sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Governos de Sergipe e da Bahia discutem ações conjuntas para o turismo

Turismo

A ideia é criar APL’s para integrar a atividade nos municípios localizados na divisa dos dois estados,propiciando a criação de cooperativas de trabalho envolvendo todos os atores do turismo na região da divisa

ASN
foto - ilustração/Mangue Seco Ba
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e o Governo da Bahia, através da Bahiatursa, realizaram nesta quinta-feira,03, em Salvador/BA, o primeiro encontro para discutir e planejar ações capazes de garantir amplo desenvolvimento da atividade turística nos municípios localizados na divisa dos dois estados, propiciando o desenvolvimento do turismo na região centro-sul sergipano e norte baiano.
A ideia é criar APLS’s (Arranjo Produtivo Local) propiciando a criação de cooperativas de trabalho envolvendo todos os atores do turismo na região da divisa. As sedes dessas cooperativas serão em Mangue Seco (BA) e outra na Praia do Saco (SE). Desse modo, os dois governos, de maneira integrada, pretendem consolidar efetivamente o turismo integrado como fonte geradora de emprego e renda, através de uma maior permanência do turista nessas regiões.
Na reunião foi definido que o trabalho de integração traga também a adoção de políticas públicas comuns aos dois estados, de modo a canalizar os interesses comuns das comunidades localizadas nas regiões centro-sul de Sergipe e norte da Bahia, desenvolvendo-se a idéia de “cluster” turístico. Além disso, se discutiu ações comuns para a capacitação na área do turismo, principalmente para pessoal de operação de embarcações, dentre outras.
Nesse primeiro encontro estiveram presentes técnicos da Bahiatursa, da Setesp (SE), CDL de Estância, Universidade Federal da Bahia e Fecomércio/SE. Um próximo encontro será agendado com a ampliação do número de entidades e de representantes das comunidades envolvidas com o turismo nas regiões dos dois estados.
foto - ilustração/Prais do Saco Se
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), Adílson Júnior, destaca que esses encontros para a discussão de políticas públicas comuns a dois estados, como Sergipe e Bahia, é sinal do amadurecimento não só dos gestores estaduais e municipais do Brasil, mas de todos os entes que compõem a cadeia produtiva do turismo. “São ações que realizadas vão melhorar ainda mais o desempenho da atividade turística na divisa de Sergipe e Bahia com pessoal capacitado para atender ao turista que fica maravilhado ao conhecer localidades como Praia do Saco e Pontal, em Sergipe e Mangue Seco, na Bahia”, disse o secretário.
Fonte - ASN/Ag. Sergipe de Notícias  03/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito