sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Seminário de Museologia integra a programação da 9ª Primavera dos Museus

Arte/Cultura

Ciclo de palestras e debates sobre o tema " Museus e Memórias Indígenas" acontecem nos dias 24 e 25 deste mês.O seminário foi iniciado pela representante do Comitê Gestor de Museus do Estado de Sergipe, Ludmila Oliveira, que falou sobre a proposta da Primavera, como espaço de fomentar os museus brasileiros, propondo sempre uma temática relevante.

ASN
ASN
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza nesta quinta, 24, e sexta- feira, 25, o Seminário de Museologia com professores e especialistas da área, a partir do tema “Museus e Memórias Indígenas”. O evento, que teve abertura em Laranjeiras, no Campus da Universidade Federal de Sergipe, faz parte da programação da 9ª Primavera dos Museus.
O seminário foi iniciado pela representante do Comitê Gestor de Museus do Estado de Sergipe, Ludmila Oliveira, que falou sobre a proposta da Primavera, como espaço de fomentar os museus brasileiros, propondo sempre uma temática relevante. “O tema deste ano enfatiza um patrimônio imaterial, voltado para a cultura indígena através dos seus fazeres e saberes. Esse tema tem a intenção de trazer para a população uma preocupação com a cultura de uma forma atual”, explicou.
Para o Cacique Apolônio, da tribo Xokó, que participou do Seminário, a relação que existe entre os museus e os povos indígenas, é essencial para a preservação da cultura dos povos. “É importante abrir este discussão para que a sociedade conheça a cultura da população indígena” disse.

Primavera dos Museus
ASN
Coordenada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é realizada anualmente com o intuito de promover atividades e sensibilizar as instituições e a comunidade a debater sobre temas da atualidade. Dentro da programação desta 9ª edição, serão realizadas exposições, seminários, ações educativas e rodas de conversa envolvendo o público em geral.
O tema deste ano propõe uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que ainda vivem em Brasil, constituindo um dos maiores patrimônios e ícones da construção da identidade nacional. A intenção é que os museus históricos e etnográficos renovem seus olhares e mensagens sobre esses povos, contribuindo para a defesa dos direitos indígenas.
Em Sergipe, serão realizadas atividades no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e de São Cristóvão, Museu Histórico de Sergipe, Comitê Gestor do Sistema de Museus de Sergipe, Casa Curta-se, Centro Cultural de Aracaju, Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe, Museu da Gente Sergipana, Museu Galdino Bicho, Palácio Museu Olímpio Campos, Projeto Tamar - Oceanário de Aracaju, Museu Raymundo Fernandes da Fonseca, Memorial de Indiaroba, Museu Artístico e Histórico de Itabaiana, Casa do Patrimônio do Iphan e Museu da Polícia Militar de Sergipe.

PROGRAMAÇÃO
25/09/2015 - Local: Biblioteca Pública Epifânio Doria
09h00 – Mesa Redonda: Memória Indígena e Diversidade
Conferencista: Janaina Cardoso de Mello (UFS)
(Mec – SISU/Cotas Indígenas)
Sura Souza Carmo (UFS)
(Museus de Cultura Indígena no Brasil)
14h00 – Mesa Redonda: Ações Educativas e Culturais com Contos, lendas e Livros com a temática indígena
Conferencistas: Priscila Maria de Jesus (UFS)
Cristina de Almeida Valença de Cunha Barroso (UFS)
Fonte - ASN (Ag. Sergipe de Notícias)  24/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito