quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana,discute em SP nesta quarta-feira planos para expansão da matriz de transportes

Mobilidade

O principal objetivo do evento, que segue até a sexta-feira, é incentivar o debate sobre captação de recursos para promover soluções de planejamento e operação que viabilizem a mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras, além de discutir prós e contras de cases e modelos de gestão praticados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Canoas, Santa Catarina, entre outros centros urbanos.

Portal Maxpress
foto - ilustração
Começa nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a segunda edição do Fórum Movecidades, organizado pelo Informa Group. O principal objetivo do evento, que segue até a sexta-feira, é incentivar o debate sobre captação de recursos para promover soluções de planejamento e operação que viabilizem a mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras, além de discutir prós e contras de cases e modelos de gestão praticados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Canoas, Santa Catarina, entre outros centros urbanos. A programação ainda enfoca alternativas de financiamento disponíveis para obras de infraestrutura urbana e regulação de modicidade tarifária.
“A iniciativa privada está ciente da real importância de oferecer soluções em prol da mobilidade nas grandes metrópoles e outras cidades do Brasil, pois as administrações públicas estão cada vez mais engajadas em construir planos sólidos de transporte coletivo e indívidual. Vivemos um momento de mudanças e a necessidade de investimentos aumenta a cada dia. O usuário do transporte coletivo quer mais qualidade e uma tarifa acessível. Por isso, o Movecidades tem como propósito reunir os players dos setores privado e público para destacar iniciativas de sucesso e relacionar diferentes visões sobre os assuntos mais críticos”, pontua a gerente do evento, Melissa Dalla Rosa.
A abertura do evento acontece às 9h do dia 2, com a presença do Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, que falará sobre a estruturação de programas que estimulem a expansão planejada das matrizes de transportes em sinergia com o crescimento das cidades, bem como o status de adequação das cidades brasileiras com relação aos planos municipais de mobilidade, quais as melhores estratégias para obter uma maior interação entre transporte e planejamento urbano e políticas sociais e de transportes para planejar a expansão e a integração da matriz com o conjunto do crescimento programado das cidades.
Na sequência, a partir das 9h30, será abordado o tema “Planejamento Integrado da Mobilidade” para debater a integração racional entre transporte coletivo e individual, de cargas e de passageiros, dos vários modais nos centros e nas regiões periféricas.
A partir das 10h30, representantes de Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentarão suas percepções sobre modelos de gestão da mobilidade em regiões metropolitanas, destacando ações para criação de sinergia entre esfera municipal e estadual na concepção de planos de mobilidade.
Já as alternativas de financiamento da infraestrutura de mobilidade urbana serão discutidas às 11h30. Na sequência, o pesquisador do IPEA, Carlos Henrique Carvalho, irá debater as alternativas de financiamento da operação às 12h40. Para Carvalho, a atual realidade de custear o transporte inteiramente por meio da tarifa precisa ser modificada e diversas outras categorias da sociedade beneficiadas com o transporte público devem contribuir de forma direta com o financiamento das operações e não só quem faz uso do transporte. Raquel Verdenacci, gerente de negócios do Metrô de São Paulo, complementa a abordagem do tema com a experiência prática de captação de receitas acessórias.
No período da tarde acontece a 1ª rodada sobre Mobilidade do Presente e do Futuro, com os seguintes cases: Linha 6 do Metrô de São Paulo, Mobilidade em Fortaleza, Linha 15 do Monotrilho de São Paulo e Aeromóvel de Canoas.
Segundo dia – As cidades do futuro e seus cenários são o tema da primeira palestra do segundo dia, às 9h, com o Vice-Presidente para Indústria e Sociedade – América Latina da Ericsson, Jo Lindstad. A seguir, às 9h40, o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, Rodrigo Mata Tortoriello fala sobre a evolução da mobilidade urbana nas cidades urbanas, em que situação estamos e até onde poderemos chegar em relação ao conceito de mobilidade inteligente.
Já às 10h10, o diretor de mobilidade da Digicon, Helgio Trindade Filho, ministra a palestra “Tecnologia aplicada à mobilidade urbana nas Cidades Inteligentes”. No âmbito da informatização, às 11h10 o Diretor de Infraestrutura, Salvador Khurieyeh e o Superintendente de Tecnologia da Informação da SPTRANS, Pedro Gimene, abordam as novas tecnologias de telecomunicações e gestão da informação em mobilidade implementadas para melhorar a experiência do usuário das grandes redes de transporte, juntamente com a temática de tecnologias integradas para operar, organizar, fiscalizar, monitorar e otimizar o sistema de transporte.
Ainda no período da manhã, às 11h40 acontece a palestra “Engenharia de Tráfego e racionalização das redes de transporte público” e às 12h30 o Presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, André Luís Ferreira, discute os incentivos necessários, tecnologia e soluções viáveis para a matriz energética do transporte público e mobilidade urbana.
O período da tarde do segundo dia está reservado para a 2ª rodada sobre Mobilidade do Presente e do Futuro com os cases: Linha 4 do Metrô de São Paulo, Move – O BRT de BH, CPTM São Paulo, Linha 4 MetrôRio e VLT de Petrolina.
No último dia de evento, uma comitiva visitará o Centro de Controle Operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

Sobre o 2º Movecidades
O 2º Fórum Movecidades é um encontro nacional de mobilidade urbana que abrirá espaço para a discussão de alternativas financeiras, estratégias de modicidade tarifária, soluções de otimização e modernização da mobilidade urbana. O evento acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo. No ano passado, o Movecidades ofereceu mais de 35 palestras e reuniu 115 executivos do setor, entre presidentes, diretores e gerentes de grandes empresas, além de autoridades federais, estaduais e municipais.
Fonte - ANPTrilhos  02/12/2015

COMENTÁRIO  Pregopontocom
E a cidade de Salvador,dada a sua grande importância com 3ª maior cidade em população do país, nem sequer foi citada nessa matéria...será apenas por esquecimento, ou por falta de interesse da sua atual administração......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito