PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 3 de janeiro de 2015

Metrô de SP indenizará deficiente visual que foi mal conduzido ao trem

Transportes sobre trilhos

O desembargador Cerqueira Leite, relator do recurso, entendeu que o “defeito na prestação do serviço é inegável e imputável à ré, sendo inócuo cogitar de culpa do autor, dado o só fato de ser deficiente visual, destinatário de cuidados especiais ao se utilizar do transporte público de pessoas".

Revista Consultor Jurídico*
foto - ilustração
A empresa de transportes tem a responsabilidade de conduzir o passageiro são e salvo a seu destino. Por isso, a 12ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um homem com deficiência visual. A decisão foi unânime.
O desembargador Cerqueira Leite, relator do recurso, entendeu que o “defeito na prestação do serviço é inegável e imputável à ré, sendo inócuo cogitar de culpa do autor, dado o só fato de ser deficiente visual, destinatário de cuidados especiais ao se utilizar do transporte público de pessoas".
Consta no processo que em duas ocasiões o homem usou o serviço de orientação e acompanhamento de passageiros da companhia e que os funcionários o embarcaram no último vagão do trem em vez de, de acordo com procedimento padrão de segurança, tê-lo conduzido para a segunda porta do primeiro vagão.
Na primeira ocasião, ao desembarcar no destino e fazer a varredura com a bengala, o homem se desequilibrou e caiu sobre os trilhos, ferindo levemente no braço esquerdo, pulso e costas. Na segunda, desencontrou-se de duas colegas que o aguardavam.
Também participaram do julgamento, que ocorreu no início de dezembro, os desembargadores Jacob Valente e Tasso Duarte de Melo.
Processo: 0036395-12.2005.8.26.0100
Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça.*
Fonte - STEFZS  03/01/2015

Sistema Ferry Boat vai operar durante 24 horas para atender ao grande movimento

Transporte marítimo

Durante a noite de domingo e madrugada de segunda (4 e 5), as travessias terão o esquema de ‘bate-volta’. Isso significa que os ferries funcionarão por 24 horas interruptas.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, no período das festas natalinos e do Réveillon, a demanda foi recorde em relação aos anos anteriores.


TB
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Para atender à demanda recorde de passageiros, a Internacional Travessias Salvador opera o Sistema Ferry Boat conforme a programação especial para o período de Natal e Réveillon, que continua até a próxima terça-feira (06.01).
Durante a noite de domingo e madrugada de segunda (4 e 5), as travessias terão o esquema de ‘bate-volta’. Isso significa que os ferries funcionarão por 24 horas interruptas.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, no período das festas natalinos e do Réveillon, a demanda foi recorde em relação aos anos anteriores.
Entre os dias 18 e 31 de dezembro, cerca de 60 mil veículos e 338 mil passageiros realizaram a travessia. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 28% e 21 % respectivamente. Quanto ao transporte de veículos do dia 22 do mesmo mês, o número representa 70 % a mais em relação a 2013 (2.418 veículos).
De acordo com o secretário, somente no dia 31 último, foram transportados 6.445 veículos, número recorde na história do Sistema Ferry Boat.
“Tivemos maior capacidade de atendimento aos usuários devido aos investimentos do Governo do Estado, com reforma das embarcações, adaptações nos terminais e a aquisição dos novos ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi”.

Boletim
Neste momento, o movimento no Terminal de Bom Despacho é intenso para a travessia de veículos, e pedestres têm embarque imediato. Em São Joaquim, o movimento é constante para embarque de veículos e pedestres. As partidas ocorrem em intervalos de 30 minutos em média.
No momento, as nove embarcações operam em sistema de ‘bate-volta’ - Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Anna Nery, Agenor Gordilho, Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi.
Fonte - Tribuna da Bahia  03/01/2015

Fortaleza registra 148 mm em 7 horas de chuvas

Fortaleza

A chuva surpreendeu os fortalezenses e mostrou como a cidade não está preparada para quadras invernosas.Apesar da intensidade das precipitações, elas não são um indício de boa quadra invernosa, segundo a Funceme.

DN
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Funceme acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 148mm de precipitação entre 5h e 12h da manhã. Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 29 municípios cearenses, em regiões com o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47mm até às 7h da manhã. Foram registrados trovões e raios na Capital cearense.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva que banhou algumas regiões do Estado neste sábado, 3 de janeiro de 2015, constava na previsão do tempo elaborada nos dias anteriores e foi provocada pela combinação de dois sistemas atmosféricos: o primeiro, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa, cuja atuação no Nordeste brasileiro já dura duas semanas, trazendo algumas chuvas isoladas ao Ceará; o segundo sistema são as chamadas Ondas de Leste, que atuam mais comumente nos meses de junho e julho, mas foi responsável pela intensificação das precipitações, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza.
A previsão do tempo para o restante do dia é de céu nublado e pancadas de chuva em todas as regiões cearenses. A Funceme esclarece ainda que os dois sistemas que provocaram as chuvas de hoje não têm relação com a quadra chuvosa no Ceará e informa que o prognóstico climático para a estação de chuvas em 2015 será elaborado e divulgado somente na segunda quinzena de janeiro. "Esse sistema é passageiro e, à medida que ele vai embora, leva junto as chuvas", explica o meteorologista da Funceme, Leandro Valente Jacinto. Segundo ele, o Ceará tem 55% de chances de ter as chuvas abaixo da média este ano, que é de 412 milímetros.
Fonte - Diário do Nordeste  03/12/2015

Ônibus intermunicipais de Pernambuco tem novas regras em 2015

Transporte rodoviário

Novas regras para ônibus intermunicipais em 2015.Sistema de transporte das linhas intermunicipais em Pernambuco terá que se se adequar à licitação.Trata-se da licitação para as linhas intermunicipais sob a responsabilidade da Empresa Pernambucano de Transporte Intermunicipal (EPTI).

Tânia Passos - Mobilidade
Foto Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
A Região Metropolitana do Recife teve uma licitação para linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) que pode não ter sido exatamente como se esperava. Mas, de uma forma ou de outra, a população teve conhecimento dos pontos positivos e negativos de um processo que deixou de fora, por exemplo, cerca de 70% dos ônibus do sistema quanto à obrigatoriedade de ter refrigeração.
Mas há uma outra licitação que pouco se falou ou se sabe a respeito. Trata-se da licitação para as linhas intermunicipais sob a responsabilidade da Empresa Pernambucano de Transporte Intermunicipal (EPTI). O público, em geral, já está acostumado a cobrar ações da empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, no âmbito metropolitano, mas dificilmente associa a EPTI ao transporte intermunicipal, até agora.
A questão, no entanto, não está na falta de visibilidade da empresa em si, mas das implicações do processo licitatório para quem utiliza o sistema. Só em termos comparativos, a licitação da RMR foi dividida em sete lotes. Para o restante do estado, a licitação da EPTI prevê apenas três lotes. Das 20 empresas que atuavam no transporte intermunicipal, apenas cinco deverão permanecer. Isso vai implicar em melhoria ou não para o serviço? O fato é que já há uma denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e é importante que se investigue mesmo para saber o que será melhor para a população.
Fonte - Diário de Pernambuco  02/01/2015

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Transposição do São Francisco,obras devem ser concluídas até início de 2016

Transposição do São francisco

As obras de transposição do Rio São Francisco devem ser concluídas até o início de 2016, disse hoje (2) o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, após a cerimônia de transmissão de cargo. Occhi substitui Francisco Teixeira, que será o secretário de Recursos Hídricos do Ceará.

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil 

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, diz que obras de transposição do São Francisco devem ser concluídas em 2016.Elza Fiuza/Agência Brasil
“Estamos com 70% das obras executadas. Nossa previsão é para o início do ano que vem, em 2016, entregarmos essas obras. A expectativa é essa, de entregar uma obra importantíssima para a Região Nordeste", disse o ministro. Ele ressaltou que a obra abastecerá "não só por onde o canal passará". Segundo Gilberto Occhi, obras de construção de adutoras levarão água para outras cidades perenizando o abastecimento de água na região.
Outra prioridade da pasta, segundo o ministro, é o fortalecimento dos mecanismos de resposta aos desastres naturais. “Temos que ficar atentos e prevenidos neste período do ano, que tem uma precipitação muito maior de chuvas, em algumas regiões como o Rio de Janeiro e a Região Sul".
Sobre a contenção de gastos no novo mandato da presidenta Dilma Rousseff, Occhi destacou que não ocorrerá diminuição de investimentos. Ele disse que a presidenta e a equipe econômica já destacaram que as medidas de ajuste fiscal a serem adotadas não comprometerão os investimentos. "O governo federal vai trabalhar para manter os investimentos”, frisou.
Sobre a possibilidade de nova revelação de políticos envolvidos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, o ministro disse que as denúncias e a delação premiada estão sob segredo de justiça. Occhi acrescentou que não existe, até agora, qualquer definição de envolvidos ou como se dá esse envolvimento. "Eu não tenho essa preocupação, o PP não tem essa preocupação”, afirmou o ministro indicado pelo partido.
Ministro das Cidades de março a dezembro de 2014, Occhi é formado em direito, tem pós-graduação nas áreas de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. É funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980, onde ocupou os cargos de vice-presidente de governo e de superintendente nacional da Região Nordeste.
Fonte - Agência Brasil  02/01/2015

Queda de 44% de acidentes graves nas rodovias federais durante o Ano Novo

Transito

Rodovias federais apresentam queda de 44% de acidentes graves durante o Ano Novo.A operação da PRF registrou 53 acidentes nas rodovias federais que cortam o Ceará, sendo 9 deles graves.Ao todo, 53 acidentes foram registrados nas BRs durante o período de Ano Novo

DN
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Assim como nas CEs, as BRs que cortam o Ceará também apresentaram queda no número de acidentes durante o período de Ano Novo. Em relação a 2013, o índice de acidentes graves (aqueles que resultam em, ao menos, um ferido grave ou um óbito) apontou uma diminuição de 44 %, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Entre o último sábado (27) e a última quinta-feira (1º), a operação da PRF registrou 53 acidentes nas rodovias federais que cortam o Ceará, sendo 9 deles graves, o que resultou em 3 pessoas mortas e 43 feridas. Em 2013, no entanto, aconteceram 56 acidentes, sendo 16 graves. Tais ocorrências resultaram 7 mortos e 40 feridos.
No que diz respeito ao número total de acidentes, houve uma redução de apenas 5%(de 56 para 53). Em relação aos acidentes graves, no entanto, houve maior queda, reduzindo 44% (de 16 para 9). Já a taxa de mortalidade caiu 57%, de 7 mortes em 2013 para 3 em 2014.
A operação da PRF registrou, também, 59 autuações e 5 prisões pela Lei Seca, o que corresponde a 1 condutor autuado a cada 32 testes de alcoolemia realizados. Um total de 1.828 autos de infração foram lavrados, sendo 270 deles por ultrapassagens proibidas. 95 veículos com alguma irregularidade foram recolhidos.
Em comparação ao período de Natal, a movimentação nas rodovias federais foi mais tranquila. No feriado natalino foram registrados 67 acidentes, com 45 feridos e 5 mortos.Participaram da operação, ao todo, 250 policiais rodoviários federais, com a utilização 25 viaturas, 30 etilômetros (bafômetros) e 5 radares móveis. A Operação Integrada Rodovida, que envolve a União, estados e municípios, só será finalizada após o Carnaval.
Fonte - Diário do Nordeste  02/01/2015

O fluxo de passageiro no sistema Ferry Boat é tranquilo no Terminal de São Joaquim

Transporte marítimo

O embarque de pedestres é imediato.As saídas das embarcações acontecem a cada 30 minutos, no sistema bate-volta. O embarque de pedestres é imediato e para veículos o fluxo é tranquilo.

A Tarde
Da Redação
Edilson Lima | Ag. A TARDE
O movimento de passageiros para embarcar no sistema ferryboat é tranquilo no terminal de São Joaquim, no bairro do Comércio, na manhã desta sexta-feira, 2.
As saídas das embarcações acontecem a cada 30 minutos, no sistema bate-volta. O embarque de pedestres é imediato e para veículos o fluxo é tranquilo.
De acordo com a assessoria de comunicação da Internacional Travessias Salvador, as embarcações Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Anna Nery e Agenor Gordilho estão em operação. Os ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, também vão fazer as travessias ainda nesta manhã.
Fonte - A Tarde  02/01/2014

Berzoini assume Comunicações e diz que fará debate democrático sobre regulação

Comunicação

O novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse que vai começar o processo de discussão sobre a regulamentação econômica da mídia.“É importante abrirmos um debate muito fraterno, muito transparente para que a população brasileira, suas representações empresariais, sindicais, sociais, possam debater com muita profundidade e muita democracia o que significam as comunicações geral no Brasil.....

Mariana Jungmann 
Repórter da Agência Brasil 
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, recebeu o cargo hoje (2) do ex-ministro Paulo Bernardo e disse que vai começar o processo de discussão sobre a regulamentação econômica da mídia. Segundo Berzoini, todos os setores interessados no assunto serão ouvidos e não há ainda prazos ou ações concretas definidos.
“É importante abrirmos um debate muito fraterno, muito transparente para que a população brasileira, suas representações empresariais, sindicais, sociais, possam debater com muita profundidade e muita democracia o que significam as comunicações geral no Brasil, especialmente as comunicações que são objeto de concessão pública”, disse.
Ainda segundo ele, não há uma proposta prioritária nesse sentido: serão ouvidos todos os setores interessados, sem prazos ainda para a conclusão do debate.
“Vamos ouvir todas as propostas apresentadas. Estamos abrindo um processo com tranquilidade, lembrando que o Ministério das Comunicações tem várias missões importantes. Essa é uma delas. Se for bem conduzida, pode ser bem sucedida. Se houver participação popular, tanto melhor. E se houver o envolvimento de todos nesse debate certamente produziremos algo que será bom para o país”, disse.
O novo ministro disse ainda que a Constituição garante a liberdade de expressão em diversos de seus artigos: isto não será ameaçado pelo projeto de regulação. Ele lembrou ainda é o Congresso Nacional que regulamenta artigos constitucionais, mas disse que o governo pode fazer propostas e tomar a frente no processo de debate sobre essa questão.
Durante a cerimônia de transmissão de cargo para Berzoini, Paulo Bernardo lembrou diversos projetos que tocou à frente do ministério durante os últimos quatro anos. “Quando me confiou a chefia da pasta de Comunicações, a presidenta Dilma estabeleceu como prioridade principal trabalhar pelo acesso à banda larga e ampliar o acesso às comunicações”, disse.
Segundo ele, entre dezembro de 2010 e agosto de 2014 o acesso à banda larga cresceu mais de 300%, crescimento de 57% em banda larga fixa e de mais de 600% em banda larga móvel, como 3G e 4G. Uma das missões de Berzoini, segundo ele, será universalizar o acesso à internet no país.
Além disso, Bernardo disse que a cumpriu com a missão de implementar a TV Digital, mas caberá a Berzoini concluir o processo de migração do modelo analógico para o digital. O ex-ministro apontou ainda outras questões que devem ser resolvidas pelo novo titular. “Passarão temas e decisões fundamentais para vida dos cidadãos, como governança mundial na internet, associada à regulamentação que deve ser feita este ano à lei do marco civil da internet, atuação de mídia e sua situação regulatória, TV digital e banda larga para todos”, disse.
Fonte - Agência Brasil  02/01/2014

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Em discurso no Parlatório, Dilma promete governar com o povo

Política

Ela começou saudando o povo presente na Praça dos Três Poderes e agradeceu a todos que foram recebê-la em no primeiro dia de seu segundo mandato. Dilma ainda exaltou os últimos 12 anos, quando o Brasil foi governado pelo PT.“Eu represento um projeto de nação que é o mais duradouro. Esse projeto, que começou no governo de Lula e continua no meu governo, pertence a cada um de vocês.

Marcelo Brandão e Mariana Jungmann 
Repórteres da Agência Brasil* 
foto - ilustração
Após tomar posse Congresso Nacional, a presidenta reeleita Dilma Rousseff discursou no Parlatório do Palácio do Planalto, na tarde de hoje (1º), em Brasília. Ela começou saudando o povo presente na Praça dos Três Poderes e agradeceu a todos que foram recebê-la em no primeiro dia de seu segundo mandato. Dilma ainda exaltou os últimos 12 anos, quando o Brasil foi governado pelo PT.
“Eu represento um projeto de nação que é o mais duradouro. Esse projeto, que começou no governo de Lula e continua no meu governo, pertence a cada um de vocês. E é com este povo que nós vamos governar”, disse Dilma às milhares de pessoas que a aguardavam sob o sol quente.
Antes de discursar no Parlatório, a presidenta Dilma subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, diante das milhares de pessoas que acompanham as festividades de posse na Praça dos Três Poderes. Ela chegou no Rolls Royce presidencial junto com a filha, Paula, e acenou para o público durante todo o trajeto entre o Congresso e o palácio.
No alto da rampa, Dilma recebeu a faixa presidencial do cerimonial da Presidência e ouviu o Hino Nacional ao lado de Temer. Assim que chegou ao alto da rampa, a presidenta recolheu do chão flores que foram jogadas pelas pessoas que assistiam à solenidade. Ao entrar no palácio, Dilma parou para abraçar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cumprimentar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowiski. Em seguida, ela foi para o Parlatório, para fazer o discurso. Dentro do Planalto, cerca de 3 mil pessoas, entre autoridades brasileiras e estrangeiras, acompanharam a cerimônia.
Mais cedo, quando saiu do Congresso Nacional, onde assinou o termo de posse e discursou, a presidenta Dilma Rousseff foi saudada por uma salva de 21 tiros de canhão. Na rampa principal do Parlamento, Dilma também acompanhou a execução do Hino Nacional e, em seguida, passou em revista a tropa de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
* Colaborou Yara Aquino
Fonte - Agência Brasil  01/01/2015

Chegada da ferrovia impulsiona indicadores socioeconômicos nas cidade de MT

Ferrovias

Além de favorecer o desenvolvimento e a logística do Mato Grosso, empresas contribuem fortemente para a economia fiscal do país, do estado e também do município. A cidade abriga hoje o maior terminal ferroviário de cargas da América Latina, o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), reflete um novo impulso socioeconômico para a região....

Cenário MT

Considerada uma das mais promissoras cidades da região Centro Oeste, com o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) mato-grossense, Rondonópolis completou, no dia 10 de dezembro, 61 anos de emancipação. A cidade abriga hoje o maior terminal ferroviário de cargas da América Latina. Inaugurado há pouco mais de um ano, o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), que ainda segue em expansão, reflete um novo impulso socioeconômico para a região, com geração de emprego, renda, qualificação de mão-de-obra e melhora no escoamento da produção do estado.
Somente em 2014, o terminal da América Latina Logística (ALL) gerou cerca 300 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos. De acordo com o gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso, Ivandro Paim, atualmente, 56% do quadro de colaboradores da companhia vieram transferidos de outras cidades e o restante foi contratado no município. “Mesmo trazendo colaboradores de outras localidades, onde a ALL tem base, a empresa abre espaço e investe na formação e qualificação de mão-de-obra local”, ressaltou.
Além da ALL, já opera no CIR a subsidiária Brado, pioneira no transporte ferroviário de contêineres, e a esmagadora de soja Noble. Já é prevista também a instalação de outras empresas no complexo nos próximos anos, o que deve ampliar ainda mais as oportunidades de trabalho.
O economista e professor na Universidade de Cuiabá (Unic), Alexsandro Silva, explica que o ciclo de investimentos iniciado após a instalação de um terminal de cargas com o porte do CIR, traz melhorias para diversos setores do município. Segundo ele, a vinda de profissionais com suas famílias de outras cidades, contribui diretamente para a movimentação da economia local por representar maior consumo por produtos e serviços. “Desde o imobiliário a outros setores, há um aumento significativo na demanda”, explicou.
Outro setor que tem se preparado nos últimos anos para receber esse novo momento, de acordo com o economista, é o da educação. Escolas de ensino profissionalizante e faculdades vêm ampliando o número de cursos e quantidades de vagas para preparar o maior número possível de profissionais para os postos de trabalho que serão gerados. “Um exemplo disso é o curso de Engenharia de Produção, disponível em dois turnos e com alta demanda nas duas maiores faculdades particulares da cidade”, comentou.
Silva também destaca a atração de outros grandes empreendimentos que optam pela cidade, influenciados pelo potencial de crescimento que o município oferece. “Outras grandes empresas, de variados setores, são influenciadas pelas promessas do grande crescimento que Rondonópolis deverá apresentar nos próximos anos, apontando a cidade como um bom lugar para investir”, frisou.
Além de favorecer o desenvolvimento e a logística do Mato Grosso, Silva lembra que essas empresas contribuem fortemente para a economia fiscal do país, do estado e também do município. “Quando se eleva o nível da atividade econômica todos ganham, inclusive o governo, que arrecada mais em tributos. Ampliando a capacidade do Estado e dos Municípios aumenta-se os investimentos em melhorias dos serviços públicos como saúde, educação, segurança, habitação e lazer, por exemplo. Rondonópolis certamente se beneficiará muito com isso”, concluiu.
Fonte - STEFZS  01/01/2015

Dilma é saudada pelo público que compareceu à Esplanada dos Ministérios

Política

Quando a presidenta passou acenando em carro aberto, as pessoas balançaram as bandeirinhas do Brasil, entregues pouco antes pelo cerimonial da Presidência, e gritaram o nome da presidenta reeleita na esperança de conseguirem um olhar e um aceno da chefe de Estado. Bandeiras de estados brasileiros e de partidos coloriram a Praça dos Três Poderes saudando a chegada de Dilma.

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
Presença da população na posse da presidenta reeleita
Dilma Rousseff -José Cruz/Agência Brasil
Ver um momento histórico do Brasil foi a motivação que levou milhares de brasileiros a acompanhar sob sol forte o passeio em carro aberto e o discurso da presidenta reeleita Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. “Eu precisava homenagear a presidenta e dar o meu apoio para um país melhor”, disse a bancária Agda Castro, que veio de Fortaleza passar o réveillon em Brasília com parentes e presenciar a posse.
Quando a presidenta passou acenando em carro aberto, as pessoas balançaram as bandeirinhas do Brasil, entregues pouco antes pelo cerimonial da Presidência, e gritaram o nome da presidenta reeleita na esperança de conseguirem um olhar e um aceno da chefe de Estado. Bandeiras de estados brasileiros e de partidos coloriram a Praça dos Três Poderes saudando a chegada de Dilma.
O professor de ensino médio potiguar Marcelo Lima escolheu passear em Brasília com a esposa Silvia e a filha Sara para presenciar o evento. “Todo final de ano nós viajamos juntos, desta vez, como tinha a posse, eu tive a curiosidade de ver e mostrar à minha filha esse momento marcante do país, por isso viemos para Brasília”, relatou.
Entre guarda-sóis e carrinhos de picolé, também houve quem viesse do outro lado do mundo. O casal australiano Toddy Weslter e Aisha Thompson estava a passeio em Brasília e soube da posse no hotel. “Viemos por curiosidade, é um momento marcante para o país e quisemos presenciar. É uma mulher no poder!”, disse Aisha.
De São Paulo, Oscar Almeida disse que em sua cidade não há como presenciar momentos históricos como este. Por isso fez questão de acompanhar pessoalmente a posse da presidenta, com água e chapéu para se proteger do calor. “Foi a curiosidade de presenciar um momento histórico que me trouxe aqui”.
Na esperança de um governo melhor, Patrícia Scartezini, operadora de caixa que mora em Brasília, ficou próxima ao Palácio do Planalto esperando a presidenta subir a rampa e discursar para a população brasileira. “É a primeira vez que eu acompanho uma posse, quero muito presenciar esse momento”.
Fonte - Agência Brasil  01/01/2015

Agência Brasil

Precisamos defender Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos', diz Dilma

Política

Ao mesmo tempo em que defendeu a apuração de todas as denúncias, como vem fazendo o Judiciário, Dilma também alertou para a importância de preservar uma companhia estratégica

Por Redação RBA 
foto - ilustração
São Paulo – A crise na Petrobras, envolvida em escândalo de corrupção, foi objetivo de referência direta da presidenta Dilma Rousseff em seu discurso de posse no Congresso hoje (1º). Ao mesmo tempo em que defendeu a apuração de todas as denúncias, como vem fazendo o Judiciário, Dilma também alertou para a importância de preservar uma companhia estratégica.
"Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos", afirmou, em um dos momentos mais aplaudidos de seu pronunciamento de 43 minutos. "Não podemos permitir que a Petrobras seja alvo de um cerco especulativo de interesses contrariados com a adoção de um regime de partilha."
Dilma afirmou que a empresa já vinha passando por um rigoroso processo de mudança de gestão, no sentido de obter "a mais eficiente e rigorosa estrutura de governança e controle que uma empresa já teve no Brasil".
Ela faz referência à Petrobras como uma empresa "com 86 mil funcionários honestos, dedicados e sérios", em que alguns servidores não souberam honrá-la. Por isso, vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Vamos, sobretudo, criar mecanismos para que fatos como esses voltem a ocorrer." E enfatizou o "saudável desempenho da Justiça" na apuração que envolve "a empresa mais estratégica para o Brasil e a que mais contrata e investe neste país".
A presidenta disse ainda que as jazidas do pré-sal, "cuja exploração, que já é realidade", tornará o Brasil um dos maiores produtos de petróleo do planeta.
Fonte - Rede Brasil Atual  01/01/2015

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Incra reconhece comunidades quilombolas em dois estados

Direitos Humanos

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União.A portaria informa que o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) baseou a delimitação do território, dividido em 12 porções.

Helena Martins 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração/Incra
A Comunidade Dezidério Felipe de Oliveira/Picadinha, em Mato Grosso do Sul, foi oficialmente reconhecida e declarada como quilombola pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União.
A portaria informa que o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) baseou a delimitação do território, dividido em 12 porções. Ao todo, a área ocupa 2.651,3922 hectares (ha) do município de Dourados. Parte dela estava ocupada por fazendas, por isso, para que a declaração fosse possível, o Incra mediou um acordo entre a comunidade e os produtores rurais que ocupavam o local desde os anos 1970.
Segundo o Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), 36 famílias descendentes de Dezidério Felipe de Oliveira, que viveu na região antes da abolição da escravatura e mudou-se para o distrito de Picadinha em 1905, reivindicavam 3.738 hectares.
A origem da comunidade, contudo, era questionada pelos produtores rurais, o que gerou conflitos. Nos últimos anos, os quilombolas lutaram tanto pelo reconhecimento da história quanto por políticas públicas para a saúde, educação, produção de alimentos e geração de renda, uma vez que enfrentavam dificuldades para o sustento da comunidade.
Com o acordo e a decisão publicada hoje, o próximo passo será a regularização fundiária, com a retirada da área de ocupantes não quilombolas mediante a desapropriação e/ou o pagamento de indenização e a demarcação do território. Só após esse processo, o título de propriedade coletiva poderá ser concedido.
Além da Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, o Incra também reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente do Quilombo de Cambará uma área de 570 hectares no município de Cachoeira do Sul (RS), no Vale do Jacuí.
Fruto da aquisição, por parte de escravos libertos, de partes da então sesmaria da Palma, concedida pela Coroa Portuguesa a Manoel Gomes Porto, em 1797, a comunidade desenvolve hoje agricultura de subsistência e a criação de pequenos rebanhos.
O território foi ocupado por fazendeiros nas últimas décadas. Mas, no caso dessa comunidade, de acordo com informações do Incra, os quilombolas posicionaram-se a favor da permanência no território de agricultores familiares não quilombolas que moram e exploram diretamente as propriedades.
A próxima etapa da regularização fundiária de Cambará é a assinatura do decreto pela Presidência da República declarando as terras de interesse social. Depois, poderão ocorrer a retirada da área de não remanescentes e a titulação da área.
Fonte - Agência Brasil  31/12/2014

Vila de Paranapiacaba é opção de passeio

Turismo ferroviário

Para receber o turista, a Vila de Paranapiacaba dispõe ainda de serviços de hospedagem, alimentação e monitoria cultural e ambiental.

Repórter Diário

Paranapiacaba é uma ótima opção de passeio para o período de férias para os moradores da região. Localizada a cerca de 30 km do Centro de Santo André, a Vila ferroviária construída por uma companhia inglesa no fim do século 19, é considerada patrimônio histórico nacional e oferece série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.
Entre as atrações estão o Circuito Museológico na Parte Baixa, com o Museu Castelo (Rua Caminho do Mendes, s/nº - ingresso R$ 3,00), que resgata a história da Vila e da ferrovia, o CDARQ (Centro de Documentação de Arquitetura e Urbanismo), o Antigo Mercado (Rua Campos Salles, s/nº) e o Clube União Lyra Serrano (Avenida Antonio Olyntho, s/nº), onde eram realizados bailes e shows, entre outras atividades. Nestes locais, a entrada é gratuita. O horário de funcionamento no sábado e domingo, é das 10 às 16h.
O passeio de maria-fumaça, que funciona junto ao Museu Funicular, também é bastante procurado pelos turistas. O trem é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, com apoio da Prefeitura de Santo André e da MRS Logística. O museu e o passeio de maria-fumaça funcionarão no sábado e domingo, das 10h às 16h, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 3,00, respectivamente. O acesso se dá pela passarela.

Trilhas e o Caminho do Sal
O visitante pode ainda se aventurar pelas seis trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, e que dão o nome à unidade de conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André. O serviço custa a partir de R$ 12 por pessoa.
Outra opção é o Caminho do Sal, antigo percurso da época colonial brasileira, que cortava a região para transportar o sal. A atração para o público aficcionado em atividades relacionadas ao ecoturismo foi desenvolvida em parceria entre as prefeituras de Santo André, São Bernardo e Mogi das Cruzes. No total, o roteiro tem uma extensão de 53,5 km, entre São Bernardo, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O percurso pode ser feito em sua totalidade ou então percorrendo os diferentes trechos que o compõem: o Caminho do Zanzalá (16 km, entre São Bernardo do Campo e Santo André), o Caminho dos Carvoeiros (10 km, em Santo André) e o Caminho de Bento Ponteiro (27,5 km, entre Santo André e Mogi das Cruzes). Os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Há sinalização turística, o que permite ao público perfazê-lo por conta própria. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, no Largo dos Padeiros, tel. 11 4439-0109.
Para receber o turista, a Vila de Paranapiacaba dispõe ainda de serviços de hospedagem, alimentação e monitoria cultural e ambiental.

Como chegar
Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires (11) 4828-9646).

Serviços
Passeio de maria-fumaça: saída da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila, sábado e domingo, a partir das 10h. O passeio custa R$ 5.
Parque Nascentes de Paranapiacaba: Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. As visitas só podem ser realizadas com o acompanhamento de monitores cadastrados. As trilhas custam a partir de R$ 12 por pessoa.
Fonte  - STEFZS  31/12/2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ferrovia Norte Sul passará por Três Lagoas,confirma Ministro dos Transportes

Ferrovias

Ministro dos Transportes confirma que ferrovia Norte Sul passará por Três Lagoas.A confirmação pelo Ministério dos Transportes de que a Ferrovia EF-267 passará pela região do Bolsão atende a uma reivindicação do senador Delcídio do Amaral.

Jornal Dia a Dia
foto - ilustração
O ministro Paulo Sérgio Passos, durante sua estada em Três Lagoas, na manhã de quarta-feira (17) passada, para a inauguração do contorno ferroviário, anunciou que o Município será também contemplado com nova opção de transporte: a ferrovia Norte-Sul (denominada EF-267), que ligará Mato Grosso do Sul a São Paulo e Paraná.
O fato causou euforia a todos os presentes no ato de inauguração do contorno ferroviário de Três Lagoas, inclusive o governador André Puccinelli, a senadora diplomada (vice-governadora) Simone Tebet e prefeita Marcia Moura.
Passos observou o aspecto econômico da região e o desenvolvimento que Três Lagoas vem apresentando nos últimos dez anos. “São empreendimentos de grande porte que necessitam suporte para atender suas capacidades de produção e precisam de opções de logística, como o modal ferroviário. Mato Grosso do Sul tem que ser bem atendido, assim como Três Lagoas”, colocou o ministro.

Luta antiga de Delcídio
A confirmação pelo Ministério dos Transportes de que a Ferrovia EF-267 passará pela região do Bolsão atende a uma reivindicação do senador Delcídio do Amaral.
“Desde que o governo federal começou a planejar a obra temos feito gestões junto ao Minstério dos Transportes, a ANTT ( Agência Nacional de Tranporte Terrestres) e até na própria Presidência da República para que o traçado da ferrovia incluísse o Bolsão e a Grande Dourados. Participei de diversas reuniões com dirigentes do governo e chegamos até a promover uma audiência pública na Assembléia Legislativa, em agosto do ano passado, para mostrar a importância da EF-267 para o desenvolvimento do nosso estado. Fico feliz ao ver que o nosso sonho vai ser realizado”, comentou o senador, em entrevista exclusiva ao Perfil News.
A EF-267 ligará o Mato Grosso do Sul a São Paulo e ao Paraná. Os trilhos passarão por Brasilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.
Para Delcídio, a EF-267 criará uma nova e eficiente alternativa para escoar a produção agropecuária do estado, “a um custo de frete bastante competitivo, o que deverá impulsionar ainda mais a economia de Mato Grosso do Sul, gerando riquezas e milhares de novos empregos”.

Projeto nacional
O senador destacou que a nova ferrovia faz parte de um arrojado projeto de integração nacional da presidenta Dilma Rousseff e representa para Mato Grosso do Sul o desenvolvimento e a melhoria das cadeias produtivas, ampliando a logística de transporte do estado.
“Esta estrada de ferro é um passo importante para integrar nosso estado ao mercado brasileiro e aos países do Mercosul, alcançando também os mercados asiáticos por meio do transporte marítimo” afirma .
O ramal será licitado no ano que vem. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando em 2019. A linha férrea está prevista no Programa de Investimento e Logística do governo federal, que prevê investimentos de R$ 91 bilhões em 25 anos.
Fonte - STEFZS  30/12/2014

Salário mínimo será R$ 788,a partir de 1º de janeiro

Economia

A partir de 1º de janeiro de 2015 o salário mínimo será R$ 788. O novo salário mínimo está definido em decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União.

Yara Aquino 
Repórter da Agência Brasil
Agencia Brasil
O valor do salário mínimo pago aos trabalhadores a partir de 1° de janeiro de 2015 será R$ 788. O reajuste chega a 8,84% em relação ao valor atual, de R$ 724. O novo salário mínimo está definido em decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União.
Com o reajuste, o mínimo pago corresponde a um valor diário de R$ 26,27 e de R$ 3,58 por hora de trabalho. O aumento beneficiará 48 milhões de pessoas que têm renda vinculada ao piso nacional, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O valor de R$ 788 estava previsto na proposta orçamentária entregue pelo governo ao Congresso Nacional. O salário mínimo é calculado a partir de uma fórmula que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Fonte - Agência  Brasil  30/12/2014

Metrô de Recife teve mais procura e muitos problemas em 2014

Transportes sobre trilhos

O aumento de passageiros foi de 12% no ano de 2014.Mesmo com o aumento de passageiros, os problemas no funcionamento do Metrô do Recife foram constantes em 2014, principalmente nos últimos meses do ano.

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Foto: Bobby Fabisack / JC Imagem
O metrô do Recife teve um aumento de 12% de passageiros no ano de 2014. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a linha Sul foi a que apresentou um maior número de adesão, com 30 milhões de passageiros, 6 milhões a mais do que no ano anterior. A linha Centro, por sua vez, teve um aumento de 5 milhões de passageiros transportados.
Mesmo com o aumento de passageiros, os problemas no funcionamento do Metrô do Recife foram constantes em 2014, principalmente nos últimos meses do ano. Em outubro, os metroviários realizaram uma greve por conta de problemas na segurança das estações. Durante três dias, todas as linhas ficaram paradas.
No mês de novembro, no dia do Enem, um acidente de carro atingiu a fiação da Estação Barro e causou um incêndio que derreteu parte da linha férrea e interrompeu o funcionamento dos dois ramais da linha Centro do metrô. Já em dezembro, a queda de um fio de alta tensão da Chesf nas imediações da estação Camaragibe também atingiu a linha centro, afetando o funcionamento do metrô por seis dias.
Fonte - STEFZS  30/12/2014

Cai para 11,6% índice de atrasos de voos em aeroportos brasileiros

Transporte aéreo

O número caiu com relação à média de 14,4% de atrasos registrados na semana de 15 a 21 de dezembro – início da operação de férias. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, além de ter caído em relação à primeira semana, a média de atrasos está dentro do padrão internacional, que considera aceitável percentual até 15%.

Agência Brasil 
foto - ilustração
O índice de atrasos de voos nos 15 principais aeroportos brasileiros na semana do Natal, entre os dias 22 e 28 de dezembro, ficou em 11,6%, segundo balanço da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O número caiu com relação à média de 14,4% de atrasos registrados na semana de 15 a 21 de dezembro – início da operação de férias.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, além de ter caído em relação à primeira semana, a média de atrasos está dentro do padrão internacional, que considera aceitável percentual até 15%. Nas duas semanas acumuladas, o índice de atrasos ficou em 12,9%. O órgão estima que, no período, entre 9 milhões e 10 milhões de pessoas passaram pelos terminais aéreos brasileiros.
A secretaria divulgou ainda pesquisa de satisfação dos passageiros durante as duas semanas. De acordo com o órgão, os viajantes deram nota média de 3,79, em uma escala de 1 a 5, para itens como conforto, limpeza e atendimento nos aeroportos.
Fonte - Agência Brasil  30/12/2014

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

É intenso fluxo de carros no terminal do Ferry Boat de São Joaquim

Travessia marítima

Condutores chegam a esperar uma hora e meia para conseguir embarcar.Apesar da intensidade do fluxo de veículos para a ilha, o embarque é imediato para os pedestres.

A Tarde
Da Redação
Edilson Lima | Ag. A TARDE
O fluxo de veículos no terminal do ferryboat em São Joaquim, em Salvador, é intenso na manhã desta segunda-feira, 29. Os condutores chegam a esperar em média uma hora e meia para conseguir embarcar, segundo a Internacional Travessias Salvador.
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informa que há lentidão no tráfego da região e que a fila de veículos chega até o bairro da Calçada.
Apesar da intensidade do fluxo de veículos para a ilha, o embarque é imediato para os pedestres.
No terminal de Bom Despacho, na ilha de Itaparica, a movimentação é considerada tranquila tanto para pedestres como para veículos. Em média, as partidas ocorrem em intervalos de 30 minutos.
No momento, oito embarcações estão operando em sistema de bate-volta. São eles: Ivete Sangalo, Agenor Gordilho, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e, em operação assistida, os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares. A embarcação Anna Nery está em manutenção preventiva.
Fonte - A Tarde  29/12/2014

Temporal derruba 122 árvores em SP e bloqueia parcialmente circulação de trem

São Paulo

A chuva durante a madrugada foi acompanhada de descargas elétricas, trovões e rajadas de vento. Na região do Aeroporto de Congonhas, na zona sul, os ventos atingiram 96,3 quilômetros por hora (km/h). Toda a cidade ficou em estado de atenção entre as 0h20 e as 1h23, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil 
foto - EBC
A forte chuva que atingiu a capital paulista durante a madrugada derrubou 122 árvores, de acordo com levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Uma delas caiu sobre a fiação elétrica que abastece a Linha 10 – Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), interrompendo desde as 4h40 a circulação dos trens entre as estações Rio Grande da Serra e São Caetano. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que disponibiliza ônibus para a população, foi acionado e 100 veículos fazem o transporte neste trecho. Em média, quase 400 mil pessoas usam esta linha diariamente, informou a companhia.
O funcionamento dos semáforos também foi afetado com o temporal e 42 deixaram de funcionar por falta de energia. Apesar disso, o trânsito na capital está bem abaixo da média para o horário. Por volta das 8h, São Paulo registrava 23 quilômetros (km) de congestionamento. A média para esse período fica entre 76 km e 110 km, segundo dados da CET. A menor circulação de veículos ocorre em razão do feriado de Ano-Novo. As concessionárias das principais estradas paulistas estimam que 1,49 milhão de veículos devam deixar a capital paulista em direção ao litoral e às cidades do interior. O pico de saída ocorreu nos dias 26 e 27.
A chuva durante a madrugada foi acompanhada de descargas elétricas, trovões e rajadas de vento. Na região do Aeroporto de Congonhas, na zona sul, os ventos atingiram 96,3 quilômetros por hora (km/h). Toda a cidade ficou em estado de atenção entre as 0h20 e as 1h23, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE). Os maiores índices pluviométricos foram registrados nos bairros Ipiranga, com 29,2 milímetros (mm), Vila Prudente (26 mm), Vila Mariana (25 mm), Itaim Paulista (12,8 mm), Butantã (11,8 mm) e Sé (11 mm).
Hoje (29), o tempo continua fechado na capital paulista. A temperatura deve chegar a 33 graus Celsius (°C), com umidade relativa do ar oscilando em 85%, conforme dados do CGE. Não há previsão para chuvas ao longo desta manhã. Da tarde para o início da noite, instabilidades devem se formar e ganhar força, provocando pancadas de chuva com forte intensidade na região metropolitana de São Paulo. O centro de gerenciamento alerta para o risco de alagamentos.
Fonte - Agência  Brasil  29/12/2014

BHTrans quer testar ônibus a gás natural para reduzir custo e poluição ambiental

Transporte público

Proposta já foi feita a montadora, que ainda não se posicionou; combustível é menos poluente. A opção pela Iveco se deve ao fato de a fabricante já vender ônibus a gás para a Europa e produzir também modelos destinados ao transporte escolar.Em 2012, um veículo a gás da Iveco, chegou a ser testado em uma linha do transporte coletivo metropolitano, por meio de parceria com o governo do Estado.

Luciene Câmara - O Tempo
Avaliação. Governo de Minas chegou a analisar
um ônibus movido a gás natural veicular, em 2012
As mudanças climáticas observadas atualmente, como o aquecimento global, colocam sobre cidades e países a responsabilidade de reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. O grande “vilão” a ser contido é o dióxido de carbono, o CO2, derivado, por exemplo, da queima de combustíveis fósseis dos transportes. Na capital mineira, a busca por soluções menos poluentes ainda não rendeu nenhuma mudança efetiva. Mas a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) tem a intenção de testar o ônibus movido a gás natural, que, além de ganhos ambientais, promete até reduzir custos operacionais e, consequentemente, o preço das passagens.
Em 2012, um veículo a gás da Iveco, empresa com fábrica em Sete Lagoas, na região Central de Minas, chegou a ser testado em uma linha do transporte coletivo metropolitano, por meio de parceria com o governo do Estado. Agora, o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, disse que a autarquia também quer fazer o experimento. “Fizemos uma reunião com a Iveco, antes da Copa do Mundo, e mostramos o tamanho do mercado de Belo Horizonte. A empresa ficou de avaliar se tem interesse comercial no projeto. Estamos aguardando a resposta”, afirmou Freitas. A Iveco foi procurada pela reportagem, mas não respondeu sobre a proposta.
Freitas contou que, para testar essa tecnologia na capital, buscou fornecedores até na Argentina. A opção pela Iveco, segundo ele, se deve ao fato de a fabricante já vender ônibus a gás para a Europa e produzir também modelos destinados ao transporte escolar. “O nosso objetivo é fomentar a tecnologia, ganhar escala para todos usarem. Mas nesse momento, todo esforço tem que passar pela oferta da indústria”, argumentou Freitas.
Vantagens.
Embora ainda não se saiba se o ônibus a gás chegará à capital e qual modelo seria usado aqui, a experiência de 2012 mostrou que essa tecnologia pode trazer ganhos ao meio ambiente e também econômicos. O veículo avaliado há cerca de dois anos foi o Eurorider, desenvolvido na Europa e movido a gás natural veicular (GNV). A capacidade do ônibus era para 42 passageiros sentados e 35 em pé, um total de 77 pessoas, 13 a menos do que um coletivo convencional usado hoje na capital.
Segundo informações divulgadas pelo governo de Minas em 2012, o ônibus a gás reduz entre 10% a 30% o custo operacional. Se os veículos fossem adotados no sistema, isso poderia se refletir em redução da tarifa futuramente, conforme previsto em contrato com as empresas do setor na capital.
Em relação ao meio ambiente, os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça e partículas sólidas). E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e reduz em 22% a emissão de CO2.
“O ônibus a gás, sem dúvida, produz menos poluentes. O que se precisa é de uma decisão política que caminhe para essa nova matriz”, afirmou o consultor de trânsito e transporte Francisco Magalhães da Rocha.

“Do ponto de vista de redução da poluição, o transporte não contribui em nada para o meio ambiente. Existem iniciativas isoladas, mas não há uma política nacional de incentivo a novas tecnologias.”
Francisco da Rocha - consultor

“O nosso objetivo é fomentar a tecnologia, ganhar escala para todos usarem. Mas nesse momento, todo esforço tem que passar pela oferta da indústria.
Célio Freitas - Diretor da bhtrans
Fonte - O Tempo 29/12/2014

Metrô de São Paulo dispensa mais 23 trabalhadores que haviam sido readmitidos após greve

São Paulo

Demissões foram comunicadas em plena véspera do Natal. Decisão da Justiça do Trabalho cassou a liminar que mandou reincorporar os trabalhadores, mas ainda não foi publicada. Sindicato vai recorrer 

Por Rodrigo Gomes
Da Rede Brasil Atual

São Paulo – Na véspera de Natal (24), a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) voltou a demitir 23 trabalhadores que participaram da greve realizada entre os dias 5 e 9 de junho deste ano. Eles haviam sido reintegrados em 30 de setembro, por decisão judicial, mas uma nova decisão no último dia 18 derrubou a liminar. Para o advogado do Sindicato dos Metroviários, Denis Lantyer, a decisão é “arbitrária”, pois o despacho não foi publicado, já que o judiciário entrou em recesso no mesmo dia. “O Metrô não podia agir ainda. Nós vamos recorrer, ainda durante o recesso, porque isso está errado”, afirmou.
Não há nenhuma referência à nova decisão no site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2). Segundo Lantyer, o argumento foi de que o Metrô não teve tempo para se defender. “Uma decisão liminar é dada emergencialmente. Não tem obrigação de tempo para apresentar defesa. Esse tempo será dado no julgamento do mérito”, explicou o advogado. Foi o mesmo argumento utilizado para “redemitir” outros dez trabalhadores em 22 de outubro deste ano.
A liminar de reintegração foi concedida pelo juiz Thiago Melosi Sória, da 34ª Vara do Trabalho de São Paulo, que considerou não haver provas de que os funcionários tenham cometido atos que sustentem as demissões por justa causa, conforme a empresa alegou. Os outros dez trabalhadores haviam sido readmitidos em 27 de agosto, com base no mesmo argumento. Nos primeiros telegramas enviados aos trabalhadores pelo Metrô, após o movimento grevista, não havia sequer a menção de quais seriam tais atos.
Somente após o questionamento da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de São Paulo é que a estatal descreveu as condutas que estariam sendo punidas e apresentou como provas os Boletins de Ocorrência elaborados após a ação da Polícia Militar (PM) sobre atos dos grevistas e vídeos das câmeras de segurança das estações. Mesmo assim, conforme reportagem da RBA de 23 de julho demonstrou, tais provas são frágeis e têm diversas contradições.
“Tanto as imagens quanto a gravação de áudio da conversa entre os operadores em serviço e os depoimentos testemunhais prestados no inquérito policial não trazem a individualização da conduta de cada trabalhador dispensado”, argumentou Sória, à época.
Mesmo tendo a informação da decisão tomada no dia 18, o Metrô esperou sete dias para dispensar os 23 funcionários. E na véspera de natal passou a comunicá-los no local de trabalho. “A informação já vinha correndo por mensagens de texto entre os trabalhadores. Cheguei de manhã, fiz duas viagens e fui chamada pelo supervisor”, relatou a operadora de trens da Linha 3 Vermelha, Marília Ferreira.
O marido dela, Vítor Ghidini, ia trabalhar no fim da tarde, até a 0h. Como não recebeu nenhum contato, ligou para o supervisor e foi informado de que também seria demitido. “Ele nem compareceu. A gente até sabia que a juíza tinha cassado a liminar, mas acreditávamos que fosse acontecer somente em janeiro. Quem ia esperar ser demitido na véspera de natal?”, contou Marília.
Para o sindicato, a atitude do Metrô é mais uma tentativa de intimidar os trabalhadores, utilizando de “tortura psicológica”. “É uma prática covarde. Parece que foi pensado para humilhar o trabalhador. Demitir nessa época, no local de trabalho, deixando começar o dia”, afirmou o secretário-geral dos Metroviários, Alex Fernandes Alcazar.
Dos 40 trabalhadores demitidos em junho, 37 seguem fora de seus postos trabalho. Dez da primeira decisão, 23 da segunda e quatro que não haviam sido amparados por nenhuma decisão, pois Sória avaliou que eles podem ser responsabilizados por alguns atos que podem ser considerados “faltas graves”, como segurar a porta dos trens impedindo o tráfego.
Paulo Pasin, presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Alex Fernandes, secretário-geral dos Metroviários, e Dagnaldo Pereira, diretor do Sindicato, tiveram os contratos suspensos, mas foram reintegrados por decisão de mérito, em primeira instância.O Metrô não respondeu os questionamentos da RBA.
Fonte - STEFZS   28/12/2014

domingo, 28 de dezembro de 2014

Realização de concurso da Metrofor fica para 2015

Transportes sobre trilhos

Metrofor: realização de concurso fica para 2015.Oferta prevista é de 866 vagas, em diversos cargos. Seleção aguarda autorização governamental.A previsão é que sejam contratados profissionais para atuarem em Fortaleza (600) e Sobral (366)

DN

A realização do aguardado concurso público da Companhia do Metrô de Fortaleza (Metrofor), no Ceará, ainda depende de autorização formal por parte do governador Cid Ferreira Gomes. Com isto, a publicação do edital, inicialmente prevista para ocorrer em 2014, deve ficar para o próximo ano, após a posse do governador eleito, Camilo Santana.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da companhia, já foi realizado um estudo para definição dos cargos que serão oferecidos na seleção. Porém, somente serão divulgados quando autorizados pelo próximo governador.
A previsão é de 866 vagas, em diversos cargos. A princípio, os novos postos de trabalho atenderão aos metrôs de Fortaleza, com 600 funcionários, e de Sobral, com 266 oportunidades.

Histórico
O concurso vem sendo aguardado desde dezembro de 2013, quando a companhia contratou a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como responsável pelo processo de seleção.
Porém, como o contrato é de 12 meses, deve vencer este mês. Ainda será definido se haverá possibilidade de prorrogação ou se a empresa deverá realizar novo processo de licitação para escolha de organizadora.
Mas vale lembrar que o primeiro anúncio prevendo o concurso para o Metrofor data de 2010, quando a então diretora de gestão empresarial Ciça Maia afirmou que um processo seletivo estava previsto para o ano seguinte. Em abril de 2011, o presidente da companhia Rômulo Fortes confirmou a informação.
Na ocasião, já havia sido realizado um levantamento da necessidade de profissionais com uma empresa especializada, a Trends Consultoria.
De acordo com a pesquisa feita, os cargos com previsão de oferta são de agente de segurança de operações, agente de estação, controlador de CCO, supervisor de estação, supervisor de trem, supervisor de equipe, analista de gestão e analista técnico.
Dependendo do cargo escolhido, haverá exigência em formações específicas. No caso das funções de analista de gestão, por exemplo, deverão concorrer pessoas com formação em Psicologia, Assistência Social, Administração, Direito, entre outras. Já o cargo de analista técnico deve exigir pessoas graduadas em Engenharia e suas especialidades.
A Metrofor é uma sociedade de capital aberto, por ações, de economia mista, com finalidade de explorar os serviços de transporte sobre trilhos ou guiados, de passageiros, na região metropolitana.
Fonte - Diário do Nordeste  28/12/2014

Comissão da Verdade encerra trabalhos em 2014 com a entrega relatório final

Política

Para Pedro Dallari, a confirmação das violações por parte do Estado foi uma das conclusões mais importantes do relatório

Michèlle Canes 
Repórter da Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil
Depois de 2 anos e sete meses de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) publicou seu relatório final sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). No dia 10 de dezembro deste ano, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a CNV entregou o documento à presidenta Dilma Rousseff. Dividido em três volumes, com mais de 4 mil páginas, o relatório traz as conclusões e as recomendações da comissão.
No dia em que recebeu o relatório, a presidenta, emocionada, disse que o trabalho realizado pela CNV vai permitir que a população brasileira conheça a história do seu país e que novas violações, como as ocorridas durante a ditadura, não se repitam. “Nós, que acreditamos na verdade, esperamos que esse relatório contribua para que fantasmas de um passado doloroso e triste não possam mais se proteger nas sombras do silêncio e da omissão”, destacou a presidenta.
Na avaliação do coordenador da CNV, Pedro Dallari, uma das conclusões mais importantes do relatório é a confirmação de que as violações foram praticadas de forma sistemática pelo Estado. “Diferentemente do que sempre alegaram os militares, as violações não foram produto de uma ação individual e de excessos, mas foram produto de uma ação organizada do Estado com cadeias de comando que iam do gabinete do presidente da República até os porões da repressão onde se torturava”, disse Dallari à época da divulgação do relatório.
O documento recomenda a responsabilização de mais de 300 agentes responsáveis pelas violações, entre eles, os cinco generais que foram presidentes da República durante a ditadura militar. “Nós listamos 377 pessoas em relação às quais há indícios muito consistentes de autoria de violações de direitos humanos”, disse Dallari.
O relatório apresentado pela comissão traz ainda a trajetória de 434 pessoas que tiveram a morte ou o desaparecimento atribuídos à ditadura militar, segundo investigação conduzida pela CNV. “Buscamos e pesquisamos documentos em todos os arquivos públicos e privados a que tivemos acesso. Realizamos visitas muito significativas a unidades policiais e militares que abrigaram atividades de tortura e execução e repressão, na companhia de vítimas que puderam fazer a identificação dos locais”, disse o coordenador.
A pesquisa trouxe ainda casos de violações ocorridas no exterior como a restrição à emissão de passaportes e o monitoramento de brasileiros que viviam fora do país. Segundo o documento, as embaixadas eram obrigadas a enviar informações trimestrais sobre os brasileiros exilados, cassados, banidos ou punidos pela ditadura. O relatório cita ainda a existência de alianças entre os regimes ditatoriais da América do Sul nas décadas de 1970 e 1980 – que ficou conhecida como Operação Condor.
O documento dedica um capítulo aos métodos e às práticas usadas para tortura das vítimas.
O relatório trouxe 29 recomendações, entre elas, a modificação do conteúdo curricular das academias militares e policiais, a retificação da causa da morte no documento de óbito dos mortos por graves violações de direitos humanos, o aperfeiçoamento da legislação brasileira com relação aos crimes contra humanidade e desaparecimento forçado, além de medidas para a preservação da memória.
Criada pela Lei 12.528/2011, a CNV foi instalada em 2012 e extinta no dia 16 de dezembro deste ano.
Fonte - Agência Brasil  28/12/2014