sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aeroporto de Foz do Iguaçu deve fechar 2015 com 2,10 milhões de passageiros

Transporte aéreo

Em novembro, o recorde histórico de 2014 - 1.880.620 passageiros - já havia sido ultrapassado. O mês passado fechou com um movimento de 1.892.774 pessoas, 10,71% superior ao registrado no mesmo período de 2015. Os dados de todos os aeroportos do Brasil ainda não foram fechados, mas Ludwig garante que o de Foz ficará entre os três com maior movimento.

Portogente
imagem - Portogente
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deve chegar a dois milhões de passageiros entre os dias 17 e 20 de dezembro, cerca de 120 mil a mais que em todo o ano passado. E, com os voos extras programados pela Azul a partir do dia 17, deve fechar 2015 com um número ainda mais expressivo: 2,10 milhões de embarques e desembarques, segundo o superintendente do aeroporto, Eduardo Renato Ludwig.
Em novembro, o recorde histórico de 2014 - 1.880.620 passageiros - já havia sido ultrapassado. O mês passado fechou com um movimento de 1.892.774 pessoas, 10,71% superior ao registrado no mesmo período de 2015. Os dados de todos os aeroportos do Brasil ainda não foram fechados, mas Ludwig garante que o de Foz ficará entre os três com maior movimento.

Solenidade
O movimento desses primeiros dias de dezembro já aponta que o número de dois milhões de passageiros será atingido no dia 18, uma sexta-feira, entre 11h e 15h. Já está até prevista uma solenidade de comemoração para esse dia, segundo Ludwig.
O superintendente do aeroporto atribui o crescimento de 2015 a alguns fatores fundamentais. Um deles é que havia uma demanda reprimida das férias de inverno de 2014, quando o brasileiro deixou de viajar, por causa da Copa do Mundo. Com isso, aumentou o movimento nas férias de verão.
Outro fator é que 2015 teve muitos feriados prolongados, ao contrário de 2014. “E Foz é um destino muito bom pra uma ‘esticada’ de quatro dias”, diz Ludwig. Por fim, ele destaca que a cidade sediou e ainda sedia uma série de eventos nacionais e internacionais, como seminários, congressos e atividades esportivas, que atraem públicos específicos.

Voos extras
Que o aeroporto vai até superar a meta de dois milhões de passageiros, é certo. A partir do dia 18, o que vier será “lucro” em relação à expectativa para o ano. Mas há um detalhe que vai trazer ainda mais movimento: os voos extras programados pela Azul a partir de 17 de dezembro. Além de ligações novas com Florianópolis (SC) o Norte do Paraná (Londrina e Maringá), a empresa aérea acrescentou mais voos a rotas que já mantém, entre Foz e Curitiba, Porto Alegre e Campinas.
Eduardo Renato Ludwig diz que a expectativa – refeita a partir de novembro - era chegar ao dia 31 com 2,06 milhões de embarques e desembarques. “Com os voos extras, queremos chegar perto de 2,10 milhões”, afirma.

2016
Realista, o superintendente do aeroporto lembra que a perspectiva para os próximos meses pode ter influência da crise econômica que o Brasil atravessa. Mas, “como o brasileiro não vai viajar para o exterior, devido ao dólar alto, Foz pode ser uma boa opção para um turismo mais em conta”, diz. E ressalva: “A questão é saber se o brasileiro conseguirá viajar, mesmo dentro do país”.
De outro lado, o Brasil tornou-se um país mais “barato” para os visitantes estrangeiros, que devem viajar com mais frequência para nossos destinos, o que inclui Foz do Iguaçu. Além disso, no ano que vem o Rio de Janeiro sedia as Olimpíadas. “Acreditamos que muita gente vai esticar sua estada no país para conhecer nossa cidade”, conclui Ludwig.

Entre os 20
Foz do Iguaçu é a única cidade do interior (além de Campinas-SP) que tem um aeroporto entre os 20 mais movimentados do país. Na relação da Infraero, atualizada até o primeiro semestre, o movimento coloca o terminal aéreo de Foz exatamente na 20ª posição, à frente dos aeroportos de capitais como Maceió, São Luís, Campo Grande, João Pessoa e Aracaju.
No Paraná, o movimento no aeroporto de Foz só é inferior ao registrado no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que atende Curitiba.
Fonte - Portogente  04/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito