PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mamulengo de Cheiroso se apresenta no Festival de Artes Cênicas de Sergipe

Arte/Cultura

O premiado Grupo Teatral Mamulengo de Cheiroso foi fundado em 1978, desde então já participou de inúmeras mostras, encontros, festivais e seminários,  grupo foi um dos seis convidados para compor a programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015, que segue com programação gratuita até o dia 13 de setembro.

ASN
foto - Ascom/Secult
O Teatro Atheneu recebeu na última terça-feira, 08, a comédia 'O Figo da Figueira' do renomado grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso. Com 37 anos de história, o grupo foi um dos seis convidados para compor a programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015, que segue com programação gratuita até o dia 13 de setembro. Uma peça para chegar, sentar e se divertir.
Baseado no texto do escritor sergipano Sílvio Romero, 'O Figo da Figueira' foi adaptado ao teatro pela pesquisadora e fundadora do Mamulengo, Aglaé Fontes. “É um texto que trabalha muito o lúdico infantil, a musicalidade e as brincadeiras de roda”, explicou o ator e diretor do grupo, Augusto Barreto.
A peça conta com oito pessoas entre atores, técnicos e músicos, porém apenas três atuam. “São seis bonecos que contam, de forma cantada e bem humorada, a história de uma madrasta interesseira, Dona Ofenisia, que estava em busca de um casamento e depois de realizar tal desejo, enterra a filha em uma figueira”, relatou Augusto. Músicas antigas infantis marcaram presença na peça como 'Roda peão' e 'Pinta Lainha' e foram cantadas pelo público.
O premiado Grupo Teatral Mamulengo de Cheiroso foi fundado em 1978, desde então já participou de inúmeras mostras, encontros, festivais, seminários por todo Brasil inclusive fora dele como a participação no Festival Ibérico nas cidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha, Lisboa, Povoa do Lanhoso. Tem como missão a promoção da cultura popular, a valorização do teatro de bonecos, a realização de conferências, oficinas e cursos para a formação de atores. “O ator só envelhece a carcaça, pois o interior continua pensando, continua jovem. Então o teatro tem essa fantasia, essa lúbrica que nos encanta e nos rejuvenesce”, conclui Augusto.
O público de estudantes da rede pública, jovens, pais e crianças, que compareceram ao teatro, interagiram a cada solicitação dos personagens e demonstraram através das palmas o quanto se divertiram com a peça. “Foi muito bom ouvir novamente músicas da minha infância sendo cantadas pelos bonecos e até meus filhos que não conhecem todas elas também se divertiram”, disse Beatriz Souza Rocha que levou os dois filhos de seis e sete anos. “Eu ri muito com os bonecos e a forma com que eles mexeram com o público”, afirmou o estudante Eduardo Santos.
O Festival Sergipano de Artes Cênicas, que engloba o V Festival de Teatro e a IX Semana de Dança, acontece até o dia 13 de setembro e é promovido pelo Instituto Banese em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). As apresentações estão distribuídas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos da cidade. Todos os espetáculos têm entrada franca.
Fonte - ASN/Agência Sergipe de Notícias  09/09/2015

Confira a programação aquihttp://www.agencia.se.gov.br/noticias/cultura/mamulengo-de-cheiroso-se-apresenta-no-festival-de-artes-cenicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito