PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 30 de julho de 2016

Missão baiana em Londres,compartilha experiências em PPP e apresenta VLT de Salvador

Desenvolvimento Urbano

Durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund a missão da Bahia em Londres,apresentou a experiência do estado em Parceria Público-Privada (PPP).O ponto alto da participação dos representantes baianos no evento foi a apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador,na quarta (27),com o objetivo de captar parceiros para a implantação do equipamento

Da Redação
foto - Fernanda Régis/ Divulgação Gov Ba
O Governo do Estado concluiu, nesta sexta-feira (29), a missão em Londres, onde apresentou a experiência baiana em Parceria Público-Privada (PPP) durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund. O ponto alto da participação dos representantes da Bahia no evento foi a apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, na quarta (27), com o objetivo de captar parceiros para a implantação do equipamento. O grupo também expôs outras iniciativas em PPP já executadas na Bahia.
A Prosperity Fund oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e selecionou o projeto baiano para concessão de apoio técnico. Nesta sexta (29), a comitiva visitou o centro de inovação da Accenture, empresa que auxilia outras empresas ou governos a encarar os desafios com inovação. A equipe ainda se reuniu com representantes da departamento de saúde britânico e conheceu projetos de PPP no setor.
“Foi uma experiência muito importante e com muito conteúdo. Vivenciar o que eles já transformaram em realidade nos dá um incentivo para que a gente possa avançar em PPP no nosso estado. Essa missão nos coloca cada vez mais diante da oportunidade de fazer melhor. Temos a oportunidade de aprender com as boas práticas. Agradecemos ao governo britânico por essa oportunidade de compartilhar conhecimento e experiência técnica”, afirma a representante da Secretaria Executiva de PPP do Estado da Bahia, Priscila Pinheiro.
Na quinta (28), a comitiva conheceu uma escola pública britânica construída por meio de PPP, além de participar de encontro com representantes do departamento de educação do governo britanico e com o parceiro privado em projetos educacionais. "Esta missão cumpriu o seu papel de fomentar as relações entre o Brasil e o Reino Unido. Nos próximos meses, vamos continuar trabalhando em parceria, pelo desdobramento de PPPs e em busca do futuro desenvolvimento do Brasil”, destaca o gerente de projetos do Prosperity Fund, Matheus Ortega.
Com informações da Secom Ba.  30/07/2016

Austrália se ajusta a navegador por satélite

Internacional

O órgão responsável pela mudança disse que esse ajuste vai ajudar o desenvolvimento de carros de auto-condução,que precisam de dados de localização precisos para navegar.A Austrália movimenta-se cerca de 7 centímetros para o norte anualmente,por causa de movimentos tectônicos.

Portogente
Portogente
O país está mudando a sua longitude e latitude para resolver uma diferença entre as coordenadas locais e as dos sistemas de navegação global por satélite (GPS). Essas coordenadas locais, utilizadas para produzir mapas e medições, e as globais diferem em mais de um metro.
O órgão responsável pela mudança disse que esse ajuste vai ajudar o desenvolvimento de carros de auto-condução, que precisam de dados de localização precisos para navegar.
A Austrália movimenta-se cerca de 7 centímetros para o norte anualmente, por causa de movimentos tectônicos.
Por outro lado, os sistemas de satélites modernos fornecem dados de localização com base em linhas globais de longitude e latitude, que não se movem, mesmo que os continentes se movimentem na Terra.
No entanto, muitos países produzem mapas e medições com as linhas de longitude e latitude fixas ao seu continente local.
Na Austrália é muito utilizado o trator auto-conduzido. A diferença entre as cordenadas locais e globais é um sério problema no controle da área de atuação do equipamento. Desde 1994, esse continente já se deslocou 1,5 metros para o norte. Em janeiro de 2017 esse deslocamento terá atingido 1,8 metros.
Uma vez os australianos tenham estabelecido um sistema que possa lidar com as mudanças ao longo do tempo, então todos países no mundo estariam no mesmo sistema. Convenhamos, um avanço.muito significativo.
Fonte - Porogente  30/07/2016

Queda de energia deixa VLT do Rio parado por quase uma hora

Transportes sobre trilhos

A interrupção do sistema ocorreu entre as paradas Navios e São Bento. Por questões de segurança, o fornecimento ao sistema foi interrompido até o reparo ser realizado entre as paradas Rodoviária e Navios, e Cinelândia e Santos Dumont.

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
Uma queda de energia na tarde de hoje (29) provocou a paralisação parcial do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) Carioca por volta das 17h30. Segundo a Secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a paralisação se seu por problema no equipamento que leva energia até o trilho.
A interrupção do sistema ocorreu entre as paradas Navios e São Bento. Por questões de segurança, o fornecimento ao sistema foi interrompido até o reparo ser realizado entre as paradas Rodoviária e Navios, e Cinelândia e Santos Dumont.
Os passageiros de três composições foram obrigados a desembarcar. Eles receberam cartão reembolso com o valor de uma passagem da concessionária. O sistema foi normalizado as 18h20. O VLT Carioca funciona diariamente das 7h às 21h.
Fonte - Agência  Brasil  29/07/2016

Colisão entre ônibus e uma composição do VLT no Rio

Transportes sobre trilhos

Ônibus bate em VLT no Centro do Rio. - Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira, na esquina entre as Avenidas Beira-Mar e Antônio Carlos

O Dia
foto - Daniel Castelo Branco/Ag.O Dia
Rio - Logo na primeira semana em que começou a funcionar com cobrança de passagem, o VLT teve uma batida com um ônibus no Centro do Rio na noite desta sexta-feira, por volta das 21h. Não houve registro de feridos, mas a frente da composição ficou bastante destruída e com o vidro quebrado. O ônibus, que estava a serviço da UFRJ, teve a lateral danificada na parte traseira.
Antes da colisão, o serviço do VLT já tinha sido interrompido por quase uma hora entre a Praça Mauá e a Cinelândia por pane no fornecimento de energia.
O acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Beira-Mar com a Antônio Carlos. O motorista do ônibus, Altair Aguilar Amaral, nega que tenha avançado sinal. “Quando o sinal abriu, saí e virei à esquerda para entrar na Antonio Carlos, quando fui atingido pelo VLT. O motociclista que vem na frente do VLT não estava ali na hora”, afirmou o motorista, que contou ainda que havia três passageiros somente no ônibus.
A operação do VLT foi parcialmente interrompida nesta sexta-feira por volta das 17h30 e só voltou completamente às 18h20.
Fonte - O Dia  29/07/2016

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Metrô de Salvador terá intervalo reduzido e reforço na segurança durante os Jogos Olímpicos

Transportes sobre trilhos

Com duas estações bem próximas à Arena Fonte Nova (Campo da Pólvora – a 400 metros e Brotas – a 700 metros), a concessionária programou redução no intervalo entre trens, reforço na segurança, ampliação na quantidade de catracas de acesso, sinalização especial e atendimento bilíngue.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CCR Metrô Bahia terá operação especial da Linha 1 do Metrô entre os dias 4 e 13 de agosto, período de realização das partidas de futebol dos Jogos Olímpicos em Salvador, promovendo melhor mobilidade na capital baiana durante o evento.
Com duas estações bem próximas à Arena Fonte Nova (Campo da Pólvora – a 400 metros e Brotas – a 700 metros), a concessionária programou redução no intervalo entre trens, reforço na segurança, ampliação na quantidade de catracas de acesso, sinalização especial e atendimento bilíngue.
Para agilizar o retorno dos torcedores para casa, a CCR Metrô Bahia reduzirá o intervalo entre os trens para até dois minutos e meio, a depender do fluxo de passageiros. A orientação é que os cartões sejam comprados antecipadamente na bilheteria de uma das oito estações em operação ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações Lapa e Pirajá.
Embora a Estação Brotas também esteja localizada próxima à Arena, a expectativa é de que a Estação Campo da Pólvora seja a mais utilizada, principalmente por turistas, por seu acesso mais direto e fácil. No dia do jogo Brasil x Dinamarca (10/08), o funcionamento dessa estação será estendido até 1h do dia 11, oferecendo maior comodidade aos torcedores. As demais estações, a partir da meia-noite, funcionarão somente para desembarque.
Para agilizar a chegada e saída dos torcedores, o número de catracas da Estação Campo da Pólvora será ampliado permitindo um fluxo de 18,2 mil passageiros/hora, quase o dobro do atual. O usuário também contará com sinalização especial, indicando como chegar até a Arena Fonte Nova, e atendimento bilíngue para esclarecer eventuais dúvidas.
Uma dica para quem prefere ir de carro até o metrô é utilizar a Estação Acesso Norte, por conta da proximidade com o estacionamento do Shopping Bela Vista, que terá cartões do metrô disponíveis para venda antecipada. O shopping é ligado à Estação Acesso Norte por meio de uma passarela.

Segurança e Atendimento
O Metrô de Salvador terá segurança reforçada, com aumento de 40% na quantidade de postos e uso do Centro de Controle Operacional de Acesso Norte exclusivamente para o monitoramento das mais de 800 câmeras que captam imagens das oito estações da Linha 1, todo o sistema metroviário e arredores das estações.
Uma etapa da preparação foi a realização de um simulado de atentado à bomba na Estação Pirajá, no último dia 16, sob coordenação da Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos da Bahia. A simulação contou com a participação de cerca de 100 colaboradores da CCR Metrô Bahia, e das entidades de segurança, resgate e saúde das esferas públicas municipal, estadual e federal.
Os 300 Agentes de Atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia receberam treinamento específico para o período, realizando Estágio Preparatório de Ameaça Terrorista, e capacitação em Sistema de Comando de Incidente, por exemplo.
O controle de situações inesperadas e o monitoramento de riscos externos serão reforçados também pela presença da CCR Metrô Bahia no Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), unidade que centralizará as forças públicas de segurança durante os Jogos Olímpicos.
A equipe da Central de Atendimento da concessionária recebeu um treinamento especial, com foco na recepção de denúncias de situações de risco e atentados. Os colaboradores aprenderam os meios para diferenciar trote de denúncias reais e as estratégias para manter contato durante o tempo necessário para rastreamento da ligação.
O Metrô funcionará em horário normal, de 5h à 0h. Exceto no dia do jogo Brasil e Dinamarca, quando a Estação Campo da Pólvora estará aberta para embarque até a 1h.
Com informações da CCR Metrô Bahia  29/07/2016

Taxa de desemprego sobe para 11,3% no segundo trimestre e é a maior desde 2012

Economia

O resultado do segundo trimestre deste ano é o mais alto da série histórica, iniciada em março de 2012. Segundo a pesquisa, o contingente de desocupados chegou a 11,6 milhões de pessoas, 4,5% (ou 497 mil pessoas) a mais do que o trimestre encerrado em março e 38,7% (ou 3,2 milhões de pessoas) a mais do que no trimestre encerrado em junho de 2015.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
A taxa de desemprego no país ficou em 11,3% no trimestre encerrado em junho deste ano. A taxa é superior aos 10,9% observados em março deste ano e aos 8,3% do trimestre encerrado em junho de 2015. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado do segundo trimestre deste ano é o mais alto da série histórica, iniciada em março de 2012. Segundo a pesquisa, o contingente de desocupados chegou a 11,6 milhões de pessoas, 4,5% (ou 497 mil pessoas) a mais do que o trimestre encerrado em março e 38,7% (ou 3,2 milhões de pessoas) a mais do que no trimestre encerrado em junho de 2015.
A população empregada (90,8 milhões de pessoas) manteve-se estável em relação a março de 2016. Já em relação a junho de 2015, houve um recuo de 1,5%, ou seja, menos 1,4 milhão de pessoas. Já os empregos com carteira assinada no setor privado (34,4 milhões) ficou estável em relação a março deste ano e caiu 4,1% na comparação com junho do ano passado.
Fonte - Agência Brasil  29/07/2016

Engenheiros noruegueses querem construir o primeiro túnel flutuante no mar

Ciência & Tecnologia

Os engenheiros noruegueses querem construir o primeiro túnel em entradas de mar entre grandes montanhas rochosas, o túnel será subaquático e flutuante. Arianna Minoretti, é a engenheira sênior da Statens Vegvesen e vem estudando junto a viabilidade de construir uma ponte em um dos maiores fiordes no caminho: o Bjørnafjord.

Revista Amazônia
foto - reprodução
A ideia faz parte de um grande projeto de infraestrutura na Noruega, a estrada que liga as cidades Kristiansand e Trondheim possuí 1100 Km de distância e o caminho entre as duas cidades dura 21 Horas. Com os tuneis o trajeto duraria apenas 11 Horas.
Arianna Minoretti, é a engenheira sênior da Statens Vegvesen e vem estudando junto a viabilidade de construir uma ponte em um dos maiores fiordes no caminho: o Bjørnafjord. “Para o usuário, a estrutura será indistinguível de um túnel tubular”, diz. “Porém, em temos de comportamento, ele tem muito mais a ver com uma ponte.” A descrição pode explicar a grande diversidade de nomes dados a essa estrutura – oficialmente chamada de Ponte-Tubo Flutuante (floating tube-bridge – SFTB – em inglês). Também é conhecida como túnel suspenso ou Ponte de Arquimedes, inspirado no filósofo que descobriu o princípio da flutuabilidade.

foto - reprodução
Toda essa obra seria feita de dois longos tubos de concreto, um para cada direção de viagem, ligados um ao outro. O túnel terá 30 metros de profundidade.
Segundo Arianna, esse projeto poderia criar um novo ramo de construção que ajudaria países além da Noruega. Porém, em um ambiente como esse, até uma ponte seria um desafio, ela teria que ter, no mínimo 5 quilômetros de distancia, e com isso se tornaria uma das mais longas do mundo. Além de ter que aguentar ventos muitos fortes que é comum nessa região.
Arianna ainda ressalta: “Realmente espero que possamos construir o SFTB. Para uma engenheira como eu, seria o projeto dos sonhos. Seria o primeiro do mundo, e mostraria uma solução para aqueles que querem construir novos caminhos, mas que também querem preservar as paisagens naturais sem danificá-las.”
Fonte - Revista Amazônia  29/07/2016

Contas públicas têm déficit recorde em junho e no primeiro semestre

Economia

No primeiro semestre, o resultado negativo chegou a R$ 23,776 bilhões, também o pior resultado para o período. No primeiro semestre de 2015, houve superávit primário de R$ 16,224 bilhões.Em 12 meses encerrados em junho, o déficit primário ficou em R$ 151,249 bilhões, o que corresponde a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O setor público consolidado formado por União, estados e municípios, registrou déficit primário – receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros – de R$ 10,061 bilhões, em junho, informou hoje (29) o Banco Central (BC). Esse foi o pior resultado para o mês na série histórica, iniciada em dezembro de 2001. O resultado do mês passou superou o déficit de R$ 9,323 bilhões registrados em junho de 2015.
No primeiro semestre, o resultado negativo chegou a R$ 23,776 bilhões, também o pior resultado para o período. No primeiro semestre de 2015, houve superávit primário de R$ 16,224 bilhões.
Em 12 meses encerrados em junho, o déficit primário ficou em R$ 151,249 bilhões, o que corresponde a 2,51% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Em junho deste ano, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) registrou déficit primário de R$ 10,451 bilhões. Os governos estaduais apresentaram déficit primário de R$ 181 milhões, e os municipais, superávit de R$ 279 milhões. As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras, registraram superávit primário de R$ 291 milhões, no mês passado.
A meta fiscal prevê um déficit primário de até R$ 163,9 bilhões nas contas públicas para este ano. Para chegar a esse resultado do setor público consolidado, a expectativa é que o Governo Federal apresente déficit primário de R$ 170,496 bilhões e estados e municípios, um superávit de R$ 6,554 bilhões.
Em junho, os gastos com juros nominais ficaram em R$ 22,113 bilhões, contra R$ 26,933 bilhões em igual mês de 2015. No primeiro semestre, os gastos chegaram a R$ 173,312 bilhões. Em 12 meses, encerrados em junho, as despesas com juros ficaram em R$ 449,228 bilhões, o que corresponde a 7,45% do PIB.
O déficit nominal, formado pelo resultado primário e os resultados de juros, ficou em R$ 32,174 bilhões, no mês passado, ante R$ 36,256 bilhões registrados em junho de 2015. No primeiro semestre, o resultado negativo ficou em R$ 197,087 bilhões, contra R$ 209,646 bilhões em igual período de 2015. Em 12 meses, encerrados em junho, o déficit nominal ficou em R$ 600,476 bilhões, o que corresponde a 9,96% do PIB.
A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 2,529 trilhões, em junho, o que corresponde a 42% do PIB, alta de 2,3 pontos percentuais em relação a maio. A dívida bruta, que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais, chegou a R$ 4,130 trilhões ou 68,5% do PIB, praticamente estável em relação a maio (68,6% do PIB).
Fonte - Agência Brasil  29/07/2016

Metrô de Salvador faz primeiro teste com trens na linha 2 até Estação Detran

Transportes sobre trilhos

A primeira viagem na Linha 2 foi realizada às 16h, quando uma composição do trem fez o percurso da estação Acesso Norte 2 em direção à estação Detran, marcando o início da fase de testes da linha que chegará ao Aeroporto de Salvador até o final de 2017.

Da Redação
foto - Daniele Rodrigues/Ascom Sedur
Menos de um ano e meio após a ordem de serviço que autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas recebeu seus primeiros testes com trem nos trilhos nesta quinta-feira (28). A primeira viagem na Linha 2 foi realizada às 16h, quando uma composição do trem fez o percurso da estação Acesso Norte 2 em direção à estação Detran, marcando o início da fase de testes da linha que chegará ao Aeroporto de Salvador até o final de 2017.
O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, juntamente com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e os diretores da CCR Metrô Bahia, Claudio Andrade, Rodolfo González e Juvêncio Terra, acompanharam os trabalhos dos técnicos na ação, que serviu para análises dos sistemas operacionais. “Quando a Linha 2 do metrô entrar em operação, mais pessoas serão beneficiadas com um sistema de transporte confortável, pontual e seguro, melhorando a mobilidade e também a qualidade de vida dos soteropolitanos, que é objetivo do Governo do Estado”, destacou Carlos Martins.
foto - Daniele Rodrigues/Ascom Sedur
As obras da Linha 2 foram iniciadas em fevereiro de 2015. Quando ficar pronta, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto seja percorrido em 27 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho. Destas, seis terão integração com os terminais de ônibus: Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.
Com a conclusão da Linha 2, o metrô de Salvador será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil, com 41 km, incluindo a 13ª estação, em Lauro de Freitas, e o prolongamento de Pirajá até Águas Claras, onde haverá mais duas estações.

Linha 1
Desde janeiro deste ano a Linha 1 com 12 km,oito estações, - Lapa,Campo da Pólvora, Brotas,Acesso Norte,Retiro,Bom Juá,Bonocô e Pirajá - e quatro terminais de ônibus,já está operando integrada a várias linhas de ônibus urbanos e metropolitanos.
Atualmente,o metrô funciona diariamente,das 5h à meia-noite e segundo informações da CCR, transporta cerca de 40 mil usuários por dia útil,desses, cerca de 40% já fazem a integração.
Com informações da Secom Ba. 28/07/2016


foto - Daniele Rodrigues/Ascom Sedur
foto - Daniele Rodrigues/Ascom Sedur

Alstom fornecera 139 carros Metropolis para o Metrô de Lima

Transportes sobre trilhos

As entregas estão programadas para serem concluídas em 2019 e irá incluir alem das 20 composições Metropolis com seis carros,e mais 19 carros adicionais para ampliar de cinco para seis o numero de carros das atuais composições já em operação entregues pela Alstom em 2011

Da Redação
Railway Gazette
A concessionária do Metrô de Lima ( Peru) Graña y Montero Ferrovias fechou com a Alstom um contrato de € 200m para o fornecimento de 139 carros de metrô para operar na Linha 1.
As entregas estão programadas para serem concluídas em 2019,e irá incluir alem das 20 composições Metropolis com seis carros,e mais 19 carros adicionais para ampliar de cinco para seis o numero de carros das atuais composições já em operação entregues pela Alstom em 2011.Tal como aconteceu com as anteriores,as novas composições deverão ser fabricados pela Alstom nas suas instalações em Barcelona na Espanha.
O os carros adicionais encomendados para as atuais composições deverão aumentar a capacidade de de transporte da Linha 1,passando de 20 mil passageiros/h para 48 mil/h.Com o aumento da demanda o metrô já transporta atualmente cerca de 320 mil passageiros/dia.
Com informações da Railway Gazette 28/07/2016

Novo trecho,tramo 03,da linha 1 do Metrô de Salvador será licitado nos próximos dias

Transportes sobre trilhos

O Gov.da Bahia, Rui Costa, anunciou na quarta feira (27) que o novo trecho,tramo 03, da linha 1 do Metrô de Salvador,ligando a Estação Pirajá a futura Estação de Águas Claras está garantido,e a licitação para a sua construção será lançada na próxima semana.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O trecho do Metrô de Salvador que vai ligar a estação Pirajá a Águas Claras está garantido. A licitação para construção do tramo 3 da linha 1 do sistema metroviário será lançada na próxima semana, anunciou o governador Rui Costa nesta quarta-feira (27).
"O ritmo da obra será no nosso ritmo de fazer as coisas. Salvador tem pressa em oferecer aos baianos a melhor mobilidade urbana do país", afirmou Rui durante a posse do novo secretário de Turismo, José Alves, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O tramo 3 terá 5,5 quilômetros de extensão e mais duas estações: Campinas de Pirajá e Águas Claras/Cajazeiras. Pelo bairro de Águas Claras, onde será construída a nova Rodoviária de Salvador, também vai passar a Linha Vermelha, que possibilitará o tráfego do Subúrbio Ferroviário à orla.
Com informações da Secom Ba  28/07/2016

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Bailarina brasileira formada no Bolshoi vence o maior concurso de dança do mundo

Arte & Cultura

A bailarina brasileira Amanda Gomes venceu o The Varna International Ballet Competition, considerado o mais antigo e importante concurso de dança do mundo.

Sputnik
Sputnik
Realizado na Bulgária, entre os dias 15 e 27 de julho, o concurso contou com a participação de 140 bailarinos do mundo todo e teve seus resultados divulgados nesta quinta-feira (28).
Formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Amanda Gomes é natural de Goiânia e tem 21 anos, sendo 16 dedicados à dança. Após trabalhar como bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, por dois anos, e ter vencido alguns dos mais importantes concursos do mundo, como nos EUA, Turquia, Rússia e agora na Bulgária, hoje ela é solista da Ópera de Kazan, na Rússia.
Para se ter uma ideia da importância do The Varna International Ballet Competition no mundo da dança, basta dar uma olhada em alguns dos grandes nomes que se consagraram como vencedores em suas edições passadas: Ekaterina Maximova, em 1964, Mikhail Baryshnikov, em 1966, Eva Evdokimova, em 1970, Sylvie Guillem, em 1983, Manuel Legris, em 1984, Aurélie Dupont, em 1992, e Ivan Vasiliev, em 2006.
Criada em 1964, a competição acontece a cada dois anos e é formado por três etapas. Na primeira, os dançarinos devem apresentar uma variação de balé de repertório. Já nas duas etapas finais, exibir uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea.
Fonte - Sputnik  28/07/2016



Travessia Marítima Salvador/Itaparica - Ferry-Boat hoje quinta feira (28)

Travessia Marítima

O sistema opera nessa quinta (28) dentro da normalidade,com quatro embarcações fazendo viagens de hora em hora, com possibilidades de viagens extras,caso ocorra aumento na demanda

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Travessia Marítima Salvador/Itaparica via sistema Ferry-Boat nesta quinta-feira (28) segue normalmente nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. As quatro embarcações,Agenor Gordilho, Anna Nery, Dorival Caymmi e Maria Bethânia realizam viagens nos horários regulares (de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer,caso ocorra aumento na demanda durante o dia.Os usuários do sistema podem adquirir as passagens,nos terminais de embarque através de cartões de crédito,débito ou em dinheiro.
Para verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (apenas para os condutores de veículos),o usuário deve acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza ainda uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC),localizada no Terminal São Joaquim funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h
Contatos - 071 3032-0475 e pelo cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador  28/07/2016

Governo Central registra pior déficit primário da história no primeiro semestre

Economia

De janeiro a junho, o resultado ficou negativo em R$ 32,521 bilhões. O rombo é bem maior que o registrado no mesmo período de 2015 (R$ 1,76 bilhões).O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Apenas em junho, o Governo Central teve déficit de R$ 8,802 bilhões, negativo para o mês pelo terceiro ano seguido e também o maior déficit da história.

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

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A queda das receitas em meio ao crescimento de gastos obrigatórios fez o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrar o maior déficit primário da história no primeiro semestre. De janeiro a junho, o resultado ficou negativo em R$ 32,521 bilhões. O rombo é bem maior que o registrado no mesmo período de 2015 (R$ 1,76 bilhões).
O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Apenas em junho, o Governo Central teve déficit de R$ 8,802 bilhões, negativo para o mês pelo terceiro ano seguido e também o maior déficit da história. Em junho do ano passado, a conta estava negativa em R$ 8,249 bilhões.
O resultado negativo em junho só não foi pior por causa da entrada, em junho, de R$ 5,2 bilhões referentes à renovação de concessões de usinas hidrelétricas. Realizado em novembro do ano passado, o leilão rendeu R$ 16 bilhões ao governo, dos quais R$ 11 bilhões haviam sido pagos em janeiro ao Tesouro Nacional.
A queda da arrecadação provocada pelo agravamento da crise econômica continua a ser a principal causa do aumento do déficit primário em 2016. De janeiro a junho, as receitas líquidas caíram 5,1%, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em relação ao mesmo período do ano passado.
Pressionadas pelos gastos obrigatórios, as despesas totais ficaram praticamente estáveis, subindo 0,3% acima do IPCA nos seis primeiros meses do ano. Apenas em junho, no entanto, os gastos caíram 5%, descontado o IPCA em relação a junho do ano passado.

Previdência
Os gastos com a Previdência Social subiram 5,4% além da inflação nos seis primeiros meses do ano. As demais despesas obrigatórias cresceram 1,5% acima da inflação. Os gastos discricionários (não obrigatórios), no entanto, caíram 5,8%, descontado o IPCA. As despesas de custeio (gasto com a manutenção da máquina pública) caíram 7,9% de janeiro a junho.
Os investimentos – gastos com obras públicas e compra de equipamentos – somaram R$ 26,775 bilhões, recuo de 12,4% também considerando a inflação oficial. Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) totalizaram R$ 19,103 bilhões, queda de 12,7% descontada a inflação.
Os investimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida somaram R$ 2,997 bilhões, retração real de 61,4%. A queda deve-se principalmente à autorização para que a construção dos imóveis para a população de baixa renda seja financiada com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que passou a valer neste ano e diminuiu o uso de recursos do Orçamento no programa habitacional.
Fonte - Agência Brasil  28/07/2016

Metrô de Fortaleza testa bilhete eletrônico na Linha Azul

Transportes sobre trilhos

Bilhete eletrônico entra em fase de testes na linha azul.- Os passageiros que embarcam no Metrô de Fortaleza pagando passagem inteira,utilizam o cartão eletrônico e não mais os bilhetes de papel. Dessa forma, a Metrofor testa a usabilidade do sistema

Diário do Nordeste
foto - José Leomar/DN
O sistema de bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza entra em fase de testes a partir deste mês. A tecnologia vai substituir o atual sistema de bilhetes de papel e urnas de madeira, aumentando a comodidade para os passageiros e os níveis de segurança e informação da área de arrecadação da Metrofor.
A fase de testes acontece inicialmente na estação Chico da Silva. Os passageiros que embarcam pagando passagem inteira utilizam o cartão eletrônico e não mais os bilhetes de papel. Dessa forma, a Metrofor testa a usabilidade do sistema, reforça o treinamento dos bilheteiros para manuseio das novas operações e apresenta o novo sistema aos usuários do metrô.
A fase de testes será iniciada gradativamente em todas as estações, no sentido Fortaleza-Pacatuba. Por tanto, as próximas unidades a terem o sistema funcionando serão José de Alencar, São Benedito e Benfica. E a última será Carlito Benevides, em Pacatuba. Enquanto durar a fase de testes, será utilizado somente o cartão unitário - com crédito para uma passagem e que será recolhido no bloqueio eletrônico no momento do embarque.
“A bilhetagem eletrônica permitirá um controle muito maior não apenas sobre eventuais fraudes, mas sobre as categorias de bilhetes, como as gratuidades, e os ressarcimentos que o Metrô tem direito, junto ao Governo do Estado. Será possível saber com maior nível de exatidão o local de embarque dos passageiros, em que regiões estão os maiores movimentos, e a dimensão disso. Esses dados irão permitir melhorias na oferta do serviço. Além disso, o novo sistema permitirá, num futuro próximo, através do Bilhete Único Metropolitano, uma integração com todos os sistemas de transporte metropolitano”, explicou o diretor-presidente da Metrofor, Eduardo Hotz.
Os cartões múltiplos, nos quais é possível inserir uma quantidade variada de passagens, só poderá ser usado ao final da fase de testes, quando todas as estações estiverem funcionando de forma integrada com a bilhetagem eletrônica. Assim, ao adquirir mais de uma passagem, o usuário poderá utilizar o cartão em qualquer estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A previsão da Metrofor é que em até três meses a fase de testes tenham alcançado todas as estações.
Fonte - Diário do Nordeste  28/07/2016

Comitiva da prefeitura de Rionegro na Colômbia visita a Trensurb

Transportes sobre trilhos

Representantes da administração do município colombiano visitaram a linha do aeromóvel e reuniram-se com a direção da empresa nesta quarta-feira (27).Também participaram da visita o diretor da Aeromovel Brasil, Marcus Coester, e representantes da empresa na Argentina e na Colômbia.

Trensurb
foto - ilustração
Nesta quarta-feira (27), a Trensurb recebeu comitiva da prefeitura de Rionegro, município colombiano de 76 mil habitantes que faz fronteira com Medellín e abriga o principal aeroporto da região. No Rio Grande do Sul para conhecer a tecnologia aeromóvel, o grupo liderado pelo prefeito Andrés Julián Rendón visitou a linha da Trensurb que liga metrô e aeroporto, além de reunir-se com o diretor-presidente da empresa metroviária, Humberto Kasper. Também participaram da visita o diretor da Aeromovel Brasil, Marcus Coester, e representantes da empresa na Argentina e na Colômbia.
O diretor-presidente Humberto Kasper recebeu os convidados e esclareceu questões técnicas juntamente com Marco Casara, coordenador de Desenvolvimento Operacional da tecnologia aeromóvel na Trensurb. “Não temos dúvidas quanto à viabilidade do conceito de propulsão do aeromóvel, o projeto funciona plenamente”, ressaltou Kasper, que também destacou a economia energética do veículo. A comitiva colombiana aprovou a tecnologia, comentaram que é “incrível” e que desejam iniciar em breve algo semelhante em Rionegro.
Em maio e junho, a Trensurb já havia recebido visitas de comitivas estrangeiras interessadas em conhecer a linha do aeromóvel e o funcionamento da tecnologia. Foram grupos oriundos da Indonésia, África do Sul e também da Colômbia – do metrô de Medellín.

Conexão metrô-aeroporto
O projeto da primeira linha de aeromóvel em operação comercial no Brasil foi totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional e movimentou uma cadeia produtiva que envolveu mais de 50 empresas e mil profissionais. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.
Projetado pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Sustentabilidade e economia são marcas do aeromóvel. O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Já as estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno, evitam a poluição visual.
Fonte - Trensurb  27/07/2016

Novo VLT é testado em Volgograd na Russia

Transportes sobre trilhos

O bonde elétrico tem piso 100% baixo com 27-5 m de comprimento e seis eixos,tem capacidade para 260 passageiros,incluindo 60 lugares sentados,e seis portas.Cada um dos seis eixos é tracionado por um motor de 72 kW.

Da Redação
Railway Gazette
A PK Transpornye Systemy`s Vityaz-M tram, iniciou o teste do VLT (bonde eléctrico) na linha de bondes Metroelektrotrans em Volgograd na Russia.O VLT de três seções,Tipo 71-931M, foi apresentado na feira Innoprom no início deste ano.
O bonde elétrico tem piso 100% baixo com 27-5 m de comprimento e seis eixos,tem capacidade para 260 passageiros,incluindo 60 lugares sentados,e seis portas. É equipado com ar condicionado, CCTV e um sistema de informações para os passageiros.
Cada um dos seis eixos é tracionado por um motor de 72 kW, permitindo uma aceleração que chega a 40 km / h em apenas 14 segundos e uma velocidade máxima de 75 km / h. O deslocamento é monitorado por GPS e sistemas de posicionamento Glonass.
Volgograd está planejando a compra de até 25 bondes elétricos,mas ainda irá selecionar um fornecedor.
Com informações da Railway Gazette  27/07/2016

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Terminal ferroviário em Washington é evacuado por suspeita de terrorismo

Internacional

O principal terminal ferroviário de Washington, nos EUA, que interliga estações de trem e metrô da cidade, foi evacuada por suspeita de bomba na noite desta quarta-feira (27).

Sputnik
Sputnik
“Temos uma ameaça de explosão” – revelou à imprensa local um porta-voz da polícia da cidade.​Menos de uma hora após o incidente, no entanto, com o terminal ferroviário já evacuado por causa de uma sacola suspeita, a polícia cancelou o alerta. Uma testemunha informou a agência Reuters que as pessoas já estão voltando a circular pela estação.
​No momento do alerta, polícia do metrô de Washington informou estar cooperando com a empresa ferroviária americana Amtrack para investigar o caso.
Ainda de acordo com a polícia metroviária, o incidente não atrapalhou o funcionamento de nenhuma estação de metrô da cidade.
Fonte - Sputnik  27/07/2016

Comitiva baiana visita o maior sistema de VLT da Inglaterra

Transportes sobre trilhos

A comitiva baiana visitou o Docklands Light Railway (DLR),o maior sistema de veículos leves da Inglaterra.A comitiva também se reuniu com a diretoria da KPMG consultoria, que vai apoiar os estudos para implementação do VLT em Salvador.

Da Redação
divulgação/Gov.Ba
No segundo dia de trabalho em Londres, uma comitiva do governo baiano, que tem o objetivo de captar parceiros para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, visitou, nesta terça-feira (26), o Docklands Light Railway (DLR), maior sistema de veículos leves da Inglaterra. A comitiva também se reuniu com a diretoria da KPMG consultoria, que vai apoiar os estudos para implementação do VLT em Salvador.
Na última segunda-feira (25), o grupo, formado pelo superintendente de Promoção do Investimento do Estado, Paulo Guimarães, pela técnica em PPP, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Camila Silva, e pela assessora de Assuntos Internacionais, Fernanda Régis,participou de treinamento em Parceria Público Privada (PPP), na London School Of Econômics and Political Science.
“As visitas que fizemos hoje ao sistema de Veículos Leves sobre Trilhos aqui de Londres e a reunião com os representantes da KPMG demonstraram que investimentos em infraestrutura de transporte são vetores de desenvolvimento quando associados a planos de desenvolvimento urbano”, comentou Paulo Guimarães.
Ainda segundo o superintendente, “o apoio do governo britânico e de empresas privadas pode se constituir em um reforço importante para a viabilização do VLT, que será concentrado a princípio no Subúrbio de Salvador, podendo se estender a outras áreas da capital baiana. A PPP vem se consolidando como alternativa viável para assegurar investimentos governamentais em áreas estratégicas”.
Na quarta-feira (27), a missão apresenta a experiência baiana em PPP durante um workshop promovido pelo Prosperity Fund, formado com 0,08% do total de receitas do Reino Unido. A entidade oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e selecionou o projeto baiano para concessão de apoio técnico.
Organizada pela Embaixada Britânica no Brasil em parceria com a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) e a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), a visita prossegue até sexta-feira (25). Pautada na troca de experiências práticas, a missão tem ainda a participação de líderes e gestores envolvidos na formulação e na implementação de projetos de PPP em outros estados e municípios brasileiros.
As parcerias que resultaram na Missão Técnica ao Reino Unido foram articuladas pela RedePPP, que é coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e reúne mais de 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

Parlamento britânico
A equipe baiana foi recepcionada no parlamento britânico pelo deputado Mark Prisk, enviado pelo primeiro ministro da Inglaterra para as relações comerciais com o Brasil. A recepção aconteceu no House of Commons , câmara dos comuns do parlamento. Mark Prisk virá ao Brasil em missão comercial no mês de dezembro e está convidado a visitar a Bahia, chefiando uma missão parlamentar com empresários britânicos para fomentar ainda mais os laços entre Bahia e reino unido.
Com informações da Secom Ba. 27/07/2016

Vídeo

Cientistas desenvolvem dispositivo de memória com plástico flexível

Ciência & Tecnologia

Os cientistas desenvolveram um dispositivo de memória magnética poderoso em um plástico flexível. Este chip de memória maleável vem com o avanço na revolução eletrônica flexível e traz aos pesquisadores mais um passo no sentido de tornar tudo flexível.

Revista Amazônia
RA
O avanço tecnológico foi alcançado graças aos pesquisadores da Universidade de Yonsei, Universidade de Ghent e o Instituto de Pesquisa de Materiais e Engenharia de Singapura. Os cientistas tem incorporado com sucesso um chip de memória magnética poderoso em um plástico flexível, e este dispositivo de memória maleável será um componente crítico para a concepção e desenvolvimento de dispositivos flexíveis e leves. Esses dispositivos têm um grande potencial no setor automotivo, eletrônico, de saúde, controle industrial, robótica, e gerenciamento de energia, bem como sistemas militares e aviônicos.
A equipe de cientistas, é liderada pelo Professor Yang Hyunsoo. Eles publicaram suas descobertas na revista Advanced Materials, em 6 de Julho de 2016.
A eletrônica flexível tornou-se um objeto de pesquisa nos últimos tempos. Em particular, dispositivos de memória magnética flexíveis têm atraído muita atenção, afinal eles são componentes fundamentais para o armazenamento e processamento de dados em eletrônicos portáteis e dispositivos biomédicos, que exigem várias funções, tais como a comunicação sem fio, armazenamento de informações e processamento de código.
Embora um grande número de pesquisas têm sido realizadas em diferentes tipos de chips de memória e materiais. Ainda existem desafios na fabricação de chips de memória de alto desempenho. Para enfrentar os desafios tecnológicos atuais, a equipe de pesquisa, liderada pelo Prof Yang, desenvolveu uma nova técnica para implantar um chip de memória magnética de alto desempenho em uma superfície de plástico maleável.
O novo dispositivo opera na magnetoresistive RAM (MRAM), que utiliza células magnéticas para armazenar dados, ao invés de células que armazenam eletricidade, como nas memórias DRAM, SRAM ou Flash. MRAM supera a RAM em muitos aspectos, incluindo a capacidade de reter dados depois que uma fonte de alimentação é cortada, alta velocidade de processamento e baixo consumo de energia
“Eletrônica flexível se tornará a norma no futuro próximo, e todos os novos componentes eletrônicos devem ser compatível com a eletrônica flexível. Nós somos a primeira equipe a fabricar memória magnética sobre uma superfície flexível, e este marco significativo nos dá o impulso para melhorar ainda mais o desempenho dos dispositivos de memória flexíveis e contribuir para a revolução eletrônica flexível “.
Fonte - Revista Amazônia  27/07/2016

Entidade Metropolitana da RM de Salvador discute Programa de Mobilidade Urbana

Mobilidade

O tema do debate foi o Programa de Mobilidade Urbana para a RMS e suas contribuições na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.A superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes apresentou os projetos que integram o Plano Estadual de Mobilidade e que têm relação com os municípios que integram a Região Metropolitana.

Da Redação
foto - Camila Jasmim 
Pensar os impactos que as atuais obras e projetos de mobilidade em Salvador e Região Metropolitana terão nas vidas suas cidades. Esse foi o desafio recebido pelos representantes dos municípios que formam a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador, na reunião do Comitê Técnico da autarquia, nesta terça-feira (28), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O tema do debate foi o Programa de Mobilidade Urbana para a RMS e suas contribuições na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.
A superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes apresentou os projetos que integram o Plano Estadual de Mobilidade e que têm relação com os municípios que integram a Região Metropolitana. Eles vão compor o Programa de Mobilidade Urbana.
“É preciso pensar a mobilidade da Região como um todo. Desde o transporte rodoviário ao de cargas, passando pelo coletivo por ônibus, hidro e metro-ferroviário, até o transporte não motorizado, como uso de bicicletas e de pedestres. E todos estes aliados a um sistema integrado, destacando o importância de um esquema de rede entre diversos modais”, destaca Grace.
A apresentação já havia sido feita na última reunião da Câmara Técnica da Entidade, que definiu como próximo passado analisar e apresentar o que as intervenções apresentadas mudam ou trazem de impacto para os municípios.
O encontro coordenado pelo secretário Executivo da Entidade, e titular de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, contou com a participação de técnicos da Sedur, da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Procuradoria Geral do Estado, além de representantes das cidades de Camaçari, Mata de São João, Simões Filho, Itaparica e Vera Cruz. Na próxima reunião do Comitê Técnico, os membros serão apresentados à proposta preliminar do Sistema de Informação do Estado, que está em fase de desenvolvimento pela Conder.
PDUI: De acordo com a superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Lívia Gabrielli, o PDUI teve recursos garantidos e encontra-se em processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo projeto de estudo do plano.

Visita
No próximo dia 24 de agosto, a Câmara Técnica da Entidade volta a se reunir, e tem agendada uma visita ao metrô de Salvador. Além de utilizar o modal, o corpo técnico da entidade vai conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), no Complexo de Pirajá.
Com informações da Sedur Ba.  27/07/2016

Estudos sobre Trem de Alta Velocidade são apresentados na EPL

Transportes sobre trilhos

Em reunião realizada com a diretoria da EPL no dia 7 de junho, o diretor-geral da CRCC no Brasil, Zhao Jianping, ressaltou a importância da região para o PIB do Brasil e o papel do país na economia global.

EPL
foto-ilustração/arquivo
Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade no Brasil, representantes da China Railway Construction Corporation (CRCC) se reuniram com a diretoria da EPL para mais uma debate sobre o tema.
Dessa vez, a proposta elaborada pelos chineses também foi apresentada para os secretários do Programa de Parcerias de Investimentos, Adalberto Vasconcelos e Marcelo Allain, bem como para representantes da Valec e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Para Adalberto Vasconcelos, o projeto apresentado pela empresa chinesa ainda precisa ser aprofundado para que se tenha um melhor embasamento sobre a rentabilidade e viabilidade do empreendimento.
O gerente de passageiros da EPL, Roberto David, expôs aos participantes da reunião um breve histórico do projeto e medidas tomadas pela EPL após o adiamento da licitação em 2012, como o aprimoramento da base de dados e estudos para melhoria do traçado.
Para o diretor-presidente da EPL, Eduardo de Castro, a EPL tem plenas condições de estar à frente do projeto. “A EPL já tem um trabalho de qualidade sendo desenvolvido e com certeza pode contribuir para que o projeto esteja de acordo com as necessidades e anseios do Governo Federal”, disse.

Histórico
Em reunião realizada com a diretoria da EPL no dia 7 de junho, o diretor-geral da CRCC no Brasil, Zhao Jianping, ressaltou a importância da região para o PIB do Brasil e o papel do país na economia global.
“O trecho contempla duas das cidades mais populosas da América Latina. O Trem de Alta Velocidade Rio de Janeiro – Campinas é um dos mais viáveis do mundo”, afirmou.
Na ocasião, Eduardo de Castro sugeriu um termo de cooperação técnica entre as duas empresas com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento do projeto.
Fonte - EPL  26/07/2016

Justiça aumenta multa se prefeitura do Rio não refrigerar todos os ônibus

Mobilidade

A decisão foi tomada nesta terça-feira (26) pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital.O magistrado determinou que a prefeitura do Rio de Janeiro pague multa de R$ 20 mil por cada ônibus não equipado com ar-condicionado em circulação na cidade. 

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/revistaautobus
A Justiça decidiu aumentar o valor da multa se a prefeitura do Rio não refrigerar toda a frota de ônibus urbano até o fim do ano. A decisão foi tomada nesta terça-feira (26) pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital.
O magistrado determinou que a prefeitura do Rio de Janeiro pague multa de R$ 20 mil por cada ônibus não equipado com ar-condicionado em circulação na cidade. A decisão altera o critério de punição e aumenta a multa aplicada ao município em caso de descumprimento do cronograma de climatização de 100% da frota de ônibus até o fim deste ano. A notícia foi divulgada em nota pela assessoria do Tribunal de Justiça.
Antes, a multa era de R$ 5 milhões. Agora, o valor pode chegar a R$ 63 milhões se a prefeitura não acelerar o processo de climatização para atingir a meta de 3.990 ônibus refrigerados fixada para este ano.
“Fica a certeza de que a meta de 100% de refrigeração da frota não será atingida, cabendo a este juízo a tentativa de estimular o município ao cumprimento do maior percentual possível até o final de 2016. Dessa forma, entendo como necessária a majoração da multa que será aplicada de forma unitária por coletivo não climatizado. Considerando, ainda, que a meta de 2016 impõe a obrigação de climatizar 3.990, dos quais apenas 278 foram climatizados até junho de 2016, restando seis meses para o fim da meta, aplico multa de R$ 20.000 por veículo não climatizado”, justificou o Grandmasson na decisão.
No início de julho, o magistrado havia negado pedido da prefeitura do Rio de descumprir o calendário de climatização dos ônibus. A prefeitura entrou com uma ação por dependência para tentar anular o acordo feito com o Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro (TJRJ).
A prefeitura foi procurada, mas, até a publicação desta matéria, ainda não havia se pronunciado.
Fonte - Agência Brasil  26/07/2016

terça-feira, 26 de julho de 2016

Integração entre metrô e ônibus já beneficia mais de 300 mil usuários/mês em Salvador

Mobilidade

A cada dia, cresce o número de usuários do sistema. Com a média diária atual de usuários do metrô em 39 mil passageiros, a porcentagem de integração chega a quase 40%. Desde o começo da integração, houve um aumento de 70% no número de usuários do metrô.

Da Redação
foto - ilustração
A integração entre o metrô de Salvador e os ônibus urbanos e metropolitanos tem mudado a vida dos baianos para melhor. E, a cada dia, cresce o número de usuários do sistema. Em vigor desde janeiro, e ampliada ao longo do ano, a integração tem um número crescente de adesões: atualmente, 15 mil pessoas usam diariamente o sistema de forma integrada. Ou seja, mensalmente, a média de pessoas que usam o metrô e complementam as suas viagens com os ônibus urbanos ou metropolitanos (ou fazem o caminho contrário, começando nos ônibus e chegando ao seu destino final de metrô) é de mais de 300 mil.
Com a média diária atual de usuários do metrô em 39 mil passageiros, a porcentagem de integração chega a quase 40%. Desde o começo da integração, houve um aumento de 70% no número de usuários do metrô.

Ampliação do benefício
A expectativa é que, com a ampliação do número de linhas urbanas integradas ao metrô, os números da integração aumentem ainda mais. “A integração é necessária e precisa evoluir para uma integração total, com todas as linhas da cidade, de forma que beneficie amplamente toda a população. E, assim, todo usuário do transporte público possa fazer uso do metrô, um modal seguro, rápido e confortável, sem que para isso precise pagar algo a mais do que uma passagem”, ressalta o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello.
O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, destaca que, desde que o Governo do Estado assumiu a gestão do metrô, este foi pensado como parte de uma rede que necessita de integração. “Desde o início do projeto do metrô, ele foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana de Salvador, especialmente para a capital, o que significa que o metrô faz parte de uma rede. Ou seja, integrado a todos os modais, conforme nosso pensamento para a política estadual de mobilidade”.

Pague um, ande em dois
No caso de viagem em ônibus das cidades vizinhas a Salvador, o passageiro não paga nada além do valor da passagem do transporte metropolitano para fazer a integração com o sistema metroviário. No sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus metropolitano. No sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô, e o valor restante (variável de acordo com cada linha) será debitado ao passar o cartão no ônibus metropolitano. Se a integração for com ônibus urbano, o valor descontado é R$ 3,30 no primeiro modal, sem nova cobrança no momento da integração.

Cartão obrigatório para integração
Para utilizar o benefício da integração é necessário o uso dos cartões Metropasse, SalvadorCard ou do metrô. O cartão do metrô opera com interoperabilidade nos três sistemas: metrô, ônibus metropolitano e urbano. Os cartões de ônibus operam cada um em seu referido modelo e no metrô. Os cartões e créditos da CCR Metrô Bahia devem ser adquiridos nas bilheterias das estações do metrô.

Em Salvador

Atualmente, são 150 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá. O benefício para as linhas urbanas é válido mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard por um período de duas horas.

Região Metropolitana
Atualmente, 19 linhas metropolitanas são integradas ao metrô na Estação Retiro, contemplando as cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. O benefício abrange todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana que chegam a Salvador via BR-324 com destino à Lapa, e ainda linhas cujo destino final é o Terminal da França ou Pituba, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício, por um período de três horas.
Com informações da Secom Ba.  26/07/2016

Trem da Calçada em Salvador é palco de performances de dança

Arte nos trilhos

O espetáculo mistura dança contemporânea e videodança. Serão 13 apresentações, com performances nas estações e nos trens, além de exibição de vídeo na Estação da Calçada. É arte para além dos ambientes tradicionais, ocupando espaços públicos e alcançando, portanto, uma parcela grande da população

Da Redação
foto - Daniele Rodrigues
A partir desta quarta-feira (27) e até o dia 05 de agosto, os trens do Subúrbio servirão de palco para o espetáculo “Trilhos & Estações – uma viagem dançada da Calçada a Paripe”. As apresentações serão de terça a sexta-feira, em horários variados, e o usuário não paga nada a mais para assistir às performances.
O espetáculo mistura dança contemporânea e videodança. Serão 13 apresentações, com performances nas estações e nos trens, além de exibição de vídeo na Estação da Calçada. É arte para além dos ambientes tradicionais, ocupando espaços públicos e alcançando, portanto, uma parcela grande da população - o sistema transporta cerca de 15 mil usuários por dia.
A gestão dos trens do Subúrbio é feita pela Companhia de Trens da Bahia (CTB), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Atualmente, são dois trens em funcionamento, de segunda a sábado, das 6h às 19h30 (último horário de saída), com intervalos entre 40 e 45 minutos. A passagem custa R$ 0,50 e R$ 0,25 (meia), com gratuidade a partir de 60 anos.

Serviço:
Trilhos & Estações – uma viagem dançada da Calçada a Paripe
Quando: de 27 de julho a 05 de agosto (apresentações de terça a sexta-feira)

Horário:
27/07 – 16h
28 e 29/07 | 02 e 04/08 – 14h e 16h
03 e 05/8 – 10h e 12h
Valor: R$ 0,50 / R$ 0,25 (o preço da passagem de trem)
Apoio: Companhia de Trens da Bahia (CTB)
Com informações da Sedur Ba.  26/07/2016

Artigo pertinente

Ponto de vista

O artigo de André Singer é,dentre os vários editados,um dos mais pertinentes porque o autor se preocupa com a presença dos trabalhadores – e do movimento sindical – no desenrolar da crise e em sua solução.O governo interino, segundo ele, anuncia e prepara um ajuste duro que agride direitos trabalhistas e sindicais e impõe um período defensivo de resistência.

João Guilherme Vargas Netto-Portogente*
foto - ilustração/CUT
Em um livro recente da editora Boitempo que é uma contribuição para entender o impeachment e a crise política no Brasil, André Singer defende uma frente ampla, democrática e republicana como alternativa.
Seu artigo é, dentre os vários editados, um dos mais pertinentes porque o autor se preocupa com a presença dos trabalhadores – e do movimento sindical – no desenrolar da crise e em sua solução.
O governo interino, segundo ele, anuncia e prepara um ajuste duro que agride direitos trabalhistas e sindicais e impõe um período defensivo de resistência.
Para André Singer “a classe trabalhadora entra dividida no período defensivo. Primeiro porque as forças sindicais racharam na luta contra o impeachment e um importante setor do sindicalismo apoia o governo interino, resultado do golpe parlamentar. Embora essa ala afirme não endossar propostas como a idade mínima de aposentadoria, faz elogios ao plano de contenção do setor público. Será necessário, em primeiro lugar, reconstruir a unidade do trabalho para ter chance de barrar as propostas regressivas que listei anteriormente. Tarefa difícil”.
A análise é correta no essencial e a avaliação sobre a dificuldade de se “unir o trabalho”, embora um pouco pessimista, também é pertinente.
Os passos concretos que o movimento sindical tem dado ao identificar as agressões, estabelecer uma pauta comum unitária e reconstruir sua unidade de ação apontam a para algo necessário e possível de ser realizado, apesar das dificuldades no caminho, que são imensas.
Talvez o artigo de André Singer desperte entre outros intelectuais a atenção para o movimento sindical e os estimule a se aproximar – intelectualmente, organicamente e fisicamente – dos esforços que o conjunto do movimento sindical tem feito para se posicionar unitariamente na luta pelo desenvolvimento com distribuição de renda, pelo produtivismo contra o rentismo e pela democracia que garante os próprios direitos trabalhistas e sindicais.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  26/07/2016

Metrô de Salvador oferece palestra com atleta paralímpica na Estação Pirajá

Esporte

Verônica integra a seleção brasileira de natação e ganhou medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. No ano passado entrou no Livro dos Recordes (Guiness Book) como a nadadora mais rápida do mundo ao fazer a travessia da Baía de Todos-os-Santos. “Contar minha história é uma forma de encorajar as outras pessoas”, afirma Verônica

Da Redação
Foto - CCR
A história de superação da paratleta baiana Verônica Almeida será compartilhada com os usuários do metrô hoje, 26/7, na Estação Pirajá, a partir das 16h. Na palestra, ela abordará a expectativa para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que acontecem de 7 a 18 de setembro, e as barreiras que teve de derrubar para construir uma carreira vitoriosa no esporte.
Verônica integra a seleção brasileira de natação e ganhou medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. No ano passado entrou no Livro dos Recordes (Guiness Book) como a nadadora mais rápida do mundo ao fazer a travessia da Baía de Todos-os-Santos. “Contar minha história é uma forma de encorajar as outras pessoas”, afirma Verônica. Ela acredita que sua trajetória para se tornar uma atleta de alto rendimento pode fazer com que as pessoas redimensionem os obstáculos que precisam superar.
Realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), o evento terá participação das 25 Pessoas com Deficiência (PcD) que atuam na CCR Metrô Bahia, em diversas funções. Para o agente administrativo Anfilófio Chagas Reis Filho, que ocupa a vice-presidência da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a palestra reforça que ter alguma deficiência não limita os horizontes, desde que as pessoas encontrem oportunidades para se desenvolver.
Valorizar o esporte paralímpico está em sintonia com o atendimento exclusivo da CCR Metrô Bahia às pessoas com algum tipo de deficiência nas estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária. As estações e trens são totalmente acessíveis com rampas, escadas rolantes, elevadores, rota tátil, banheiro adaptado e as pessoas com deficiência recebem atenção personalizada dos Agentes de Atendimento e Segurança.

Homenagem
Os 25 colaboradores com algum tipo de deficiência que atuam na CCR Metrô Bahia serão homenageados amanhã pela manhã, em evento batizado "O dia do PCD+1". Esses colaboradores escolheram 25 convidados PCDs (Pessoas com Deficiência) para acompanhar a homenagem que acontecerá das 8h30 às 11h30, no Pátio Pirajá - sede administrativa da concessionária em Salvador.
Apresentação das estações, com ênfase em acessibilidade; visita ao Centro de Controle Operacional (CCO); apresentação da política de inclusão da CCR Metrô Bahia; e depoimentos dos colaboradores PCDs estão na programação. O evento será encerrado com um momento de confraternização entre os colaboradores PCDs e seus convidados.
Este evento comemora também os 25 anos da Lei de Cotas no Brasil (Lei 8.213/1991), completados no dia 24 de julho.
Com informações da CCR Metrô Bahia  26/07/2016

VLT do Rio começa cobrar tarifa a partir desta terça e usuários relatam problemas

Transportes sobre trilhos

A cobrança da passagem dos passageiros ocorre um mês e meio após a operação experimental do VLT, iniciada em 5 de junho gratuitamente. No primeiro dia de operação comercial, houve várias reclamações de passageiros referentes ao mal funcionamento das maquinas de recargas dos bilhetes eletrônicos,gerando atrasos e filas extensas

Da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
A Prefeitura do Rio começou, na manhã de hoje (26), a operação comercial do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O valor da passagem é de R$ 3,80 e, com o Bilhete Único Carioca, o usuário terá direito a fazer até duas viagens de ônibus municipais e uma de VLT no intervalo de duas horas e meia.
A cobrança da passagem dos passageiros ocorre um mês e meio após a operação experimental do VLT, iniciada em 5 de junho gratuitamente. No primeiro dia de operação comercial, houve várias reclamações de passageiros.
Segundo a funcionária pública Aidil Cunha, a cobrança é necessária para padronizar e exigir um serviço de melhor qualidade, mas a forma como está ocorrendo é inviável. “Tem que dar uma melhorada significativa para os próximos dias. Hoje é a primeira vez que vou utilizar o VLT e logo de cara já enfrento essa fila grande e esses problemas. A impressão que fica é péssima, como tudo no Rio”, disse.
Para a também funcionária pública Regina Martins, por mais que o modal seja algo novo para a cidade, um planejamento deveria ter sido feito para a operação e a cobrança de tarifas. Regina sentiu na pele os problemas desse primeiro dia de operação comercial do transporte.
“Eu estava tentando carregar meu bilhete na estação da Cinelândia, quando a máquina parou e os agentes que lá estavam orientaram a todos para virem até aqui na Rio Branco, que é a estação mais próxima. Isso é um absurdo. Observei várias pessoas de idade e deficientes tendo que se deslocar até aqui por conta deste despreparo. Que a gente entrasse de graça, então. Porém, ao chegar aqui, nada mudou. A máquina também está devolvendo o dinheiro, travando, etc. Eu acabei de conseguir carregar o cartão, mas por conta disso tudo acabei perdendo dois VLTs”, disse.
Os usuários ainda enfrentaram mais atrasos por conta de uma manifestação de servidores do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Avenida Rio Branco, centro do Rio, que paralisou a circulação dos trens por cerca de 15 minutos.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o passageiro deve ficar atento ao saldo do cartão. Na primeira semana de cobrança, equipes de fiscalização agirão em todos os trens para checar o pagamento da passagem em caráter educativo.
A partir do dia 2 de agosto, começa a valer multa no valor de R$ 170, aplicada por guardas municipais que acompanharão agentes da concessionária. O valor aumenta para R$ 255 em caso de reincidência (multa mais 50%).
Com relação à segunda etapa do VLT, que liga a área das Barcas até a Central, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) informou que as obras seguem dentro do cronograma. A operação do trecho começa no segundo semestre de 2016, e os primeiros testes nos trilhos entre a Praça da República a Avenida Rio Branco têm previsão de início até o fim de julho.
Fonte - Agência Brasil  26/07/2016

Perdão de dívida da Alstom por Alckmin será investigado

Política

O contrato do produto da Alstom,que é denominado CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação),já era alvo de um inquérito conduzido pelo promotor de Justiça Marcelo Milani.A apuração teve início porque a implantação do CBTC vem apresentando problemas nas linhas do Metrô.A Promotoria chegou a recomendar a suspensão do contrato,mas o governo estadual não seguiu a sugestão do Ministério Público.

Folha de São Paulo - RF
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O Ministério Público do Estado de São Paulo vai investigar o acordo pelo qual o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) perdoou dívidas de pelo menos R$ 116 milhões da multinacional francesa Alstom no âmbito de um contrato para fornecimento de um sistema de controle de trens para o Metrô.
Como revelado pela Folha no domingo (24), a administração também aceitou que a Alstom entregue o sistema até 2021, com dez anos de atraso.
O acordo foi fechado no âmbito de uma arbitragem privada em janeiro deste ano. Atualmente, o Metrô passa por uma crise financeira.
O contrato do produto da Alstom, que é denominado CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), já era alvo de um inquérito conduzido pelo promotor de Justiça Marcelo Milani.
A apuração teve início porque a implantação do CBTC vem apresentando problemas nas linhas do Metrô.
A Promotoria chegou a recomendar a suspensão do contrato, mas o governo estadual não seguiu a sugestão do Ministério Público.
Milani afirmou que vai pedir ao governo toda a documentação referente ao acordo assinado em janeiro, uma vez que não foi comunicado sobre o assunto, e vai investigar se a medida não gerou danos aos cofres públicos.
"Não vejo sentido nesse acordo. O Metrô aplicou multas no limite máximo à Alstom em decorrência do contrato. Como agora perdoa essas multas?", afirmou Milani. As multas aplicadas pelo governo à Alstom no contrato chegaram a R$ 78 milhões.
"Também não é razoável que um contrato essencial para o Metrô sofra um atraso de dez anos", completou.
De acordo com o promotor, o acordo é ilegal pois foi assinado no âmbito de uma arbitragem e não foi levado à apreciação do Poder Judiciário, além de não ter levado em consideração a recomendação da Promotoria.
A Alstom é alvo de uma série de processos e investigações pela suposta participação em esquemas de pagamento de propina para obtenção de vantagens em contratos de estatais paulistas de energia e de transporte, sempre em governos do PSDB.
Em nota, a Alstom afirmou que "a repactuação do contrato do CBTC foi aprovada por todos os órgãos competentes após rigorosa análise técnica, homologado pelo Tribunal Arbitral e pela Corte da Câmara de Comércio Internacional.
O governo estadual negou que haja ilegalidade no acordo pois a legislação brasileira sobre arbitragem não exige aprovação do Judiciário para esse tipo de composição.
"O interesse maior do Estado e do Metrô foi buscar a execução do contrato com a entrega e funcionamento do sistema de comunicação, que privilegia a segurança do usuário", segundo o governo.
Fonte - Revista Ferroviária  26/07/2016