PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 2 de julho de 2016

Cortejo 2 de Julho resgata patriotismo e leva alegria aos baianos

Independência da Bahia

O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e demais autoridades, participou dos festejos, iniciados em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.Ba
Uma das mais importantes datas do calendário baiano, o 2 de Julho pintou as ruas da capital com as cores do estado e do país e atraiu pessoas de todas as idades, na manhã deste sábado (2), para o cortejo cívico que este ano comemora o 193º aniversário da Independência da Bahia. O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e demais autoridades, participou dos festejos, iniciados em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
Ainda na Lapinha, o governador também depositou flores no túmulo do general Labatut, um dos heróis da independência e líder do exército pacificador que garantiu a vitória da Bahia contra as tropas portuguesas na histórica Batalha de Pirajá. Em seguida, Rui Costa acompanhou o cortejo que transportou a imagem dos caboclos até a Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador.
"Hoje é dia de comemorar o Dois de Julho, a liberdade da Bahia e a Independência do Brasil", afirmou em entrevista após o hasteamento. Rui disse que a data representa a esperança em uma Bahia cada vez melhor. "Essa tem sido a minha palavra por onde eu ando, pedindo às famílias que sejam padrinhos da escola para que a gente faça uma grande transformação em nosso estado. Além da transformação que podemos fazer na infraestrutura, a maior transformação será contagiar os corações e as mentes dos baianos em favor da educação", afirmou. O governador também ressaltou a importância do Dois de Julho no fortalecimento da democracia: "as manifestações políticas veem às ruas e isso é bom para a democracia. Eu espero um Dois de Julho de paz, de confraternização e comemoração", concluiu.
foto - Camila Souza/Gov.Ba
Durante o cortejo, os principais ícones deste capítulo grandioso da história foram lembrados e homenageados, desde o início da batalha, em Cachoeira, até a expulsão das tropas portuguesas, em Salvador. Entre eles, Maria Felipa, Joana Angélica, Maria Quitéria, o General Labatut e o Dom Pedro I. As fanfarras escolares também marcaram presença no ato, tocando clássicos da música brasileira e incentivando a participação popular através das canções.
Este ano, uma novidade especial contemplou os participantes do cortejo. Eles tiveram a oportunidade de desfilar em pistas pavimentadas e calçadas reformadas e equipadas com itens de acessibilidade. O tradicional trajeto do desfile do 2 de Julho teve as vias requalificadas pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo. Resultado do lote 3 do projeto, as ruas São José de Baixo, Vital Rêgo, Perdões e Adôbes, recuperadas da degradação, garantiram mais comodidade aos baianos.
Com informações da Secom Ba. 02/07/2016

Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez

Ciência &Tecnologia

Enriquecido na fábrica da INB em Resende (RJ), o produto ainda precisa de autorização da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis do ministério e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para completar o processo de exportação, o que deve ocorrer até o fim deste ano. As 4 toneladas serão divididas em três lotes, com teores de enriquecimento de 1,9%, 2,6% e 3,1%.

Da Agência Brasil
Divulgação - INB
A empresa brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB) exportará urânio enriquecido pela primeira vez. A empresa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, firmou acordo com a empresa estatal argentina Combustibles Nucleares Argentinos (Conuar), que prevê o envio de quatro toneladas de pó de dióxido de urânio para a carga inicial de abastecimento de um reator nuclear localizado na cidade de Lima, ao norte de Buenos Aires. O contrato, no valor de US$ 4,5 milhões, foi assinado em junho.
Enriquecido na fábrica da INB em Resende (RJ), o produto ainda precisa de autorização da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis do ministério e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para completar o processo de exportação, o que deve ocorrer até o fim deste ano. As 4 toneladas serão divididas em três lotes, com teores de enriquecimento de 1,9%, 2,6% e 3,1%.
Além do Brasil, o urânio é enriquecido por outros 11 países. A tecnologia usada na unidade da INB em Resende é a de ultracentrifugação para enriquecimento isotópico, desenvolvida pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, autarquia gerida administrativa e tecnicamente pela Cnen.
Segundo o ministério, a exportação não afeta o abastecimento de combustível das centrais nucleares de Angra dos Reis (RJ). Atualmente, a Usina de Enriquecimento tem seis cascatas de ultracentrífugas em operação e atende a cerca de 40% das necessidades de Angra 1.
O acordo com a Argentina não envolve intercâmbio de conhecimento, uma vez que prevê a entrega de um produto pronto, mas abre essa perspectiva. A empresa estatal argentina Invap participa do desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro, e os programas nucleares dos dois países são contemporâneos, iniciados na década de 1960.
Criada em 1988, a INB atua na cadeia produtiva do urânio, da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares. A empresa pública tem sede no Rio de Janeiro e também está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.

Marcelo Correia/Divulgação - INB
Urânio
O urânio é um mineral com propriedades físicas de emitir partículas radioativas, a radioatividade. Sua principal aplicação comercial é na geração de energia elétrica, como combustível para os reatores nucleares de potência.
Segundo a INB, o Brasil tem a sétima maior reserva geológica de urânio do mundo, o que permite o suprimento das necessidades domésticas no longo prazo e uma possível disponibilização do excedente para exportação. As reservas estão concentradas nos estados da Bahia, do Ceará, Paraná e de Minas Gerais, com cerca de 309 mil toneladas de concentrado de urânio.
A única mina de urânio em operação no Brasil está em Caetité (BA) e tem capacidade de produzir 400 toneladas de concentrado de urânio por ano. Em 2013, a produção mundial de urânio concentrado foi 70.330 toneladas.
Fonte - Agência Brasil  02/07/2016

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Porto Seguro recebe primeiro voo de Buenos Aires

Turismo

Aerolíneas Argentinas acaba de criar uma nova frequência de voos para Porto Seguro na Bahia.O estado é um destino considerado atrativo para os argentinos, que elegeram o Nordeste brasileiro como uma das principais alternativas para o turismo.

Da Redação
foto - ilustração
Neste sábado (2), a Aerolíneas Argentinas lança um novo voo regular entre Buenos Aires e Porto Seguro. Dirigentes da companhia aérea falarão sobre o tema com jornalistas no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, às 20h25, após o voo inaugural. A Bahia é um destino considerado atrativo para os argentinos, que elegeram o Nordeste brasileiro como uma das principais alternativas para o turismo.
O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, comemora a decisão da Aerolíneas Argentinas de criar a nova frequência e destaca o fato de a Bahia atuar com grande eficácia no estímulo à expansão da malha aérea. "A oferta de voos contribui para impulsionar o turismo internacional na Bahia, levando-se em conta que a disputa pelo mercado de viagens ao exterior é acirrada", afirma. "Além disso, o aumento do fluxo de turistas gera emprego, resultados econômicos positivos e proporciona efetiva integração no Mercosul".
O presidente da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), Diogo Medrado, também ressalta a importância do lançamento de mais um voo internacional para fomentar o fluxo de turistas. “Além de contribuir com o aumento do número de visitantes, fortalece as relações culturais entre a Bahia e a Argentina, que é o principal emissor de turistas internacionais para o estado”, afirma.
Historicamente, a Argentina responde por mais de 20% de todos os estrangeiros que desembarcam no país. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2014, dos 6,4 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil, 1,7 milhão eram argentinos. A Bahia possui nove aeroportos que oferecem rotas comerciais no interior do estado, nas cidades de Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Valença, Lençóis, Barreiras, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom Ba.  01/07/2016

Estudos de demanda na Ferrovia Norte-Sul

Ferrovias

A Ferrovia Norte-Sul (151) liga o país do Pará ao Rio Grande do Sul, contendo 4.155,6 quilômetros de extensão. Foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e beneficiando a logística de movimentação de cargas no país.

Portogente
foto - ilustração
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abre, nesta quarta-feira (29/6), a Tomada de Subsídio nº 001/2016, com o objetivo de receber contribuições para aprimorar o estudo de demanda da Ferrovia Norte-Sul (Tramo Central e Sul), nos trechos Porto Nacional (TO) a Anápolis (GO) e Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela D’Oeste (SP). O envio das sugestões será até as 14h do dia 15/7/2016.
A documentação completa referente ao objeto da tomada está disponível no site da ANTT. Os interessados deverão encaminhar as contribuições por meio de formulário eletrônico, também disponível no site, ou envio para o e-mail ts001_2016@antt.gov.br, e ainda por via postal para o endereço: ANTT - Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 3, Polo 8, Projeto Orla, Lote 10, aos cuidados da Sufer.
Ferrovia – A Ferrovia Norte-Sul (151) liga o país do Pará ao Rio Grande do Sul, contendo 4.155,6 quilômetros de extensão. Foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e beneficiando a logística de movimentação de cargas no país. A Valec é a empresa que tem a concessão para construção e operação da ferrovia, desde 2006.
O trecho Tramo Sul, de Ouro Verde de Goiás a Estrela D’Oeste, apresenta um avanço físico de cerca de 90% das obras. Já o Tramo Central, de Porto Nacional a Anápolis, foi concluído e possui operação com a movimentação de pequenos volumes de carga.
O estudo de demanda objeto da Tomada de Subsídio apresenta a área de influência da ferrovia, de forma a identificar os fluxos de transporte, o volume e o tipo de cargas, a projeção de demanda entre os anos de 2017 e 2051 e, por fim, a alocação da demanda na ferrovia.
Fonte - Portogente  01/07/2016

CBTU normaliza nesta sexta, 01,as viagens entre João Pessoa e Santa Rita

Transportes sobre trilhos

De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, o primeiro trem para Santa Rita partirá de João Pessoa às 04h20 e o encerramento acontecerá às 19h34. Na próxima semana, as viagens entre Santa Rita e Cabedelo deverão ser normalizada

CBTU

Os trens da CBTU João Pessoa começam a operar as viagens normalmente entre João Pessoa e Santa Rita a partir desta sexta feira, 01 de julho. A CBTU disponibilizará 28 viagens no trecho sudoeste, atendendo passageiros da capital, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Bayeux, Várzea Nova e Santa Rita. O ramal ferroviário entre João Pessoa e Mandacaru deverá ser liberado na próxima semana com restrições de velocidade.
De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, o primeiro trem para Santa Rita partirá de João Pessoa às 04h20 e o encerramento acontecerá às 19h34. Na próxima semana, as viagens entre Santa Rita e Cabedelo deverão ser normalizadas, embora o trecho de 2,5km continue em manutenção, que só deverá ser concluído até o final do mês. A tabela de horários está disponibilizada em todas as 12 estações do sistema, no site e nas redes sociais da CBTU, nos seguintes endereços: -www.cbtu.gov.br- e na página no facebook CBTU João Pesso
Fonte - CBTU  01/07/2016

Ferry-Boat opera normalmente nessa sexta (01) na Travessia Salvador/Itaparica

Travessia Marítima

O sistema Ferry-Boat opera a travessia marítima Salvador/Itaparica nessa sexta (01) normalmente com saídas de hora em hora com quatro embarcações

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
O sistema Ferry-Boat opera nessa sexta-feira (01)com um fluxo tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho,segundo informações da operadora,Internacional Travessias Salvador. O sistema festa operando com quatro embarcações - Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu -,que  realizam viagens nos horários programados (de hora em hora),e podem ocorrer viagens extras,caso ocorra um aumento na demanda. As passagens podem ser adquiridas nos terminais de embarques através de cartões de crédito,débito ou em espécie.
Os usuários do sistema poderão verificar a disponibilidade de vagas no serviço de Hora Marcada (exclusivo para os condutores de veículos),através do site* da empresa.O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. O sistema disponibiliza ainda uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Contatos -  071 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br
Site* -portalsits.internacionaltravessias-
Com informações da Internacional Travessias Salvador - 01/07/2016

VLT do Rio ainda não tem data definida para o início da operação comercial

Transportes sobre trilhos

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, não há ainda uma data definida para a operação, quando começará a ser cobrada uma tarifa dos passageiros.Tampouco há informação sobre o horário de circulação do VLT quando começar a operação comercial.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Fernando Frazão/Agência Brasil
O início da operação comercial do veículo leve sobre trilhos (VLT), que estava previsto para hoje (1º), foi adiado. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, não há ainda uma data definida para a operação, quando começará a ser cobrada uma tarifa dos passageiros.
Tampouco há informação sobre o horário de circulação do VLT quando começar a operação comercial. Atualmente, o VLT está circulando gratuitamente, das 10h às 17h, entre o terminal de cruzeiros da Praça Mauá e o Aeroporto Santos Dumont.
O adiamento teve o objetivo de garantir que a população se acostume com o veículo. Há, por exemplo, um receio de que as pessoas sejam atropeladas, já que o VLT é um veículo silencioso.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que, independentemente do início da operação comercial, o VLT circulará, durante os Jogos Olímpicos, das 6h às 24h. Na olimpíada, o VLT circulará a partir da região da Rodoviária Novo Rio, passando pela Praça Mauá e chegando ao Aeroporto Santos Dumont.
Fonte - Agência Brasil  01/07/2016

CBTU recupera carro do trem a diesel em Maceió

Transportes sobre trilhos

Toda a recuperação do carro foi realizada nas oficinas da CBTU Maceió, que já tem novos projetos para serem postos em prática no segundo semestre deste ano. A COMAN tem sido a grande responsável pela manutenção de equipamentos dos VLTs

Da CBTU
foto - CBTU
Num trabalho realizado com a participação da empresa SERVIMEC, a Coordenação de Manutenção da CBTU Maceió – COMAN recuperou mais um carro do trem a diesel,que já está pronto para atender aos usuários entre Maceió e Lourenço de Albuquerque.
Segundo o Coordenador da área, Aderson Jackson, os funcionários recuperaram os assentos danificados,a pintura de todo o carro,as janelas,além de uma revisão geral de toda a parte operacional, inclusive substituindo materiais de rodagem já comprometidos com o tempo de uso.
Toda a recuperação do carro foi realizada nas oficinas da CBTU Maceió, que já tem novos projetos para serem postos em prática no segundo semestre deste ano. A COMAN tem sido a grande responsável pela manutenção de equipamentos dos VLTs, principalmente os que são atingidos por atos de vandalismo como,quebra de janelas e para-brisas, apedrejados durante as viagens ao longo dos 32 quilômetros do sistema ferroviário.
Com informações da CBTU  30/06/2016

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Inaugurada na Suécia a primeira estrada elétrica do mundo

Tecnologia

Mas um dos desafios é reduzir a contaminação produzida por caminhões de carga que, no país nórdico, representam 15% das emissões de dióxido de carbono.O projeto, conhecido como e Highway - rodovia eletrificada ou eRodovia - acaba de ser inaugurado em um trajeto experimental de dois quilômetros da autoestrada E16, ao norte de Estocolmo.

Da BBC
Ao rodar no sistema eletrificado, a eficiência energética
 dos caminhões chega a 80%. - Imagem/Scania CV AB
A Suécia se colocou um desafio: conseguir fazer que, até 2030, o setor de transporte do país não utilize mais combustíveis fósseis.
No mercado já existem soluções para diminuir as emissões dos automóveis, como os carros elétricos e híbridos. Mas um dos desafios é reduzir a contaminação produzida por caminhões de carga que, no país nórdico, representam 15% das emissões de dióxido de carbono.
Por isso, o país está testando uma solução inovadora: autoestradas elétricas - as primeiras do mundo.
Nelas, os veículos pesados híbridos podem ser alimentados por uma rede elétrica graças a um sistema de distribuição de energia parecido com o utilizado nas linhas de trem ou nos trólebus.
O projeto, conhecido como eHighway - rodovia eletrificada ou eRodovia - acaba de ser inaugurado em um trajeto experimental de dois quilômetros da autoestrada E16, ao norte de Estocolmo.
Os caminhões híbridos contam com um mecanismo instalado no topo da boleia, chamado pantógrafo inteligente, que é acionado automaticamente quando o veículo entra trecho eletrificado da rodovia, conectando-se às linhas de eletricidade instaladas sobre a pista.
Diferentemente dos ônibus elétricos tipo trólebus, os caminhões podem se desconectar da rede se precisarem trocar de pista - para ultrapassar outro veículo, por exemplo. Nesse caso, o caminhão volta a usar diesel.
A velocidade máxima que o veículo faz quando conectado à rede elétrica é de 90 km/h. Quando os caminhões saem da rede, ativam o motor diesel para seguir o trajeto.
A empresa alemã Siemens, responsável pelo projeto, fará ainda neste ano um piloto parecido na Califórnia, nos Estados Unidos, em um trecho de três quilômetros da estrada que conecta o porto de Los Angeles a Long Beach.
Fonte - Inovação e Tecnologia  30/06/2016

Embraer duplica linha de montagem dos jatos executivos

Aviação

A nova linha complementa o portfólio de aeronaves montadas nos EUA, onde já são produzidos os modelos Phenom 100 e Phenom 300. As instalações adicionam cerca de 22.000 metros quadrados à área existente, de aproximadamente 20.000 metros quadrados no Aeroporto Internacional de Orlando-Melbourne.

Portogente
foto - ilustração/Embraer
A Embraer vai duplicar a linha de montagem para a produção de jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500, hoje concentrada em São José dos Campos (SP), com o início da produção das aeronaves também na Unidade de Melbourne, nos Estados Unidos.
A nova área conta com um hangar de montagem final, uma cabine de pintura, um centro para instalação de interiores, uma área dedicada às atividades de preparação para o voo e um centro de entregas. Um centro de logística também está sendo ampliado para receber as partes das aeronaves que continuam sendo fabricadas no Brasil.
A nova linha complementa o portfólio de aeronaves montadas nos EUA, onde já são produzidos os modelos Phenom 100 e Phenom 300. As instalações adicionam cerca de 22.000 metros quadrados à área existente, de aproximadamente 20.000 metros quadrados no Aeroporto Internacional de Orlando-Melbourne.
“Com o apoio do Governador Rick Scott e da equipe da Enterprise Florida, da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Space Coast na Flórida, do condado de Brevard, da cidade de Melbourne e do Aeroporto Internacional de Orlando-Melbourne, estamos dobrando o tamanho da nossa unidade em Melbourne com a adição das linhas de montagem do Legacy 450 e do Legacy 500”, disse Marco Tulio Pellegrini, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
A unidade de Melbourne iniciou suas operações em fevereiro de 2011 e o primeiro Phenom 100 foi entregue em dezembro do mesmo ano. Em agosto de 2012, o Phenom 300 passou ser produzido na moderna linha de montagem final de Melbourne. Mais de 170 jatos da linha Phenom, avaliados em mais de USD 1 bilhão, foram produzidos em Melbourne para clientes americanos e em outros 14 países.
Fonte - Portogente  30/06/2016

Metrô homenageia a Independência da Bahia

Independência da Bahia

“Sabemos que o bairro de Pirajá tem um simbolismo muito forte nas comemorações da Independência da Bahia e como responsáveis por um meio de transporte cada vez mais importante para a população não podíamos deixar de homenagear uma data tão significativa”, afirma o Gestor de Atendimento, Hamilton Trindade.

Da Redação

As comemorações da Independência do Estado da Bahia chegam pela primeira vez à Estação Pirajá. Amanhã, 1/7, às 16h30, um conjunto musical formado por alunos e professores do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) apresentará o Hino ao 2 de Julho e outras canções.
A iniciativa da concessionária reflete o nosso vínculo com a cultura, a história e com os ícones baianos. “Sabemos que o bairro de Pirajá tem um simbolismo muito forte nas comemorações da Independência da Bahia e como responsáveis por um meio de transporte cada vez mais importante para a população não podíamos deixar de homenagear uma data tão significativa”, afirma o Gestor de Atendimento, Hamilton Trindade.
O repertório que será executado inclui músicas de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim e Ary Barroso, entre outros compositores brasileiros e internacionais. O espetáculo contará com o som de percussão, guitarra, bateria, saxofone, piano, flauta, clarinete e voz.
Com informações da CCR Metrô Bahia  30/06/2016

Alston e Hitachi irão fornecer novos trens regionais a Trenitalia

Transportes sobre trilhos

A Alston e a Hitachi foram selecionada pela operadora ferroviária de trens de passageiros italiana,Trenitalia,para o fornecer 150 trens de media capacidade e 450 trens de alta capacidade respectivamente.

Da Redação
foto - Railway Gazette
A Trenitalia anunciou em 28 de junho que selecionou a Alstom e a Hitachi para fornecer dois dos três lotes de trens regionais.
Alstom foi selecionada para o lote 1,que abrange o fornecimento de 150 trens de média capacidade, com o mínimo de 200 lugares cada um.O Lote 2 para o fornecimento de 450 trens de alta capacidade, com um mínimo de 450 lugares cada,foi atribuído a Hitachi Rail Itália.
A Trenitalia informou ainda que a Stadler tinha conseguido o primeiro lugar na avaliação das propostas para o lote 3, abrangendo o fornecimento de trens a diesel, mas reservou-se ao direito de fazer uma avaliação mais aprofundada.
De acordo com a Trenitalia,a proposta no valor de até € 4⋅5bn,sem precedentes na Itália,atraiu o interesse dos principais fornecedores de material rodante de todo o mundo.Um total de 11 licitantes foram pré-qualificados,com propostas apresentadas para um ou mais lotes pela Alstom, Bombardier, CAF, Hitachi, Hyundai e Stadler.
Com informações da Railway Gazette  29/06/2016

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ferrovia Norte-Sul deve ter demanda de 68,4 milhões de toneladas até 2051

Ferrovias

Levantamento preliminar considera tramo central e sul. ANTT recebe contribuições da sociedade para aperfeiçoar o estudo de demanda.As cargas gerais devem representar a maior parte da demanda, com projeção de 10,8 milhões para o primeiro ano de operação e 35,9 milhões para 2051.

Agência CNT
foto - ilustração
A versão preliminar do estudo de demanda da Ferrovia Norte- Sul (tramo central e sul), elaborada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), aponta que a demanda potencial para a Ferrovia Norte-Sul poderá chegar a 68,4 milhões de toneladas até 2051. O levantamento considera que a operacionalização do trecho teria início a partir de 2017. Assim, no ano que vem, a demanda seria de 20,6 milhões de toneladas. Depois, a expansão estimada é de 3,6% ao ano.
O tramo central, localizado entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), está construído, mas as operações têm sido para testes, com movimentações de carga esporádicas. O tramo sul, entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d’Oeste (SP) está em obras, sob responsabilidade da Valec.
As cargas gerais devem representar a maior parte da demanda, com projeção de 10,8 milhões para o primeiro ano de operação e 35,9 milhões para 2051. Em seguida, vêm granéis sólidos agrícolas, que devem passar de 4,6 milhões para 14,8 milhões de toneladas movimentadas. Em terceiro, estão granéis sólidos, cuja demanda inicial estimada é de 2,5 milhões de toneladas e de 8,5 milhões de toneladas após 34 anos.

Tomada de subsídio
A ANTT quer aprimorar o estudo de demanda. Para isso, instaurou uma tomada de subsídio, a fim de colher contribuições sobre o tema. As sugestões podem ser encaminhadas por escrito à Agência, até o dia 15 de julho. A documentação e as orientações sobre como participar estão disponíveis no site da Agência.
O levantamento tem o objetivo de identificar a área de influência da Ferrovia Norte-Sul, os fluxos de transporte (considerando volume e tipo de cargas), a projeção do total de cargas movimentadas entre 2017 e 2051 e a alocação da demanda na ferrovia.
Fonte - Agência CNT de notícias  29/06/2016

Programação especial comemora 32 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista em Salvador

Arte&Cultura

O Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador terá uma programação especial gratuita para celebrar os 32 anos do espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult).Iniciativa será realizada por meio do projeto ‘Julho #SouMaisSolar’, que começa no próximo domingo (3),a partir das 13h.

Da Redação
Foto - Alex Oliveira/Secom
Uma programação especial gratuita, com diversas atividades culturais para agradar o público de todas as idades, ocupa o Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, para celebrar os 32 anos do espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Iniciativa será realizada por meio do projeto ‘Julho #SouMaisSolar’, que começa no próximo domingo (3), quando, a partir das 13h, acontecem as Audições Ne Kpop Dance Contest 2016 – A Team.
O encontro promove ações culturais e workshop sobre dança e música pop asiática. O projeto também leva para ao Solar o Bando Teatro Olodum e o espetáculo da Cia de Teatro Solidários de Brotas ‘Denzichi’, com a proposta de conscientizar o público no combate ao mosquito Aedes aegypti. “A ideia da comemoração deste ano é aproximar ainda mais o espaço da comunidade que o cerca, movimentando o Solar e trazendo serviços de qualidade para os moradores do Engenho Velho de Brotas”, ressalta o coordenador do Cine Teatro, Vinicius Lima. A programação completa está disponível no blog do Solar Boa Vista. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-2000.

Espaços Culturais
A Secult mantém 17 espaços culturais, administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos territórios de identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis na internet ou podem ser obtidas pelo telefone 71 3116-2000.
Com informações da Secom Ba.

Artigo sobre Paulo Freire na Wikipedia é alterado em rede do governo

Educação

Grupo que monitora as alterações feitas em páginas da Wikipedia identificou que as mudanças partiram de uma rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).No verbete editado, consta que Freire participou da última grande reforma da legislação educacional que resultou em um ensino "atrasado, doutrinário e fraco".

Leandro Melito
Do Portal EBC

foto - ilustração
Artigo que traz a biografia do educador Paulo Freire na Wikipedia foi alterado na tarde de ontem (28) com informações que atribuem a ele a origem da “doutrinação marxista” nas escolas e universidades. Grupo que monitora as alterações feitas em páginas da Wikipedia identificou que as mudanças partiram de uma rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). No verbete editado, consta que Freire participou da última grande reforma da legislação educacional que resultou em um ensino "atrasado, doutrinário e fraco".
Em nota, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, disse que a alteração não partiu de suas instalações, mas de um órgão público federal que não pode ter o nome divulgado por questões contratuais. O Serpro administra a rede que provê acesso à internet tanto em instalações do próprio órgão como em instituições públicas em todo o país.
"A alteração realizada não partiu das instalações do Serpro, mas, sim, de um órgão público, cujo acesso à internet é administrado pela empresa. Entretanto, o Serpro não está autorizado, por questões contratuais, a divulgar informações de acesso de seus clientes à rede", diz o comunicado.
Os parágrafos inseridos no artigo foram retirados de um texto publicado no site do Instituto Liberal com o título “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento”. O texto é assinado por um integrante da rede Estudantes Pela Liberdade e do Movimento Universidade Livre.
As críticas aos ideais de Paulo Freire têm sido comuns nos recentes debates envolvendo o movimento "Escola sem Partido" que questiona as diretrizes curriculares e o debate político dentro das instituições de ensino, acusadas de "ideologizar" os alunos.
“Aí está uma das origens da nossa já conhecida doutrinação marxista nas escolas e universidades, que em vez de formar cidadãos e profissionais para o crescimento do país, forma soldados dispostos a defender com unhas e dentes o marxismo no meio acadêmico”, diz o trecho de um dos parágrafos inseridos no artigo.

Obra
A principal obra do educador pernambucano Paulo Freire, “Pedagogia do Oprimido” (1968), é a terceira mais citada mundialmente em trabalhos da área de humanas, segundo um levantamento realizado no Google Scholar, ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica. O pedagogo também é referência nacional nas pesquisas da área.
Para o diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire (IPF), Paulo Roberto Padilha, esse tipo de ação é uma tentativa de doutrinar leitores que não conhecem a história do educador.
“O que está publicado é um absurdo, uma aberração política e pedagógica, não corresponde à verdade. O que ele [Paulo Freire] queria é uma educação que libertasse a pessoa, para que se tornasse uma pessoa crítica, capaz de questionar qualquer doutrinação”, afirma.
Padilha destaca que os trechos inseridos na Wikipedia serão questionados nacional e internacionalmente pela comunidade de estudiosos da obra de Paulo Freire. Realizado a cada dois anos, o Fórum Paulo Freire que reúne estudiosos interessados em discutir a obra do autor terá sua 10ª edição neste ano em Santiago (Chile), onde Freire escreveu e publicou Pedagogia do Oprimido durante o exílio.
Proibido pelos militares durante a ditadura no Brasil (1964-1985), o livro só viria a ser publicado em território nacional em 1974.
“A gente vê inventada nesse tipo de ação a mesma lógica do golpe militar, querendo desfigurar e descaracterizar a palavra do Paulo Freire. Estaremos no Chile discutindo uma educação libertadora que não se restringe a um ou outro teórico, mas dialoga com os diferentes, contra o retrocesso”, reforçou Padilha.
Outro trecho do texto inserido no artigo da Wikipedia fala sobre a participação de Freire no processo que originou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, durante a reforma educacional feita em 1996, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Segundo o coordenador pedagógico do instituto, a LDB, da forma como foi aprovada, não contemplou a visão de Freire. “Paulo Freire inspirou muitos educadores que tiveram papel importante na LDB, mas de última hora a lei foi desconfigurada. Ele o fez com a expectativa de uma outra perspectiva”, afirma.
Fonte - Agência Brasil  29/06/2016

Dias Toffoli revoga prisão do ex-ministro Paulo Bernardo

Política

Na decisão,Toffoli indeferiu pedido de liminar na Reclamação (Rcl) 24506, mas,“por reputar configurado flagrante constrangimento ilegal,passível de correção por habeas corpus de ofício quando do julgamento de mérito da ação”,determinou “cautelarmente,sem prejuízo de reexame posterior”,a revogação da prisão preventiva de Paulo Bernardo.

Michèlle Canes
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da defesa e revogou hoje (29) a prisão do ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Na decisão, Toffoli indeferiu pedido de liminar na Reclamação (Rcl) 24506, mas, “por reputar configurado flagrante constrangimento ilegal, passível de correção por habeas corpus de ofício quando do julgamento de mérito da ação”, determinou “cautelarmente, sem prejuízo de reexame posterior”, a revogação da prisão preventiva de Paulo Bernardo.
O ministro determinou ainda que o Juízo Federal da 6ª Vara Criminal Especializada em Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional e em Lavagem de Valores da Seção Judiciária de São Paulo “avalie a necessidade, se for o caso, de aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, dentre aquelas previstas nos artigos 319 e 321 do Código de Processo Penal”.
De acordo com os advogados Rodrigo Mudrovitsch, Juliano Breda e Verônica Sterman, a decisão do ministro Dias Toffoli, acolhendo pedido da defesa técnica, "desconstruiu todos os fundamentos da prisão de Paulo Bernardo. Deixou claro que os fundamentos eram genéricos e que os requisitos legais e constitucionais não estavam presentes”.

Justificativas

O ex- ministro Paulo Bernardo foi preso na quinta-feira (23), durante a Operação Custo Brasil da Polícia Federal, um desmembramento da Operação lava Jato. A liberdade do ex-ministro foi pedida esta semana. Na ação, os advogados também tentaram suspender as investigações em curso na Justiça Federal de São Paulo e remeter o caso para o STF.
Em sua decisão, que atendeu em parte ao pedido da defesa, Toffoli afirmou que não viu elementos de que o juiz da 6ª Vara tenha usurpado a competência da Corte. Com relação à prisão preventiva de Paulo Bernardo, o ministro disse que não identificou elementos que mostrem que a prisão seja necessária como, por exemplo, que o ex-ministro tenha a intenção de fugir para o exterior, que esteja enviando dinheiro para fora do país ou que, ao ser solto, poderia cometer novos crimes.
“A prisão preventiva para garantia da ordem pública seria cabível, em tese, caso houvesse demonstração de que o reclamante estaria transferindo recursos para o exterior, conduta que implicaria em risco concreto da prática de novos crimes de lavagem de ativos. Disso, todavia, por ora, não há notícia. Também não foram apontados elementos concretos de que o reclamante, em liberdade, ora continuará a delinquir”.

Interferência

O ministro disse ainda que a decisão tomada pelo juiz da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo não traz elementos que mostrem que Paulo Bernardo possa interferir na produção de provas. “Na espécie, a decisão do juízo de primeiro grau se lastreia, de modo frágil, na mera conjectura de que o reclamante, em razão de sua condição de ex-ministro e de sua ligação com outros investigados e com a empresa envolvida nas supostas fraudes, poderia interferir na produção da prova, mas não indica um único elemento fático concreto que pudesse amparar essa ilação”.
Toffoli entendeu que a decisão de prender Paulo Bernardo não atende a entendimento anterior do STF sobre os requisitos para a prisão. “Mas não é preciso acrescentar para se concluir que a decisão que decretou a prisão preventiva do ora reclamante contrasta frontalmente com o entendimento consolidado pela Suprema Corte a respeito dos requisitos da prisão cautelar, e não pode subsistir”, concluiu.
Fonte - Agência Brasil  29/06/2016

Sustentabilidade está ligada à redução da desigualdade, defendem especialistas

Sustentabilidade

A desigualdade é um dos motivos que leva a maioria da população da capital paulista a considerar a preservação do meio ambiente ruim ou péssima. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara, 51,1% de 2.049 entrevistados em todas as regiões de São Paulo têm essa percepção. “A principal ação para garantir a sustentabilidade é diminuir as desigualdades do ponto de vista territorial, por meio de políticas públicas específicas para cada área

Revista Amazônia
Rev.Amazônia
A necessidade de reduzir a desigualdade em São Paulo é uma das soluções para melhorar a sustentabilidade na cidade. É o que sinalizaram os participantes do painel desta segunda-feira (20/6) do Ciclo de Debates SP 2030, promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, cujo tema foi sustentabilidade.
A desigualdade é um dos motivos que leva a maioria da população da capital paulista a considerar a preservação do meio ambiente ruim ou péssima. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara, 51,1% de 2.049 entrevistados em todas as regiões de São Paulo têm essa percepção. “A principal ação para garantir a sustentabilidade é diminuir as desigualdades do ponto de vista territorial, por meio de políticas públicas específicas para cada área. Se for um assentamento, é necessário saneamento, habitação, áreas verdes de equipamentos públicos”, disse a professora de planejamento territorial da UFABC (Universidade Federal do ABC) Luciana Travassos.
Integrante da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio argumentou que é necessário que toda a população tenha acesso igual a todos os serviços oferecidos. “É fundamental um planejamento sério e de longo prazo que tenha como referência a garantia de que todos tenham acesso à serviços básicos, o fortalecimento das subprefeituras e maior poder aos movimentos sociais e associações de bairro para reduzir essa desigualdade”, disse.
A pesquisadora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Fernanda Meirelles comentou a importância do saneamento básico nesse processo. “As pessoas estão mais preocupadas com a coleta do esgoto. Mas precisamos saber de que forma é feito o tratamento dos resíduos e a qualidade da água que é devolvida para a sociedade”, argumentou.
O vereador Ricardo Young (Rede) defendeu a mudança de atitude do poder público para se reduzir as desigualdades. “É necessário de pensar em políticas de forma integrada. O interesse econômico conduz toda qualidade de vida da população e enquanto tiver essas negociações não vamos conseguir ter uma sociedade sustentável. Podemos ver a questão da habitação, antes se pensa no terreno mais barato, economicamente. Sendo que deveria se pensar socialmente”, comentou.
O diretor-presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzert Pato, gostou do debate. “Pudemos desmontar um pouco a ideia de que sustentabilidade está ligada apenas a ideia de separar o lixo corretamente. A sustentabilidade é um conflito complexo e envolve pensar em todas as áreas de forma sistêmica e que a participação social faz parte do processo”, disse
Fonte - Revista Amazônia  29/06/2016

Campanha de financiamento coletivo para viagens de Dilma estreia com meta de R$500 mil

Política

Batizada de “Jornada pela Democracia”, uma campanha lançada na internet nesta quarta (29) para financiar as viagens da presidenta afastada Dilma Rousseff pelo Brasil já arrecadou mais de R$ 37 mil em 3 horas. A meta dos organizadores é alcançar R$500 mil.

Sputnik

A “vaquinha” está hospedada no site Catarse, maior portal de crowdfunding do país, e aceita contribuições a partir de R$10 de qualquer pessoa física residente no Brasil.
“Mostrar que o impeachment é fraudulento requer conversar com parlamentares, representantes de instituições e de movimentos sociais. Requer, sobretudo, estar junto a cidadãs e cidadãos de todo o País, alertando e mobilizando sobre o papel fundamental de cada um na resistência ao golpe”, diz a descrição dos objetivos da campanha.
Presidenta Dilma Rousseff durante Ato “Mulheres pela Democracia contra o Golpe”, no Rio de Janeiro
As criadoras do projeto, Guiomar Lopes e Celeste Martins, se identificam como “amigas de longa data da presidenta Dilma”, ressaltam que “a denúncia do golpe incomodou o governo provisório e ilegítimo, que estabeleceu medidas restritivas à movimentação da presidenta” a fim de tentar “evitar que o golpe seja mostrado como realmente é: um processo espúrio de retirada de direitos do povo, inclusive o mais importante, que é o direito de escolher seus governantes pelo voto direto”.
A ideia da campanha surgiu após a decisão do presidente interino Michel Temer de restringir as viagens de Dilma junto à Força Aérea Brasileira ao trecho entre Brasília e Porto Alegre, onde reside a família da presidenta.
Fonte - Sputnik  29/06/2016

Começa a fase de testes de carros compartilhados em Fortaleza

Mobilidade

A partir da próxima semana, ocorrerá uma fase de adaptação, na qual os usuários poderão fazer o test drive dos carros 100% elétricos.Neste primeiro momento, ocorrerá uma fase de adaptação, na qual os usuários serão apresentados ao sistema, realizarão o pré-cadastro e poderão fazer o test drive dos carros 100% elétricos.O sistema de carros elétricos deve entrar em operação completa em setembro deste ano em Fortaleza

Diário do Nordeste*
foto - Fernanda Siebra/DN
O sistema de carros elétricos compartilhados de Fortaleza tem início na próxima segunda-feira (4), com a disponibilidade de três veículos em uma estação itinerante que passará por seis pontos da cidade. Neste primeiro momento, ocorrerá uma fase de adaptação, na qual os usuários serão apresentados ao sistema, realizarão o pré-cadastro e poderão fazer o test drive dos carros 100% elétricos. Os detalhes da operação foram apresentados em coletiva, ontem, pelo prefeito Roberto Cláudio.
Os endereços por onde passará a estação itinerante foram escolhidos como potenciais locais de implantação dos equipamentos.
A implantação do "Vamo", sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade e como é denominado o projeto-piloto, será realizada em mais duas fases além do período de apresentação. A segunda etapa começará em 1º de agosto e será uma operação assistida, com a disponibilidade de sete carros elétricos distribuídos em cinco estações.
A terceira fase é a operação completa do sistema, previsto para se iniciar no dia 1º de setembro, quando haverá 20 veículos.
Para o cadastro no sistema,em plataforma online ainda a ser lançada,o usuário deve apresentar a carteira nacional de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão, que é de R$ 40,00, cobrada mensalmente. O valor, no entanto, será revertido em créditos para o usuário, que pagará o valor fixo de R$ 20,00 pelos trinta minutos iniciais. Após esse intervalo, a cobrança será realizada por minutos adicionais, sendo debitado o valor de R$ 0,80 o minuto entre 30 e 60 minutos adicionais, R$ 0,60 entre 60 e 120 minutos adicionais, R$ 0,50 entre 120 e 240 minutos e R$ 0,40 após 240 minutos.

Incentivo
Como formas de incentivo, os usuários cadastrados poderão, pelo aplicativo, oferecer e solicitar carona e, assim, dividir a taxa. Usuários do Bilhete Único terão 25% de desconto na tarifa de adesão e os carros poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.
O sistema será monitorado por seis meses, podendo ser alterado ou expandido com base na aceitação do público, segundo a Prefeitura.
O sistema funcionará de domingo a domingo, das 5h às 23h59 para a retirada do carro e 24h/dia para a devolução. Pelo aplicativo, o usuário pode reservar o carro e retirá-lo dentro de 15 minutos.
*Renato Bezerra 
Fonte - Diário do Nordeste  29/06/2016

terça-feira, 28 de junho de 2016

Marinha alerta para ressaca no mar com ondas de até 3 metros

 Tempo

A previsão é de ondas de até três metros de altura.Além de um aviso de "Mar Grosso", prevendo ondas de até 4 metros até as 21h de quarta-feira,29.De acordo com o órgão,foi emitido comunicado alertando para que marinas,iates clubes e empresas de transporte marítimo tomem suas precauções.

A Tarde
Luciano da Matta/Ag.A Tarde
A Marinha do Brasil alerta para a previsão de ressaca do mar, nesta terça-feira, 28, em todo o estado da Bahia. Segundo informações do Centro de Hidrografia da Marinha, a advertência vale até as 9h de quinta-feira, 30. A previsão é de ondas de até três metros de altura. Além de um aviso de "Mar Grosso", prevendo ondas de até 4 metros até as 21h de quarta-feira, 29.
De acordo com o órgão, foi emitido comunicado alertando para que marinas, iates clubes e empresas de transporte marítimo tomem suas precauções. Também foram divulgados alertas por fonia, em VHF, e fax para fortalecer o dever da atenção no mar.
Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato, em qualquer horário, por meio do telefone (71) 3507-3777. Pedidos de auxílio também podem ser feitos para o Salvamar Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, através do telefone 08002843878.
Fonte - A Tarde  28/06/2016

Financiamento para metrô do Rio só sai se estado quitar dívidas em atraso

Transportes sobre trilhos

“As operações de crédito devem seguir os parâmetros do Tesouro Nacional. Entre eles, está o de que o estado esteja adimplente.Sem isso, não tem como a gente dar aval a qualquer novo empréstimo”.Há vários meses, o estado do Rio de Janeiro não paga integralmente as parcelas da dívida com organismos internacionais.

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil*

foto - ilustração
Novos financiamentos para o metrô do Rio de Janeiro só sairão se o estado ficar em dia com a União e os organismos internacionais, disse hoje (28) a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Segundo ela, o estado precisa ficar adimplente para receber o aval do Tesouro para contrair um empréstimo de R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para concluir as obras da Linha 4 do metrô.
“As operações de crédito devem seguir os parâmetros do Tesouro Nacional. Entre eles, está o de que o estado esteja adimplente. Sem isso, não tem como a gente dar aval a qualquer novo empréstimo”, disse a secretária. “A gente não está introduzindo nenhuma regra. Elas já estão aí.”
Pela legislação, os estados e os municípios dependem de autorização do Tesouro para contrair financiamentos. Em troca, os governos locais comprometem-se com metas de ajuste fiscal e com o cumprimento de todas as obrigações financeiras.
Há vários meses, o estado do Rio de Janeiro não paga integralmente as parcelas da dívida com organismos internacionais. No caso de dívidas com garantia da União, o Tesouro cobre o calote, mas abate o valor não pago dos repasses do Fundo de Participação dos Estados, como ocorreu em maio, quando o Rio deixou de pagar a agência francesa de fomento.
Em relação à ajuda de R$ 2,9 bilhões para o estado do Rio de Janeiro, autorizada pela Medida Provisória 734, a secretária do Tesouro informou que o Ministério do Planejamento ainda está definindo os detalhes técnicos de como será liberada a ajuda. Ela não deu data para a liberação do dinheiro, que depende de uma nova medida provisória para abrir crédito extraordinário no Orçamento.
Além da ajuda de quase R$ 3 bilhões, o governo do Rio havia pedido um financiamento de R$ 1 bilhão do BNDES para completar as obras do metrô. No último dia 17, o estado decretou estado de calamidade pública financeira por causa da crise econômica. Além da recessão, que diminui a arrecadação de tributos, o estado sofre com a queda do preço internacional do petróleo, que reduz o pagamento de royalties.
No fim da tarde de hoje, o secretário de Fazenda do Rio, Julio Bueno, participou de reunião com a secretária do Tesouro. Ele saiu sem falar com a imprensa.
* Colaborou Heloísa Cristaldo
Fonte - Agência Brasil  28/06/2016

Obras de requalificação do Centro Histórico de Salvador dão 'nova cara' ao Pelô

Urbanismo

Um contexto novo para quem frequenta o local. "Muitos lugares já foram recuperados. Colocaram as pedras onde faltavam. Só no Terreiro de Jesus, agora temos seis rampas de acesso. Antes só tínhamos duas”, diz o vendedor ambulante Reinaldo Sales.

Da Redação
Divulgação/Gov.Ba
Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Pelourinho passa por diversas intervenções do Governo do Estado com o objetivo de reverter o forte processo de degradação vivido nas últimas décadas. Por meio do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, o bairro, que tem sua história intimamente ligada à história da capital baiana, já conta com vias pavimentadas, sistema de drenagem, iluminação ampla e calçadas recuperadas e equipadas com itens de acessibilidade. Um contexto novo para quem frequenta o local. "Muitos lugares já foram recuperados. Colocaram as pedras onde faltavam. Só no Terreiro de Jesus, agora temos seis rampas de acesso. Antes só tínhamos duas”, diz o vendedor ambulante Reinaldo Sales.

Divulgação/Gov.Ba
O Pelô reúne uma vasta riqueza histórica e cultural. No local, baianos e turísticas podem ter acesso a igrejas, artesanato, além de casarões antigos, com arquitetura colonial barroca portuguesa preservada e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a modernização do Centro Histórico, atividades econômicas já começam a ganhar força novamente. "A reforma das ruas é importante para o turísmo e também para a nossa cidade", ressalta o guia turístico, Edvaldo Macedo.
Em resumo, as intervenções no Pelourinho já proporcionam qualidade de vida aos moradores e prosperidade aos comerciantes.
Com informações da Secom Ba.  28/06/2016

RJ realiza estudos para revitalizar ramal ferroviário

Transportes sobre trilhos

O trecho corta os municípios de São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu, e é utilizado somente para o transporte de carga. A prefeitura fechou uma parceria de 200 mil euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que destinará a consultoria para a Tectran.

Estação Ferroviária
foto - ilustração
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro lançou esta semana um plano de desenvolvimento urbano que visa revitalizar um ramal ferroviário de 18 quilômetros entre o Arco Metropolitano, na Baixada Fluminense, à estação do metrô da Pavuna, na Zona Norte.
O trecho corta os municípios de São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu, e é utilizado somente para o transporte de carga. A prefeitura fechou uma parceria de 200 mil euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que destinará a consultoria para a Tectran.
O estudo vai beneficiar cerca de 500 mil moradores e a previsão é de que o levantamento seja concluído em seis meses.
“Tenho certeza de que este será um bom exemplo de projeto-piloto”, afirmou o consultor da Tectran, Marc Olivier Maillefaud.
O diretor da AFD, David Willecomme, explicou que a parceria técnica prevê o apoio no setor de infraestrutura urbana, o que inclui a mobilidade.
Fonte - ANPTrilhos  28/06/2016

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mujica: deputados prejudicaram imagem do Brasil

Política

O ex-presidente do Uruguai José Mujica afirmou, nesta quarta-feira, que o posicionamento dos deputados brasileiros durante a votação do processo de impeachment da Presidenta Dima Rousseff prejudicou a imagem do país no exterior.

Sputnik
Sputnik
“Essa transmissão fez mal ao Brasil como nação, ao prestígio do Brasil. Reduziram a categoria do Brasil na consideração mundial. Se tivessem votado sem fundamentar, teria sido mais saudável para o futuro do Brasil”, disse Mujica, atual senador uruguaio licenciado, segundo a Agência Brasil.
Mujica se referiu especialmente à deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG), casada com o prefeito de Montes Claros (MG).
“É paradoxal que queira tirar a presidente um monte de gente que (responde a) acusações (criminais), que vota por um monte de coisas, como aquela que votou pela honestidade do marido e no outro dia o marido é preso.”
Em sua votação, a deputada citou o marido, Ruy Muniz, como exemplo de gestor público. No dia seguinte, o prefeito foi preso pela Polícia Federal em uma operação para apurar a prática dos crimes de falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação pública, estelionato, prevaricação e peculato.
Mujica também acredita que os grandes meios de comunicação brasileiros fizeram campanha contra o PT e os partidos mais alinhados à esquerda.
“A direita tem o controle dos grandes meios de comunicação e os tem utilizado para criar um senso comum. Desnudando nossos defeitos e mostrando o que não são defeitos da esquerda ou do PT, mas da sociedade brasileira”, disse.
Mujica afirmou também que se o cenário econômico brasileiro não fosse desfavorável, o processo de impeachment não iria adiante.
“Se as forças conspirativas da direita dão resultado, é porque tem algo. A conspiração existe sempre. A direita usou muito bem os erros que cometemos. Mas o fez em um momento histórico que resumo como: a conjuntura econômica estava a favor para gerar descontentamento.”
Fonte - Sputnik  27/06/2016

Via Metropolitana (Camaçari-Lauro de Freitas) está com quase 50% das obras concluídas

Infraestrutura viária

Com as obras iniciadas em janeiro de 2015, a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas vai ligar a BA- 526, na altura do Km-18,5 da Rodovia Cia Aeroporto, até a BA-099, na Estrada do Coco, contornando a região central do município de Lauro de Freitas.

Da redação
foto - Manu Dias Gov.Ba
Apesar da chuva que cai sobre a Região Metropolitana de Salvador (RMS), as obras nos 11,2 quilômetros da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas estão sendo executadas de acordo com o previsto pelo cronograma e devem ser entregues em março de 2017. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (27) pelo gerente de engenharia da Bahia Norte, concessionária responsável pelos trabalhos, Wagner Magalhães, durante visita ao local.
“Hoje, a obra está com um avanço de 47%. Da Estrada do Coco [onde foi construída uma passagem subterrânea] até o Rio Joanes temos três quilômetros, aproximadamente, de área pavimentada, com conclusão de toda a drenagem e a parte de infraestrutura viária. O prazo será cumprido. Estamos bastante empenhados”, afirmou Magalhães.
Das 12 pontes previstas no projeto, nove já estão em fase de acabamento, como as que foram erguidas sobre os rios Paranamirim e Joanes. Além da recuperação da vegetação nas margens, barreiras de metal foram instaladas em diversos pontos da via para ampliar a segurança.
A intervenção

foto - Alberto Coutinho/Gov.Ba
Com as obras iniciadas em janeiro de 2015, a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas vai ligar a BA- 526, na altura do Km-18,5 da Rodovia Cia Aeroporto, até a BA-099, na Estrada do Coco, contornando a região central do município de Lauro de Freitas. Quando concluída, deve aliviar também o sistema viário da região norte da capital como as avenidas Paralela e Dorival Caymmi e o Complexo Dois de Julho, próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador.
As intervenções devem reduzir pela metade o tempo do percurso dos cerca de 110 mil veículos que trafegam diariamente pela região. A expectativa é que no pico da obra sejam gerados 750 empregos diretos. Neste momento, 300 trabalhadores da construção civil desempenham diferentes funções no canteiro de obras, entre eles, o ajudante de pedreiro Felipe Costa, morador do município de Simões Filho. “Me sinto bem de ver a comunidade confortável. Depois de abrir essa via vai melhorar o trânsito. Os trabalhadores aqui estão alegres, felizes. Todo mundo ganhando o seu [dinheiro], tudo certinho”.
Com informações da Secom Ba. 27/06/2016

Sistema Ferry-Boat opera nessa segunda (27) com sete embarcações e viagens extras

Travessia Marítima

Nesta segunda (27) o sistema Ferry-Boat opera com sete embarcações,além dos horários normais viagens extras estão sendo realizadas para atender a demanda de passageiros e veículos no retorno a Salvador após os festejos se São joão.

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
O sistema Ferry-Boat opera nesta segunda-feira (27) com sete (07) embarcações - Ivete Sangalo, Pinheiro, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Zumbi dos Palmares. Além dos horários regulares (de hora em hora), vêm ocorrendo saídas extras para atender o movimento contínuo de veículos e pedestres, especialmente, em Bom Despacho. Em São Joaquim o movimento é inferior. A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que as passagens podem ser adquiridas nos terminais São Joaquim e Bom Despacho por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.
Para consultas de disponibilidade de vagas no serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), os usuários devem acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-. O pagamento para este serviço pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h 
Contatos - 071 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da Internacional Travessias Salvador  27/06/2016

Perícia diz que decretos são irregulares, mas não vê atos de Dilma nos atrasos

Política

De acordo com laudo pericial, não foram identificados atos da presidenta afastada que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para os atrasos nos pagamentos aos bancos públicos, chamados pedaladas fiscais.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Peritos designados pela Comissão Processante de Impeachment do Senado concluíram que três dos quatro decretos de crédito suplementar assinados pela presidenta afastada Dilma Rousseff eram irregulares, por terem sido editados sem aval do Congresso Nacional, e tiveram impacto negativo no cumprimento da meta fiscal. No entanto, de acordo com laudo pericial, não foram identificados atos da presidenta afastada que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para os atrasos nos pagamentos aos bancos públicos, chamados pedaladas fiscais.
A edição dos decretos com crédito suplementar e os atrasos nos pagamentos embasam o processo de impeachment de Dilma, que levou ao afastamento dela da Presidência da República.

Decretos de crédito suplementar
Para o três peritos – servidores do Senado João Henrique Pederiva, Diego Prandino Alves e Fernando Álvaro Leão Rincon –, três dos quatro decretos analisados pelos senadores no processo de impeachment tiveram impacto negativo no cumprimento da meta fiscal, que se encontrava vigente no momento em que foram assinados. No laudo, os peritos afirmam que os órgãos responsáveis não emitiram alertas de que os decretos de crédito suplementar eram irregulares, ou seja, foram aprovados sem autorização do Parlamento.
A defesa de Dilma argumenta que os decretos não impactaram no cumprimento da meta fiscal, pois dizem respeito somente a dotações – permissões de gastos – orçamentárias, não resultando necessariamente em impacto fiscal negativo, pois não envolveram o empenho ou a execução financeira dos gastos. Assim, os atos seriam simples reprogramações da alocação de recursos da União.
Os peritos do Senado concluíram que três dos quatro decretos tiveram execução financeira posterior, resultando em prejuízo para o cumprimento da meta fiscal então vigente, que havia sido aprovada em janeiro de 2015. Os decretos foram assinados por Dilma em julho e agosto.
Para a junta de peritos, os decretos violaram o Artigo 4 da Lei de Orçamento Anual (LOA), que regulamenta os gastos suplementares ao Orçamento e determina aprovação legislativa prévia para esses gastos.
“Embora não se tenha obtido informações completas relativas à execução das dotações suplementares constantes exclusivamente desses três decretos (excluídas as dotações iniciais e demais suplementações), esta Junta identificou que pelo menos uma programação de cada decreto foi executada orçamentária e financeiramente no exercício financeiro de 2015, com consequências fiscais negativas sobre o resultado primário apurado”, escreveram os peritos.
Os peritos acrescentaram, no entanto, que não houve, por parte da Secretaria de Orçamento Federal, nenhum alerta, antes da assinatura, de que os decretos seriam incompatíveis com a meta fiscal.

Plano Safra
A junta pericial concluiu também que o atraso no pagamento de equalização de juros aos bancos públicos no âmbito do Plano Safra representaram operações de crédito com a União, o que é vedado por lei.
Por meio do Plano Safra, os bancos públicos financiam os produtores rurais a juros baixos com recursos próprios e depois recebem do governo a diferença entre o cobrado dos agricultores e o que a instituição financeira pagou para captar o dinheiro.
A defesa de Dilma argumenta que os atrasos no pagamento dessas equalizações não configuram operações de crédito, mas uma prestação de serviço corriqueira e sempre aceita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), até que a corte mudou seu entendimento sobre a questão no ano passado.
Para os peritos, os atrasos foram de fato operações de crédito levando em conta artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com eles, os valores estiveram sujeitos a juros pela demora no pagamento, onerando a União em mais de R$ 450 milhões.
“Houve operações de crédito do Tesouro Nacional junto ao Banco do Brasil, conforme as normas contábeis vigentes, em decorrência dos atrasos de pagamento das subvenções concedidas no âmbito do Plano Safra”, diz o laudo pericial.
De acordo com o cronograma aprovado pela Comissão Processante de Impeachment do Senado, acusação e defesa têm agora 24 horas para solicitar esclarecimentos sobre a perícia. A partir de então, os peritos terão 72 horas para esclarecer as dúvidas.
Fonte - Agência Brasil  27/06/2016

DCM entrevista Ciro Gomes na TVT

Política

Em entrevista concedida ao DCM na TVT Ciro Gome fala sobre o atual momento político brasileiro




imagem/YouTube

domingo, 26 de junho de 2016

Programa Ruas Abertas passa a ser permanente em vários bairros de São Paulo

Ruas Abertas

De acordo com a determinação, as subprefeituras da cidade deverão definir, de forma participativa, as vias públicas que irão participar do programa, assim como os dias e horários. No Ruas Abertas, são permitidas manifestações artísticas, culturais e esportivas, desde que respeitados os níveis máximos de ruído e que não causem incômodo aos moradores.

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Daniel Mello/Agência Brasil
Por meio de decreto, a prefeitura de São Paulo instituiu de forma oficial o programa Ruas Abertas – que promove, em domingos e feriados, a ocupação de ruas e avenidas da cidade de forma alternativa ao do veículo automotor. O decreto, assinado pelo prefeito Fernando Haddad, foi publicado ontem (26) no Diário Oficial do município.
De acordo com a determinação, as subprefeituras da cidade deverão definir, de forma participativa, as vias públicas que irão participar do programa, assim como os dias e horários. No Ruas Abertas, são permitidas manifestações artísticas, culturais e esportivas, desde que respeitados os níveis máximos de ruído e que não causem incômodo aos moradores.
“As vias indicadas serão previamente submetidas a estudos de viabilidade e impacto viário pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e priorizadas em função de critérios de acessibilidade por meio de transporte público. É vedada a inclusão no programa de trechos de vias públicas em que haja hospitais, prontos-socorros, velórios ou cemitérios quando não apresentadas rotas alternativas a essas vias”, diz o documento.

Sociedade Civil
O decreto institui a criação do Comitê Intersetorial de Ruas Abertas, com representantes das secretarias da prefeitura, que deverá apresentar às subprefeituras propostas de melhoria do programa.
No entanto, o documento cria também duas instâncias com representantes da sociedade civil, que poderão apresentar propostas às subprefeituras: o Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento do Programa Ruas Abertas, com representantes da prefeitura e de entidades da sociedade civil ligadas à agenda de mobilidade e novas formas de uso do espaço público; e os Conselhos Gestores Locais, um em cada uma das 32 subprefeituras, com representantes eleitos pelos moradores.Fonte - Agência Brasil  26/05/2016

Trens do pré-metrô ‘repousam’ no centro do Rio

Transportes sobre trilhos

Sem uso há 12 anos, 28 composições se deterioram. Estado as transferiu para concessionária em troca de obras.Sob sol e chuva, eles se deterioram lentamente estocados no pátio do MetrôRio na Cidade Nova, próximo à prefeitura.

Gustavo Ribeiro - O Dia
foto - João Laet / Agência O Dia
Rio - Trens que operavam na Linha 2 do então sistema de pré-metrô do Rio estão sem uso desde 2004. Sob sol e chuva, eles se deterioram lentamente estocados no pátio do MetrôRio na Cidade Nova, próximo à prefeitura. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) transferiu, em fevereiro do ano passado, 28 composições antigas para a concessionária assumir a construção de duas subestações de energia, avaliadas em R$ 18 milhões, que seria custeada pelo governo.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) vai analisar o repasse dos bens em uma auditoria que confere o equilíbrio financeiro da concessão da Linha 1.
A secretaria afirma que as novas subestações, em Thomaz Coelho e Coelho Neto, já foram construídas pelo MetrôRio. O órgão argumenta que as composições ficaram obsoletas em relação ao modelo de operação atual e se tornaram patrimônio da concessionária. Questionada pela reportagem sobre os valores envolvidos na operação, a Setrans não informou quanto valiam os trens transferidos e não confirmou se essa avaliação chegou a ser feita.
Questionada, a concessionária MetrôRio também não respondeu sobre o valor da propriedade adquirida. A empresa informou apenas que os trens estão obsoletos e que, por isso, não serão reaproveitados em nenhuma linha. A companhia avalia que destino dará às composições, que receberam instalações de ar-condicionado na época em que eram do governo.
O TCE explicou que, como se trata de operação financeira, a cessão dos trens será avaliada na auditoria da Linha 1 em curso, que pretende saber como está a balança das obrigações financeiras do estado e da concessionária. De acordo com o órgão, não se trata de análise sobre a legalidade da transição, mas do ponto de vista contábil. O procedimento, iniciado há pouco tempo, não tem prazo para conclusão.
José Ricardo Ramalho, especialista em Direito Administrativo, ressalta que o estado deveria saber o valor do patrimônio negociado. “O governo deveria ter calculado o valor dessas unidades, senão como provar que não causou dano ao erário?”

Opções para a utilização
Especialistas em mobilidade contestam que as composições do pré-metrô sejam obsoletas. Segundo Atilio Flegner, pesquisador do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, os carros, fabricados pela falida Cobrasma na Bélgica e em São Paulo, têm capacidade para 24 mil passageiros por hora e por sentido e poderiam substituir as locomotivas a diesel da SuperVia nos ramais Inhomirim e Guapimirim. O pré-metrô era um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT), de menor capacidade que o metrô, que funcionava em parte da Linha 2 nas décadas de 1980 e 1990.
“Alguns desses trens começaram a rodar a partir de 1979 e outros, em 1981. Não têm nem 40 anos de idade. Obsoletas são as locomotivas da década de 1950 da SuperVia”, avalia Flegner. “As locomotivas a diesel poluem o ar e têm aceleração e frenagem muito lentas. O VLT acelera e freia mais rapidamente, o que diminuiria o tempo de viagem, e é mais silencioso, por ser elétrico. Só teria que eletrificar os ramais Inhomirim e Guapimirim.” A SuperVia informou não ter recebido proposta do estado para os VLTs.
Doutor em Engenharia de Transporte, Fernando Mac Dowell, responsável pelo projeto do pré-metrô, garante que os VLTs poderiam ter sido colocados em operação no metrô antes da compra dos atuais trens chineses. Na visão dele, o governo poderia aproveitar melhor os veículos se fosse criada uma linha de VLT na Barra da Tijuca, ligando regiões do bairro à futura estação da Linha 4, no Jardim Oceânico. “O mais caro é o carro, que já está aí.” Professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Márcio D’Agosto lembra que projeto de 1970 previa um pré-metrô com traçado semelhante ao do BRT Transcarioca. “Se tivesse sido feito há 20 anos, haveria hoje um sistema transversal de metrô na cidade.”
Fonte - O Dia  25/06/2015