terça-feira, 26 de abril de 2016

Pesquisadores descobrem recife de coral na foz do Rio Amazonas

Meio Ambiente

Liderados, pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão de Moura, a equipe identificou uma extensa área de algas coralinas e alto nível de partículas em suspensão,características geradas por condições diferentes das que formam os típicos recifes tropicais de coral. 

Revista Amazônia


Um grande recife de coral foi encontrado na foz do rio Amazonas, entre a fronteira da Guiana Francesa com o Estado brasileiro do Amapá e se estende até o Pará. Em matéria publicada no El País, a descoberta se deu por um grupo de cientistas do Brasil e Estados Unidos, que exploraram a região em três expedições oceanográficas.
Liderados, pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão de Moura, a equipe identificou uma extensa área de algas coralinas e alto nível de partículas em suspensão, características geradas por condições diferentes das que formam os típicos recifes tropicais de coral. No estudo, os autores alertam que o desenvolvimento em escala industrial do Amazonas, com perfurações para extrair petróleo perto dos recifes, pode representar um grande desafio para esse sistema, que é único.
A descoberta tem maior relevância porque os corais responsáveis pela formação dos recifes estão entre as espécies mais ameaçadas pela mudança do clima e outros fatores de estresse provocados pelo homem. Em pesquisa publicada há poucos dias, o professor John Pandolfi, da Universidade de Queensland (Austrália), afirma que os corais Acropora (chifre-de-veado), de rápido crescimento, são responsáveis por boa parte do desenvolvimento dos recifes modernos. E apesar de existirem há pelo menos 50 milhões de anos, esses corais vêm sofrendo forte declínio em sua abundância ao redor do mundo.
Fonte - Revista Amazônia  26/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito