quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Projeto elaborado por técnicos da CBTU Natal é apresentado na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Transportes sobre trilhos

O modo inicial, chamado de “modo zen”, é um meio termo para acionar o “modo maquinista” – quando o veículo for percorrer as linhas férreas – e o “modo manutenção”, quando o veículo ficará totalmente travado, impedindo que se desloque ou ative qualquer outra função como ligar o trem ou VLT, ou ainda fechar suas portas.

CBTU - Natal
CBTU
Um projeto elaborado por técnicos da CBTU NATAL será apresentado nesta quarta-feira, 9, na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo. Josefran de Assis, técnico em eletrônica, representará o grupo na apresentação do projeto que consiste em um sistema de segurança para manutenção de veículos metroferroviários, desenvolvido junto com Wilkerson Willame e Danilo Mourão, técnicos em eletrotécnica e eletrônica respectivamente.
Wilkerson explica que o sistema elétrico funciona a partir de energia solar, tem três modos de atividade e pode travar todos os comandos da máquina através de uma senha específica para cada operador do novo sistema. O modo inicial, chamado de “modo zen”, é um meio termo para acionar o “modo maquinista” – quando o veículo for percorrer as linhas férreas – e o “modo manutenção”, quando o veículo ficará totalmente travado, impedindo que se desloque ou ative qualquer outra função como ligar o trem ou VLT, ou ainda fechar suas portas.
Após o serviço da oficina, é necessário digitar novamente a senha do operador para que o veículo retorne ao modo zen. De acordo com os criadores, a montagem de um protótipo tem custo estimado em R$ 200.

Josefran afirma que o projeto foi desenvolvido na tentativa de evitar os diversos acidentes que se tem notícia durante manutenção de locomotivas, VLT e similares.
“No fim de junho eu vi que ia ter essa Semana e falei com Josefran para a gente criar algo, aí ele lembrou desses casos de acidentes e começamos a pensar nisso”, acrescenta Danilo Mourão.
Fonte - CBTU  09/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito