PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 12 de abril de 2014

Teoria em prática: alunos realizam visita técnica pelas instalações da CBTU

CBTU

A visita permitiu que os estudantes pudessem observar como o trabalho é realizado na prática, já que o curso é composto apenas por aulas teóricas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas formas de armazenamento realizadas no almoxarifado da Companhia.

Imprensa CBTU-Natal
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A sede da CBTU em Natal assumiu um papel diferente que costuma do que costuma ter: tornou-se um espaço para a troca de experiências. Aproximadamente 30 alunos do curso Auxiliar de Almoxarifado (SENAC) realizaram uma visita técnica ao almoxarifado da Companhia.
A visita permitiu que os estudantes pudessem observar como o trabalho é realizado na prática, já que o curso é composto apenas por aulas teóricas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diversas formas de armazenamento realizadas no almoxarifado da Companhia.
De acordo com o professor Alberto Sousa, poder vivenciar na prática o que foi estudado em aulas teóricas é de extrema importância. Dessa forma, estudantes que estão concluindo o curso este semestre podem ter uma ideia como funciona a profissão no dia a dia, explicou.
A CBTU Natal sempre atende solicitações de visitas de instituições de ensino, que visam ampliar o conhecimento de seus alunos através de passeios pelas instalações da Companhia, que é parte importante da história do RN.
As visitas podem ser agendadas através do telefone 84 3221-3355.
Fonte - ABIFER  12/04/2014

Consórcio VLT executa via permanente na Avenida do CPA

Transportes sobre trilhos

Para garantir a celeridade nos serviços, o Consórcio VLT implantará turnos diurno e noturno nessa frente de obras, onde serão feitos o complemento da terraplenagem e a execução dos dutos e caixas de energia/telecomunicação, para posterior instalação dos trilhos. O material utilizado, que inclui trilhos, Q-tracks, pórticos de posicionamento, ferragens e formas, já está estocado em Várzea Grande e será transportado em etapas para o local.

Mato Grosso Notícias
foto - ilustração
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá sequência às atividades relacionadas à via permanente e inicia uma nova frente de serviço em Cuiabá. O trecho entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, será o primeiro a ser trabalhado.
Para garantir a celeridade nos serviços, o Consórcio VLT implantará turnos diurno e noturno nessa frente de obras, onde serão feitos o complemento da terraplenagem e a execução dos dutos e caixas de energia/telecomunicação, para posterior instalação dos trilhos. O material utilizado, que inclui trilhos, Q-tracks, pórticos de posicionamento, ferragens e formas, já está estocado em Várzea Grande e será transportado em etapas para o local.
Também está programado o início das atividades em um segundo trecho na avenida do CPA, também para a via permanente, entre os viadutos da Miguel Sutil e da Sefaz. Os tapumes serão colocados para delimitar a área e propiciar o começo das atividades com segurança.
O processo construtivo é composto por remoção do canteiro central, escavações, terraplenagem, compactação do solo, execução dos dutos e caixas de energia/telecomunicação, para então iniciar a instalação dos trilhos, cuja etapa envolve mão de obra especializada.
Os retornos existentes na avenida serão mantidos neste período das obras.
A obra – A via permanente será instalada no canteiro central das avenidas que compõem o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em Várzea Grande ela será construída nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB. Em Cuiabá, nas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
A via terá oito metros de largura, por onde os trens vão circular em duas vias (fluxo e contrafluxo). Também compõe a via permanente a rede aérea de alimentação energética do VLT (catenárias). As atividades referentes a esta estrutura estão sendo realizadas simultaneamente às civis, na fase de fundação.
A via permanente já foi instalada no viaduto ferroviário do Aeroporto, em Várzea Grande, e está em execução no viaduto da UFMT, em Cuiabá. Uma parte dos materiais foi levada para o viaduto da MT-040, e em breve será aberta uma nova frente dessa atividade em Várzea Grande. Ao todo, cerca de 50 trabalhadores, cuja mão de obra é especializada em instalação de trilhos, executam essa atividade.
Outras atividades na Avenida do CPA – O Consórcio VLT trabalha também na remoção das interferências do canteiro central da avenida. Nas calçadas está sendo construída a nova infraestrutura que vai receber os cabos de fibra ótica das operadoras de telecomunicação. Atualmente os trabalhos se concentram no trecho entre o viaduto da Sefaz e o Terminal do CPA. Essas atividades estão sendo realizadas por etapas e não há necessidade de intervenções significativas no trânsito, apenas a delimitação da área onde os trabalhos são executados.
Fonte - ABIFER  12/04/2014  

População aprova diminuir idade para ter direito ao passe livre nos ônibus

Salvador

A proposta é reduzir a idade para 60 anos -  A proposta defendida pelo vereador Everaldo Augusto é diminuir a gratuidade no transporte púbico para as pessoas a partir de 60 anos e não, aos 65 anos, como acontece atualmente.

TB
Foto: Romildo de Jesus
A diminuição da idade mínima para acesso ao passe livre foi debatida ontem, em sessão especial, na Câmara de Vereadores de Salvador. A proposta defendida pelo vereador Everaldo Augusto é diminuir a gratuidade no transporte púbico para as pessoas a partir de 60 anos e não, aos 65 anos, como acontece atualmente. A Tribuna ouviu populares, que aprovaram a iniciativa do edil.
O aposentado Getúlio Ferreira, de 63 anos, aprovou a ideia. “Isso vai ser muito bom. Apesar da minha idade, ainda trabalho e gosto muito de passear. É um dinheiro que poderia usar em outras coisas como medicamentos, por exemplo, que não são baratos”, declarou. A proposta está tramitando na Casa Legislativa e já passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Com essa proposta, queremos discutir qual é o papel do Estado na defesa do direito dos idosos. Nem no município nem no governo estadual existe uma secretaria ou superintendência específica para atender essa parcela da população. Esse projeto já foi aprovado pela CCJ, e é o primeiro passo para que consigamos essa importante vitória”, declarou Everaldo Augusto.
Quem também gostou da notícia foi dona de casa Maria Clara da Rocha, de 61 anos. “Tomara que aprovem logo essa Lei. Gosto muito de visitar minhas amigas, mas às vezes o dinheiro do transporte pesa no orçamento”, conta.
A presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos no Estado da Bahia, Marise Costa Sansão, ressaltou a necessidade da aprovação do projeto na Câmara e pediu o apoio dos vereadores da Casa Legislativa para ajudar na pressão aos deputados federais do Projeto de Lei nº 4.434, que propõe a atualização e a recomposição dos benefícios dos aposentados.
“Essa gratuidade será muito importante para nós, aqui em Salvador. Depois de muito tempo de luta, começamos a vislumbrar essa vitória. Também queria pedir apoio da Câmara para que intervenha, e consigamos essa recomposição no âmbito federal”, solicitou Marise.
Fonte - Tribuna da Bahia  12/04/2014

Cresce intenção de viajar de avião no Brasil

Economia

Intenção do brasileiro de viajar de avião é a maior em quase dois anos - O Nordeste é a região preferida por turistas, mas o Rio de Janeiro é o Estado com maior potencial

iG São Paulo
TB
Proximidade da Copa do Mundo, passagens mais acessíveis e trajetos mais curtos justificam o alto índice de brasileiros que pretendem viajar de avião nos próximos seis meses (62%) — percentual mais alto desde maio de 2012, segundo pesquisa "Sondagem do Consumidor" divulgada com exclusividade ao iG pelo Ministério do Turismo.
"O número de pessoas que estão incorporando o turismo em sua estrutura de consumo está crescendo bastante", explica José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério.
De acordo com o levantamento — realizado com cerca de 2 mil turistas de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo —, a intenção do brasileiro de viajar pelo País nos próximos seis meses cresceu para 27,1% em março de 2014. No mesmo período do ano passado, o percentual positivo era de 26,6%.
"A intenção de viagem não é a maior do ano porque as pessoas costumam decidir as férias em dezembro e janeiro, mas o resultado é bastante expressivo quando comparado aos mesmos meses dos anos anteriores", justitica o diretor.
Os destinos nacionais se mantêm como preferidos dos brasileiros (64,3%) e a região Nordeste é a mais requisitada (44,3%). No entanto, o Rio de Janeiro, no Sudeste, se consolida como o Estado com maior potencial de atração de turistas, principalmente com a Copa do Mundo, explica Lopes.
Devido à comodidade e conforto, 56,4% dos viajantes preferem ficar em pousadas ou hotéis quando viajam pelo País, informa o estudo.
Fonte - Tribuna da Bahia  12/04/2014

Milhares de manifestantes pedem mudanças na França

Internacional

Marcha contra a Austeridade, pela Igualdade e a Partilha da Riqueza. - O grego Alexis Tsipras, candidato da esquerda à presidência da Comissão Europeia, desfilou à frente da marcha, ao lado dos líderes da Frente de Esquerda Pierre Laurent (Partido Comunista) e Jean-Luc Mélenchon (Partido de Esquerda).

Da Agência Brasil
Com informações da Agência Lusa
foto - ilustração
Milhares de manifestantes juntaram-se hoje (12) em Paris, respondendo ao apelo de partidos de extrema-esquerda, para exigir uma mudança na política do presidente François Hollande, que consideram mais favorável aos patrões que aos trabalhadores.
“Hollande, já chega”, dizia uma faixa colocada na estátua da Praça da República, ponto de partida da Marcha contra a Austeridade, pela Igualdade e a Partilha da Riqueza.
O grego Alexis Tsipras, candidato da esquerda à presidência da Comissão Europeia, desfilou à frente da marcha, ao lado dos líderes da Frente de Esquerda Pierre Laurent (Partido Comunista) e Jean-Luc Mélenchon (Partido de Esquerda).
A manifestação nacional, convocada pela Frente de Esquerda e por um coletivo de movimentos e de associações de extrema-esquerda, ocorre menos de duas semanas depois da remodelação governamental decidida pelo presidente francês, após o revés dos socialistas nas eleições municipais de 23 e 30 de março.
A derrota eleitoral é atribuída pela extrema-esquerda à mudança social-democrata do chefe de Estado, simbolizada pelo Pacto de Responsabilidade, que prevê uma redução dos encargos das empresas visando a estimular o crescimento e o emprego.
No meio de bandeiras vermelhas, viam-se cartazes com as frases: “Quando se é de esquerda, taxa-se os financeiros”, “Quando se é de esquerda, está-se do lado dos trabalhadores”, “Quando se é de esquerda, na Europa as pessoas estão em primeiro lugar”.
Fonte - Agência Brasil  12/04/2014

Pesquisa mostra falhas da IMPRENSA na cobertura do tráfico de pessoas

Direitos Humanos

Apesar da gravidade do problema, uma pesquisa divulgada nesta semana revela que a imprensa brasileira ainda dá pouco destaque à temática. O levantamento foi feito pela organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, com o apoio do Ministério da Justiça e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Radioagência Nacional
foto - ilustração
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima em 2 milhões o número de vítimas de tráfico de pessoas no mundo. No Brasil, entre 2005 e 2011, 475 pessoas foram vítimas de tráfico nas áreas de fronteira. Estudos indicam que esse número pode ser ainda maior, principalmente se levado em conta o número de pessoas traficadas pelas redes interestaduais.
Apesar da gravidade do problema, uma pesquisa divulgada nesta semana revela que a imprensa brasileira ainda dá pouco destaque à temática. O levantamento foi feito pela organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, com o apoio do Ministério da Justiça e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).
O coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, explica que foram pesquisados cinco veículos de mídia impressa entre janeiro de 2006 e julho de 2013. Mais da metade das reportagens pecaram por falta de contextualização, análise crítica das políticas públicas e formas de prevenção.
“A abordagem fica muito no âmbito criminal, mas pouco se fala das causas do tráfico de pessoas”, destaca Sakamoto. “Quem lê os jornais brasileiros acha que o tráfico de pessoas é feito por gente má, que não envolve redes, empresas, Poder Público, é uma coisa quase que pontual.”
Além da pesquisa sobre a cobertura da imprensa, a organização não governamental Repórter Brasil elaborou um guia com dicas para jornalistas. A ideia é motivar matérias investigativas sobre o tráfico de pessoas, que possam ouvir vítimas, familiares e redes de proteção.
A diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos, diz que a sensibilização dos jornalistas faz parte das ações do Segundo Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, que pretende aumentar a visibilidade para o tema sob a ótica dos direitos humanos.
“Esse é um processo de pesquisa, de produção de políticas, de produção de guia de referência, que está alinhado a outras políticas como a Campanha Coração Azul e com a nossa rede de referência que produz o enfrentamento do tráfico de pessoas, faz os atendimentos nos estados e as ações de prevenção nas distintas partes do país.”
O tráfico de pessoas é caracterizado pelo recrutamento, transporte e alojamento permanente para fins de exploração sexual, trabalhos forçados, adoção ilegal e extração de órgãos ou tecidos. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, ou pelo Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Fonte - Agência Brasil  12/04/2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Paralela pista marginal é liberada neste sábado - 12/04

Mobilidade

Nova via na Paralela vai desafogar trânsito na região - A liberação da via tem o objetivo de desafogar o fluxo na avenida principal e melhorar o tráfego de veículos na região.

A Tarde
Da Redação
Alberto Coutinho | Gov-BA
Será liberada neste sábado, 12, uma nova via marginal na avenida Luís Viana (Paralela), que integra as obras do Complexo Viário Imbuí-Narandiba.
De acordo com informações do Governo do Estado, a entrada para a nova via fica a 200 metros da primeira passarela em frente ao bairro do Imbuí, e vai facilitar o acesso ao Condomínio Plano 100, loja Insinuante, supermercado Extra e Faculdades Unifacs e Área 1.
A liberação da via tem o objetivo de desafogar o fluxo na avenida principal e melhorar o tráfego de veículos na região. O investimento total no Complexo Viário é de R$ 95 milhões.

Novo acesso
Na segunda-feira, 14, às 8h, é a vez da liberação do acesso que liga a avenida Luís Eduardo Magalhães à BR-324.
O governador Jaques Wagner estará na inauguração do acesso, que integra a primeira etapa da obra. Ela contempla ainda a ligação no sentido inverso, entre a BR-324 e a avenida. O investimento foi de R$ 7,2 milhões.
Fonte - A Atarde  11/04/2014

Nova via permitira ir da Paralela ao Comércio sem passar pelo Iguatemi

Mobilidade

A obra permite a quem for da Avenida Paralela para o Centro ou Cidade Baixa evitar a região do Iguatemi e do Terminal Rodoviário. Basta seguir pela Av. Luís Eduardo Magalhães, acessar a nova ligação com a rodovia federal e optar pelo Bonocô ou a Via Expressa.

TB
foto - ilustração
O acesso que liga a Avenida Luís Eduardo Magalhães à BR-324 vai ser liberado para o tráfego de veículos na segunda-feira (14/4), às 8h, com a presença do governador Jaques Wagner.
Esta é a primeira etapa da obra desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que contempla ainda a ligação no sentido inverso, entre a BR-324 e a Av. Luís Eduardo Magalhães, representando um investimento total de R$ 7,2 milhões.
A obra permite a quem for da Avenida Paralela para o Centro ou Cidade Baixa evitar a região do Iguatemi e do Terminal Rodoviário. Basta seguir pela Av. Luís Eduardo Magalhães, acessar a nova ligação com a rodovia federal e optar pelo Bonocô ou a Via Expressa.
Novas rotas criadas com a ligação Av. Luís Eduardo Magalhães e BR-324
Rota 1: Quem for da Avenida Paralela para o Centro ou a Cidade Baixa poderá evitar a região do Iguatemi, utilizando a nova ligação entre a Av. Luís Eduardo Magalhães e a BR-324 e, posteriormente, seguindo pela Bonocô ou a Via Expressa.
Rota 2: Os veículos que trafegam na Avenida San Martin em direção ao Bonocô, não precisarão mais passar pela Rótula do Abacaxi, bastando utilizar o acesso da BR-324.
Rota 3: Já os veículos oriundos da Avenida Barros Reis que seguem para a Avenida Luís Eduardo Magalhães deverão utilizar um novo acesso pelo pontilhão construído próximo ao viaduto do Largo do Retiro.
Fonte - Tribuna da Bahia  11/04/2014

Rodoviários fazem protesto e poucos ônibus circulam em Salvador

Salvador

No início da manhã, os trabalhadores fecharam a Estação Pirajá, a segunda maior da cidade. Por lá, passam cerca de 100 mil pessoas por dia. Ao mesmo tempo, manifestantes bloquearam a BR-324, colocando fogo em objetos na via.

Paula Pitta - A Tarde
Edilson Lima | Ag. A TARDE
Os rodoviários protestam nesta sexta-feira, 11, em Salvador. A categoria nega que haja uma paralisação geral da categoria, mas poucos ônibus são vistos circulando na cidade. De acordo com a Transalvador, algumas empresas estão recolhendo seus veículos para as garagens.
O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS), Jorge Castro, disse que não tem informações sobre os protestos e que ainda está apurando para saber o que está acontecendo.
No início da manhã, os trabalhadores fecharam a Estação Pirajá, a segunda maior da cidade. Por lá, passam cerca de 100 mil pessoas por dia. Ao mesmo tempo, manifestantes bloquearam a BR-324, colocando fogo em objetos na via.
O movimento causou congestionamento de cerca de cinco quilômetros na rodovia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A estrada foi liberada no meio da manhã.
Os rodoviários também fecharam a estação de Mussurunga. Não há protesto no local, mas os ônibus não entram no terminal de transbordo. O mesmo aconteceu na estação da Lapa.
Durante as manifestações na BR-324 e em Pirajá, alguns ônibus foram depredados.
Luciano Batista | Cidadão Repórter
População ficou sem ônibus
por conta do protesto dos rodoviários
Motivo 
Essa é a terceira manifestação da categoria esse ano. Nas demais, motoristas e cobradores pediam que o sindicato da categoria repassasse a gratificação de Carnaval, mas a entidade argumentou que ainda não recebeu o dinheiro porque dependia da entrega de documentos exigidos para a assinatura do convênio com a prefeitura.
O governo municipal divulgou nota informando que o repasse da verba do Carnaval para os rodoviários depende apenas do sindicato, já que o recurso já está disponível "para o repasse assim que as pendências forem sanadas".
Representantes do sindicato dos rodoviários não foram localizados por meio dos telefones dos dirigentes da entidade para esclarecer porque a documentação ainda não foi entregue completamente, permitindo a liberação da verba.
Mas o diretor do sindicato Daniel Mota questionou, em entrevista a uma emissora de televisão, a exigência da prefeitura de documentação para liberar a verba. "O prefeito (ACM Neto) como gestor tem que chamar a responsabilidade para ele e pagar essa gratificação. Essa documentação nunca foi exigida. A prefeitura tem que repassar o dinheiro para os empresários e eles depositam na nossa conta. A bola está com o prefeito e empresários", disse.
Os rodoviários também estão em campanha salarial, pedindo 15% de reajuste, jornada de 6 horas, ticket alimentação de R$ 20, participação nos lucros e resultados (PLR), plano de saúde pago integralmente pelos empresários e fim da terceirização.
Edilson Lima | Ag. A TARDE
Rodoviários colocaram fogo em objetos
 na BR-324
Trânsito
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a manifestação dos motoristas e cobradores trava o trânsito em Salvador, principalmente em Pirajá, São Caetano, Mata Escura, Paralela e Suburbana. Além do movimento da categoria, outros dois protestos complicam o trânsito na cidade.
Estudantes do Colégio Estadual Landulfo Alves fecharam o Comércio e trabalhadores da construção civil seguem em passeata pela avenida Barros Reis, sentido Retiro.
Fonte - A Tarde - 11/04/2014

Número de horas pagas na indústria fica estável, mas salário real cresce - IBGE

Economia

No índice acumulado no primeiro bimestre de 2014, o valor da folha de pagamento real na indústria avançou 3,1% e reverteu a queda de 1,6% observada no último trimestre de 2013. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, cresceu 1,6% em fevereiro de 2014, repetindo o índice acumulado em janeiro último.

Nielmar de Oliveira 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
Depois de acumular quedas consecutivas em novembro e dezembro do ano passado e apresentar uma ligeira alta em janeiro deste ano, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, em fevereiro, já descontadas as influências sazonais, não apresentou variação, em relação ao mês de janeiro – quando a alta no número de horas pagas cresceu apenas 0,1%.
Em novembro e dezembro do ano passado, o número de horas pagas chegou a acumular queda de 0,6%. Em comparação a fevereiro do ano passado, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria recuou 2,1% em fevereiro deste ano, assinalando a nona taxa negativa consecutiva neste tipo de comparação.
Também no resultado acumulado do primeiro bimestre deste ano, o número de horas pagas na indústria mostra diminuição, alcançando redução de 2,1%, o que repete o valor da queda observada no último trimestre de 2013, sempre tendo como base de comparação igual período do ano anterior.
A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de -1,4% em janeiro para -1,3% em fevereiro de 2014, interrompeu a trajetória descendente iniciada em setembro de 2013 (-1,0%).
A queda de 2,1% no número de horas pagas em fevereiro, ante igual mês do ano anterior, reflete taxas negativas no número de horas pagas em 11 dos 14 locais e em 14 dos 18 ramos pesquisados.
Já no que diz respeito ao valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria em fevereiro deste ano, ajustado sazonalmente, houve avanço de 1,6% ante o mês imediatamente anterior, após assinalar recuo de 0,6% em janeiro último com relação a dezembro de 2013.
O IBGE destacou, no mês, a influência positiva da indústria de transformação (0,5%) para o resultado geral, já que o setor extrativista recuou 0,5%. Na comparação com igual mês do ano anterior, o valor da folha de pagamento real assinalou crescimento de 2,5% em fevereiro de 2014, segundo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, com resultados positivos em nove dos 14 locais investigados. O principal impacto positivo sobre a média global foi observado em São Paulo (3,1%).
No índice acumulado no primeiro bimestre de 2014, o valor da folha de pagamento real na indústria avançou 3,1% e reverteu a queda de 1,6% observada no último trimestre de 2013. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, cresceu 1,6% em fevereiro de 2014, repetindo o índice acumulado em janeiro último.
De acordo com a metodologia do IBGE, o número de horas pagas ao pessoal ocupado assalariado inclui as horas extras do mês de referência e o pagamento a trabalhadores afastados do serviço ativo por prazo não superior a 30 dias. O valor da folha de pagamento leva em conta, entre outros, salários contratuais; horas extras; décimo terceiro salário; aviso prévio e indenizações; comissões e porcentagens; e participação nos lucros.
Fonte - Agência Brasil  11/04/2014

Governo e jovens discutem políticas públicas na área cultural

Cultura

Chamado de Curto Circuito da Juventude, o encontro começa hoje (11) e vai até domingo (13) em Brasília - “Decidimos fazer o encontro com jovens, mas não um encontro desses formais, onde ficamos falando e não escutamos.... 

Marcelo Brandão 
Repórter da Agência Brasil 

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria-Geral da Presidência da República vão reunir, em Brasília, jovens de todo o país para discutir novas políticas voltadas à formação cultural desse público. Chamado de Curto Circuito da Juventude, o encontro tem início hoje (11) e se estende até domingo (13).
“Decidimos fazer o encontro com jovens, mas não um encontro desses formais, onde ficamos falando e não escutamos. Vamos escutar, trocar experiências e perguntar como poderemos ter maior participação da juventude nas políticas culturais”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, à Agência Brasil.
Ao longo dos três dias, os 70 participantes também vão trocar experiências entre si, participar de dinâmicas de grupo e conhecer iniciativas culturais de várias regiões. Entre elas estão o Grupo Pérolas Negras, formado por meninas do Vidigal (RJ), e o Projeto Sarau Cultural, de São Sebastião (DF).
O Curto Circuito da Juventude terá a presença de jovens de movimentos sociais, estudantis e culturais locais, como do hip hop, de audiovisuais e do funk, entre outros.
A ideia surgiu durante a 3ª Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, e o objetivo é colher sugestões para políticas mais inclusivas e abrangentes. “Queremos elaborar algo que seja de acordo com o que eles desejam. Tem que ser algo inovador, que mexa com as burocracias internas do ministério, que permita chegar aos mais excluídos”, disse a ministra.
Fonte - Agência  Brasil  11/04/2014

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Duplicação da Avenida Pinto Aguiar tem primeiro trecho aberto ao tráfego

Cidade

A avenida recebeu ainda uma ciclovia, além dos serviços de drenagem, proteção de taludes, urbanização e paisagismo. A obra total está orçada em R$ 63 milhões e tem previsão de conclusão para junho deste ano.

TB
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Será liberado para o tráfego de veículos, nessa sexta-feira (11/4), o primeiro trecho da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador. O governador Jaques Wagner estará no canteiro central, no início da Avenida, na altura da Rua Tamburugy, às 8h. O trecho que será entregue vai da orla até o condomínio Greenville, o que representa 1,5 km, aproximadamente 50% do total da obra de duplicação da avenida. Cada pista passa a ter três faixas de trânsito por sentido, sendo uma preferencial para o transporte coletivo.
A avenida recebeu ainda uma ciclovia, além dos serviços de drenagem, proteção de taludes, urbanização e paisagismo. A obra total está orçada em R$ 63 milhões e tem previsão de conclusão para junho deste ano.
A duplicação da Avenida Pinto de Aguiar faz parte do projeto Mobilidade Salvador, desenvolvido pelo Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na capital. Como parte das ações, o governo já autorizou, no dia 27 de março, a construção de dois grandes corredores de tráfego, que incluem a duplicação da Pinto de Aguiar, e servirão como vias alimentadoras do sistema de metrô.
Ainda dentro do Mobilidade Salvador, já foi entregue a Via Expressa, está praticamente concluída a construção do acesso da Avenida Luís Eduardo Magalhães com a BR-324, e em andamento as obras do Viaduto de Narandiba e do Complexo Viário do Imbuí.
Fonte - Tribuna da Bahia  10/04/2014

Prefeito de São Paulo pede mais recursos federais para mobilidade

Mobilidade

Segundo o prefeito, aumentar a verticalização dos prédios que serão construídos pelo programa federal poderia solucionar o problema da falta de terrenos na capital paulista. Para isso, a prefeitura assumiria os custos com a compra e manutenção dos elevadores por pelo menos cinco anos.

Paulo Victor Chagas 
Repórter da Agência Brasil 
Haddad fala sobre pedido de recursos federais
para mobilidade paulistana
José Cruz/Agência Brasil
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pleiteou hoje (10) mudança da fonte pela qual o governo federal repassa recursos para a mobilidade paulistana. Em encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, Haddad também sugeriu uma solução para que empreendimentos do Programa Minha, Casa Minha Vida sejam viabilizados.
Segundo o prefeito, aumentar a verticalização dos prédios que serão construídos pelo programa federal poderia solucionar o problema da falta de terrenos na capital paulista. Para isso, a prefeitura assumiria os custos com a compra e manutenção dos elevadores por pelo menos cinco anos. “Nós dependemos um pouco dessa autorização para o cumprimento das nossas metas”, disse Haddad, adiantando que o objetivo da prefeitura é contratar 55 mil imóveis até o fim deste ano.
“Para a prefeitura, é baixo o custo, para o morador, não. Para nós, é muito mais fácil comprar um elevador com manutenção do que comprar um terreno”, avaliou Haddad.
De acordo com o prefeito, após cinco anos, o custo começaria a ser diluído e rateado com o morador. “Em cinco anos, as pessoas estão melhorando o padrão de vida”. Essa medida, que, segundo Haddad, será avaliada tecnicamente pelo Ministério das Cidades e depois pela presidenta Dilma Rousseff, “permitiria liberação de empreendimentos que hoje dependem dessa decisão para serem viabilizados”, informou.
Sobre a preparação para a Copa do Mundo deste ano, Haddad disse que a prefeitura e seus parceiros estão cumprindo os prazos. “A prefeitura de São Paulo está rigorosamente em dia com seus compromissos. O plano de contingência totalmente definido, o aporte de recursos, as obras viárias do entorno da Copa. O planejamento da Copa está todo feito”, informou. As instalações provisórias da Arena Corinthians, palco de abertura do Mundial, estão sendo resolvidas pelo time com a Fifa, segundo o prefeito.
Outro pedido feito por Haddad a Mercadante foi o aumento dos recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) para a construção dos 150 quilômetros de corredores de ônibus na capital paulista. Os investimentos do governo federal também provêm do programa de ajuste fiscal, o que poderia desacelerar o ritmo das obras.
“Pedimos para incluir mais obras no Orçamento Geral da União, mesmo que seja ano que vem. É mais importante garantir o orçamento dos próximos anos do que tentar garantir ajuste fiscal agora, o que exige uma série de providências para as quais não estaríamos preparados. Teria que ter votada a Lei da Dívida, e isso não foi feito”, lembrou Haddad.
Para o prefeito, a mudança da fonte pode até ser repactuada no futuro. Haddad informou ainda que Mercadante ficou de analisar o pedido.
Fonte - Agência Brasil 10/04/2014

Feira dos Caxixis movimenta o Recôncavo na Semana Santa

Semana Santa

Roteiro turístico - A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva "Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos

TB
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O município de Nazaré abriga uma das feiras de artesanato mais antigas do país. A Feira dos Caxixis reúne, há mais de três séculos, história, arte e tradição em um só lugar. O evento atrai baianos e turistas que admiram os caxixis – miniaturas de objetos em cerâmica produzidos na região.
Com o tema Balé das Mãos, a Feira, que será realizada de 17 a 20 de abril, movimenta o Recôncavo Baiano durante o feriado da Semana Santa. Para animar o público, já estão confirmadas apresentações das bandas Psirico (18) e Adão Negro (19), além do cantor Saulo (20) e grupos locais.
Durante os quatros dias do evento, as praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt ganham um colorido especial com as tradicionais peças de cerâmica que enfeitam a cidade. Além das peças em miniaturas, moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, porrões e outros produtos fazem parte da exposição. A feira conta com 350 barracas, sendo 200 dedicadas às peças de cerâmicas produzidas pelos oleiros do distrito de Maragogipinho, localizado no município de Aratuípe, a 222 km da capital baiana.
Roteiro turístico - A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva "Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-road do município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.
Os visitantes também podem passear pela Via Sacra da cidade e orar aos pés do Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, de onde abraça a cidade. De lá do alto é possível ver as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio e ainda desfrutar de uma bela vista do cenário que compõe a cidade. Já a Via Sacra conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações.
Fonte - Tribuna da Bahia  10/04/2014

 Veja aqui  

País criou mais de 1,5 milhão de empregos em um ano - IBGE

Economia

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Continuada (Pnad Continuada) que constatou que o nível de ocupação do país no quarto trimestre de 2013 chegou a 57,3% da população ocupada, o equivalente a 91,881 milhões de trabalhadores.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil 
País criou mais de 1,5 milhão de empregos
 em um ano
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, entre o quarto trimestre de 2012 e o quarto trimestre de 2013, foram criados 1,575 milhão de empregos nas cinco grandes regiões do país.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Continuada (Pnad Continuada) que constatou que o nível de ocupação do país no quarto trimestre de 2013 chegou a 57,3% da população ocupada, o equivalente a 91,881 milhões de trabalhadores.
Percentualmente, a taxa da população ocupada cresceu em um ano 0,2 ponto percentual, ao passar de 57,1% para 57,3% entre o quarto trimestre de 2012 e o quarto trimestre de 2013 (de 90,306 milhões para 91,881 milhões). Do terceiro para o quarto trimestres do ano passado este crescimento também foi 0,2 ponto percentual (de 91,175 milhões para 91,881 milhões).
Os números da Pnad Continuada indicam, ainda, que os 6,2% da taxa de desocupação verificada no quarto trimestre do ano passado, ao refletir uma queda de 0,7 ponto percentual em relação ao indicador do quarto trimestre de 2012, indica também a queda no número da população desocupada (ou procurando trabalho) – de 6,653 milhões para 6,052 milhões.
Fonte - Agência Brasil  10/04/2014

Viagem de teste do metrô de Salvador chama a atenção

Metrô de Salvador

Funcionários e técnicos da CCR Metrô Bahia cumpriram o trajeto da linha 1 - Após 14 anos de obras, uma composição completa (quatro carros) passou por testes de tração e frenagem ao longo de todo o circuito da linha 1, entre o Acesso Norte e a Estação da Lapa.

Yuri Silva
Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
Muitos que passaram na manhã desta quarta-feira, 9, perto da estrutura da linha 1 do metrô de Salvador foram surpreendidos pela movimentação sobre os trilhos.
Após 14 anos de obras, uma composição completa (quatro carros) passou por testes de tração e frenagem ao longo de todo o circuito da linha 1, entre o Acesso Norte e a Estação da Lapa.
Segundo a assessoria de comunicação da CCR Metrô Bahia, responsável pela obra e por operar o sistema nos próximos 30 anos, também foram avaliadas pelos técnicos as medições das estações e dos túneis, visando a eventuais adequações do sistema.

Expectativa
A previsão da concessionária é que a operação assistida do primeiro trecho da linha 1 do metrô (roteiro Lapa-Retiro) tenha início em 11 de junho deste ano.
Já a operação comercial deve começar em 15 de setembro, com número restrito de passageiros e sem intervalos regulares entre as viagens. Até lá, outros testes e vistorias serão realizados nos trens, conforme informações fornecidas pela concessionária do sistema.
A entrega definitiva da linha está programada para acontecer em janeiro do ano que vem. A expectativa da CCR é que, quando estiver em pleno funcionamento, o trecho atenda cerca de 470 mil passageiros diariamente. Já em 2042, cerca de 800 mil passageiros deverão utilizar o metrô entre o Acesso Norte e a Lapa.
Segundo o diretor-presidente do Grupo CCR, Harald Zwetkoff, cada trem tem capacidade para mil passageiros, mas as primeiras operações irão acontecer com um limite de 500 pessoas.
A tarifa do metrô ficou definida em R$ 3,10. Os usuários poderão pagar R$ 3,90, caso queiram utilizar metrô e ônibus integrados.

Linha 2
Sobre a linha 2 do sistema metroviário soteropolitano, a CCR Metrô Bahia informa que ainda este mês terão início um trabalho de sondagem e estudos do terreno da avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde será erguida uma nova estrutura.
A primeira etapa desta fase tem prazo de entrega fixado em outubro de 2015. Nesse período, será entregue a estação Detran. Seis meses depois, em abril de 2016, está prevista a conclusão das estações Rodoviária, Imbuí e Pituaçu.
Em outubro do mesmo ano, o metrô deve chegar a Mussurunga, Flamboyants e Bairro da Paz. A estação do aeroporto será última a ser entregue. A conclusão está prevista para abril de 2017.
No teste desta quarta, a composição cumpriu trajeto pela via 1 da estrutura, no sentido Lapa, e retornou ao Acesso Norte utilizando a via 2, na direção inversa. Levava a bordo funcionários e técnicos da CCR Metrô Bahia.
Fonte - A Tarde 09/04/2014

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Metrô e CPTM: Contratos investigados pelo Cade já chegam a R$ 11,2 bi e superfaturamento, a R$ 3,3 bi

Cartel do metro de SP

Só em 2013, com os contratos do cartel com a CPTM, os cofres públicos paulistas foram lesados em cerca R$ 810 milhões - A base foi o primeiro relatório da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), feito entre maio e junho de 2013.

Viomundo
Conceição Lemes
foto - ilustração
Em 19 de julho do ano passado, a IstoÉ revelou a existência do cartel que superfaturava licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e irrigava o propinoduto do tucanato paulista.
A base foi o primeiro relatório da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), feito entre maio e junho de 2013.
A Siemens, vale relembrar, fez acordo de leniência com o Cade, o Ministério Público Federal e do Estado de São Paulo, e abriu o bico em troca de imunidade civil e criminal para si e seus executivos envolvidos na armação.
A multinacional alemã confessou como ela e outras companhias formaram cartel para manipular e superfaturar concorrências, quais empresas integravam o esquema de corrupção e como elas corromperam autoridades ligadas ao PSDB e a servidores públicos de alto escalão.
A Siemens delatou também as outras empresas que atuavam no “projeto”: Alstom, Bombardier, CAF, Temoinsa, ABB, Mitsui,Trans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Iesa e Serveng-Civilsan
A fraude, segundo a Siemens, teria durado de 1998 a 2008. Na época, estimava-se que os cofres paulistas tivessem sido lesados em, pelo menos, R$ 450 milhões.
Em 26 de agosto, porém, o Viomundo denunciou que, em 2013, Alckmin havia contratado por R$ 2,7 bilhões empresas acusadas de fraude nas licitações e envolvidas no propinoduto tucano.
A reportagem referia-se a estas oito concorrências da CPTM, cujos contratos tinham sido assinados no ano passado, indicando que o cartel continuava a operar, apesar de as primeiras denúncias já terem vindo a público.
Pois bem. Com base nos documentos obtidos na busca e apreensão realizada, em 4 de julho de 2013, por agentes da Polícia Federal e do Cade em 19 empresas, empresas, o Cade elaborou o seu segundo relatório, divulgado há alguns dias.......

Veja a matéria completa aqui - VIOMUNDO 

Fonte - Viomundo 09/04/2014



Aumento da produção de petróleo eleva em 12% arrecadação de royalties

Economia

Operação de novas plataformas da Petrobras e recordes de produção no pré-sal manterão crescimento - A Petrobras concluiu em 2013, pela primeira vez em sua história, nove plataformas em um ano. Algumas dessas unidades já começaram a operar e colaboraram para o aumento da produção petróleo e gás natural totalizando, em fevereiro, 2 milhões e 327 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,7% acima do volume produzido em janeiro de 2014

JB
foto - ilustração
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a arrecadação em royalties pela União, estados e municípios foi de R$ 4,657 bilhões no primeiro trimestre de 2014, crescimento de 11,9% comparado com o último trimestre, devido ao aumento da produção de petróleo no Brasil.
A Petrobras concluiu em 2013, pela primeira vez em sua história, nove plataformas em um ano. Algumas dessas unidades já começaram a operar e colaboraram para o aumento da produção petróleo e gás natural totalizando, em fevereiro, 2 milhões e 327 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,7% acima do volume produzido em janeiro de 2014. A meta da Petrobras para 2014 é o aumento de 7,5% da produção. Ao longo do ano, mais duas plataformas serão concluídas e entrarão em operação - Cidade de Ilhabela e Cidade de Mangaratiba, ambas destinadas aos campos do pré-sal.
"Importante ressaltar que o pré-sal têm alcançado sucessivos recordes de produção. Em março, a média mensal atingiu recorde de 387 mil barris de petróleo por dia. Também no pré-sal, está localizado o maior poço produtor do Brasil, com produção diária de aproximadamente 36 mil barris de petróleo. O poço SPS-77 está ligado ao FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, e foi o primeiro poço a ser interligado a uma boia de sustentação de riser (BSR)", ressalta a Petrobras em nota.
De acordo com o Plano de Negócios e Gestão da Petrobras, em 2020 cerca de 50% da produção da companhia virá do pré-sal, o que acarretará maior arrecadação em royalties que serão destinados à saúde e educação, de acordo com a lei de distribuição de royalties dos campos do pré-sal, aprovada no ano passado.
Fonte - Jornal do Brasil  09/04/2014

Chuva causa estragos e atrapalha trânsito em Salvador

Salvador

De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), já foram recebidas 12 solicitações nas últimas 11 horas. - Uma das áreas afetadas foi o Arraial do Retiro, onde a água derrubou o muro de dois imóveis. "A água invadiu minha casa e derrubou meu muro.

A Tarde
Da Redação
Elaine Cristina Santos
Cidadão Repórter
As chuvas que caíram na manhã desta quarta-feira, 9, deixaram estragos em diferentes bairros da capital baiana.
De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), já foram recebidas 12 solicitações nas últimas 11 horas.
Entre as solicitações estão um alagamento, duas ameaças de desabamento (Canabrava e Massaranduba), duas ameaças de deslizamento (IAPI e Cosme de Farias), três avaliações de imóveis alagados (Alto do Cabrito e Bom Juá), um desabamento de muro na avenida Vasco da Gama e três deslizamentos de terra (Alto do Cabrito, Lobato e Paripe).
Uma das áreas afetadas foi o Arraial do Retiro, onde a água derrubou o muro de dois imóveis. "A água invadiu minha casa e derrubou meu muro. Está horrível, tem água na sala, cozinha, banheiro, em tudo", lamenta a moradora Edna Fraga.
A chuva também causa transtornos ao trânsito da cidade. Segundo informações da Superintendência de Trãnsito e Transporte do Salvador (Transalvador), há registro de alagamentos nas avenidas Barros Reis, Vasco da Gama, Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luís Viana (Paralela) e San Martin, onde alguns veículos ficaram submersos. A chuva parou, mas a pista continua molhada, afetando o tráfego nas principais vias, principalmente Paralela, Bonocô e Dique do Tororó.


Nem mesmo o carro da Polícia Militar resistiu ao alagamento na San Martin.
Foto: Jardel Gomes /Cidadão Repórter
Situação semelhante é vista no Dois Leões, como mostra a foto enviada pela leitora Elaine Cristina Santos. Já Cristiane Paim também enviou uma foto ao Cidadão Repórter mostrando a situação da avenida San Martin, vista de um ponto de ônibus da região.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve variar entre 23ºC e 31ºC em Salvador. Durante a tarde, o tempo deve variar de nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isoladas.
Fonte - A Tarde  09/04/2014

MJ instaura processos contra redes varejistas por venda abusiva de seguros

Economia

“Os varejistas parecem estar se transformando em grandes vendedores de seguros. Temos notícias de uma empresa que comercializou mais de R$ 9 milhões de apólices de seguro em 2013”, disse Amaury Oliva, diretor do departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor.

Ana Cristina Campos 
Repórter da Agência Brasil 
Amaury Oliva vê abusos em vendas
das redes varejistas
Elza Fiuza/Agência Brasil
O Ministério da Justiça abriu processos contra redes varejistas acusadas de práticas abusivas na venda casada de produtos e seguros, disfarçados de garantia estendida. Há também seguro de vida e planos odontológicos sem solicitação dos consumidores.
“Os varejistas parecem estar se transformando em grandes vendedores de seguros. Temos notícias de uma empresa que comercializou mais de R$ 9 milhões de apólices de seguro em 2013”, disse Amaury Oliva, diretor do departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor.
Foram instaurados processos administrativos contra as redes Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Casas Bahia e Ponto Frio. A rede Insinuante foi notificada para prestar esclarecimentos sobre a venda de seguros, serviços adicionados e suas regras de venda.
Segundo o Ministério da Justiça, entre 2005 e 2012, a Casas Bahia receberam 13.057 reclamações de consumidores com relação à garantia, o Ponto Frio, 14.031; Magazine Luiza, 9.068 e Ricardo Eletro, 33.367.
A instauração dos processos foi publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União. As empresas têm dez dias, a partir de hoje, para apresentar defesa. Se condenadas, podem ser multadas em até R$ 7 milhões.
As investigações começaram em 2012 com denúncia do Procon de Ubá (MG) contra a Casas Bahia. Após consulta aos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e aos Procons, o departamento ampliou a investigação para outras redes varejistas.
“O problema é a prática abusiva de empurrar o seguro para quem não solicitou. O consumidor vai a uma loja comprar um liquidificador, uma geladeira, e sai, sem querer, com vários seguros embutidos no valor do produto. Isso é inadmissível pelas regras do Código de Defesa do Consumidor. É um padrão comercial que não me parece leal com os consumidores”, disse Amaury Oliva.
“Não podemos admitir que empresas se aproveitem da vulnerabilidade dos consumidores. O consumidor precisa ficar atento. Se ele não solicitou o produto, retorne à loja, exija seu dinheiro de volta. Se houver algum problema, pode recorrer aos Procons”, disse o diretor.
Amaury Oliva revelou um caso de abuso. “Uma moça de baixa renda foi comprar um jogo de cozinha. A vendedora disse que ela tinha que assinar vários documentos senão ela perderia a promoção. A consumidora, quando chegou em casa, viu que comprou seguro de vida e garantia estendida. O jogo de cozinha, que era R$ 820, saiu por R$ 1.019”.
Em nota, a Ricardo Eletro informou que não foi notificada sobre o processo administrativo, e que a empresa irá se manifestar após receber o documento. “A Ricardo Eletro esclarece que tem realizado investimentos constantes para atender cada vez melhor o consumidor. Tais medidas permitiram, inclusive, uma redução significativa no número de reclamações de clientes”, disse o comunicado.
A Via Varejo, que administra Casas Bahia e Ponto Frio, argumenta que “pauta suas ações de acordo com a lei e na excelência do atendimento ao consumidor em todos os seus negócios”. A empresa responderá ao departamento no prazo determinado.
O Magazine Luiza disse que, até o momento, a empresa não foi notificada. "A empresa informa que atua em conformidade com a legislação vigente e reitera o seu compromisso de sempre prezar pela transparência e excelência no atendimento, visando à satisfação de seus clientes", afirmou a nota.
A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria das Lojas Insinuante, mas não teve retorno até o fechamento da reportagem.
Fonte - Agência Brasil  09/04/2014

Desemprego sobe para 7,6% nos 34 países da OCDE

Economia

Em fevereiro, a taxa de desemprego no conjunto dos países da OCDE aumentou 0,1 ponto percentual em relação a janeiro, apesar de haver menos 3,8 milhões de desempregados do que no pico registrado em abril de 2010, mais 11,4 milhões de pessoas, do que em julho de 2008.


Agência Brasil
Com informações da Agência Lusa
foto - ilustração
A taxa de desemprego nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) subiu para 7,6% em fevereiro, com 46 milhões de pessoas à procura de emprego, depois de três meses de queda consecutiva, segundo dados da instituição divulgados hoje (9).
Em fevereiro, a taxa de desemprego no conjunto dos países da OCDE aumentou 0,1 ponto percentual em relação a janeiro, apesar de haver menos 3,8 milhões de desempregados do que no pico registrado em abril de 2010, mais 11,4 milhões de pessoas, do que em julho de 2008.
De acordo com os dados da OCDE, a taxa de desemprego manteve-se estável na zona do euro, em 11,9%, no mês de fevereiro, o que ocorre pelo quinto mês consecutivo.
A taxa de desemprego aumentou 0,2 pontos percentuais na Holanda (7,3%), 0,1 ponto percentual na França e Itália (para 10,4% e 13%, respectivamente), enquanto diminuiu 0,2 pontos percentuais na Espanha, para 25,6%, e 0,1 ponto percentual na Áustria e na República Tcheca (para 4,8% e 13,9% pela mesma ordem).
Na Alemanha, a taxa de desemprego manteve-se estável em 5,1% pelo segundo mês consecutivo.
Segundo a OCDE, a taxa de desemprego subiu de 0,1 ponto percentual nos Estados Unidos, para 6,7%, após meses de queda consecutiva.
Nos países da organização, em fevereiro a taxa de desemprego das mulheres foi 7,7%, enquanto a dos homens foi inferior, situando-se em 7,5%.
O desemprego dos jovens continua a ser um problema crônico nos países da zona do euro.
Na Grécia, os últimos indicadores disponíveis, referentes a dezembro de 2013, indicam que a taxa de desemprego dos jovens foi 58,3%. Em fevereiro, essa taxa atingiu 53,4% na Espanha, 42,4% na Itália, 35% em Portugal e 32,5% na Eslováquia.
Fonte - Agência Brasil  09/04/2014

Trem de passageiros da Supervia bate com trem de carga no Rio

Rio de Janeiro 

Um trem de passageiros da concessionária Supervia colidiu na manhã desta quarta-feira (9) com uma composição da MRS, que levava minério, próximo às estações Barros Filho e Costa Barros, no Subúrbio do Rio. Segundo a Supervia, algumas pessoas que estavam em sua composição tiveram ferimentos leves

G1

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (9). Concessionária acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 9h.
Um trem de passageiros da concessionária Supervia colidiu na manhã desta quarta-feira (9) com uma composição da MRS, que levava minério, próximo às estações Barros Filho e Costa Barros, no Subúrbio do Rio. Segundo a Supervia, algumas pessoas que estavam em sua composição tiveram ferimentos leves.
No momento do acidente, o trem de passageiros seguia para a Central do Brasil. Por volta das 9h, a concessionária informou que acionou o Corpo de Bombeiros, que prestava socorro no local.
A passagem de nível ao lado da estação Costa Barros estava fechada e, às 9h15, a circulação do ramal Belford Roxo foi interrompida. Por volta das 10h10, os trens haviam sido retirados do local, e a circulação foi liberada às 10h20, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR).
Em nota, a MRS informou que equipes de suporte e atendimento de emergência foram encaminhadas para a região. De acordo com a empresa, uma investigação será conduzida para apurar os detalhes do acidente. A Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) também abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias da colisão. Técnicos enviados ao local verificavam o atendimento prestado aos usuários pela concessionária.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  09/04/2014 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Jucá propõe instalação de CPI para investigar Petrobras, metrô e Porto de Suape

Política

O parecer do senador Jucá precisará ser aprovado pela CCJ e depois pelo plenário do Senado para que a CPI ampla possa ser criada e instalada. Após a leitura do parecer, diversos senadores se inscreveram para debater a proposta do relator.

Iolando Lourenço 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) defendeu a instalação imediata de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ampla que investigue denúncias contra a Petrobras, além de suspeitas que envolvem o metrô de São Paulo e do Distrito Federal e atividades do Porto de Suape (PE). Relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dos recursos sobre as CPIs para investigar a Petrobras, Jucá rejeitou os argumentos dos governistas e dos tucanos em relação à criação das comissões.
A oposição propôs uma CPI para investigar denúncias contra a Petrobras, envolvendo, entre outras coisas, a compra da Refinaria de Pasadena (EUA). Diante do requerimento da oposição, os governistas protocolaram um pedido para criação de uma CPI mais ampla. Com dois pedidos na Casa, intensificou-se a disputa entre aliados e oposição.
O PSDB apresentou pedido para que a comissão investigasse apenas a Petrobras, enquanto o PT argumentava que a CPI não tinha fato determinado, porque reunia quatro assuntos diferentes. Jucá então rejeitou os dois recursos e opinou pela instalação de uma CPI que investigue assuntos propostos pela oposição e também pelos aliados do governo.
“Os temas propostos pela oposição para a criação da CPI estão dentro do pedido da CPI apresentado pelos governistas. Se não estivessem [os temas] eu iria propor a instalação de duas CPIs”, disse Romero Jucá, ao justificar sua decisão de propor uma comissão ampla. Jucá sugeriu retirar das investigações um dos temas proposto pelos governistas: o superfaturamento de convênios e contratos entre órgãos estaduais e municipais para a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos na área de tecnologia da informação utilizando recursos da União.
O parecer do senador Jucá precisará ser aprovado pela CCJ e depois pelo plenário do Senado para que a CPI ampla possa ser criada e instalada. Após a leitura do parecer, diversos senadores se inscreveram para debater a proposta do relator. No entanto, com o inicio da Ordem do Dia, período destinado às votações, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu o encerramento da reunião da CCJ.
O presidente da CCJ, senador Vital do Rego (PMDB-PB), suspendeu os trabalhos da comissão e marcou o reinício para amanhã às 9 horas. O primeiro orador a usar da palavra será o senador Mário Couto (PSDB-PA).
Fonte - Agência Brasil   08/04/2014

Itaparica vai ganhar novo pier

Itaparica

Segundo informações do IPHAN, as ações visam a requalificação urbana, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida do cidadão. O objetivo é proporcionar incentivos ao turismo, à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas. Itaparica é uma das dez cidades baianas que possuem sítios históricos tombados pelo IPHAN, além de um grande atrativo de navegantes.

Daniela Pereira - TB 
foto - ilustração
Moradores e visitantes da Ilha de Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, que esperam melhorias urbanas na região já podem comemorar. Hoje, serão licitados pela Superintendência do Instituto na Bahia os projetos executivos e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) executará as ações do PAC Cidades Históricas. O objetivo é preservar o patrimônio e promover o desenvolvimento sustentável, além de fomentar o turismo local. Entre as principais ações estão a construção de um píer público e a requalificação urbana da Praça do Mercado.
Segundo informações do IPHAN, as ações visam a requalificação urbana, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida do cidadão. O objetivo é proporcionar incentivos ao turismo, à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas. Itaparica é uma das dez cidades baianas que possuem sítios históricos tombados pelo IPHAN, além de um grande atrativo de navegantes. Diante disso, uma das principais ações na região é a construção de um píer de atracação de uso público, na Avenida 25 de Outubro.
De acordo com Carlos Amorim, superintendente do IPHAN, a construção do píer público é essencial já que a Ilha possui apenas dois: um de propriedade da Marinha do Brasil que, por questões de segurança, só pode ser utilizado por embarcações oficiais e o outro que é de uma marina de uso particular. “Há, portanto, a necessidade da construção de um píer de uso público para garantir a plena acessibilidade à cidade pelo mar”, destaca.
Além disso, os projetos do PAC visam requalificação urbanística da Praça do Mercado, com a instalação de mobiliário urbano, equipamentos modernos e iluminação especial, além de restaurar praças e igrejas do local. Entre elas destacam-se a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a de São Lourenço. Tombadas em 1938, as igrejas possuem um importante acervo de arte sacra, e necessitam de melhorias físicas que propiciem a conservação do bem cultural e sua reorganização. As restaurações dos imóveis são focadas no fomento das visitações turísticas, eventos e encontros sociais.
Segundo Amorim, ao longo do tempo, os monumentos religiosos passaram por alguns reparos que ficaram restritos a cobertura, esquadrias, entre outros trechos dos edifícios. “Para que as igrejas recuperem a sua plena funcionalidade é necessário que a edificação e seus bens artísticos sejam restaurados e todos os seus espaços sejam recuperados e requalificados”, enfatizou.
Fonte - Tribuna da Bahia  08/04/2014

Ministro do STF nega liminar para acusado de roubar galinha

Justiça

O caso chegou ao STF após percorrer todas as instâncias do Judiciário. Segundo a denúncia, Afanásio Maximiniano Guimarães tentou roubar uma galinha e um galo que estavam no galinheiro da vítima, Raimundo das Graças Miranda.

André Richter
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido de liminar para arquivar ação penal contra um homem acusado de roubar um galo e uma galinha, avaliados em R$ 40. Segundo o ministro, o caso deve ser resolvido no mérito do habeas corpus, após manifestação do Ministério Público.
O caso chegou ao STF após percorrer todas as instâncias do Judiciário. Segundo a denúncia, Afanásio Maximiniano Guimarães tentou roubar uma galinha e um galo que estavam no galinheiro da vítima, Raimundo das Graças Miranda.
Depois o ocorrido, a Defensoria Pública pediu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que o processo fosse declarado extinto, uma vez que o acusado devolveu os animais. Apesar do pedido de aplicação do princípio da insignificância para encerrar o processo, a Justiça de Minas e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), última instância da Justiça Federal, rejeitaram pedido para trancar a ação penal.
Ao analisar o caso no STF, o ministro Luiz Fux decidiu aguardar o julgamento do mérito do pedido para decidir a questão definitivamente. “A causa de pedir da medida liminar se confunde com o mérito da impetração, porquanto ambos referem-se à aplicabilidade, ou não, do princípio da insignificância no caso sub examine. Destarte, é recomendável que seja, desde logo, colhida a manifestação do Ministério Público Federal”, decidiu Fux. Fonte - Agência Brasil  08/04/2014 

Restaurante no Comércio faz 100 anos

Salvador

O restaurante marcou uma fase importante da sociedade baiana, reunindo empresários, comerciantes e políticos, num mesmo ambiente, de gastronomia rica e diversificada. .
Criado em 1912 por José Maria Orge, imigrante espanhol, o Colon enfrentou algumas dificuldades, mas fez história na Bahia. Na década dos 40, já economicamente independente, José trouxe seus familiares para a boa terra onde viveram até hoje seus filhos, netos e bisnetos

Daniela Pereira - TB
foto - ilustração
O Restaurante Colon comemorou no último sábado, dia 05, 100 anos de existência, com buffet livre de feijoada e grandes atrações artísticas, como Nelson Rufino e apresentações de baianas caracterizadas e danças flamencas. Localizado próximo à Associação Comercial da Bahia, Praça Conde dos Arcos, no Comércio. O restaurante marcou uma fase importante da sociedade baiana, reunindo empresários, comerciantes e políticos, num mesmo ambiente, de gastronomia rica e diversificada. .
Criado em 1912 por José Maria Orge, imigrante espanhol, o Colon enfrentou algumas dificuldades, mas fez história na Bahia. Na década dos 40, já economicamente independente, José trouxe seus familiares para a boa terra onde viveram até hoje seus filhos, netos e bisnetos. Na década dos 50 entrou na sociedade Manuel Arlindo Orge Casqueiro, seu filho, mas conhecido como “Manolo do Colon” e José Maria Orge Alonso, “Pepe”, seu genro. A partir de 1966 estes dois assumiram o controle da firma e mantiveram honrosamente acesa a chama do Colon até a metade dos anos 90.
Segundo Maria Orge, atual proprietária juntamente com o marido, a festa de aniversário do restaurante foi crescendo de forma inesperada. “No último dia 31, o Colon completou 100 anos, mas a Casa ficou muito cheia e a festa foi crescendo muito, sem eu sentir.
Com isso a Associação Comercial me cedeu o espaço para fazermos nossa comemoração”, explicou Orge, relembrando um pouco da história do restaurante. “A história é fascinante, pois em 1912, José Maria, que é bisavô do meu filho, abriu o Bar Marítimo porque tudo no local era mar. Em 1914, ele pôde vir para cá e em homenagem a Cristóvão Colombo, colocou o nome de Colon Choperia. Atualmente podemos dizer que o restaurante já é um patrimônio da Bahia”, contou.
Bastante frequentado por Jorge Amado e Zélia Gattai, o restaurante está presente na página 355 do livro, O Sumiço da Santa, sendo eternizado na literatura brasileira. Para comemorar o centenário do Colon foram convidados o prefeito ACM Neto, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Bahiatursa e outras autoridades locais. Além de Nelson Rufino, a festa contou com apresentações de Roque Bentenguê, Peu Meu Ray, Fanfarra e músicos convidados.
Fonte - Tribuna da Bahia  08/04/2014

Ministério Público vai investigar crise no Sistema Cantareira em SP

São Paulo

No inquérito a ser conduzido pelo promotor José Eduardo Ismael Lutti, o MP levará em consideração o fato de ter ocorrido ausência de chuvas nos meses de janeiro e fevereiro sobre as bacias hidrográficas que alimentam esse reservatório.

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
Sistema Cantareira enfrenta pior crise de
 abastecimento de sua história
Sabesp/Divulgação
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai instaurar, ainda nesta semana, um inquérito civil para esclarecer a crise no Sistema Cantareira, o mais importante reservatório de água da região metropolitana que vive a pior baixa de sua história com quedas diárias em seu nível de operação. Hoje (8), o volume baixou 0,2 ponto percentual em relação a ontem (7), atingindo 12,7% da capacidade total de armazenamento.
No inquérito a ser conduzido pelo promotor José Eduardo Ismael Lutti, o MP levará em consideração o fato de ter ocorrido ausência de chuvas nos meses de janeiro e fevereiro sobre as bacias hidrográficas que alimentam esse reservatório. Mas também vai apurar informações sobre a possibilidade de erros de gestão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há suspeita de falhas na precaução contra as adversidades climáticas.
Esse trabalho deverá contar com integrantes do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) das unidades de Piracicaba e do Vale do Paraíba, além de estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de troca de informações com o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), que também investiga a questão.
O contrato de outorga vence no próximo dia 5 de agosto e sua renovação é vista com cautela por parte da Agência Nacional de Águas (ANA). Em audiência pública, ocorrida, no último dia 25, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o presidente da ANA,Vicente Andreu Guillo, defendeu regras mais rígidas.
Na portaria sobre a atual outorga, emitida em 2004 pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do estado, consta que a Sabesp deveria providenciar estudos e projetos para reduzir a dependência do Sistema Cantareira e garantir o abastecimento. Para isso, deveria levar em consideração os planos relacionados às bacias hidrográficas formadas pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, além dos recursos hídricos do Alto Tietê.
A Agência Brasil procurou a Sabesp para pedir o posicionamento da empresa sobre o processo investigativo, mas foi informada de que nenhum pedido de esclarecimentos a respeito havia chegado ao Departamento Jurídico da companhia e que um eventual pronunciamento só poderia ocorrer após essa oficialização.
Fonte - Agência Brasil  08/04/2014 

IBGE vê sinais evidentes de aumento do ritmo produtivo

Economia

Os resultados positivos vão do índice 0,4%, de fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, até o índice de 5%, na comparação fevereiro 2014/fevereiro 2013. Na taxa anualizada, que registra o crescimento acumulado nos últimos doze meses, a expansão também foi positiva....

Nielmar de Oliveira 
Repórter da Agência Brasil 
foto - ilustração
Na avaliação dos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há "evidentes sinais” de aumento no ritmo produtivo da indústria brasileira no confronto do último trimestre de 2013 com o resultado acumulado nos dois primeiros meses de 2014, que fechou em expansão de 1,3% no bimestre.
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal/Produção Física Regional (PIM/PF Regional), de fevereiro, indicam crescimento da indústria em todas as bases de comparação e na ampla maioria dos 14 locais pesquisados.
Os resultados positivos vão do índice 0,4%, de fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, até o índice de 5%, na comparação fevereiro 2014/fevereiro 2013. Na taxa anualizada, que registra o crescimento acumulado nos últimos doze meses, a expansão também foi positiva: 1,1%.
No confronto do último trimestre do ano passado com o resultado dos dois primeiros meses deste ano, ambas as comparações - contra iguais períodos do ano anterior, em que nove dos 14 locais pesquisados - mostraram dinamismo.
Neste caso, os números acompanham o movimento no índice nacional, que passou de -0,3% no quarto trimestre do ano passado para 1,3% no índice acumulado do primeiro bimestre desse ano.
Segundo o IBGE, nesse mesmo tipo de confronto, Amazonas (que passou de menos 3,% para 6,%), Pernambuco (de 3,4% para 8,3%), Minas Gerais (de -2,4% para 2,5%), Espírito Santo (de -4,8% para -2,2%) e Bahia (de -1,9% para -0,1%) concentraram os maiores ganhos.
Já as maiores reduções ocorreram no Rio Grande do Sul (de 11,4% para 2,0%); Paraná (de 10,5% para 2,3%); e Goiás (de 5,3% para -0,8%).
Outro dado a corroborar com os sinais positivos do comportamento da indústria é a taxa anualizada (acumulado dos últimos doze meses) que, ao mostrar expansão de 1,1% em fevereiro de 2014, assinalou ganho de ritmo frente à marca registrada em janeiro último (0,5%).
Em termos regionais, nove dos 14 locais pesquisados apontaram taxas positivas em fevereiro desse ano, com doze apontando maior dinamismo frente ao índice de janeiro último. Os principais ganhos entre janeiro e fevereiro foram observados no Paraná (de 5,2% para 6,9%); Minas Gerais (de -2,3% para -1,0%); Amazonas (de 0,6% para 1,9%); e Pernambuco (de 1,5% para 2,6%). Já a perda mais importante foi registrada por Goiás (de 5,4% para 4,5%).
Fonte - Agência Brasil  08/04/2014

BRT - SOLUÇÃO OU PROBLEMA???...

Mobilidade

Se pretendem retirar automóveis com a implantação deste ônibus articulado, é só pesquisarem quantos donos de carro o deixam na garagem para usar este transporte, dito de massa.

Celso Franco - JB
foto - ilustração
De repente passou-se a utilizar o BRT como solução mágica para resolver o problema da mobilidade urbana.
Em primeiro lugar, é preciso que se saiba o que se entende como mobilidade urbana. Nunca tive dos técnicos uma resposta convincente.
Se pretendem retirar automóveis com a implantação deste ônibus articulado, é só pesquisarem quantos donos de carro o deixam na garagem para usar este transporte, dito de massa.
Volto a insistir que só com o racionamento da utilização das vias, o URV, será conseguido um aumento da mobilidade urbana, medida em rendimento da malha viária, hoje não alcançando 18%.
Aliás, é preciso que os senhores momentaneamente responsáveis pelo desempenho do trânsito do Rio saibam que é o resultado estatístico das pesquisas o “termômetro” que mede a “febre” que faz da mobilidade e da segurança do trânsito motivo de preocupação, para não dizer vergonha.
Em setembro do ano passado, recebi honroso convite para, na CET Rio, da qual fui o seu primeiro presidente, no governo Marcelo Alencar, para participar das palestras da Semana do Trânsito.
Por causa da maneira gentil e carinhosa com que me receberam e me trataram, resolvi lhes prestar, gratuitamente, uma colaboração no setor da segurança do BRT e na do tráfego na Avenida das Américas, uma das campeãs de acidentes.
foto - ilustração
Dei as minhas sugestões baseadas no que vi lá fora e, embora aceitas pelos membros dos escalões inferiores, não mereceu nenhuma providência efetiva da cúpula dirigente.
Já havia prometido a mim mesmo deixar o “circo pegar fogo”, mas o dever para com os leitores do JB,em face do que está acontecendo, me impõe a tratar do assunto.
Vou demonstrar que os acidentes que acontecem com os BRT, se me tivessem ouvido, não teriam acontecido.
Senão, vejamos: o BRT, como o antigo bonde, agora de volta travestido de VLT, não sai do seu trilho, ou no caso, do primeiro da sua canaleta. Os acidentes que ocorrem são provocados por veículos estranhos ao seu leito de deslocamento que, por desavisados, lá se intrometem e provocam acidentes fatais.
Por enquanto só acontecem nos cruzamentos, onde é possível o conflito. Mas já ocorreram descarrilamentos de BRT por ser a mureta que limita o seu percurso bloqueado mal calculada em altura. Deveriam ser defensas, metálicas, tipo “box beam”, de apenas 18 cm de espessura no seu perfil superior, e suas colunas de suporte com um metro de altura.
Por ser o BRT silencioso, seria necessário que fosse avisada a sua presença nos cruzamentos, com uma buzina especial e característica dele, ao fazer estas travessias.
Além das placas de proibição de entrar à esquerda existentes nas pistas que o margeiam, deveria haver, junto ao sinal vermelho para quem deve atravessar a sua trajetória, um sinal internacional de perigo, acionado ao mesmo tempo, com a palavra BRT e uma campainha, como nos passagens de nível das linhas férreas. Aliás, o ideal mesmo é que fossem instaladas cancelas de subir e descer.
Se verificarem as estatísticas, verão que a maioria dos acidentes nos cruzamentos, por conversão ou travessia ilegal, acontecem com veículos que não são da nossa cidade, conduzidos por motoristas que não conhecem onde estão trafegando.
A sinalização de segurança deve ser agressiva e para “burro ler”. Na década de 50, em Haia, onde morei por dois anos, toda a vez que o bonde (tram, em holandês) ia cruzar a pista dos demais veículos, aparecia pendurado sobre as faixas a serem cruzadas o aviso luminoso piscante do sinal internacional de perigo com a palavra "tram", e uma estridente campainha tocava. Eram VLTs de alta velocidade e dotados de pisca-pisca indicador de mudança de direção.
Já que o BRT, sozinho, não significa a solução para melhoria da mobilidade, não permitam que ele venha a ser mais um problema de segurança no nosso trânsito assassino.
É o apelo que faço a quem pode minorar este mal.
Fonte - Jornal do Brasil   07/04/2014