quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Outubro nos trilhos: metrô avança e Linha 1 será concluída ainda este mês

Transportes sobre trilhos

Nesta quarta-feira (07), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, fizeram uma vista de inspeção nas obras, ao lado de Luis Valença, presidente do grupo CCR, e de outros diretores da empresa responsável pela obra. A vistoria começou pela estação Bonocô, em fase final de obras 

Da redação
Sedur
Até o fim de outubro, a Linha do 1 do metrô de Salvador estará concluída. São 12 km e oito estações, ligando a Lapa a Pirajá. A estação Bonocô será a próxima a ser inaugurada. Já Pirajá está quase finalizada e será concluída até o dia 30, mas só estreia oficialmente nos trilhos em novembro, quando será inaugurada em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Nesta quarta-feira (07), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, fizeram uma vista de inspeção nas obras, ao lado de Luis Valença, presidente do grupo CCR, e de outros diretores da empresa responsável pela obra. A vistoria começou pela estação Bonocô, em fase final de obras, e que vai beneficiar moradores de diversos bairros do entorno, como Brotas, Cosme de Farias e Campinas de Brotas. Em seguida, a comitiva seguiu para a estação Acesso Norte, onde conheceram o terminal de integração, que também está praticamente finalizado e terá importante papel na conexão de modais.
Por fim, o grupo chegou à estação Pirajá, que marca a conclusão do projeto inicial da Linha 1. No terminal de ônibus e no complexo de manutenção e administração, também sediados no local, já é possível ver que a obra está em reta final e recebe os últimos ajustes para ser entregue à população.
O secretário Carlos Martins destacou o avanço das intervenções e ressaltou o cumprimento dos prazos. “Mais uma vez, constatamos que as obras civis e de sistemas estão praticamente concluídas, o que faz com que as estações Pirajá e Bonocô estejam prontas para uso, restando apenas alguns ajustes. A estação de integração de Acesso Norte também está concluída, o que quer dizer que as obras estão dentro do cronograma e, em breve, estaremos entregando esses equipamentos à população”.

Melhorias no dia a dia
“O metro é, reconhecidamente, o meio de transporte urbano mais seguro e que traz previsibilidade aos usuários, porque flui independentemente de trânsito e outras interferências que acontecem no dia a dia, nas vias”, destacou o presidente da CTB, Eduardo Copello. “O intervalo entre os trens também é pré-definido. Então, o usuário sabe, exatamente, em quanto tempo virá o próximo, assim como em quantos minutos o trem se desloca da estação de entrada para a estação de saída”, completou.
O trânsito é um dos principais e mais graves problemas dos grandes centros urbanos. E a capital baiana não foge à regra: Salvador é a terceira cidade do país onde os moradores perdem mais tempo se deslocando entre sua casa e o trabalho. À frente apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, no dia-a-dia soteropolitano, 18,7% das pessoas perdem mais de uma hora no trânsito para chegar ao trabalho.
Com o metrô, isso vai mudar. Por enquanto, mais direcionado à população do entorno por onde a Linha 1 traça sua rota e, a partir da integração com os ônibus urbanos e metropolitanos, já no próximo mês, abarcando uma parcela ainda mais significativa da população.
“Com certeza, o metrô vai ajudar muito na mobilidade. Hoje, eu levo em torno de 1h, 1h20 pra chegar até o centro. Com o metrô, acho que dá pra diminuir isso aí em 40 minutos, porque o trajeto vai ser todo em linha reta; não vai mais precisar dar essa volta pra chegar na Lapa”, destacou Fábio Ferreira, morador de Pirajá.

10 milhões de usuários
Sob a ingerência da Prefeitura, o metrô de Salvador passou 13 anos sem sair do papel. O Governo do Estado assumiu a empreitada em 2013 e, em um ano, colocou o modal nos trilhos. Com pouco mais de 1 ano e 4 meses de funcionamento, o sistema já alcançou a marca de 10 milhões de usuários. “O metrô já está sendo incorporado na rotina dos soteropolitanos. A cada dia, mais gente tem aderido ao transporte”, pontuou Eduardo Copello. “É que, quando a população percebe que o equipamento público está sendo bem gerido, ela própria começa a cuidar como seu e desenvolve um senso de pertencimento”.
O modal vem mudando a logística dos deslocamentos e também a cara da cidade. As obras da Linha 2 seguem avançando, do Detran à Paralela. E as intervenções na Av. Luis Viana Filho incluem a construção de dez novas passarelas, além da reforma e adequação das existentes, e também a preservação das lagoas localizadas ao longo da via.
“É a obra de metrô construída no ritmo mais rápido de que se tem conhecimento. E, se considerarmos também as obras Linha 2, vamos ultrapassar todo e qualquer parâmetro de velocidade. Já passamos a fase mais crítica, de Acesso Norte a Dentran e, quem passa, vê o ritmo intenso da obra, que certamente é algo que vai dar orgulho para os baianos”, destacou o presidente do grupo CCR, Luis Valença.
“Aos poucos, as pessoas vão se acostumando com o visual do metrô na cidade. O projeto busca se inserir dentro do urbanismo da capital e ser mais um equipamento público que traga benefícios para população”, ratificou o presidente da CTB.
Com informações da Sedur Ba.  07/10/2015

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