quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Trem turístico entre Araçatuba e Birigui vai custar R$ 5,9 milhões

Turismo Ferroviário 

Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui. 

Folha da Região – Araçatuba/SP
foto - folha da região
A Prefeitura de Araçatuba precisará de R$ 5,934 milhões para colocar em funcionamento o trem turístico. O valor consta no estudo de viabilidade do projeto, que prevê viagens de passageiros entre o município e Birigui. A iniciativa foi protocolada no Mistério do Turismo, órgão que atualmente analisa a demanda. Para a administração municipal, será preciso “força política” a fim de obter os recursos necessários.
Conforme o estudo, que contou com trabalhos da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), o trajeto mais viável utilizaria trecho da atual malha ferroviária, ligando as estações do bairro rural Ferdinando Laboreaux e de Birigui. A extensão projetada tem 20,5 quilômetros. Com isso, foi descartada a opção de criar itinerário entre a zona urbana da cidade-sede e o bairro rural Engenheiro Taveira.
O custo do projeto prevê a revitalização da maria-fumaça em exposição no zoológico municipal e de três carros de passageiros – um deles funcionaria como restaurante. A locomotiva e os vagões estão deteriorados, mas, se reformados, ficariam em condições de atender turistas. A verba também prevê melhorias e revisão nos trilhos da linha, incluindo desvios para a coexistência dos passeios de passageiros com o transporte de carga.

Pedido
Em nota, o departamento de infraestrutura do Ministério do Turismo informou que recebeu a solicitação de recursos da Prefeitura de Araçatuba. Atualmente, o órgão aguarda que a administração municipal cadastre o ofício no sistema de convênios. “Essas propostas são cadastradas e, após disponibilização de orçamento, analisadas e aprovadas, ou não”, comunicou.
Fonte - ANPTrilhos  11/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito