PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 6 de agosto de 2016

Em Brasília, mães participam da Hora do Mamaço para incentivar aleitamento

Notícias

Na 15ª Semana Mundial de Amamentação, grupo de mães se reúne em Brasília para amamentar seus bebês simultaneamente em público e,com isso,chamar a atenção para a importância de amamentar.O movimento surgiu na França em 2006 durante um encontro de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente seus bebês e chegou ao Brasil em 2012,durante as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. 

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2016, cerca de 100 pessoas participaram hoje (6), em Brasília, da Hora do Mamaço, evento que reúne mães e seus bebês para mostrar que amamentar é um ato natural. O movimento surgiu na França em 2006 durante um encontro de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente seus bebês e chegou ao Brasil em 2012, durante as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
No mesmo horário, em diversas cidades do país e do mundo, mães se reúnem em locais públicos para amamentarem seus bebês, após mobilização em redes sociais. A doula e educadora perinatal Bianca Puglia, organizadora do evento em Brasília, disse que o objetivo é estimular a amamentação e conscientizar a sociedade que amamentar é um ato natural. “A ideia é tirar esse ranço de que amamentar tem que ser com um paninho, em área isolada. Não é um ato vergonhoso. É natural do ser humano”, disse.
A psicóloga Ana Clara Mendes, 32 anos, participou do evento e disse que já sofreu discriminação ao amamentar em um restaurante. Ela conta que percebeu olhares e comentários de alguns homens. “Meu marido ouviu um deles falando: 'Se fosse minha mulher...'”, contou Ana Clara, mãe da Beatriz de 10 meses.
Para Ana Clara, é importante participar do evento para conversar com outros pais e também para valorizar o aleitamento materno. “Em alguns lugares a gente acaba sendo julgada e há pessoas que perguntam até quando vou amamentar meu filho. É até a idade que a gente quiser”, disse Ana Clara, que foi uma das mães que expuseram produtos relacionados à maternidade e aos bebês e participaram do encontro.
A funcionária pública Cléa Salles, 36 anos, levou a filha de quatro anos e o filho de um mês para o evento. Ela contou que a primogênita mamou até um ano e oito meses e destacou que amamentar é bom para a saúde do bebê. “A imunidade do bebê fica melhor. É simples, natural, não precisa levar comida ao sair”, disse.
No Distrito Federal, estão marcados outros cinco mamaços: no Jardim Botânico de Brasília (12/8), na Praça da Igreja Matriz de Planaltina (14/8), no Parque Jequitibás em Sobradinho (17/8), na Praça do Relógio, em Taguatinga (18/8) e no Pontão do Lago Sul (27/8).
Fonte - Agência Brasil  06/08/2016

Senadora pede investigação sobre denúncia de garota contra Marco Feliciano

Direitos Humanos

A denúncia é mais um caso de assédio sexual, praticado por figura tida como zelador de direitos e garantias fundamentais, mais uma demonstração do cenário machista que compõe nosso Parlamento e nossa sociedade.

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Arquivo/ABr
A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), entrou hoje (5) com pedido de investigação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) do caso em que uma jovem militante do PSC acusa o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) de tentar estuprá-la em um apartamento em Brasília. A senadora alega que o episódio envolve um parlamentar “tido como zelador de direitos e garantias fundamentais”.
“A denúncia é mais um caso de assédio sexual, praticado por figura tida como zelador de direitos e garantias fundamentais, mais uma demonstração do cenário machista que compõe nosso Parlamento e nossa sociedade. O grave relato de uma estudante que foi pressionada para sair de Brasília, a fim de evitar um escândalo, precisa ser investigado e a culpa atribuída ao autor do fato”, diz o ofício encaminhado pela senadora ao procurador-geral de Justiça do MPDFT, Leonardo Bessa.
Vanessa Grazziotin anexou ao pedido reportagem publicada no último dia 2, na qual a garota que acusa Feliciano relata o caso a um jornalista. Segundo informações da coluna Esplanada, do Portal UOL, a garota tem tido comportamento instável, reiterando e desmentindo os fatos inúmeras vezes.
A coluna também informa hoje que o chefe de gabinete de Feliciano, Talma Bauer, foi preso hoje em São Paulo, por fatos relacionados ao caso. A Agência Brasil ainda não conseguiu confirma a informação. O deputado Marco Feliciano e seu gabinete em Brasília não atenderam às ligações da reportagem.
Fonte - EBC  05/08/2016

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Italianos desenvolvem telhas com placas solares

Sustentabilidade

É uma alternativa inovadora e sustentável que não atrapalha a estética original das peãs de cerâmica, indo contra os conhecidos painéis fotovoltaicos, que são grandes e pesados.

Revista Amazônia

As empresas Area Industrie Ceramiche e REM, ambas da Itália, desenvolveram a Tegola Solare, uma telha ”convencional” de cerâmica com células fotovoltaicas já integradas.
É uma alternativa inovadora e sustentável que não atrapalha a estética original das peãs de cerâmica, indo contra os conhecidos painéis fotovoltaicos, que são grandes e pesados.
Cada telha tem quatro células que transformam a luz do Sol em energia elétrica, e a fiação fica logo embaixo da cada telha. Uma área de 40m² pode gerar até 3 kW de energia, que já é capaz de suprir todas as necessidades energéticas de uma casa, por exemplo.
Por outro lado, as telhas fotovoltaicas são mais caras que as placas convencionais, mas sua instalação é feita como a de qualquer outro tipo de telhado.
Fonte - Revista Amazônia  05/08/2016

Cartão é cancelado e idoso já pode acessar transporte com RG em Salvador

Mobilidade

Todos os 147 mil cartões do SalvadorCard Idoso existentes no sistema serão invalidados. O acesso dos usuários da terceira idade nos coletivos que transitam pela capital continuará sendo realizado mediante a apresentação do documento de identidade com foto, conforme os termos do Estatuto do Idoso.

A Tarde
Joá Souza/Ag.A Tarde
O cartão do idoso usado no transporte público de Salvador será desativado no próximo dia 15, afirma a Secretaria de Municipal de Mobilidade (Semob). A medida atende à sentença proferida na Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia em conjunto com o Ministério Público Estadual.
Todos os 147 mil cartões do SalvadorCard Idoso existentes no sistema serão invalidados. O acesso dos usuários da terceira idade nos coletivos que transitam pela capital continuará sendo realizado mediante a apresentação do documento de identidade com foto, conforme os termos do Estatuto do Idoso.
Em nota, a Semob esclarece que sempre "respeitou o Estatuto do Idoso, uma vez que a emissão do referido cartão sempre foi opcional. " A secretaria ressaltou que a intenção de implantar o SalvadorCard Idoso foi dar preferência e agilidade ao embarque dos idosos possibilitando o rápido acesso aos coletivos.
Fonte - A Tarde  05/08/2016

Travessia Marítima (Salvador/Itaparica) via Ferry-Boat hoje sexta feira (05)

Travessia marítima

Com quatro embarcações,Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro e Maria Bethâni,o sistema Ferry-Boat realiza viagens hoje dentro dos horários programados(de hora em hora),com possibilidade de viagens extras caso ocorra aumento na demanda

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta sexta-feria  (05) sistema Ferry-Boat,tem movimento tranquilo nos dois terminais,São Joaquim e Bom Despacho.As quatro embarcações,Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro e Maria Bethânia realizam viagens dentro dos horários programados(de hora em hora),com possibilidade de viagens extras caso ocorra aumento na demanda.Para quem vai fazer a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,poderá adquirir as passagens nos terminais efetuando o pagamento através de cartões de crédito,débito ou em dinheiro.
Os usuários que quiserem verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), devem acessar o site da empresa -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço,pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
Os usuários do sistema,poderão obter informações através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC), disponibilizada e localizada no Terminal São Joaquim,aberta de segunda a sexta,das 8h às 18h, e aos sábados,das 7h às 13h.
Tambem poderão obter mais informações através do Tel - 071 3032-0475 ou pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da Internacional Travessias Salvador  05/08/2016

Protesto em Copacabana desvia trajeto da tocha olímpica

Olimpíadas

Protesto contra o presidente interino Michel Temer, na orla de Copacabana no Rio, faz organização desviar trajeto da tocha olímpica. Os organizadores desviaram o revezamento da orla para dentro do bairro.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Isabela Vieira/Agência Brasil
O trajeto da tocha olímpica precisou ser
alterado no início da tarde de hoje (5), em Copacabana, por causa de um protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer, que ocupa a orla, com centenas de pessoas. Os organizadores desviaram o revezamento da orla para dentro do bairro.
Diversos movimentos da sociedade e centrais sindicais protestam com faixas e cartazes em português e em inglês, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Houve um momento de tensão, quando a manifestação foi impedida de avançar, até que a tocha deixasse Copacabana.
O protesto é organizado pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e Esquerda Socialista, além da Plenária dos Trabalhadores em Luta do Rio e o CSP-Conlutas.
Fonte - Agência Brasil  05/08/2016

Inspeção técnica internacional aprova a Linha Azul de Salvador

Infraestrutura Urbana

A Linha Azul (Corredor Transversal I) ligará Patamares ao Subúrbio Ferroviário e terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão. Este corredor faz parte de um sistema viário que compreende, além da integração da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, a duplicação da Avenida Gal Costa e a implantação da Ligação Pirajá – Lobato.

Da Redação
foto - Alberto Coutinho/GOVBA
Na manhã desta quinta-feira (4), as obras dos túneis da Linha Azul, na Avenida Pinto de Aguiar, receberam visita e avaliação técnica de Tarcísio Celestino, presidente mundial da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA) e do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT). Com experiência na área e forte atuação nos setores de túneis e mecânica das rochas, Celestino está na capital baiana para garantir a qualidade de execução da obra.
“Este é um projeto louvável. Hoje Salvador tem uma obra digna do século 21 e tudo está correndo de maneira adequada”, afirmou Celestino, que também é professor doutor do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

foto - Alberto Coutinho/GOVBA
A Linha Azul (Corredor Transversal I) ligará Patamares ao Subúrbio Ferroviário e terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão. Este corredor faz parte de um sistema viário que compreende, além da integração da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, a duplicação da Avenida Gal Costa e a implantação da Ligação Pirajá – Lobato.
Durante a visita, Celestino destacou ainda a qualidade e a funcionalidade da obra subterrânea desta dimensão em longo prazo. “O resultado vai ser excelente e o soteropolitano vai viver isso nos próximos anos. A obra vai desafogar o tráfego da Avenida Luis Viana [Paralela], sem causar impactos urbanísticos ou qualquer tipo de transtornos à região”.
Com informações da Secom Ba.  04/08/2016

Governo do Maranhão e ITA assinam convênio de Mestrado Aeroespacial

Educação

O curso de mestrado oferecido pela Uema, contará, no corpo docente, com professores do ITA. Um passo importante para a qualificação de mão-de-obra e para impulsionar a retomada do projeto aeroespacial brasileiro a partir da Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Da Redação
foto - Handson Chagas/Secap MA
O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta quinta-feira (4), um Termo de Cooperação Técnica e Acadêmica com Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para realização do Mestrado Aeroespacial. O curso de mestrado oferecido pela Uema, contará, no corpo docente, com professores do ITA. Um passo importante para a qualificação de mão-de-obra e para impulsionar a retomada do projeto aeroespacial brasileiro a partir da Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Durante a assinatura do Convênio, que contou com a participação do reitor da Uema, Gustavo Pereira, e do reitor do ITA, Anderson Correia, o governador Flávio Dino reiterou a importância do mestrado para formação profissional e cientifica que deverá fortalecer o projeto aeroespacial, que está sendo retomada, com novas negociações com os Estados Unidos e China para uso comercial da base de Alcântara.
“A presença do ITA é muito importante porque é a principal instituição acadêmica em nível nacional na área e agora de modo integrado no Maranhão. Essa é a grande novidade, porque nós temos uma iniciativa conjunta das universidades locais do nosso estado com o ITA para formar mão de obra, recursos humanos, que serão utilizados, com certeza, a partir dessa intensificação e retomada do projeto aeroespacial brasileiro. E dessa vez os maranhenses devem estar prontos a participar”, destacou o governador Flávio Dino.
Segundo o reitor do ITA, Anderson Correia, a presença de professores da Instituição aqui no estado vem atender o interesse a Força Área Brasileira, sendo o braço área espacial da Força, o Centro de Lançamento de Alcântara, que vai apoiar na supervisão das pesquisas e dos trabalhos de mestrado que serão feitos na Uema, com apoio do ITA.
“A tendência é que tendo sucesso a gente deve estar dando continuidade. A ideia é que o mestrado apoie no empreendedorismo da região, apoie a criação de serviços especializados, na formação de gente que vai atuar no Centro e nas empresas que trabalham hoje e nas que podem vir a surgir como resultado do trabalho dos profissionais”, destacou o Anderson.
O reitor Gustavo Pereira, explica que a pós-graduação será profissional, tendo na grande área a Engenharia da Computação e Sistemas e a área especifica a Engenharia Aeroespacial, com professores da Uema, ITA e ainda da Universidade Federal do Maranhão e do Instituto Federal de Educação Tecnológico do Maranhão.
“Esse termo de cooperação assinado hoje pela Uema com ITA vai permitir o oferecimento de uma turma especial do Mestrado de engenharia da computação, uma linha de concentração nova na área de engenharia aeroespacial. Há de se considerar que temos aqui o centro de lançamento de Alcântara, que é um vetor estratégico de desenvolvimento do nosso estado. É um passo importantíssimo que estamos dando e tem a plena convicção que o estado do Maranhão se tornará, em pouco tempo, uma grande referência na formação de profissionais nessa área de desenvolvimento do país”, destacou o reitor, lembrando que ainda este semestre será lançado a seleção e matricula para que se inicia no início do próximo ano as aulas.
Com informações do Governo do Maranhão  04/08/2016

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A Lava-Jato e o Vice Almirante Othon

Ponto de Vista

O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a sua primeira venda desse elemento químico - usado como combustível para reatores nucleares - para o exterior, para uma empresa pertencente ao governo argentino.

Mauro Santayana
foto - ilustração
Em uma sentença que chama a atenção pela severidade e a ausência de proporcionalidade, o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado, ontem, por um juiz do Rio de Janeiro - com uma decisão que atingiu também a sua filha - a 43 anos de prisão por crimes supostamente cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3.
O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a sua primeira venda desse elemento químico - usado como combustível para reatores nucleares - para o exterior, para uma empresa pertencente ao governo argentino.
Em qualquer nação do mundo, principalmente nos EUA - país que, justamente por ser brasileiro, e não norte-americano, o teria espionado, “plantando” um homem da CIA ao lado do seu apartamento - o vice-almirante Othon estaria sendo homenageado, provavelmente com uma medalha do Congresso ou da Casa Branca, por serviços de caráter estratégico prestados ao fortalecimento da Nação e ao seu desenvolvimento.
No Brasil de Itamar Franco - um homem íntegro e nacionalista, que cometeu a besteira de confiar em quem não devia e abriu a Caixa de Pandora da tragédia neoliberal dos anos 1990, ao apoiar para sua sucessão um cidadão em cujo governo, segundo o Banco Mundial, o PIB e a renda per capita recuaram e a dívida pública duplicou, deixando ainda um papagaio, com o FMI, de 40 bilhões de dólares - o Almirante Othon recebeu, em 1994, da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Ele também é Comendador da Ordem do Mérito Naval; da Ordem do Mérito Militar; da Ordem do Mérito Aeronáutico; da Ordem do Mérito das Forças Armadas; da Medalha do Mérito Tamandaré; e recebeu, além disso, a Medalha do Pacificador, a Medalha do Mérito Santos-Dumont e a Medalha Militar de Ouro.
No Brasil kafkianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo - de fato - de exceção e fascista - e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional - a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.
Com uma maioria de patriotas, nacionalistas, legalistas, constitucionalistas, os militares brasileiros tem suportado em silêncio digno a interrupção e as ameaças que pairam, como aves de rapina, sobre numerosos projetos de defesa que tiveram início na última década e sobre as empresas responsáveis por eles, como o dos submergíveis convencionais e o do submarino atômico - de cujo desenvolvimento do reator já participou o próprio Almirante Othon - sob responsabilidade da Odebrecht, um dos grupos mais prejudicados e perseguidos pela Operação Lava-Jato, que já teve que demitir mais de 120.000 pessoas no último ano, também encarregada, por meio da Mectron, da construção, em conjunto com a Denel sul-africana, do míssil A-Darter que irá armar os novos caças Gripen NG-BR, que estão sendo - também por iniciativa dos dois últimos governos - desenvolvidos com a Suécia por intermédio da SAAB.
Tudo isso, em nome de um pseudo combate à corrupção hipócrita, ególatra, espetaculoso e burro, em que, para descobrir supostos desvios de um ou dois por cento em programas estratégicos de bilhões de dólares, condena-se ao sucateamento, atraso ou interrupção - como era o caso, há anos, das obras de Angra 3 antes de sua retomada justamente pelo Vice-Almirante Othon - os outros 97% dos projetos, sem nenhuma consideração pela aritmética, a lógica, o bom senso, a estratégia nacional, o fortalecimento ou o desenvolvimento brasileiros.
Isso, ainda, para vender, falsa e mendazmente, com a cumplicidade de uma parcela da mídia irresponsável, apátrida, estúpida e venal, a tese de que se estaria "consertando" o país, quando o que se está fazendo é jogar o bebê pela janela junto com a água do banho, e matando a boiada inteira para exterminar meia dúzia de carrapatos, no contexto de um projeto de endeusamento de um personagem constantemente incensado por uma potência estrangeira - justamente aquela que espionou o próprio Almirante Othon - quando se sabe que para prender corruptos não era preciso arrebentar com as maiores companhias de engenharia do país, como se está arrebentando, nem com os principais projetos bélicos e de infraestrutura em andamento, ou com a Estratégia Nacional de Defesa, arduamente erguida nos últimos anos, ou com um conjunto de programas do qual toma parte, ainda, o Astros 2020 da Avibras; a nova família de fuzis de assalto IA-2, da IMBEL; o Cargueiro Militar multipropósito KC-390 da Embraer; a nova linha de radares SABER; os 1050 novos tanques Guarani, desenhados pelo Departamento de Engenharia do Exército, até algum tempo atrás - ao que se saiba - ainda em construção pela IVECO; os novos navios de superfície da Marinha; ou o novo satélite de comunicações que atenderá às Forças Armadas.
Os alegados 4 milhões de reais em "propina" eventualmente pagos em consultoria ao Almirante Othon - uma das razões de sua condenação a mais de 40 anos de prisão - seriam, caso sejam comprovados, uma migalha diante do que ele mereceria receber, em um país mais patriótico e menos hipócrita, como cientista e como compatriota, e uma quantia irrisória, se formos considerar, por exemplo, o preço de um apartamento de quatro quartos em Higienópolis, em São Paulo - há os que são vendidos a preço de “ocasião” - ou o fato de ratos como Eduardo Cunha, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, com dezenas de milhões de dólares na Suíça, terem sido soltos pelo Juiz Sérgio Moro e, tranquilos, estarem em casa neste momento.
Só no Brasil, também, um cientista desse porte é enxovalhado, como o Vice-almirante Othon está sendo, nas redes sociais, por um bando de energúmenos, ignorantes, preconceituosos e estúpidos que não tem a menor ideia do que está ocorrendo no país, e que pensam mais com o intestino do que com a cabeça.
Só não dá para dizer que dá vergonha de ser brasileiro porque o Brasil é maior que esta corja tosca, anti-nacional, vira-lata, manipulada e ignara, e porque mesmo que os cães ladrem a caravana irá passar, finalmente, um dia, altaneira e impávida.
Como diria Cazuza, o tempo não pára.
Aos que estão arrebentando com a Pátria - e com as suas armas, seus heróis e seus exemplos - sacrificando-os no altar de suas inconfessáveis, imediatistas e rasteiras ambições, sobrará o inexorável e implacável julgamento da História.
Fonte - Do Blog de Mauro Santayana  04/08/2016

Metrô de Salvador promove comodidade no acesso à Arena Fonte Nova

Transporte sobre trilhos

O modal é o principal meio de transporte para quem deseja acessar o estádio durante o maior evento esportivo do mundo. Para o período, o intervalo entre trens foi reduzido para dois minutos e meio e a quantidade de catracas ampliada na Estação Campo da Pólvora, permitindo um fluxo de 18,2 mil passageiros por hora,quase o dobro do habitual. 

Da Redação
foto - Camila Souza/Gov.Ba
As catracas do Metrô de Salvador giram mais vezes que o habitual nesta quinta-feira (4). Antes da rodada dupla do futebol masculino que marcou o início da participação da capital baiana nos Jogos Olímpicos Rio 2016, milhares de torcedores utilizaram o equipamento urbano para acessar a Arena Fonte Nova, palco das partidas entre México e Alemanha e Fiji e Coreia.
"Essa é a primeira vez que ando de metrô. Está sendo ótimo. Tem climatização, conforto e segurança. Nós nos sentimos mais seguros, pois não ouvimos falar de violência no metrô. Adorei", afirma a fisioterapeuta Mônica Cunha, que percorreu cinco quilômetros em apenas seis minutos, saindo da Estação Acesso Norte até o Campo da Pólvora.
O modal é o principal meio de transporte para quem deseja acessar o estádio durante o maior evento esportivo do mundo. Para o período, o intervalo entre trens foi reduzido para dois minutos e meio e a quantidade de catracas ampliada na Estação Campo da Pólvora, permitindo um fluxo de 18,2 mil passageiros por hora, quase o dobro do habitual.
Em todas as estações, a sinalização ganhou reforço e os turistas ainda podem contar com orientações de profissionais bilíngues espalhados pela área do modal. "O metrô oferece as melhores condições de transporte para a população. É rápido, pois não fica condicionado a engarrafamentos”, ressalta o gestor de atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.
Para o produtor cultural Dida Barreto, a ida à Arena Fonte Nova no primeiro dia dos Jogos Olímpicos foi a oportunidade de passear com a família. "Vir de metrô fez parte do planejamento do passeio. A gente não conhecia. É um transporte prático e seguro para andar com a família. O metrô é um equipamento relativamente novo e foi importante conhecê-lo".
Um convênio firmado com o Shopping Bela Vista, localizado ao lado da Estação Acesso Norte, também facilita o trajeto dos torcedores, que podem deixar os carros no estacionamento do centro comercial com isenção de taxa. Para ter acesso ao estacionamento, basta apresentar cupom de consumo de qualquer valor no shopping. Já os pedestres podem utilizar o serviço de integração ônibus-metrô pela taxa convencional de R$ 3,30.

Brasil x Dinamarca

A Arena Fonte Nova vai receber dez jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos. Na próxima quarta (10), quando o Brasil enfrenta a Dinamarca, o funcionamento da Estação Campo da Pólvora será estendido até 1h do dia 11. As demais estações, a partir da meia-noite, funcionarão somente para desembarque.
O metrô permanece em operação especial até o dia 13, garantindo comodidade e segurança no acesso ao estádio e no retorno para casa. Não é preciso apresentar ingresso do jogo para acessar o equipamento. O cartão de embarque pode ser adquirido nas bilheterias das estações ou em dias de jogos nos guichês de estacionamento do Shopping Bela Vista.
Com informações da Secom Ba.  04/08/2016

Rio vai economizar R$ 883 milhões ao ano com a Linha 4 do Metrô

Transportes sobre trilhos

A implantação da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) vai aumentar a produtividade no Rio de Janeiro e gerar uma economia de cerca de R$ 883 milhões por ano com a redução do tempo de deslocamento entre a Barra e a Zona Sul, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo dos 25 anos de concessão da nova linha de metrô, a economia chega a R$ 22 bilhões.

Concessionária Rio Barra - ANPTrilhos
foto - ilustração/arquivo
Uma grande obra de infraestrutura urbana, como a construção de novas linhas de metrô, traz benefícios à mobilidade, à qualidade de vida da população e ao meio ambiente. Mas também é uma importante aliada da economia. A implantação da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) vai aumentar a produtividade no Rio de Janeiro e gerar uma economia de cerca de R$ 883 milhões por ano com a redução do tempo de deslocamento entre a Barra e a Zona Sul, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo dos 25 anos de concessão da nova linha de metrô, a economia chega a R$ 22 bilhões.
– Com esse volume de recursos daria para construir duas linhas 4 do metrô, já que o custo do empreendimento foi de R$ 9,7 bilhões. Considerando os dados da FGV, é possível perceber que o impacto da expansão do sistema metroviário é extremamente positivo para toda a população e, inclusive, para a cadeia produtiva do estado –, afirma o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.
Além do impacto no trânsito, o estudo revela também que a Linha 4 contribuirá para a redução de acidentes, com o meio ambiente e até para a saúde da população, minimizando as poluições sonora e do ar. Com a nova linha, serão retirados cerca de 4 mil veículos por hora em momentos de pico no eixo Barra – Zona Sul.
– A Linha 4 inicia a operação plena com 300 mil passageiros por dia, mas esse volume irá aumentando com o passar dos anos. Por isso, consideramos uma média de 450 mil usuários/dia para os 25 anos de concessão. Como cada um vai economizar, em média, uma hora por dia com a utilização da nova linha, multiplicamos esse volume de horas pela média salarial dos usuários do metrô (R$ 7,27/hora) e pelos dias úteis do ano, chegando a cerca de R$ 883 milhões por ano –, explica Luiz Carlos Duque, coordenador de projetos da FGV.
No coração do Leblon, Estação Antero de Quental vai beneficiar 35 mil pessoas por dia – FVD Studio
Outro cálculo feito pela FGV foi o da redução de gastos com combustível. Com a redução do número de carros nas ruas, a economia será de aproximadamente R$ 24 milhões ao ano e de cerca de R$ 615 milhões durante o período de concessão da Linha 4 (25 anos), considerando um valor médio de R$ 3,80 por litro de combustível.

Comércio espera aumento de 10% nas vendas
O comércio é outro beneficiado com a chegada do metrô, pois aumenta a circulação de pessoas e a valorizações dos bairros. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Conselho Empresarial de Comércio de Bens e Serviços da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), espera-se um aumento de 10% nas vendas dos estabelecimentos no entorno das estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra).
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, executada pela Concessionária Rio Barra, e o projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo construída nas últimas três décadas na cidade. Com a inauguração da nova linha no sábado, dia 30 de julho, a concessionária MetrôRio assumiu a operação da Linha 4.
Fonte - ANPTrilhos  04/08/2016

Comércio do Rio vai deixar de vender R$ 1 bilhão por dia durante feriados da Olimpíada

Economia

A decretação do feriado nesta quinta-feira, 4, pelo prefeito Eduardo Paes, pegou o comércio varejista de surpresa. E já há gente que calcula o quanto vai deixar de vender. Alguns consultores chegam a prever R$ 1 bilhão de negócios que deixarão de ser realizados por dia, chegando a R$ 4 bilhões durante os feriados decretados nos Jogos.

Sputnik
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Inicialmente a Prefeitura tinha decretado feriados nos dias 5 (abertura dos jogos), 18 (devido à realização de diversas provas olímpicas) e 22 (data de encerramento da Olimpíada). O comércio está receoso porque Paes ainda considera decretar novos feriados ao longo desse período.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas), Aldo Gonçalves, é um dos empresários do ramo preocupados. Segundo ele, o comércio deixa de vender com perda de faturamento, embora em alguns casos isso possa ser considerado prejuízo mesmo. Aldo diz que é o o caso de bares e restaurantes que não estavam prevendo esse novo feriado e já tinham comprado comida, artigos perecíveis, como frutas e legumes.
O presidente do Sindilojas afirma que, embora o decreto do prefeito permita a abertura das lojas, o problema é que a cidade fica vazia, principalmente em certas regiões da cidade, como o Centro e a Zona Norte. Pode haver um pouco mais de fluxo, principalmente nas regiões mais turísticas, como na Zona Sul e em alguns shoppings, mas os turistas não ficam na cidade como um todo.
“O consumo do turista é também muito pequeno em relação ao movimento do comércio. O turista, em geral, compra mais artigos esportivos ou então lembranças da cidade (camisetas, bonés), artigos temáticos ligados às Olimpíadas, e um pouquinho de moda praia, porque o Rio de Janeiro tem esse apelo”, diz Gonçalves.
Segundo o Sindilojas, mesmo dependendo de cada segmento e de cada setor, o comércio do município movimenta cerca de R$ 380 milhões por dia, conforme dados do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que são atualizados pelo sindicato. Esse ano estão previstos dez feriados nacionais, três estaduais e dois municipais, que agora passaram a ser seis.
“Esse conjunto de feriados ao longo do ano, baseados em nossa estimativa, vai resultar em R$ 7 bilhões que o comércio vai deixar de vender. Isso prejudica não só o lojista e o comércio, como o próprio governo, que arrecada menos impostos, os comerciários, que na maioria são comissionados, e também um grande número de trabalhadores autônomos que vão ficar sem serviço, como os engraxates no Centro, chaveiros, ambulantes, pipoqueiros. É uma situação bastante difícil, especialmente este último feriado, que foi decretado sem aviso, numa demonstração de falta de planejamento. Isso desarruma não só as empresas, como o próprio comércio.”
Gonçalves lembra que esse ano todas as datas comemorativas tiveram vendas abaixo do esperado — no Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados.
“Agora estamos aguardando o Dia dos Pais, que pode ser que melhore um pouquinho e o Dia das Crianças.”
O presidente do Sindilojas estima uma queda de 6% nas vendas no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado. A tendência é de melhora do quadro com as medidas que estão sendo anunciadas pelo governo, mas, conforme Gonçalves, esse vai ser um processo lento, e talvez só ocorra em meados de 2017, porque a inflação continua elevada, assim como o desemprego, na casa dos 11% da população.
O diretor da Conquist Educacional Consultoria, Roberto Madruga, acrescenta que o impacto também acontece no setor de serviços, como pequenas lojas, que dependem do funcionamento do comércio.
“Não bastassem todos os feriados que acontecem no Brasil, a decretação de mais esse por um lado favorece o deslocamento de autoridades, a organização da Olimpíada, mas por outro chega a ser irresponsável no que diz respeito a resultados. A crise brasileira tomou conta do setor varejista, de serviços, da indústria e especialmente do Rio de Janeiro, especificamente com a queda dos royalties do petróleo, de arrecadação e fuga de capitais. O estado ficou numa situação muito difícil.”
O consultor, especializado em varejo, diz que muitas empresas que dependiam da cadeia de exploração do petróleo quebraram, e isso afetou fortemente o comércio.
“Num momento difícil como esse, decretar feriados me parece algo fora da realidade dessas empresas que empregam milhões de pessoas em nosso estado. Temos que gerar empregos, riqueza, produção. Não adianta ter um grande número de negócios realizados próximos aos eventos que vão ser realizados na cidade enquanto outros setores vão ficar amargando prejuízos. É muito feriado num mês só sem haver nenhuma contrapartida para essas empresas.”
Madruga diz que a chegada de um grande número de turistas não compensa o que o comércio deixa de faturar em mais um dia de feriado.
“Estamos falando em termos da cidade do Rio de Janeiro, de uma população de quase 6,5 milhões de pessoas. Como um fluxo de 400 mil turistas em um período pequeno vai compensar esse consumo? O problema é que o município não preparou os empresários, não fez nenhum tipo de parceria para que os empresários opinassem sobre isso.”
Fonte - Sputnik  03/08/2016

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

China inicia testes com ônibus que transita sobre carros

Transportes sobre trilhos

Nesta terça-feira,a China começou a testar na cidade de Qinhuangdao na província de Hebei o TEB,anunciado em maio,que passa por sobre os veículos nas ruas e começou a dar as suas primeiras voltas nesta semana na cidade.

Da Revista Amazônia
foto - Revista Amazônia
Engenheiros chineses fizeram o sonho de cada morador da cidade de Qinhuangdao se tornar realidade.Desde maio,a China anuncia o TEB (Transit Elevated Bus),o ônibus aéreo que transita por sobre os veículos nas ruas.Nesta terça-feira começaram os testes na cidade de Qinhuangdao na província de Hebei do TEB,ônibus que passa por sobre os veículos nas ruas,dando nesta semana as suas primeiras voltas na cidade.
Em um cenário ideal,o Transit Elevated Bus vai aliviar o congestionamento do tráfego da China, impulsionar o sistema de transporte público e reduzir a poluição.

interior do ônibus/Revista Amazônia
O ônibus ecológico é alimentado por energia elétrica e solar gerada por painéis em seu teto.
São cerca de 22 metros de comprimento e 8 metros de largura, o que a torna capaz de passar sobre múltiplas faixas de tráfego.
De acordo com os desenvolvedores do ônibus,o mesmo tem capacidade para transportar até 300 pessoas, porém cogita-se em um projeto mais audacioso, o de transportar 1300 pessoas. Sua velocidade máxima será de 60 km/h.
Com informações da Revista Amazônia  03/07/2016


Salvador recebe I Encontro Baiano de Mídia Livre

Cultura

O evento, que é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Fundo de Cultura, pretende realizar um intercâmbio entre comunicadores, estudantes, produtores e pesquisadores do estado com agentes consolidados na mídia independente de todo o país, promovendo ações de formação em quatro painéis e dez oficinas com temas diversos relacionados à cultura, mídia, internet, ao audiovisual e à sustentabilidade na web.

Da Redação
foto - ilustração
Será realizado em Salvador, entre os dias 10 e 13 de agosto, na Biblioteca Central dos Barris, o I Encontro Baiano de Mídia Livre. O evento, que é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Fundo de Cultura, pretende realizar um intercâmbio entre comunicadores, estudantes, produtores e pesquisadores do estado com agentes consolidados na mídia independente de todo o país, promovendo ações de formação em quatro painéis e dez oficinas com temas diversos relacionados à cultura, mídia, internet, ao audiovisual e à sustentabilidade na web. A inscrição é gratuita, porém limitada para 150 participantes, a fim de proporcionar conforto e qualidade das atividades.
Os temas das mesas vão desde o marco na aspiração de liberdade e igualdade no país, a Revolta dos Búzios, em 1798, deflagrada por pasquins nas ruas de Salvador, até questões ligadas à democracia na internet, sustentabilidade na web, cultura livre e audiovisual. Já as oficinas, com duração de quatro horas, servirão para compartilhar experiências e discorrer sobre utilização das redes sociais, mecanismos de sustentabilidade, negociação de direitos autorais, design, fotografia e construção de sites.
Durante o evento, também será lançada uma webserie sobre a relação da produção audiovisual com a internet no estado. A direção é do produtor cultural, André Araújo, em parceria com o Núcleo Audiovisual do Cult (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A webserie ficará disponível na plataforma online Bahia1798.
A iniciativa é um Ponto de Cultura do programa Cultura Viva e conta com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio dos editais de Culturas Digitais (2013) e Setorial Audiovisual (2014), da Secult. Também foi selecionada na categoria estadual do Prêmio de Mídia Livre (2015) do Ministério da Cultura (Minc).
Com informações da Secom Ba.  03/08/2016

Escola sem partido ou o flerte com o fascismo

Ponto de Vista

No atual momento, os educadores brasileiros são chamados a resistir energicamente ao esdrúxulo projeto “escola sem partido”, mas não somente a ele.A situação exige que os argumentos autoritários e preconceituosos que estão na origem dessa proposta recebam os contrafogos daqueles que são comprometidos com a educação sabendo que a essência desse compromisso está radicada na relação inseparável entre escola e democracia.

Portogente
Por Gilberto Alvarez Giusepone Jr* 
foto - ilustração
O filósofo Michel Foucault afirmava que onde há poder, há contrapoder; o sociólogo Pierre Bourdieu, quando conclamava resistência aos efeitos de políticas que ameaçavam direitos sociais, afirmava que onde há fogos deve haver contrafogos.
No atual momento, os educadores brasileiros são chamados a resistir energicamente ao esdrúxulo projeto “escola sem partido”, mas não somente a ele.
A situação exige que os argumentos autoritários e preconceituosos que estão na origem dessa proposta recebam os contrafogos daqueles que são comprometidos com a educação sabendo que a essência desse compromisso está radicada na relação inseparável entre escola e democracia.
Felizmente estão ocorrendo muitas manifestações contrárias ao projeto, especialmente nas redes sociais. E muitas dessas manifestações demonstram surpresa e indignação com o absurdo de uma proposta que mutila a opinião do professor e, acima de tudo, ignora a essência das chamadas Ciências Humanas, que historicamente se fizeram para repartir com as novas gerações a possibilidade de conhecer e analisar criticamente todos os fatos sociais, retirando dos domínios da natureza aquilo que é construção social.
Àqueles que se surpreendem é necessário lembrar que o projeto escola sem partido não é tão recente assim.
Foi idealizado pelo advogado Miguel Nagib em 2004 e transformado em texto para projeto de lei pelo deputado Flavio Bolsonaro (PSC) em 13 de maio de 2014. Talvez essa data tenha sido escolhida para fazer um contraponto à Lei Áurea.
Desde então, foram elaborados textos similares que tramitam em dez estados e no Distrito Federal. Com maior gravidade, pelo potencial destrutivo generalizado, tramita na Câmara dos Deputados a PL 867/205, de autoria de Izalci Lucas (PSDB-DF) e no Senado a PL 193/2016 de autoria de Magno Malta (PR-ES).
Esses textos têm efeito sintetizador. Ou seja, concentram em argumentos direcionados à destruição do trabalho docente, os componentes mais preconceituosos e intolerantes que transbordaram na sociedade brasileira e inundaram o cotidiano com manifestações contínuas de desrespeito à diferença e à alteridade. Ou seja, flertam abertamente com o fascismo.
A expectativa de retirar as ideologias das escolas é falsa. Em primeiro lugar o que os proponentes do “escola sem partido” fazem é apresentar o universo ideológico que os move como único, como adequado e, pior, como necessário.
Para usar um único exemplo entre tantos possíveis, poderíamos perguntar aos formuladores da proposta como Manoel Bomfim (1868-1932) teria ensinado, no início de século XX, que o racismo não tinha bases científicas, se estivesse em vigor uma norma que proibisse a presença de docentes que repugnavam o legado da escravidão e condenavam ideologicamente o uso da ciência para “inventar” superioridades e inferioridades?
Por trás da verborragia conservadora, o “escola sem partido” tem um alvo explícito: o professor. E também tem um propósito destruidor: controlar e enquadrar a diversidade, avançando inclusive sobre as questões de gênero que passaram a ser estigmatizadas como ideológicas.
Mas há um aspecto a ser desvelado que é da maior importância.
Já contamos com manifestações técnicas e jurídicas que demonstram a inconstitucionalidade da proposta. Por força da própria estreiteza que caracteriza o projeto, é possível afirmar que ele não passará a não ser à custa de violenta destruição de princípios constitucionais, o que significaria, inclusive, silenciar o Supremo Tribunal Federal.
Porém, é necessário denunciar o papel que essa insólita tramitação exerce neste momento.
Enquanto seus protagonistas fazem as encenações que julgam responder aos anseios dos que os aplaudem, retrocessos significativos ocorrem todos os dias, colocando em risco décadas de construção da educação pública, em todos os níveis.
É certo que se essas ações não forem contidas e revertidas já podemos afirmar que está em andamento um aniquilador processo de sucateamento de tudo o que significa educação pública no Brasil, da creche à pós-graduação.
*Gilberto Alvarez Giusepone Jr. é presidente da Fundação PoliSaber e diretor do Cursinho da Poli
Fonte - Portogente  03/08/2016

Empresa de fachada recebeu R$ 8 milhões de consórcios contratados pela CPTM

Notícias

Trata-se da JFM Engenharia, que também recebeu R$ 40 mil da Focco Tecnologia e Engenharia Ltda, empresa na qual o ex-diretor da CPTM João Roberto Zaniboni já teve participação, segundo a base de dados da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). Zaniboni foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na investigação que apura formação de cartel e desvios de recursos públicos na compra e reforma de trens da CPTM e do Metrô em São Paulo e que foi iniciada em 2008.

Valor Econômico - RF
foto - ilustração
Uma empresa classificada como "de fachada" pela Receita Federal recebeu ao menos R$ 8 milhões de três consórcios com contratos firmados com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa do governo do Estado de São Paulo, de acordo com investigações da Operação Lava-Jato.
Trata-se da JFM Engenharia, que também recebeu R$ 40 mil da Focco Tecnologia e Engenharia Ltda, empresa na qual o ex-diretor da CPTM João Roberto Zaniboni já teve participação, segundo a base de dados da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp). Zaniboni foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na investigação que apura formação de cartel e desvios de recursos públicos na compra e reforma de trens da CPTM e do Metrô em São Paulo e que foi iniciada em 2008. Ele também chegou a ter seus bens bloqueados em 2013 por ordem da 6ª vara criminal da Justiça federal de São Paulo e já foi condenado na Suíça por lavagem de dinheiro.
A Focco, empresa pela qual o ex-diretor da CPTM prestou serviços de consultoria, continua com as contas bancárias bloqueadas judicialmente.
Laudo elaborado pela Receita concluiu que a JFM Engenharia não realizou, "efetivamente, qualquer prestação de serviços, sendo mais uma pessoa jurídica de fachada utilizada para o pagamento de vantagens indevidas".
O documento fiscal, anexado à investigação que apura o envolvimento da Mendes Júnior no suposto cartel de empreiteiras da Petrobras, aponta que a JFM não declarou dispor de funcionários entre 2010 e 2013, período em que recebeu os cerca de R$ 8 milhões de empresas contratadas pela CPTM, entre as quais a Mendes Júnior.
Zaniboni foi diretor de operações da CPTM de 1999 a 2003, durante as gestões dos governadores tucanos Mário Covas (que morreu em 2001) e Geraldo Alckmin, atual chefe do Executivo paulista.
Em nota, a CPTM negou ter feito pagamentos às empresas investigadas pela Lava-Jato.
"A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] nunca teve, não possui contato, nem efetuou pagamentos a estas empresas. As obras e serviços, segundo demanda da própria reportagem, foram realizados pelos consórcios contratados de acordo com a Lei de Licitações". Segundo a empresa, os contratos foram cumpridos.
A reportagem não conseguiu manter contato com João Roberto Zaniboni até o fechamento desta edição.
Fonte - Revista Ferroviária  03/08/2016

Presidente do STF veta sessões do impeachment no fim de semana

Política

O presidente do Supremo,Ricardo Lewandoviski,vetou,nessa terça-feira (2),a possibilidade de convocar sessões do julgamento final do impeachment para sábados ou domingos,como haviam defendido o presidente da comissão,Raimundo Lira,e o presidente do senado,Renan Calheiros,e disse que só vai marcar a data do julgamento após a votação do dia 9,mas adiantou que o início do julgamento não será antes do dia 25 de agosto.

Lucas Pordeus Leon - EBC
foto - ilustração/arquivo
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandoviski, vetou, nessa terça-feira (2), a possibilidade de convocar sessões do julgamento final do impeachment para sábados ou domingos, como haviam defendido o presidente da comissão, Raimundo Lira, e o presidente do senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB.
O ministro do STF também propôs limitar o número de testemunhas que serão convocadas na última etapa do processo. Seriam, no máximo, cinco testemunhas de defesa e cinco de acusação.
O ministro Lewandoviski conversou com o presidente da comissão do impeachment, Raimundo Lira, do PMDB. O senador disse que a palavra final sobre a data do julgamento é do presidente do Supremo.
Nesta terça-feira, o relator da Comissão do impeachment, senador Antônio Anastasia, do PSDB, leu o relatório final e aceitou a denúncia de crime de responsabilidade contra Dilma Rousseff. No texto, Anastasia afirma que houve participação, por ação ou omissão, de Dilma em atos que, segundo o relator, violaram a Constituição e fraudaram as contas públicas para ampliar os gastos.
O advogado de defesa da presidenta afastada, José Eduardo Cardozo, disse que o senador resolveu seguir a determinação do partido, o PSDB, ao aceitar a denúncia contra Dilma Rousseff.
A atual oposição fez um voto em separado na Comissão para contradizer o texto do relator Anastasia. Nesta quarta-feira, será feita a discussão do relatório. Na quinta-feira, ocorre a votação na Comissão do Senado e no dia 9 de agosto, no plenário da Casa.
O presidente do Supremo, Ricardo Lewandoviski, disse que só vai marcar a data do julgamento após a votação do dia 9, mas adiantou que o início do julgamento não será antes do dia 25 de agosto.
A proposta de convocar sessões no fim de semana para antecipar o desfecho do impeachment dividiu opiniões. O senador Romero Jucá, do PMDB, defende uma data do julgamento final antes da reunião do G20, grupo das 20 maiores potências econômicas do planeta, marcada para o início de setembro.
No plenário, o senador Lindbergh Farias, do PT, denunciou que o governo interino estaria pressionando para antecipar a votação final.
Governistas negaram qualquer pressão do Palácio do Planalto. Se o plenário aceitar a denúncia contra Dilma Rousseff no próximo dia 9, tem início a última fase do processo de impeachment, que é a do julgamento.
Fonte - EBC  02/08/2016

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Metrô de Bruxelas terá novos trens fornecidos pela CAF

Transportes sobre trilhos

As composições foram encomendadas como parte de um projeto mais amplo de modernização do sistema de metrô,começando com as linhas 1 e 5,com previsão de substituição do atual sistema de sinalização e controle pelo sistema CBTC (Controle de Trens Baseado e Comunicação)

Da redação
Railway Gazette
A Caf irá fornecer novos trens para o Metrô de Bruxelas na Belgica A operadora da cidade,STIB, anunciou em 02 de agosto a assinatura de um contrato de 12 anos estimado em € 353m,para o fornecimento 43 composições, que começarão a ser entregues a partir de 2019,com a opção de mais 47 trens extras.
As composições foram encomendadas como parte de um projeto mais amplo de modernização do sistema de metrô,começando com as linhas 1 e 5,com previsão de substituição do atual sistema de sinalização e controle pelo sistema CBTC (Controle de Trens Baseado e Comunicação)
A STIB já havia concedido anteriormente a CAF,um contrato para fornecimento de 15 trens em 2004,e um outro em 2009 para fornecimento de mais seis composições que estão operando atualmente nas linhas 1 e 5 do metrô.
Com informações da Railway Gazette  02/08/2016


Nova iluminação reacende beleza do Centro Histórico de Salvador

Desenvolvimento Urbano

Por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, além de calçadas recuperadas, vias pavimentadas e itens de acessibilidade instalados, o local passou a ter estrutura de iluminação mais potente

Da Redação
foto - Divulgação/Gov.Ba
Quem passa pelo Centro Histórico da capital baiana já consegue enxergar melhor as belezas do lugar, independentemente da hora. Por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, além de calçadas recuperadas, vias pavimentadas e itens de acessibilidade instalados, o local passou a ter estrutura de iluminação mais potente, garantindo a claridade e a segurança de baianos e turistas. "Está ótimo. Tudo iluminadinho. Não tem mais esse negócio de ter medo de sair e de ir ao centro. Você se sente à vontade e se diverte despreocupado. A iluminação ajuda bastante", afirma a moradora Carla Batista.
Poder transitar pelo Centro Histórico com mais iluminação tem melhorado inclusive os negócios locais. Segundo o guia turístico Valfredo Santos, está mais fácil garantir a renda. "A iluminação chama mais cliente. Chama a atenção", destaca.
Com informações da Secom Ba.  02/08/2016


Vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzido pela Secom.

Presidente de Portugal,Marcelo Rebelo de Sousa,faz visita 'low cost' ao Brasil e ignora Temer

Política/Internacional

Marcelo Rebelo de Sousa passa os próximos seis dias no Brasil para a abertura dos Jogos Olímpicos, atividades culturais e familiares e não tem encontros previstos com representantes do governo interino de Michel Temer.

Sputnik
Sputnik
A atitude que o ex-comentarista de televisão Marcelo Rebelo de Sousa tem adotado à frente do Governo de Portugal tem chamado a atenção pela simplicidade de seus atos. É esse estilo que ele leva ao Brasil esta semana, onde permanece por seis dias com uma agenda que inclui a abertura dos Jogos Olímpicos, encontros com representantes da comunidade portuguesa e, possivelmente, até atividades familiares – já que Nuno, filho do presidente, reside em terras tupiniquins. Mas a agenda não prevê encontros com integrantes do governo interino de Michel Temer. Uma conversa entre os dois só será possível se o acaso colaborar durante os momentos pré ou pós-abertura dos jogos, momento em que os presidentes ocuparão o mesmo recinto.
"Além de participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, em 05/08, o Presidente cumpre agenda de encontros junto às comunidades luso-brasileiras do próprio Rio, além de São Paulo e Recife", diz a agenda presidencial divulgada, sem fazer nenhuma referência a encontros políticos. Marcelo Rebelo de Sousa chega no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 3 de agosto, e retorna à Portugal na próxima quarta-feira, dia 10.
Eleito no início do ano, Marcelo Rebelo de Sousa comanda um governo austero. Na viagem ao Brasil, por exemplo, a comitiva não inclui nem empresários, nem outros políticos portugueses. Segundo fontes do governo, acompanha o presidente apenas quem é indispensável. Ele estará junto com a equipe de Portugal nas Olimpíadas e participará da abertura dos Jogos. Esse é o ponto alto da viagem do presidente que foi visto comemorando como qualquer torcedor o recente título de Portugal na Eurocopa.
A ausência de encontros bilaterais é explicada com uma possível visita programada para novembro com essa finalidade. A ideia, dessa vez, é fazer uma agenda mais cultural. Está prevista apenas uma reunião com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, já que será no Palácio da Guanabara que o presidente será recebido pela comunidade portuguesa que residente na capital fluminense.
O presidente português também visitará São Paulo e o Recife para se reunir com portugueses que vivem nessas duas cidades. Na capital financeira do Brasil, Rebelo de Sousa será recebido por empresários. Ele também terá um encontro (à primeira vista, uma reunião formal) com o filho mais velho, Nuno Rebelo de Sousa, que é presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio do Brasil.
Na quarta-feira, ele fará a entrega da bandeira da República Portuguesa ao velejador João Rodrigues em cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro, já que este será o porta-estandarte do país nas Olimpíadas. No mesmo dia, Marcelo visitará a exposição “Leopoldina, Princesa da Independência das Artes e das Ciências” no Museu de Arte e, depois, conhecerá o Museu do Amanhã, tudo na capital fluminense.
No dia seguinte, quinta-feira, acontecerá o encontro com os 92 atletas da delegação do país para os jogos. A agenda do presidente prevê ainda que ele assistirá ao jogo Portugal x Argentina.
A agenda cultural continua em São Paulo, onde Rebelo de Sousa vai inaugurar uma exposição sobre a fadista Amália Rodrigues chamada "Saudades do Brasil em Portugal" no Consulado Geral de Portugal e será recebido por representantes da Câmara de Comércio local. No Recife, o presidente visitará o Hospital Beneficência Portuguesa e terá um momento com a comunidade lusa na cidade antes de regressar a Portugal.
Fontes consultadas em off pela Sputnik dizem que o âmbito político, definitivamente, não fará parte da viagem. Um possível encontro com representantes do governo interino só vai acontecer, dizem, durante a abertura dos jogos, sem formalidades. No entanto, nenhuma das fontes justifica a ausência da agenda política pelo fato do governo de Temer ser considerado golpista por muitos portugueses. Há no país uma pressão para que tanto o presidente quanto o primeiro-ministro, António Costa, se manifestem em repúdio ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Até agora, no entanto, nenhuma ação foi tomada nesse sentido. O governo português prefere o confortável lugar de observador enquanto a crise política da ex-colônia não parece estar perto do fim.
Fonte - Sputnik  02/08/2016

RIO DE LAMA

Meio Ambiente

O filme em Realidade Virtual de Tadeu Jungle retrata os sobreviventes da maior tragédia ambiental do Brasil com delicadeza e melancolia.
SINOPSE - Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores.




DURAÇÃO: 9’34” Cor, estéreo, Filmado em Realidade Virtual


imagem/YouTube

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Estudantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador criam aplicativo que valoriza região

Tecnologia

Para o desenvolvimento da ferramenta, os jovens fizeram gratuitamente o curso de Análises de Mídias Sociais, do projeto social Estúdio Multimeios, realizado pela Cipó – Comunicação Interativa. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)

Da Redação
foto - Ascom/SEC
O uso da tecnologia permitirá que soteropolitanos e turistas conheçam melhor o Subúrbio Ferroviário de Salvador. É que um grupo de 14 estudantes da rede estadual de ensino criou o aplicativo Subúrbio SSA, que valoriza a história e os locais de lazer da região onde os estudantes nasceram e vivem. O aplicativo visa despertar nos moradores o sentimento de pertencimento, além de divulgar para o público externo as atividades artísticas, culturais e sociais promovidas na região.
Para o desenvolvimento da ferramenta, os jovens fizeram gratuitamente o curso de Análises de Mídias Sociais, do projeto social Estúdio Multimeios, realizado pela Cipó – Comunicação Interativa. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)
A nova ferramenta interativa está disponível para download na loja virtual Play Store para smartphones e tablets que possuem sistema Android. Com apenas alguns cliques, o público tem acesso a informações sobre os bairros, trem, história, além da divulgação de sites, blogs e redes sociais que promovem o que há de melhor no Subúrbio. Outro destaque é um mapa com indicações e orientações de como chegar aos diversos pontos turísticos da região, com a finalidade de atrair mais visitantes.
Keroline Cristina Pereira, 21 anos, que cursa o 2° ano no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, e moradora do Lobato, conta que foi muito estimulante ajudar a fazer o esboço do aplicativo e pesquisar sobre a história do Subúrbio Ferroviário. “Estou lisonjeada em poder fazer parte da criação de algo que valoriza a região onde moro. O processo de criação foi uma descoberta inovadora e as atividades do curso me ajudaram a perder a timidez, quebrando uma barreira que eu tinha em relação à comunicação”, revelou a estudante.
A estudante Evelin Bispo Rocha, 17, do 3° ano do Colégio Estadual Landulfo Alves, e que reside no bairro do Uruguai, também destaca o aprendizado. “Participei da sugestão do nome e marca do aplicativo, além de ter me envolvido com sugestões de design sobre cores e imagens. Acho muito importante essa iniciativa, porque ajuda a mudar a imagem preconceituosa que algumas pessoas têm em relação ao Subúrbio, que é um local com muitas coisas boas e lugares lindos”, afirma animada.
Já Átila Reis Coutinho, 16, do 2° ano, do Colégio Estadual Barros Barreto, que mora no Lobato, destaca que o curso o ajudou a pensar na futura profissão. “Gostei muito de ajudar a criar o mapa e a aprender técnicas de design, por isso quero seguir essa área e trabalhar futuramente com Marketing”.
O educador da área de Comunicação, Gustavo Lisboa, fala sobre os principais benefícios da iniciativa. “É muito gratificante enxergar que os conteúdos sobre Comunicação apresentados em sala de aula geraram transformações positivas nas vidas desses jovens, pois eles passaram a ter um olhar mais crítico para avaliar a Comunicação e a executar de forma prática o que aprenderam, a exemplo da nova forma da utilização pessoal das redes sociais digitais”, comentou, ao destacar outro resultado das aulas. “É fantástico ver que os educandos passaram a valorizar o Subúrbio Ferroviário de Salvador, local onde eles moram e estudam. Também passaram a enaltecer as suas qualidades e especificidades”, ressaltou.
Com informações da Secom Ba.  01/08/2016

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica,opera com 05 embarcações nessa segunda (1º/08 )

Transporte marítimo

O sistema Ferry-Boat opera nessa segunda na travessia  entre Salvador e Itaparica com cinco embarcações,com viagens programadas de hora em hora saindo dos dois terminais.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O movimento no sistema Ferry-Boat que faz a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica, nesta segunda-feira 1º dia do mês de agosto,segue tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.O sistema está operando com cinco embarcações - Agenor Gordilho, Anna Nery, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia - que realizam  viagens nos horários programados (de hora em hora), com a possibilidade de viagens extras caso ocorra aumento na demanda.Os usuários do sistema poderão adquirias passagens nos terminais através de pagamentos com cartões de crédito, débito ou dinheiro.
Para informações sobre a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos),devem ser consultadas através do site da empresa -portalsits.internacionaltravessias-,o pagamento para este serviço pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
Para mais informações sobre o funcionamento do sistema a Internacional Travessias Salvador disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h 
Contatos pelo Tel 071 3032-0475 ou via  cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador

Nova greve na Transurb nessa segunda (01/08)

Transportes sobre trilhos

As composições circularam apenas entre 5h30 e 8h30, e agora as partidas devem ocorrer somente entre 17h30 e 20h30, atendendo a um acordo firmado junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Renato Lobo - ViaTrolebus
foto - ilustração/arquivo
Funcionários da Trensurb voltaram a cruzar os braços nesta segunda-feira, 1º de Agosto. As composições circularam apenas entre 5h30 e 8h30, e agora as partidas devem ocorrer somente entre 17h30 e 20h30, atendendo a um acordo firmado junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Negociações
A empresa ofereceu proposta de reajuste de 8,28% sobre vale-refeição, cesta básica e demais auxílios. A proposta, de acordo com a Trensurb, atinge o limite máximo imposto pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais do governo federal. Os trabalhadores querem reposição salarial de 9,28%, com base na inflação.

Atendimento
O sistema sobre trilhos da região metropolitana de Porto Alegre transporta por dia, 200 mil pessoas em 22 estações, com ao todo 44 quilômetros de extensão, e atende a seis cidades no entorno na capital gaucha.
Fonte - ViaTrolebus  01/08/2016

Metroviários do Rio aproveitam chegada de turistas para protestar no Galeão

Transportes sobre trilhos

Os trabalhadores estão em estado de greve desde a última quarta-feira (27).
Segundo o diretor do Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), Laerte da Silva, o ato foi voltado para trazer visibilidade à luta dos funcionários. Silva disse que a empresa – MetrôRio – vem se mostrando intransigente durante as negociações das pautas.


Da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Os metroviários do Rio de Janeiro fizeram uma manifestação, na manhã de hoje (1º), no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. Eles aproveitaram a chegada de turistas para os Jogos Olímpicos para protestar por reajuste salarial de 10% e manutenção do plano de saúde, entre outras reivindicações. Os trabalhadores estão em estado de greve desde a última quarta-feira (27).
Segundo o diretor do Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), Laerte da Silva, o ato foi voltado para trazer visibilidade à luta dos funcionários. Silva disse que a empresa – MetrôRio – vem se mostrando intransigente durante as negociações das pautas.
“Nós somos trabalhadores que, às vezes, ninguém vê, que operam as linhas, fazendo reparos durante a madrugada, entre outros serviços. Então, precisávamos trazer à tona esses nossos problemas. Panfletamos no aeroporto para aproveitar as chegadas das delegações para a Olimpíada, trazendo maior visibilidade para nossa luta”, afirmou.
Segundo o diretor, os metroviários estão negociando com a concessionária MetrôRio desde maio, mas ainda não chegaram a nenhum acordo. “Chegaram a cogitar um reajuste de 5%, mas isso beira a surrealidade É muito aquém das nossas necessidades básicas. Existe ainda o desejo da empresa de trocar o plano de saúde por um de qualidade muito inferior. Não aceitaremos essas medidas deles”, disse.
Silva afirmou que, na tarde de hoje, haverá uma nova rodada de negociações entre trabalhadores e empresa. Caso não haja acordo, a greve será decretada em assembleia a ser realizada na próxima quarta (3).
“A gente espera algo que seja minimamente viável neste encontro de hoje. Caso contrário, instalaremos a greve por tempo indeterminado”. Um pequeno grupo de trabalhadores do sistema aeroviário também aproveitou a ocasião para reclamar das empresas aéreas. Eles alegam demissão em massa de mecânicos.
Em nota, o MetrôRio informou que apresentou em reunião com representantes do sindicato, realizada na tarde da última quinta-feira (28), proposta de reposição do índice anual de 9,83% do INPC. Essa proposta deverá ser levada para a apreciação de todos os empregados na reunião de hoje. A concessionária afirmou estar empenhada para que a negociação salarial em curso seja concluída de forma satisfatória para os trabalhadores, conforme ocorreu nos anos anteriores.
O metrô do Rio de Janeiro é parte importante do sistema de transportes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O metrô permite que os torcedores cheguem diretamente ao pólo olímpico de Copacabana, na zona sul, ao Sambódromo e ao Estádio do Maracanã. Além disso, conecta-se com os sistemas de trem e BRT que levam ao Estádio Olímpico do Engenhão e aos pólos de Deodoro e da Barra.
Fonte - Agência Brasil  01/08/2016

Trem "Panda" marca a abertura da linha 3 do Metrô de Chengdu na China

Transportes sobre trilhos

O interior dos carros do trem,foi decorado com motivos do urso Panda,incluindo alças em forma de cabeça do urso,postes pintados com aparência de bambu e pegadas no chão.Além disso,os anúncios são feitos usando a voz de uma criança.

Da Redação
Railway Gazette
Um trem temático com motivos do urso Panda,marcou o início do serviço de passageiros na quarta linha do metro de Chengdu (China) em 31 de julho.O interior dos carros do trem,foi decorado com motivos do urso Panda,incluindo alças em forma de cabeça do urso,postes pintados com aparência de bambu e pegadas no chão.Além disso,os anúncios são feitos usando a voz de uma criança.
A primeira fase da Linha 3,de Junqu Zongyiyuan no nordeste a Taipingyuan no sudoeste,é subterrânea.A construção começou em abril de 2012,e os testes com viagens de trens na linha foram realizados entre 16 de abril e 16 de Julho.
Três das 17 estações nos 20.4 km da linha estão integradas com outras linhas do metro,e outras quatro estarão interligadas,quando a rede de metrô estiver totalmente completa e concluída.A Linha 3 serve ao jardim zoológico da cidade,que abriga o Chengdu Panda Gigante Base.
A CRRC Changchun,forneceu 24 trens com seis carros Tipo B. As composições com carroçaria em aço inoxidável têm equipamentos de tração da Alstom fornecido pela sua joint venture, Shanghai Alstom Transport Electrical Equipment Co Ltd.Os trens terão velocidade máxima de 80/km,capacidade para 1 460 passageiros,e serão equipados com wi-fi, que transmitirá em tempo real,diagnósticos de falhas para o centro de manutenção.
As fases 2 e 3,irão estender a linha nas suas duas extremidades,aumentando a sua extensão para 53.7 km,estando previsto o inicio da operação para 2018.Esta previsto também ainda para este ano,o inicio dos trabalhos para a construção de mais cinco linhas de metrô.
Com informações da Railway Gazette 01/08/2016

domingo, 31 de julho de 2016

PCdoB oficializa candidatura de Alice Portugal à prefeitura de Salvador

Política

Participaram da convenção integrantes de partidos aliados, como PT, PSB, PSD, e PTN. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), a secretária estadual da Mulher e presidenta municipal do PCdoB, Olívia Santana, o ex-governador da Bahia e ex-ministro do Gabinete Pessoal da Presidência da República Jaques Wagner e a senadora Lídice da Mata (PSB) estiveram no evento. 

Sayonara Moreno
Correspondente da Agência Brasil

foto - divulgação
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) oficializou hoje (31) sua candidatura à prefeitura de Salvador, durante convenção realizada no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A deputada estadual Maria del Carmen (PT) será a vice.
Participaram da convenção integrantes de partidos aliados, como PT, PSB, PSD, e PTN. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), a secretária estadual da Mulher e presidenta municipal do PCdoB, Olívia Santana, o ex-governador da Bahia e ex-ministro do Gabinete Pessoal da Presidência da República Jaques Wagner e a senadora Lídice da Mata (PSB) estiveram no evento. Eles prestaram apoio à deputada na disputa para comandar o Palácio Tomé de Souza a partir de 2017.
“Para observar essa cidade, é preciso ter um olhar de mãe sobre seus filhos. É por isso, Alice, que hoje venho dizer que o meu partido não é o maior da nossa coligação, mas tenha certeza de que estará entre os mais leais educadores, para que nós possamos eleger a nossa prefeita”, discursou a senadora Lídice da Mata durante o ato.
No início do encontro, a chapa ainda não contava com um nome para a candidatura do cargo de vice-prefeito. Durante a convenção, a presidenta municipal do PCdoB anunciou Maria del Carmen como a candidata a vice da chapa. No encontro, partidos aliados confirmaram 20 nomes de candidatos a vereador da capital baiana.
Durante o evento, houve falas e cartazes de protesto contra o presidente da República interino, Michel Temer. Os pronunciamentos foram encabeçados principalmente por integrantes de movimentos sociais que protestam hoje à tarde em Salvador pela saída de Temer.
Farmacêutica por formação e servidora pública, Alice Portugal foi deputada estadual na Bahia por dois mandatos, de 1994 a 2002. Em 2002, elegeu-se deputada federal pelo estado, cargo que ocupa pela quarta vez. Para concorrer às eleições municipais, ela se licenciará da Câmara dos Deputados.
Fonte - Agência Brasil  31/07/2016

Estudantes de Itaparica pagarão meia passagem no Ferry-Boat a partir de segunda feira (01/08)

Travessia Marítima

A partir de segunda feira, 01/08,estudantes dos dois municípios da ilha de Itaparica  poderão pagar meia passagem no sistema Ferry-Boat.O cadastramento para a obtenção do benefício devera ser feito no posto da Agerba no terminal de São Joaquim. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir de segunda-feira 01/08,estudantes que moram nos municípios de Itaparica e Vera Cruz  passarão a pagar metade do valor da tarifa cobrada na travessia Itaparica/Salvador e vice versa pelo sistema Ferry-Boat de segunda a sexta feira.
Todos os alunos matriculados em cursos presenciais de ensino superior ou técnico-profissionalizante em Salvador ou municípios da região metropolitana poderão pagar a meia passagem.A medida ainda é válida apenas para os períodos considerados letivos,ficando de fora os feriados e recessos.
Os estudantes que quiserem obter o benefício da meia tarifa deverão se cadastrar no posto da Agerba, localizado no terminal de São Joaquim.
Os documentos necessários para efetuar o cadastramento são: comprovante de matrícula,uma foto 3x4,comprovante de residência,(cópia de recibo de água, luz ou telefone),e a identidade original com uma cópia cópia.
O aluno devera comprovar também a frequência apresentando atestado emitido pela instituição de ensino.
Pregopontocom 31/07/2016