PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 26 de julho de 2016

Integração entre metrô e ônibus já beneficia mais de 300 mil usuários/mês em Salvador

Mobilidade

A cada dia, cresce o número de usuários do sistema. Com a média diária atual de usuários do metrô em 39 mil passageiros, a porcentagem de integração chega a quase 40%. Desde o começo da integração, houve um aumento de 70% no número de usuários do metrô.

Da Redação
foto - ilustração
A integração entre o metrô de Salvador e os ônibus urbanos e metropolitanos tem mudado a vida dos baianos para melhor. E, a cada dia, cresce o número de usuários do sistema. Em vigor desde janeiro, e ampliada ao longo do ano, a integração tem um número crescente de adesões: atualmente, 15 mil pessoas usam diariamente o sistema de forma integrada. Ou seja, mensalmente, a média de pessoas que usam o metrô e complementam as suas viagens com os ônibus urbanos ou metropolitanos (ou fazem o caminho contrário, começando nos ônibus e chegando ao seu destino final de metrô) é de mais de 300 mil.
Com a média diária atual de usuários do metrô em 39 mil passageiros, a porcentagem de integração chega a quase 40%. Desde o começo da integração, houve um aumento de 70% no número de usuários do metrô.

Ampliação do benefício
A expectativa é que, com a ampliação do número de linhas urbanas integradas ao metrô, os números da integração aumentem ainda mais. “A integração é necessária e precisa evoluir para uma integração total, com todas as linhas da cidade, de forma que beneficie amplamente toda a população. E, assim, todo usuário do transporte público possa fazer uso do metrô, um modal seguro, rápido e confortável, sem que para isso precise pagar algo a mais do que uma passagem”, ressalta o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello.
O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, destaca que, desde que o Governo do Estado assumiu a gestão do metrô, este foi pensado como parte de uma rede que necessita de integração. “Desde o início do projeto do metrô, ele foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana de Salvador, especialmente para a capital, o que significa que o metrô faz parte de uma rede. Ou seja, integrado a todos os modais, conforme nosso pensamento para a política estadual de mobilidade”.

Pague um, ande em dois
No caso de viagem em ônibus das cidades vizinhas a Salvador, o passageiro não paga nada além do valor da passagem do transporte metropolitano para fazer a integração com o sistema metroviário. No sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus metropolitano. No sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô, e o valor restante (variável de acordo com cada linha) será debitado ao passar o cartão no ônibus metropolitano. Se a integração for com ônibus urbano, o valor descontado é R$ 3,30 no primeiro modal, sem nova cobrança no momento da integração.

Cartão obrigatório para integração
Para utilizar o benefício da integração é necessário o uso dos cartões Metropasse, SalvadorCard ou do metrô. O cartão do metrô opera com interoperabilidade nos três sistemas: metrô, ônibus metropolitano e urbano. Os cartões de ônibus operam cada um em seu referido modelo e no metrô. Os cartões e créditos da CCR Metrô Bahia devem ser adquiridos nas bilheterias das estações do metrô.

Em Salvador

Atualmente, são 150 linhas que fazem a conexão com o metrô no Retiro, Acesso Norte, Lapa e Pirajá. O benefício para as linhas urbanas é válido mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard por um período de duas horas.

Região Metropolitana
Atualmente, 19 linhas metropolitanas são integradas ao metrô na Estação Retiro, contemplando as cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. O benefício abrange todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana que chegam a Salvador via BR-324 com destino à Lapa, e ainda linhas cujo destino final é o Terminal da França ou Pituba, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício, por um período de três horas.
Com informações da Secom Ba.  26/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito