PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Satélite comprova evaporação total do lago Poopó,segundo maior da Bolívia

Meio ambiente 

Imagens de satélite confirmaram que as águas do Lago Poopó, o segundo maior da Bolívia, atrás apenas do Titicaca, foram totalmente evaporadas, segundo anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta terça-feira (9).

Sputnik
imagem/Sputnik
​"A natureza rasa do lago, com uma profundidade média de apenas 3 metros, juntamente com os seus arredores de montanhas áridas, significa que ele é muito sensível a flutuações no clima", explicou a ESA.
"Embora não seja a primeira vez que o Lago Poopó evapora (a última vez foi em 1994), teme-se que demore muitos anos para encher de novo, se é que isto chegue a acontecer", relatou a agência.
A evaporação completa do lago de 3 mil metros quadrados foi comprovada por fotos do satélite Proba-V tiradas em 27 de abril de 2014, 20 de julho de 2015 e 22 de janeiro de 2016.
As alterações climáticas, a seca persistente ligada ao El Niño no Oceano Pacífico e o uso da água do Poopó para mineração e agricultura são considerados os principais fatores responsáveis pelo fenômeno.
​Em 2002, o lago boliviano foi adicionado à lista de zonas úmidas de importância internacional da Convenção de Ramsar, um acordo ambiental intergovernamental que tem por objetivo "a conservação e o uso racional de todas as zonas úmidas através de ações locais e nacionais e de cooperação internacional, como uma contribuição para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo".
Fonte - Sputnik Brasil  10/02/2-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito