PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 13 de agosto de 2016

Crise do Mercosul: que futuro América Latina terá pela frente?

Mercosul

A fase aguda da crise começou no final de julho quando a Venezuela avisou seus parceiros que nos próximos seis meses ela assumiria a presidência desta organização regional.O Brasil, a Argentina e o Paraguai manifestaram a necessidade de consenso entre todos os membros da organização.

Sputnik
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De acordo com o regulamento interno, o turno de Caracas chegou. No entanto, o Brasil, a Argentina e o Paraguai manifestaram a necessidade de consenso entre todos os membros da organização. E chamaram a adiar a presidência dos venezuelanos. A situação complicada no país foi considerada a principal razão.
Aleksandr Chichin, diretor da Faculdade das Ciências Econômicas e Sociais da Academia russa de Economia Nacional e Administração Pública, compartilhou a sua opinião com a Rádio Sputnik.
"O Mercosul no momento de sua criação era um bloco promissor mas agora ele está se dissolvendo porque os países que o criaram agora estão em outra posição. Os atuais governantes da Argentina e do Brasil são líderes completamente pró-americanos, por isso eles não se vêm colaborando com um socialista e marxista como é Nicólas Maduro. Neste contexto, o futuro desta união acaba por ser uma grande questão", afirma especialista.
Como a Venezuela é o componente energético da associação, aqui surge a questão: será que, por causa da política, eles querem quebrar os laços econômicos e causar problemas a si mesmo?
Aleksandr Chichin acredita que hoje em dia o Paraguai, o Brasil e a Argentina estão orientados para as associações criadas pelos americanos, como por exemplo, a Parceria Transatlântica ou o Círculo de Pacífico.
"As relações económicas simplesmente entraram em colapso, elas, na verdade já eram fracas. Havia tantos projetos, mas não havia nenhumas ações. E agora, quando os americanos criaram alianças tão atrativas, claro que eles olham para o lado do vizinho do norte", acrescenta o cientista.
Como sublinha Aleksandr Chichin, não vale a pena refletir sobre a economia, visto que politicamente os países já se distanciaram o máximo possível. "Ninguém quer se comunicar com o Maduro, ele está trancado em sua fortaleza".
Ao responder à questão sobre o regime de Maduro, ele disse que, por enquanto, não há manifestações, mas uma vez que começarem, aparecerá a oposição. O que ajuda muito Maduro, destaca Chichin, é que a oposição venezuelana não está unida.
Infelizmente, sublinha o especialista, os países latino-americanas pouco ganharão com a adesão a novos blocos: "É claro, eles vão estar lá como uma quinta roda no carrinho […] Convidar esses países não é um nível de quem irá constituir a base econômica desta parceria. Esta parceria obviamente é dirigida contra a China e a Rússia, para deixá-las de lado. Quanto aos latino-americanos, eles ficaram mais uma vez na periferia, eles queriam se unir, mas não resultou, eles não conseguiram e a união está se dissolvendo".
Fonte - Sputnik  13/08/2016

Projeto transforma geladeiras em bibliotecas na periferia de Brasília

Cultura

Com a transformação de refrigeradores antigos em pequenas bibliotecas,a iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura e levar conhecimento de forma simples,direta e gratuita para a comunidade.Idealizador do projeto,o educador Lucas Rafael disse que o objetivo é levar arte e cultura para cidades fora da região central 

Da Agência Brasil
Divulgação/Projeto Refresque Ideias
A cidade de Ceilândia (DF), a cerca de 30 quilômetros de Brasília, recebe hoje (13) o projeto Refresque Ideias – Geladeira do Livro. Com a transformação de refrigeradores antigos em pequenas bibliotecas, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura e levar conhecimento de forma simples, direta e gratuita para a comunidade. O projeto arrecada geladeiras e livros, e a cada instalação promove uma ação cultural com artes visuais, música e poesia.
Nas geladeiras-bibliotecas comunitárias, os moradores podem deixar livros e pegar outros para ler e devolver quando quiser. As geladeiras do livro funcionam como uma biblioteca comum, mas não há necessidade de registros.
A parte de fora das geladeiras exibe arte feita por grafiteiros e artistas da comunidade onde a biblioteca será instalada.
Idealizador do projeto, o educador Lucas Rafael disse que a ideia surgiu da necessidade de incentivar a leitura, principalmente entre as crianças. “Como percebi que as crianças tinham pouco acesso à leitura, decidi fazer o projeto pra levar arte e conhecimento para essas crianças e para toda a comunidade.”
O projeto, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), levará geladeiras do livro a sete cidades do Distrito Federal: Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Guará e Areal. A escolha das cidades levou em conta a descentralização de ações culturais e educacionais, para levar o projeto a regiões menos favorecidas de Brasília.
Para cada edição de 2016, haverá um chamamento das ações culturais da geladeira do livro, visando integrar os artistas das cidades em que serão instaladas as bibliotecas improvisadas.
Na edição deste sábado em Ceilândia, o projeto Refresque Ideias terá campeonato de futebol e queimada, poesia, música e grafite com o artista ceilandense Israel Kolono. A programação também inclui a Feira de Trocas Bazar das Meninas e atrações musicais dos coletivos Sobreviventes de Rua, PR15, GL Gálatas, Família 4 Elemento, Dom Supremo, DuduMano, Comando Periférico, Vila dos Sonhos e Skandalo.

Feira de Trocas
Realizado há 5 anos, o Bazar das Meninas é um evento social e comunitário de troca e compartilhamento de roupas, acessórios, alimentos, informações, experiências, arte e artesanato. O bazar, que tinha um local fixo, agora acompanhará as edições do projeto Refresque Ideias – Geladeira do Livro. Não é necessário pagar taxa para participar, basta levar os objetos a serem trocados. Para artesãos e vendedores de produtos agrícolas e alimentícios, é cobrada uma taxa de participação de R$ 5.
Fonte - Agência Brasil  13/08/2016

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Governo da Bahia garante ampliação da linha 1 do metrô até Águas Claras/Cajazeiras

Transportes sobre trilhos

O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da rodovia BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. O governo estadual desenvolveu estudos para integrar o Tramo 3 aos novos projetos de transporte que estão sendo previstos ou executados pelo Estado

Da Redação
foto - Carlos Dourado/Divulgação
A Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será ampliada em 5,5 quilômetros e irá até Águas Claras/Cajazeiras. A autorização para licitar o chamado Tramo 3 da primeira linha do metrô foi assinada pelo governador Rui Costa, na tarde desta sexta-feira (12), na Governadoria, e a licitação será publicada no Diário Oficial deste sábado (13). Ao final da obra, a Linha 1 terá 17,5 quilômetros de extensão e duas novas estações, totalizando dez pontos de parada.
O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo da rodovia BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana, tendo início no KM-622, em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. O governo estadual desenvolveu estudos para integrar o Tramo 3 aos novos projetos de transporte que estão sendo previstos ou executados pelo Estado, como os Sistemas BRT das Avenidas 29 de Março e Gal Costa e o VLT da região do Subúrbio Ferroviário, bem como a futura Estação Rodoviária de Salvador, que também será construída em Águas Claras.
“Uma obra em Salvador, entre outras funções, tem que gerar emprego. Essa será mais uma obra do Governo que cumpre essa finalidade. Não são apenas 5,5 quilômetros de transporte público de qualidade, é emprego e renda durante e após a obra. O novo trecho do metrô [entre Pirajá e Águas Claras/ Cajazeiras] vai levar desenvolvimento a essa região da cidade, transformando a realidade de milhares de baianos”, afirmou o governador.
As obras que estão sendo executadas pelo Estado em Salvador, na opinião de Rui, possibilitarão à capital baiana ter a melhor mobilidade urbana do país. “Quem chegar à cidade, de ônibus ou de avião, terá o metrô na porta para escolher a que ponto de Salvador deseja ir. Isso é algo singular, eu diria quase único, com esse grau de integração no Brasil”, afirmou. Após a conclusão de todas as obras das linhas 1 e 2, o metrô baiano terá 41 quilômetros e será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil.

Intervenções
As intervenções no Tramo 3 incluem duas estações – Campinas de Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras – e um terminal de integração em Águas Claras. As duas passarelas de pedestres, localizadas nas proximidades da loja Makro e em Campinas, passarão por reforma e adequação. Mais duas, em Campinas e Águas Claras, serão construídas para atender à demanda que será criada com o metrô.
Além destas intervenções, estão previstas obras de melhorias nas adjacências do Tramo 3, a exemplo da ampliação do ramo esquerdo do trevo de Campinas; implantação do sistema de drenagem ao longo da linha do metrô; urbanização e paisagismo, tanto ao longo da linha quanto na via marginal, estações e terminal de integração.
Todas as etapas da obra serão realizadas de forma a impactar o mínimo possível o tráfego da região. Por isso a execução será planejada detalhadamente. A metodologia de intervenção para construção do trecho será submetida à análise e aprovação da concessionária Via Bahia, empresa que gerencia a rodovia BR-324, durante o desenvolvimento do projeto básico.

Linha 2 em execução
As obras da Linha 2 foram iniciadas em fevereiro de 2015. Quando ficar pronta, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto seja percorrido em 27 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho. Destas, seis terão integração com os terminais de ônibus: Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.
Com a conclusão da Linha 2, o metrô de Salvador será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil, com 41 quilômetros, incluindo a 13ª estação, em Lauro de Freitas, e o prolongamento de Pirajá até Águas Claras, onde haverá mais duas estações.
Com informações da Secom Ba.  12/08/2016 

Metrô,a novidade e o futuro da Mobilidade já presentes em Salvador

Transportes sobre trilhos

A integração física e tarifária,embora ainda que não funcione em sua plenitude,elevou de 25 mil pasgs/dia para 45 mil o numero de passageiros/dia transportados atualmente pelos trens do Metrô na linha 1.As estações da Lapa e de Pirajá,as duas maiores que interligam os dois sistemas,foram as principais responsáveis por essa grande mudança.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Após um mês de iniciada,a integração intermodal Metrô/Ônibus em Salvador,houve uma mudança radical na dinâmica de deslocamentos dos usuários da linha 1 do Metrô de Salvador e usuários das linhas do sistema de transportes por ônibus a ele integrados.As estações da Lapa e de Pirajá,as duas maiores que interligam os dois sistemas,foram as principais responsáveis por essa grande mudança.
A integração física e tarifária,embora ainda que não funcione em sua plenitude,elevou de 25 mil pasgs/dia para 45 mil o numero de passageiros/dia transportados atualmente pelos trens do Metrô na linha 1.
Atualmente a linha 1 do sistema metroviário tem capacidade para transportar até 200 mil-Passgs/dia e com a conclusão da linha 2 o atendimento a demanda poderá chegar aos 600 mil-pasgs/.dia

foto - ilustração/arquivo
A integração física e tarifária entre os dois sistemas,Metrô/Ônibus,(alem de outras opções como bicicletas e viagens a pé) permite aos usuários uma viagem mais rápida e segura,mais confortável,mais curta e mais barata.
Embora os ônibus tenham a tarifa compartilhada com o metrô (dividida),a integração tende a permitir um menor custo operacional ao sistema de transportes por ônibus,com a diminuição do trajeto percorrido,e a consequente diminuição do numero de ônibus para cobrir um percurso muito menor,porém com um maior numero de viagens,interligando as estações do Metrô aos bairros lindeiros,pois note-se que o numero de passageiros transportados continuará sendo o mesmo que anteriormente utilizavam apenas os serviços de ônibus,e agora com amplas possibilidades da adesão de novos usuários ao sistema integrado.Tome-se por exemplo: um ônibus que faria o trajeto Lapa/Cajazeiras,quanto tempo ele perderia nesse deslocamento com paradas em pontos ao longo do trajeto e possíveis atrasos devidos a eventuais travamentos no trânsito,além do elevado consumo de combustível e da poluição gerada pelo mesmo?....e com uma redução substancial do trajeto,quanto tempo levara agora apenas para cobrir o percurso entre a estação Pirajá e o bairro de Cajazeiras?...Embora esse tema não seja abordado de maneira clara por "gestores" e,principalmente pelos operadores do transportes por ônibus,não há como contestar a lógica,se existem perdas numa ponta,no outro lado,haverá muitas outras compensações.

foto - ilustração/arquivo
A acessibilidade mais amiga nos trens e nas estações do metrô e também nas novas estações de transbordo e integração,facilita bastante o acesso dos usuários ao sistema com mais segurança e rapidez,o mesmo deveria ocorrer com o sistema de ônibus de Salvador,ainda muito arcaico,com a implantação de uma frota renovada,mais moderna,mais confortável e mais acessível,com veículos pelo menos equipados com piso baixo,suspensão pneumática e propulsores traseiros.
A integração intermodal (física e tarifária),e o bilhete único por tempo de permanência no sistema é um dos pontos altos da nova diretriz para uma solução equilibrada,moderna e adequada a mobilidade urbana trazendo benefícios sobre vários aspectos para as cidades e a sua população tais como: diminuição no tempo de deslocamentos,diversificação na escolha dos trajetos pelos usuários,diminuição da poluição,aumento na qualidade de vida da população,aumento do numero de usuários do transporte público,diminuição do uso do transporte individual,diminuição dos índices de doenças causadas pelos altos níveis de poluição,e um sistema rápido acessível confortável e menos custoso.
Planejamento urbano,sustentabilidade,projetos para médio e longo prazo,e sempre voltados única e exclusivamente para o interesse da população e das cidades,é o caminho.
O sistema Metroviário de Salvador já da mostras evidentes da revolução que causara na mobilidade de Salvador,e que se ampliará com a conclusão da linha 2 (Metropolitana) e a extensão da linha 1 até Águas Claras.Nem os que torceram contra o Metrô,ou os que eventualmente ainda continuam torcendo,resistirão a essa realidade e as seus encantos,e a população de Salvador já entendeu muito bem e assimilou isso.
Saravá pro Metrô,saravá Salvador.
Pregopontocom 12/08/2016

Metrô de Salvador - Linha 2 avança e já está com 55% das obras concluídas

Transportes sobre trilhos

“As obras seguem em ritmo avançado, o que nos dá a tranquilidade para cumprir com os prazos estabelecidos e até mesmo antecipar a sua conclusão, prevista para o final de 2017”, afirmou Carlos Martins. A Linha 2 já está com mais de 55% das obras concluídas e contará, ainda, com uma extensão até Lauro de Freitas e outro terminal de integração de ônibus e metrô, na região do Aeroporto.

Da Redação
fotos - Daniele Rodrigues/Ascom-Sedur
Na manhã desta sexta-feira (12), o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, fez mais uma visita técnica às obras da Linha 2 do metrô, acompanhado do presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e do presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença. O grupo saiu da Estação Detran até a Estação Pituaçu, incluindo o futuro Terminal de Integração de Pituaçu.
“As obras seguem em ritmo avançado, o que nos dá a tranquilidade para cumprir com os prazos estabelecidos e até mesmo antecipar a sua conclusão, prevista para o final de 2017”, afirmou Carlos Martins. A Linha 2 já está com mais de 55% das obras concluídas e contará, ainda, com uma extensão até Lauro de Freitas e outro terminal de integração de ônibus e metrô, na região do Aeroporto.
A primeira estação da Linha 2, Acesso Norte, está finalizada, e a do Detran está em fase de retoques, com obras já concluídas. A previsão é que a o trecho entre em operação até o fim do ano, extensivo até a Estação Rodoviária.
Já na Avenida Paralela, as primeiras estações, Imbuí e CAB, estão em fase final de acabamento, com expectativa de começar a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. As obras na Paralela incluem a abertura de uma nova via expressa, que fará ligação direta com o Viaduto Raul Seixas e com a Avenida Bonocô. Ciclofaixa e pista de Cooper também estão construídas ao longo de toda a Avenida. “Vai dar mais fluidez ao trânsito na região que, posteriormente, com a ampliação da integração com os ônibus metropolitanos, via terminal de Mussurunga, ficará ainda mais fluido com a retirada de algumas linhas de circulação”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano.
Com a conclusão das obras, somando a Linha 1 e a Linha 2, o metrô terá 41 km. Salvador contará com a terceira maior malha metroviária do país, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. “São intervenções que irão mudar toda a configuração urbana da cidade, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para a população”, destacou Carlos Martins.
Com informações da Sedur Ba.  12/08/2016

Número de passageiros que usam ônibus como transporte público cai 9%

Transportes

Nessas localidades, o número de passageiros transportados por mês caiu de 382,3 milhões em 2014 para 347,8 milhões em 2015. Segundo o levantamento anual da NTU, ao projetar a redução de 9% registrada nessas cidades para o restante do país, estima-se que 3,22 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus como transporte público por dia.

Michèlle Canes
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
Estudo divulgado hoje (12) pela Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU) mostra que o número de passageiros que usaram o ônibus como transporte público em 2015 teve uma redução de 9% por mês em relação a 2014. O estudo considerou dados de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que representam a maior demanda nacional por esse tipo de transporte.
Nessas localidades, o número de passageiros transportados por mês caiu de 382,3 milhões em 2014 para 347,8 milhões em 2015. Segundo o levantamento anual da NTU, ao projetar a redução de 9% registrada nessas cidades para o restante do país, estima-se que 3,22 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus como transporte público por dia. “Estamos atribuindo isso à crise econômica vivida pelo país, ao índice de desemprego, à inflação alta e principalmente à falta de investimento público no setor de transporte”, disse o presidente da entidade, Otávio Cunha.
Segundo ele, as pessoas estão deixando de usar o ônibus e não substituindo esse tipo de transporte por outro. Para o presidente da associação, o ônibus deixou de ser usado para deslocamentos não essenciais como o lazer, por exemplo, e por pessoas que estão desempregadas, que acabam por reduzir a quantidade de deslocamentos feitos. Os congestionamentos nas cidades também podem ser uma explicação para a redução da demanda pelos ônibus, entre outros fatores, de acordo com o relatório.
Como solução para o setor, o presidente da NTU defende outras fontes de coleta de recursos além do bilhete cobrado dos passageiros. “Prioridade para o transporte público, aumentar os investimentos públicos e buscar uma saída para subvencionar [subsidiar] o transporte sem que seja onerando o preço da passagem. Buscar fontes de recursos extratarifários para poder subvencionar o transporte”, listou Cunha.

Imposto na gasolina para baratear passagens
Entre as formas de arrecadar esses recursos, uma opção, de acordo com a associação, seria cobrar uma taxa na gasolina. “Se você considerar que 70% da via é ocupada pelo transporte individual e o ônibus ocupa apenas 8% da via, e ele transporta muito mais pessoas, acho que você estaria democratizando o espaço urbano dando prioridade ao transporte coletivo”, disse o presidente da NTU.
A sugestão da entidade é que o imposto seja municipal e que cada prefeitura possa avaliar o valor que seria necessário para investir no transporte público local. Os recursos, segundo o presidente da associação, seriam usados para melhorar a qualidade do transporte e reduzir o valor da passagem.
“Fizemos uma simulação nacional considerando todo o consumo de combustível, óleo diesel, gasolina, álcool e gás. Com R$ 0,10 de aumento do preço, poderia se reduzir 30% no preço das passagens”, calculou.
Fonte - Agência Brasil  12/08/2016

Igualdade racial e acesso à terra são destaques na Feira Estadual da Reforma Agrária (Ba)

Agricultura Familiar

Além da comercialização de alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar, a atividade também debate a agroecologia e o acesso a direitos fundamentais, incluindo ainda programação musical e artesanato.Hoje o espaço é ‘resignificado’, através da presença de trabalhadores rurais, que mantém viva a luta pela transformação social na luta pela reforma agrária”.

Da Redação
foto - Ascom/Sepromi
Quinhentas famílias de assentamentos rurais da Bahia movimentam a Praça da Piedade, no Centro de Salvador, com a 2º Feira Estadual da Reforma Agrária, que acontece até este sábado (13), sob a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que teve a participação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Desenvolvimento Rural (SDR) na abertura dos trabalhos, na quinta-feira (11).
Além da comercialização de alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar, a atividade também debate a agroecologia e o acesso a direitos fundamentais, incluindo ainda programação musical e artesanato. A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que é realizado num emblemático mês, quando acontece o Agosto da Igualdade, calendário que resgata os 218 anos da Revolta dos Búzios.
“Esta praça traz uma simbologia muito grande, pois sediou a execução dos revoltosos deste movimento iniciado em 1798. Hoje o espaço é ‘resignificado’, através da presença de trabalhadores rurais, que mantém viva a luta pela transformação social na luta pela reforma agrária”. Segundo a secretária, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia prevê um conjunto de medidas do capitulo dedicado ao acesso à terra, associado à política de promoção da igualdade racial.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa, afirmou que a feira, aberta na quinta-feira (11), também é uma oportunidade de discutir a forma de produção de alimentos.

foto - Ascom/Sepromi
"Apesar da dificuldade na realização da reforma agrária no País, eventos como esse nos deixam orgulhosos e serve de referência, porque por trás de cada barraca dessa feira há um conjunto de valores, por meio de alimentos de qualidade".
A superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag/SDR), Renata Rossi, também esteve presente, destacando que trata-se de uma oportunidade para famílias soteropolitanas adquirirem livres de agrotóxicos, com preços justos. O dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, informou que somente no primeiro dia do evento já foram comercializados mais de 20 mil quilos de produtos. “É fundamental debater nossos temas com a sociedade soteropolitana, importante no apoio ao processo de reforma agrária”. Outra dirigente nacional do MST, Elizabeth Rocha, disse que a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis são pilares para a construção de uma ampla reforma no modelo de produção brasileiro. “É um instrumento de luta em defesa da vida”.
Com informações da Secom  Ba. 12/08/2016

Russia mostra no céu,suas "aves metálicas" de guerra

Tecnologia

Veja o 'Rei dos Céus' russo T-50 em ação - O vídeo mostra o caça embarcado MiG-29KUB, o avião de combate Yak-130, o caça moderno Su-35S, o caça Su-33, o bombardeiro de longo alcance Tu-95 e voos das esquadrilhas de acrobacia aérea Russkie Vityazi (cavaleiros russos) e Striji (Gaivas).

Sputnik
© Sputnik/ Grigori Sysoev
O caça moderno Sukhoi T-50 apareceu no vídeo do ministério da Defesa chamado "O céu obedece aos fortes".
O vídeo mostra o caça embarcado MiG-29KUB, o avião de combate Yak-130, o caça moderno Su-35S, o caça Su-33, o bombardeiro de longo alcance Tu-95 e voos das esquadrilhas de acrobacia aérea Russkie Vityazi (cavaleiros russos) e Striji (Gaivas).
Os voos de T-50, Su-35 e MiG-29KUB foram gravados neste ano no sul da Rússia pelo operador Pavel Novikov a partir de um avião militar An-12.
O caça Sukhoi T-50 (também conhecido como PAK-FA) agora está passando testes na Rússia. Ele realizou seu primeiro voo em 2010. Em 2018, a aeronave vai entrar ao serviço da Força Aérea russa.
Fonte - Sputnik  12/08/2016


Colisões frontais caem 36% no primeiro mês em vigor da lei do farol baixo nas rodovias

Trânsito

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (12).Para a PRF, ainda é cedo para atribuir a queda nas estatísticas à nova legislação. Apesar disso, o assessor nacional de comunicação do órgão, Diego Brandão, analisa que é um indicativo do impacto positivo da medida: “um mês é um período curto para fazer uma inferência tão concreta, mas é um indício.  

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias

foto - José Cruz/ABr - 12/08/2016
No primeiro mês de vigência da lei que obriga que, durante o dia, motoristas trafeguem com o farol baixo aceso em rodovias, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou queda de 36% nas colisões frontais em BRs. Entre 8 de julho, quando a norma entrou em vigor, e 8 de agosto de 2016, foram 117 acidentes desse tipo, contra 183 do mesmo período de 2015. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (12).
Para a PRF, ainda é cedo para atribuir a queda nas estatísticas à nova legislação. Apesar disso, o assessor nacional de comunicação do órgão, Diego Brandão, analisa que é um indicativo do impacto positivo da medida: “um mês é um período curto para fazer uma inferência tão concreta, mas é um indício. A simples mudança da legislação, lógico, não vai mudar esse cenário. Tem fiscalização, educação para o trânsito, reengenharia. Tudo faz com que a gente tenha uma mudança. Mas é uma tendência”. Segundo Brandão, manter o farol aceso melhora a visibilidade e, com isso, há aumento na segurança. “Acreditamos que essa inovação de legislação é importante, porque há um reflexo direto em visibilidade, e qualquer coisa que ajude na redução de acidentes é válido”, analisa.
As colisões frontais são o tipo de acidente mais grave, pois causam, proporcionalmente, o maior número de óbitos em rodovias federais. Nos acidentes registrados entre 8 de julho e 8 de agosto, 39 pessoas morreram e 67 ficaram gravemente feridas, respectivamente 56% e 41% menos que no mesmo período do ano passado, quando houve 88 óbitos e 113 feridos graves.
Os números também apontam redução de 34% nos atropelamentos: 86 registrados em 2016, contra 131 de 2015, considerando apenas os acidentes ocorridos durante o dia em BRs. Nesses atropelamentos, houve queda no número de mortos - 10 óbitos em 2016 e 16 em 2015 - e de feridos graves - 43 feridos graves em 2016 e 63 em 2015.

Mais de quatro mil multas por dia
Na média, a PRF flagrou mais de quatro mil motoristas por dia desrespeitando a regra no primeiro mês de vigência da lei. Entre os dias 8 de julho e 8 de agosto, foram emitidos 124.180 autos de infração.
O descumprimento da lei federal é considerado infração média, com quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13. A partir de novembro, o valor passará para R$ 130,16.
Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados com mais flagrantes de motoristas conduzindo durante o dia com os faróis apagados. Em Goiás, foram 14,6 mil multas; no Paraná, foram registrados 12,9 mil flagrantes; em Minas, 12,6 mil; no Rio, a PRF contabilizou 11,1 mil infrações; em Santa Catarina, 10,7 mil condutores foram autuados.
Fonte - Agência CNT de Notícias 

Atividade econômica no país tem queda de 0,53% no segundo trimestre

Economia

Em relação ao segundo trimestre de 2015, a queda ficou em 4,37%, segundo os dados sem ajustes, já que a comparação é feita entre períodos iguais.O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Arquivo/Ag.Brasil
A atividade econômica registrou queda no segundo trimestre deste ano. Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) houve retração de 0,53% no segundo trimestre, comparado com o período de janeiro a março deste ano.
Em relação ao segundo trimestre de 2015, a queda ficou em 4,37%, segundo os dados sem ajustes, já que a comparação é feita entre períodos iguais.
Em junho, o IBC-Br registrou crescimento de 0,23% na comparação com maio (dado dessazonalizado). No primeiro semestre, houve retração de 5,96% e, em 12 meses encerrados em junho, de 5,67%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.
O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.
Fonte - Agência  Brasil  12/08/2016

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Greve geral de 24 horas tem manifestações em 15 cidades na Argentina

Internacional

A greve geral de 24 horas convocada pela Confederação dos Trabalhadores do Estado (ATE) contra as políticas econômica e social do governo do presidente Maurício Macri reuniu nesta quinta-feira, 11, dezenas de milhares de pessoas que foram às ruas em 15 províncias na Argentina.

Sputnik
Sputnik
Além de em Buenos Aires, as manifestações deste quinta-feira ocorreram ocorreram em Salta, Santa Cruz, San juan, Catamarca, Rio Negro, Tucumán, Chaco, Formosa, Corrientes, La Pampa, Esquel, Neuquén, Chubut, Jujuy e Mendoza.
As manifestações contaram com a participação de nove organizações ligadas à educação que integram a Frente Nacional Docente. Além de pedir a reincorporação dos trabalhadores demitidos na iniciativa privada e de servidores, os protestos repudiam também os tarifaços de serviços públicos que vêm sendo anunciados pela nova administração desde o início do ano.
Em alguns casos, as tarifas já aumentaram cerca de 300%, como no caso da energia elétrica, mas outros reajustes substantivos têm sido anunciados também nas contas de gás e no preço da gasolina, além da redução de diversos programas de assistência social criados à época da presidente Cristina Kirchner. Dados da Universidade Católica apontam aumento dos níveis de pobreza, que chegaram a 34,5% da população apenas entre janeiro e março deste ano.
Afora os tarifaços, a inflação tem tirado o sono dos argentinos. Ainda sem ter retomado um índice oficial de inflação nesses sete meses — a atual administração afirma que o índice divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) eram manipulados para baixo durante as gestões de Cristina Kirchner —, as referências de estimativas privadas calculam a alta do custo de vida em 43,6% desde janeiro. Só em maio, a inflação teria aumentado 3,5%, conforme o indicador do Congresso, baseado em pesquisas de consultorias econômicas.
Os líderes sindicais dizem que o discurso de Macri para justificar as demissões no serviço público lembram em muito os feitos à época pelo então presidente Fernando Collor no Brasil, que se tornou famoso pela cruzada contra os "marajás". Na Argentina, Macri não tem poupado críticas aos chamados "inhoques", os servidores que ganham e não trabalham. A ATE acusa a imprensa de mentir sobre a real situação dos trabalhadores do Estado.
"Recebemos a notícia com muita indignação (de que mais de 40% dos servidores argentinos ganham sem trabalhar), porque este governo mente. O governo quer construir seu próprio relato para poder justificar o injustificável e preparar novas demissões", disse Hugo Godoy, secretário-geral da ATE, e um dos principais organizadores das manifestações nesta quinta-feira.
Segundo cálculos preliminares dos sindicalistas, desde que Macri assumiu a presidência em dezembro do ano passado, cerca de mil pessoas são demitidas por dia. Por outro lado, os sindicalistas denunciam que, ao contrário da maioria esmagadora da população, órgãos e setores próximos ao novo governo vêm sendo beneficiados por aumentos salariais. Segundo Godoy, níveis gerenciais têm recebido aumentos de salários de até cinco vezes, como no caso da Superintendência de Seguros, ligada ao Ministério da Fazenda, a cargo do ministro Alfonso Prat Gay, um dos mais próximos colaboradores de Macri. Na superintendência, há notícias de salários que receberam aumentos de até 100 mil pesos.
Fonte - Sputnik  11/08/2016

Bahia celebra 218 anos da Revolta dos Búzios

Cultura

No dia 12 de agosto de 1798 a capital baiana havia amanhecido com diversos manuscritos espalhados em prédios públicos, conclamando a população para uma revolta armada que, entre outros temas, defendia a proclamação da República, o fim da escravidão, redução de impostos, dentre outras pautas reivindicatórias. 

Da Redação
foto - ilustração/correionago
O movimento revolucionário baiano de 1798, mais conhecido como Revolta dos Búzios, completa 218 anos nesta sexta-feira (12), sendo destacado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e diversos órgãos da administração. A centenária é considerada uma das mais amplas das ocorridas no Brasil Colônia, do ponto de vista político, econômico e social.
A titular da Sepromi, Fabya Reis, informou que o governo estadual tem absorvido a data em sua agenda institucional, reforçando o trabalho protagonista do movimento negro pela preservação da memória e do legado da Revolta dos Búzios. “Nosso esforço, no diálogo com a sociedade civil, é consolidar cada vez mais um calendário neste sentido, reforçando o nosso ‘Agosto da Igualdade’. Temos potencializado atividades, debates e discussões sobre as políticas públicas para a população negra, considerando estes marcos históricos na luta racial. Assim, vamos difundindo os ideais de liberdade disseminados pelos líderes deste movimento reivindicatório”, destacou.
A gestora ressalta o edital Agosto da Igualdade como uma das principais iniciativas do Governo do Estado, neste contexto, cujas inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira (15). Este ano a Sepromi destinou R$ 280 milhões para a seleção de dez projetos com foco na preservação da história do movimento revolucionário, associados à Década Internacional Afrodescendente (2015-2024). Os detalhes do edital estão disponíveis no site da sepromi.ba.
O grande marco da Revolta dos Búzios foi a articulação de grupos mais pobres da população baiana para defender propostas que realmente os representassem. Foi uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, mulatos e mestiços que lutavam pela democracia, exigindo direitos de igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.

Perseguidos e condenados
Depois de perseguidos e condenados, um ano depois do início da Revolta dos Búzios, seus líderes foram executados publicamente, no local onde hoje está instalada da Praça da Piedade, na capital baiana. O título do movimento deve-se ao fato de que muitos ativistas usavam búzios presos a uma pulseira para facilitar a identificação entre si. A Revolta dos Búzios também é conhecida como Revolta dos Alfaiates, uma vez que seus representantes exerciam este ofício, Conjuração Baiana, dentre outros nomes.

Heróis do Brasil
Os nomes dos líderes (João de Deus do Nascimento – 38 anos, Lucas Dantas de Amorim Torres – 24 anos, Manuel Faustino Santos Lira – 18 anos e Luis Gonzaga das Virgens e Veiga – 36 anos) da manifestação foram inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais em 4 de março de 2011, mais de 200 anos após suas mortes, depois da sanção da Lei 12.391 pela então presidenta Dilma Rousseff.

Um dia emblemático
No dia 12 de agosto de 1798 a capital baiana havia amanhecido com diversos manuscritos espalhados em prédios públicos, conclamando a população para uma revolta armada que, entre outros temas, defendia a proclamação da República, o fim da escravidão, redução de impostos, dentre outras pautas reivindicatórias.
As publicações propagavam mensagens diversas, dentre elas, a mais emblemática: “Animai-vos, povo bahiense, que está para chegar o tempo feliz da liberdade. O tempo em que todos seremos irmãos. O tempo em que todos seremos iguais”.

Bandeira histórica
Uma réplica da bandeira da Revolta dos Búzios foi instalada na Praça da Piedade em dezembro do ano passado, sendo hasteada pelo governador Rui Costa, outras autoridades e lideranças representativas do movimento negro, atendendo a uma demanda histórica dos setores organizados da sociedade civil.
A instalação da bandeira é resultado de uma articulação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial, de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), além do bloco afro Olodum, visando contribuir para resgate da história da luta dos negros na Bahia e no Brasil. A Praça da Piedade já abriga os bustos dos mártires do movimento: Manuel Faustino, Lucas Dantas, João de Deus e Luís Gonzaga. Com duas faixas nas cores branca e azul, bem como uma estrela vermelha, a bandeira também tem a inscrição em latim “Surge, nec mergitur” (Apareça e não se esconda).

Prêmio Manuel Faustino
Em 2015 o Governo do Estado, através da Sepromi, também entregou o Prêmio Manuel Faustino, com o objetivo de estimular e divulgar experiências voltadas ao empoderamento político e social da juventude negra, inspiradas na trajetória de luta de um dos líderes da Revolta dos Búzios. A iniciativa contemplou organizações da sociedade civil e seus projetos desenvolvidos junto ao segmento juvenil.
A Sepromi destinou, por meio do prêmio, um total de R$ 70 mil. Além disso, foram lançados catálogo impresso e um documentário, contendo narrativas e depoimentos das pessoas envolvidas no projeto. O concurso integrou as ações do Plano Juventude Viva na Bahia, direcionado ao enfrentamento à violência contra o segmento.
Com informações da Secom Ba.  11/08/2016

CBTU João Pessoa transporta 66% de passageiros a mais em julho

Transportes sobre trilhos

De acordo com a Coordenadoria de Operações, esse aumento se deu por conta do retorno operacional de todo o trecho; visto que no mês de junho, os trens não estavam seguindo de João Pessoa para Mandacaru em virtude dos serviços de recuperação da via férrea.

CBTU
CBTU/João Pessoa
A CBTU João Pessoa registrou um crescimento da ordem de 66,03% no mês de julho em relação a junho deste ano. Em julho, foram transportados 128.806 passageiros, 51 mil a mais do que no mês anterior, quando a Companhia chegou a contabilizar 77.582 usuários. De acordo com a Coordenadoria de Operações, esse aumento se deu por conta do retorno operacional de todo o trecho; visto que no mês de junho, os trens não estavam seguindo de João Pessoa para Mandacaru em virtude dos serviços de recuperação da via férrea.
A CBTU João Pessoa estima que até o final do mês de agosto os serviços sejam concluídos e o trem volte a operar em sua grade horária oficial. Para a dona de casa Eliane da Silva Sobrinho, que reside em Jardim Manguinhos, o trem continua sendo o seu meio de transporte mais usado. “Quando ele não estava passando para Cabedelo era muito ruim. A gente ficava a mercê dos ônibus que era muito mais caro. Esse trem é uma benção e ajuda muito os assalariados, diz.
O auxiliar de pedreiro, José Alves dos Santos, revelou que prefere esperar pelo trem porque as viagens são mais rápidas, baratas e seguras. “Além do mais a gente viaja no ar condicionado e muita limpeza no interior dos Vlts. Não vejo a hora de ficar só VLT rodando e aumentar o número de viagens. Aí sim, a gente vai abandonar o ônibus de vez, completa.
Fonte - CBTU  11/08/2016

Travessia marítima entre Salvador e Itaparica via Ferry-Boat,seque tranquila nesta quinta (11)

Travessia marítima

A travessia marítima través do sistema Ferry-Boat nessa quinta (11) seque tranquila com quatro embarcações operando o serviço normalmente.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para quem vai fazer a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica nesta quinta (11),deve encontrar um movimento tranquilo no sistema Ferry-Boat que opera o serviço.O movimento nos terminais de embarques de veículos e passageiros de São Joaquim e Bom Despacho segue normalmente.As quatro embarcações - Agenor Gordilho, Dorival Caymmi, Pinheiro e Maria Bethânia - realizam viagens nos horários programados (de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer com um eventual aumento na demanda.As passagens podem ser adquiridas nos terminais com pagamento efetuado através de cartões de crédito,débito ou dinheiro.
Para saber a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos),os usuários do serviço devem acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-.O pagamento para este serviço pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza também uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h Contatos - Tel. 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador 11/08/2016

Metrô de Fortaleza terá horário de funcionamento ampliado

Transportes sobre trilhos

A linha Sul, que hoje funcionar de 7h às 19h, passará a operar de 5h30 às 23h, de segunda à sábado.A ampliação era uma solicitação antiga do usuário.Para isso, 148 profissionais serão contratados. 

Diário do Nordeste

foto - ilustração
Horário de funcionamento do Metrô de Fortaleza será ampliado. Atualmente, a linha Sul, que liga Pacatuba a Fortaleza, funciona de 7h às 19h e deve passar a operar de 5h30 às 23h, de segundo à sábado. A ampliação era uma solicitação antiga do usuário. Segundo a Secretaria das Cidades, isso só será possível com a contração de 148 profissionais.
Os funcionários temporários também serão direcionados para trabalhar nas obras do Sistema VLT do ramal Parangaba-Mucuripe. Não há exigência de experiência com funções ligadas à operação de trem e metrô já que eles passarão por seleção e treinamento, e poderão começar a atuar até o fim deste ano. As funções dos contratados são de caráter operacional. As vagas são para assistente condutor, assistente controlador de movimento, agentes de estação, auxiliares operacionais, assistente operacional administrativo e técnico em segurança do trabalho.
As contratações serão realizadas por um ano e há previsão de prorrogação por mais um ano. As remunerações variam de R$ 943,38 a R$ 1.388,25.
A mensagem da contratação foi encaminhada pelo Governador Camilo Santana para a Assembleia Legislativa na última terça-feira, 9. O projeto de lei cria as vagas temporárias e, após sanção do governador, será contratada a instituição responsável pela seleção.
Fonte - Diário do Nordeste  11/08/2016

Condições climáticas dificultam combate a incêndios em Portugal

Internacional

O país vive um mês de devastação fora do normal, segundo especialistas. No Funchal, a principal cidade da Ilha, mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e dezenas de edificações foram destruídas pelo fogo. No continente, muitas cidades, principalmente no norte do país, estão sendo castigadas pelos incêndios.

Marieta Cazarré
Correspondente da Agência Brasil
foto - ilustração/José Coelho - Agencia Lusa
Incêndios em diversas cidades do país, tanto no continente quanto na Ilha da Madeira, vêm deixando um rastro de destruição e fumaça em Portugal nos últimos dias. O país vive um mês de devastação fora do normal, segundo especialistas. No Funchal, a principal cidade da Ilha, mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e dezenas de edificações foram destruídas pelo fogo. No continente, muitas cidades, principalmente no norte do país, estão sendo castigadas pelos incêndios.
As condições meteorológicas não têm colaborado com o trabalho de combate ao fogo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre às 6h da manhã do dia 8 de agosto e às 6h do dia 10, Funchal foi afetada por um clima excepcionalmente quente.
“Análise preliminar dos dados registrados indica que não têm comparação com o passado, em particular no que diz respeito às temperaturas mínimas registradas, desde 1949 (data em que tiveram início as observações, no Observatório Meteorológico do Funchal). Neste período de 48 horas, a temperatura do ar foi sempre superior a 28 °C: acima de 32 °C em 92 % do tempo. A temperatura mínima, extremamente alta, registrada no dia 9 de agosto, foi 29,6 °C, ficando 3,7 °C acima do anterior máximo, 25,9 °C, registrado no dia 12 de agosto de 1976”, diz o comunicado.
De acordo com o instituto, os próximos dias serão mais amenos, com temperaturas máximas entre 27 e 32 °C e mínimas entre 21 e 23 °C. Este agravamento das condições meteorológicas nos últimos dias levou a que o governo acionasse ontem o mecanismo europeu de proteção civil. A imprensa portuguesa divulgou que 3 aeronaves Canadair foram cedidas a Portugal (duas por Marrocos e uma pela Itália) para ajudar no combate aos incêndios.
No entanto, especialistas defenderam, em meios de comunicação locais, que o uso de aeronaves no combate aos incêndios na Madeira não é eficaz e não vale o investimento. O principal argumento é o de que os ventos fortes que atingem a região impedem que consigam se aproximar o suficiente das chamas e, desta maneira, operar com eficiência. O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou ontem (10) que vai solicitar um parecer técnico sobre a viabilidade da utilização de meios aéreos no combate aos incêndios na região.
De acordo com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, cerca de 98% dos incêndios florestais têm origem humana. Só este ano, a polícia judiciária portuguesa já prendeu 26 incendiários.
De acordo com dados divulgados pela imprensa local, apenas entre os dias 1º e 9 de agosto deste ano, quase 26 mil hectares de floresta já foram queimados. Durante o ano de 2016, aproximadamente 32 mil hectares de floresta foram destruídos pelo fogo, enquanto que em anos anteriores, como em 2008, por exemplo, o número não chegou a 15 mil hectares consumidos por incêndios.
A Agência Brasil entrou em contato com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), mas até o momento não obteve resposta. No site do instituto não há informações atualizadas sobre os territórios arrasados pelo fogo.
Fonte - Agência Brasil  11/08/2016

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Apresentado em Guadalajara um modelo do veículo da linha 3 de Metrô Leve

Transportes sobre trilhos  🚄

Serão 18 trens da família Metropolis,com 03 carros cada,fornecidos pela Alstom através de um contrato assinado em 2014,que abrange também subestações e sistemas de comunicação.Os veículos serão de alumínio-bodied, e terão capacidade para 589 os passageiros.

Da Redação
Railway Gazette
Um modelo do veículo que será usado na futura linha 3 de Metrô Leve em Guadalajara,foi colocado em exposição na cidade pela operadora do sistema SITEUR.
Serão 18 trens da família Metropolis,com 03 carros cada,fornecidos pela Alstom através de um contrato assinado em 2014,que abrange também subestações e sistemas de comunicação.
O sistema de sinalização e controle de trens será  CBTC Urbalis 400 da Alstom,com sistema de radio da TETRA.A CPVM também fornecera sistemas ferroviários em parceria com a Alstom.
Os trens estão sendo construídos na fábrica de Barcelona da Alstom.O primeiro trem deverá ser entregue no mês de dezembro em Guadalajara,com o teste já programado para iniciar em março do próximo ano.
Os veículos serão de alumínio-bodied,terão 52.8 metros de comprimento,2.89m de largura e 3.89m de altura,com capacidade para 589 os passageiros.Os carros serão equipados com câmeras de vigilância interna e externa,iluminação LED e espaços para cadeiras de rodas.A velocidade máxima será de 80 Km / h, permitindo um tempo de viagem,ida e volta,em 33 min na linha com com 21,5 km de extensão
A escavação do túnel do trecho subterrâneo de 5,3 km,da linha que terá 18 estações em todo  percurso,começou em junho. O túnel entre Glorieta de La normal e Plaza de la Bandera está sendo escavado a uma profundidade variada entre 20 m e 25 m.
Com informações da Railway Gazette  10/08/2016

Justiça Global denuncia violência contra população para realização da Olimpíada

Direitos Humanos

O informe com as denúncias foi enviado à Relatoria de Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extrajudiciais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ONG usa como base para as denúncias os números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública. Em todo o estado, o número de mortes causadas por autos de resistência aumentou 14% no primeiro semestre deste ano em comparação com do ano passado.

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/El Pais
A Organização Não Governamental (ONG) Justiça Global denunciou o Estado Brasileiro à Organização das Nações Unidas por violações de direitos humanos contra moradores de favelas e periferias da cidade do Rio de Janeiro, durante a preparação da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o que resultou no crescimento da estatística de mortos pela polícia.
Em junho, 60 dias antes da realização dos Jogos, o percentual de civis mortos pela polícia – autos de resistência – na capital fluminense, foi 104% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do próprio governo do estado. Em maio, esse aumento foi de 122% em relação a maio de 2015. Entre janeiro e junho, o aumento do número de mortes provocadas por intervenções policiais foi de 16%, com cerca de 200 casos, o que equivale a uma morte a cada 24 horas.
O informe com as denúncias foi enviado à Relatoria de Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extrajudiciais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ONG usa como base para as denúncias os números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública. Em todo o estado, o número de mortes causadas por autos de resistência aumentou 14% no primeiro semestre deste ano em comparação com do ano passado.

foto - ilustração/Twiter
"Historicamente, a polícia do Rio de Janeiro viola direitos e mata de forma sistemática nas favelas e periferias. Os megaeventos, que têm seu auge nas Olimpíadas, são o principal argumento para a perpetração do terror de Estado sobre essas populações, que são de maioria negra", afirmou a pesquisadora da Justiça Global, Monique Cruz.
O documento enviado pela Justiça Global ressalta ainda a escalada dos tiroteios durante as incursões policiais em favelas da cidade. Alguns exemplos de violações são citados no documento como o caso de Costa Barros, zona norte da cidade, quando cinco jovens foram executados dentro de um carro, em novembro de 2015, com mais de 100 tiros efetuados por policiais militares. Outro exemplo de violência policial seguida de morte é o de um jovem que levou um tiro na cabeça em Manguinhos, zona norte, em abril, durante operação da Polícia Militar, e de um adolescente também morto com dois tiros nas costas em março.
Segundo a Justiça Global, os casos relatados são exemplos claros da persistência de práticas de tortura e de execução sumária, dentre outras violações de direitos humanos, nas favelas do Rio de Janeiro. Para a organização, o estado brasileiro segue ignorando recomendações importantes para o enfrentamento da violência policial, o que reflete a falta de compromisso de governantes com uma política de segurança menos letal, que pare de encarar a morte como critério de eficiência e que esteja comprometida com o fim dos grupos de extermínio e a defesa da vida.
Até o fechamento desta reportagem, o governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, não havia se pronunciado a respeito das denúncias da Justiça Global.
Fonte - Agência Brasil  10/08/2016

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Direitos Humanos

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA),parabeniza a aprovação da Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas,durante a 46ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada em 15 de junho de 2016,

Revista Amazônia
foto - ilustração
No marco do Dia Internacional dos Povos Indígenas celebrado em 9 de agosto, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) parabeniza a aprovação, durante a 46ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada em 15 de junho de 2016, da Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
O texto reconhece o direito fundamental dos povos indígenas à livre determinação, aos territórios ancestrais, ao direito à consulta e ao consentimento prévio, livre e informado. Em virtude desse direito, os povos indígenas determinam e procuram livremente a sua condição política e o seu desenvolvimento econômico, social e cultural, na mesma linha dada pela Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas da ONU, e pela Convenção 169 da OIT.
Além disso, a Declaração protege o direito dos povos à saúde indígena e a um meio ambiente saudável, à igualdade de gênero das mulheres indígenas, entre outros direitos fundamentais. São reconhecidos também os direitos dos povos e comunidades em isolamento voluntário e contato inicial em permanecer nessa condição e viver livremente de acordo com a sua cultura e visão de mundo.
A Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica (AECA) da OTCA, a partir de demanda dos Países Membros (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Peru e Venezuela), desenvolve esforços regionais vinculados ao bem-estar das populações amazônicas e na defesa dos direitos dos povos indígenas da Região.
Entre as ações, destaca-se o Programa de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas em Isolamento e Contato Inicial (PIACI) implementado a nível regional com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A primeira fase do programa resultou em dois instrumentos importantes: Lineamentos Amazônicos para a Proteção dos Povos Indígenas em Isolamento e Contato Inicial e os Princípios e Diretrizes para a Atenção da Saúde dos PIACI.
Atualmente em sua segunda fase, o programa propõe desenvolver mecanismos para o intercâmbio de experiências sobre Gestão Territorial e Biodiversidade e mecanismos para o intercâmbio de informações sobre o Controle e Vigilância Epidemiológica dos Povos Indígenas nas Regiões de Fronteira. Entre outras atividades, destacam-se as ações de capacitação sobre a Convenção de Diversidade Biológica da ONU para representantes indígenas e governamentais.
Revista Amazônia  10/08/2016

Hyperloop - russos serão os primeiros a viajar à velocidade do som?

Transportes sobre trilhos

No final de 2016, Moscou começará a elaborar projeto de transporte Hyperloop, criação do famoso engenheiro americano Elon Musk. Com uma população de mais de 12 milhões de pessoas, autoridades acreditam que seja necessária a construção de tal transporte na capital russa.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
A Novosti entrevistou o principal investidor do projeto, magnata Ziyavudin Magomedov. Sua empresa e o governo de Moscou estão planejando a construção do Hyperloop, que ligará o centro da cidade aos arredores, onde há dezenas de cidades e aeroportos internacionais.
"Assinamos contrato com Moscou  - Mas a construção do Hyperloop em Moscou é apenas uma das ideias. A ideia mais ambiciosa seria a construção do trajeto que vai do noroeste do país [da região Báltica] ao sul da Rússia [ao mar Negro Azov]. O segundo grande percurso vai da China à Europa, passando pelo Cazaquistão e pela Rússia" — disse Magomedov na entrevista.
Os primeiros testes do Hyperloop foram realizados em maio deste ano no deserto de Nevada, nos EUA. Testes receberam resultado satisfatório. Num futuro próximo, será preciso criar e testar um protótipo funcional composto por tubo a vácuo e uma cabine ligada ao tubo por forças magnéticas.
Para a Rússia, país gigantesco territorialmente, a redução de tempo de transporte da Ásia à Europa é uma questão de grande importância econômica. O trajeto da ferrovia Transiberiana é mais curto e mais barato se comparado ao transporte marítimo, mas mesmo assim, é uma opção que deixa a desejar por ser lento. O Hyperloop espera resolver estes problemas: a inauguração do transporte de cargas está planejada para 2020, de passageiros – para 2021.
Fonte - Sputnik  10/08/2016


Portugal em chamas - Continente e Ilha da Madeira registram incêndios

Internacional

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), 13 graves ocorrências de incêndio no continente foram registradas até as 12h (horário local) de hoje (10). Há ainda 121 ocorrências de incêndios rurais e 541 ocorrências em aberto.

Mariana Cazarré
Correspondente da Agência Brasil

José Coelho/Agencia Lusa
O calor e os fortes ventos registrados nos últimos dias têm contribuído para o alastramento dos focos de incêndio não apenas no continente, mas também, de maneira devastadora, no Funchal, capital do arquipélago da Madeira.
De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), 13 graves ocorrências de incêndio no continente foram registradas até as 12h (horário local) de hoje (10). Há ainda 121 ocorrências de incêndios rurais e 541 ocorrências em aberto.
No Funchal, principal cidade da Ilha da Madeira, a situação é gravíssima, com três mortes já registradas, dois hospitais evacuados e mais de mil pessoas deslocadas. Na cidade, que tem 111 mil habitantes, os focos de incêndio estão ativos desde segunda-feira (8). A situação é tão extrema que o primeiro-ministro do país, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irão para o arquipélago ainda hoje.
António Costa afirmou que será feito um pré-alerta para ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e, caso a situação piore nos próximos dias, será acionado acordo bilateral com a Rússia.
Equipes de combate aos incêndios, compostas por bombeiros da Força Especial Bombeiros (FEB), do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR (GIPS) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), começaram a partir de Lisboa na noite de ontem (9). De acordo com a imprensa local, cerca de 110 homens devem ser enviados para reforçar o combate aos incêndios na ilha.
A Madeira recebe milhares de turistas nesta época do ano, verão na Europa. De acordo com Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal (prefeito), há cerca de mil deslocados de casas e hotéis, entre residentes e turistas, alojados em diferentes locais da cidade, como centros cívicos e estádios esportivos.
De acordo com o prefeito, é impossível calcular quantas edificações já foram queimadas. Na noite de ontem, as chamas chegaram ao centro histórico da cidade, causando caos e pânico entre a população e desalojando centenas de pessoas.
Na Madeira, foi acionado o Plano Regional de Emergência e declarada situação de contingência, o que, na prática, significa a mobilização absoluta de todos os meios disponíveis.
Em Portugal continental, a situação também é grave. Segundo balanço da Proteção Civil, os incêndios de maior dimensão ocorrem nos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto e Viana do Castelo.
De acordo com informações da Polícia Judiciária de Portugal, apenas este ano já foram identificadas e presas 26 pessoas por autoria de crime de incêndio florestal.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou, em comunicado, que tem 500 militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) empenhados nas ações de combate aos incêndios florestais. Entre eles, 160 dão apoio a 23 meios aéreos em ações de primeira intervenção nos incêndios. Há também quatro grupos de ataque ampliado (três deles a combater incêndios em Viana do Castelo e um no distrito do Porto).
Fonte - Agência Brasil  10/08/2016

A soma da fortuna dos bilionários atingiu recorde

Economia

Empresa Wealth-X calcula, anualmente, os bens das pessoas mais ricas do mundo. Neste ano, o resultado final chegou a 7 trilhões de dólares: recorde absoluto desde o início de tal soma.No Brasil existem 31 bilionários

Sputnik
foto - ilustração
O dinheiro do mundo rico é extravagante. A Wealth-X estimou em US $ 7,7 trilhões o valor total dos bens dos magnatas. Em comparação ao PIB russo, essa quantia é duas vezes maior.
O número de bilionários também aumentou neste ano. Atualmente, 2.473 de pessoas possuem um capital de 1 bilhão de dólares, cada. A maioria dos magnatas vive na Europa. O segundo maior número de bilionários foi registrado na Ásia, onde no último ano, o número de bilionários aumentou em 15%. Uma explicação lógica seria o crescimento contínuo de países em desenvolvimento no setor econômico. Podemos dizer também que, atualmente, há uma nova geração de homens de negócios que fez fortuna no desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo a Wealth-X, mais da metade dos bilionários (57%) ganhou fortuna através de seu próprio trabalho. Outros se tornaram bilionários ao receber grande herança. Os mais rentáveis setores, hoje em dia, são o financeiro e produção industrial.
Finalmente, foram reveladas informações adicionais como sexo, idade e outras características pessoais dos magnatas. O capital está concentrado nas mãos dos homens (há somente 300 mulheres na lista). A idade média dos bilionários é de 62 anos. 85% deles são casados.
Atualmente, na Rússia, vivem 77 bilionários. No Brasil há 31 bilionários. O número de magnatas brasileiros caiu drasticamente, pois ano passado havia 65 bilionários, segundo Forbes Brasil.
Fonte - Sputnik  10/08/2016

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ferry-Boat tem movimento normal entre Salvador e Itaparica nessa terça (09)

Travessia marítima

O movimento na travessia marítima pelo sistema Ferry-Boat,entre Salvador e a ilha de Itaparica segue normalmente com quatro embarcações em operação.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, nesta terça-feira (09) tem um fluxo tranquilo nos terminais de atracação e passageiros de São Joaquim e Bom Despacho.As quatro embarcações que operam hoje na travessia entre Salvador e Itaparica - Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Maria Bethânia - realizam viagens nos horários regulares (de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer com o aumento da demanda.Passageiros e condutores de veículos podem  adquirir suas passagens nos terminais efetuando o pagamento com cartões de crédito, débito ou em dinheiro.
Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (apenas para condutores de veículos),o usuário deve acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço pode ser feito através de cartões de débito ou crédito.
O sistema ainda disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h
Contatos - 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador  09/08/2016

Maranhão sediará reunião de secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste

Ciência & Tecnologia

Na pauta das reuniões, que acontecem entre os dias 18 e 19 de agosto, está a criação de uma rede regional de fibra ótica para inclusão digital, a captação de recursos para o financiamento à inovação e a discussão sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia como política de Estado.O evento também vai reunir os presidentes de FAPs de todo o Brasil

Da Redação
foto - ilustração
Secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste e presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís onde irão discutir políticas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Na pauta das reuniões, que acontecem entre os dias 18 e 19 de agosto, está a criação de uma rede regional de fibra ótica para inclusão digital, a captação de recursos para o financiamento à inovação e a discussão sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia como política de Estado.
A promoção do evento é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que está responsável pela organização do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap.
Durante a reunião regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), que acontecerá dia 18, será criado o Fórum Regional de Ciência e Tecnologia e constituída uma iniciativa que articulará todos os projetos ligados à rede de fibra ótica de todos os nove estados do Nordeste, segundo informou o secretário da Secti, Jhonatan Almada. “Com isso queremos somar forças para conseguirmos implementar, de forma mais rápida, a democratização do acesso à internet”, disse o secretário.
Ele destacou que a realização dos dois eventos na capital é um reconhecimento do papel de liderança que o Maranhão tem exercido no processo de articulação e de coordenação e esforços em prol da ciência e tecnologia.

Fórum Confap
No fórum Confap, o grande foco das discussões, segundo o presidente da Fapema, Alex Oliveira, será a Política Nacional de Ciência e Tecnologia como política de Estado. O fórum será aberto na quinta-feira (18), às 9h, em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo. Os trabalhos se estendem até sexta-feira (19).
Outro tema que deverá ser bastante debatido durante o Confap é a participação das empresas privadas nas ações de fomento à pesquisa. “Estamos convidando grandes empresas nacionais e até internacionais como a Vale, Alumar e Parnaibana Gás para discutir como pode se dar esse tipo de aproximação entre as fundações de amparo e as empresas”, contou Alex Oliveira.
Também está na pauta da reunião a apresentação de experiências de pesquisa realizadas por outras esferas do governo federal. Com discussões com os ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Agrário.
“Além desses temas, serão debatidos durante o fórum os habituais temas relacionados às três grandes agências nacionais – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – com todas as FAPs e a coordenação internacional, que são pontos regulares em todos os Confaps”, acrescentou Alex Oliveira.
Com informações do governo do Maranhão  09/08/2016

Metrô foi principal meio de transporte nos primeiros dias da Rio 2016

Transportes sobre trilhos

De acordo com o balanço divulgado pelos governos, nos três primeiros dias dos Jogos Olímpicos, o metrô foi o principal meio de transporte usado pelos espectadores. Foram 478 mil entradas a mais no sistema. Ou seja, entradas além da média para um dia normal.

Victor Ribeiro - EBC
foto - EBC
A Prefeitura do Rio de Janeiro e o governo fluminense avaliaram de forma positiva o primeiro dia útil da Olimpíada Rio 2016, nessa segunda-feira (8). Na semana passada, quinta (4) e sexta-feira (5) foram feriados municipais. Desde a semana passada, a polícia não registrou ocorrência grave no sistema de transporte público.
De acordo com o balanço divulgado pelos governos, nos três primeiros dias dos Jogos Olímpicos, o metrô foi o principal meio de transporte usado pelos espectadores. Foram 478 mil entradas a mais no sistema. Ou seja, entradas além da média para um dia normal.
A competição de natação, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, terminou já na primeira hora de segunda-feira e o público que ficou até o final encontrou o metrô fechado. A linha 4, que liga a Barra da Tijuca à zona sul, funciona até 1h. Alguns torcedores reclamaram.
O secretário-executivo de Governo da prefeitura do Rio, Rafael Picciani, admitiu que houve falha para informar ao público sobre outras formas de voltar para casa. Uma delas é o serviço noturno do BRT que já está em funcionamento na Barra da Tijuca.
Fonte - EBC  09/08/2016

Comércio tem o pior desempenho para um mês de julho em 16 anos, diz Serasa

Economia

No pior desempenho para um mês de julho desde o ano 2000, quando teve início a pesquisa em torno do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio,as vendas do comércio varejista caíram 1,2% em julho sobre junho e 7,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
As vendas do comércio varejista caíram 1,2% em julho sobre junho e 7,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, no pior desempenho para um mês de julho desde o ano 2000, quando teve início a pesquisa em torno do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Dos seis segmentos pesquisados, a queda mais significativa na comparação anual foi constatada em veículos, motos e peças (-12,6%), seguida por tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-12,3%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-11,9%). No setor de material de construção, houve recuo de 9,4%, e em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, ocorreu retração de 7,9%. A única elevação, de 2,9%, foi no setor de combustíveis e lubrificantes.
Já na comparação de julho sobre o mês anterior, dois desses setores apresentaram um pequeno crescimento: combustíveis e lubrificantes (1,7%) e material de construção (1,5%).
No setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, o movimento foi 0,5% menor; em móveis, eletroeletrônicos e informática teve queda de 0,1%; em veículos, motos e peças (-0,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,3%).
Por meio de nota, os economistas da Serasa Experian justificam que “uma combinação de fatores críticos às vendas do comércio tem mantido a atividade varejista estagnada”. Entre os motivos apontados estão o baixo nível de confiança do consumidor; a manutenção da elevada taxa de desemprego; as condições restritivas do crediário, derivadas da inadimplência e alta do crédito; e o aumento da inflação, principalmente dos alimentos.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é feito com base em consultas mensais dos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian , incluindo na amostragem cerca de seis mil empresas.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2016

Soluções inteligentes para atender à mobilidade

Mobilidade

As pessoas esperam ter soluções disponíveis que tornem suas necessidades de mobilidade diária mais simples, mais flexível, mais rápida, mais confiável e acessível. As cidades, por sua vez, enfrentam o desafio de reduzir custos, requisitos de espaço, ruído e as emissões de CO2 do transporte.

Portogente
foto montagem - ilustração
Até o ano de 2050, cerca de 70% da população mundial estará vivendo em cidades. Consequentemente, haverá uma necessidade cada vez mais urgente de fornecer soluções de mobilidade eficientes para os residentes. As pessoas esperam ter soluções disponíveis que tornem suas necessidades de mobilidade diária mais simples, mais flexível, mais rápida, mais confiável e acessível. As cidades, por sua vez, enfrentam o desafio de reduzir custos, requisitos de espaço, ruído e as emissões de CO2 do transporte. Para responder a essas necessidades, a Siemens estará expondo na Innotrans 2016 - sob o lema "Repensar a mobilidade" - inovações digitais que tornarão a indústria de mobilidade mais competitiva, e criará soluções de mobilidade mais atraentes.

Maior disponibilidade através de monitoramento e diagnóstico de status
Confiança e máxima disponibilidade são indispensáveis para uma operação rentável de veículos ferroviários e da infraestrutura que eles usam. Altas taxas de disponibilidade só são possíveis quando o serviço e as atividades de manutenção são sistematicamente planejados e executados. A digitalização desempenha um papel fundamental. Usando soluções de conectividade especiais, os técnicos da Siemens têm acesso regular a dados do veículo através de links redundantes sem fios e altamente seguros. Esses dados são então analisados em um sistema de diagnóstico central para calcular previsões de falhas e fornecer aos técnicos da Siemens e do operador ferroviário recomendações para manutenção precisa ou agendada. Muito antes de haver sinais reais de falha, sua origem pode ser identificada. A Siemens é a primeira empresa do setor ferroviário a operar um centro de análise de dados especial para essa finalidade, localizado em Munique, Alemanha.

Produtividade maximizada através de operações automatizadas
Com base nos vários anos de experiência da Siemens em transporte urbano, também será possível transferir funções de automação para o transporte ferroviário regional e de longa distância. Para esse fim, os sistemas utilizados em metrôs para a aceleração e frenagem automática dos veículos (Operação Automática de Trens, ou ATO) serão acoplados com o Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS). Tal sistema de “ATO sobre ETCS” está atualmente sendo instalado para o projeto Thameslink de Londres. Tal sistema de operação parcialmente automatizado será a base para futuros desenvolvimentos. O objetivo é também ter operações de transporte ferroviário de longa distância totalmente automatizadas em 2030.

Maior conforto aos passageiros através de aplicativos de TI inovadores
A digitalização vai revolucionar a forma de se locomover. Conectividade é a chave para proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros. Siemens oferece soluções de comunicação de última geração que permitem o uso de ofertas de Internet e entretenimento, integram vídeo vigilância e informações de viagem, e coordena os serviços de transporte intermodal. Graças a informações abrangentes e o amplo suporte de passageiros, as viagens serão substancialmente mais simples, mais seguras e mais confortáveis.
Fonte - Portogente  09/08/2016