sábado, 31 de outubro de 2015

Metrô de Fortaleza - Parada de 3 dias prejudica usuários

Transportes sobre trilhos

Passageiros deram de cara com as estações fechadas ontem. Os usuários do metrô de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral apontam falta de compromisso,enquanto o Metrofor alega que aproveita o período para fazer manutenções.O sistema volta a funcionar apenas na terça-feira.

Lêda Gonçalves - DN
foto - Kiko Silva
Rotina de imprevistos é o que os usuários do metrô de Fortaleza, linhas Sul e Oeste, do Juazeiro do Norte e de Sobral enfrentam frequentemente. Demora dos trens, lotação, paralisações por problemas na rede ou de mau funcionamento são algumas das causam que fazem os 23 mil passageiros por dia, somente da Capital, reclamarem e questionarem o sistema. Agora, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) suspendeu a circulação do modal por três dias - entre sexta (30) e segunda-feira (2). Aos domingos, o transporte já não funciona. No total, são 495 mil usuários por mês, somando os três municípios, que dependem dos trens para locomoção.
A parada foi comunicada pela imprensa, no entanto, a empregada doméstica Maria de Fátima de Sousa, que mora nas proximidades da estação da Vila Manoel Sátiro, se deu mal. Como faz de segunda a sexta-feira, ela prefere pegar o trem para o trabalho no bairro Porangabussu. "Encontrei o local fechado. Resultado: cheguei duas horas atrasada e ainda tive que me explicar ao patrão e quase perdi o dia. É ruim", desabafa.
O auxiliar de serviços gerais Pedro Eustáquio da Silva se diz indignado com a situação. "Como pode um serviço essencial parar assim, sem explicações? Não é primeira vez e acho que, do jeito que está, não será a última. Acho um absurdo".
E ele tem razão. Até a chuva interditou, em junho passado, a Estação do Benfica. Na época, a empresa esclareceu que o problema foi devido a uma falha no bombeamento da água das chuvas. Elas arrastaram o lixo para uma das bombas que sugam a água, o que ocasionou o entupimento e, consequentemente, o alagamento do local.
Em outubro de 2014, um dos trens apresentou falha e teve que parar. A situação durou cerca de 30 minutos na Estação Aracapé e obrigou os passageiros a descer e esperar pelo próximo trem. "É isso ou aquilo. Sempre o usuário entra em um desses veículos rezando para conseguir chegar ao destino sem ter que enfrentar situações como essas", comenta o comerciário Gilvan Dantas.
Outra que se sentiu prejudicada foi a vendedora Tânia Maria Pereira. "Não é para menos que muita gente está insatisfeita com serviço. Acho que trocar o ônibus pelo metrô não foi boa ideia, porque são problemas que se multiplicam. É preciso que isso seja resolvido", reclama.

Metrofor
Em nota, a empresa explica que "considerando a redução do fluxo de passageiros em fins de semana e em grandes feriados, e ainda a ocorrência de duas importantes datas do calendário nacional, a Companhia aproveita os próximos dias para implantar sistemas e realizar manutenções gerais, visando a melhoria constante dos transportes".
Ainda de acordo com o Metrofor, na Capital e no Interior, a pausa operacional acontece em três dias: 30/10, 31/10 e 2/11. Na sexta-feira (30), aconteceu o ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público.
Hoje, será dado prosseguimento à instalação do sistema de telecomunicações, segundo a Companhia. Além disso, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro, os veículos passarão por manutenções gerais neste período. Na segunda-feira, será feriado nacional alusivo ao Dia de Finados. "A operação normal será retomada na terça-feira. O domingo não conta, porque o metrô não funciona nesses dias", justifica a nota do Metrofor.
Fonte - Diário do Nordeste  31/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito