuba. Paralelamente à implantação de tecnologias que automatizam o funcionamento do metrô, as contratações viabilizarão que o sistema tenha funcionamento previsto de 5h30 às 23h. O edital que define as regras das contratações deverá ser publicado em setembro.
O processo será realizado por meio de seleção pública temporária, com previsão de trabalho de um ano, e possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. No total, serão contratados 67 agentes de estação, 52 assistentes condutores, 12 assistentes controladores de movimento, oito assistentes operacionais administrativos, seis auxiliares operacionais e dois técnicos de segurança do trabalho. Todas as vagas são de caráter operacional - com exceção das duas vagas para segurança do trabalho.
A relatoria do projeto na Assembleia foi do vice-líder do Governo, deputado Julho César Fillho (PDT). Após aprovação, na sessão desta quarta-feira, o parlamentar parabenizou o Governo do Ceará pela iniciativa. “O governo Camilo Santana está investindo fortemente na mobilidade urbana. Primeiro, com a implantação do Bilhete Único e agora com essas contratações que ampliarão o funcionamento do Metrofor”, afirmou o parlamentar.

Saiba mais
O VLT Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. O projeto do Governo do Estado remodela ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
A linha atravessa 22 bairros, em uma área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.
Fonte - Metrofor CE  01/09/2016

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Decano do STF diz que caso Collor autoriza julgamento fatiado do impeachment

Política

Segundo o ministro, que foi voto vencido na ocasião, o STF entendeu, por 7 a 4, que a votação no Senado sobre o afastamento definitivo e a aplicação da sanção de inabilitação para função pública do presidente da República podem ser feitas separadamente, em duas votações.O STF, com sua composição de então, entendeu que era lícito proceder-se a essa distinção e reconhecer esse caráter autônomo a cada uma das sanções

André Richter
Repórter da Agência Brasil
arquivo/Ag.Brasil
O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o rito adotado pela Corte no impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992, autoriza o fatiamento do julgamento do impedimento da presidenta Dilma Rousseff, aprovado nesta quarta-feira (21) no Senado.
Segundo o ministro, que foi voto vencido na ocasião, o STF entendeu, por 7 a 4, que a votação no Senado sobre o afastamento definitivo e a aplicação da sanção de inabilitação para função pública do presidente da República podem ser feitas separadamente, em duas votações.
“O STF, com sua composição de então, entendeu que era lícito proceder-se a essa distinção e reconhecer esse caráter autônomo a cada uma das sanções. Não foi, porém, o meu entendimento por vislumbrar uma estrutura única, insuscetível de ser decomposta em duas penalidades”, disse Mello.
A inabilitação de Dilma para exercer cargo público seria uma pena acessória à da perda do mandato, aplicada de forma automática. No entanto, após questionamento da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), o presidente do Supremo, que conduziu o processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, entendeu que a perda do mandato e a inabilitação poderiam ser votadas de forma separada.
Com a decisão, o placar pelo afastamento definitivo foi de 61 votos a favor e 20 contra. No entanto, por 42 votos a 36, a maioria dos senadores decidiu que Dilma não está inabilitada para exercer cargo público, podendo se candidatar às próximas eleições ou ser nomeada para ocupar a vaga em uma secretaria de governo ou dar aulas em universidades públicas, por exemplo.
Após o resultado, partidos de oposição ao PT anunciaram que vão questionar no STF o julgamento sobre a inabilitação.
No Judiciário, há dúvidas sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa para o caso de Dilma. A norma impede a candidatura de condenados por órgão colegiado, mas o texto não previu a inelegibilidade para o caso de crime de responsabilidade em atos do presidente da República. Além disso, a lei abrange somente governadores, prefeitos e vice-governadores e vice-prefeitos que perderem os cargos por descumprimento da legislação estadual.
Sem comentar o caso específico de Dilma, Celso de Mello disse que nenhuma sanção pode ser aplicada se não tiver sido expressamente prevista na lei. “A inelegibilidade é uma sanção. Sendo uma sanção, não pode comportar aplicação por analogia. Em matéria de restrição de direitos, analogia só pode beneficiar “, concluiu o ministro.
Fonte - Agência Brasil  31/08/2016

Estações Acesso Norte e Detran do Metrô de Salvador estão quase prontas

Transportes sobre trilhos

Os canteiros estão a pleno vapor em onze das doze estações situadas entre Acesso Norte e Aeroporto, 60% das obras das estações concluídas. A previsão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da CCR Metrô Bahia é que, até dezembro deste ano, o primeiro trecho da Linha 2 – do Acesso Norte à Rodoviária – entre em operação. Cerca de 8,5 mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros trabalham na construção e operação do sistema.

Da Redação
foto - Secom Ba.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, acompanhado dos presidentes da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, e da Companhia e Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, além de jornalistas, visitam nesta quarta-feira (31) as obras das estações Acesso Norte e Detran, da Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O objetivo é conferir os trabalhos da fase final da construção das duas primeiras estações da Linha 2 do metrô. “São intervenções que já estão mudando a cara da mobilidade urbana da cidade, que vão influenciar diretamente na fluidez do trânsito e na eficiência do transporte público, garantindo mais qualidade de vida à população”, destacou Carlos Martins.
Os canteiros estão a pleno vapor em onze das doze estações situadas entre Acesso Norte e Aeroporto, 60% das obras das estações concluídas. A previsão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da CCR Metrô Bahia é que, até dezembro deste ano, o primeiro trecho da Linha 2 – do Acesso Norte à Rodoviária – entre em operação. Cerca de 8,5 mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros trabalham na construção e operação do sistema. As estações irão atender aos bairros de Luiz Anselmo, Vila Laura, Pernambués, Cabula, Retiro, Cidade Nova, Pau Miúdo, Saramandaia e Brotas, atendendo a localidades que concentram cerca de 120 mil pessoas.
As estações Acesso Norte e Detran exigiram planejamento minucioso de cada etapa, permitindo seu avanço com impactos mínimos à rotina do entorno, mantendo a segurança e a mobilidade dos cidadãos em vias de grande movimentação e passarelas de acesso.
A proposta estética da Estação Acesso Norte, em tons azuis em contraste com o verde, e da Estação Detran, com tonalidades entre amarelo, laranja e vermelho, é trabalhar cores que remetem a cenários e hábitos baianos, assim temos o azul do céu e do mar, além de uma variedade de tons inspirados em frutas como a manga, o caju e o cacau, e comidas típicas como o acarajé e o vatapá.
Cada estação conta com uma Sala de Supervisão Operacional (SSO) que monitora o fluxo de usuários e da circulação de trens, a operação dos elevadores, bloqueios de entrada/saída, escadas rolantes, sistemas de ventilação, detecção e combate a incêndio na estação, salas de sistemas e subestações de energia. O SSO além de manter a estação conectada com o sistema geral, também emite mensagens sonoras e visuais aos usuários.
As estações foram projetadas e construídas para permitir conforto e segurança aos usuários. Na Sala de Supervisão Operacional (SSO), o colaborador da Segurança monitora online as câmeras da estação e os equipamentos instalados. O usuário encontra à sua disposição escadas rolantes, elevadores, assentos, comunicação visual e sanitários. As estações atendem as normas de acessibilidade com rota tátil, comunicação em braile, sanitários públicos masculino e feminino para Pessoas com Deficiência, Elevadores e bloqueios de acesso preferenciais. Para aumentar ainda mais a segurança, as bilheterias são blindadas.

Acesso Norte
foto -  Mateus Pereira/GOVBA
A Estação Acesso Norte - Linha 2 se encontra em local antes ocupado pelo Terminal Rodoviário Acesso Norte, que foi adaptado para se integrar à Estação do Metrô. As Estações Acesso Norte das linhas 1 e 2 são estações de integração entre as duas linhas de metrô de Salvador importantes para a operação e maior fluxo de passageiros.
Com 6.045 m², a estação contribuirá para integrar e dotar a região de moderna infraestrutura, preparando-a para receber os diversos sistemas de transporte coletivo de alta capacidade, observa-se que o conjunto, Estação Acesso Norte Linha 1 e Estação Acesso Norte Linha 2, conta ainda com um grande Terminal de Integração de Passageiros, interligados por passarelas e aparelhos de acessibilidade. As fachadas laterais permitem ventilação e iluminação naturais, ao mesmo tempo em que oferecem proteção contra intempéries. A luz natural é aproveitada ao máximo, por meio de superfícies refletoras de luz e cores claras.
A Estação Acesso Norte Linha 2, se encontra finalizada e com todos seus equipamentos comissionados, finalizando check-list de integração com a Estação Acesso Norte Linha 1 de maneira a garantir o conforto e segurança aos passageiros. Os testes de via estão intensificados afim de garantir 100% de segurança antes de abrir ao público.

Detran
foto - Mateus Pereira/GOVBA
Com 11.200 m², em uma área confinada entre o Rio Camurujipe e a Av. Antonio Carlos Magalhães, a Estação Detran teve seu projeto concebido de maneira a compatibilizar a continuidade de trafegabilidade no local. A estação nesse local dotará a região de moderna infraestrutura, preparando-a para receber o transporte coletivo de alta capacidade, além de contribuir significativamente para o aumento da acessibilidade na área.
Além do aproveitamento máximo de luz natural durante o dia e com ventilação natural, proporcionando grande conforto térmico, a estação é dotada de um reservatório para reaproveitamento da água da chuva, sendo destinada para uso nos sanitários e sistemas de irrigação da estação. A Estação permite fluxos independentes de entrada e saída de pedestres, de modo a atender à demanda em períodos de uso normal. A circulação vertical do mezanino para plataforma será através de escadas fixas, escadas rolantes e um elevador atendendo a cada plataforma. Nesse mês, a estrutura recebe a avaliação para os retoques finais, comunicação visual e limpeza técnica.

Linha 2
foto - Mateus Pereira/GOVBA
As obras avançam na região do Aeroporto de Salvador. No início de setembro, deve ser concluído o içamento das vigas do novo elevado do Complexo Viário 2 de Julho que será implantado na região, além da demarcação de área e limpeza do terreno que receberá o início imediato das obras da futura Estação Aeroporto. A ser concluída em 2017, a Linha 2 do metrô será composta por 12 estações entre Acesso Norte e Aeroporto, trecho que será percorrido em 27 minutos quando a operação for iniciada.
Com informações da Secom Ba.  31/08/2016

Travessia marítima Salvador/Itaparica nesta quarta (31)

Travessia marítima

Quatro embarcações do sistema Ferry-Boat operam nesta quarta 31,na travessia marítima Salvador/Itaparica

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat,opera nessa quarta-feira (31) com fluxo normal e tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.Com quatro embarcações - Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Maria Betânia e Rio Paraguaçu - são realizadas viagens nos horários regulares (de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer caso haja um aumento na demanda.O s usuários do sistema podem adquirir as passagens nos dois terminais,São Joaquim e Bom despacho,através de cartões de crédito,débito ou pagamento em dinheiro.
Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (restrito aos condutores de veículos),os usuários devem acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-.O pagamento para este serviço pode ser feito com cartões de débito ou crédito.
Mais informações através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim,aberta de segunda a sexta,das 8h às 18h,e aos sábados,das 7h às 13h ou pelo Tel - 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador  31/08/2016

Pane no metrô de Recife causa atrasos e transtornos na Linha Sul

Transportes sobre trilhos

Um problema na sinalização do sistema de segurança de tráfego durante a madrugada motivou a troca de disjuntores na área entre as estações Recife e Joana Bezerra.Por conta disso, as estações da linha centro só abriram as portas às 5h15, com 15 minutos de atraso e os trens passaram a circular mais devagar

Diario de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
Os usuários do metrô do Recife vivem mais um dia de transtornos e incertezas nesta quarta-feira. Um problema na sinalização do sistema de segurança de tráfego durante a madrugada motivou a troca de disjuntores na área entre as estações Recife e Joana Bezerra. No entanto, de acordo com a assessoria da CBTU/Metrorec, após o serviço, o sistema apresentou falhas na sinalização de um trecho longo de quatro quilômetros.
Por conta disso, as estações da linha centro só abriram as portas às 5h15, com 15 minutos de atraso e os trens passaram a circular com a chamada velocidade de manobra, entre 10 km/h e 15 km/h. Além disso, o número de composições foi reduzido de 14 para 11 veículos. O intervalo entre as viagens aumentou de cinco para oito minutos na linha centro e de 10 para 20 minutos nos ramais Camaragibe e Jaboatão. Técnicos estão atuando na área, mas ainda não há previsão para normalização do serviço.

Metroviários realizam assembleia nesta tarde
Além disso, os metroviários realizam uma assembleia geral às 17h, na Estação Central. Ontem, reinvidicando segurança, melhores condições de trabalho e o pagamento de salários atrasados, os vigilantes que atuam nas estações de metrô e BRT do Recife realizaram um protesto. O grupo de cerca de 150 trabalhadores, entre funcionários terceirizados e contratados diretamente, se reuniu na Estação Central do Recife logo no início da manhã, seguindo para a sede da CBTU/metrorec, no bairro Jardim São Paulo.
Representantes da CBTU/Metrorec, da empresa BBC Segurança e uma comissão formada por seis vigilantes se reuniram ainda hoje. Na ocasião foi feita a promessa de pagameto até a próxima sexta-feira. De acordo com o Metrorec, o que só não foi feito por conta do não recolhimento das guias por parte da empresa terceirizada.
Os trabalhadores se queixam do atraso de mais de dois meses nos salários, além do ticket alimentação, o qual alguns funcionários não recebem há mais de seis meses, e até mesmo vale transporte. "Eu e vários colegas estamos acumulando dívidas. Meu nome está no SPC porque eu não recebo há quase três meses", desabafa o vigilante Fábio Rogério. Um outro grupo de funcionários, que não quiseram se identificar, também relata que frequentemente sofrem abusos morais e até mesmo ameaça de seus superiores. "Frequentemente somos forçados a dobrar o turno para substituir um colega, sob ameaça de demissão e sem jamais receber hora extra ou qualquer adicional pelo trabalho", relatam.
Em relação à segurança, o Metrorec garantiu estar investindo na compra de novas câmeras de monitoramento e na contratação de mais vigilantes. Também nesta terça-feira, o superintendente do órgão, Leonardo Vilar Beltrão se reuniu com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para tratar do assunto.
De acordo com Sandro José, diretor dos Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (Sindesv-PE), nos últimos 15 dias, duas armas foram levadas em assaltos nas estações. "Nós exigimos segurança, principalmente. Melhores condições. Os plantões contam com apenas um vigilante no posto, e precisamos lidar com pessoas pergosas, armadas", explica.
Na manhã da segunda-feira, o vigilante Bianor José da Silva, de 51 anos, foi assassinado a tiros enquanto trabalhava na Estação Ipiranga. O vigilante, que estava em seu dia de folga e susbstituía um colega, foi baleado na cabeça e no pescoço. Bianor teve a arma roubada e morreu no local.
O crime aconteceu às 11h45. De acordo com informações da assessoria de comunicação da CBTU/Metrorec, dois suspeitos abordaram o segurança, enquanto outro dava cobertura em um carro, onde o trio fugiu. Horas após o crime, policiais militares prenderam o trio suspeito. Os três foram encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O metrô enviou ara a delegacia especializada imagens do circuito de segurança que vão ajudar a identificá-los e formalizar o flagrante. Bianor José era casado e trabalhava há quatro anos no sistema.
Fonte - Diário de Pernambuco  31/08/2016

A PEC 241 e o papel do Estado brasileiro

Ponto de Vista

Pouco se falou da gravidade dessa iniciativa, que terá consequências catastróficas sobre o futuro do País e do povo brasileiro. Apontamos a seguir algumas dessas possíveis consequências para ilustrar a gravidade dessa proposta, que atende integralmente aos interesses do mercado financeiro.

Antônio Augusto de Queiroz* - Portogente
foto - ilustração
O governo interino de Michel Temer encaminhou ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241/16, que, se aprovada, terá o condão de alterar o papel do Estado brasileiro. Ela determina que a expansão do gasto público não-financeiro nos próximos 20 anos não poderá ser superior à inflação.
Pouco se falou da gravidade dessa iniciativa, que terá consequências catastróficas sobre o futuro do País e do povo brasileiro. Apontamos a seguir algumas dessas possíveis consequências para ilustrar a gravidade dessa proposta, que atende integralmente aos interesses do mercado financeiro.
A primeira consequência será a limitação ou o direcionamento do papel do Estado apenas para garantir o direito de propriedade, assegurar o cumprimento de acordos e honrar os compromissos com os credores das dívidas interna e externa, já que não poderá mais criar novos programas nem ampliar investimentos.
A segunda será a retirada do controle do Poder Executivo, do Congresso e da sociedade sobre o tamanho do orçamento, que ficará automaticamente engessado por 20 anos, independentemente de haver crescimento econômico ou aumento de arrecadação.
A terceira será o acirramento do conflito distributivo, com os diversos setores da sociedade lutando para ver quem perde menos com os cortes, considerando que a prioridade é economizar nas despesas de custeio e investimento para assegurar o pagamento dos encargos da dívida mobiliária.
A quarta será o desmonte do Estado enquanto instrumento de prestação se serviços, com uma forte reforma administrativa voltada à desvalorização dos servidores, com corte de direitos e de reajustes, além da proibição de novas contratações, mediante a vedação de novos concursos públicos nos próximos 20 anos.
A quinta será a inevitabilidade de uma reforma ou ajuste com viés fiscal na seguridade social e na educação, já que o congelamento não se sustenta sem um drástico corte de despesas na previdência e assistência social, na saúde e na educação.
Apenas a título de ilustração, se as regras da PEC 241 já estivessem em vigor desde 2003, início do primeiro mandato do presidente Lula, o salário mínimo, atualmente de R$ 880,00 seria equivalente a R$ 509,00. O gasto com saúde e educação seria a metade do que é hoje.
No caso da previdência e da assistência social, o maior programa de distribuição de renda do planeta, que é responsável pela paz social no Brasil, seu escopo teria sido reduzido drasticamente, não apenas para dificultar o acesso a esses benefícios, mas também para desvincular suas prestações do salário mínimo, especialmente os benefícios assistenciais, cujo valor seria próximo do pago aos beneficiários do Bolsa-Família.
Pode parecer terrorismo, mas a verdade é que o congelamento do gasto público obriga o corte de direitos dos atuais beneficiários para permitir o acesso a esses direitos de novas pessoas, afinal a população não para de crescer, as pessoas preenchem os requisitos para requerer aposentadoria, há demanda por mais saúde e educação e isso só será possível se houver aumento da despesa ou redução dos benefícios de quem já vinha usufruindo desses benefícios.
O raciocínio é simples. Se há um valor fixo, que já está comprometido com uma despesa, o atendimento a novos beneficiários só será possível se o valor que atende aos atuais for reduzido. Na previdência, por exemplo, existe uma regra de reajuste que só continuará a ser aplicada se não houver nenhuma nova aposentadoria. Como novas aposentadorias surgirão, ou se aumenta o valor (o que a PEC proíbe) ou se suprime o reajuste. A última hipótese, combinada com o corte de direitos, é que será colocada em prática, segundo a visão do governo.
O governo fez uma opção política de não aumentar tributo dos mais ricos e economizar em cima dos mais pobres. Com a PEC 241, a prioridade é o pagamento da dívida, já que essa não está sujeita a nenhum tipo de congelamento. É simples assim.
*Antônio Augusto de Queiroz, jornalista, analista político e Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap)
Fonte - Portogente  30/08/2016

Impeachment: golpe, e farsa, para escapar à Lava Jato

Ponto de Vista

Ex-presidentes, governadores, prefeitos fizeram e fazem isso que chamam "Pedalada". Temer "pedalou". Se fosse crime de responsabilidade deveria valer para todos. Não apenas quando isso se torna pretexto tramado por funcionário do Tribunal de Contas.Gambiarra jurídica para emprestar legalidade a um fim ilegítimo.Motivos e trama não se sustentam. O que se busca é, com um golpe parlamentar, derrubar a presidente eleita.

Bob Fernandes



imagem - ilustração/arquivo

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Governo da Bahia entrega sistema BR-Águas Claras neste domingo

Infraestrutura Urbana

Com investimento de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 quilômetro incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, e um conjunto de vias totalizando 4,2 quilômetros, dispondo de alças de acesso à BR-324 e uma pista apta a operar BRT, além de ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo.

Da Redação
foto - Lucas Pondé/Ascom Conder
O novo sistema viário BR-Águas Claras, mais uma obra do Governo do Estado em Salvador, será inaugurada neste domingo (4), às 9h, pelo governador Rui Costa. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo, e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã e Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Com investimento de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 quilômetro incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, e um conjunto de vias totalizando 4,2 quilômetros, dispondo de alças de acesso à BR-324 e uma pista apta a operar BRT, além de ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo.

NOVO SISTEMA VIÁRIO EM SEIS ROTAS POSSÍVEIS

- Da BR-324 para Águas Claras ou Cajazeiras
Entra na Via Marginal, desce a primeira à direita, pega o Sistema novo e sobe pela Rua Celika Nogueira.

- Da BR-324 (sentido Feira de Santana) para voltar a Salvador ou pegar a Estrada do Derba
Entra na Via Marginal e desce na alça de retorno, passando embaixo do viaduto.

- De Águas Claras ou Cajazeiras em direção à BR-324
Desce pela Rua Oswaldo Leal e pega o Sistema novo, chegando à rodovia, nos dois sentidos.

- De Salvador para a Via Regional:
Pega a Via Marginal da BR-324, após a passarela lilás, desce na primeira alça, pega o sistema novo e vai direto.

- Da Estrada do Derba para a Via Regional:
Passa embaixo do viaduto e segue direto pelo Sistema novo.

- Da Estrada do Derba para Feira de Santana:
Passa embaixo do viaduto e sobe a primeira alça à direita, chegando à nova Via Marginal
Com informações da Secom Ba  30/08/2016

Impeachment - Um filme que será levado a todo o mundo

Política

Pelo menos quatro documentários estão em fase de produção, o que está preocupando muito o mundo político brasileiro.

Jornal do Brasil
foto - ilustração
Cineastas estão filmando os momentos finais do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Tudo o que está acontecendo no país vai se transformar em filmes que serão levados para o mundo inteiro.
Pelo menos quatro documentários estão em fase de produção, o que está preocupando muito o mundo político brasileiro.
Os documentários mostram o Senado com suas fragilidades e os processos que estão tramitando na Justiça brasileira em todos os níveis.
Fonte - Jornal do Brasil  30/08/2016

Desemprego sobe para 11,6% e atinge 11,8 milhões de pessoas

Economia

A informação consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012.Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa foi estimada em 8,6%, o desemprego já acumula alta de 3 pontos percentuais.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
Em todo o país, a taxa de desemprego fechou o trimestre encerrado em julho último em 11,6%, subindo 0,4 ponto percentual em relação ao percentual do trimestre imediatamente anterior - de fevereiro a abril - que foi de 11,2%.
A informação consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa foi estimada em 8,6%, o desemprego já acumula alta de 3 pontos percentuais. Os dados do IBGE indicam que a população desocupada, de 11,8 milhões de pessoas, cresceu 3,8% na comparação com o trimestre fevereiro-abril (11,4 milhões), um acréscimo de 436 mil pessoas.
Com o resultado do trimestre de maio, junho e julho, a população desocupada fechou com crescimento de 37,4%, quando comparada a igual trimestre do ano passado, um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas.

Brasil tem 90,5 milhões de pessoas empregadas

Os dados indicam que a população empregada no trimestre encerrado em julho era de 90,5 milhões de pessoas, ficando estável quando comparada com o trimestre imediatamente anterior (de fevereiro a abril deste ano), uma vez que os 146 mil postos de trabalho fechados entre um período e outro “não foram estatisticamente significativos”.
Em comparação com igual trimestre do ano passado, quando o total de ocupados era de 92,2 milhões de pessoas, foi acusado declínio de 1,8% no número de trabalhadores, aproximadamente, menos 1,7 milhão de pessoas no contingente de ocupados.

Carteiras assinadas têm queda de 3,9%
No Brasil, o número de trabalhadores com carteira assinada fechou o trimestre encerrado em julho deste ano com queda de 3,9%, o equivalente a 1,4 milhão de pessoas, comparativamente ao trimestre de maio e julho de 2015.
Os dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE, indicam, no entanto, que o total com carteira assinada, que fechou julho em 34,3 milhões de empregados, não apresentou variação estatisticamente significativa quando a comparação se dá com o trimestre de fevereiro a abril deste ano.
A mesma relação ocorre quando se analisa o rendimento médio e a massa de rendimento real habitual recebida pelo trabalhador.
Segundo os números da Pnad Contínua, o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos fechou o trimestre encerrado em julho em R$ 1.985, com estabilidade frente ao trimestre de fevereiro a abril de 2016 (R$ 1.997); mas em queda de 3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (R$ 2.048).
Já a massa de rendimento real habitualmente recebida em todos os trabalhos em julho encerrou o trimestre em R$ 175,3 bilhões, o que segundo o IBGE também não constitui “variação significativa” em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2016; mas recuou 4% frente ao mesmo trimestre de 2015.
Fonte - Agência Brasil  30/08/2016

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Movimentos sociais planejam intensificar mobilizações nas ruas de todo o país

Política

Além de Brasília, o Dia Nacional de Luta contra o Golpe levou milhares de pessoas às ruas em Recife, Fortaleza, Campina Grande e Salvador, onde foram armados telões para que os manifestantes pudessem acompanhar a fala da presidente afastada no Senado. No Rio de Janeiro, centrais sindicais e diversos movimentos sociais reuniram cerca de 10 mil manifestantes, segundo os organizadores, que saíram em passeata da Candelária até a Central do Brasil, no Centro do Rio, levando cartazes e faixas em defesa de Dilma e contra o governo interino.

Sputnik
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Enquanto a presidente Dilma Rousseff apresentava no Senado nesta segunda-feira, 29, sua defesa no processo de impeachment, milhares de manifestantes promoviam mobilizações no Distrito Federal e em mais seis estados contra as políticas econômicas e sociais do governo do presidente interino Michel Temer. Além de Brasília, o Dia Nacional de Luta contra o Golpe levou milhares de pessoas às ruas em Recife, Fortaleza, Campina Grande e Salvador, onde foram armados telões para que os manifestantes pudessem acompanhar a fala da presidente afastada no Senado. No Rio de Janeiro, centrais sindicais e diversos movimentos sociais reuniram cerca de 10 mil manifestantes, segundo os organizadores, que saíram em passeata da Candelária até a Central do Brasil, no Centro do Rio, levando cartazes e faixas em defesa de Dilma e contra o governo interino. A Sputnik Brasil foi buscar o sentimento dos grupos de esquerda em São Paulo e em Alagoas para saber quais as reações da fala da presidente e quais serão as estratégias em um eventual afastamento definitivo de Dilma da presidência. A palavra de ordem tanto entre o PSOL, em São Paulo, quanto na Via Campesina, em Alagoas é uma só: as manifestações contra o governo vão crescer para assegurar a manutenção de direitos trabalhistas e previdenciários ameaçados pela futura administração.
O presidente do diretório do PSOL em São Paulo, Joselício Jr., o Juninho, lembra que o partido sempre foi oposição ao governo Dilma, rebatendo a política econômica, o projeto de conciliação de classes, o diálogo com setores conservadores para governabilidade. Segundo ele, o partido sempre teve uma postura muito crítica, mas a partir do momento em que se viu a possibilidade do impeachment, a forma como foi arquitetado, o apoio foi dado, uma vez que não ficou comprovado no processo o crime de responsabilidade fiscal. "Tudo que foi arquitetado foi um golpe institucional promovido pelos setores conservadores que criaram uma narrativa para justificar essa movimentação. O PT foi perdendo sua base de governo, mas nós nos posicionamos claramente contra o impeachment porque entendíamos que, do ponto de vista da democracia, era um grave erro a retirada da Dilma sem um crime de responsabilidade. Não consideramos as pedaladas fiscais uma justificativa para sua retirada." Para Juninho, o processo de impeachment foi uma ação dos setores conservadores, que perderam nas eleições, para tentar retomar o poder. "Se não é possível a Dilma retomar o governo, que a decisão seja tomada pelo povo e não a instalação de um governo golpista, que é uma caricatura do atraso, que não tem mulheres, não tem negros, representatividade e que representa o que há de mais retrógrado na política brasileira. Nossa estratégia vai ser a de continuar denunciando, encampando a bandeira do ‘Fora Temer’." Para o presidente do PSOL em São Paulo, a saída seria uma consulta popular ou uma nova eleição presidencial, um plebiscito, uma nova eleição constituinte. "Há várias propostas no campo da esquerda. A mais plausível seria uma nova eleição presidencial. Estamos bastante preocupados com o que pode vir e o pacote de maldades que está sendo articulado nessa política de congelamento na saúde, educação, revisar a CLT, a própria reforma da Previdência, questões que representam um profundo retrocesso para a classe trabalhadora."
No campo, a sensação e a preocupação são as mesmas. Débora Nunes, da coordenação nacional do Movimento do Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), diz que a discussão do impeachment vai trazer repercussões profundas nos próximos anos para a história do Brasil. "Foi importante a ida da presidente ao Congresso para fazer sua própria defesa. Na fala aos senadores, ela traz o sentimento de milhões de brasileiros. A partir dos argumentos políticos ela consegue desmanchar o que tem sido o processo de impeachment, afirmando que não cometeu crime de responsabilidade, que não afrontou nem feriu a Constituição brasileira e colocando de forma muito clara para a sociedade o golpe parlamentar que está em curso e as consequências disso para toda a população." Quanto às manifestações ocorridas nesta segunda-feira em várias cidades do país, Débora diz que elas são a forma legítima de reivindicar a decisão das urnas no que se refere ao mandato da presidenta Dilma. "Há uma construção pela elite brasileira, da burguesia aliada ao capital internacional para concretização de todo esse processo e o afastamento da presidenta. Já que a decisão das urnas não tem sido respeitada pela classe política e pelo Congresso, são as ruas que vão levar essa voz e esse sentimento à população." Apesar da confiança, e de que o quadro ainda esteja indefinido, Débora admite que é muito pouco provável a reversão. "Isso foi muito bem articulado, apoiado pela grande mídia golpista, por isso talvez não haja uma mudança no desfecho. Isso não significa em nenhum momento que os movimentos sociais e a classe trabalhadora vão deixar de ocupar as ruas, até porque o afastamento definitivo da presidente não coloca um ponto final na crise que está instalada no Brasil. Uma crise econômica, social, política, de valores e moral. Com isso as manifestações vão ganhar ainda mais força porque o governo interino já tem sinalizado qual vai ser sua política e seu comportamento no que se refere ao que a classe trabalhadora conquistou ao longo dos anos."
Fonte - Spunik  29/08/2016