PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Bolsistas do CNPq estão entre os cientistas mais influentes do mundo

Ciência & Tecnologia

Três bolsistas de produtividade em pesquisa do (CNPq) estão na lista dos “mais brilhantes” cientistas em todo o mundo, divulgada pela Thomson Reuters no relatório The World’s Most Influential Scientific Minds 2015. 


Portal Brasil/CNPq
Três bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão na lista dos “mais brilhantes” cientistas em todo o mundo, divulgada pela Thomson Reuters no relatório The World’s Most Influential Scientific Minds 2015. Um outro brasileiro também integra o seleto grupo de pesquisadores.
Os bolsistas da lista são Paulo Artaxo, do Departamento de Física da Universidade de São Paul; Ado Jorio, da Universidade Federal de Minas Gerais (Física); e Adriano Nunes-Nesi, da Universidade Federal de Viçosa (Ciências das Plantas e dos Animais). O outro cientista brasileiro da lista é Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (Medicina Clínica).
O relatório aponta 3.126 nomes escolhidos entre um universo de cerca de 9 milhões de pesquisadores contabilizados pela Thomson Reuters. Os nomes destacados correspondem aos cientistas cujos artigos foram os mais citados ao longo de um período de 11 anos, entre 2003 e 2013.
De acordo com a metodologia adotada, esses 3.126 cientistas são responsáveis por 1% dos artigos mais citados em 21 áreas de pesquisa. Artaxo, por exemplo, está entre os 148 mais citados em Geociências; Jorio, por sua vez, está entre os 119 mais citados em Física.
Quase a metade dos 3.126 pesquisadores está vinculada a instituições sediadas nos Estados Unidos. Os demais se distribuem entre instituições do Reino Unido, Alemanha, China, Austrália, Canadá, Holanda, Japão, França, Suíça, Arábia Saudita e Espanha.
O relatório se baseia em dados e análises realizadas pelos especialistas em bibliometria da Negócios de Intellectual Property and Science, uma unidade de negócio da Thomson Reuters. Foram avaliados mais de 120 mil papers, indexados entre 2003 e 2013, em cada área de estudo.

Saiba mais sobre os brasileiros
Paulo Artaxo, do Departamento de Física da Universidade de São Paulo, na área de Geociências. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A, foi membro do Comitê de Assessoramento de Física e Astronomia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3977660018939385

Ado Jorio, da Universidade Federal de Minas Gerais (Física).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A e membro do Comitê de Assessoramento de Física e Astronomia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/0034894070455412

Adriano Nunes-Nesi, da Universidade Federal de Viçosa (Ciências das Plantas e dos Animais). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D e foi membro do Comitê de Assessoramento de Botânica.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4220071266183271

Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (Medicina Clínica).
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5000252539139347
Fonte - Revista Amazônia  20/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito