quinta-feira, 7 de julho de 2016

Metrô de Salvador terá integração ampliada a partir do dia 10/07 com linhas urbanas e metropolitanas

Mobilidade

As novas linhas metropolitanas passam a ter o Retiro como primeira parada, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício. Quem optar por permanecer no ônibus poderá seguir viagem até o destino final das linhas - Terminal da França ou Pituba. 

Da Redação
foto montagem- ilustração
A partir do próximo domingo (10), 98 novas linhas de transporte coletivo vão integrar com o Metrô de Salvador. São dez metropolitanas, na Estação do Retiro, e 88 urbanas, na Estação da Lapa. “Isso reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir um transporte público de qualidade a toda população, otimizando a política de mobilidade urbana”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.
A dez novas linhas metropolitanas se somam às nove já integradas, estendendo o benefício a oito cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) - Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. Desde o início do projeto, o metrô foi pensado como um transporte estruturante para a região metropolitana, especialmente Salvador, como explica a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes.
Ela enfatiza ainda que “a ampliação da integração é fundamental para potencializar a vocação natural do metrô, que é um transporte em rede, pensado para absorver usuários dos outros modais, bem como redistribuí-los, devidamente associados e, portanto, sem qualquer custo extra para a população”.
As novas linhas metropolitanas passam a ter o Retiro como primeira parada, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício. Quem optar por permanecer no ônibus poderá seguir viagem até o destino final das linhas - Terminal da França ou Pituba.
“É um processo dinâmico, que vem sendo ampliado gradativamente. Novas linhas metropolitanas estão sendo acrescentadas à medida que a integração com as urbanas também é ampliada, para que o usuário não seja penalizado e continue tendo opções até ir se adaptando às novas configurações do sistema de transporte urbano”, salienta Grace.
A integração segue as regras já estabelecidas - é validada com os cartões do metrô ou Metropasse, por um período de três horas, para quem vem da RMS e para quem sai de Salvador. Os ônibus são identificados com um adesivo vermelho nas laterais e para-brisas. No metrô, o usuário pode embarcar em qualquer estação e seguir viagem nos coletivos que já fazem parte do sistema metroviário.
O cartão do metrô pode ser adquirido e recarregado em todas as estações. Já o Metropasse tem um ponto de vendas na Estação Retiro, além de outros postos nas cidades da região metropolitana, a cargo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro).
Sobre as linhas urbanas, o secretário enfatiza que “o diálogo e as negociações com a Prefeitura e Integra são frequentes e permanentes e o Governo não mede esforços para viabilizar a integração e torná-la plena. Exemplo disso foi a redução de 2% na alíquota do ICMS sobre o diesel, que minimiza os custos operacionais do transporte urbano”.

Novas linhas metropolitanas integradas
048A.URB - São Sebastião do Passé X Terminal da França via Estação Retiro
048A2. URB - São Sebastião do Passé X Terminal da Estação Rodoviária via Estação Retiro
877.URB - Nova Dias D’Ávila X Terminal da França via Estação Retiro
805A2.URB - Madre de Deus X Terminal da França via Estação Retiro
805A3.URB - Madre de Deus X Pituba via Estação Retiro
814.URB - Parafuso X Calçada,via Estação Retiro
814A.URB - Camaçari X Calçada, via Estação Retiro
805A2 - Madre de Deus X Terminal da França, via Estação Retiro
805A3 - Madre de Deus X Pituba, via Estação Retiro
824 - Areia Branca X Calçada, via Estação Retiro
Com informações da Seco Ba.  07/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito