quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Assinado acordo de cooperação euro-brasileira no setor de ferrovias

Internacional

A assinatura do memorando de entendimento entre Jorge Luiz Macedo Bastos diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre ANTT do Brasil e do diretor executivo da Agência Ferroviária Europeia Marcel Verslype,da continuidade a discussões iniciadas em uma reunião de cúpula UE-Brasil, em fevereiro....

Railway Gazette

Um passo importante para ampliar a cooperação entre os setores ferroviários europeus e brasileiros foi celebrado em 23 de setembro na InnoTrans,com a assinatura de um memorando de entendimento,entre a Agência Nacional de Transporte Terrestre ANTT do Brasil, representada pelo seu diretor-geral Jorge Luiz Macedo Bastos  e do diretor executivo da ERA (Agência Ferroviária Europeia), Marcel Verslype.
A assinatura do memorando de entendimento da continuidade a discussões iniciadas em uma reunião de cúpula UE-Brasil em fevereiro, quando os dois órgãos comprometeram-se em aumentar a cooperação na criação de um plano de ação para desenvolver o conhecimento mútuo de requisitos técnicos,avaliação de conformidade e padrões em uma série de áreas específicas.
O Brasil está atualmente investindo pesado para revitalizar e ampliar a sua rede de ferrovias com a abertura do mercado ferroviário para a iniciativa privada. Como parte disso Bastos confirmou que a intenção é adotar o modelo europeu de separação vertical entre as operações de gestão de infra-estrutura e de trem. Ele prevê o desenvolvimento de uma rede interoperável incluindo várias linhas de alta velocidade,bem como de alta capacidade de tráfego misto,cargas e passageiros, e para atender essas necessidades a ANTT considera que é importante compartilhar informações sobre sistemas reguladores europeus e os processos de atribuição de capacidade e normas técnicas.
A ERA (European Railway Agency ) afirma que a troca bi-lateral de experiência na área de interoperabilidade e segurança estará no topo da agenda, juntamente com a sinalização e regras de comunicações, as especificações técnicas de interoperabilidade do Sistema de Gestão do Tráfego Ferroviário Europeu da agencia, "tornou-se um padrão de referência a nível mundial para a otimização da segurança e capacidade de transporte ferroviário ".
Fonte - Railway Gazette  25/09/2014

Tradução e adaptação de texto - Pregopontocom 

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