PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 16 de julho de 2016

Turquia afasta 2.745 juízes em todo país, após tentativa de golpe

Internacional

Segundo a agência estatal de notícias Anadolu,a decisão tem como objetivo adotar medidas disciplinares contra os suspeitos de ligação com o clérigo muçulmano Fethullah Gülen,acusado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de estar por trás da revolta da última sexta-feira (15).

Da Agência Brasil*
Tolga Bozoglu/EPA/Agência Lusa
Algumas horas depois da tentativa fracassada de golpe de Estado na Turquia, o órgão de controle de magistrados e procuradores removeu do cargo 2.745 juízes de todo o país.
Segundo a agência estatal de notícias Anadolu, a decisão tem como objetivo adotar medidas disciplinares contra os suspeitos de ligação com o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de estar por trás da revolta da última sexta-feira (15).
Fethullah Gülen lidera o movimento que leva seu nome Gülen (ou Hizmet) e que se diz laico, mas prega uma versão moderada do Islamismo. Segundo Erdogan, membros do Hizmet estão infiltrados em todos os aparatos do Estado.
O clérigo apoiou o presidente até 2013, mas a aliança foi rompida após o governo ter fechado diversas escolas gülenistas na Turquia. Gülen, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos, nega "categoricamente" qualquer participação no golpe.
"Condeno nos termos mais fortes a tentativa de golpe de Estado militar na Turquia. O governo deve ser conquistado por meio de um processo de eleições livres e justas, não pela força", declarou o Fethullah Gülen em um comunicado.
As autoridades turcas prenderam pelo menos 10 juízes da Suprema Corte da Justiça administrativa, também por suspeita de ligação com Gülen. Há temores de que a tentativa de golpe no país sirva como combustível para Erdogan acelerar seu processo de concentração de poder e de repressão a adversários. Seu grande objetivo é transformar a Turquia em uma república presidencialista - hoje ela é parlamentarista.
A revolta terminou com mais de 2,8 mil militares presos e pelo menos 265 mortos, sendo 104 pessoas descritas como "golpistas" e 161 pessoas que estavam entre a multidão de civis e policiais contrários ao golpe, que foram às ruas defender a permanência do presidente turco Tayyip Erdogan.
Alguns homens detidos disseram em interrogatório que acreditavam estar participando de um "exercício", e não de um golpe. Eles afirmaram que só entenderam do que se tratava quando viram cidadãos tentando subir em tanques de guerra.
Segundo o primeiro-ministro Binali Yildirim, o governo estuda até mudar a legislação para introduzir a pena de morte no país. "Discutiremos com outros líderes dos partidos quais medidas devemos adotar para evitar tentativas [de golpe] no futuro", afirmou
*Com informações da Ansa
Fonte - Agência Brasil  16/07/2016

Sinara e CRRC assinam acordo para produção de trem de alta velocidade russo

Transportes sobre trilhos

As empresas preveem a fabricação de pelo menos 100 composições de alta velocidade na Rússia, com a CRRC sendo a responsável pela concepção,planejamento,controle de qualidade e suporte técnico. 

Da Redação
foto - Railway Gazette
Os presidentes dos Grupos Sinara (Russia) e CRRC (China),assinaram um acordo para criação de uma Joint Venture,para a produção de trens de alta velocidade capazes de ultrapassar a marca de 300 km/h
As empresas preveem a fabricação de pelo menos 100 composições de alta velocidade na Rússia, com a CRRC sendo a responsável pela concepção,planejamento,controle de qualidade e suporte técnico. O foco inicial seria no fornecimento de trens para a planejada linha de alta velocidade com 770 km ligando Moscou a Kazan.
O Presidente Oleg Belozerov da Russian Railwayseo,e o presidente da Сhina Railway Corp Sheng Guangzu participaram da cerimônia de assinatura em Pequim no dia 25 de junho,como parte de uma reunião entre os presidentes dos dois países.A RZD e a CRC também assinaram um acordo para desenvolver um corredor Internacional de Transporte de alta velocidade entre Moscow e Pequim,contudo a prioridade será para a construção da linha de alta velocidade Moscow/Kazan
Com informações da Railway Gazette  15/07/2016

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Movimento normal na travessia Salvador/Itaparica via Ferry-Boat nessa sexta(15)

Travessia marítima

Movimento tranquilo com quatro embarcações operando, Pinheiro, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia que realizam viagens nos horários programados (de hora em hora).Viagens extras podem ocorrer em caso de aumento na demanda.

Da Redação
foto - Internacional Trav.Salvador
A travessia marítima Salvador/Itaparica através do sistema Ferry-Boat,segue com movimento tranquilo nessa sexta (15),nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, segundo informações da Internacional Travessias Salvador.
As quatro embarcações, Pinheiro, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia realizam viagens nos horários programados (de hora em hora),e viagens extras podem ocorrer em caso de aumento na demanda. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.
O serviço de Hora Marcada é oferecido exclusivamente para os condutores de veículos, e as passagens deve ser adquiridas através do site da empresa -portalsits.internacionaltravessias- O pagamento,nesse caso,só poderá ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
Para consultas o sistema disponibiliza uma central de atendimento (CAC) aos usuários,localizada no terminal de São Joaquim,de segunda a sexta das 8h as 18h e aos sábados das 7h as13h.
Contatos - Tel 071 3032-0475 - ecac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador  15/07/2016

Questão social e política faz da França alvo de atentados,dizem especialistas

Internacional

Para o português Felipe Pathé Duarte, professor universitário e membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), o problema é social e político. “No caso específico da Europa, [são] jovens com 20 e poucos anos e com problemas sociais e políticos que vão beber dessa ideologia [jihadismo]. É um problema social e político”, afirma o professor.Para Duarte, é um engano relacionar terrorismo à questão religiosa.

Marieta Cazarré
Correspondente da Agência Brasil

foto - ilustração/Web
A França vem sendo, claramente, alvo preferencial de ataques nos últimos meses. Para a portuguesa Mónica Ferro, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, há duas razões principais para isso.
A primeira é o empenho militar francês no combate ao Estado Islâmico (EI) na Síria, Iraque e Líbia. “Embora até o presente momento ainda não saibamos se foi um atentado reivindicado pelo EI, pois ainda não há reivindicação, sabemos que alguns grupos ligados ao EI já se congratularam nas redes sociais por este atentado”, afirmou à Agência Brasil.
A segunda razão, de acordo com a professora, é que a França tem grandes comunidades de jovens que estão “desenraizados” e que são mais facilmente cooptados por grupos terroristas. “Os atentados em Bruxelas e em Paris foram cometidos por europeus, jovens que vivem na Europa, e que foram radicalizados no continente europeu”, afirma.
Para o português Felipe Pathé Duarte, professor universitário e membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), o problema é social e político. “No caso específico da Europa, [são] jovens com 20 e poucos anos e com problemas sociais e políticos que vão beber dessa ideologia [jihadismo]. É um problema social e político”, afirma o professor.
Para Duarte, é um engano relacionar terrorismo à questão religiosa. “Estamos falando de uma ideologia reacionária, violenta, enquadrada por questões religiosas, sem dúvida, mas é uma ideologia política, que procura tomar o poder. Não é salvar almas, é tomar o poder. Mas [os jihadistas] falam utilizando uma retórica religiosa”.

Data nacional
Para Mónica, o ataque da noite de ontem (14), em Nice, no dia quando se comemora a Queda da Bastilha, foi simbólico. “É o dia nacional, dia no qual a França afirma liberdade, igualdade e fraternidade. É um ataque ao coração dos valores da nossa civilização, da forma como nós nos organizamos em sociedade. E a França é fonte inspiradora desses direitos e isso faz deles um alvo muito importante”.
Felipe Pathé Duarte é autor do livro Jihadismo Global: das palavras aos actos e afirma que um dos grandes desafios atuais é acompanhar e monitorar o movimento de radicais que potencialmente poderão vir a ser violentos.
“Esse acompanhamento tem que ser feito para ver até que ponto o indivíduo passa do radicalismo à violência, o que é extremamente complicado pois não há um padrão. E, por outro lado, às vezes é o próprio desespero que leva a isso [ataques terroristas]. Monitorar o desespero é impossível”, afirma.
Para Duarte, a internet é um novo campo de guerra, de batalha, onde há comunicação e os terroristas utilizam isso como ninguém. Não apenas para passar a mensagem, que é a comunicação externa; mas também na comunicação interna. “Muitos entram na chamada deep dark web [internet escura e profunda, em tradução livre], se comunicam através de fóruns, compartilham vídeos, informações. Está disponível a qualquer um e em alguns casos é uma espécie de do it your self your own jihad [faça você mesmo sua própria jihad]. Portanto, alguém com problemas de sociopatia, psicopatia ou com tendências homofóbicas, pode apanhar aquela ideologia e ver nela a capacidade de resposta para a sua própria frustração”, disse.
A professora Mónica Ferro afirmou ainda que é quase impossível antecipar um atentado como o de ontem e que o terrorismo, nos últimos tempos, vem se alterando. “Um sujeito aluga um caminhão e avança para cima de centenas de pessoas. É uma pessoa que utiliza um objeto do nosso cotidiano como arma. O atentado de ontem mostrou o quão simples é causar um grande número de mortes de civis nos nossos países”.
“O que a Europa precisa entender é o que faz com que estes homens jovens estejam disponíveis para uma ação dessas. como, onde e porque foram radicalizados. E não podemos generalizar isto à comunidade islâmica. Há milhares de muçulmanos vivendo na França, que vivem em paz e perfeitamente integrados. Precisamos entender onde a política europeia está falhando”, afirma Mónica.
Para Duarte, o terrorismo jihadista é uma estratégia subversiva global e de longo prazo. “O objetivo de uma ação estratégica subversiva é corroer a relação de confiança para tomar o poder. É nessa corrosão da relação de confiança que o terrorista atua. O que melhor corrói a relação de confiança? É a disseminação do medo. Qual melhor forma de disseminar o medo? Através da violência aleatória", diz o professor português que acrescente: "o próprio poder político na Europa está se alterando. O crescimento da extrema direita tendo como pano de fundo a crise econômica e financeira. Essa situação cria bolsões de ressentimento e é nesses bolsões que se vai encontrar mais recrutas para continuar a luta”, afirma.

Repercussão

Quanto à dramaticidade e impacto dos ataques a locais públicos, como foi o caso do atentando de ontem, Duarte explica que a repercussão é amplificada pelo caráter aleatório da ação. “Quando há uma carnificina, qualquer pessoa pode ser eliminada desde que esteja passando no local, isso automaticamente aumenta o sentimento de insegurança”, diz.
Em relação aos ataques realizados em aeroportos, como foi o caso de Istambul, no fim do mês passado, Duarte explica que estes locais são os chamados soft targets, onde a segurança efetiva é extremamente complexa por serem pontos de intenso fluxo de pessoas.
“Nos soft targets, a fluidez de pessoas é permanente. O fluxo é enorme e é impossível monitorar todas as pessoas. Se nós quisermos escrutinar individualmente todas essas pessoas, o fluxo diminui. Então, a essência daquela plataforma, que é o fluxo permanente de pessoas, é posta em questão em nome da segurança”, argumenta o professor Duarte.
Segundo o especialista, há a insegurança e o sentimento de insegurança. E os dois nem sempre caminham juntos. Desta forma, a presença policial é fundamental, por ser um fator dissuasório e por aumentar o sentimento de segurança das pessoas. No entanto, o policiamento não pode ser excessivo a ponto de violar direitos, liberdades e garantias individuais.
Fonte - Agência  Brasil  15/07/2016

Desemprego hoje

Ponto de Vista

Segundo a PnadC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 11,4 milhões de pessoas estavam desempregadas em maio (taxa de desemprego de 11,2%). Há um ano, esse número era de 8,1 milhões desempregados. A crise econômica colocou na dramática situação de desocupados mais 3,3 milhões de pessoas.

Clemente Ganz Lúcio*
foto - ilustração
As estatísticas sobre emprego e salários continuam a revelar a dramaticidade dos impactos da crise econômica sobre a vida de milhões de brasileiros. Altas taxas de desemprego, que cresceram em ritmo alucinante, aumento da informalidade e da precarização das condições de trabalho, queda dos salários e da massa salarial.
Segundo a PnadC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 11,4 milhões de pessoas estavam desempregadas em maio (taxa de desemprego de 11,2%). Há um ano, esse número era de 8,1 milhões desempregados. A crise econômica colocou na dramática situação de desocupados mais 3,3 milhões de pessoas. O desemprego cresceu porque postos de trabalho foram fechados (1,2 milhão) e mais 1,1, milhão de pessoas passaram a procurar trabalho e não encontraram.
O Dieese pesquisa, além do desemprego aberto (aquele que inclui quem procura emprego de forma efetiva nos últimos 30 dias, sem realizar nenhum tipo de atividade nos sete dias anteriores àquele em que é entrevistado pelo levantamento); o desemprego pelo trabalho precário (que inclui os desempregados que fizeram algum tipo de bico) e o desemprego pelo desalento (quem precisa de emprego, mas desiste da procura por estar desestimulado, nos 30 dias anteriores ao da Pesquisa, mas buscou trabalho nos últimos 12 meses). Segundo a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), para a Região Metropolitana (RM) de São Paulo, a taxa de desemprego total foi de 17,6%; na RM Salvador, de 23,7%; no Distrito Federal, de 18,9%; na RM Fortaleza, de 12,9% e; na RM Porto Alegre, de 10,2%.
Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), registro administrativo mantido pelo Ministério do Trabalho, em maio, foram eliminados quase 73 mil postos de trabalho com carteira de trabalho assinada. Em um ano, foram fechados quase 1,8 milhão de postos formais de trabalho.
O assalariamento informal (sem carteira) manteve-se praticamente estável no último ano. Houve queda no trabalho autônomo ou por conta própria, ou seja, a crise também tem afetado aqueles que trabalham prestando serviços às empresas, às famílias ou em vias púbicas (camelôs).
Há queda no rendimento médio (-12,3 % na RM Salvador e -7,4% na RM São Paulo, segundo a PED). Com menos gente ocupada e com nos salários, também cai a massa salarial.
Destruindo os empregos, arrochando os salários, precarizando os postos de trabalho, a crise faz a economia atuar na contramão, ou seja, deixar de gerar bem-estar e qualidade de vida para todos. Ao mesmo tempo, ao enfraquecer o mercado interno de consumo, desestimula a produção e o investimento, ampliando ainda mais o ciclo recessivo da economia.
Para que o pais volte a gerar emprego, é necessário crescimento econômico sustentado por uma demanda oriunda do aumento da massa salarial (mais empregos com melhores salários), pelos investimentos público e privado (infraestrutura econômica, social e produtiva) e pela capacidade ampliada de importar e exportar, de maneira equilibrada.
O Brasil tem enorme potencial para crescer de maneira sustentável, construindo capacidade política para alavancar o investimento público e privado; desmontando a indexação rentista; combatendo o spread bancário; dando potência à política monetária; organizando uma política cambial de desenvolvimento industrial; destravando o setor de construção, petróleo e gás; animando o desenvolvimento industrial; mobilizando o setor de serviços e de turismo; agregando valor na produção agrícola e pecuária, entre tantas outras grandes oportunidades.
*Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
Fonte - Portogente  15/07/2016 

CBTU apresenta projeto de nova estação de trens no Alecrim para Governo e Prefeitura de Natal

Transportes sobre trilhos

“Essa estação do Alecrim faz parte do projeto de modernização de todo o sistema, que contemplará 30 estações em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Nossa expectativa é ampliarmos a capacidade de transporte diário para 60 mil passageiros”, afirma Leonardo Diniz, que defendeu a integração dos órgãos técnicos e ambientais de todas as esferas do poder público, aliados à comunidade.

CBTU
CBTU
A Superintendência de Trens Urbanos (CBTU/STU-NAT) apresentou na manhã desta quinta-feira (14), o amplo projeto de modernização do sistema da Região Metropolitana de Natal para a secretária Estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Julianne Faria, técnicos da Prefeitura Municipal, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e representantes da comunidade da Guarita. Segundo o superintendente Leonardo Diniz, uma nova e moderna estação será instalada no bairro do Alecrim, nas proximidades da Guarita, que fará a interligação entre os ramais Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim).
“Essa estação do Alecrim faz parte do projeto de modernização de todo o sistema, que contemplará 30 estações em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Nossa expectativa é ampliarmos a capacidade de transporte diário para 60 mil passageiros”, afirma Leonardo Diniz, que defendeu a integração dos órgãos técnicos e ambientais de todas as esferas do poder público, aliados à comunidade.
Na reunião, além da apresentação do projeto, foram discutidas todas as ações necessárias por parte dos órgãos presentes, para que a implantação do novo equipamento público seja realizada com a maior celeridade possível.
Ao fim do encontro foi criado um grupo de trabalho para discutir mais alguns pontos acerca do tema, cuja próxima reunião ficou agendada para o dia 11 de agosto. O resultado do grupo de trabalho será encaminhado à empresa contratada pela CBTU para elaboração do projeto executivo, que está na fase de finalização e previsto para ser entregue até o fim do ano.
Fonte - CBTU  14/07/2016

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Linha 1 do Metrô de Salvador terá esquema especial durante realização dos Jogos Olímpicos

Transportes sobre trilhos

“Assim como na Copa do Mundo de 2014, o metrô terá papel fundamental na locomoção dos torcedores durante os jogos. E será papel ainda mais importante, porque, diferente da Copa, a cidade não terá feriados nos dias de jogos, então o metrô será o meio que transportará os torcedores com a maior previsibilidade e pontualidade”

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
A Arena Fonte Nova será palco de 10 jogos do torneio de futebol das Olimpíadas 2016, e o metrô será o principal condutor dos torcedores e funcionará em esquema especial para ampliar o conforto e a segurança de quem for ao estádio. Detentor da “medalha de ouro”, por conta do seu elogiado funcionamento durante a Copa do Mundo de 2014, o metrô de Salvador tem duas estações nas proximidades da Fonte Nova - Brotas e Campo da Pólvora -, o que facilita a vida dos torcedores que irão aos jogos.
“Assim como na Copa do Mundo de 2014, o metrô terá papel fundamental na locomoção dos torcedores durante os jogos. E será papel ainda mais importante, porque, diferente da Copa, a cidade não terá feriados nos dias de jogos, então o metrô será o meio que transportará os torcedores com a maior previsibilidade e pontualidade”, destaca Grace Gomes, superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Nos dias de jogos na capital baiana, o metrô manterá o horário normal de funcionamento – de 5h a 00h –, mas contará com um reforço no número de trens a partir da estação Acesso Norte, o que reduzirá o intervalo de espera para garantir o transporte dos usuários com agilidade e conforto após as partidas, quando todos os usuários saem ao mesmo tempo da Arena.
Além da rapidez, o esquema de transporte envolvendo o metrô trará ainda mais comodidade aos usuários. Os torcedores terão a opção de deixar seus carros no Shopping Bela Vista, que fica ao lado da estação de Acesso Norte. Além disso, haverá uma área, na própria estação, exclusiva para o desembarque de passageiros, ou seja, você pode pegar uma carona até o local e embarcar no metrô.

Mais conforto e menos esforço
Por razões de segurança, o Comitê Olímpico Local (COL) determina um perímetro de isolamento ao redor do estádio, que será feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/BA). A partir do raio determinado, ruas serão fechadas e, consequentemente, sem circulação de veículos. O acesso, portanto, será viabilizado com transporte público. Além do metrô, a Prefeitura de Salvador definirá a logística dos ônibus durante o evento.

Manual Vá de metrô nas Olimpíadas
Onde embarcar: O torcedor poderá pegar o metrô em qualquer uma das outras seis estações da Linha 1 (Estação Pirajá, Bom Juá, Retiro, Acesso Norte, Bonocô ou Lapa) e desembarcar na estação Campo da Pólvora ou na estação Brotas, a depender do setor do seu ingresso. Ingressos dos setores Oeste e Sul devem dar preferência à Estação Brotas. Setores Leste e Norte devem priorizar a estação Campo da Pólvora. A partir da estação Acesso Norte, haverá reforço dos trens com diminuição do intervalo entre os carros. A estação ainda conta com o estacionamento do Shopping Bela Vista.

Horário de funcionamento
O metrô funcionará em horário normal, de 5h a 00h. Exceto no dia do jogo Brasil e Dinamarca, quando somente a Estação Campo da Pólvora estará aberta para embarque até à 1h.

Quanto custa
A passagem de metrô custará o mesmo valor que é praticado atualmente: R$ 3,30. Também será possível fazer a integração entre metrô e ônibus, pagando apenas uma passagem, com uma das 150 linhas urbanas que participam do sistema integrado. Neste caso, é necessário ter um cartão do metrô ou o SalvadorCard. Além disso, o torcedor que vem da Região Metropolitana também poderá chegar ao metrô com uma das 19 linhas metropolitanas que fazem integração com o sistema, pagando apenas o valor da tarifa do ônibus da sua cidade, num intervalo de até 3 horas.
Quem pode usar o metrô durante as Olimpíadas: Aberto ao público. As estações e trens são totalmente acessíveis com rampas, escadas rolantes, elevadores, rota tátil, banheiro adaptado e uma equipe de agentes capacitada para atender a demanda extra.
Com informações da Sedur  14/04/2016

Mais malha metroferroviária

Transportes sobre trilhos

O resultado depende do início das operações de quatro novos sistemas,este ano,a Linha 4 do Metrô do Rio, a primeira etapa do VLT da zona portuária e central, também no Rio,a extensão do VLT da Baixada Santista (SP); e a primeira fase da Linha 2 do Metrô de Salvador (BA

ANPTrilhos
foto - ilustração/Arquivo
O ano de 2016 deve fechar com uma das maiores expansões do transporte de passageiros sobre trilhos das últimas duas décadas no Brasil, com incremento de 50,2 quilômetros aos 1.012 quilômetros de trilhos urbanos existentes. O resultado depende do início das operações de quatro novos sistemas, marcado para este ano: a Linha 4 do Metrô da cidade do Rio de Janeiro; a primeira etapa do VLT da zona portuária e central, também na cidade do Rio; a extensão do VLT da Baixada Santista (SP); e a primeira fase da Linha 2 do Metrô de Salvador (BA). Os dados são da ANPTrilhos e integram o Balanço do Setor Metroferroviário 2015/2016. Contudo, os impactos da atual crise política e econômica, que desacelerou a execução de obras e projetos em infraestrutura, devem ter reflexos negativos para o setor ao longo dos próximos anos.
Fonte - ANPTrilhos  14/07/2016

CCJ rejeita recurso de Cunha sobre cassação e processo vai para plenário

Política

O processo agora segue para apreciação no plenário da Casa. O presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), designou o deputado Max Filho (PSDB-ES) como relator do novo parecer, que será votado pelos deputados no plenário.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara decidiu hoje (14), por 48 votos a 12, rejeitar o parecer do relator do recurso de Cunha na CCJ, Ronaldo Fonseca (PMDB-BA), que recomendou que o processo voltasse ao Conselho de Ética, sob o argumento de que a votação na qual a cassação foi aprovada seria nula, pois deveria ter sido por meio eletrônico e não nominal ao microfone, como ocorreu.
O processo agora segue para apreciação no plenário da Casa. O presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), designou o deputado Max Filho (PSDB-ES) como relator do novo parecer, que será votado pelos deputados no plenário.
Foram necessárias três sessões para que os deputados que compõem a CCJ conseguissem votar o parecer do relator sobre o recurso. Deputados aliados de Cunha tentaram por diversas vezes obstruir a votação, apresentando sucessivos requerimentos para que ela fosse adiada, todos negados.
O atraso nos trabalhos da CCJ, entretanto, acabou jogando para agosto a votação em plenário sobre a cassação de Cunha, pois a Câmara entra, ao fim desta semana, em “recesso branco”, sem votações.
Escolhido na madrugada de hoje como novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse, logo após sua eleição, que ajudou a eleger Cunha e ponderou que o desfecho do processo deve ocorrer “dentro das regras da Casa” e quando houver “quórum adequado”.

“Eu não menti”
Cunha é acusado de ter mentido na Comissão Parlamentar de Impeachment da Petrobras ao negar ter contas em seu nome na Suíça. O Ministério Público Federal (MPF) colheu provas que atestam a existência de tais contas. Seu pedido de cassação foi feito pelos partidos Rede e PSOL.
“Eu não menti na CPI”, voltou a afirmar Cunha, em sua última oportunidade de defesa na CCJ. Ele alega que não possui contas na Suíça, mas sim trusts, figura jurídica pela qual a propriedade das contas cabe a um administrador, que fica responsável por gerir os recursos concedidos por um depositante.
Cunha negou também, mais uma vez, que a troca de relator e outros procedimento realizados no Conselho de Ética tenham sido manobras para protelar o andamento do processo de cassação de Cunha. Com duração de nove meses, o processo é considerado o mais longo da história da Câmara dos Deputados.
O ex-presidente da Câmara voltou ainda a acusar o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), de ter cometido erros deliberados no processo com o objetivo de se projetar na mídia. “As manobras de que me acusam são manobras do presidente do Conselho de Ética, que por ser um parlamentar com pouca relevância midiática, usou o processo para se manter na mídia”, afirmou.
Ele acusou também seus adversários de quererem se vingar por ele ter aceitado a abertura do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Segundo seus adversários, contudo, são alguns dos próprios aliados do ex-presidente da Câmara que agora apoiam sua cassação.
“Ele foi funcional ao impeachment e utilizou o impeachment para se projetar, mas a tropa de choque jogou a toalha, acabou a brincadeira”, disse Ivan Valente (PSOL-SP).
“Temos júbilo de ter feito o deputado Cunha o presidente da Câmara por que, caso contrário, quem estaria sentada no Palácio do Planalto seria Dilma Vana Rousseff”, respondeu Carlos Marun (PMDB-MS), um dos principais defensores de Cunha.

Precedente
“Está muito claro aqui que está sendo feito um julgamento político num processo jurídico”, afirmou Cunha minutos antes da votação. Anteriormente, ele afirmou que “a covardia que podemos ter hoje, pode amanha ser um precedente que pode prejudicar muitos”.
Em sessões anteriores, Cunha foi acusado por adversários de tentar intimidar outros parlamentares ao ter alegado em sua defesa que, caso seja cassado, também deveriam ser cassados os outros 117 deputados indiciados em investigações.
Fonte - Agência Brasil  14/07/2016

Monitriip será tema de workshop em Brasília

Transporte

O objetivo do evento é debater os procedimentos finais para implantação e apresentar os primeiros fornecedores e sistemas de monitoramento cadastrados para o Monitriip (Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros). Também serão realizadas apresentações para esclarecer os procedimentos.

Ag.CNT
foto - divulgação
Nos dias 19 e 20 de julho, o Monitriip (Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros) será o tema central de um workshop em Brasília (DF), promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O Sistema foi regulamentado pela resolução 4.499/2014 e deverá ser implantado a partir de agosto deste ano, pelas empresas prestadoras dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.
O objetivo do evento é debater os procedimentos finais para implantação e apresentar os primeiros fornecedores e sistemas de monitoramento cadastrados para o Monitriip. Também serão realizadas apresentações para esclarecer os procedimentos.
A programação do evento está disponível no site da ANTT e os fornecedores que manifestaram o interesse vão expor suas soluções. Para participar, basta enviar confirmação de presença para o e-mail cerimonial@antt.gov.br.

Monitriip – O sistema consiste na instalação, em todos os veículos da frota, de soluções de monitoramento que farão a transmissão dos dados da prestação dos serviços de transporte para a ANTT. Também faz parte do Monitriip a emissão de bilhetes de passagem para os serviços regulares. Dessa forma, a Agência possuirá uma ferramenta de acompanhamento das viagens realizadas sob sua autorização ou permissão e, especificamente para o transporte regular de passageiros, das tarifas praticadas e do cumprimento do esquema operacional dos serviços.
A iniciativa representa um grande avanço na gestão do transporte de passageiros, pois permitirá acompanhar, de maneira mais eficiente, a execução e qualidade dos serviços e aperfeiçoar a ação fiscalizatória da ANTT, otimizando recursos humanos e financeiros.
Prazo de implantação – As prestadoras que operam o serviço regular, por meio de autorização da ANTT, possuem prazo de até 90 dias após a emissão da licença operacional, ou a partir de 30/11/2016, o que ocorrer primeiro, para realizar a implantação. Já as que operam os serviços de fretamento devem obedecer ao cronograma, de acordo com o tamanho da frota: maior ou igual a 30 veículos até 31/7/2016, de oito até 29 veículos até 31/10/2016, e até sete veículos até o dia 31/1/2017.

Forma de implantação – A ANTT publicou, no dia 29/6, a Portaria nº 92, que estabelece os procedimentos e as etapas para a implantação do Monitriip. As operadoras dos serviços de transporte rodoviário de passageiros terão que realizar os seus cadastros no Portal Monitriip para implantação do sistema, no prazo estabelecido. Até 60 dias após a data de implantação prevista, deverão ser indicados os fornecedores contratados e iniciado o envio de dados. Até 120 dias após a data de implantação prevista, deverão passar a ser transmitidos todos os registros de dados definidos na Resolução nº 4.499/2014.

Portal Monitriip – Já está disponível o espaço eletrônico, o Portal Monitriip, que permite o cadastro dos fornecedores que deverão efetuar os testes de verificação de requisitos em ambiente de homologação. As transportadoras também poderão consultar os fornecedores e as aplicações cadastrados, vincular as soluções escolhidas para o monitoramento dos seus serviços de transporte e acompanhar o envio dos dados, de acordo com suas obrigações contratuais ou regulamentares.
Fonte - Agência CNT de Notícias  13/07/2016

Serviço:
Workshop Monitriip e exposição de empresas sobre os sistemas
Data: 19/7 e 20/7
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Auditório do edifício-sede da ANTT, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, lote 10, trecho 03, Projeto Orla Polo 8 - Brasília – DF

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Parabéns João Bosco - 70 anos - A Musica Popular Brasileira lhe agradece

Arte & Cultura

João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, (Ponte Nova, 13 de julho de 1946) é um cantor, violonista e compositor brasileiro.

Wikipédia
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Filho de pai libanês,João Bosco começou a tocar violão aos doze anos, incentivado por uma família repleta de músicos. Alguns anos depois, iniciou na Escola de Minas em Ouro Preto cursando Engenharia Civil.Apesar de não deixar de lado os estudos, dedicava-se sobremaneira à carreira musical,influenciado principalmente por gêneros como jazz e bossa nova e pelo tropicalismo.Foi em Ouro Preto, em 1967, na casa do pintor Carlos Scliar, que conheceu Vinícius de Moraes, com o qual compôs as seguintes canções: rosa-dos-ventos, Samba do Pouso e O mergulhador - dentre outras.
Em 1970 conheceu aquele que viria a ser o mais frequente parceiro, com quem compôs mais de uma centena de canções: Aldir Blanc, O mestre sala dos mares, O bêbado e a equilibrista, Bala com bala, Kid cavaquinho, Caça à raposa, Falso brilhante, O rancho da goiabada, De frente pro crime, Fantasia, Bodas de prata, Latin Lover, O ronco da cuíca, Corsário, dentre muitas outras.
A primeira gravação saiu no disco de bolso do jornal O Pasquim: Agnus Sei (1972). No ano seguinte, selou contrato com a gravadora RCA, lançando o primeiro disco, que levava apenas seu nome.
Em 1972 conheceu Elis Regina, que gravou uma parceria sua com Blanc: Bala com Bala; a carreira deslanchou quando da interpretação da cantora para o bolero Dois pra lá, dois pra cá.
Fonte - Wikipédia 


João Bosco - Corsário





João Bosco - Jade




João Bosco 'Quando o amor acontece'/ 'Papel Machê'

Veja como avança a construção da grande ponte da Crimeia - Videos

Internacional

Vídeos gravados por drones mostram como decorre a construção da ponte de Kerch que liga a Crimeia com a Rússia.

Sputnik
Sputnik
Os pilares da ponte ferroviária continuam crescendo, a montagem dos pilares para o arco sobre a passagem navegável está concluída e a construção da linha ferroviária está decorrendo com rapidez, informa o site Zerkalo Kryma.
Os drones também voaram sobre a ponte temporária e seguiram uma lancha de serviço. Sem mar agitado, uma lancha destas passa facilmente sob os arcos da ponte, que são bastante baixos – apenas dois metros acima da água.
A Rússia começou a construção da ponte de Kerch em 20 de fevereiro 2016. A construção desta infraestrutura é um dos projetos mais complexos postos em prática pela engenharia russa. A ponte deverá vir a ter uma extensão de cerca de 19 km e será concluída em 2018.
Fonte - Sputnik  13/07/2016







Economia - Intenção de Consumo das Famílias cai 21% e Serviços têm queda de 6,1% em maio

Economia

Intenção de Consumo das Famílias cai 21% em relação a julho de 2015, diz CNC - O volume de serviços teve uma queda de 6,1% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Ag.Brasil
A Intenção de Consumo das Famílias ficou estável na passagem de junho para julho deste ano com 68,7 pontos, segundo informou hoje (13) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No entanto, na comparação com julho de 2015, houve queda de 21%. Segundo a CNC, a confiança do consumidor permanece baixa e a recuperação deve acontecer lentamente, já que as famílias ainda estão muito endividadas.
Na comparação com junho deste ano, quatro dos sete componentes alcançaram resultado positivo. Os consumidores estão mais satisfeitos com o seu emprego atual (1,2%), com a perspectiva profissional (0,6%), com o nível de consumo atual (1,2%) e com a renda atual (0,1%).
No entanto, há menos motivação para a compra a prazo (-0,8%), para a perspectiva de consumo (-1,4%) e para a compra de bens duráveis (-2,2%).
Na comparação com julho de 2015, os sete componentes registraram piora: emprego atual (-10%), perspectiva profissional (-9,8%), nível de consumo atual (-34,5%), renda atual (-18,9%), compra a prazo (-25,5%), perspectiva de consumo (-29,7%) e momento para a compra de bens duráveis (-31,3%).

Serviços têm queda de 6,1% em maio, no pior resultado para o mês desde 2012

O volume de serviços teve uma queda de 6,1% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica em 2012. É também a segunda maior queda da série, perdendo apenas para o recuo de 6,4% de novembro de 2015.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços caíram 0,1% na comparação com abril deste ano, 5,1% no acumulado do ano e 4,8% no período de 12 meses.
A receita nominal do setor de serviços cresceu 0,4% entre abril e maio deste ano. Na comparação com maio de 2015, houve queda de 0,7%. Nos acumulados do ano e de 12 meses, a receita teve altas de 0,2% e 0,4%, respectivamente. A receita nominal não considera os efeitos da inflação sobre o valor dos serviços.
Fonte - Agência Brasil  13/07/2016

De volta à escravidão

Ponto de Vista

Para os poderosos do mundo,adeptos do darwinismo social e do pensamento único rentista,o esforço coletivo dos trabalhadores é mal visto e suas preocupações são traduzidas de uma forma tal que,até a saída da Inglaterra da União Europeia,é consequência de um passo em falso da classe operária.Contra os ataques diretos aos representantes dos trabalhadores na Coréia do Sul, no Paraguai e na Turquia,acontecem protestos esporádicos que não conseguem barrar as perseguições;falta eco.

João Guilherme V. Netto*- Portogente
Foto - ilustração/Google
Para colocarmos, como se diz, em perspectiva o movimento sindical e os trabalhadores brasileiros, é preciso levar em conta o que se passa no mundo.
Por todo lado assistimos a uma enorme pressão contra os direitos (onde eles existem e são consagrados) e para impedir novas conquistas e avanços.
Para os poderosos do mundo, adeptos do darwinismo social e do pensamento único rentista, o esforço coletivo dos trabalhadores é mal visto e suas preocupações são traduzidas de uma forma tal que, até a saída da Inglaterra da União Europeia, é consequência de um passo em falso da classe operária.
Contra os ataques diretos aos representantes dos trabalhadores na Coréia do Sul, no Paraguai e na Turquia, acontecem protestos esporádicos que não conseguem barrar as perseguições; falta eco.
Mas, infelizmente, também assistimos em países de história sindical forte e com partidos políticos de base trabalhista uma verdadeira traição dos governantes.
Na França, por exemplo, o partido socialista aprovou arbitrariamente por decreto uma nova legislação trabalhista completamente restritiva dos direitos dos trabalhadores, afrontando o movimento sindical e o próprio Parlamento.
Os dirigentes franceses – que pagarão nas urnas o atentado – dizem que fazem o que fizeram para garantir a retomada da economia francesa. Mas, como a partir das consequências se avalia a causa, basta ver a repercussão mundial de tais medidas e o que elas estimulam.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria brasileira é um bom exemplo do que falo. Reunido com o vice-presidente em exercício, em nome (que ironia!) do Movimento Empresarial pela Inovação, alardeou que se deve fazer aqui no Brasil o que a França fez: aumentar a jornada de trabalho para 80 (oitenta) horas semanais, o que levaria a jornada diária, excluído o domingo, a mais de 13 horas. Voltaríamos, assim, aos fins do século XIX e, talvez, se a mão fosse pesada, até à escravidão.
A estapafúrdia declaração mereceu o repúdio unânime de todas as centrais sindicais brasileiras reconhecidas.
*João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical
Fonte - Portogente  13/07/2016

Bahia avança na implantação da rede própria de fibra ótica

Ciência & Tecnologia

Foi realizada uma reunião na tarde desta terça-feira (12) na sede da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Informação (Secti) em Salvador,com o objetivo de iniciar a avaliação e detalhamento das operações e encaminhamentos necessários para fundir as redes de fibra ótica da concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e do governo estadual. 

Da Redação
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A implantação da rede própria de fibra ótica do Estado - Infovia Digital da Bahia – foi discutida durante reunião, na tarde desta terça-feira (12), na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), em Salvador. Representantes da Secti, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e da CCR Metrô Bahia participaram do encontro
O encontro teve o objetivo de iniciar a avaliação e detalhamento das operações e encaminhamentos necessários para fundir as redes de fibra ótica da concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e do governo estadual. “Como a fibra da administração estadual está em um longo trecho, é passível de ser interrompida ou mesmo bifurcada. Desta forma, a fibra do metrô vai funcionar como via adicional para que a informação possa trafegar, inclusive, em casos de acidente”, disse o coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira.

Primeiros 300 pontos
Segundo ele, a primeira fase da Infovia está em processo de implantação, coordenado pela Secti, com execução da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O passo que falta à rede própria de fibra ótica é conectar os 300 pontos iniciais, instalados em órgãos e autarquias da administração estadual, o que deve ocorrer até novembro deste ano.
No início de maio, a secretaria assinou o contrato com a empresa IPQ, que está executando o serviço de ligação desses primeiros 300 pontos, migrando uma rede que atualmente está limitada à velocidade média de 512kb até 1mb para uma conexão de alta velocidade, que pode atingir até um 1gb, o que representa até duas mil vezes a capacidade atual da rede. Salvador, ao final da implantação prevista para ocorrer em 2017, terá 600 pontos.
Com informações da Secom Ba. 12/07/2016

CBTU interrompe circulação de trens entre as estações mercado e central em Maceió

Transportes sobre trilhos

De acordo com a CBTU,O objetivo é acelerar as obras para que possa ser entregue dentro do prazo previsto,daí a necessidade de interromper o trecho supramencionado.Em consequência, de quinta-feira próxima,dia 14,até terça-feira da próxima semana,dia 19,os trens não circularão até a estação central.

CBTU
CBTU
O tráfego ferroviário entre as estações do mercado e a central, em Maceió, será interrompido entre os dias 14 e 19 deste mês, para que a empresa que construirá a nova estação ao lado do Mercado de Artesanato possa realizar o estaqueamento no local, ou seja, a base para possibilitar o início das obras.
De acordo com a CBTU, O objetivo é acelerar as obras para que possa ser entregue dentro do prazo previsto, daí a necessidade de interromper o trecho supramencionado. Em consequência, de quinta-feira próxima, dia 14, até terça-feira da próxima semana, dia 19, os trens não circularão até a estação central.
Segundo a Coordenação de Operação da CBTU, os trens funcionarão partindo da estação Mercado no sentido de Lourenço de Albuquerque com a mesma grade horária, iniciando sua circulação a partir das 05:53 horas. Tão logo os trabalhos sejam finalizados, os trens voltarão à sua circulação normal e a CBTU pede também a compreensão de todos os usuários pelos eventuais transtornos que possa causar durante este período.
A construção da nova estação vai permitir mais conforto e segurança para toda a população usuária do sistema ferroviário, com a implantação de escadas rolantes, elevadores e climatização em toda área que será construída.
Fonte - CBTU  13/07/2016

Metroviários da Trensurb poderão entrar em greve nos próximos dias

Transportes sobre trilhos

Decisão será tomada em assembleia na próxima quinta-feira, na sede do sindicato.Sem reposição da inflação nos salários, metroviários podem paralisar atividades

Da Redação
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Os metroviários podem entrar em greve nos próximos dias.A decisão será tomada em assembleia nesta quinta-feira (14), às 15h30min, na sede do sindicato, em Porto Alegre. Em campanha salarial, a categoria exige a reposição da inflação medida pelo IPCA nos salários ( 9,28%). De modo intransigente, a Trensurb oferece 8,28%.
Em reunião com a Cotrem (Comissão de Operadores de Trem) na tarde de segunda-feira (11), o sindicato obteve total apoio dos operadores. Os pilotos deixaram claro que sem a reposição da inflação nos salários os operadores seguirão a decisão da assembleia.
“Não acredito que a empresa irá prejudicar um serviço utilizado por milhares de pessoas em razão de um valor tão pequeno. Não queremos aumento de salários. Estamos pedindo apenas o reajuste com base na inflação”, afirma o presidente do Sindimetrô/RS, Luis Henrique Chagas.
Com informações do Sindimetrô/RS  12/07/2016

Ministério Público de SP denuncia nove por compra de trens na gestão Alckmin

Transportes sobre trilhos

A Promotoria pede a devolução dos R$ 615 milhões usados na compra das composições, além de mais 30% de multa por danos morais, totalizando R$ 800 milhões.As 26 composições, com seis vagões cada uma, foram adquiridas em 2011 por R$ 615 milhões e seriam utilizadas na expansão da linha 5-lilás (da estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin), que ainda não se concretizou.

Folha de São Paulo - RF
foto - ilustração/Arquivo
O Ministério Público de São Paulo denunciou nove dirigentes e ex-dirigentes do Metrô na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) sob suspeita de improbidade administrativa pela compra de 26 trens que nunca foram utilizados devido ao atraso nas obras de prolongamento da linha 5-lilás. Entre os denunciados estão Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos na época da compra, e Clodoaldo Pelissioni, atual titular da pasta e diretor do Metrô em 2015.
A Promotoria pede a devolução dos R$ 615 milhões usados na compra das composições, além de mais 30% de multa por danos morais, totalizando R$ 800 milhões.
As 26 composições, com seis vagões cada uma, foram adquiridas em 2011 por R$ 615 milhões e seriam utilizadas na expansão da linha 5-lilás (da estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin), que ainda não se concretizou.
Parte dos trens foi entregue em outubro de 2013 e, segundo a Promotoria, está parada desde então em pátios do metrô no Jabaquara, Capão Redondo e Guido Caloi, na zona sul da capital paulista. Outros dez estão em depósito da fabricante, a CAF, em Hortolândia, interior de São Paulo.
O promotor Marcelo Milani afirma que as composições estão perdendo a garantia e vão precisar passar por manutenções quando entrarem em operação –a previsão é que a expansão dessa linha do metrô seja concluída apenas em 2018, cinco anos após a entrega dos novos trens.
Essas garantias estão vencendo. Esses trens, para entrar em funcionamento, quando terminar a obra, seguramente vão necessitar de nova manutenção para poder entrar em funcionamento, diz.
Toda a eletrônica do trem estará perdida. Se você for numa loja e comprar um computador hoje, ele será diferente daqui a um ano e será muito diferente daqui a dois anos, compara Milani.
Além do ex e do atual secretário, foram denunciados Paulo Menezes Figueiredo, atual presidente do Metrô, e os ex-presidentes da companhia Sérgio Henrique Passos Avalleda, Jorge Fagali, Peter Berkely Bardram Walker e Luiz Antônio Carvalho Pacheco.
Foram incluídos ainda Laércio Mauro Santoro Biazotti (ex-diretor de planejamento e expansão) e David Turbuk (ex-gerente de concepção e projetos de sistemas).
'Abandono'
O promotor Marcelo Milani, em sua denúncia, afirma que os trens estão no mais completo abandono, inclusive sendo vandalizados. Segundo ele, a investigação foi iniciada a partir da denúncia contra um funcionário graduado do metrô. O Ministério Público, afirma ele, apura também irregularidades em outras linhas.
Além dos trens ociosos, a Promotoria afirma que eles possuem sistema operacional eletrônico, diferente do analógico usado atualmente na linha 5 –e que isso necessitaria de adaptação.
Além disso, possuem bitolas (largura entre os trilhos) diferente não só da linha 5, como de todas as outras linhas em operação do metrô, impedindo seus outros sistemas, afirma Milani. A escolha [pelas bitolas] revela total desprezo pela coisa pública, escreve ele na denúncia.
Outro lado
O Metrô diz que os trens adquiridos estão sendo entregues e passam por testes, verificações e protocolos de desempenho e de segurança, e que oito veículos já estão aptos a operar a partir de setembro no trecho de 9,3 km entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.
Além disso, a empresa ainda afirma que toda a linha-5, da primeira à última estação, terá a mesma bitola, e que não haverá gastos extras com a manutenção dos novos trens.
O órgão diz que não arca com nenhum custo de aluguel para estacionamento dos veículos e que o prazo de garantia só começará a valer após o início de operação de cada composição, conforme previsto em contrato. O promotor, porém, nega o argumento e diz que a garantia começou a valer a partir da entrega dos veículos.
A expansão da Linha 5 é um empreendimento que incluiu os projetos, as obras civis e a implantação de sistemas, a implantação de um moderno sistema de sinalização em todo o trecho e a aquisição de novos trens para transporte da nova demanda de usuários, diz a empresa, e afirma que as ações foram executadas dentro de um detalhado cronograma.
Por fim, o metrô afirma que as informações já foram encaminhadas reiteradas vezes ao Ministério Público de São Paulo, que as desconsiderou para a abertura do inquérito.
A Folha não conseguiu contato com os outros denunciados.
Fonte - Revista Ferroviária  12/07/2016

terça-feira, 12 de julho de 2016

VLT do Rio passa a operar o trajeto Rodoviária/Aeroporto Santos Dumont

Transportes sobre trilhos

Inaugurado em 5 de junho, os trens inicialmente só circulavam da Parada dos Museus, na Praça Mauá, ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro, em horário reduzido.O percurso conta com 16 paradas, circulação das 8h às 20h e intervalos de 15 minutos nos dois sentidos, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Da Agência Brasil
foto - ilustração
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passou a operar hoje entre o trecho da Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, ambos no centro da cidade. O percurso conta com 16 paradas, circulação das 8h às 20h e intervalos de 15 minutos nos dois sentidos, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
Inaugurado em 5 de junho, os trens inicialmente só circulavam da Parada dos Museus, na Praça Mauá, ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro, em horário reduzido.
Para a lojista e usuária do modal, Solange Matos, essa ampliação de paradas e horários vai beneficiar os passageiros. “É muito bom, porque estávamos restritos a poucos horários e paradas. Alguns se beneficiavam da chegada do VLT, mas muitos outros estavam ficando sem o transporte por conta deste horário apertado e limitação de estações. Agora, com a maior parte dele funcionando, veremos se foi mesmo uma boa ideia”.
Também lojista, o marido de Solange, Édson Mattos, destacou que a chegada do veículo até a Rodoviária Novo Rio traz mais segurança para quem precisa transitar por aquela região: "aquela área é muito perigosa. Eu passo muito por lá e já vi muita gente sendo assaltada. Claro que não resolve, mas só de podermos chegar até lá de VLT já dá um conforto a mais. Eu ia de ônibus e me sentia aflito porque constantemente entravam bandidos e nos roubavam durante o trajeto".
Para Édson Mattos, o fato de o VLT ser mais lento que o ônibus não chega a ser um problema. "O ônibus é até mais rápido que o VLT, mas isso se dá por questões óbvias. Imagina se o VLT andasse na mesma velocidade que o próprio ônibus, metrô ou BRT? Todos os dias teriam tragédias por aqui. Ele corta vias muito movimentadas do Centro. Tem que ser devagar”, disse.
O ambulante José dos Santos, que ainda não circulou pelo trajeto Rodoviária–Aeroporto, disse que a chegada do serviço nesses locais o ajudará muito nos dias de trabalho. "Eu venho da Rodoviária todo dia até ao Largo da Carioca. Antes era mais complicado, mas agora, tendo essa melhoria, eu posso vir de lá e saltar aqui na Rio Branco que fica pertinho pra mim. Tomara que todos consigam conservar esses novos trens: usuários, governantes etc. É um dever pessoal”.
Segundo a Secretaria de Transportes, inicialmente, as paradas Praia Formosa, Cordeiro da Graça e Gamboa não farão serviço de passageiros. Sete trens passarão a realizar a operação que, por enquanto, percorrerá todo o trecho apenas nos dias úteis. A tarifa ainda não está sendo cobrada e não há previsão para o início da cobrança.
Fonte - Agência Brasil  12/07/2016

Metrô do Recife apresenta o melhor Índice de Velocidade Efetiva

Transportes sobre trilhos

Pesquisa destaca que Metrô do Recife apresenta o melhor Índice de Velocidade Efetiva - A partir de uma análise socioeconômica dos entrevistados, a pesquisa “Transporte, velocidade efetiva e inclusão social: um estudo para o Recife”, calculou a velocidade efetiva do carro, moto, ônibus, metrô, bicicleta, além do deslocamento feito a pé. 

CBTU
CBTU
Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) confirmou: o Metrô do Recife obteve o melhor desempenho em todos os níveis em comparação com os demais meios de transporte. O estudo da pesquisadora Jessica de Lima considerou aspectos como velocidade, tempo, conforto e preço para descobrir quais meios de transporte usados por pessoas de diferentes classes sociais que estudam ou trabalham no Bairro do Recife são mais ou menos eficientes.
A partir de uma análise socioeconômica dos entrevistados, a pesquisa “Transporte, velocidade efetiva e inclusão social: um estudo para o Recife”, calculou a velocidade efetiva do carro, moto, ônibus, metrô, bicicleta, além do deslocamento feito a pé. Com uma tarifa baixa (R$1,60) e uma velocidade média de 41km/h, os resultados indicaram que o metrô foi o modo mais efetivo para todas as rendas.O estudo apontou também que o metrô seria o mais indicado para receber investimentos do poder público.
Fonte - CBTU  12/07/2016

Ponte submarina na Holanda rompe todas as leis da física

Tecnologia

A impressionante solução, um aqueduto, foi levada a cabo. Os pedestres não foram esquecidos: para eles, foram feitas calçadas nas laterais da estrada.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Em 2002 o mundo assistiu, atônito, uma criação que conectou a parte continental da Holanda à ilha artificial Flevoland.
Foram levadas em consideração as ideias mais originais, entre elas a de um túnel subaquático. No entanto, os projetos eram muito caros e demorariam duas vezes mais para serem realizados. A ideia consistia em conseguir que tanto o transporte terrestre como o aquático pudessem ocorrer sem interrupções, engarrafamentos nem atrasos.
A impressionante solução, um aqueduto, foi levada a cabo. Os pedestres não foram esquecidos: para eles, foram feitas calçadas nas laterais da estrada.
Hoje transitam por este aqueduto, com uma profundidade de 3 metros, 28.000 carros por dia, enquanto os barcos podem navegar por sobre a ponte.
Fonte - Revista Amazônia 11/07/2016


Governador do Maranhão lança programa Diques de Produção

Desenvolvimento Social

Governador Flávio Dino lança programa Diques de Produção nesta terça-feira (12).- Por meio do programa estadual, que será executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), as cidades atendidas terão condições de desenvolver atividades agrícolas na área da piscicultura, horticultura, plantio de arroz e de hortaliças. Benefício também para o meio ambiente com a proteção direta de ecossistemas como os mananciais de água doce.

Da redação
foto - KarlosGeromy
Impedir a entrada de água salgada em igarapés e campos naturais, garantir armazenamento de água das chuvas e possibilitar culturas agrícolas. Esses são os principais objetivos do programa ‘Diques de Produção’, ação do Governo do Estado que será lançada nesta terça-feira (12), e vai atender a 35 municípios da Baixada Maranhense. A solenidade de lançamento do programa terá presença do governador Flávio Dino e demais secretários estaduais, a partir das 10h, no auditório do Palácio dos Leões.
Por meio do programa estadual, que será executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), as cidades atendidas terão condições de desenvolver atividades agrícolas na área da piscicultura, horticultura, plantio de arroz e de hortaliças. Benefício também para o meio ambiente com a proteção direta de ecossistemas como os mananciais de água doce. Os diques serão uma barreira para a água salgada impedindo a invasão nos igarapés e a salinização dos campos naturais, pois manterá a água doce retida por mais tempo nos campos, favorecendo os plantios.
A ação vai de encontro com a necessidade real das comunidades da Baixada Maranhense, destacou o titular da Sedes, Neto Evangelista. “Teremos dois ganhos com o programa: o primeiro é evitar o sal dentro das águas doces da região, contribuindo com o meio ambiente; e, o segundo, é que as possibilidades produtivas destas regiões será ampliada”, ressaltou. A Sedes vai executar as ações de construção dos diques e dos canais, preparando a área para a implantação dos projetos produtivos.
O programa será ainda acompanhado diretamente pelo Comitê Diques de Produção, formado por representantes da Casa Civil, Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF); Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todas, trabalhando de forma conjunta para a plena preservação e desenvolvimento das áreas.

Cidades atendidas

Com o programa estadual ‘Diques de Produção’ o governador Flávio Dino atende demanda dos municípios da Baixada que sofriam com as inundações dos campos e tinham grandes prejuízos na agricultura. O decreto criando o programa foi assinado em maio e considerou ações semelhantes de êxito nas cidades de Anajatuba e Bacurituba. Os municípios beneficiados são Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.
Com informações -  Gov. do Maranhão  11/07/2016

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Toffoli vai decidir pedido para anular buscas no apartamento de Gleisi

Política

Durante o período do recesso do Judiciário, o processo passou a ser analisado pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. No entanto, o ministro decidiu na última sexta-feira (8) que o processo deve ser remetido ao relator, Dias Toffoli, por não se tratar de questão urgente a ser decidida pela presidência do tribunal.

André Richter
Repórter da Agência Brasil

imagem/Ag.Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli vai decidir o pedido do Senado Federal para anular os mandados de busca e apreensão cumpridos no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) durante a Operação Custo Brasil. A senadora não é investigada, mas o marido dela, Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento, estava na residência e foi alvo das buscas.
Durante o período do recesso do Judiciário, o processo passou a ser analisado pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. No entanto, o ministro decidiu na última sexta-feira (8) que o processo deve ser remetido ao relator, Dias Toffoli, por não se tratar de questão urgente a ser decidida pela presidência do tribunal.
Na semana passada, em parecer enviado ao Supremo, o procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, defendeu a legalidade das buscas e diz que o imóvel funcional da senadora não pode servir de bunker.

Recurso
O recurso do Senado chegou ao Supremo no dia 23 de junho, mesmo dia em que a operação foi deflagrada. Inicialmente, o mandado de segurança foi distribuído ao ministro Celso de Mello, que chegou a despachar no processo, mandando o juiz da 6ª Vara Federal da Justiça Federal justificar a decisão que determinou as buscas e a prisão do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, marido da senadora.
No entanto, Mello pediu ao presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, que o processo fosse encaminhado ao ministro Dias Toffoli, devido à decisão que libertou o ex-ministro.
Na decisão na qual concedeu liberdade a Paulo Bernardo, Toffoli entendeu que houve “flagrante constrangimento ilegal” na decisão que determinou as prisões cumpridas na Custo Brasil.
Na petição, a advocacia do Senado sustentou que o juiz responsável pela operação não poderia ter determinado o cumprimento dos mandados na residência funcional da senadora, por se tratar de uma extensão das dependências do Senado, cuja atribuição seria da Corte Suprema. Para a Casa, Gleisi foi vítima de uma atuação ilegal.
Fonte - Agência Brasil  11/07/2016

Pró-Semiárido investe R$ 350 mi no combate à pobreza no interior da Bahia

Desenvolvimento Rural

O Pró-Semiárido, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), busca promover a otimização, a capacidade de organização e a gestão no campo, com geração de renda nas atividades agropecuárias.Os recursos serão provenientes de empréstimo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). 

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.Ba
Bahia - Fortalecer a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento e modernização das atividades no campo, e combater a pobreza em dezenas de municípios do semiárido baiano. Com esses objetivos, o governador Rui Costa lançou o Projeto Pró-Semiárido nesta segunda-feira (11), em Juazeiro, no norte da Bahia.
Com R$ 350 milhões em investimentos, o projeto vai beneficiar 70 mil famílias de 32 municípios baianos que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "Este é um investimento estruturante para aumentar a produção da agricultura. A ideia é que a melhor solução para a pobreza é a produtividade no campo, o emprego, para melhorar a vida daqueles que com muito sacrifício produzem no semiárido baiano", afirmou Rui.
O Pró-Semiárido, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), busca promover a otimização, a capacidade de organização e a gestão no campo, com geração de renda nas atividades agropecuárias.
Os recursos serão provenientes de empréstimo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). Entre as ações previstas no Pró-Semiárido estão a construção de agroindústrias, sistemas de abastecimento de água, formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva.
O lançamento ocorreu na Orla II de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, com a presença de secretários de estado, autoridades políticas e representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Na ocasião, Rui autorizou a execução de um conjunto de ações de programas como Garantia Safra da Agricultura Familiar e Plano Safra e assinou convênios do Bahia Produtiva, além de entregar máquinas agrícolas. Somados, os investimentos e créditos das ações passam de R$ 1,3 bilhão.

Plano Safra e Garantia Safra
Beneficiando pequenos produtores, o governador assinou o acordo de cooperação para execução de metas do Plano Safra da Agricultura Familiar, com mais de R$ 700 milhões em crédito destinado à Bahia, disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta edição, o programa vai permitir financiamentos com redução de juros e ampliação de recursos para assistência técnica.
O terceiro programa na área que recebeu autorização no evento foi o Garantia Safra 16/17. Rui assinou o decreto governamental de adesão ao programa, que espera atingir 345 mil agricultores. Terão acesso ao benefício aqueles que estiverem regularizados e não tenham renda superior a 1,5 salário mínimo por mês.

Bahia Produtiva
O programa Bahia Produtiva, gerido pela SDR/CAR, também levará recursos para a região. Rui autorizou a celebração de convênios com 28 projetos selecionados no Território Sertão do São Francisco. Ao todo, 1,2 mil famílias que participam de associações e cooperativas nas cadeias produtivas da apicultura, caprinocultura, pesca e socioambientais, serão beneficiadas com investimento de R$ 5 milhões.
Ao lado do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, o governador anunciou os valores disponibilizados pela pasta para apoio à agricultura familiar. No período de julho de 2016 a junho de 2017, serão aplicados R$ 130 milhões em uma série de projetos e programas como o PAA Leite, PAA Alimentos e o Restaurante Popular.

Modernização no campo
Também foram entregues dez tratores com implementos agrícolas, beneficiando os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Ponto Novo, Cansanção, Monte Santo, Quijingue e Miguel Calmon, e 20 conjuntos de máquinas forrageiras a entidades da Agricultura Familiar do Território do Rio São Francisco. No mesmo evento, 211 agricultores familiares de nove localidades da região foram beneficiados com a entrega de títulos de domínio de terra.
Boas notícias para o baiano que vive do campo, como Francisco Brandão, presidente da Associação Comunitária e Agropastoril de Curaçá. "É muito bom que essas máquinas cheguem para todos nós. Hoje, os governos estão olhando para as classes mais baixas. Se lembrarmos do passado, o que nós temos hoje é muito diferente. No momento certo, quando a chuva chegar, nós vamos ter como preparar a terra para nosso cultivo", comentou o agricultor.
Em parceria com a SJDHDS, a SDR ainda comemorou no município as marcas de 30 mil ações das tecnologias sociais de água e 340 mil ações de abastecimento humano executadas em toda a Bahia.
Com informações da Secom Ba. 11/07/2016

PETROBRAS bate recorde mensal de produção em junho

Economia/Petróleo

A Petrobras superou a marca alcançada em agosto de 2015, de 2,88 milhões boed. Este valor de junho foi 2% acima do volume produzido em maio (2,83 milhões boed), dos quais 2,70 milhões boed foram produzidos no Brasil e 200 mil boed no exterior.

Fatos e Dados

Nossa produção total de petróleo e gás natural, em junho, foi de 2,90 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), o que representa um recorde mensal. Superamos a marca alcançada em agosto de 2015, de 2,88 milhões boed. Este valor de junho foi 2% acima do volume produzido em maio (2,83 milhões boed), dos quais 2,70 milhões boed foram produzidos no Brasil e 200 mil boed no exterior.
Nossa produção total de petróleo e gás natural no Brasil (2,70 milhões boed) também representa um recorde mensal. Ultrapassamos a marca anterior de 2,69 milhões boed de agosto de 2015.
A produção média apenas de petróleo, em junho, foi de 2,3 milhões de barris por dia (bpd), 2% acima do volume produzido no mês anterior, que foi de 2,24 milhões bpd. Desse total, 2,2 milhões bpd foram produzidos no Brasil e 100 mil bpd no exterior.
O volume de petróleo produzido em junho no Brasil é a terceira maior média mensal que já registramos. Esse crescimento deve-se, principalmente, à entrada de novos poços conectados aos FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, no campo de Lula, nas áreas de Lula Alto e Iracema, respectivamente.

Produção no pré-sal aumenta 8% em relação a maio e atinge novos recordes
A produção de petróleo e gás natural que operamos na camada pré-sal, em junho, cresceu 8% em relação ao mês anterior e bateu novo recorde mensal, ao alcançar o volume de 1,24 milhão boed.
Também foi recorde a produção de petróleo, em junho, que operamos junto com parceiros nessa província. Foi atingida a média de 999 mil bpd, com aumento de 8% em relação ao mês anterior. Outro recorde alcançado foi o diário, no último dia 30 de junho, com a produção de 1,087 milhão de barris.

Produção de gás natural
A nossa produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 78,8 milhões m³/dia, 3% acima do mês anterior (76,4 milhões m³/dia).
No exterior, nossa produção média de gás natural foi de 17,2 milhões m³/d, 4% abaixo dos 17,9 milhões m³/d alcançados no mês anterior.
Fonte - Fatos e Dados  11/07/2016


foto - ilustração/Defesa da Petrobras

Sistema Ferry-Boat opera normalmente nessa segunda (11) com quatro embarcações

Travessia marítima

O sistema Ferry-Boat opera nessa segunda(11) com quatro embarcações, Pinheiro, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia realizam as viagens nos horários programados (de hora em hora), e viagens extras podem ocorrer caso haja aumento da demanda.

Da Redação

foto - ilustração/Arquivo
A Internacional Travessias Salvador, informa que nesta segunda-feira (11) o movimento da travessia marítima entre Salvador e Itaparica,segue tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho do sistema Ferry-Boat. As quatro embarcações, Pinheiro, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia realizam as viagens nos horários programados (de hora em hora), e viagens extras podem ocorrer caso haja aumento da demanda. As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.
Os usuários do sistema podem verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), através do site da empresa -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h
Contatos - 071 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br
Com informações da Internacional Travessias Salvador  11/07/2016

Governador determina meia passagem no Ferry-Boat para moradores da Ilha de Itaparica que estudam em Salvador

Travessia marítima

Moradores dos municípios de Itaparica e Vera cruz que estudam em escolas de Salvador terão o benefício de meia passagem.O Gov.Rui Costa já determinou à Seinfra que adote as providências necessárias para que seja estabelecida a cobrança de meia passagem para os estudantes da Ilha que utilizam o sistema Ferry-Boat na travessia Itaparica/Salvador.

Da Redação
foto - ilustração
Atendendo à reivindicação dos jovens da Ilha de Itaparica que estudam em escolas de Salvador, o governador Rui Costa determinou à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) que estabeleça a cobrança de meia passagem para os moradores dos municípios de Vera Cruz e Itaparica matriculados em cursos na capital.
Rui disse que acompanhou nas redes sociais o movimento dos estudantes.“O prefeito também me disse que, quando ele entrou, havia 15 estudantes de nível superior, moradores de Vera Cruz, fazendo o curso fora daqui. Hoje, são 500 estudantes. Como eu tenho a educação como prioridade e, por isso, criei o programa Educar para Transformar - Pacto pela Educação, acho que a reivindicação é justa”, afirmou o governador durante evento no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, no sábado (9).
Segundo Rui, “não é justo que estes estudantes, que já fazem um esforço grande de se matricular longe de casa, ainda tenham que pagar a passagem inteira. Já orientei o secretário da Infraestrutura e as providências estão sendo tomadas”. O benefício aos estudantes foi divulgado durante solenidade de autorização para a recuperação de 17 quilômetros das BAs 882 e 868, em Vera Cruz.
Com informações da Secom Ba.  11/07/2016

Salvador contabiliza 700 acidentes com ônibus em seis meses

Transporte/Ônibus 

Entre janeiro e junho, de acordo com as estatísticas do órgão, 700 ocorrências com coletivos foram contabilizadas - o que representa quase quatro (3,8) acidentes por dia. -Para o especialista em segurança viária Eduardo Biavati, esse tipo de caso é motivado pela cobrança que condutores recebem para apresentar resultados. 

Yuri Silva  - A Tarde
foto - Lucas Melo/Ag A TARDE
No primeiro semestre deste ano, Salvador registrou uma média mensal de 116 acidentes envolvendo ônibus do transporte urbano, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Entre janeiro e junho, de acordo com as estatísticas do órgão, 700 ocorrências com coletivos foram contabilizadas - o que representa quase quatro (3,8) acidentes por dia.
O número representa uma redução de 31,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (quando foram registradas 1.024 ocorrências) e de 49,7% em relação a 2014 (1.392 acidentes do tipo). No entanto, o Sindicato dos Rodoviários da Bahia ainda o considera alto.
O decréscimo ano a ano, comemorado pela Semob, também é visto com cautela por motoristas, cobradores e usuários. Além disso, do total de 700 acidentes, 130 deixaram pessoas feridas e cinco provocaram mortes.
Para o diretor de comunicação do sindicato da categoria, Daniel Mota, a pressão sofrida pelos trabalhadores - constantemente vítimas de assaltos e ônibus incendiados - é um dos motivos para falhas humanas que causam acidentes. Segundo Mota, a difícil mobilidade urbana também contribui para os erros.
"A categoria está sobre um barril de pólvora", ilustra o sindicalista. "Nós temos que lidar com o estresse diário, ônibus queimados, assassinatos que acontecem nos veículos e quase sempre voltamos a trabalhar no dia seguinte", afirma ele, criticando a falta de acompanhamento psicológico dos condutores.
Os passageiros, por sua vez, também correm riscos. A prova disso é o aposentado Getúlio dos Santos, 66 anos, vítima de um acidente na via exclusiva de ônibus na Estação Iguatemi.
Era abril de 2013 e Getúlio não imaginava que entraria para uma estatística. Sentado nas cadeiras próximas à janela de um coletivo da antiga empresa BTU, ele foi um dos principais atingidos por outro ônibus, este da também extinta União. De recordação, ficou com 60 pontos no lado direito do rosto e as marcas de duas cirurgias feitas por causa de fraturas. Deu sorte, ele admite. Naquele dia, quatro pessoas morreram na hora e outra mais tarde, após receber atendimento.
"Eu seria a sexta morte, na ordem cronológica", conta o aposentado. "Foi uma pancada muito violenta. Fiquei deformado. Não sei se o motorista estava em alta velocidade, porque eu estava distraído", relembra.

Explicação
Para o especialista em segurança viária Eduardo Biavati, esse tipo de caso é motivado pela cobrança que condutores recebem para apresentar resultados. Segundo Biavati, a melhoria dos sistemas de transporte - como as que aconteceram em Salvador após a licitação das linhas de ônibus pode significar, do outro lado, menos segurança.
"A redução dos tempos médios de viagem nas cidades brasileiras nos últimos anos é positivo para os passageiros, mas isso cria uma pressão para que os motoristas garantam a eficiência do serviço, porque eles estão cada vez mais monitorados por tecnologias", explica o especialista.
O secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, afirma que a redução tem a ver com a capacitação que, segundo ele, os trabalhadores rodoviários vêm recebendo das empresas. Apesar de reconhecer o número elevado de acidentes, ele defende que a tendência de redução deve permanecer nos próximos anos. "Isso é resultado que estamos colhendo por, na licitação das linhas de ônibus, exigirmos da empresa cursos de reciclagem para a categoria", afirma Mota.
O motorista Adilson Carvalho, 38 anos, que roda na linha Pernambués-Pituba, defende que outras pessoas atrapalham o trabalho dos condutores no trânsito, enquanto passageiros reclamam da alta velocidade praticada pelos rodoviários. "Praticamos direção defensiva todo dia, porque, às vezes, o passageiro quer descer antes do ponto e o mototaxista faz uma ultrapassagem errada", afirma ele.
Já o vigilante Ivanilson Moreira, 44, conta que, por causa da correria comum no trânsito, fica apreensivo quando precisa pegar ônibus. "É normal a gente estar no ônibus e o motorista freiar bruscamente porque está correndo", relata.
Fonte - A Tarde  11/07/2016