sábado, 22 de agosto de 2015

Congresso lança Frente Parlamentar Pró-ferrovia Bioceânica

Ferrovias

A ferrovia deverá ter R$ 40 bilhões em investimentos e faz parte de um programa de investimentos do governo federal. A ferrovia possui 4,4 mil quilômetros e faz parte do Programa Integrado de Logística (PIL), lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff (PT), tendo um grupo de chineses interessados em sua implantação. 

Agro Olhar
foto - ilustração
O Congresso Nacional lançou na quinta-feira, 20 de agosto, a Frente Parlamentar Mista Pró-Ferrovia Bioceânica (ou Transoceânica). O objetivo é viabilizar a construção da ferrovia que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico passando por Mato Grosso. A ferrovia permitirá o escoamento da produção de grãos do estado para China através do Oceano Pacífico
A ferrovia deverá ter R$ 40 bilhões em investimentos e faz parte de um programa de investimentos do governo federal. A ferrovia possui 4,4 mil quilômetros e faz parte do Programa Integrado de Logística (PIL), lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff (PT), tendo um grupo de chineses interessados em sua implantação. O modal irá ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, saindo do litoral norte do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, seguindo pelo Peru até o Porto de Ilo.
A Frente Parlamentar tem como objetivo resolver os entraves e burocracias para que a ferrovia saia do papel. A idealização da Frente é do deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT). Também estão na coordenação o deputado federal Cézar Messias (PSB-AC) e os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Acir Gurgacz (RO). O lançamento da Frente Parlamentar contou com a presença do diretor executivo da China Nacional Eletronics, Wang Jianxun.

foto - ilustração/Opção FIOL
O grupo deverá reunir-se com representantes políticos dos países envolvidos. Também serão organizados seminários, debates e audiência públicas visando à implantação do modal.
“Projetos desta dimensão somente saem do papel com otimismo, ousadia e muito trabalho. Os parlamentares desta frente estão dispostos a enfrentar os desafios necessários para viabilizar este importante investimento. Este é um projeto muito estratégico para o Brasil e também para a China. Nossa produção continuará crescendo e o mercado consumidor da China também. A ponte mais eficiente para conectar estas duas demandas é exatamente esta ferrovia”, declara Fábio Garcia.
Hoje, os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) são as principais rotas de escoamento da produção de grãos de Mato Grosso, principalmente a soja, para o exterior. A China é responsável pela aquisição de aproximadamente 60% da soja em grão de Mato Grosso.
Segundo estudos apresentados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), para se levar uma tonelada de soja em grão de Sorriso à China, são desembolsados cerca de US$ 113, dos quais US$ 90 correspondem ao frete rodoviário até o porto de Santos e US$ 23 do porto até a China. Montante este inferior aos US$ 51 à tonelada de soja de Illinois (EUA) até a China, sendo US$ 20 a tonelada do transporte hidroviário de Illinois até New Orleans (EUA) e US$ 31 a tonelada de New Orleans até a China.
“Esta Ferrovia traz ao Brasil e a Mato Grosso a possibilidade de acessarmos o maior mercado consumidor do mundo de forma mais rápida e mais barata. Isso garante uma enorme segurança ao futuro econômico de nosso estado. Este é sem dúvida alguma um dos mais importantes e estratégicos investimentos em logística para futuro do estado de Mato Grosso”, salienta o deputado federal Fábio Garcia.
Segundo a Frente Parlamentar, a primeira reunião ocorrerá na próxima semana com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
Fonte - ABIFER  21/08/2015

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