PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

domingo, 20 de dezembro de 2015

Metrô de Salvador inaugura Estação Pirajá na linha 1 e Linha 2 avança na Av.Paralela

Transportes sobre trilhos

A inauguração da Estação Pirajá, a numero oito da Linha 1,contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador Rui Costa.O início da operação comercial da Linha 1,será no dia 2 de janeiro,com integração metrô/ônibus urbanos e metropolitanos.As obras da Linha 2 do metrô que ligara a Estação Acesso Norte em Salvador,ao município de Lauro de Freitas, já estão 20% avançadas,na avenida Paralela já observa o ritmo do avanço das obras.

Da redação
foto - ilustração/CCR Metrô Bahia
Linha 1 - Com a inauguração da Estação Pirajá, na próxima terça-feira, 22, metrô de Salvador vai marcar o começo de uma nova fase.A abertura deste terminal,o oitavo da Linha 1,contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador Rui Costa.
O início da operação comercial da Linha 1,no dia 2 de janeiro,com integração metrô/ônibus, urbanos e metropolitanos e a desativação da estação de transbordo Iguatemi,são algumas alterações que devem mudar a rotina de moradores e visitantes da capital baiana,entre o final de 2015 e o começo de 2016.
Esse processo de mudança já começa a ser sentido amanhã, quando serão iniciadas as vendas dos bilhetes do metrô para o início da operação comercial, com tarifa de R$ 3,30, igual à dos ônibus urbanos. Serão utilizados cartões similares ao Salvador Card.
O valor da passagem será dividido entre CCR Metrô Bahia, que administra o sistema, e as empresas de ônibus de Salvador.
Com o início da cobrança, o horário de funcionamento será ampliado - das 5h30 às 22h, da Lapa a Bom Juá. O terminal de Pirajá, inicialmente, irá funcionar em operação assistida, das 8h às 18h. Com a inauguração da Estação Pirajá,a Linha 1 completa o projeto original previsto com 12 quilômetros de extensão.
A integração metrô/ônibus começa com a operação assistida, com 10 linhas urbanas e 55 ônibus nas estações,Lapa,Acesso Norte e Retiro. Além disso,a operação do sistema,contará também com quatro linhas de ônibus metropolitanos, três de Simões Filho e uma de Lauro de Freitas (Areia Branca), todas com destino à Estação da Lapa.
Nestas três estações com linhas definidas, os mesmos bilhetes adqueridos para o metrô servirão também para as linhas específicas de ônibus. O objetivo é que ambos os sistemas sejam integrados plenamente. A intenção no futuro é a criação de um bilhete único,incluindo a região metropolitana, que abrangera todos os modais, dentre eles o ferryboat, o VLT e lanchas.
Em média,o sistema metroviário de Salvador já transporta 55 mil passageiros por dia. Desde o início da operação, em junho do ano passado, o metrô já transportou 12,5 milhões de pessoas.

Obras da Linha 2 do Metrô
foto - ilustração/CCR Metrô Bahia

A Linha 2 do metrô que ligara a Estação Acesso Norte em Salvador,ao município de Lauro de Freitas, já está com 20% das obras avançadas segundo informação da CCR, consorcio responsável pelas intervenções.Na avenida Paralela já pode se observar o ritmo do andamento das obras.
A estação do Imbuí, já está com boa parte das estruturas implantadas, assim como o terminal em frente ao Detran, na avenida ACM.
Na Av. Paralela, até a região de Flamboyants, já há canteiro de obras.A estação de ônibus Iguatemi será desesativada a partir do próximo sábado. Com isso, 105 linhas de ônibus que circulam diariamente pela região do terminal terão os pontos de parada alterados.
As linhas serão remanejadas para pontos já existentes e outros criados provisoriamente, na Madeireira Brotas, Grande Bahia, via exclusiva do terminal e viaduto dos Rodoviários.
Com a conclusão da Linha 2, serão 41 quilômetros de metrô em Salvador,o que colocará a cidade na terceira posição com maior extensão metroviária entre as capitais do Brasil. Dos 34 novos trens encomendados a Hyundai Rotem,que irão operar nas duas linhas,3 deles já chegaram a Salvador.
Com informações de A Tarde  20/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito