sexta-feira, 28 de agosto de 2015

21ª SEMANA DE TECNOLOGIA e METROFERR - O custo da imobilidade

Mobilidade

O painel "O CUSTO DA IMOBILIDADE", será realizado no dia 09 de setembro, das 10h40 às 12h00, no auditório principal na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, no período de 08 a 11 de setembro próximo, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Digital Assessoria Comunicação Integrada
foto montagem - ilustração
Em face da atual conjuntura econômica, temos enfrentado cortes expressivos nos investimentos em transporte público de qualidade, o que provocará o adiamento da implantação de soluções que possam reverter o quadro crítico da mobilidade urbana em nossas cidades.
Por diversos motivos, dos quais a crise orçamentária é apenas um, temos assistido a um recrudescimento do rodoviarismo, agravando as condições precárias da mobilidade e adiando uma vez mais a implantação das redes estruturais que poderão permitir a reversão desse quadro.
O painel "O CUSTO DA IMOBILIDADE", será realizado no dia 09 de setembro, das 10h40 às 12h00, no auditório principal na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, no período de 08 a 11 de setembro próximo, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Esse painel pretende demonstrar que a imobilidade, entendida como a inação na implantação de políticas públicas voltadas à promoção do transporte sustentável, custará mais caro ao país que qualquer esforço que precise ser feito para levar a cabo essas políticas.
“O painel é a continuidade de um documento preparado por ocasião da conferência RIO+20 (UNCSD) com o objetivo de defender a inclusão do tema do transporte sustentável no documento final, pois o assunto não constava do draft zero. A elaboração desse documento foi coordenada pela ILATS - Iniciativa Latino-Americana para o Transporte Sustentável, e tinha como base de sustentação uma publicação intitulada “O Custo do Insustentável” (disponível em http://issuu.com/ilats/docs/o_custo_do_insustentavel_1_1web )”, explica o diretor da AEAMESP, Luiz Antonio Cortez Ferreira.
foto - ilustração
De acordo com Cortez, apesar do nome, a publicação continha as bases científicas mas não monetizava os impactos. “Nosso objetivo agora é apresentar estudos monetizando esses impactos. Além do painel na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, pretendemos publicar ainda este ano um caderno com trabalhos e artigos científicos sobre os temas que serão apresentados durante as apresentações”, complementa Cortez.
Segundo ele, o painel abordará os principais impactos que afetam as metrópoles: poluição veicular e saúde, acidentes de trânsito, congestionamentos, além de um estudo apresentando impactos positivos na economia.

Composição do painel
O painel com a moderação do médico sanitarista e político brasileiro, filiado ao Partido Verde Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho contará com quatro palestrantes: a professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Simone Georges El Khouri Miraglia, que falará sobre os reflexos da poluição veicular, saúde e custos decorrentes; o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Carlos Henrique Carvalho, fará uma apresentação sobre custos dos acidentes de trânsito; o Especialista Sênior em Competitividade Industrial e Investimentos na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, que falará sobre os custos dos congestionamentos; e o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA USP, Eduardo Haddad, que fará uma apresentação sobre os impactos econômicos da rede de metrô em operação (“The Underground Economy: Tracking the Wider Impacts of the São Paulo Subway System”, disponível em http://www.usp.br/nereus/?p=3011)
Cada apresentação terá 15 minutos e 20 minutos foram reservados para os comentários do moderador e perguntas e respostas.
Paralelamente à 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontece a METROFERR EXPO 2015, uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado metroferroviário.
Serviço
21ª SEMANA DE TECNOLOGIA e METROFERR
Data: 08 a 11 do 09 de 2015
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo – SP
Fonte - ABIFER  27/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito