sábado, 14 de maio de 2016

Inaugurada oficialmente a nova Concha Acústica do TCA

Cultura

Nesta primeira noite, se apresentaram as cantoras Maria Bethânia e Margareth Menezes, além do espetáculo cênico-musical 'Kindembu', que reuniu grupos afros, como o Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Olodum, sob a direção artística de Elísio Lopes Jr.
O acesso ao evento nesta sexta-feira foi direcionado a convidados especiais, com convites 


Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.Ba
O governador Rui Costa inaugurou, no início da noite desta sexta-feira (13), a nova Concha Acústica do Teatro Castro Alves, que contou com um investimento de R$ 80 milhões do Governo do Estado. A cerimônia oficial aconteceu momentos antes do primeiro show do Festival Eu Sou a Concha, que marca a reabertura do espaço cultural em Salvador.
“Estamos inaugurando a primeira etapa de um projeto grandioso. O próximo passo é a Sala do Coro para daqui a um ano inaugurarmos e darmos início à Sala Principal. Acreditamos na cultura como algo que estrutura e valoriza a vida humana. Por isso eu quero parabenizar e destacar o papel de toda equipe do TCA, que fez o projeto a partir de um concurso público, e que vem lutando para essa realização, com muita paixão e muito carinho por essas mudanças e para que a cultura da Bahia continue sendo referência para o país inteiro", afirmou o governador, que, lado da família, assistiu aos shows na arquibancada.
Nesta primeira noite, se apresentaram as cantoras Maria Bethânia e Margareth Menezes, além do espetáculo cênico-musical 'Kindembu', que reuniu grupos afros, como o Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Olodum, sob a direção artística de Elísio Lopes Jr.
O acesso ao evento nesta sexta-feira foi direcionado a convidados especiais,com convites distribuídos entre operários que trabalharam nas obras da Concha,colaboradores e pessoas atendidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce, integrantes de projetos sociais geridos pelo Ilê Aiyê e pelo Olodum, jovens do Neojiba, participantes de projetos musicais desenvolvidos nas Bases Comunitárias de Segurança da capital baiana, crianças atendidas pelo Hospital Martagão Gesteira, dentre outras entidades.

foto - Manu Dias/Gov.Ba
O Festival
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Festival Eu Sou a Concha tem patrocínio da Coelba, do Banco do Brasil de da Água de Coco Obrigado, e segue extensa programação cultural durante o final de semana. Neste sábado (14), Carlinhos Brown com Lazzo Matumbi e Baiana System com Ney Matogrosso tomarão conta do palco principal a partir das 18h. No domingo (15), é dia de reunir mais uma vez os Novos Baianos, com o show "Acabou Chorare", e homenagem ao cantor João Gilberto.
Para o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, o Festival consagra os esforços do Governo do Estado na requalificação do espaço tão importante e referência para a cultura da Bahia. "A reforma da Concha Acústica merecia uma festa como essa, com direito a apresentação extra dos Novos Baianos, que acontece na próxima segunda-feira (16). São quatro dias de apresentações para fazer jus à volta do espaço que é devolvido para a população de Salvador melhorado, ampliado e aberto a novas possibilidades, comportando desde o show musical à ópera, se necessário", comemorou Portugal.
Com informações da Secom Ba.  13/05/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito