sábado, 10 de outubro de 2015

Água da Transposição do São Francisco pode atender áreas rurais por meio de carros-pipa

Recursos hídricos

Dois reservatórios já estão cheios, em testes do projeto. A proposta é construir estações de tratamento para utilizar a água.Primeiro reservatório já armazena água há quase um ano, em testes operacionais do Eixo Leste do projeto.

André Clemente
Diario de Pernambuco
foto -  Ministério da Integração/Divulgação
O governo do estado está negociando com o ministério da Integração a forma de investir R$ 30 milhões para a implantação de três estações de tratamento e mais a perfuração de 14 poços profundos. A ideia é tirar água dos reservatórios da Transposição do Rio São Francisco e encher carros-pipa que abastecem áreas emergenciais rurais, onde não há rede. A Transposição está em testes, mas já armazena água em dois pontos no percurso dos canais. A previsão é ter seis reservatórios cheios até junho de 2016. Não está definido quanto, nem como será a fatia do estado e do governo federal para tirar a proposta do papel.
De acordo com o secretário estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, o estado atingiu uma estiagem que entra severa no sexto ano, com o agravante de barragens secas. “Nós estamos preocupados em como atender a população rural, que ainda depende de carros-pipa, mas que não há mais de onde tirar a água para enchê-los. Estamos discutindo com o Ministério da Integração para aproveitar esses reservatórios, porque vão estar em volumes expressivos e que a quantidade que vamos retirar não vai ser expressiva, ao ponto de prejudicar os testes das estações de bombeamento, por exemplo”, explica. “A água tem destino para essa população difusa, que vive, também, de barreiros e poços", pontua.
Aprovando o orçamento, a viabilidade é rápida para implantação dos sistemas, segundo o secretário. “As estações de tratamento são estruturas praticamente prontas. Já vêm pré-fabricadas e são montadas na estrutura. E isso inclui a perfuração de poços com profundidade entre 300 metros e 750 metros. São de grande proporção, para atuarem em complemento com outras ações de abastecimento, como dessalinizadores, além de outras adutoras e perfuração de poços de diversas proporções”, acrescenta.
De acordo com o ministério da Integração Nacional, por meio de assessoria de imprensa, aconteceu uma reunião técnica entre representantes do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria de Recursos Hídricos do governo do estado de Pernambuco nesta semana, quando foi discutida a situação hídrica do Estado. Por meio de nota, explicou que "o ministério aguarda a entrega da documentação e do pleito do Estado para proceder análise do tema em questão."
Atualmente, a obra da Transposição está em testes no Eixo Leste há um ano e desde agosto deste ano no Eixo Norte. Nada chega ainda as 12 milhões de pessoas do semiárido nordestino que esperam pela água do Velho Chico. O projeto é orçado atualmente em R$ 8,2 bilhões e prevista para 2017. São 470 quilômetros de canais divididos em dois Eixos (Norte e Leste) para abastecer os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Fonte - Diário de Pernambuco  10/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito