terça-feira, 8 de setembro de 2015

Aéreas brasileiras têm uma das frotas mais jovens do mundo

Aviação comercial

Investimento em tecnologias mais novas é alternativa para evitar maiores gastos operacionais.A média é de 6,7 anos de uso, cinco anos menos que a média mundial, que é de 11,7 anos. Os dados são do Panorama Abear 2014, estudo anual que reúne indicadores operacionais das associadas.

Agência Abear
foto -  Divulgação/Tam
A frota de aeronaves das quatro maiores companhias aéreas do Brasil, fundadoras da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Avianca, Azul, Gol e Tam, está entre as mais jovens do mundo. A média é de 6,7 anos de uso, cinco anos menos que a média mundial, que é de 11,7 anos. Os dados são do Panorama Abear 2014, estudo anual que reúne indicadores operacionais das associadas.
As principais vantagens de aeronaves mais jovens são menores gastos com combustíveis e manutenção. Segundo o consultor da Diretoria de Segurança e Operações de Voo da Abear, Paulo Roberto Alonso, “esse tipo de frota traz uma série de benefícios para seus operadores, como motores mais econômicos e eficientes, menos ruidosos, com custo de manutenção mais baixo e emissão de poluentes inferior”.
Aviões novos, no entanto, têm custos de leasing (uma espécie de aluguel) e depreciação maiores do que os com mais tempo de uso. O investimento em equipamentos modernos é a alternativa mais utilizada no Brasil, pelo elevado custo que tem o querosene de aviação, em decorrência da alta tributação que sofre no país. O combustível é responsável por 38% dos custos de operação das empresas nacionais.
“A companhia avalia o cenário operacional em que atua para verificar qual prática é mais vantajosa em cada mercado. Nos Estados Unidos, por exemplo, os custos com combustível e manutenção são muito menores que os brasileiros, o que justifica que uma frota com renovação menos frequente ” afirma o consultor da Abear, Maurício Emboaba, responsável pelo estudo publicado no Panorama.
A análise teve como fonte dados da ICAO (sigla em inglês da Organização Internacional de Aviação Civil) e do portal Airfleets.net. Ela priorizou empresas de capital aberto e que fossem representativas em seu mercados de atuação.
Fonte - Agência CNT de Notícias  08/08/2015

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