terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sedur leva metrô e “Minha Casa” sustentável para Semana de Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia

A Sedur terá um stand para apresentar à população a tecnologia envolvida no metrô de Salvador (Ba) e na construção de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida,na 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, no Senai/Cinematec.

Da Redação

A Secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está presente na 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, no Senai/Cinematec. A Sedur terá um stand para apresentar à população a tecnologia envolvida no metrô de Salvador e na construção de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Há um ano e quatro meses em funcionamento e mais de dez milhões de usuários transportados, o metrô de Salvador já faz parte do dia a dia dos baianos. O modal, administrado pela CCR Metrô Bahia, terá destaque no stand da Sedur com a reprodução do Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora e gerência os sistemas da via, dos trens e das estações. O monitoramento feito por mais de 300 câmeras que alimentam as telas do CCO com informações 24 horas por dia será reproduzido no stand, dando aos visitantes a possibilidade de conhecer a operação do metrô na capital baiana.
Através do empreendimento Protótipo CAJI - Lauro de Freitas, a Sedur junto ao Ministério das Cidades, em parceria com instituições nacionais e internacionais, vem implementando a Agenda Minha Casa + Sustentável na Bahia. A construção do empreendimento tem foco na melhoria da qualidade e na sustentabilidade urbana.
A construção do residencial leva em conta fatores socioambientais, como a melhor insolação e direção dos ventos, a valorização do espaço entre edifícios e dos caminhos dos pedestres. Além da incorporação de uso misto com um centro de comércio junto a uma praça, o uso de varandas como elemento de proteção de fachadas e a divisão do conjunto em quadras, além de outras especificidades.

‘Luz, Ciência e Vida’
A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no dia 22, às 19h, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, do físico e pesquisador Marcelo Gleiser (Dartmouth College, USA), do físico Alberto Brum (AAAB), do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Saulo Carneiro, e outros pesquisadores.
Com o tema ‘Luz, Ciência e Vida’, o evento deste ano terá feiras de ciência, inovação e oportunidades, além de palestras com as temáticas cybersegurança no Brasil; transformando soluções em ganhos para a sociedade; a indústria de games no Brasil; energias renováveis na Bahia; e luz, som e espaço. Dois talk shows, com os temas 'A internet de tudo' e ‘Qual é a neura da ciência?', também fazem parte da programação.
Para conhecer a programação detalhada e mais informações confira o site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia: http://www.secti.ba.gov.br/
Com informações da Sedur Ba.  19/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito