segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Salvador sediará Seminário Socioambiental Eólico em dezembro

Sustentabilidade

O evento será organizado pela VIEX Américas, empresa brasileira especializada na organização de conferências e seminários para a distribuição de informações nos setores de energia renovável.A coordenadora de Apoio à Gestão Ambiental (CTGA), Beatriz Pita, marcou presença no congresso representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Bahia vai sediar o 4º Seminário Socioambiental Eólico que acontecerá no dia 7 de dezembro, em Salvador. O evento será organizado pela VIEX Américas, empresa brasileira especializada na organização de conferências e seminários para a distribuição de informações nos setores de energia renovável. A notícia foi anunciada na última sexta-feira (7), no encerramento do congresso de Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico (LASE), em São Paulo. A coordenadora de Apoio à Gestão Ambiental (CTGA), Beatriz Pita, marcou presença no congresso representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, também participou do evento, representando o Governo do Estado.
Em sua sétima edição, o congresso firma-se como palco de articulação e decisões regulatórias e técnicas de gestão socioambiental. Na oportunidade foi discutida a nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental, cenários de expansão da matriz elétrica e aspectos técnicos da gestão socioambiental dos empreendimentos de energia.
Segundo Beatriz Pita, além da troca de experiências sobre o licenciamento em outros estados, o LASE promove também o contato com as principais empresas do setor de energia e é uma possibilidade de mostrar como funciona o licenciamento na Bahia e toda estrutura que a SDE possui para atrair novos investimentos.
“A SDE auxilia, através da CTGA e de um acordo de cooperação técnica, o licenciamento ambiental de setores estratégicos ao Estado. A coordenação, criada em 2011, já atuou em mais de 169 processos de licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Não poderíamos ficar de fora de discussões como a do novo modelo de licenciamento ambiental, cenário político e discussões do Ministério de Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a proposta da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental”, afirmou Pita.

Seminário Socioambiental Eólico
O Seminário Socioambiental Eólico, há três anos, reúne operadores de parques eólicos, órgãos ambientais, representantes governamentais e especialistas em torno de um debate que busca encontrar os caminhos da confluência dos interesses energéticos, ambientais, sociais, históricos e econômicos.
Mais de 200 participantes estiveram presentes nas últimas edições, discutindo os gargalos para o desenvolvimento dos projetos eólicos e a infraestrutura necessária para o funcionamento de linhas de transmissão, telecomunicações, rodovias e subestações, os impactos nas comunidades, a influência dos empreendimentos na fauna e flora e a preservação do patrimônio histórico.
Com informações da Secom  10/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito