PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Massa de ar quente enfraquece e aumenta chance de chuva no fim de semana na Bahia

Tempo/Clima

Os volumes de chuva mais expressivos são esperados nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, além do oeste e São Francisco, onde é esperada a temperatura mais alta do estado, com máximas de até 36°C, não estando descartada a possibilidade de trovoada.

Da Redação
foto - ilustração
A massa de ar quente e seco - que atuava desde a semana anterior na Bahia, reduzindo a nebulosidade e a chuva no Estado - começa a perder força. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), essa condição aumenta a chance de retorno da nebulosidade e, consequentemente, de chuva. Mesmo assim, a massa de ar prevalece até sábado (13) mantendo o céu ensolarado e pouca possibilidade de chuva.
Já, no domingo (14), o tempo deve mudar em praticamente todo o estado, situação favorecida pelo enfraquecimento da massa de ar e do avanço de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro. A umidade vinda da Região Amazônica também deve contribuir para intensificar a nebulosidade e a chuva na maior parte da Bahia.
Os volumes de chuva mais expressivos são esperados nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, além do oeste e São Francisco, onde é esperada a temperatura mais alta do estado, com máximas de até 36°C, não estando descartada a possibilidade de trovoada.
Para o Recôncavo Baiano, nordeste e norte, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há chance de ocorrer chuva fraca. Em Salvador e região metropolitana, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e temperatura elevada, situando entre 25°C e 33°C.

Maré
Desta sexta-feira até domingo (12 a 14), a maré deve atingir altura máxima, entre 6h e às 9h, e das 18h às 21h, oscilando de 1,7 e 2,8 metros. Já a altura mínima deve ser registrada, da zero hora às 3h e das 12h às 15h, variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas previstas para o período devem ter agitação fraca podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), entre esta sexta-feira e domingo, devem variar de 13 a 14. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses valores estão classificados na categoria ‘Extrema’. Isso exige maior atenção quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores, sendo recomendado uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.
Com informações da Secom Ba.  12/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito